Cartas de Missionários
Rev. Maurício e Sandra
15/07/2025
Uruguai, julho 2025
"Dou graças pela maneira como vocês têm participado na proclamação do evangelho, desde o primeiro dia até agora. Estou certo de que aquele que começou boa obra em vocês há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus." Filipenses 1:5-6
Queridos irmãos e parceiros na obra missionária, O apóstolo Paulo, escrevendo a igreja de Filipos expressa sua gratidão pela parceria dos filipenses na obra do evangelho, destacando sua participação contínua “desde o primeiro dia até agora”. Esse versículo reflete diretamente a importância do apoio que temos recebido de vocês, nossos fiéis parceiros na missão. Sua colaboração, seja por meio de orações, ofertas ou encorajamento, é essencial para a proclamação do evangelho e o avanço da obra missionária no Uruguai e em todo o Cone Sul. Paulo também nos lembra que “aquele que começou a boa obra” a completará. Essa promessa nos enche de esperança, pois o mesmo Deus que nos uniu nessa missão é fiel para sustentar e aperfeiçoar o trabalho até o dia de Cristo Jesus.
Com coração grato abaixo compartilhamos as bênçãos e os avanços deste segundo trimestre de 2025.
Notícias da família
Damos graças a Deus pela saúde neste inverno rigoroso e pelo ânimo renovado para a caminhada. Temos buscado nos cuidar e manter uma rotina equilibrada, com momentos devocionais, exercícios físicos e participação nas atividades da igreja. Seguimos acompanhando à distância nossos filhos, que finalizaram o penúltimo semestre da faculdade com bom aproveitamento. Louvamos ao Senhor pelos TCCs apresentados e pelo progresso rumo à formatura no fim do ano. Ana Tereza viajou à Espanha em junho para visitar a família de Cosmin, seu pretendente. Estamos orando por direção e pela boa mão do Senhor sobre eles.
Notícias do trabalho
Igreja em Montevidéu e apoio às congregações
De abril a junho, a rotina da igreja em Montevidéu seguiu com cultos dominicais, atividades dos departamentos, classes de catecúmenos e encontros de oração. Destacamos com alegria nosso acampamento anual realizado na Semana Santa, em abril, que reuniu irmãos de Montevidéu e das congregações em Mercedes, Las Piedras e Ciudad de la Costa – um tempo precioso de comunhão, ensino e edificação.
Continuamos a apoiar as congregações em Mercedes, Ciudad de la Costa e Las Piedras, onde as atividades seguem firmes. No mes de maio a Sandra foi dar um estudo biblico para as mulheres da congregação de Las Piedras pelos dias das mães. Em junho, estivemos em Mercedes participando do encontro de casais e pregando no culto dominical, encorajando os irmãos.
Seguimos animados com o crescimento do presbítero Fabián Romano, candidato ao ministério, que tem servido com zelo à igreja e apoiado as congregações. Também estamos em diálogo com a prefeitura de Montevidéu, realizando os trâmites necessários para obter a autorização de construção do primeiro templo presbiteriano na capital.
Evangelismo e Discipulado
Temos acompanhado com alegria algumas pessoas novas que estão em processo de discipulado — algumas se preparando para o batismo e profissão de fé, e outras com quem temos buscado compartilhar o evangelho. Pedimos, em especial, oração por nossas vizinhas Lila e Mela, e por Adriana, uma colega de trabalho da Sandra.
Formação Teológica – SETRU
Concluímos em junho o primeiro quadrimestre do Seminário Teológico Reformado do Uruguai (SETRU), oferecendo os cursos de Grego II, Teologia Sistemática I, Confissão de Fé de Westminster e Introdução à Filosofia. Contamos com cerca de 16 alunos provenientes do Uruguai, Argentina e Paraguai. Louvamos a Deus pela vida de cada um deles e oramos para que se tornem obreiros fiéis e bem preparados para servir às suas igrejas locais.
Coordenação da Área do Cone Sul (APMT)
Continuo acompanhando os missionários que servem no Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile, oferecendo apoio espiritual, pastoral e logístico. Neste trimestre, tivemos a chegada de um novo casal à Argentina, e uma nova missionária tem previsão de ida no início do próximo ano. Com o apoio de alguns irmãos, também estamos organizando o Encontro de Missionários do Cone Sul em parceria com a Base Brasil, que acontecerá em setembro. Esse será um tempo importante de comunhão, cuidado pastoral e direcionamento estratégico para o avanço do trabalho missionário na região.
Desafios e planos para os próximos meses
• Continuidade das atividades em Montevidéu e congregações. ·Início do segundo quadrimestre no SETRU.
• Organização do Encontro Regional de missionários (setembro).
• Participação em quatro conferências missionárias e realização de um encontro de casais (setembro).
• Preparativos para o Encontro da Fé Reformada (outubro).
• Oportunidades para testemunho pessoal e discipulado.
Motivos de Oração:
1. Sustento financeiro – A desvalorização do real e a descontinuidade de alguns mantenedores têm impactado nosso sustento. Ore para que o Senhor levante novos parceiros.
2. Expansão da igreja – Pela autorização para construção em nosso terreno em Montevidéu, pelo crescimento espiritual e numérico das congregações, e por recursos para alugar um local para os cultos em Ciudad de la Costa.
3. Nossos filhos – Pela conclusão dos estudos e pela direção de Deus em relação aos próximos passos de cada um no próximo ano.
Somos imensamente gratos pelo apoio, orações e contribuições de vocês. Cada gesto é parte vital desta missão! Que o Senhor vos abençoe e guarde, e que juntos continuemos a ver o Seu Reino avançar. Nosso forte abraço, com carinho e gratidão,
Pr. Maurício e Sandra Rolim
[email protected]
+598 098 421 504
Pix (CPF): 114.407.198-45
Família Di Castro
14/07/2025
Oriente Médio, julho 2025
Naquele dia, cantarão: Deem graças ao Senhor! Louvem seu nome! Contem aos povos o que ele fez, anunciem que seu nome é magnífico. Isaías 12.4.
Desde abril tivemos meses repletos de oportunidades de ver a graça do Senhor sobre nós, e por onde temos andado. Nosso tempo em casa com as crianças tem sido abençoador. D. completou seu ciclo de alfabetização em português, e já está adiantado na Matemática. A. terminou currículo de vogais, e J. também está sempre junto, e desenvolvendo bem. Nas devocionais, estudamos a Páscoa em Êxodo e nos quatro Evangelhos, e em seguida todo o livro de Atos. Antes de dormirmos, tivemos a alegria de terminar a leitura de toda a Bíblia, desde janeiro do ano passado, na tradução NAA, e começamos novamente logo depois, lendo a NVI, e já terminamos o Pentateuco. Comemoramos o aniversário do J., em abril e o da M. em maio. Muito a celebrar!
No ministério externo, seguimos firmes no aprendizado da língua. Poder praticar um pouco na rua é muito bom, mesmo que ainda tenhamos que usar o inglês mais vezes. Tivemos nossas aulas regulares de música, futebol e artes. Momentos especiais com crianças ainda não alcançadas, totalizando cerca de 80 a 90 que temos acesso todas as semanas nessas atividades. Na Páscoa foi muito especial poder compartilhar a Palavra na Vila. P. falou sobre o Bom Pastor, fazendo analogia com as muitas criações de ovelhas da região, e como elas, precisamos ouvir, seguir e ser cuidadas por Jesus. A família que nos recebe passou por luto recente, e pudemos levar consolo, além de mais tempo juntos, até dormimos uma noite lá.
Todos acompanharam os 12 dias de conflitos intensos que se passaram no Oriente Médio, e isso para nós foi motivo de atenção redobrada. Depois de orar, e acompanhar os acontecimentos ouvindo nossa liderança, colegas e locais, decidimos sair com a família do campo, antecipando em alguns dias as nossas férias. O Senhor conduziu de forma maravilhosa todos os trajetos para que saíssemos de casa em segurança. Amigos na região foram instrumentos para nos apoiarem, e termos tranquilidade em todo o processo. Viemos para uma base de trabalhadores como nós que já conhecíamos, e tem sido dias de refrigério.
Nesse 6 de julho nós completamos 12 anos de casados. São tantas bençãos para contar! Muitos desafios, mas o Senhor tem zelado por nosso relacionamento, pela nossa família e os três filhos tão amados que nos concede. Nos conhecemos servindo ao Senhor, e dessa maneira, queremos continuar, enquanto fôlego houver! Damos graças ao Senhor, pelo privilegio de O servir, e estar em um campo avançado, servindo com nossa casa, e tendo o suporte dos irmãos nas orações, cuidado e contribuições financeiras. Obrigado pelo carinho e envolvimento de cada um de vocês em nossas vidas!
Motivos de oração
1) Ore pelo crescimento na fé de nossos filhos;
2) Agradeça por nossa saída temporária e tempo de descaso;
3) Ore por nosso aprendizado de língua de ministério;
4) Ore pela família de paz na Vila, P.. e PK, e seus filhos;
5) Ore pelo Oriente Médio, por acordos efetivos de paz entre países.
Família Di Castro
[email protected]
Rev. José Dilson e Marli
13/07/2025
Itália, julho2025
Queridos amigos e colaboradores deste ministério,
Como nos alegramos e agradecemos a Deus pela sua vida! Um ministério nunca é realizado sozinho — precisamos uns dos outros, como um corpo, cada um realizando sua parte para que o Reino de Cristo avance.
Outro dia estivemos refletindo: neste mundo globalizado, onde praticamente todos têm acesso às redes sociais e podem ouvir o evangelho de forma online — ainda é necessário enviar missionários aos campos?
Sem dúvida! E por quê?
1. Presença viva do Evangelho - Jesus encarnou e viveu entre nós. Seu ministério foi pessoal, relacional, encarnado. É assim que Cristo continua sendo anunciado — através de nossas vidas! As pessoas precisam ver Cristo em nós.
2. Barreiras culturais e linguísticas - Muitos povos enfrentam dificuldades para compreender e aceitar o Evangelho. O missionário aprende a língua, a cultura, constrói pontes e comunica a Palavra com clareza.
3. Plantação de igrejas e formação de discípulos - O objetivo é estabelecer igrejas culturalmente relevantes e formar comunidades de fé. Missionários treinam líderes locais que continuam o trabalho.
4. Ação misericordiosa - São suporte emocional e espiritual em tempos de dor. Cuidam das feridas físicas e espirituais. Quantos precisam de um abraço e amparo!
5. Obediência à Grande Comissão - "Vão e façam discípulos de todas as nações…” (Mateus 28:19). Ainda há muitos a serem alcançados.
ALCANÇANDO A NOVA GERAÇÃO
Temos observado um grande vazio nas igrejas: poucas crianças, adolescentes e jovens. É hora de abrirmos os olhos para essa realidade e para a Janela 4/14 — que compreende a faixa etária entre 4 e 14 anos.
Pesquisas mostram que 85% das conversões acontecem nessa fase da vida. Não podemos perder essa janela estratégica! Como igreja, precisamos responder com urgência!
Nesse fim de semana realizamos uma tarde especial com as crianças, com histórias bíblicas, jogos e atividades. Foi uma bênção! Que o Senhor continue falando aos corações.
DESAFIOS E MOTIVOS DE ORAÇÃO
• Pelo alcance da nova geração — que crianças, adolescentes e jovens sejam cheios do Senhor e se levantem como proclamadores do Reino na Itália e Europa.
• Por um despertar espiritual. Que corações adormecidos experimentem o mover de Deus.
• Pelo fortalecimento dos crentes locais — que sejam testemunhas vivas do Senhor.
• Por estratégias do Alto para alcançar novas vidas.
• Pelo avanço no aprendizado da língua italiana. Finalizamos o nível A2 e iniciaremos o B1 em outubro.
• Pelo trabalho com refugiados. Precisamos de ações práticas urgentes junto aos que sofrem.
• Por mais intercessores e colaboradores. O aluguel e despesas da igreja somam 300 euros por mês, e até o momento temos apenas 150 euros comprometidos. Que o Senhor levante mantenedores!
Com gratidão,
José Dilson & Marli
Tábata Mori
11/07/2025
Timor-Leste, julho 2025
No Senhor, o trabalho não é vão!
Tem vezes que nós celebramos, mas confesso que tem vezes que nós apenas perseveramos porque confiamos na Palavra que diz: “sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão”.
Recentemente, perdemos dois meses de trabalho, provavelmente, por causa de um vírus que atacou nossos dois computadores e nossos pen-drives onde estava a pasta da editora. Pode ser que tenha vindo com a benção do Wi-Fi, pois agora temos Starlink (sim, antes a internet era só no celular e, de vez em quando roteada para o computador), ou com a bênção do “técnico”. Não sei ao certo!
Eu achei que estava lidando bem com a situação, sabia que teria que fazer o trabalho de novo, adiar o lançamento do primeiro livro sobre o NT e tudo bem. Mas percebi que estava procrastinando a rebusca dos arquivos no último back-up e foi então que percebi que estava realmente desanimada.
