Logo APMT
Logo APMT

Cartas de Missionários

V. J. e R.

NaN/NaN/NaN

Oriente Médio, março 2024

Nossa Família

A família vai bem, graças a Deus. Nosso filho mais velho L. de 9 anos ainda sente saudade do Brasil, da família, da igreja, dos amigos, mas vai aprendendo a gostar deste lugar tão desafiador. Ore para que ele consiga fazer mais amigos!

Nossa princesa E. de 4 anos começou a fazer ballet e está amando ensaiar para a apresentação do meio do ano! Nosso caçula B. de 2 anos está super espoleta, falante e bagunceiro. Ore sempre pela saúde emocional e espiritual de nossos filhos. Minha esposa segue dando aula para nossos filhos (Homeschool) e sendo uma auxiliadora idônea! Louvamos a Deus pelas amizades que ela tem desenvolvido com algumas mulheres árabes! Ore muito para que Deus dê muita força a ela!

Projeto de Futebol
Campo de Refugiados Baharka

Nosso projeto de futebol está agora 100% no campo Baharka. Não estou mais atuando no campo Darashakran. O campo Baharka é composto de quase 5 mil árabes iraquianos que fugiram da região de Nínive quando o Estado Islâmico invadiu a região em 2014.

Após a reforma do campo de futebol realizada em outubro 2023, quando comprei o gramado sintético, comecei um trabalho com adolescentes de 13 e 14 anos. Tenho 3 turmas de 20 alunos em cada turma, totalizando 60 adolescentes.

Apesar do pouco tempo ali, tenho falado muito sobre o amor e perdão de Deus por eles. Já compartilhei até com alguns sobre a história do sacrifício de Abraão onde o cordeiro substituiu seu filho e morreu em seu lugar. Enfatizei que sem sangue não há remissão de pecados e que somente a graça pode nos salvar e nos perdoar: o substituto de Deus já fez isso por nós.

Desde o início do Ramadan, o mês sagrado de jejum dos muçulmanos, o projeto está em pausa. Após essa pausa, dobrarei o número de alunos no projeto, indo a 120 adolescentes! Ore por isso!

Adote um aluno no projeto!

Cada aluno do projeto gera um gasto de R$130 reais por mês. Neste valor está incluso o uniforme, água mineral, reposição do material esportivo (bolas, coletes etc), salário do meu segurança dentro do campo, gasolina e presente de páscoa e natal (oportunidades especiais que prego a Palavra de forma mais direta).

Atualmente tenho algumas igrejas e famílias que se comprometeram a abençoar um ou mais alunos por mês nesta adoção. Entretanto ainda não tenho o valor dos outros 60 adolescentes que irão começar em Abril.

Ao adotar um adolescente eu enviarei a você a foto com o nome do aluno e informações sobre seu filho na fé! Abençoe e faça diferença na vida de um refugiado no apoio social e principalmente o espiritual!

Entre em contato no meu WhatsApp para mais informações +5512997175713

Nova Igreja Plantada em Dohuk

Tive a alegria em ajudar na plantação da Igreja Presbiteriana em Dohuk. Tivemos o culto de inauguração no início do ano e tenho colaborado indo algumas vezes por mês até essa cidade a 200km de distância pregar a Palavra e visitar irmãos. Se alegre conosco por esta vitória para a Glória de Cristo!

Khalil e Família

A amizade com Khalil e sua família só aumenta! Nesta última semana minhas conversas com ele foram super especiais. Pude falar da salvação em Cristo para a comunhão e vida eterna com Deus. Ele ficou muito entusiasmado e agora quer visitar nossa igreja. Orem por ele, sua esposa e seu filho.

Mahmoud quer ser batizado!

Meu novo amigo sírio Mahmoud quer se batizar. Ele já entendeu a mensagem da salvação e agora quer ser batizado. Disse a ele que este momento é muito importante na vida cristã e por isso ele precisa saber mais sobre a Palavra de Deus. Vamos estudar a Bíblia um pouco mais juntos antes dele ser batizado. Ore por sua esposa Amira que ainda é muçulmana e está muito resistente em escutar a Palavra de Deus.

Motivos de Oração

- Novas Turmas no projeto de futebol; mais 60 adolescentes.
- Homeschool das crianças;
- Mahmoud quer ser batizado;
- Pela minha segurança dentro do campo de refugiados;
- Khalil e família que desejam ir a igreja;
- Que a Palavra pregada aos adolescentes no campo de refugiados gere frutos;
- Ramadan começou dia 11 de Março. Ore durante este mês pela conversão dos muçulmanos e nossa proteção nesse mês tão complicado para nós!

@projetomalja

Banco Bradesco
Ag 3931-4
CC 25.509-2
Chave Pix: 225.067.128-10 (CPF)

Ibijara e Patricia Culina

NaN/NaN/NaN

Brasil, março 2024

Queridos irmãos e amada igreja, mais um ano se iniciou e com ele vemos muitos campos brancos para a ceifa. Receba nossas notícias com a alegria de saber que Deus se faz conhecido entre os povos. Ele quer nos usar nessa tarefa. Ele pode contar com você?

PLANTAÇÃO DE IGREJA MULTIÉTNICA

Seguimos animados na plantação de igreja na cidade de Feijó. Deus tem nos usado em diversas áreas. Me sinto muito feliz em servir aos irmãos. Tenho animado e treinado eles a participar mais ativamente desse ministério. Conseguimos reformar uma das salas do nosso templo e agora as crianças tem sua sala. Patricia tem conduzido a EBD das crianças e o culto infantil no domingo à noite. Aos sábados estamos realizando a “Tarde da Alegria” com o intuito de trazer novas crianças e famílias à igreja. Um casal da igreja assumiu esse ministério. Isso nos alegrou muito, vendo que eles estão dispostos na obra de Deus.

INVESTINDO NOS ADOLECENTES

Levei os adolescentes ao Acampamento de Carnaval na cidade de Sena Madureira que fica a umas cinco horas de carro de Feijó. Eles amaram. Nossa igreja irá pagar aulas de música àqueles que se interessarem. Queremos investir no futuro da nossa igreja.

CRUZ AZUL

A Cruz Azul no Brasil me convidou para ministrar uma palestra sobre o alcoolismo indígena na sede deles em Blumenau-SC. É uma entidade cristã evangélica interdenominacional, que atua prevenindo, tratando e apoiando pessoas com dependência do álcool e outras drogas. Compartilhei um pouco da situação do alcoolismo entre os indígenas em Feijó, as possíveis soluções para esse problema e como o Evangelho pode fazer a diferença no meio dos povos.

SAÚDE RESTAURADA

Em janeiro Karis retornou na médica que fez a cirurgia do estrabismo. Ela avaliou e disse que a cirurgia foi um sucesso. Ela não tem estrabismo mais. Em fevereiro retornamos às aulas. Karis está na pré-alfabetização e Yan está nos fazendo companhia.

AGRADEÇAM CONOSCO

• Pelo sucesso da cirurgia da Karis;
• Pela boa viagem à Blumenau;
• Pela vida dos adolescentes;
• Pela igreja de Cristo em Feijó;
• Pelo sustento do Senhor cada dia;
• Pelo retorno das aulas da Karis.

OREM CONOSCO

• Pelo trabalho na igreja, que Deus faça crescer cada dia.
• Pelos adolescentes e membros da igreja, que sejam animados no Senhor.
• Para que Deus nos dê saúde, sabedoria e ousadia para pregar.

Obrigado por suas orações e sustento! Somos uma equipe missionária!

Ibijara e Patricia Culina

Rev. O. F. e T.

NaN/NaN/NaN

Oriente Médio, março 2024

PARA PENSAR

“Missões tem sido o grande interesse de POUCOS, mas será com esses POUCOS, que Deus continuará a alcançar MUITOS". José Marcos Valéria Braga

CONFLITO EM ISRAEL

O número de conversões entre os palestinos aumenta a cada dia. Apesar do conflito, das mortes, do sofrimento, o Espírito de Deus tem transformado corações. Oramos sim por um acordo de paz entre Judeus & Palestinos, mas ao mesmo tempo investimos em ajuda humanitária, distribuição de Bíblias e discipulado. Muito bom poder fazer parte desse mover de Deus nessa região de grandes obstáculos.

IGREJA SECRETA

Nessa semana tivemos uma conferência com diversos líderes das igrejas secretas espalhadas por todo o Oriente Médio. Foram dias muito abençoados de aprendizado, compartilhamento e comunhão. Vimos o avanço extraordinário que a igreja secreta está tendo. Muitos são os nativos que estão assumindo os grupos e a Palavra está sendo pregada. Nosso olhar agora está se voltando para a Ásia, uma vez que percebemos aqui que os próprios árabes estão liderando e realizando a obra do Senhor. Isso é muito gratificante e sempre foi o nosso alvo. Glórias sejam dadas ao nosso Deus!

AVANÇA ÁSIA

Nossa igreja no Paquistão está avançando e crescendo muito. Com isso, estamos orando e sonhando com um projeto muito maior, que vai alcançar não só o Paquistão, mas os países ao redor. A partir do ano que vem nossa equipe vai aumentar e vamos poder fazer muito mais. Já temos uma família, 2 casais e uma jovem solteira, todos se preparando para servir conosco nesse projeto de Deus. Acabamos de fundar uma ONG (Organização Não Governamental) na Suiça que vai nos dar a possibilidade de entrada em países fechados, podendo conceder vistos a novos obreiros. Para a glória de Deus vamos ver muito mais frutos do que já temos experimentado. Jesus está as portas, vamos avançando sem burocracias para cumprirmos a obra de Deus.

