Logo APMT
Logo APMT

Centro de Formação Missiológica

Preparando missionários para o campo transcultural.

Curso

O CFM (Centro de Formação Missiológica) é um curso preparatório para missionários transculturais. Aberto para interessados de qualquer agência missionária ou denominação.

Duração

1 ano (fevereiro a novembro) em São Paulo e 1 ano e meio (janeiro, junho, janeiro e junho) em Recife. São 17 módulos e 1 estágio em campo transcultural.

Investimento

R$180,00 por módulo. O pagamento pode ser realizado via boleto bancário, pix ou cartão de crédito (à vista).

Disciplinas Introdutórias

Introdução a Missiologia*

Panorama da Missão

História das Missões

Vida e Caráter do Missionário*

Captação de Recursos*

Disciplinas Teológicas

Teologia Bíblica de Missões

Missiologia Fundamental

Teologias Contemporâneas de Missão

Evangelismo

Disciplinas Antropológicas

Antropologia Cultural

Fenomenologia da Religião

Linguística

Comunicação Transcultural e Contextualização*

Disciplinas Metodológicas

Estratégias e Metodologias Missionárias

Plantio e Revitalização de Igrejas

Desenvolvimento de Liderança e Elaboração de Projetos

Missão Urbana

*Disciplinas obrigatórias para os cônjuges

São Paulo

Igreja Presbiteriana Unida

Rua Helvétia, 772

Campos Elíseos

Recife

Igreja Presbiteriana da Madalena

Rua Real da Torre, 374

Madalena

    Estágio Transcultural

    O cumprimento do Estágio Transcultural é um dos requisitos para os candidatos a missionários da APMT. A participação no Estágio também faz parte da Grade Curricular do CFM, ou seja, os alunos do CFM cumprem 17 disciplinas MAIS o Estágio Transcultural.

    Para alunos que não serão missionários da APMT, a participação no Estágio é optativa: ao concluir o curso, o aluno que participou do Estágio terá essa informação registrada em seu Histórico Escolar.

    O local é aprovado anualmente pela Diretoria e/ou Assembleia da APMT e, em geral, acontece em um dos campos transculturais da APMT na América do Sul. Nos últimos 10 anos, aconteceram nos seguintes campos: Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Bolívia, Argentina e em aldeias indígenas no Brasil. Toda a logística é de responsabilidade do CFM juntamente com o missionário anfitrião, e a duração gira entre 15 e 20 dias, anualmente, no mês de julho.

    De acordo com cada campo é montada a programação, que consiste em inúmeras ações evangelísticas e para a edificação da igreja local: Escola Bíblica de Férias, trabalho em asilo de idosos, em presídios, escolas, praças, universidades, hospitais, e evangelismo de rua e de porta em porta. De acordo com o perfil dos participantes, oferecemos atendimento odontológico, médico, psicoterapêutico, confecção de próteses dentárias, terapia ocupacional, controle de diabetes e pressão arterial, massagem terapêutica, aulas de artesanato, contação de história, aulas de futebol e outros esportes, entre outros. Além disso, realizamos as mais diversas programações ‘para’ e ‘na’ igreja local: programação para casais, curso para presbíteros e diáconos, curso para professores de EBF, Tarde Feliz para as crianças, pregações, aulas, ministrações de louvor, visitas a todos os membros, cultos nos lares e, ainda, efetuamos reparos e instalações na estrutura física do campo.

    Além de ser um dos “módulos” do CFM, o Estágio oferece a cada aluno uma rica experiência em campo transcultural e, também, faz parte da avaliação daqueles que pretendem ser missionários da APMT.

    Mais informações poderão ser dadas através do email cfm@apmt.org.br ou pelo telefone (11) 3207-2139

    Profª Mônica de Barros Barreto Guimarães de Mesquita
    Coordenação