Então orei, chorei, talvez mais de raiva do que de tristeza, e fiz o convite de Paulo para a minha alma frágil e abatida: “fica firme e inabalável, continua o trabalho. Não porque é preciso, não porque é bom, não porque você consegue, mas por causa do Senhor. Todo o trabalho, mesmo o perdido, apagado, destruído, não é vão!” O capítulo 15 de 1 Coríntios nos ensina que não é vão por causa da nossa fé no “está consumado” de Cristo e da nossa esperança no final feliz que virá!
E é assim irmãos, que nós continuamos por aqui com um ministério de publicação de literatura na Língua Tétun, de promoção de literatura e estímulo à leitura e um trabalho de ensino e evangelização junto aos nossos irmãos da Igreja Evangélica Presbiteriana Timor-Leste (IEPTL).
Sejam firmes e perseverantes conosco, sabendo que “se não desistirmos, colheremos no tempo certo” (Gl 6.9).
Boas vindas para a Virna!
Um jovem cristã que aguarda a graduação em medicina vai se dedicar à Tasi no Foho este ano e, em uma viagem à Bahareduk, ela pôde ensinar a Bíblia pela primeira vez na sua língua local, o Idatê! (foto).
Virna está me ajudando em dois programas novos! O Biblioteca na Igreja, em que as igrejas participantes se comprometem a preparar o lugar para então receber, gratuitamente, todos os materiais cristãos, na Língua Tétun, a que temos acesso atualmente (quase 100 itens).
O outro é Livro em Tétun para a Biblioteca, em que as bibliotecas, as escolas privadas com bibliotecas ativas e, em processo para que também as escolas públicas, possam receber estes mesmos livros cristãos. Nós vamos fazer um acompanhamento trimestral com igrejas e bibliotecas e uma avaliação ao final do ano 1.
Para que isso aconteça, já contatamos oito publicadores para que doem seus livros. Na foto acima, estamos recebendo o pr Son, da Kari Fini, para falar dos novos programas!
Livros sobre o NT
O Armi está quase terminando a tradução do terceiro livro sobre o NT. Se você ainda não sabe, os livros trazem informações sobre autor, data, contexto, palavra e versículo chaves, dados sobre o livro e algumas lições. Os desenhos da capa (acima) foram feitos pela querida Sarah Dias e serão diagramados pela Sinara!
Os jovens da Igreja me pediram uma oferta para o Acampamento que vai acontecer no final de julho. Eu disse que dava a oferta em goiabas e açúcar e eles teriam que vir ajudar a fazer geleias e também a vender. Foram dez horas de trabalho, 30 quilos de goiaba e quase 80 vidros esterilizados que já renderam uns R$800 e ainda tem geleia para vender!
Na Congregação Presbiteriana em Taibessi, continuo ensinando de acordo com a escala, dei um treinamento sobre compartilhar o Evangelho através do culto familiar (foto) e dei um estudo sobre batismo infantil. Estamos reformando o prédio e, em breve teremos batismo, confirmação de fé e a primeira santa ceia!
Esse trimestre eu produzi três episódios do podcast da APMT, o Missionando. um Vidas que Inspiram sobre o Irmão André, o contrabandista de Deus!
O especial do COMIBAM, com a participação dos executivos da APMT falando um pouquinho sobre os desafios desse importante evento para a Igreja brasileira!
E o “Raízes da Fé”, para a série Igreja Perseguida. Acesse esses e outros episódios em apmt.org.br/podcast e conheça também nosso vídeocast junto à IPPTV.
Todas as sextas temos realizado um culto no lar junto às famílias da Congregação em Taibessi e o Senhor tem trazido de volta alguns para congregar conosco.
Eu, a missionária Lia, Virna e Nata estamos preparando um material para treinar professores de EBD e acompanhá-los por seis meses, sendo um encontro por mês.
Ore
• Ore por firmeza e ânimo para toda a equipe Tasi no Foho: pr Salvador, Armi, Virna e eu e pela voluntárias Sarah, Sinara;
• Pelo trabalho de publicação dos materiais: a tradução, revisão, contrução de notas explicativas, ilustração e diagramação;
• Pelos novos programas para disseminação de literatura e incentivo à leitura;
• Pelas viagens ao interior e pelo trabalho de colportora;
• Pelos treinamentos na Congregação e no interior;
• Pelo treinamento de 6 meses para os professores de EBD;
• Pela Congregação de Taibessi: pela liderança e pela reforma do prédio;
• Pelo Acampamento dos Jovens, que acontece no final desse mês!
Missionária Tábata Mori
[email protected]
(11) 95975-1053
Josué e Karen
10/07/2025
Brasil, julho 2025
Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. Mateus 5:16
Segue atualização ministerial do último trimestre. Na verdade, nem parece que apenas três meses se passaram, pois muita coisa aconteceu. Por favor, se alegrem conosco por aquilo que o Senhor tem feito e tenha a certeza de que você faz parte deste ministério!
Congregação Presbiteriana em Itobi
Desde fevereiro assumimos um compromisso de oferecer estudos bíblicos às quintas-feiras e pregação no domingo à noite em uma Congregação Presbiteriana na cidade vizinha. Tem sido uma boa oportunidade de compartilhar a Palavra com preciosos irmãos, mas sentimos que subestimamos a demanda que esse compromisso geraria em nossa rotina. Informamos recentemente que continuaremos dando esse apoio apenas até setembro deste ano, pois queremos focar mais no ministério das viagens missionárias (Campo VIVO) e na ONG onde somos voluntários (Sociedade Lar da Infância). Por favor, peça ao Senhor por alguém que possa assumir os trabalhos nesta congregação.
Campo Vivo
No último trimestre tivemos a oportunidade de realizar duas viagens missionárias. Uma para uma comunidade indígena no litoral sul de São Paulo e outra viagem entre uma comunidade quilombola no litoral norte de São Paulo.
Comunidade Indígena
Essa viagem foi realizada com voluntários da Igreja Presbiteriana de Higienópolis em São Paulo. Foram 20 voluntários entre crianças, jovens e adultos. Nossa família toda pode participar também. Realizamos atividades evangelísticas em duas aldeias onde uma família missionária da APMT tem atuado. A equipe também teve a oportunidade de compartilhar na EBD na Igreja Presbiteriana na cidade. Por favor, ore por este projeto entre os indígenas.
Comunidade Quilombola
No final de julho, Josué participou desta viagem com uma equipe de voluntários da Igreja Presbiteriana de Cubatão. Foram 15 jovens, incluindo o pastor e sua esposa. Foi desenvolvido atividades evangelísticas com as crianças e também uma EBD especial. Algo que impactou bastante nessa equipe foi a sensibilidade para agir, mesmo fora da programação proposta. Evangelizaram e oraram pelos moradores desta comunidade sempre que tinham oportunidade. Por favor, ore por este projeto entre os quilombolas.
Viagem para o Paraguai CANCELADA
Infelizmente, a viagem de julho para o Paraguai precisou ser cancelada. Duas igrejas que haviam demonstrado interesse tinham reservado a maioria das vagas, mas acabaram não podendo participar. Não conseguimos preencher essas vagas a tempo para viabilizar financeiramente a viagem (principalmente pelo custo do fretamento de ônibus). Tentamos outras alternativas de transportes, mas também não conseguimos.
Próximas viagens
Estamos em conversas para organizar duas novas viagens para o próximo ano:
• Em Janeiro para Argentina
• Em Julho para Romênia
Se você tiver interesse em participar e receber informações de primeira mão, preencha este cadastro neste link.
Oficina do Lar
Seguimos firmes com as atividades na Sociedade Lar da Infância. Josué tem oferecido as oficinas de introdução a programação e Karen as oficinas de leitura, artes e contação de história. Começamos também a oficina de futebol, com a parceria com o pastor Lucas.
Realizamos um breve devocional em todas as aulas. Josué foi surpreendido ao perceber que alguns alunos sabiam quase nada sobre Jesus. Aqui no Brasil, na nossa cidade, com acesso livre a toda informação do mundo! Por favor, ore para que a semente plantada nos corações dessas crianças possa dar frutos.
Percebemos que um aluno que estava interessado na oficina de programação não sabia ler (mesmo tendo doze anos de idade). Buscamos entender melhor sua situação e descobrimos que, muito provavelmente, devido a falta de estrutura familiar ele nunca se desenvolveu bem na escola. É possível que ele tenha também algum déficit intelectual, mas nada que teria impedido ele de ler se tivesse tido o acompanhamento necessário. Por favor, orem pelo D, por sua família, por sua alfabetização e principalmente por transformação.
Nos oferecemos pra ajudá-lo a ler, mesmo sabendo das nossa próprias limitações. Foi quando então, nosso Senhor providenciou o socorro necessário. A mãe de um aluno da oficina de programação nos procurou querendo desenvolver algum trabalho voluntário e nos informou que ela é educadora e tem se especializado em educação especial. Ela aceitou prontamente o desafio de alfabetizar o D. Nosso Deus provê!
Aqui na organização também funciona uma creche da prefeitura que atente cerca de 50 crianças. Recebemos uma subvenção para pagar os funcionários e toda a manutenção para o bom funcionamento da creche. Infelizmente o repasse da prefeitura não é suficiente e temos que utilizar do caixa próprio para fechar a conta. Não tínhamos muita intenção em nos envolver tanto nesta área da creche, mas acaba sendo inevitável. Por favor, ore por recurso financeiro e pessoal para o bom funcionamento da creche.
Por favor, continue orando por nossa família e ministério!
Deus abençoe sua vida!
Abraços Família Queiroz
[email protected]
https://linktr.ee/familia.queiroz
Rev. Cláudio e Cassia Gonçalves
09/07/2025
Nova Zelândia, julho 2025
Queridos irmãos e irmãs, louvado seja Deus pelo segundo trimestre de 2025.
Em abril estivemos no Nepal, eu e a Cassia pela primeira vez juntos servindo a Deus naquele país. Que experiência maravilhosa vermos o agir de Deus em um país com tanta perseguição; ver irmãos em Cristo tão sedentos pela Palavra de Deus e querendo absorver todo ensinamento com alegria e temor. Tentamos compartilhar com vocês apenas um pouco daquilo que Deus fez durante esse tempo.
Muitas mudanças acontecendo na Wakatipu Church nos últimos meses e isso tem exigido a nossa participação mais ativa na igreja e congregações.
Agradecemos a Deus pela vida de cada parceiro que têm sustentado a obra de Deus tanto na Nova Zelândia quanto no Nepal e Índia. A Ele toda a glória!
Kingston e Garston > Plantação de Igreja
Para o Dia das Mães fizemos uma ação de evangelização com distribuição de um Calendário de Dia das Mães com os horários das nossas atividades para toda a comunidade de Kingston e região.
Queenstown >> Revitalização de Igrejas
Tanto em Kingston quanto na Global Church celebramos o Dia das Mães com muita gratidão a Deus pela vida de cada uma delas.
No início do mês de junho houve uma mudança dos cultos da Global para um novo endereço. Realizamos um culto de despedida no antigo prédio e os irmãos estavam entusiasmados com essa nova fase da igreja.
A classe dos adolescentes agora está em novo horário. Nossos encontros acontecem toda quarta-feira das 18:30 às 20:00 horas. Pedimos que continuem orando por esse nosso grupo.
No mês de agosto as aulas do Curso de Teologia retornarão. Os irmãos estão ansiosos por essa retomada.
No dia 28 de junho foi realizado um “Jantar Internacional” com todas as famílias da Wakatipu Church. Uma noite agradável de comunhão e estreitamento das relações entre os irmãos das congregações da igreja.
Nepal e Índia >>> Treinamento de Liderança
Entre os dias 26 de março a 19 de abril de estivemos no Nepal por uma série de atividades. Na primeira semana estivemos ao leste do Nepal em parceria com o Planters e Instituto Ethnos para o treinamento de 40 plantadores de igreja daquela região. Estudamos sobre as parábolas em Lucas e foi encorajador ver a sede pelo conhecimento dos nossos irmãos.
Na segunda semana eu acompanhei a continuidade do treinamento dos plantadores em Kathmandu e a Cassia auxiliou a Tânia Petreceli no Treinamento dos líderes do Ministério Infantil. Tivemos 74 pessoas participando deste encontro. Eles agradeceram o conhecimento compartilhado e por cada pessoa que colaborou para o acontecimento do mesmo.
Foram 5 dias de treinamento e de muito aprendizado tanto para os participantes quanto para todos os colaboradores envolvidos.
Na terceira semana tivemos um treinamento de três dias ministrado pelo Pr. Ronaldo Lidório, diretor do Planters, sobre Consultoria para líderes de projetos de plantação de igrejas de vários países. Um privilégio participar deste curso tão aguardado por todos.
Oceania >>>> Coordenação de Área
No dia 9 de Maio tivemos a nossa reunião mensal com todos os missionários da Oceania, dessa vez com a participação do Rev. Elias Medeiros e sua esposa Fokjelina. Foram palavras abençoadas de encorajamento vindas da parte de Deus através desse grande servo de Deus.