BÍBLIAS AFEGÃOS

Um grupo de 85 afegãos nos procuraram pedindo ajuda. Eles são novos convertidos, estão se reunindo secretamente e nos pediram bíblias. Na realidade são 2 grupos em 2 regiões diferentes. O primeiro grupo tem 25 pessoas, sem contar as crianças e o outro grupo 60 irmãos. Já compramos bíblias para todos eles, vamos começar discipulado com eles e logo após batizá-los. Está sendo muito edificante ver a fé desses irmãos e a sede que eles têm por Jesus, apesar da grande perseguição que tem sofrido. Jesus está voltando e os eleitos têm sido transformados pelo poder do Evangelho. Louvado seja o Nome do nosso Deus!

MUNIR & FAMÍLIA

Finalmente conseguimos resgatar a família do Munir. Depois de meses de tentativas frustradas, muita luta, conseguimos libertar essa família, o casal e 6 filhos. Eles já se mudaram próximo a nossa igreja e no domingo passado (dia 25/02) testemunharam no culto aos irmãos sobre a liberdade deles. Agradeço a todos que estiveram orando por eles.

PROJETO 30

Participe conosco desse desafio. Nos dias 10 de março a 09 de Abril teremos os 30 dias do Ramadã, mês de jejum islâmico. Com isso, vamos estar nesses 30 dias realizando o Projeto 30. Como vai funcionar? Você vai caminhar 30 minutos por dia, por 30 dias começando no dia 10 de março e ao mesmo tempo estará orando pela conversão de muçulmanos ao redor do mundo. Queremos ver Deus se manifestando a muitos nesse mês. Um projeto que vai fazer bem para o físico e para o espírito. Conto com você!

ESTEJA NA BRECHA

Nosso pequeno Nawaf passou novamente pelo médico nessa semana (foto abaixo). O médico está tentando ajuda-lo ao máximo mas os recursos aqui são precários para autismo. Minha esposa Teresa e uma outra missionária estão se preparando aqui para começar agora em março terapias semanais com ele. Continue orando por essa criança; * Ranin é um dos 3 jovens que estamos orando porque estão desviados. No dia 24/02 o Ranin perdeu a sua mãe. Foram 4 dias de cerimonias de velório, onde estivemos participando e ministrando ao seu coração. Ela está bem mais quebrantado com a mensagem do Evangelho. Vamos orar para Deus completar a obra na vida dele;

UMA PALAVRA AOS APOSENTADOS DE PLANTÃO

Aposentadoria... e tempo esperado. Tempo almejado por muitos, mesmo por aqueles que ainda estão no início de carreira. A possibilidade de fazer o que quer, na hora que quiser, soa muito bem aos nossos ouvidos. Dormir, descansar, fazer caminhada, brincar com os netos, etc. Como alguém já disse: “Viver sem dar confiança ao relógio”. Segundo dicionário Aurélio online, aposentar significa “dispensar do serviço, reformar, isentar-se, sem atividade remunerada, jubilar”. Gostei da última definição “jubilar”, realmente expressa isso. Depois de uma longa jornada de trabalho, você pode agora “aposentar-se” e jubilar-se, não pelo salário, mas pela liberdade de fazer o que quiser, na hora que bem entender. Quando pensamos na área espiritual, perguntamos a nós mesmos, quando é tempo de aposentar? Quando preciso parar meu ministério? Quando devo deixar minhas atividades para o Reino de Deus? Bom, devo dizer a você que a aposentadoria na vida cristã não é o fim da jornada, mas apenas o início. É tempo de recomeçar. É tempo de começar “novo de novo”. Quando olhamos para as Escrituras, vemos que Deus chama algumas pessoas, na época que eles talvez estivessem pensando em parar. Deus chama Moisés quando ele está com 80 anos (Ex. 7:7). Após passar 40 anos no Egito e 40 anos no deserto, Deus o chama com uma missão extraordinária: Libertar o povo de Deus da escravidão do Egito. Quando Moisés achava que era o fim da sua carreira, era apenas o começo. Moody um dos pregadores mais conhecidos da história, declarou que “Moisés passou 40 anos pensando que era alguém, 40 anos aprendendo que não era ninguém, e 40 anos aprendendo o que Deus pode fazer com um “ninguém”. Pensamos em outro exemplo, Calebe. Depois de muitos anos passados, quando Calebe & Josué creram na promessa de Deus em entrar na terra prometida, Calebe se levanta e declara: “Eis, agora, o Senhor me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco anos há desde que o Senhor falou a palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto, e, já agora, sou de oitenta e cinco anos. Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar” (Js. 14: 10,11). Calebe com 85 anos ainda mantém sua fé viva e sua força para combate. Que exemplo!!!! Conclui-se então que, na obra de Deus não existe aposentadoria. A sua “aposentadoria terrena” é apenas o começo de coisas maiores que Deus quer fazer em você e através de você. Os aposentados têm muitas vantagens em relação aos outros e quero destacar apenas 3 delas:

TEMPO: Todos aqueles que encerraram sua carreira profissional, tem todo o tempo do mundo agora para o serviço da obra de Deus. Tempo para eles é problema do passado. Esse potencial, conquistado pelos aposentados precisa ser explorado e usado para o Reino;

EXPERIÊNCIA: Muitas cenas vividas, muitos desafios enfrentados geram aos aposentados uma bagagem de experiência muito preciosa. Eles vivenciaram mudanças políticas, mudanças religiosas, conflitos na igreja, na família, etc. Essa experiência só é encontrada nas mãos deles é extremamente útil na obra de Deus;

SABEDORIA: Quem não gosta de sentar-se aos pés das pessoas idosas e ouvir seus conselhos sábios. Até hoje me lembro de palavras sábias do meu avô “paizé” como era chamado carinhosamente pelos familiares. Sabedoria que a vida lhes ofertou. Imagine essa sabedoria sendo usada para um projeto de plantação de igreja ou expansão da obra.

Como temos aprendido no campo com os missionários “avós”. Aqueles que se tornaram “avós” no campo ou aqueles que aceitaram o desafio do campo missionário, quando já eram avós. Suas experiências de vida nos enriquecem e nos ajudam a errar menos. A motivação deles, nas muitas vezes ultrapassam a dos obreiros mais novos. Para todos os aposentados que estão pensando em se aposentar na obra de Deus, eu digo, talvez Deus tem uma obra muito maior a realizar através de você agora. Uma obra especial, um chamado específico, um desafio, não sei. Ore ao Senhor, para que Ele mostre em que você pode ser usado por Ele. Se ele te chamar para o Oriente Médio estaremos de braços abertos para receber todos os “avós aposentados”. Sejam benvindos!!!! Na obra de Deus não existe aposentadoria. Quando pensamos que é o final, é apenas o início de Deus começar de novo uma obra em sua vida de um novo modo. Que Deus chame mais e mais aposentados para a obra Dele, amém??? E a Ele toda a glória!!

PROJETO ABRAÃO

Cultivar bons hábitos, como a oração, melhora nossa vida. Um plano estratégico de intercessão pela Coreia do Norte é essencial. Oremos pela unidade e bem-estar entre as Coreias. Segue em anexo o Boletim do Projeto Abraão referente ao mês de Março. Ore e divulgue!

ORANDO PELOS POVOS NÃO-ALCANÇADOS

POVO: Os Paraujanos – Venezuela. POPULAÇÃO: 10.000 pessoas.
MODO DE VIVER: Moram no noroeste do Estado de Zulia, costa ocidental do Golfo da Venezuela e do Lago de Maracaibo. Suas atividades econômicas são a agricultura e a pesca. Não há registros bíblicos em seu idioma nativo.
OREMOS: Para que os cristãos de outros grupos da Venezuela sintam a grande necessidade do Evangelho que existe entre os Paraujanos.

O. F. e T.
osni.ferreira@generalmail.net

Elinalda dos Santos

2/11/2024

Brasil, março 2024

Que a graça e a paz do Senhor Jesus estejam com vocês!

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele" (Provérbios 22:6).

Para além da evangelização das crianças, é fundamental nutri-las com o alimento espiritual, uma doutrina bíblica e saudável. Este é o alimento verdadeiro para as crianças que o Senhor Jesus chama de seus cordeiros, como Ele mesmo nos instruiu: "Apascenta os meus cordeiros" (João 21:15).

Sou grata a Deus por estar vivendo experiências sobrenaturais com as crianças, desde que me propus a obedecer ao meu chamado para servir ao Senhor neste ministério.

Já li e ouvi muitas vezes as palavras de Romanos 7:19, que diz: "Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço." Entendo que o apóstolo Paulo descreve a sua luta pessoal ao procurar obedecer à vontade de Deus.

Essa luta é enfrentada tanto por gente grande quanto por gente pequena. As crianças enfrentam dificuldades enormes ao buscar fazer a vontade de Deus. Elas também precisam de ajuda. Uma delas veio falar comigo sobre isso. Vi nela o desespero ao dizer que queria muito fazer o devocional todos os dias, mas que não conseguia. Isso me fez refletir sobre como isso é real para os pequeninos, assim como o é para nós.

Uma das coisas que me animam a investir no ensino às crianças é que, ajudando-as agora a confiarem no Senhor, elas poderão enfrentar melhor tanto essas lutas, como outras diferentes, em suas vidas espirituais. Buscando a ajuda do próprio Senhor Jesus, posso afirmar que assim terei forças para preparar os estudos para as crianças e para os adolescentes. Deus quer, portanto, porJesus Cristo, eu faço.