Dos dias 13 a 16 de Maio fizemos uma visita pastoral aos missionários que residem em Auckland, sendo Pr. Marcos Santos e Pr. Egimar Ribeiro e suas respectivas famílias que residem em Auckland. Acompanhamos, conversamos e oramos juntos por cada projeto.
Motivos de Oração
• Pela nossa família, casamento e filhos (20 e 16 anos).
• Pela plantação da Igreja Presbiteriana de Kingston;
• Pela revitalização das igrejas da Nova Zelândia;
• Pelo processo de reestruturação da Wakatipu Church
• Pela Coordenação da Área Oceania e Liderança da Equipe Nova Zelândia.
• Pelo treinamento de líderes no Nepal que acontece nesse mês de abril e pelo treinamento de líderes na Índia.
Rev. Cláudio e Cassia Gonçalves
[email protected]
https://linktr.ee/revclaudiogoncalves
Rev. Ricardo e Vanessa
08/07/2025
Brasil, julho 2025
Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus, que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. (Filipenses 2:5-8)
Esse texto tem falado muito ao meu coração nos últimos meses. A nossa família tem vivido um verdadeiro “carrossel de emoções”. Acredito que este seja o momento mais desafiador do nosso ministério, mas ao mesmo tempo, o mais especial. Nos referimos à mobilização missionária. Estamos encerrando o nosso ministério pastoral no Rio de Janeiro e, ao mesmo tempo, visitando igrejas por todo o Brasil para divulgar o Projeto Missionário em Angola, que se iniciará em janeiro de 2026 com a graça de Deus. Já se foram milhares de quilômetros percorridos de carro, e alguns outros trechos realizados com transporte público. Já entramos em contato com mais de 2.800 Igrejas Presbiterianas em todo o Brasil, mais de 200 Presbitérios e aproximadamente 30 Sínodos. O resultado da busca por parcerias é lento, numa perspectiva humana poderíamos dizer até frustrante, mas, devo lembrá-los que o dono da seara e o provedor de todos os recursos é o nosso Senhor Jesus Cristo. Ele enviará intercessores, parceiros e os recursos necessários.
Como ministro do evangelho, sempre preguei com fidelidade as Sagradas Escrituras, ensinando quem é o Deus que decidiu renunciar a sua glória em favor de cada um daqueles que Ele escolheu salvar. Jesus renunciou o seu ambiente de glória. Ele pôs de lado a sua majestade. Ele trocou a sua natureza (forma) divina pela natureza de um escravo, e isso precisa nos ensinar algo. A fase de levantamento os recursos para o campo, seja talvez esse processo pedagógico, provavelmente, não desejado por alguns, odiado por outros, porém é extremamente necessário para todos nós (missionários). Pois é um momento de despojamento de nós mesmos. Despojamento do nosso ego, da nossa pompa, dos nossos predicados religiosos, das nossas honrarias e títulos humanos. É o momento em que o Espírito Santo nos convida para termos uma relação de total dependência com o nosso Pai. Não basta apenas subirmos num púlpito e declararmos para os outros que Deus é soberano e que Ele tem o controle de todas as coisas em suas mãos, mas, precisamos ter essa mesma convicção de que o Senhor também estará cuidando de nós quando os recursos estiverem limitados, ou se contrairmos uma malária ou outra doença, ou quando o resultado do trabalho no campo não estiver de acordo com as nossas expectativas.
Muitas pessoas estão prontas para servir, se isso não lhes custar nada. Mas, se há um preço a pagar, então perdem o interesse. Jesus serviu sacrificialmente e foi obediente até a morte e morte de cruz. Hoje o Senhor nos dá a oportunidade de servi-lo. Não precisamos de recompensa, nem de reconhecimento, pois o prêmio já nos foi dado na cruz. Entenda uma coisa, nós não somos heróis, nem mesmo corajosos; e também não somos os melhores crentes. Na verdade, Deus nem precisa de nós em Angola, mas, Ele está nos dando a oportunidade de nos assentarmos nas primeiras fileiras para testemunharmos a manifestação do seu poder, glória e majestade. Estamos muito felizes por este chamado e desafio.
Pedidos de Oração:
- Orem pelo processo judicial da nossa filha Victória;
- Orem por novos intercessores e parceiros ao Projeto;
- Orem pela transição pastoral na IPB Vila Norma –RJ;
- Orem pelos preparativos finais junto a Consulado da República de Angola.
Contato:
+55 21 98668-6906 Rev. Ricardo Narciso
+55 21 98673-3993 Mis. Vanessa Chagas
@revnarciso (Instagram)
@okulongela_omwene (YouTube)
PIX: 21 98668-6906
Quero lhe desafiar a ser nosso parceiro nesta grande obra em Angola!
Rev. Ricardo, Vanessa e Victória
Rev. Rubens e Cinthya
07/07/2025
Argentina, julho 2025
“E Aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a Ele seja a glória” (Efésios 3.20–21).
Queridos irmãos e parceiros na missão, graça e paz da parte do nosso Senhor Jesus Cristo.
Com alegria profunda e coração rendido à soberania do nosso Deus, compartilhamos com vocês os frutos e os passos dados durante este segundo trimestre de 2025, no processo de consolidação da Igreja Presbiteriana da Argentina em Buenos Aires.
Estamos em uma fase inicial, marcada por muito trabalho, adaptação, aprendizado e, sobretudo, por manifestações constantes da graça divina. Deus tem reunido um povo vibrante, desejoso de conhecer Sua Palavra, crescer na fé e viver o discipulado com seriedade e alegria. A cada semana, novas experiências confirmam que este é o lugar onde Ele nos plantou, e que há uma colheita a ser feita para a Sua glória.
Vida e Comunhão da Igreja
Uma das maiores alegrias tem sido ver a igreja viva durante e após o culto. A comunhão não termina com a bênção final: ela transborda para as calçadas, as casas, os grupos, os esportes, as refeições. Os laços se fortalecem, a amizade se aprofunda, a fé se torna visível no dia a dia. Irmãos e irmãs têm assumido com disposição o cuidado uns pelos outros, com encontros de oração, estudos bíblicos, práticas esportivas e apoio mútuo. O culto dominical permanece como centro da vida comunitária, com mais de 30 pessoas por domingo, chegando a 50 em algumas celebrações. Temos também a Escola Bíblica Dominical, com classes para crianças e adultos, e encontros semanais de oração dirigidos pela UPH e pela SAF, que agora ocorrem por meios digitais devido à limitação de horários no prédio alugado.
A convivência próxima à casa pastoral tem sido um instrumento valioso para aconselhamento, discipulado e hospitalidade. Ali, muitos relacionamentos são cultivados, e o lar se torna extensão do templo.
Ensino e Formação
A Palavra de Deus é central em tudo o que fazemos. No culto, seguimos a exposição do Evangelho de Lucas e estamos agora em Daniel 6. Na EBD, trabalhamos os fundamentos da teologia da aliança a partir de Gênesis 1 a 3. Nos encontros de sábado, realizamos estudos no livro de Apocalipse, que têm atraído não apenas os membros, mas também amigos e interessados pela fé cristã.
Recebemos também o convite para ministrar a disciplina de Introdução à Filosofia no seminário local, contribuindo com a formação teológica na região do Cone Sul. Essa oportunidade nos alegrou profundamente e reafirma nosso compromisso com o ensino bíblico sólido.
Evangelização e Ação Social
Iniciamos em junho a campanha “Doar para Abrigar”, com o propósito de envolver a igreja em uma prática concreta de generosidade e cuidado. Pretendemos distribuir mais de 100 kits de inverno (luvas, cachecóis, meias e cobertores) às pessoas em situação de vulnerabilidade. A resposta da igreja tem sido comovente: irmãos se voluntariando, envolvendo amigos, contribuindo com recursos, e orando. Vemos nesse movimento uma ponte entre o serviço cristão e a evangelização prática.
Desafios e Limitações
Com as restrições no uso do prédio alugado, enfrentamos dificuldades para manter algumas reuniões presenciais. Os grupos de oração e estudos migraram para o ambiente virtual, o que exige constante reorganização dos horários conforme a disponibilidade dos irmãos. Ainda assim, o compromisso da igreja com a comunhão tem prevalecido, apesar de ser um prédio que não nos protege do frio no sul do continente.
Desenvolvimento Pessoal e Familiar
Cinthya tem se dedicado com amor ao cuidado das mulheres da igreja. Thais segue construindo amizades, liderando grupos de oração, discipulando e adaptando-se aos estudos, ela ainda busca vencer os desafios do espanhol e prepara sua entrada no UBA 21.
Meu aprendizado no idioma tem sido intenso. Participei de curso regular na Universidade de Buenos Aires (seis horas semanais), além de preparar e ministrar aulas e sermões em espanhol, o que tem sido exaustivo, mas frutífero. Nos domingos à tarde, depois de uma semana cheia de aulas, preparo de estudos e exposições bíblicas, sinto o peso do cansaço, mas também a alegria de estar cumprindo o chamado.
No final de maio, viajei a Cuiabá para estar com minha mãe após o falecimento de meu pai. Foi um tempo de consolo, descanso e renovação, marcado pelo acolhimento da Igreja local e de amigos queridos.
Liderança e Estruturação da Igreja
Um grande marco deste trimestre foi o início formal das atividades da mesa diretora em Buenos Aires, sob autorização do Conselho de Marcos Paz. Compartilhar decisões com irmãos vocacionados tem nos trazido esperança quanto ao futuro da igreja. Já vemos líderes sendo formados, irmãos se preparando para o presbiterato e o diaconato, e um desejo coletivo de edificação sólida e duradoura.
Motivos de oração:
1. Vida devocional e familiar.
2. Por providência de Deus a nossa vida, e cuidado para com o futuro quando não tivermos força para exercer ministério.
3. Que Deus abençoe os estudos bíblicos e gere fome e sede pela palavra de Deus.
4. Que Deus levantes líderes que sirvam a Argentina.
5. Que Deus nos supra para participar de todos os nossos compromissos.
6. O bom aprendizado da língua, e a boa comunicação fiel da palavra de Deus.
Servir nesta igreja é motivo de imenso regozijo. Ver irmãos e irmãs com sede da Palavra, desejo sincero de crescer, e paixão pelo Reino, nos renova a cada dia. A presença de Deus em cada detalhe, o zelo com que os irmãos têm respondido ao ensino bíblico, a alegria nas pequenas coisas e o espírito de unidade revelam que o Senhor está conosco. Seguimos com fé, certos de que o bom Pastor está conduzindo a Sua igreja com propósito e poder.
Direto do campo missionário na Argentina
Rubens Alexandre de Almeida Cinthya Almeida Thais Almeida
Contatos/Pix
65 999065900
[email protected]
Luiz e Kelly Ferreira
06/07/2025
Brasil, julho 2025
“E ali haverá bom caminho; quem quer que por ele caminhe não errará” (Isaías 35.8)
NÃO SOMOS DAQUI!
Recentemente em uma das aldeias, enquanto conversávamos com um grupo de indígenas que já convivemos, percebemos, um pouco mais afastada, uma indígena que ainda não conhecíamos sentada em um tronco, amamentando sua bebê recém nascida. Aproximamos dela e perguntamos em seu idioma: Mba’eixatu nderery?: “Qual é o seu nome?” Ela repondeu e completou: “não somos daqui” , indicando que ela e sua bebê não eram daquela aldeia.
Algo bastante comum entre esses indígenas é o fato de visitarem, ou até mesmo, se mudarem para outras aldeias, demonstrando, às vezes, uma atitude praticamente de seminômades. Esse costume faz parte da cultura deles, pois creem que, em algum momento, e em algum lugar no meio da floresta ou no mar, vai se abrir um caminho que os conduzirá a uma “terra sem males” , onde não haverá doenças, fome e disputas. Aliás, esse é um dos motivos do nome do nosso projeto, na intenção de apresentar-lhes Jesus como o único e verdadeiro caminho para a eternidade com Deus.
Enquanto não chegamos na eternidade, vivemos entre o "já" e o "ainda não; vivemos como peregrinos, cidadãos de um Reino que já começou, mas ainda não se completou. Apesar de estarmos no mundo, não somos do mundo, e isso deve mudar a maneira como enxergamos o presente e como nos posicionamos em um mundo que não é nosso lar definitivo. Então, como aquela indígena, podemos afirmar que de fato, não somos daqui!
ATIVIDADES
• Evangelização de crianças e adultos;
• Discipulado de adultos;
• Orientações e encaminhamentos nas áreas sociais;
• Visitas para convivência, evangelização e oração;
• Aprendizado do Guarani Mbya com um professor nativo;
• Oficina de leitura e contação de histórias infantis;
• Auxiliamos na escolha e medição de um terreno para a construção de uma casa de cultura em uma das aldeias;
• Comemoramos o aniversário da Kelly com a presença de algumas irmãs da IP da Ilha e sua irmã Gisela que chegou de surpresa;
• Pregamos e ministramos a Santa Ceia na IP Ilha Comprida-SP;
• Realizamos entregas de: cobertores, alimentos e chinelos de dedos, que foram doados por parceiros da região;
• Comemoramos os aniversários das crianças que participam das oficinas de leituras e contação de histórias.
ORE CONOSCO
Agradecimentos:
• Pelas oportunidades na evangelização dos indígenas;
• Pelo sustento do Senhor através dos nossos parceiros;
• Pelos cuidados de Deus em todo tempo;
• Por mais um ano de vida da Kelly (04/06);
• Pelas férias escolares da Sofia e Maria.
Pedidos:
• Pela nossa saúde e a dos indígenas;
• Para que Deus levante mais parceiros para o nosso sustento espiritual e financeiro;
• Pelas oficinas de contação de histórias e leituras como pré-evangelização das crianças indígenas;
• Pela aquisição de um terreno para a construção de uma sede para a missão e espaço de cultos;
• Pelas atividades de evangelização e discipulados;
• Pelas aulas de aprendizado do idioma Guarani Mbya.
CONTATOS
E-mail: [email protected]
Instagram: @projetobomcaminho
(22) 99734-2544 e (22) 99765-0629 (chave Pix)
Família Ferreira
Ana Karina
05/07/2025
Brasil, julho 2025
Bom é render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo! Salmo 92.1
COMO O MÊS SE DESENVOLVEU
Em Córrego Grande e no Linharinho, continuo acompanhando o missionário Pb. José Batista e sua esposa Lucimar. Está de volta a vigília matinal da manhã nas quartas- feiras. Sempre na casa do irmão Zé Maria, cedinho com o céu sereno, buscamos a Deus junto com os irmãos, exemplificando a eles como pode ser uma das rotinas diárias de devocional com nosso Pai do Céu.
No Angelim 2 a rotina é enfrentar a estrada de poças largas com águas lamacentas, acompanhando a fofa e animada Rafaella nas visitas das quintas-feiras e sábados. Em cada ida permanecemos com as famílias visitadas por cerca de quatro horas. Comecei a focar meu tempo e atividades com as crianças menores (5 a 8 anos) enquanto a Rafa continua com as mulheres. Os meninos maiores (10 a 14 anos) estão no meu radar fortíssimo.
Novos Oficiais na Igreja Quilombola
Ordenação de nossos presbítero Davi e diácono Manoel, durante culto na IPQ Santana, com participação de presbíteros da igreja-sede, IPB Conceição da Barra.
EBD sob as árvores
No Linharinho, geralmente a EBD acontece na casa de Seu Haroldo e D. Cidiléia, mais precisamente no quintal, sob a mangueira. É muito agradável sentir a brisa fresca, ouvir as aves cantando, quanto aprendemos da Palavra de Deus e temos a certeza de sua presença conosco.
Córrego Grande tem dois lares assíduos que abrem suas portas para Cristo. Os corações já o receberam, pelo que percebemos. Há de se decidirem batizar. É ali que nas manhãs cedinho das quartas-feiras fazemos nossa vigília ao Senhor.
Não saberemos o impacto das histórias bíblicas, das histórias sobre Jesus e seus milagres e ensinos nos corações das crianças. Somente o Espírito Santo é responsável pela aplicação e obra salvífica nessas vidinhas. Cabe a nós contar as boas-novas!
Em todo lugar e aqui na Barra
Seja na varanda da casa do Edilson e da Bárbara, no puxadinho da casa da Cristina e do Jorge, ou debaixo do pé de manga na casa de Seu Haroldo e D. Cidiléia. Ainda que estejamos sob o céu estrelado e no sereno com maresia do Linharinho em Conceição da Barra/ES. A Igreja de Cristo está reunida em seu nome louvando o Deus Criador dos céus e da terra, estudando sua Palavra Santa, animando e exortando uns aos outros em amor não importa o lugar.
Minha rotina pessoal
A nova morada vai bem, graças a Deus. Da casa anterior eu trouxe muito mofo nos móveis e na rotina de limpeza e faxina somou-se limpeza de cada estante, armário de cozinha e o guarda-roupas com muita água-sanitária em frequência semanal. Isso faz com que também nessa frequência eu tenha roupas, utensílios e livros espalhados pela casa, mesa, camas... Consequentemente, minha cabeça fica bagunçada em ver tanta desordem. Claro, depois eu arrumo tudo (são três dias de bagunça e quatro arrumados). Isso é minha casa!
Duas missionárias estão chegando para somar forças ao trabalho por aqui. Também são da APMT, e ficarão hospedadas aqui em casa até que o imóvel que alugaram fique disponível. Serão minhas vizinhas “de parede!” Como estou feliz! Rosa e Bete, sejam muito bem-vindas!
Motivos de Oração
• Mobilização missionária entre 27/07 e 06/08/2025 no Vale do Rio Doce.
• Pelas crianças do Angelim 2, para serem salvas pelo Senhor.
• Para que os participantes em Linharinho e Córrego Grande desejem fazer estudo bíblico para aprofundar no conhecimento do Senhor.
• Pela Rosa e Bete, para adaptarem-se bem. Para que eu as receba de forma a deixa-las a vontade e muito felizes.
• Que eu me adapte logo ao campo (cultura, comunicação, clima, equipe).
Motivos de Agradecimento
• Pela casa nova
• Pela provisão do Senhor - pelos parceiros e intercessores
• Pela minha Família e amigos
Sejam fortalecidos no Senhor e na força do seu poder!
Até a próxima, se Deus quiser!
Em Cristo, a Seu serviço,
Ana Karina Dutra.
WhatsApp/Pix: 33-99944-8810
Email: [email protected]
Danilo e Joelma
04/07/2025
Guiné-Bissau, julho 2025
“Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês.” Rm 12:10
Graça e paz queridos irmãos, ao lermos o verso acima podemos observar que o amor requer de nós açoes, pois amor sem prática não é amor, o amor, ele vem acompanhado de atitudes que devem evidenciar que de fato ele é real em nossas vidas. Todos sabemos que não é fácil tão atitude, contudo, se Cristo vive em nós, a cada dia devemos mortificar o egoísmo dentro de nossos peitos e deixar que o amor crie raízes, o amor fraternal, dentro de nossas igrejas é recheado de perdão, consolo, apoio, honra... Que o Senhor nos ajude a vivermos como Ele nos ordena, honrando um ao outro.
E falando em amor, temos desde que Maria Elisa é pequena ensinado a ela sobre doar. E no dia 1º de junho, dia das crianças mais uma vez ela e Isaac repartiram alguns de seus brinquedos com as crianças. Dentro de casa temos duas regras: 1º Cada vez que ganhamos uma roupa, brinquedo ou outro material, tirar um que já tinhamos para doar; 2º Independente de recebermos ou não algo, fazemos limpa em nossas coisas, por isto, todo brinquedo ou outros pertences devem ser bem cuidados para que esteja em ótimo estado para doação, caso contrário, não doamos, afinal quem iria querer ganhar uma roupa com buraco ou um brinquedo com rosto pintado com tinta que não se remove? Quem ama cuida, cuida da pessoa amada e do presente que lhe será doado!
Ao concluirmos toda a festa das crianças, Maria Elisa, correndo foi ao encontro da Joelma e disse: - Mamãe, você tinha razão doar ás coisas que amamos é muito bom, pois podemos deixar a vida das pessoas mais felizes. Foi a 1ª vez que ela entendeu o efeito da doação. Não somos nós felizes por termos recebido vida na morte e ressureição de Cristo?!
O trabalho com a Congregação tem crescido para a glória do Senhor. Com o primeiro batismo de 3 jovens adultos, pois o anterior foram os três filhos do seminarista, foram recebidos mais três pessoas. Fora isto mais duas famílias tem congregado conosco, sendo uma récem convertida. Temos enfrentando um dilema na saúde dos nossos membros, tendo em vista eles serem de baixo nível economico, temos tido gastos além do planejado para apoía-los nestas áreas, bem como até em sua alimentação diária, roguemos por saúde e condições de emprego para estes.
Com a Congregação crescendo temos preparado jovens para assumirem cargos de liderança no departamento infantil, professores da EBD infantil, tesouraria e louvor. Neste ínterim realizamos os ensinos doutrinários na TULIP, páscoa e no livro de Rute, bem como Danilo ministrou na Congregação de Enterramento.
Maria Elisa aprendeu sobre a importância da devocional individual, e demos a ela uma devocional de princesas, que consta algumas atividades que ela deve fazer no final de cada devocional, uma delas era honrar os avôs. E assim ela preparou um lanche especial e recitou uma poesia para os avôs adquiridos na GB, pst. Paulo com sua esposa miss Maria e a sua outra vô miss Adriana. Ela também fez 6 anos de vida e concluiu a 1ª classe.
Estamos a todo vapor na prepação dos materias da EBD infantil, contando com pequeno Isaac no apoio seja em casa ou na igreja, este mês Danilo também teve a oportunidade de ministrar pela 1ª vez em um casasmento, sendo esta sua ovelha.
Que o próximo trimestre o Senhor nos ajude a serví-lo para sua glória e edificação da sua igreja na Guiné Bissau e no mundo. Agradeçemos aos amados irmãos que junto conosco está servindo em terras africanas, sendo nós seus pés aqui e você sendo nossos pés onde estão.
MOTIVOS DE AGRADECIMENTO
Fomos agraciados pelo Senhor nas seguintes áreas:
1. Compra da guitarra e teclado.
2. Pelos novos membros.
3. Pelo 1º ano concluído dos seminaristas no seminário.
4. Nossa pequena acabou de concluir a 1ª classe e com excelência avança em seus estudos. A mesma completou 6 anos de idade com muita alegria no dia 15 de junho.
5. Nosso pequeno Issac com 1 ano e 10 meses está a todo vapor.
6. Como casal permanecemos firmes no mestrado de Missiologia, prestes a finalizar o módulo de Capelania em Julho e no mesmo mês daremos início aos módulos de História da Igreja Medieval e Literatura Apocalíptica.
PEDIDOS DE ORAÇÃO
1. A manutenção dos seminaristas e suas famílias.
2. Continuar os ensinos doutrinários de forma estruturada.
3. Pelas visitas, discipulados, evangelismos e apoio que temos prestado de forma social à comunidade e à Congregação.
4. Sustento para manter os jovens no curso de música.
5. Comprar o baixo e depois os demais instrumentos musicais para a Congregação.
6. Pela documentação da Congregação frente á Câmera do governo.
7. Iniciar novos currículos da EBD infantil.
8. Pelos professores e a nova turma da EBD infantil que almejamos fazer, serão duas turmas: 2-8 e 9-12.
9. Preparar professores para a turma de 9-12.
10.Joelma tem enfrentado uma tosse seca recorrrente e por falta de exames adequados no país, não tem como ter um diagnostico precisso do seu real problema, por isto iniciou um tratamento para refluxo.
11. No preparo de jovens para assumir a tesouraria da Congregação.
12. Nossa ida ao Brasil para renovar o Projeto Esperança com a APMT e prestar relatórios aos parceiros bem como cuidar da saúde.
Danilo, MªJoelma, Mª Elisa e Isaac Danilo
[email protected]
Rev. Walter e Marta
03/07/2025
Portugal, julho 2025
Queridos irmãos, parceiros em Cristo,
Graça e paz!
Com o coração grato a Deus, compartilhamos um breve resumo das ações desenvolvidas neste segundo trimestre de 2025 no projeto de plantação da ICP em Pombal, Portugal.
Com o único propósito de glorificarmos a Deus por meio da implantação de uma igreja reformada, saudável e missionária em Pombal, e futuramente em outras cidades da região central de Portugal, temos buscado manter a devoção pessoal e conjugal, investir na família, cultivar relacionamentos intencionais, evangelizar com criatividade, discipular os novos na fé e zelar por cultos centrados na Palavra.
Atividades Realizadas
• Recepção de 17 novos membros (abril)
• Participação em eventos e aniversários de igrejas irmãs (abril e maio)
• Discipulado, visitações, evangelização e fortalecimento do grupo familiar em Leiria
• Continuidade na formação de líderes e atualização do cadastro de membros
• Participações não planejadas: ministrações em Lisboa, Carnaxide e Braga.
Desafios e Limitações
• Duas novas classes de EBD e transmissões online não foram iniciadas por falta de espaço e recursos;
• A busca por um novo local em Leiria continua, onde pretendemos instalar definitivamente a ICP, se Deus permitir.
Vida Pessoal e Familiar
Completamos 1 ano em Portugal, sustentados pelo Senhor. A saúde física exige cuidados, com retorno ao Brasil (Brasília) previsto para 2 de julho, para exames e tratamento.
Palavras de Gratidão
Recebemos testemunhos emocionantes de irmãos tocados pelo cuidado pastoral e pela atuação ministerial neste tempo. Louvamos a Deus por cada vida impactada!