Ao receber as palavras da criança "Eu quero, mas não faço", pensei logo em enviar-lhe o texto de Romanos 7:14: "Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado." Ela ficou muito feliz em receber o versículo e agradeceu. Ore juntamente comigo por essas crianças que temos discipulado.

ATIVIDADES EVANGELÍSTICAS

Sou apaixonada por fazer missões integral. Em dezembro, recebi uma ligação da coordenadora do Colégio Elim falando sobre doações de cestas básicas, roupas para adultos e crianças, e também brinquedos. Com as cestas básicas, as famílias foram abençoadas, e as crianças puderam receber seus presentes de Natal com os brinquedos.

Em janeiro, nos dias 16 a 20, fizemos a EBF com o tema: "O Contador de Histórias", onde contamos algumas parábolas do Senhor Jesus. Tivemos em média 62 crianças juntamente com adolescentes. Houve divisões de classe e fiquei muito surpresa quando na sala em que dei aula, a maioria eram adolescentes brasileiros. Pude ver que a igreja hispânica pode ser também bilíngue e assim preguei a palavra de Deus com muita alegria. Este trabalho só será realizado com muita oração para que seja pregado o evangelho a todas as nações. A EBF é feita com a intenção de evangelizar as crianças do bairro, e com isso, quem sai ganhando é a igreja.

De 23 de janeiro a 8 de fevereiro, pude desfrutar das minhas férias, onde passei tempos preciosos com a família e amigos. Retornando, fizemos o bazar no dia 17 de fevereiro, com as doações que recebemos, assim fazendo fundo financeiro para a compra de material de estudo para a EBD e para a compra de um local próprio para nosreunirmos como igreja. Quero finalizar com este versículo que serve para todos nós: "...antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno. Amém."

Um grande abraço a todos.Que Deus abençoe!

Orem comigo:

• Pela minha vida e ministério
• Pela salvação da minha família
• Por todas as crianças que ouviram o evangelho
• Pelo Brasil

Agradecimentos:

• Às igrejas e amigos que têm contribuído fielmente para com o meu sustento
• Aos que fazem doações para realização dos bazares
• E por aqueles irmãos que têm orado por mim.

Em Cristo,
Missionária Elinalda dos Santos

Contato:
(11) 99346-5439
elisantos71@hotmail.com

Cleber e Katherine

6/7/2024

Brasil, março 2024.

Anunciem entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas. Salmos 96:3

Que em 2024 possamos dedicar tudo que somos e temos para anunciar entre as nações a glória do Senhor, e entre todos os povos, as suas maravilhas.

O ano já começou com novidades, mas antes, queremos compartilhar um pouco como foram os últimos meses de 2023, desde que enviamos nosso último informativo.

Novembro é um mês de celebração e gratidão, dia 2 é aniversário da minha sogra Cristina, dia 10 é aniversário da Kath e dia 16 o meu, louvamos a Deus por completarmos mais um ano de vida. No final do mês participei da formatura de mais uma turma do CFM na Igreja Presbiteriana Higienópolis fazendo as fotos do evento, nos alegramos ao ver novos trabalhadores sendo preparados para servir ao Senhor no campo missionário.

No dia 26 de novembro estivemos na Igreja Presbiteriana Estoril compartilhando sobre os desafios da obra missionária transcultural. Agradecemos ao Rev. Adriano e família pelo convite e recepção.

No início de dezembro tivemos um tempo muito precioso de férias e descanso em família. No dia 10 tivemos o culto de encerramento da nossa Igreja Presbiteriana em Movimento, somos gratos a Deus pelo tempo que estivemos juntos, o pastor Emerson retornou para Bahia para pastorear na Igreja Presbiteriana Betânia em Irecê. Tivemos também a confraternização com toda equipe de base da APMT no dia 12, pessoas que tem servido ao Senhor nos bastidores da missão. Para fechar o ano, no dia 31, nosso pequeno Ian completou 3 anos de idade.

Desde o final do ano passado temos frequentado a Igreja Presbiteriana Barra Funda. Fomos muito bem acolhidos, o Ian tem participado da EBD com as crianças, estamos nos adaptando bem.

Dia 2 de janeiro embarcamos para o Uruguai, nesta viagem tivemos o privilégio de visitar as 3 famílias missionárias da APMT que estão no país: Salomão e Luciana que estão em Ciudad de la Costa, Maurício e Sandra em Montevidéu e Gilberto e Sônia em Mercedes. Foi um tempo muito especial, conhecendo cada um dos projetos, realidades e desafios, um país tão próximo de nós, mas culturalmente tão diferente. Participamos também da viagem de curto prazo em Mercedes junto com uma equipe de aproximadamente 25 pessoas de várias regiões do Brasil.

Conseguimos produzir diversos materiais sobre a viagem de curto prazo, sobre o país e os projetos dos missionários, alguns vídeos já estão disponíveis. Agradecemos a cada um que ofertou especialmente para que essa viagem fosse possível. (Clique aqui para assistir os vídeos que fizemos no Uruguai)

Em 2024 a APMT fechou uma parceria muito especial com a Igreja Presbiteriana de Pinheiros, agora o Podcast Missionando está sendo gravado e transmitido através da IPPTV, no final de janeiro gravamos o primeiro episódio no estúdio da IPPTV contando um pouco sobre a história da APMT. Oramos para que essa parceria possa dar frutos para a glória de Deus. (Clique aqui para assistir o 1º episódio)

No início de fevereiro estivemos em Campinas servindo junto à equipe de base na Semana de Orientação da APMT. Com pessoas de diversas regiões do Brasil que estão no processo de candidatura para se tornarem missionários ou mobilizadores da APMT. Oremos para que Deus continue levantando mais trabalhadores para Sua Seara. (Clique aqui para ver o vídeo)

MATERIAIS E CONTEÚDOS

Estamos muito felizes que em 2024 voltamos a produzir novos conteúdos para as mídias da APMT, as lives com os missionários no Instagram estão de volta, o Podcast Missionando está de volta com novos episódios toda semana, temos novas voluntárias que se juntaram a equipe, a Kath tem auxiliado elas na organização e produção dos episódios.

Podcast Missionando: https://apmt.org.br/podcast

A APMT definiu também no final de 2023 os alvos prioritários para os próximos 10 anos e o planejamento estratégico para alguns países, materiais que vão auxiliar as igrejas locais a conhecerem, orarem e se envolverem no avanço da obra missionária transcultural.

Acessar materiais: https://apmt.org.br/downloads

Este ano tivemos a alegria de receber, conhecer e rever diversos amigos e missionários que estiveram aqui em São Paulo, esses encontros são sempre muito especiais e nos enche de alegria em poder ouvir o que Deus tem feito ao redor do mundo.

Em abril vamos para Santa Catarina visitar algumas igrejas para divulgar nosso projeto e compartilhar sobre a APMT. Dia 22 o Levi vai completar o 1º aninho de vida.

Queremos agradecer de coração por sua parceria nesta obra. Que Deus continue abençoando, fortalecendo e usando sua vida, para que juntos possamos cumprir a missão de Deus.

MOTIVOS DE GRATIDÃO

• Pela fidelidade dos parceiros em 2023;
• Pelo tempo de descanso em família;
• Por mais um ano de vida (Cleber, Kath e Ian);
• Pela viagem ao Uruguai;
• Pelo aniversário de 1 ano do Levi em abril;

MOTIVOS DE ORAÇÃO

• Por novos parceiros em 2024;
• Por nossa família e ministério;
• Pelo tempo de divulgação do projeto em Santa Catarina;
• Pela equipe de base da APMT;
• Por novos missionários para servirem no Dep. de Comunicação;
• Pela adaptação na Igreja Presbiteriana Barra Funda;

Cleber, Katherine, Ian e Levi
942farol@gmail.com
(19) 9890409229 (Pix)
@farol942

Rev. Daniel e Débora Bovo

5/4/2024

Itália, março 2024

"Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!"  (Romanos 10:13-15)

Amado parceiro de missão,

Graça e Paz! Iniciamos o nosso "ano dois” no campo missionário e podemos dizer: parece que "chegamos ontem!" ao mesmo tempo que sentimos "quantas coisas já vivemos".

Os dias aqui são intensos e a sensação de que somos turistas tem passado, a rotina tem entrado nos eixos e a sensação de que "este é o nosso lar" tem sido cada vez mais presente.

Já nos sentimos mais à vontade em sair de casa, frequentar lugares comuns sem nos sentir “tão forasteiros” e já percebemos os costumes do dia-a-dia da Itália em nossa própria rotina. Atividades simples como ir a farmácia ou ao supermercado, que antes demandava um esforço a mais, já não são mais tão desafiadoras.

Entretanto, ainda temos um longo caminho a percorrer, ainda precisamos nos aprofundar no idioma, na história e nos costumes dos italianos, a ponto de nos sentirmos como eles. Precisamos entender as suas dores, seus problemas para, só assim, entender seu coração.

Queremos contar como foram os últimos meses...

O mês de dezembro foi muito importante para conhecermos melhor a cultura italiana. A Itália vive o Natal intensamente. Muitas atrações lúdicas em castelos, parques, rodas gigantes e muita comida pelas ruas e praças. Assim como a maior parte das cidades brasileiras, as cidades se iluminam, montam presépios e muitos personagens natalinos ficam espalhados pelas ruas.

Mesmo este clima tão hospitaleiro não foi capaz de diminuir a nossa saudade do Brasil, de nossa família e dos nossos amigos nessa época de festas. Ao mesmo tempo foi divertido para as meninas ver toda aquela animação.