Próximos Passos (3º Trimestre/2025)
• Início de licença para tratamento de saúde
• Reinstalação em Brasília
• Continuação dos cuidados médicos
Agradecemos profundamente por suas orações, apoio e amor. Seguimos firmes no propósito, confiantes na direção do Senhor.
Com gratidão e carinho em Cristo,
Pr. Walter & Martinha
[email protected]
Rev. Amós e Mariana
02/07/2025
Chile, julho 2025
Um primeiro semestre cheio de coisa boa
Deus tem sido muito bom conosco e nos tem abençoado com um primeiro semestre de crescimento em meio aos desafios que temos vivido aqui no Chile. Olha só algumas das boas coisas que tem acontecido e dos novos desafios que tem surgido aqui no Chile.
Crescimento e Consolidação da Igreja
Sede: Com grande alegria, informamos que nossa igreja continua a crescer e se consolidar. Em março, tivemos a bênção de receber seis novos membros, e em julho, iniciaremos uma nova turma de catecúmenos. Reformamos e ampliamos as salas das crianças, porque o espaço já estava pequeno para a quantidade de crianças todos os domingos, um sinal claro do crescimento que estamos vivenciando. Também estamos consolidando o trabalho com adolescentes, que ainda é incipiente por ser um grupo muito pequeno, mas a liderança está bem engajada. A Mari tem liderado, juntamente com outras irmãs o grupo de mulheres que tem crescido e se fortalecido bastante.
Congregação: Na congregação, concluímos a reforma da parte externa da casa do zelador e dos banheiros. O trabalho na congregação tem se fortalecido com a chegada de novos líderes, mas ainda é um processo lento de crescimento. Apesar das dificuldades o Pr. Luis Serrano, que é o pastor chileno encarregado da obra tem feito um excelente trabalho.
Expansão da Visão Missionária
Um passo muito importante foi dado esse ano em quanto à expansão da visão missionária no Chile. O Sínodo da Igreja Presbiteriana do Chile aprovou a criação de uma Agência de Missões Transculturais, em paralelo com a consolidação do departamento de missões nacionais. Eu estou na presidência da comissão responsável por elaborar o projeto para esta futura agência e durante o segundo semestre trabalharemos nesse projeto.. Estamos testemunhando o surgimento de novas vocações transculturais dentro da denominação, e a igreja está se estruturando para enviar esses missionários.
Pedimos suas orações para que possamos desenvolver uma estrutura sólida para a agência, aprendendo com a experiência da APMT e da IPB, para que a Igreja Presbiteriana do Chile possa em breve enviar seus próprios missionários para outras nações.
Pedidos de Oração
Continuamos a contar com suas orações. Pedimos que orem pela nossa saúde, minha e da Mari, pela vida da nossa igreja, pelas famílias que estão enfrentando lutas e enfermidades e também pelo crescimento da nossa congregação em Viña del Mar. Orem também pela nova turma de catecúmenos que iniciará em julho. Agradecemos imensamente por seu apoio contínuo. Suas orações e contribuições são essenciais para o avanço da obra missionária no Chile.
Para mais informações sobre o projeto, entre em contato através do e-mail: [email protected]
Em Cristo,
Rev. Amós & Mari
Rev. Norval e Lau
01/07/2025
Brasil, junho 2025
Queridos irmãos,
Esperamos que todos estejam bem e animados no Senhor. Escrevemos para dar notícias do nosso ministério missionário. Por favor, retire alguns minutos para ler esse informativo e orar por nós.
1. Tratamento
As questões de saúde persistem, porém, não queremos que isso seja o foco de nossas vidas e de nossas notícias. Relatamos apenas para que vocês tenham subsídios para orar mais especificamente por nós. Fizemos uma revisão do tratamento do câncer e graças a Deus estou em remissão. Continuo tomando a medicação prescrita pelo médico e estou me sentindo bem. Contudo, possivelmente em função das medicações, minha hepatite B reativou. Além disso estou com esteatose hepática nível 3. Já iniciamos um processo de atividade física e dieta alimentar e esperamos em breve baixar o nível da esteatose. Apesar dessas coisas, me sinto bem e animado para o trabalho na aldeia.
Quanto a Lau, está novamente com problema nos joelhos, consequência das tantas viagens de moto em estrada precária, tem sofrido com dores e inchaço. Está usando corticoide e anti-inflamatórios e aos poucos sente melhora em seus “joelhos crocantes”, como ela costuma intitulá-los.
Ainda sobre saúde, nossos colegas de equipe Adriano e Ruth Kelly tiveram que se retirar do campo para tratamento de sua filha mais nova em Brasília. Ficarão fora por tempo indeterminado. Sua filha Aurora tem problemas graves de alergia alimentar e a família tem passado por lutas muito grandes. Além disso, o pai do Adriano está internado com problemas graves de saúde. Por favor, orem por eles.
2. Trabalho na aldeia
Temos passado a maior parte do tempo na aldeia para continuar as atividades na escola, na tradução e na igreja. Estamos finalizando as correções na tradução de 2 Coríntios e o consultor está prestes a aprovar o texto. Também já iniciamos as revisões na tradução de Hebreus, último livro que precisa de aprovação do consultor.
Fizemos um encontro de casais para o qual convidamos um casal da IPB da cidade próxima para dar a palestra. Foi uma grande bênção.
A igreja continua crescendo e se fortalecendo, pela graça do Senhor. Estamos buscando novas oportunidades de treinamento da liderança e teremos novidades em breve.
3. Construção do templo
O trabalho missionário começou na varanda de nossa casa e à medida em que foi crescendo, os próprios crentes construíram um templo de palha (veja a foto abaixo). Porém, agora eles decidiram construir um outro de tijolo, maior e mais confortável. Por isso, com aprovação de nossa liderança da APMT, estamos compartilhando essa necessidade para aqueles que desejarem contribuir. O templo será de 14 metros de comprimento por 6 de largura. Contratamos o pedreiro para a primeira fase que consiste em levantar paredes, cobertura e piso grosso. A mão de obra dessa fase será de 16 mil e a igreja já disponibiliza dos 16 mil para mão de obra. No entanto, precisamos levantar, pelo menos mais 15 mil para o material restante para concluirmos a primeira fase. A própria igreja tem recolhido ofertas e feito bazares e até venda de cachorro quente. Tem sido uma bênção ver o entusiasmo e interesse dos irmãos. Porém, sozinhos será muito difícil conseguir todo esse valor e iria demorar muito. Os irmãos que desejarem contribuir para esse fim, poderão fazê-lo pelo Pix [email protected]. Esclarecemos que a conta está em nome de Awirã Guajá, nossa tesoureira, pois a igreja ainda não é pessoa jurídica e por isso não possui conta própria. Mas essa conta é exclusiva para uso da igreja awa. Nosso desejo e empenho é que, em 2026, possamos inaugurar o templo e entregar o NT traduzido em uma bonita festa com os irmãos Awa.
Motivos de oração
• Orem por nossa saúde;
• Pela conclusão da tradução do Novo Testamento para a língua indígena;
• Pelo crescimento e fortalecimento da igreja Awa;
• Pelos colegas Adriano e Ruth Kelly, suas filhas, especialmente Aurora, e o pai do Adriano;
• Pela construção do templo, para que não haja oposição da FUNAI e para que consigamos os recursos necessários.
Abraço a todos!
Norval e Lau
[email protected]
Rev. Lucas e Vanessa
30/06/2025
Brasil, junho 2025
Olá meus amados. Este é nosso primeiro relatório trimestral como missionários da APMT. No dia 17 de Abril fomos recebidos por nossa agência e muitas coisas já aconteceram desde então. Nossos três meses estão resumidos abaixo.
Preparação para partida: Já conseguimos vender a maioria de nossos móveis e objetos que não conseguiremos levar para o campo. Guarda roupas, máquina de lavar, televisão, armários da cozinha, fogão e outros pertences menores já estão vendidos. No próximo mês entregaremos a casa em que moramos em Cornélio Procópio e voltaremos para Assaí para ficarmos o último mês com nossa família.
Aulas de francês: A aquisição do francês tem avançado à passos lentos. Temos feito aulas particulares remotas duas vezes por semana. Fizemos recentemente uma reunião com a consultora da APMT para línguas majoritárias. Ela nos ajudou com várias instruções e também nos passou alguns métodos de avaliação que serão úteis para mensurarmos nosso progresso.
Transição pastoral: Este é nosso último mês servindo junto a IPB de Cornélio Procópio. Os novos líderes dos grupos de comunhão bem como os líderes de todos os outros cargos que estávamos à frente já foram escolhidos (exceto EBD e Instituto Bíblico). Confiamos que Deus é Aquele que continuará não apenas sustentando, mas também dando crescimento a cada um destes ministérios para que os mesmos prossigam edificando a igreja.
Despedidas: aos poucos nos despedimos de familiares e amigos. Participamos do encontro Sinodal da SAF e nos despedimos dessas queridas irmãs. Também participamos da “Festa da Pamonha” e nos despedimos de vários irmãos do presbitério. Visitamos a Quinta Igreja Presbiteriana de Londrina e nos despedimos daquele povo tão carinhoso. Ainda faltam muitas visitas a serem feitas e o tempo tem passado rápido. Esperamos que Deus nos dê a graça de nos despedirmos de todos aqueles que caminharam e continuam caminhando conosco.
Culto de Envio: nosso culto de envio será realizado às 19.30hrs na IPB de Cornélio Procópio no dia 09/08. Sem dúvida este será um dia de muita alegria e de muitas despedidas. Nossas passagens já estão compradas e embarcamos para Senegal no dia 12/08.
Pedidos de oração:
- Ore para que nossa família consiga manter uma devocionalidade saudável principalmente nestes dias onde nossa rotina tem mudado constantemente;
- Ore pela IPB de Cornélio Procópio. Para que Deus continue sustentando cada membro e dando crescimento ao corpo.
- Ore por aqueles que deixaremos no Brasil. Que Deus possa continuar guardando cada um deles.
- Ore para que Deus nos ajude a aprendermos a língua e a cultura.
- Ore pela nossa chegada ao campo. Que possamos nos adaptar sem grandes problemas.
Motivos de Agradecimento:
- Agradecemos a Deus por seu sustento e por todas as pessoas que se sacrificam junto conosco para que este projeto aconteça.
- Agradecemos a Deus pelas passagens compradas e por sermos recebidos pela APMT sem impedimentos
Contato
+55 43 98477-9447
@projeto_caminho
PIX: 43984779447
Rev. Lucas, Vanessa e Sara
Lucas e Juliana
29/06/2025
Mongólia, junho2025
Entre lutas e vitórias no Reino de Deus.
Este último mês foi intenso e marcante em nossa caminhada missionária na Mongólia. Vivenciamos quatro batismos, a celebração da Ceia do Senhor, a segunda viagem missionária da a igreja nômade com dois irmãos, a libertação de um irmão do alcoolismo, um tempo difícil com a prisão de um deles, e também o nosso primeiro retiro com a igreja nômade. Além disso, iniciamos estudos teológicos com a igreja que frequentamos na cidade, fortalecendo a fé dos irmãos da cidade, e tive a oportunidade de participar de uma reunião estratégica com a equipe global do Projeto Filme Jesus, buscando recursos mais específicos para os povos nômades aqui da Mongolia e da Janela 10/40. Voltamos recentemente da segunda viagem missionária da igreja, acompanhados dos irmãos Rará e Baiçá, cheios de fé e esperança. Foram mais de 900 km de estrada, a maior parte por caminhos de terra, cruzando rios ainda parcialmente congelados, lamaçais e montanhas nevadas, até alcançarmos a família de Boró e Bolor, do povo Tuvan. Lá, vivemos dias preciosos de comunhão: cultuamos juntos, louvamos a Deus, oramos pelo surgimento de uma nova igreja entre os Tuvans, visitamos novos lares com o evangelho, e presenciamos a libertação de Batsukh do alcoolismo, após um momento de oração intensa com os irmãos. Ver sua rendição ao Senhor foi algo inesquecível, especialmente para Rará e Baiçá.
Logo em seguida, nos preparávamos para celebrar a Páscoa com seis batismos e a primeira Ceia do Senhor da nossa igreja. No entanto, no sábado que antecedia o culto, dois irmãos não compareceram. Baiçá e Bolormá estavam novamente enfrentando o risco de prisão de Baiçá — o que infelizmente ocorreu na semana seguinte. Louvamos a Deus que, com a ajuda de um advogado, ele foi sentenciado a apenas 10 dias de reclusão. Mesmo preso, seu coração seguiu firme: ouviu a Bíblia, louvou a Deus e participou dos seminários sobre família na prisão. Visitá-lo foi essencial, pois seus pais e irmãos o havia abandonado. Realizamos o culto seguinte em sua própria tenda, junto à esposa Bolormá e seus cinco filhos para fortalecê-los. E quando saiu da prisão, na semana seguinte, Baiçá foi direto ao culto com a esposa. Vimos ali um amor restaurado e uma família reerguida pelo poder de Deus. Sigma orando por eles.
Nos dias 17 e 18 de maio, realizamos o nosso primeiro retiro da igreja nômade, com a presença de todas as famílias. Tivemos a alegria de receber a ministração da Missão Mongol Steppe by Steppe, composta por irmãos mongóis com mais de 20 anos de experiência missionária no interior do país. Louvamos a Deus ao redor da fogueira, ouvimos a Palavra até as duas da manhã, e na manhã seguinte partilhamos o café e a Bíblia antes de cada família retornar à sua rotina com os rebanhos. Nós seguimos direto para o culto da igreja na cidade, onde temos também servido e aprendido.
No mês de maio, iniciamos um estudo bíblico teológico semanal nessa igreja da cidade, com o objetivo de fortalecer a base doutrinária dos irmãos dessa jovem comunidade. Também tive a alegria de participar de uma reunião com a equipe global do Projeto Filme Jesus, ferramenta usada ao longo de décadas por várias missões e igrejas no cumprimento da Grande Comissão. Compartilhei minha visão sobre os povos nômades da Mongólia e da Janela 10/40, e discutimos possibilidades para a tradução de materiais para o mongol e outras línguas nômades, além da criação de conteúdo contextualizado para esse público tão específico.
Por favor, sigam orando por nós como família missionária.
Orem para que não nos falte sabedoria para:
• Conduzir com responsabilidade o negócio que nos garante o visto, no qual atuo como voluntário;
• Cuidar bem da nossa família, que é meu principal chamado;
• E seguir firmes no avanço do evangelho entre os povos nômades da Mongólia.
Com gratidão,
Lucas, Juliana, Flora, João e Marcos Oliveira
Rev José Roberto e Ivone
28/06/2025
Portugal, junho 2025
“Porque fiel é o que prometeu.” Hebreus 10:23b
Queridos irmãos e parceiros na obra do Senhor,
Graça e paz!
Com gratidão ao nosso Deus, escrevemos esta carta para partilhar convosco algumas das experiências vividas neste segundo trimestre de 2025. Sabemos que cada passo no campo missionário só é possível porque caminhamos sustentados por vossas orações, amizade e generoso apoio.
Neste período, voltámos com ânimo renovado à leitura do livro de Hebreus — que encerrámos com proveito — e retomámos o estudo do Decálogo, com ênfase no quinto mandamento. Nossa vida devocional tem sido fonte de refúgio e alimento, ainda que, por vezes, a constância seja desafiada pelas exigências do campo.
A nível familiar, seguimos sob os cuidados do Senhor. Ivone permanece em tratamento e tem mantido o nódulo estável, com considerações quanto à medicação. Eu tenho gozado de saúde estável, e nosso sobrinho Vinícius — ainda que impossibilitado de frequentar os cultos por causa do seu trabalho naval — permanece em nossos cuidados e orações.
O ministério na Póvoa de Varzim prossegue com sinais encorajadores. A família Lisboa, que regressara ao Brasil por questões de saúde, retornou com ânimo e disposição. Realizámos melhorias no espaço da igreja com esforço coletivo, e a Escola Bíblica Dominical agora ocorre semanalmente, com o apoio do irmão Elton, ex-aluno da FitRef. A presença de novas crianças reacende em nós a expetativa de reiniciar a classe infantil em breve.
No Porto, continuamos a reunir-nos no Hotel Douro, enfrentando o desafio da rotatividade de irmãos por conta dos seus compromissos laborais aos domingos. Ainda assim, três famílias têm estado constantes, e dois casais estão sendo discipulados com vistas à profissão de fé e ao baptismo. Continuamos a orar por um espaço mais estável para este trabalho promissor.
Temos investido intencionalmente em relacionamentos com portugueses — em especial, no grupo do Orfeão da cidade. Cerca de 30 participantes têm partilhado connosco momentos preciosos. O número de pessoas com que nos relacionamos aumenta. A Matilde, têm-se aberto para conversas sobre fé. São sementes plantadas com lágrimas e esperança.
Outro motivo de grande alegria foi a conclusão do curso de Homilética na FitRef, com 23 alunos aprovados. Crêmos que esses irmãos serão usados por Deus na edificação de muitas igrejas. A bolsa de estudos para o doutoramento foi aprovada, e já iniciámos a redação do segundo capítulo da tese. Louvamos ao Senhor por Sua fidelidade.
Ainda neste trimestre, tivemos a oportunidade de visitar a Ilha Terceira (Açores) e conhecer alguns moradores de Aveiro (onde temos uma igreja) que ali estavam. Identificámos nela um potencial campo missionário presbiteriano. Oremos para que, em tempo oportuno, vidas naquela ilha sejam alcançadas pela graça.
No plano denominacional, iniciámos os trabalhos como Secretário Executivo da Igreja Cristã Presbiteriana de Portugal. Esse serviço tem exigido dedicação, mas também tem revelado grandes oportunidades de crescimento e organização. Acreditamos que o desdobramento do presbitério trará novas possibilidades de expansão e fortalecimento.
Queridos irmãos, cada um desses acontecimentos testemunha que o Senhor está presente em cada detalhe. Mesmo nos momentos de lutas encontramos em Cristo a força que sustenta, e na comunhão com os irmãos, o alento para continuar. Que possamos juntos continuar firmes, certos de que fiel é Aquele que prometeu.
Contamos com as vossas orações de agradecimento:
1. Pelo tempo dedicado à vida devocional e cuidados pessoais e familiares;
2. Pelo cuidado com nossa saúde e bem-estar um do outro;
3. Por prosseguirmos com o pastoreio na implantação da Igreja na Póvoa de Varzim e pelas duas semanas de descanso que usufruímos;
4. Pelo avanço do trabalho em Boavista, no centro do Porto, com a abertura do Discipulado;
5. Pelo avanço da Igreja que apoio em Paços de Ferreira;
6. Pela conclusão do curso de Homilética com ótimos resultados.
7. Pela abertura da EBD semanal na Póvoa.
8. Pela aprovação da bolsa de doutoramento.
9.Pela perseverança das famílias na Póvoa e avanço do discipulado no Porto.
10. Pelos relacionamentos frutíferos no Orfeão e visitas de portugueses.
Intercedamos juntos:
1. Pela constância e vitalidade da vida devocional pessoal e familiar.
2. Pela saúde física e emocional da família.
3. Pelo fortalecimento dos relacionamentos com portugueses.
4. Pelo progresso e estruturação das igrejas na Póvoa e Porto.
5. Pela formação e integração do Pr. Lucas.
6. Pela continuidade do apoio em Paços de Ferreira.
7. Pela sabedoria nas funções executivas e eclesiásticas.
8. Por resposta aos irmãos portugueses sem igrejas, cujo local é foco da cultura woke.
9. Pela vinda dum maestro ou maestrina para a incipiente Igreja no Centro do Porto.
10. Pela abertura de portas em novos campos, como a Ilha Terceira.
11. Pela redação do segundo capítulo da tese.
Muito obrigado por fazerem parte dessa caminhada. Sigamos juntos — na esperança que não falha, no evangelho que transforma e na certeza de que, no Senhor, o nosso trabalho não é vão (1Co 15:58).
Com amor e gratidão,
Rev. Roberto Silva & Ivone Silva
Pix: 067.896.468-84 (CPF)
Instagram: @igrejapresbiterianadoporto / @ippovoa
https://www.facebook.com/profile.php?id=100077075303120
https://www.facebook.com/profile.php?id=61568715130506
Rev. Celso e Leiliane
27/06/2025
Portugal, junho 2025
“Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3.13-14).
Aos irmãos e parceiros da obra missionária,
No momento em que vivemos, temos o término de uma guerra no Oriente Médio, mas há a continuidade de outra guerra no leste europeu, que não termina. Somos diretamente afetados por todos estes acontecimentos, especialmente no tocante as necessidades básicas, porque sempre existe o encarecimento das coisas. Mas nem tudo é má notícia, Portugal está com um novo governo, que parece que tem dado passos bastante positivos e esperamos que isto possa refletir de forma direta na nossa vida cotidiana, especialmente trazendo mais economia nas compras. Temos vivido o nosso dia a dia sempre confiantes no Senhor.
Pela graça de Deus, estamos completamente recuperados da mão esquerda que operamos, e teremos mais uma temporada de fisioterapia para completar a recuperação. Na nossa atividade missionária, temos visto muito proveito no trabalho da nossa igreja, com muitos irmãos mais envolvidos no trabalho e com a melhora na frequência da igreja. Temos visto o progresso tanto de jovens como de adultos. Agora no mês de junho, tivemos a grande alegria de estar a frente da organização de mais uma igreja em Portugal, que aconteceu numa cidade chamada Covilhã. O Presbitério da Igreja portuguesa, nomeou-nos para ser o relator da comissão de organização e estivemos lá juntamente com a comissão realizando este ato de organização de mais uma igreja em Portugal, envolvendo naturalmente a ordenação de presbíteros e diáconos.
Em Évora continuamos com o trabalho sendo realizado. Tivemos a mudança de alguns irmãos de lá neste início de ano, mas chegaram outros e está havendo um bom envolvimento neste trabalho que começou há pouco mais de um ano. Deus tem enviado mais pessoas e o nosso local de culto começa a ficar pequeno para abrigar as pessoas que têm se agregado a este trabalho. Como já temos relatado tem chegado famílias completas com adultos e crianças, o que dá grande vitalidade e também muita perspectiva do futuro do trabalho. Deverá chegar mais um pastor para trabalhar neste projeto.
Em termos familiares, temos superado um pouco o sufoco financeiro devido a desvalorização do real e Deus tem suprido as nossas necessidades. A Sarah continua no Brasil e neste segundo semestre deverá concluir a sua formação teológica e passar a ser missionária efetiva da APMT. O Luigi deverá terminar a sua graduação agora em julho, dando seguimento ao seu curso, já que são necessário mais dois anos para concluí-lo. A Leiliane, continua laboriosa no trabalho com as crianças aqui em Lisboa, como também vai comigo todos os domingos a Évora para dar apoio e atuar com as crianças lá.
Louvamos ao Senhor pela vida de todos os nossos parceiros, que têm permanecido fiéis em todo este tempo, porque sabemos que há também aperto financeiro no Brasil, mas os irmãos têm contribuído com o nosso ministério de forma fiel e generosa.
MOTIVOS DE LOUVOR
1. Pela constância e crescimento do trabalho em Évora.
2. Pela melhora da frequência aos cultos em Lisboa.
3. Pela organização de mais uma igreja presbiteriana em Portugal.
4. Pelo bom andamento da formação da Sarah e pelo Luigi estar próximo de concluir a sua graduação.
MOTIVOS DE ORAÇÃO
1. Para que a guerra cesse na Ucrânia.
2. Pelo contínuo crescimento da congregação de Évora.
3. Pela saúde e segurança de toda família, para que continue bem.
4. Pela viagem que faremos ao Brasil no final deste ano, para visitar os irmãos e renovar o compromisso com a APMT.
Rev. Celso Dias Alves e Leiliane
Rev. Eulogio e Maristela
26/06/2025
Paraguai, junho 2025
“Vós sois testemunhas destas cousas” Lc 24.48
Neste segundo trimestre queremos compartilhar com os amados os avanços e respostas as nossas orações.
FAMÍLIA
Em quanto a família, estamos bem, tomando sempre o cuidado de agir conforme o estado físico nos permite agir a final estamos a 38 anos na linha de frente. Seguimos intercedendo pela saúde do nosso filho Marcos que aguarda ser chamado para a cirurgia do fêmur. O Felipe e a nora Magali estão bem, trabalhando bastante.
IGREJA
Neste segundo trimestre continuei executando o nosso projeto planejado para este 2025, dando ênfases na oração, evangelismo pessoal e no discipulado. Também trabalhamos aproveitando o mês da família fazendo uma conferência tendo como tema Cristo no Centro. Também tivemos um tempo de gratidão ao Senhor pela obra presbiteriana na cidade de San Lorenzo, completando assim 38 anos do primeiro culto realizado e 25 anos de organização, onde tivemos a presença do Rev. Marcelo Bologna missionário da APMT.
I. PRESBITERIANO
No Instituto Presbiteriano temos tido dificuldades na parte financeira, mas graças a Deus a igreja tem socorrido nessa hora, pois afinal é um ministério da igreja. Apesar das lutas é uma instituição que ensina a palavra de Deus e os princípios cristãos, tanto para os professores como também para os pais e alunos.
O segundo trimestre aproveitamos a ocasião para honrar aos pais realizando homenagens a cada um em seus respectivos dias. Também comemoramos datas especiais como o dia da independência e dia da paz. Os alunos recebem instruções da palavra de Deus e também cultuam a Deus.
CONSTRUÇÃO DO TEMPLO
Graças a Deus conseguimos a aprovação da planta do Edifício do Instituto Presbiteriano que estava irregular, e também a aprovação da Planta de construção do Templo na Prefeitura. Louvado seja Deus. Desde 2017 que vínhamos lutando pela aprovação, e hoje foi o grande dia, o dia da vitória.