Nos dias de natal, fomos amorosamente acolhidos pelos irmãos da Igreja de Legnano. Fomos convidados pelo Rev. Humberto e pela Mis. Brandali a participar do culto e almoço de natal da Igreja, o Presb. Thomas e sua família emprestaram seu apartamento para nos hospedarmos, possibilitando-nos permanecer alguns dias em Legnano e, o Presb. Matheus nos convidou para passarmos o dia de natal com sua família. O Senhor nos presenteou com esse tempo, a fim de não nos sentirmos sozinhos, apesar da saudade do Brasil.

No mês de janeiro passamos uma semana de muitas lutas. Necessitamos viajar para a Lombardia e, decidimos ficar para dormir uma noite na província de Monza. Na madrugada, Débora verificou a frequência respiratória de Anna, que já estava um pouco doente, e constatou que estava bastante alta. Rapidamente fomos em busca de um hospital e Anna foi diagnosticada com uma pneumonia causada pelo vírus Sincicial. Foram dias difíceis pois estávamos há quase duas horas da nossa casa, em uma cidade que não conhecíamos e, sem poder voltar para a cidade que moramos, pois Anna ficara internada por uma semana, tomando antibiótico e recebendo a oxigenoterapia.

Mesmo diante disso tudo, vimos mais uma vez a poderosa mão do Senhor cuidando de nós. A mãe de Débora havia chegado do Brasil para passar suas férias conosco, apenas algumas horas antes da internação de Anna, podendo nos ajudar nos cuidados de Sara enquanto Daniel fazia o percurso casa-hospital, resolvendo todo o necessário e Débora ficava internada com Anna. Foi uma semana difícil, mas o Senhor mais uma vez demonstrou sua bondade: o excelente atendimento que recebemos, o hospital, um dos melhores que já conhecemos (usando, inclusive, o sistema público de saúde da Itália) e, após essa semana, Anna foi completamente curada pelo Senhor.

Durante um mês desfrutamos da companhia da mãe de Débora e agradecemos a Deus pela sua visita. Foi um tempo de matar um pouco a saudade da família.

Também no mês de janeiro chegou uma família do Brasil, que veio se juntar a nós na plantação da Igreja em Asti, membros da Igreja Presbiteriana Maranata de Santo André - SP, eles se mudaram para a Itália e escolheram a cidade de Asti devido a presença de uma igreja Presbiteriana. Agora somos 3 famílias.

Desde dezembro nossos cultos passaram a ser 100% em Italiano e cremos que já está na hora de mudarmos a Igreja para um local público para que possamos começar a convidar mais pessoas para ouvir o evangelho (a sala da nossa casa já ficou pequena).

Louvamos ao Senhor por você que tem estado conosco neste grandioso desafio. Que tem orado, divulgado, investido recursos neste projeto. Você tem sido um instrumento de bênçãos do Senhor para a Itália. Precisamos que você continue conosco nesta caminhada.

UNA-SE A NÓS EM ORAÇÃO

Motivos para agradecer ao Senhor juntamente conosco:
• Agradeça ao Senhor porque Ele tem nos capacitado a aprender a língua e, aos poucos, nos adaptarmos a cultura italiana;
• Agradeça ao Senhor pelo amor que Ele tem colocado em nossos corações pela Itália e pelo povo italiano;
• Agradeça ao Senhor pelas amizades que temos feito aqui. Elas são muito importantes para a proclamação do evangelho;
• Agradeça ao Senhor por pessoas e igrejas que têm se unido a este projeto missionário, pois são resposta de muitas orações.

Motivos para interceder juntamente conosco:
• Ore para que o Senhor continue a nos dar inteligência e sabedoria para aprender a língua formal e imergir profundamente na cultura desta nação;
• Ore para que o Senhor opere um milagre em nosso processo de cidadania italiana. No mês passado, demos entrada na justiça do Brasil solicitando mais uma correção de documento. Clame para que a juíza acolha nosso pedido e, de forma breve.
• Ore pela saúde física de nossa família, especialmente pela saúde de Anna. Estamos no fim do inverno e o frio começa a dar sinais de ir embora, porém para uma família habituada ao clima do nordeste brasileiro, ainda é bastante frio.
• Ore pelo trabalho de evangelização e plantação da Chiesa Presbiteriana de Asti. Que o Senhor dê as estratégias adequadas e nos leve aos que crerão no evangelho;
• Ore pela vida do Rev. Humberto Arisa, líder da Equipe Itália da APMT e pelos novos missionários que estão chegando neste semestre.
• Ore por mais parceiros para este projeto: igrejas e irmãos. Ainda não atingimos o valor total necessário para a manutenção dele.

QUER SER PARCEIRO DESTE PROJETO? NOS ENVIE UMA MENSAGEM!
+55 (83) 9 9418.8109 (Whatsapp)
familiabovo.apmt@gmail.com (E-mail)
@familiabovo.apmt (Instagram)

Um caloroso abraço da Família Bovo,
Rev. Daniel, Mis. Débora, Sara e Anna.

Rev. Ronaldo e Fabiana Dourado

3/3/2024

Nova Zelândia, março de 2024.

Olá amados irmãos. Que a graça e a paz de Cristo sejam sobre sua vida! Aqui lhes trago notícias do nosso Projeto Renova Zelândia.

Escola cristã e cartas de motorista Kiwi

Graças a Deus esse ano todos nossos três filhos começaram a estudar em uma escola cristã, o Middleton Grange School. As crianças estão muito felizes na nova escola. Nesse país pós-cristão é uma enorme benção que nossos filhos estudem em uma escola com princípios e valores bíblicos. No final do ano passado Fabiana, Bianca e eu conseguimos tirar nossas cartas de motorista da Nova Zelândia (Bianca pode dirigir, mas com um adulto ao lado). Essa foi uma conquista importante. Não foi nada fácil. Lembrem que aqui na Nova Zelândia o sistema de trânsito é de mão inglesa: os carros transitam pelo lado esquerdo das ruas e rodovias. Essa foi uma grande benção, pois imaginem o transtorno que seria se não pudéssemos mais dirigir. Deus é bom demais!

Meu primeiro sermão em inglês

No domingo 10 de dezembro de 2023 eu preguei meu primeiro sermão em inglês. Essa foi uma grande conquista e um grande passo para a realização do nosso projeto. Não foi fácil no começo pois eu estava nervoso, mas logo peguei o jeito. Ao final do culto várias pessoas me parabenizaram por poder entregar o sermão de maneira que todos entenderam e foram edificados. Graças a Deus por essa conquista! Não vejo a hora de pregar meu próximo sermão.

Formação do Grupo Base

No final do ano passado e começo desse ano, juntamente com o presb. Josh visitamos 10 famílias interessadas em participar do nosso projeto de plantação da igreja no sudoeste da cidade de Christchurch. Graças a Deus seis famílias se comprometeram em participar. Com isso, já temos um Grupo Base formado para começar a realizar o projeto. Deus seja exaltado pelo que Ele está fazendo em nossas vidas! Nesse mês de fevereiro começamos a nos reunir nos lares com o propósito de meditar na Palavra de Deus, adorar ao Senhor, orar juntos e fortalecer a comunhão entre os irmãos. Nossas reuniões acontecerão todas as terças-feiras à noite. Que Deus nos abençoe!

Foco no aprendizado do inglês

Nosso principal objetivo nesse segundo ano ainda é o aprendizado da língua e a compreensão cultural. Nós precisamos de um maior domínio da língua inglesa para liderar os treinamentos do Grupo Base e dirigir as atividades. Nesse mês de fevereiro começamos dois cursos de inglês: temos aulas de inglês em nossa casa com uma professora particular duas vezes por semana; e fazemos parte de um curso de inglês noturno para imigrantes.

Pedidos de oração

- Que Deus continue cuidando de nós e suprindo nossas necessidades
- Que Deus nos dê sabedoria e dedicação para o aprendizado do inglês
- Que o Senhor faça que nosso Grupo Base seja uma família na fé
- Que o Senhor capacite o Grupo Base na Palavra e no Espírito para fazermos discípulos.

Gratidão

Agradecemos seu apoio por meio das orações e das ofertas. Lhes rogamos e animamos a que permaneçam firmes nesse importante apoio, pois mais do que nunca nós necessitamos de suas orações e ofertas. Nosso desejo e oração constante é que Deus te abençoe, cuide de você e te faça prosperar em tudo para que você possa continuar sendo usado por Ele para abençoar outros para Sua gloria.

No amor de Cristo Jesus,
Rev. Ronaldo e Fabiana Dourado

Maria de Fátima e Agnaldo Santos

6/1/2024

Brasil, fevereiro 2024

“E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” Mateus 24:14

Todas as quartas de manhã, temos a oportunidade especial de participar da Capelania Hospitalar no Hospital São Paulo, na ala destinada aos pacientes com Hemofilia, que fica em um local externo às dependências do hospital. Devido à distância da minha casa até o hospital, minha rotina nessas quartas-feiras consiste em acordar às 5 horas e sair às 5:45, pois as visitas começam às 8 horas. Chegamos ao hospital por volta das 7:15, para preparar o material que utilizaremos na apresentação bíblica tanto para crianças quanto para adultos. Após a visita, retorno ao hospital para buscar minha irmã, que faz hemodiálise três vezes por semana no Hospital Regional de Osasco. Assim acontece todas as quartas-feiras, para a glória de Deus. Todas as semanas uma história nova da palavra de Deus.

Todas as quintas feiras, fazemos uma pequena viagem para Rio Grande da Serra, onde estamos trabalhando com as Crianças Refugiadas afegãs, iniciamos o mês de janeiro com o discipulado EPC – Esperança para Criança do Evangelismo Explosivo internacional, um excelente material. Seu objetivo é ensinar passo a passo do caminho do evangelho para as crianças, de uma forma, objetiva e dinâmica. Trabalhamos com as Crianças durante 10 meses ano passado, agora que estão falando e entende melhor o português achamos por bem-fazer esse treinamento com elas em português.

Realizamos um projeto para Igreja Presbiteriana de Vila Baronesa, da qual somos membros, para revitalização do trabalho infantil, e para isso trabalhamos o mês de dezembro e janeiro inteiros, elaborando projeto, todo material e reuniões com a nova liderança do departamento infantil. O projeto pronto e aceito pelo conselho da Igreja que consiste em: Escola Dominical com currículo Cristocêntrico da Editora Cultura Crista, para três anos. Confecção de faixas e convites para as crianças. Organização e estudo bíblico com a equipe de professoras todas as sextas-feiras as 20 horas. Saídas práticas aos sábados de janeiro as 10 horas da manhã pelo bairro convidando as crianças e seus familiares, para escola bíblica dominical. Tarde Kids que será realizada todo quarto sábado de cada mês, com objetivo que as crianças possam ter comunhão umas com as outras e convidar novos amigos, tivemos a primeira tarde kids dia 27 de janeiro e dia 4 de fevereiro iniciamos a Escola bíblica dominical para glória de Deus.

Estivemos durante alguns sábados levando treinamentos as equipes de professoras de crianças na Igreja Hispana no Cangaíba–SP. Para glória de Deus 4 professoras já estão ministrando para as crianças, esse é o segundo mês de janeiro que preparam a EBF–Escola Bíblica de Férias, e somos gratos a Deus por poder participar doando material para elas. Foi uma benção muitas crianças participadas, com o apoio da Igreja Presbiteriana de Pinheiros levamos 10 caixas de salgadinhos Piraquê que foram entregues para as crianças.

Tarde Kids na Igreja Presbiteriana de Vila Baronesa, Osasco são Paulo. Iniciamos as histórias bíblicas da casa na floresta, um curso que tive o privilégio de participar, no final do ano passado que é o “Catkds ensinado o credo apostólico para as crianças”, do Rev. Tarcísio da Igreja Presbiteriana de Registro, juntamente com Elim Efatá. Foi um trabalho muito intenso para confecção da casa, meu querido esposo presbítero Agnaldo trabalhou duro durante vários dias para a confecção da casa, que tem três comados, em cada Comodo a História da palavra de Deus. Sendo dividido da seguinte maneira; triangulo teológico, quadrilátero Cristológico, pentágono soteriológico.

Todas as quartas de manhã, temos a oportunidade especial de participar da Capelania Hospitalar no Hospital São Paulo, na ala destinada aos pacientes com Hemofilia, que fica em um local externo às dependências do hospital. Tivemos o privilégio de confeccionar 45 ovelhas de amigurumi para páscoa das crianças do Hospital Cruz verde, foram três meses de trabalho, para glória de Deus, no último dia do mês de fevereiro conseguimos entregar tudo para a Dr. a Milvia responsável para capelania Infantil a mais de 30 anos.

Participamos do aniversário da UCP–União de Crianças presbiteriana de Campo Limpo Paulista–SP, conhecemos a Igreja através da participação da SAF ora on-line nas madrugadas, ano passado, fizemos um treinamento para professoras da EBD e aceitamos o convite de neste ano participar do aniversário de 21 anos da UCP. Benção poder participar desta história linda.

Participamos da semana de orientação da APMT-Agência de Missões Transcultural. Toda primeira semana de fevereiro a APMT realiza uma semana de orientação para a família dos missionários e candidatos a missionário, no lar Luterano em Campinas. Então recebemos o desafio de trabalhar voluntariamente com as crianças filhos dos missionários de segunda a sexta-feira das 8 às 13 horas e das 19:30 às 23 horas. Preparamos todo material com muito amor e carinho para as 10 crianças que participaram. Realizamos o discipulado do EPC-Esperança para Criança, além de histórias Bíblicas missionárias e também teatros com fantoches e Giz pastel, além da casa da floresta, ensinado o credo apostólico para as crianças. Uma semana incrível e muito abençoada para glória de Deus.

Participamos com muita alegria das aberturas das aulas da Escola estadual e municipal de torre de Pedra, Interior de São Paulo, com teatro de bonecos, a História de Zaqueu, Lucas 19,1-10

Louvamos a Deus pelo acampamento de carnaval, em Mairiporã–SP, que tivemos o privilégio de participar. Tanto com as crianças como com os adultos, na ocasião realizamos o compartilhar da palavra, vigília e roda de conversa, benção para glória de Deus.

Tarde Kids na Igreja Presbiteriana de Vila Baronesa foi uma Benção poder encerar a História da casa na floresta, e vê muitas crianças visitantes para glória de Deus. Tivemos realizando a entrega de algodão-doce, para as crianças na porta da Igreja. A partir das 13 horas e convidando para vir as 15 para a tarde Kids, foi uma benção, louvado seja Deus, a Escola Bíblica Dominical está crescendo e agradecemos a Deus, por está permitindo ver o nosso Bairro conhecendo a palavra de Deus. Tivemos o apoio da IPP – Igreja Presbiteriana de Pinheiros de doou muitas bolachas para nossas crianças.

Todas as quartas-feiras estamos pela manhã realizando capelania hospitalar no hospital são Paulo, no Centro de Hemofílicos, é um momento gratificante.

O trabalho que estávamos realizando na ONG. Aprisco, foi neste mês de fevereiro direcionado para o Braz em São Paulo, porque a Família das crianças se mudaram para o Brás, então precisam de assistência como: fazer inscrição na escola, na UBS-Unidade Básica de Saúde, então estamos indo ajudá-los durante a semana, pela graça de Deus saiu a vaga para as crianças e as 4 mais velhas começaram a estudar no dia 29 de fevereiro, o Cartão da saúde família também saiu e agora podem marcar consulta. Está família é composta por 11 pessoas moram todos na mesma casa de apenas três comados no quinto andar sem elevador apenas escadas, a vó Monira tem 64 anos e é diabética teve um derrame e necessita de cuidados, fui várias vezes com ela no hospital a trouxe para minha casa, para cuidar dela, como banho cuidando da saúde levando ao pronto-socorro. Já o avô Sr. Hiassim 70 anos, também sofre de diabete e pressão alta, graças a Deus com o apoio da ONG. Aprisco e da Missionária Tamar conseguimos medicação para os dois para 2 meses. O pai das crianças Sr. Sayde tem 38 anos está procurando trabalho, sua esposa Mehilha, 34 anos, tem 7 filhos menores, o mais novinho tem três meses, tenho levado ao posto para vacinar. Graças nosso Senhor e Salvador Jesus com o apoio de todos vocês temos conseguido dar apoio dentro do possível para essa família. Deus tem aberto as portas através deste relacionamento e tenho compartilhado a palavra de Deus, pela primeira vez o pai deixou as crianças virem comigo a Igreja, já fui convidada para comer com eles, e assim vamos fazendo o discipulado, cuidando de cada um deles para glória de Deus.

Estivemos na Creche Silvia Fará Levando a palavra de Deus para as Crianças e professoras, na cidade de Osasco, no Bairro Munhoz.

Pela Graça e bondade de Deus conclui especialização em Teologia, Bíblica, Sistemática, no Andrew Jumper Mackenzie. Agradeço muito a Deus por esse curso, a minha família e a todos os irmãos, amigos e Igrejas que apoiam o nosso ministério. Os estudos fazem parte da vida do missionário, quando estudamos estamos buscando servir ao Senhor com mais eficácia na obra dele, que nos capacita, direciona e nos faz lembrar através da ação poderosa do Espírito Santo como podemos compartilhar o evangelho com as pessoas. Como é bom saber que Deus colocou pessoas super, capacitadas e com grande conhecimento para nos ensinar.

Participamos também da tarde de evangelismo na Igreja Altar da adoração em Guarulhos–SP.

Com apoio da Igreja Presbiteriana de Pinheiros temos apoiado famílias carentes com entrega de cestas básicas, comunidade jardim Conceição, comunidade 14, e comunidade Buraco do sapo, louvamos a Deus pela oportunidade de participar do evangelismo Integral.

Motivos de Gratidão

• Agradecemos a Deus pelas início do ano, com muitos trabalhos para Glória de Deus.
• Louvamos a Deus por cada um de vocês que fazem parte conosco da Seara do Senhor.
• Pela APMT e Ágape Puppets, e Evangelismo Explosivo Internacional, Agências a qual fazemos parte.
• Pela oportunidade de compartilhar o evangelho para os refugiados afegãos. 

Pedidos de oração

• Deus continue dando oportunidades de compartilhar o Evangelho, com sabedoria e graça.
• Pela minha saúde, por uma porta aberta no hospital das Clinicas ou Santa Casa para tratamento das Próteses de joelhos.
• Um trabalho para meu esposo Presbítero Agnaldo.
• Pelo trabalho com os refugiados afegãos. E pelo novo projeto que tenho que apresentar para APMT.
• Por este Ano de 2024 desafios que teremos nos projetos de evangelização urbana, entre outros.
• Pelas viagens missionárias que teremos, por recurso e sustento do Senhor.