EVANGELISMO E DISCIPULADO
Seguimos com o trabalho de evangelismo nas casas e discipulado, dedicando as quartas feiras para esse trabalho. Fizemos também um evangelismo no hospital pediátrico da cidade, onde levamos folhetos, pudemos orar com os pais das crianças internadas e entregamos alimentos e um kit com materiais higiênicos.
Tivemos o acampamento Nacional de Jovens nos dias 17-19 de abril onde participaram 50 pessoas. O tema foi “El despertar de la ceguera Espiritual".
Motivos de oração
1- Pela instrução aos candidatos para Presbíteros e diáconos.
2- Pelos recursos p/a construção do templo.
3- Pelo trabalho de evangelismo e discipulado.
4- Pela continuação da segunda etapa da construção do templo.
5- Pelo Instituto Presbiteriano
6- Pelas conversões de almas.
Rev. Eulogio e Maristela Gimenez
Fábio e Elisa
24/06/2025
Brasil, junho 2025
Boas notícias do nosso ministério entre o povo Wajãpi!
De forma cuidadosa e contínua, temos visto o Senhor abrir caminhos preciosos entre esse povo. Com visitas frequentes às aldeias, temos vivido momentos marcantes de louvor, leitura da Palavra e oração ao lado de irmãos da fé.
Além disso, nossas ações na área da saúde têm sido pontes poderosas para aprofundar relacionamentos e ganhar confiança. Cada passo tem nos aproximado mais dos corações, e seguimos com alegria e propósito nessa jornada de amor e serviço.
Temos uma notícia maravilhosa para compartilhar!
Nossa família está vivendo um tempo especial e queremos que você faça parte dessa alegria conosco: Elisa está grávida! Recebemos esse presente incrível das mãos do Pai com muita gratidão e entusiasmo. Nosso coração transborda de alegria ao pensar na nova vida que está a caminho.
Contamos com suas orações por essa nova fase tão especial!
Ore por Maikõ Wajãpi
Maikõ é um jovem Wajãpi que tem buscado conhecer mais a Deus por meio de Sua Palavra. Mesmo enfrentando grandes desafios, ele tem demonstrado fé e sede espiritual. Maikõ nasceu paraplégico e depende da ajuda constante da família.
Por passar a maior parte do tempo deitado em sua rede, ele desenvolveu uma grave lesão por pressão (estágio 3) na região sacral, que tem causado muita dor e sofrimento.
Com o coração cheio de compaixão, temos buscado ajudá-lo como podemos. Todos os dias pela manhã, percorro cerca de 20 km de carro, atravesso um trecho de rio e chego até sua aldeia para realizar os cuidados e curativos necessários com toda cautela.
Pedimos que você se junte a nós em oração pela vida de Maikõ e por sua família. Que o Senhor os fortaleça, console e, se for da Sua vontade, traga cura e esperança a cada novo dia.
Abril foi tempo de cuidado e bênção!
Tivemos a alegria de receber, pela segunda vez, nossos queridos irmãos de São Paulo: o Dr. Tércio e sua esposa Lucimara, ambos dentistas. Com muito amor e disposição, eles vieram até nossa base para atender várias famílias do povo Wajãpi.
Junto com eles, também veio o Dr. Edson, pediatra, que foi uma bênção imensa ao cuidar das crianças com dedicação e carinho.
Foram dias marcados por serviço, amor e generosidade. Louvamos a Deus por essas vidas que se colocaram à disposição do Reino!
Dias de aprendizado e encorajamento em Macapá!
Tivemos o privilégio de participar de momentos preciosos em Macapá, onde fomos edificados por ensinamentos do nosso irmão João Petrecelli sobre o tema Discipulado.
Foi um tempo de profundo aprendizado que renovou nosso ânimo e nos fortaleceu ainda mais na missão que o Senhor tem confiado a nós. Seguimos encorajados a fazer discípulos com intencionalidade e amor!
Agradecemos a você que caminha conosco, seja orando, colaborando ou investindo com um único objetivo: que o Reino de Deus e sua Glória seja anunciada.
PEDIDOS DE ORAÇÃO:
- Por proteção nas viagens pela estrada e pelo rio.
- Pelo povo Wajãpi, salvação e fortalecimento dos crentes.
- Pela gestação da Elisa.
- Agradecimento pelo sustento do Senhor e Igrejas mantenedoras.
PIX: 01390405605 (CPF)
[email protected]
[email protected]
Fábio, Elisa, Gustavo e João Lucas
Elisabete Regos
23/06/2025
Brasil, junho 2025
"Bom é render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo” (SALMO 92.1)
Sou profundamente grata a Deus por tudo que Ele tem feito. Sua fidelidade e amor são maravilhosos e transformadores!
Após uma intensa jornada de busca por moradia e muitas decisões tomadas, é com imensa alegria que compartilho com minha amada igreja, parceiros e amigos a grande notícia: no dia 2 de julho embarco para o campo missionário, iniciando meu trabalho entre os quilombolas do estado do Espírito Santo. Meu coração transborda de gratidão! Cada oração, palavra de encorajamento e oferta são essenciais para que este momento torne-se realidade. A colaboração de cada igreja, de cada parceiro envolvido tem sido um verdadeiro alicerce nessa trajetória.
Que Deus continue derramando bênçãos sobre cada um de vocês por sua generosidade e fidelidade. Que esta nova etapa seja marcada pela graça e misericórdia do Senhor, e por muitos frutos que glorifiquem o Seu santo nome!
MOTIVOS DE ORAÇÃO:
• Por minha mudança e adaptação;
• Pelo Projeto Luz;
• Por conversões de vidas entre os quilombolas no Espírito Santo.
MOTIVOS DE GRATIDÃO A DEUS:
• Por minha amada igreja, IPB Luz/SP;
• Pelas Igrejas parceiras do Projeto Luz;
• Por cada amigo e parceiro de oração e ofertante.
Ore e Participe!
Pix (11) 97107-2520
[email protected]
Rev Dantas e Esther
20/06/2025
Portugal, junho 2025
BATISMOS E RECEPÇÃO DE MEMBROS
O dia 25 de maio de 2025 ficará na história da ICPA pelos primeiros batismos e recepção de membros. A Igreja Cristã Presbiteriana de Aveiro realizou, no dia 25 de maio, um culto especial com batismos e recepção de novos membros. A cerimônia foi marcada por confissões públicas de fé, em um momento de grande emoção para toda a igreja. O culto contou com a pregação do reverendo Wanderson, da 1ª Igreja Presbiteriana de Braga, e foi um dia memorável, marcado por profunda alegria, gratidão a Deus e renovação do compromisso de proclamar o evangelho e cuidar do rebanho de Cristo.
NASCE JOÃO DANTAS
Família Dantas está em festa com a chegada do segundo filho.No dia 12 de janeiro nasceu em Aveiro Portugal, João Asvolinsque Dantas. A chegada do menino foi recebida com grande alegria por parentes e amigos. Segundo informações da família, o bebê nasceu com saúde e trouxe ainda mais felicidade ao lar.
IGREJAS EVANGÉLICAS CRESCEM COM CONVERTIDOS PORTUGUESES
O crescimento das Igrejas Evangélicas em Portugal tem sido impulsionado pelas conversões dos nacionais. Pesquisa da Aliança Evangélica Portuguesa (AEP), mostra que em Portugal há 2.100 salas de culto. E nos últimos dois anos, a frequência aos cultos cresceu 21% e os batismos, 44%. Dos novos convertidos, 54% são portugueses, sendo 48% ex- católicos não praticantes. O estudo indica que 88% das igrejas estão em crescimento, com média de 104 fiéis por culto e 13 batismos por igreja. Cerca de 86% das igrejas realizam ações sociais, e 45% funcionam de forma independente. Apesar dos avanços, alguns desafios ainda persistem, como por exemplo, o baixo compromisso dos crentes com a evangelização, cultos pouco adaptados culturalmente e fragilidade teológica de algumas igrejas. Os campos portugueses seguem prontos para a colheita, à espera de igrejas com solidez doutrinária, sensibilidade cultural e fidelidade ao evangelho.
IGREJA GANHA NOVO VISUAL E MAIS CONFORTO
Mais segurança e conforto aos membros com as cadeiras estofadas A Igreja Cristã Presbiteriana de Aveiro (ICPA) investiu na aquisição de 100 cadeiras estofadas para seu espaço de culto. Com essa melhoria, a igreja oferece mais conforto e segurança aos seus membros durante as celebrações e atividades. A iniciativa reflete o compromisso da ICPA em proporcionar melhor acolhimento.
FILHO DE MISSIONÁRIOS INTEGRA-SE COM SUCESSO AO AMBIENTE MULTICULTURAL DE PORTUGAL
Pedro, de 3 anos, já fala as primeiras palavras em português europeu e espanhol Com apenas 3 anos, o pequeno Pedro demonstra uma surpreendente integração na cultura portuguesa. Frequenta uma escolinha voltada para atividades lúdicas, onde partilha o dia a dia com colegas brasileiros, portugueses, africanos e venezuelanos. A diversidade do ambiente já se reflete no seu vocabulário: além de algumas frases no português de Portugal, Pedro começa a arriscar palavras em espanhol, revelando a influência multicultural da sua convivência escolar.
PROJETO TITO LANÇA SEU PRIMEIRO LIVRO DE MISSÕES INFANTIL
O livro visa ensinar às crianças o propósito e a importância das missões O Projeto Tito em parceria com Julliana Maciel lançou o seu primeiro livro de missões infantil. O trabalho ficou bíblico, didático e pedagógico. Uma excelente opção para ensinar missões às crianças. Entre em contato para garantir o seu exemplar pelo WhatsApp (65) 99623-6841.
A QUEM ESTÁ LIGADA A IGREJA CRISTÃ PRESBITERIANA DE AVEIRO?
O trabalho é fruto da parceria entre Portugal e Brasil, mas ele pertence à ICPP ou à IPB? A Igreja Cristã Presbiteriana de Aveiro (ICPA) é fruto de uma parceria entre a Igreja Cristã Presbiteriana de Portugal (ICPP) e a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB). Apesar dessa parceria com IPB, está ligada e submetida ao estatuto e regimentos da Igreja Portuguesa. O trabalho, liderado pelo reverendo Dantas e sua família, teve início em 1º de setembro de 2024 e já apresenta bom desenvolvimento. Com um espaço alugado no centro da cidade, a igreja realiza Cultos, Escola Bíblica Dominical e atividades regulares com suas sociedades internas.
REUNIÕES DE PLANEJAMENTO MARCAM O INÍCIO DO ANO DE 2025
A igreja organizou sua agenda anual e planejou as suas atividades para 2025 O mês de janeiro foi dedicado a reuniões de planeamento na Igreja Cristã Presbiteriana de Aveiro (ICPA). Os encontros serviram para definir a agenda anual da igreja e organizar as atividades da igreja e da Escola Bíblica Dominical. Com o propósito de garantir um ano estruturado e centrado no ensino e na comunhão cristã.
1º RELÓGIO DE ORAÇÃO
Relógio de oração uniu os membros da ICPA em oração pela igreja e por Portugal Em janeiro, a Igreja Cristã Presbiteriana de Aveiro (ICPA) realizou seu primeiro Relógio de Oração, com 12 horas de intercessão. Membros se revezaram em horários específicos para orar pela igreja local e pela evangelização em Portugal.
ADOLESCENTES REUNIRAM-SE PELA PRIMEIRA VEZ NA ICPA
Primeiro encontro contou com a presença de cinco participantes e marcou o início do ministério juvenil A Igreja Cristã Presbiteriana de Aveiro (ICPA) realizou o seu primeiro encontro de adolescentes. A reunião contou com a presença de cinco meninas. O momento foi de comunhão nas Escrituras e incentivo à fidelidade a Cristo na adolescência.
JANTAR ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS
Ação da igreja promoveu comunhão, romantismo e integração entre os membros Em fevereiro, por ocasião do Dia dos Namorados na Europa, a Igreja Cristã Presbiteriana de Aveiro realizou um jantar especial dedicado aos casais da congregação. A noite foi marcada por um ambiente de romantismo, comunhão, integração e aprendizado na Palavra. O encontro fortaleceu os laços entre os participantes e reforçou a importância do amor cristão no contexto familiar e comunitário.
ENCONTRO DE MULHERES
Evento contou com a presença da missionária Nete Xavier e foi marcado por estudo da palavra e oração. No mês de março, a ICPA realizou o seu segundo Encontro de Mulheres, desta vez em formato de chá da tarde. O evento contou com a presença da missionária Nete Xavier e proporcionou momentos de edificação espiritual, comunhão e partilha entre as participantes. A tarde foi marcada por reflexões bíblicas, oração e encorajamento mútuo. Estes encontros são realizados uma vez por mês.
GRUPO DE MÚSICA
Músicos da ICPA reuniram-se para estudar as Escrituras e o papel da música na igreja O grupo de música da ICPA participou recentemente de um encontro especial com foco no papel da música como instrumento de ensino e adoração. Durante o momento, os participantes estudaram as Escrituras e trocaram reflexões sobre a importância de uma música centrada em Cristo e fiel à doutrina bíblica.