No amor do nosso Senhor Jesus Cristo.

Participe conosco da grande Seara do Senhor. Para juntos apresentarmos os frutos a Deus.

E-mail: santos.fatima2003@gmail.com
Cel: (11) 98691- 0652
CPF: 25870083877 (Pix)

Maria de Fátima e Agnaldo Santos

Gladston e Sirlene Xeique

NaN/NaN/NaN

Brasil, janeiro 2024

“Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!” (Is 52.7)

Findou-se mais um ano e já começou outro e nós estamos aqui. Aleluia!!! Para nós, de Minas Gerais, dizemos assim: “que trem bão sô!”

Saudações da Família Xeique a todos os amigos e “parceiros na Missão”. Queremos agradecer a cada um de vocês pelas orações, intercessões e contribuições financeiras. Deus recompensará, em Cristo, todo esforço a nós dispensado.

Damos graças ao nosso Deus que, dia após dia, derrama misericórdia e graça sobre nossas vidas, nos impulsionando a viver para sua glória. Em meio a tudo isso, ele nos dá a oportunidade e o privilégio de participar do que ele vem realizando na terra. Isto é maravilhoso!

Eu e Sirlene estamos bem como casal, saúde, família caminhando em paz e estamos entusiasmados com esta nova etapa ministerial. Graças ao Bom Deus.

Desde que fomos recebidos como missionários pela APMT, no dia 19/10/2023, estamos buscando dar sequência nos trabalhos de campo, como já vínhamos desenvolvendo nestes últimos cinco anos, porém, com um diferencial enorme: agora somos membros do quadro de missionários efetivos da APMT/IPB. Isto produz alegria, mas, também, peso de responsabilidade maior que estávamos carregando. Pois, temos o privilégio do amparo legal de um lado, do outro carregamos a responsabilidade da representatividade desta Autarquia da IPB que é uma bênção para os povos transculturais dentro e fora do Brasil. Louvamos a Deus por tudo que ele tem proporcionado para nós.

Chegamos no final do ano com um atendimento direto a 104 ciganos na região do Vale do Aço, somados entre os sete acampamentos que estamos acessando, totalizando 42 famílias. Destas 104 pessoas, 20 são idosos e 18 são crianças. Destas famílias, somente duas estão em situação de emergência. Ou seja, precisa de apoio espiritual e material. Ore e participe conosco neste desafio de apoio ao necessitado.

Glorias a Deus por abrir as portas de acessos aos acampamentos. Temos vários outros que precisamos acessar. Que isto seja incluso na lista das vossas orações também.

Deus tem suas formas de trabalho, que nem sempre compreendemos. No dia 02/01/24, tivemos uma baixa nos números que apresentei acima e, logo em seguida, um acréscimo devido aos contatos que foram gerados, subindo os números para 108 pessoas. Um dos ciganos veio a falecer (mal súbito), enquanto estava indo para o trabalho. Este fato nos trouxe muita tristeza, pois ele era um cigano muito querido, a sua esposa já frequente nos cultos de uma igreja protestante, mas ele não era uma pessoa que caminhava junto a ela e a Cristo, no formato de reunir com os santos. Mas esse evento nos trouxe oportunidades que estava em nossos alvos de oração: abertura de portas para novos acampamentos na Região Leste de Minas. Prestamos a assistência devida aos enlutados e, nos colocamos à disposição da família. A filha do senhor Roberto (nome fictício) como carinhosamente chamávamos ele, pois é comum para os ciganos se apresentarem com nome diferente, mora em um dos acampamentos na cidade de João Monlevade, cerca de 110 Km de nossa casa em Timóteo. Pegamos o contato e já estamos em conexão com ela e seus familiares. Eles em breve irão receber a nossa visita, se Deus quiser. Estamos aguardando o retorno dela para casa. Porque nestes dias, ela está ajudando sua mãe na organização dos documentos e acertos com a empresa em que seu pai trabalhava.

Em meio ao caos, Deus pode abrir uma porta. Fique atento!

Nossas atividades estão concentradas nas visitas as famílias que temos acesso, conscientização, mobilização e divulgação do projeto nas igrejas, convocando os vocacionados para se prepararem e engajarem na missão transcultural, dentro ou fora do país.

Nosso plano de trabalho consiste nestes tópicos:

1. Manter uma devocionalidade sadia;
2. Dar a atenção necessária à família;
3. Ampliar relacionamentos de maneira intencional;
4. Evangelizar de maneira abundante e progressiva;
5. Discipular interessados no evangelho;
6. Promover ajuntamentos de adoração;
7. Ampliar contatos com outros acampamentos da região;
8. Servir a APMT na área da mobilização dentro do possível.

O cronograma das atividades para o primeiro ano:

• Visitas aos acampamentos e as igrejas locais.
• Pesquisa da realidade dos números de famílias e, quais igrejas servirão de suporte ao projeto, por estarem próximas dos acampamentos.
• Imersão na cultura e evangelização abundante.

Diante do proposto, conseguimos atingir os objetivos para o trimestre através de visitas as famílias que estão sendo acompanhadas mais de perto, já com duas famílias iniciadas no discipulado, totalizando 16 visitas gerais (nos acampamentos - cada família), 9 visitas para sequência do discipulado para as duas famílias, entregas de surpresinhas natalinas para 34 crianças, incluindo algumas crianças da comunidade circunvizinha. Estivemos em 4 igrejas apresentando o projeto e ministrando a Palavra de Deus e, na reunião do nosso Presbitério, PRTI – Presbitério Regional de Timóteo com o mesmo foco.

Graças a Deus por todas as oportunidades que nos concedeu até aqui. Aguardamos nele a ampliação de nosso alcance.

Tivemos o privilégio de receber em nossa casa a visita das representantes da SAF da IPB Monte Sinai, igreja do PRVA – Presbitério Regional do Vale do Aço, juntamente com o pastor local o Rev. Paulo Silas, que nos presentearam com uma linda cesta de guloseimas, nas vésperas do Natal. Foi bênção demais! Pois puderam orar conosco e conhecer um pouco mais sobre a cultura do povo e serem desafiadas para se engajarem conosco na missão.

Alegre-se conosco diante dessas tantas conquistas! Deus é gracioso.

Junte-se aos nossos alvos de orações:
• Saúde espiritual, emocional e física;
• pela família e equipe No Rastro da Carroça;
• por oportunidade nos novos acampamentos e alcance das famílias;
• por parceiros financeiros (individuais, presbitérios e igrejas) e por mais trabalhadores de campo. Pois a seara é grande!
• Também ore pela nossa mudança de moradia, para que Deus continue enviando os recursos para reforma.

Fale conosco:
gladston.xeique@gmail.com
si.xeique@gmail.com
(31)98515-2220
(31)98715-9335
@norastrodacarroca.ofc

Participe de nosso grupo exclusivo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/H8f4I7z8fLHJobIQxPuOC9

Abraços fraternais da Família XEIQUE

Rev. Vinicius e Elizabeth

NaN/NaN/NaN

África do Sul, fevereiro 2024

...somos embaixadores em nome de Cristo... (2 Coríntios 5:20a)

Hoje completamos seis anos na África do Sul, uma jornada marcada por gratidão e alegria que se iniciou numa tarde quente de final de verão, sob um céu límpido e o sol radiante, nos dando as boas-vindas de maneira calorosa.

Os primeiros anos

Na chegada, eu estava repleto de expectativas, Beth com seus receios e Esther, com apenas um ano e quatro meses, ainda não compreendia o que estava por vir. Primeiramente na Cidade do Cabo, tivemos um tempo longo de aquisição do inglês, moramos em quatro casas, e mais tempo para entender a cultura, estabelecer amizades. Iniciamos e encerramos a parceria com a igreja da GK por questões linguísticas, fizemos as nossas incursões de apoio a igreja de Moçambique nas regiões montanhosas e outras nas zonas de conflitos com mulçumanos. Ao retornar para a África do Sul, começamos ainda de modo muito pequeno o discipulado de um casal de Brasileiros, os batizamos, depois outro casal. Por muito tempo, parecia que não iria se desenvolver, então veio a pandemia e tudo ficou parado.

A Mudança para o norte

Durante a pandemia do Covid 19, nós estávamos de mudamos para Nelspruit para iniciar o projeto com universitários junto com o Pastor Paul Schoenfeld e família. Todas os lugares estavam fechados, os estudantes tinham aulas online e nós não tínhamos acesso a ninguém. Enquanto o mundo estava todo fechando, nós estávamos abertos e expostos a pregação do evangelho. Tínhamos a intenção de plantar uma igreja na região, mas por questões e parceria não foi possível para aquele momento.

O começo no campus

Com o retorno das aulas presenciais, demos início a uma sociedade estudantil de fé reformada na Universidade de Mpumalanga. Superamos resistências iniciais dos alunos, mergulhando nos relacionamentos e apoiando-os em seus desafios, começando com os acampamentos para ajuda-los com as dificuldades na disciplina de matemática.

O coração do problema

Na verdade, os desafios eram maiores que os matemática, no campus universitário apresentou desafios peculiares, pois os alunos eram reservados e o pecado muitas vezes velado. Entretanto, por meio de conversas, desvendamos parcialmente a complexidade de suas vidas: relacionamentos quebrados, imoralidade sexual, homossexualismo e prostituição, desafios familiares, pressões financeiras e uma série de questões profundas e delicadas. defesa massiva do comunismo; feminismo; abuso de álcool; lutas emocionais; tendência suicida; depressão; racismo. Em suma, os problemas eram mais profundos e obscuros do que se podia imaginar. O problema não estava nos números, mas no coração rebeldes ao Senhor.

O nosso ministério na prática

Como ministros da reconciliação (2 Co 5.20) intensificamos o nosso trabalho de discipulado bíblico, apresentando o evangelho da graça de Deus, numa série de estudos sobre a metanarrativa bíblica, em que Deus criou os céus e a terra, com o poder de poder de sua palavra e o ser humano à Sua imagem. O homem rompeu comunhão entre Deus, por causa do pecado, resultando em alienação, culpa e morte. Porém o cerne do evangelho, revelando o plano gracioso de Deus para restaurar a relação perdida. Essa redenção reconcilia o homem com Deus e concede também uma nova identidade como filhos de Deus. Por fim, toda a criação será restaurada, e a presença de Deus será plena. Desde passo, trabalhamos também o novo compromisso em Cristo, uma mini teologia sistemática, e por fim, temos os ensinados a reproduzir a fé com outros. Além do mais, realizamos anualmente quatro acampamentos bíblicos.

A Thrive Students – A sociedade Estudantil

A sociedade Estudantil está devidamente registrada. Este progresso resulta de um planejamento eficiente, execução, articulações e relacionamentos. Atualmente, temos uma diretoria estabelecida, estatuto interno, cultos regulares em andamento (férias universitárias agora), várias frentes de trabalhos no campus. Em nosso pastoreio, nós relacionamos com estudantes, os discipulamos, pregamos sermões bíblicos-expositivo, e os aconselhamos biblicamente.

Investimento

O desenvolvimento deste projeto se dá com investimento financeiro dos parceiros que investem no ministério da família Bantim e em parceria com a família do Pastor Schoenfeld temos custeado todas as despesas do projeto, dos encontros, ajustamentos dos estudantes. Somente no ano de 2023, foram servidas mais de 2000 refeições, incluindo cafezinho, lanches, almoços, jantares. Também os custos relacionados a combustível, materiais e outros. Vamos parar por aqui, pois a lista é grande. Isso tem sido pesado no bolso de ambas famílias, se assim não fizermos o trabalho simplesmente para. Seja um parceiro e adote este projeto.

Os primeiros frutos

Pela graça de Deus, testemunhamos a conversão de pelo menos trinta estudantes, que se arrependeram de seus pecados, confessaram Cristo como Senhor, tem experimentado uma transformação genuína de vida, descobriram a maravilha da comunidade cristã e tem se envolvidos ativamente no ministério estudantil conosco.

Nosso objetivos – 2024-2026

A próxima etapa será de consolidação:

• Retornar ao campus para dar continuidade a expansão do projeto
• Procurar um local maior e adequado para os cultos e encontros.
• Conseguir mais veículos para o crescimento do projeto.
• Formar liderança local com ênfase em discipulado missional.
• Iniciar a plantação de igreja no contexto do campus universitário.
• Enviar os primeiros candidatos ao sagrado ministério para o seminário.

Agradecimentos

Damos graças ao Senhor da missão, pela Beth que sempre esteve ao meu lado em todos os momentos de nosso ministério; pela Esther que está crescendo no campo missionário e pela Sarah Emunah que nasceu no campo; pelos nossos familiares que lutam com a saudade; pelo Presbitério de Guarulhos – PREG, o meu concilio; pela APMT – Agencia Presbiteriana de Missões Transculturais; irmãos amados e igrejas zelosas que fielmente investem na expansão do reino dos céus; pelo estudantes da Universidade de Mpumalanga e pela África do Sul que nós temos como casa.

Pedidos de oração

• Que consigamos outro visto de 3 anos para dar continuidade ao trabalho. Fizemos a aplicação há um mês e até hoje não tivemos resposta.
• Recurso financeiro para comprar os tickets para retornar para Africa.
• Que Deus nos dê um lugar maior, transporte e refeições para atender os Alunos.
• Que Deus continue a atrair mais estudantes para Ele e que aqueles que afirmam conhecê-Lo caminhem em obediência à Sua Palavra e vivam com plena confiança em Cristo e em quem são Nele.
• Que Deus nos dê sabedoria e recursos para o Grow para que possamos alcançar mais alunos.
• Que Deus abençoe a nova liderança de estudantes para servimos juntos neste e no próximo ano.

Rev. Vinicius Bantim
+27 78 299 1734 (Zap)
viniciusbantim@yahoo.com.br
Pix – 003.242.661-54 (CPF)

Banco do Brasil
Ag: 1817-1
C. Poup: 23001-4

Rev. Vinicius, Elizabeth, Esther e Sarah Emunah Bantim

Rev. Jorge e Jarci

NaN/NaN/NaN

Líbano, fevereiro 2024

Aos amados, parceiros na missão,

Graça e Paz em Cristo.

Começamos 2024 fortalecidos na fé e firmes na obra. Isso é importante para lidar com os desafios, dentre esses, menciono:

1- O falecimento de cinco idosos de maneira natural em um curto espaço de tempo. Para a instituição onde atuamos como voluntários, isso significa menos arrecadação em um momento de extrema crise financeira e sem o ingresso de novos clientes;

2- A intensificação dos conflitos no Sul do Líbano e a constante ameaça de invasão por parte de Israel;

3- O crescimento das demandas por assistência social e humanitária.

Todas estas situações são portas para o trabalho missionário e juntos com vocês estamos aproveitando as oportunidades. Precisamos tomar cuidado para que o nosso preferencialismo não nos impeça de enxergar o próximo. Independentemente do ponto de vista ideológico, da raça, sexo, cor ou nação, etc. todos precisam de Cristo. Oremos por estas questões!

Continuamos contando com a parceria de vocês na obra.

Seus parceiros de missão,
Rev. Jorge, Jarci, Timóteo e Samuel.
Projeto Nur

J. M. e K.

NaN/NaN/NaN

Ásia, fevereiro 2024

Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez. Eclesiastes 3:11

Queridos amigos, graça e paz!

Recentemente conversamos com nossa liderança no Brasil e fomos aconselhados a retornar ao Brasil. Aceitamos o conselho e acreditamos ser o melhor para nossa família dada a situação atual.

Muita coisa aqui não era bem como esperávamos e a falta de visto tornou a situação insustentável. As crianças não podem ir para escola, não podemos alugar casa, não podemos dirigir e nem mesmo ter um número de telefone celular local.

Iremos repensar os próximos passos com nossa liderança no Brasil nos meses seguintes. Existem algumas possibilidades, mas elas ainda serão discutidas e precisam de aprovação da diretoria.

Amanhã cedo partimos para Tóquio, onde esperaremos nosso voo no domingo. Muitos trens foram cancelados por causa da neve, e decidimos estar em Tóquio o quanto antes.

Por favor, orem por nossa família, principalmente por nossos filhos. Um dos motivos que viemos direto para o Japão foi justamente evitar muitas transições.

Não sabemos ainda por quanto tempo ficaremos no Brasil até sermos direcionados, mas nossa liderança tem falado de 4 a 6 meses. Isto ajudaria também com questões escolares dos meninos.

Por favor, orem também pelos preparativos da viagem. Uma viagem dessas leva tempo para organizar e preparar tudo isso em poucos dias gera muito estresse.

Se Deus quiser, chegaremos em São Paulo no dia 13 de Fevereiro e iremos direto para o interior de São Paulo.

Sabemos que nosso Senhor está no controle de tudo e que Ele nunca nos abandonou. Ainda não compreendemos quais foram os planos dEle para esse tempo no Japão, mas confiamos que em tudo Ele tem um propósito.

Agradecemos por caminharem conosco.

Abraços J. M. e K.

Rev. Everton e Nayra

NaN/NaN/NaN

Sevilha, fevereiro de 2024

“Mas el que escudriña los corazones sabe cuál es la intención del Espíritu, porque conforme a la voluntad de Dios intercede por los santos. Y sabemos que a los que aman a Dios, todas las cosas les ayudan a bien, esto es, a los que conforme a su propósito son llamados.” Romanos 8:27,28

Queridos irmãos,

Que confiança temos nas palavras que saem dos lábios do nosso Senhor! Palavras de consolo, de fortaleza, de ânimo, de... Em meio a um mundo tão apartado de Deus, a companhia do Senhor é o que mais necessitamos todos os dias da nossa vida y em todas as circunstâncias.

 

Com a graça de Deus estamos confortados pelo Seu amor maravilhoso. Seguimos firmes em Seus propósitos e na missão que Ele nos concedeu. No último 31 de janeiro, completamos 30 anos de campo missionário e agradecemos aos que nos deram um abraço forte através das suas mensagens. Agradecemos aos irmãos, igrejas e pastores pelo apoio espiritual e econômico recebido ao longo de todos esses anos. Realmente estamos no campo missionário, porém nos sentimos acolhidos, amados e, sobretudo, apoiados espiritualmente com as suas orações. Podemos senti-las em nosso dia a dia, pois Deus nos tem abençoado muito mais do que realmente merecemos.

Nayra completou 61 anos no último 09 de janeiro e passamos juntos em família, com os deliciosos bolos que ela mesma prepara em casa. A Igreja fez uma singela homenagem, orando por ela e agradecendo a Deus por tê-la em nosso meio e por ser tão importante para cada um de nós. Que o Senhor a conserve sempre assim.

No dia 12 de fevereiro comemoramos o terceiro aniversário do nosso netinho, Samuel. A festinha, como sempre, foi toda confeccionada em casa e aproveitamos para estar outra vez em família e conhecer os coleguinhas de Samuel, oportunidade única para dar testemunho do que significa uma família que busca a presença de Deus e o tem como centro de suas vidas.