ENCONTRO DE HOMENS
Grupo de homens estuda o livro Homens Fortes, de John Crotts, em encontros regulares na ICPA. Os homens da Igreja Cristã Presbiteriana de Aveiro (ICPA) têm-se reunido regularmente para estudar as Escrituras. O grupo está actualmente a estudar o livro Homens Fortes, do autor reformado John Crotts. Os encontros têm promovido crescimento espiritual, reflexão e comunhão entre os participantes fortalecendo o papel do homem cristão à luz da Bíblia.
PRIMEIRO PEQUENO-ALMOÇO DA ICPA
A Igreja Cristã Presbiteriana de Aveiro realizou, no mês de março, o seu primeiro pequeno-almoço congregacional. O encontro reuniu membros e visitantes para um momento de comunhão matinal, seguido do culto de adoração. A iniciativa teve como objetivo fortalecer promover integração e evangelização.
BOLO MISSIONÁRIO
O Projeto Bolo missionário no Brasil, liderado pela irmã Kátia Nery e sua família, realizou uma ação para levantar recursos em favor do departamento infantil da ICPA. A iniciativa consistiu na venda de "bolo missionário" , cujo valor arrecadado foi destinado ao fortalecimento das atividades com as crianças da igreja. Um trabalho que uniu irmãos em prol da obra missionária.
CELEBRAÇÃO DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO
No feriado da Páscoa, a Igreja Cristã Presbiteriana (ICPA), realizou um culto especial com ênfase na ressurreição de Cristo. A celebração contou com a participação das crianças da igreja, que entoaram uma canção sobre Jesus ressurrecto. O momento foi marcado por adoração, alegria e aprendizado acerca da vitória de Cristo sobre a Morte.
TARDE ESPECIAL PARA AS CRIANÇAS
Missionária Esther realizou uma tarde com história bíblica, música e muita pizza para as crianças. No mês de março, a ICPA realizou uma tarde especial para as crianças. Com o tema "Super Chef" , a missionária Esther organizou uma atividade lúdica que envolveu história bíblica, música infantil e pizza. A tarde foi uma mistura de diversão e aprendizado, com foco na evangelização infantil. Os pequenos foram quem montaram as próprias pizzas doce e salgada.
CAMPANHA DA REFORMA DA IGREJA DE AVEIRO
O Projeto Tito iniciou uma campanha para custear a reforma do espaço da igreja. A iniciativa busca o apoio da igreja brasileira e de parceiros comprometidos com a expansão do evangelho em Portugal.
IRMÃOS DA IGREJA BRASILEIRA SAO DESAFIADOS A PARTICIPAREM DA OBRA MISSIONÁRIA EM PORTUGAL
A obra missionária é um privilégio e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade de todos os que conhecem a Cristo. Você pode fazer parte do que Deus está a realizar em Portugal! Apoie este trabalho: Ore por Portugal, pela igreja local, pelos novos convertidos e pela família missionária. Comprometa-se com o sustento mensal da missão ou envie uma oferta conforme Deus colocar no seu coração. Juntos, podemos levar o evangelho a mais vidas. Seja parte desta missão!
ICPA REAFIRMA SEU COMPROMISSO COM A MISSÃO
A igreja reconhece que missão é de Deus, e ela somente anuncia o que Cristo já fez. A Igreja Cristã Presbiteriana de Aveiro (ICPA) reafirmou o seu compromisso com a missão, que considera ser, em essência, de Deus. A liderança destacou Jesus como o missionário perfeito, que cumpriu sua missão ao satisfazer a justiça divina para salvar os perdidos. A igreja reconhece que sua tarefa é anunciar o que Cristo já realizou, tendo-O como centro da mensagem. Ele é também a fonte da autoridade e do poder para cumprir esse mandado. A congregação entende que a igreja de Cristo é enviada às nações para que todos ouçam o evangelho e adorem a Cristo nas suas línguas e culturas. Considera um privilégio participar da missão, pois a igreja é a única instituição com autoridade para pregar, fazer discípulos, batizar e enviar.
CONTATOS
+351 924802494
WWW.PROJETOTITO.COM.BR
[email protected]
Pix: [email protected]
Rev. Tércio e Eliane
19/06/2025
Romênia, junho 2025
“A FIM DE ANUNCIAR O EVANGELHO PARA ALÉM DE NOSSAS FRONTEIRAS...” 2a Coríntios 10:16ª
VIAGEM AO BRASIL
Conforme relatamos no informativo passado, chegamos ao Brasil no dia 26.04.2025, a fim de somar esforços para acompanhar o quadro de saúde de minha mãe, Mirtes Rocha. Desde o dia 01 de maio ela encontrava-se internada no Hospital Estadual de Atenção Clínica, em Cariacica. No dia 20 de maio teve alta e segue o tratamento em seu lar, acompanhada de meu irmão Sérgio e de cuidadoras. Ela foi inserida no Projeto “Melhor em Casa”, do SUS, com direito a assistência média domiciliar, e gratuidade da alimentação líquida – via nasal - , e cuidados paliativos. Ela está com Alzheimer, demência irreversível, porém, recebendo o amor da família em sua própria casa. Regressamos à Romênia no dia 25.05 e estamos em paz e gratos a Deus e à nossa liderança da APMT por poder participar destes momentos com ela e estar com nosso filho Tércio Cunha, nossa nora Laíssa, nossa netinha Mariana e demais parentes e amigos queridos. Pudemos ainda pregar em seis Igrejas parceiras, o que também foi muito edificante.
APRENDIZADO E PRÁTICA DA LINGUA ROMENA
Retornamos com as aulas particulares dia 03.06 e esperamos continuar avançando a fim de melhorar nossa comunicação com os irmãos, com a comunidade de Mangalia e principalmente poder voltar a ler parte do estudo bíblico em romeno.
PASTOREANDO A IGREJA DE MANGALIA
Destaque para o Ministério com Casais: Em Abril, Realizamos o 4º encontro com os casais da Igreja, tendo uma boa participação. Todos os assuntos têm sido voltados neste momento para o aperfeiçoamento do caráter cristão na vivência diária do casal, conquanto casal e no relacionamento pais e filhos. O próximo está agendado para o dia 22.06.25 e versará sobre “a bênção da paciência no relacionamento familiar”.
As visitas aos lares seguem de acordo com os horários dos irmãos. E no Ponto de Pregação de Limanu, os estudos bíblicos com as crianças e adolescentes seguem aos sábados às 9h e Reforço escolar às segundas e terças, com almoço. Trabalho com os adolescentes em Mangalia nos 4º sábados às 18 horas. Iniciamos as classes para crianças e adolescentes aos domingos, por ocasião do culto matutino.
Dois projetos estão em curso a fim de dinamizarem a vida da Igreja: o projeto de doação de cestas básicas a famílias carentes: 22 cestas foram distribuídas a famílias romenas e ciganas em duas ocasiões. O apoio ao projeto de plantação de uma Igreja Presbiteriana em Bragadiru, Bucareste, aos terceiros domingos de cada mês. E um terceiro que iremos iniciar em julho se Deus quiser: os cultos nos lares.
ORE CONOSCO
AGRADECENDO:
• Pelo entrosamento da equipe missionária da APMT para a Romênia, que conta atualmente com o Rev. Gilberto Coelho e sua esposa Solange; Ireni Bacanu; Simone Rosa; Rev. Tércio e Eliane. No 28 de março, recebemos os missionários da APMT, Rev. Eurico, sua esposa Jaciane e os filhinhos Kaleo e Karen. Ele poderão colaborar com os projetos da Igreja em Mangalia, neste primeiro ano, com foco no aprendizado da língua e direção posterior para um possível projeto de plantação de mais uma igreja.
• Pelo aprendizado da língua romena, cultivo de relacionamentos e trabalhos realizados.
• Pela APMT, por nosso PCES (Presbitério Central do ES), Igrejas e irmãos que têm sido parceiros de oração e contribuído financeiramente com o Projeto Romênia.
• No dia 22 de junho, teremos um momento de gratidão a Deus, no culto dominical: completaremos se Deus quiser, 01 ano que estamos na Romênia, pastoreando a Igreja Presbiteriana em Mangalia. Glórias sejam dadas a Deus por este privilégio.
INTERCEDENDO:
• Pela continuidade das aulas em romeno;
• Pela IP Mangalia atualmente com 38 membros, sendo 04 menores. A Romênia tem 19,5 milhões de habitantes. Os evangélicos somam apenas 4,5% da população romena, e estamos localizados no lado mais difícil de ser evangelizado com forte presença de ortodoxos, muçulmanos e ciganos
• Pelo planejamento já realizado para o ano de 2025 e pastoreio do rebanho a nós confiado.
• Pelo projeto de revitalização do Ponto de Pregação de Bragadiro (Bucareste).
• Pelo projeto de assistência a famílias carentes em Limanu e Mangalia.
• Por nossos queridos familiares no Brasil, em especial Dna Mirtes.
• Por um acordo de paz que ponha fim à guerra Ucrânia x Rússia.
CONTATOS E DADOS BANCÁRIOS
[email protected]
Telefones: (27) 98816-2108 / +40 757 827 062
Instagram e Facebook: tercio_rocha_
Ag: 3779 Conta Corrente: Operação:3701 - CC: 000583035886-3
PIX/CPF 72662131772
Em Cristo, Rev. Tércio e Eliane
Hidi
18/06/2025
Albânia, junho 2025
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Crônicas 7:14
Olá, irmãos.
Mais uma vez, peço desculpas pela demora em enviar minhas notícias. O tempo por aqui voa, e quando percebo, já se passaram meses desde minha última carta.
Vamos lá: em Tirana, continuo dando aulas para nossa querida irmã *Em. Estamos aprendendo sobre os atributos de Deus e como Ele se revelou a nós.
Isso tem sido bem desafiador, pois meu albanês ainda tem muitas falhas — e, no quesito teologia, torna-se ainda mais limitado. Outro grande desafio é que nossa irmã traz a pequena filha para a igreja, o que é lindo! Mas, muitas vezes, não conseguimos ler ou estudar, pois a pequena quer toda a atenção.
Mesmo no meio das dificuldades, é lindo ver o crescimento da nossa *Em, que agora fez 15 anos e já me pergunta: "O que é ser um missionário?" Nossa outra adolescente voltou — apesar de ter dito que abraçaria a fé islâmica — , e agora está fazendo aulas de guitarra com o nosso pastor.
Nas reuniões com os universitários, não tivemos tanto êxito, devido à dificuldade de adequar os horários e as agendas distintas de cada um. No próximo semestre, tentaremos outra vez.
Aqui em Vaqarr, tive o privilégio de ter aulas com a mãe de uma das alunas. Enquanto ela esperava a filha nas aulas de inglês, líamos uma Bíblia infantil juntas.
Por ela ser muçulmana, muitas histórias a encantam. Vejo em sua vida, quando lê e me explica o termo em albanês, como a Palavra de Deus tem cativado seu coração. Ore por ela — vamos chamá-la de Graça.
Desde fevereiro, começamos as reuniões de mulheres, uma vez por mês. Tem sido um tempo muito abençoador, pois muitas delas são muçulmanas e não têm muito tempo para estarem juntas.
Com o projeto experimental chamado "Mente, Corpo, Coração" , temos falado sobre assuntos pontuais relacionados à mente humana, cuidados com o corpo e sobre como o nosso coração precisa ser transformado. Os temas são sempre aplicados à Palavra de Deus, e elas sabem que, como igreja, estamos nesta vila para caminhar com elas e orar juntas.
As férias de verão começaram, por isso suspendemos as aulas de inglês e de música. Recomeçaremos em agosto, se Deus quiser.
Quero compartilhar uma história:
Enquanto uma aluna esperava seu horário para começar as aulas de inglês, ela nos observava — a mim e à minha professora — enquanto líamos a Bíblia. Ela se aproximou e me disse: — Professora, eu quero muito aprender a falar com Deus. E eu perguntei: — O que você quer falar com Ele? Ela me respondeu: — Quero agradecer a Ele por tantas coisas lindas que Ele tem me dado.
E ali, ela, minha professora e eu oramos. Pela primeira vez na vida dela, ela falou com o Senhor. Confesso que me emocionei. Essa pequena menina vale mais do que o mundo inteiro. E, por situações como essa, vejo que todo o nosso esforço aqui é válido.
Na outra vila, algumas pessoas têm nos dado boas-vindas, o que tem sido uma excelente oportunidade para orarmos com a família que nos recebe ou para compartilhar histórias de Jesus. O ritmo é lento. Muitas vezes, me sinto como se estivesse batendo em pedras. Mas sei que o Senhor é poderoso para transformar corações e mentes, para a glória d’Ele.
No mais, obrigada a cada um de vocês por orarem, ofertarem e caminharem comigo a cada passo. Vocês são canais de bênçãos na minha vida.
Hidi
+355 67 677 3555
[email protected]