A Ruth, o Alejandro e os meninos têm sido uma verdadeira bênção de Deus em nossas vidas e no ministério da igreja. O casal está trabalhando com os jovens, no louvor, na pregação (tarefa do Alejandro), com as mulheres (tarefa de Ruth) e na administração da igreja em geral, etc.

Nayra e eu seguimos com as aulas de Bíblia nas escolas. Tem sido maravilhoso, louvado seja Deus. Na semana passada tive o privilégio de ouvir de um dos meus alunos de 14 anos mencionar que recebeu Jesus em seu coração. Não posso divulgar a sua foto, mas posso dizer que foi uma alegria enorme vê-lo confessar a Jesus como seu Salvador e Senhor. Assim como ele, muitos outros tem tido um encontro com Cristo e os nossos grupos de alunos têm crescido de uma maneira fantástica. Os colégios que damos aula são colégios que nos conhecem a vários anos e nos dão um apoio inigualável. Só Deus mesmo para abrir estas portas para que levemos o Evangelho aos Centros Educativos.

Hoje, dia 22, de fevereiro, Nayra e os seus alunos de Bíblia e outros alunos não crentes, participaram da semana cultural de um dos colégios que ela ensina Bíblia. Apresentaram bandeiras, comidas, roupas típicas e muitos outros dados relevantes de vários países que estão representados na escola. Algumas famílias estiveram envolvidas na atividade, oferecendo uma degustação de um prato típico do seu país. Todos os professores (uma média de 90), bem como os alunos de todos os grupos e seus familiares, puderam visitar a sala onde foi realizada a exposição. O colégio todo sabe e conhece as aulas Religião Evangélica (de Bíblia) que são feitas com os alunos. Vejam algumas fotos que foram possíveis de tirar.

No dia 12 de janeiro, como comentamos em cartas anteriores, teve inicio o trabalho da Igreja Presbiteriana Coreana em Sevilha. Os coreanos estão se reunindo em nossa igreja, aos domingos às 17:00hs. A foto ao lado marcou o inicio do culto e estiveram presentes os pastores e líderes coreanos de vários lugares da Espanha.

De momento têm vindo poucos aos cultos, porém estão começando e têm divulgado o trabalho e confiamos que alcancem os coreanos que vivem em Sevilha. A nossa Igreja ajudando aos demais, isso é realmente fabuloso, graças a Deus.

Nos dias 19 e 20 de janeiro, tivemos a reunião do Sínodo da IEPE- Iglesia Evangélica Presbiteriana de España. A reunião aconteceu na Igreja de Málaga, onde pastoreia o irmão, Pastor Ignacio. Tivemos uma comunhão maravilhosa e uma série de decisões foram tomadas. Uma delas foi o recebimento do jovem Adrián Benitez, membro da Igreja de Sevilha, como seminarista. Foi um tempo muito emotivo para todos, especialmente para o Alejandro e para mim, pois temos visto o quanto Deus tem atuado em nosso meio e levantado obreiros para o pastorado. Com Adrián será o segundo pastor que sai da nossa Igreja de Sevilha. Isso é bênção de Deus!

O Adrián recebeu uma bolsa integral da Igreja Reformada da Holanda e deverá ir no mês de setembro deste ano, se Deus quiser, estudar no Seminário IBESTE, em Barcelona. No mesmo lugar onde estudou o Alejandro. A Igreja de Sevilha terá que ajudar com a alimentação e com livros, etc. O deão do seminário, pastor Arturo, é membro do nosso Sínodo e isso nos dá uma grande alegria e tranquilidade.

Em janeiro e em fevereiro, recebemos a visita de dois ministérios já conhecidos da Igreja. O primeiro foi dos Gideões, representado pelo irmão, Dr. Emilio Carmona que nos trouxe uma mensagem bíblica muito edificante. O outro pregador convidado foi o pastor missionário e diretor da Fundação ABRE (Alianza Bíblica de Restauración Evangélica), ministério que muitos anos está aqui em Sevilha e faz um trabalho sério e centralizado na Palavra de Deus.

Graças a Deus conseguimos comprar o nosso púlpito. Recebemos uma oferta do Brasil para ajudar na compra e estamos torcendo que chegue o dia de recebê-lo.

PEDIDOS DE ORAÇAO

1. Família:
• Everton está tratando uma Fibromatosis de Fascia Plantar – na verdade não tem sido nada fácil, porém está sendo acompanhado por bons especialistas. O processo é lento, pero sabemos que Deus está aí com a Sua graça maravilhosa.
• Por Nayra e a sua saúde – ela com artrose principalmente nos dedos das mãos.
• Pelos nossos netos: Daniel e Samuel.
• Por Ruth e o esposo, Alejandro – ministério e vida familiar.
• Por Leandro e a esposa, Elisabeth – continuam em Basiléia, Suíça.

2. Igreja:
• Organização para o envio do Adrián ao Seminário, em setembro – necessita o sustento para alimentação e material de uso pessoal.
• Relacionamento da nossa igreja com a Igreja Presbiteriana Coreana em Sevilha.
• Atividades programadas para o mês de março.
• Recebimento de novos membros comungantes.
• Batismo infantil da pequena Daniela – deverá ser nas próximas semanas.

3. Colégios:
• Seguimento dos alunos que tem se convertido ao Senhor.
• Conversão de novos alunos e professores.
• Melhora no ambiente escolar em virtude dos conteúdos ensinados em aula e que são nocivos à Palavra de Deus.
• Devido ao aumento de novos alunos em Religião Evangélica (aula de Bíblia), necessitamos de mais professores evangélicos. Atualmente somos muito poucos e necessitamos muitos mais em toda Região de Andaluzia e da Espanha.

Queridos, muito obrigado por tudo e contamos com as suas orações. Que Deus, em Sua infinita graça, cubra a todos com ricas e preciosas bênçãos.

Em Cristo,
Pr. Everton e Nayra

Hidi

NaN/NaN/NaN

Albânia, fevereiro 2024

Paz amados,

Depois de um longo tempo, volto a escrever.

Perdão pela demora em enviar minha carta de notícias.

Quero compartilhar um pouco daquilo que o Senhor me permitiu fazer nesse tempo.

Pela graça de Deus, pude ir ao Brasil, para reunião com a APMT - Agência Presbiteriana de Missões Transculturais, onde ficou decidido que pelos próximos 3 anos, o foco vai ser o plantio de igrejas em diferentes contextos culturais, e aqui na Albânia, vamos focar nossos esforços na Vila de Vaqar (uma vila muçulmana nos arredores de Tirana).

Os cultos já acontecem aos domingos, mas ainda temos muito o que fazer, até que a igreja possa caminhar por si.

Por favor, orem por nós. Ainda no Brasil, tive o privilégio de visitar meus tios paternos, já idosos e depois de muitos anos, pude estar com meus irmãos para Natal, Ano Novo e meu aniversário. Que presente lindo o Senhor Deus me deu.

Devido ao meu tempo restrito de visto aqui na Albania, não pude estar por muito tempo fora, nem visitar muitas cidades e igrejas. Lamento mesmo.

Na volta para Albania, tive a tristeza de participar do funeral do Pai da nossa missionária Klodi, um tempo de dor, mas de esperança, pois seu pai era servo do Senhor Jesus e temos a promessa de Ele vai enxugar dos nossos olhos toda a lágrima.

Por favor, orem pela família enlutada, e também por Klodi, que está gestante e dará á luz na próxima semana, se Deus quiser.

Orem por nossa irmã Al*, ainda em tratando da leucemia, orem por cura e força. Também A*, está cada dia surpreendendo, discipulando algumas pessoas e as ajudando como  pode, ainda sofre muita perseguição por parte da família, mas louvado seja Deus, continua firme, a pintura abaixo foi feita por ela, sobre Ezequiel 36:26, oração que ela faz pelo pai, constantemente. Orem por isso. R*, foi aos EUA, está congregando em uma ig cristã, e tem disposto o coração a buscar ao Senhor. Ore por Jardim de Deus, que ele possa ter condições de trabalho dentro do AF, ele precisa recomeçar a ter o controle da própria vida, orem por sabedoria e conversão.

PS: Para a glória de Deus, Dorentina (filha de Joshua e Klodi) nasceu linda e saudável no ultimo dia 11 de Fevereiro. Obrigada pelas orações.

Hidi

Rev. Ivam e Yet-Olívia

NaN/NaN/NaN

Colômbia, fevereiro 2024

Graça e paz, irmãos,

Devido às múltiplas atividades de final de ano e uma viagem em janeiro para cumprir compromissos de divulgação da missão e descansar uns dias com os familiares, trago aos irmãos, com um pouco de atraso, o nosso Relatório do Campo Missionário em Medellin, Colômbia, de forma sintética.

Deus nos tem abençoado e nos tem surpreendido sobremaneira no trabalho missionário; a Ele toda hora e toda glória pelos resultados obtidos e vistos, conforme se segue:

PLANTAÇÃO DA IGLESIA EL FARO – Nossa atividade principal é com a plantação da Igreja no bairro Suramericana. Iniciamos as atividades em 19 de fevereiro de 2023 e hoje temos a participação média de 40 pessoas. Nosso espaço já está pequeno e necessita ser ampliaso. Na Iglesia El Faro desenvolvemos as atividades de pregação, aconselhamento, ministério de família, música e louvor, trabalho com crianças e sala de artesanato. Deus seja louvado!

EDUCAÇÃO TEOLÓGICA – somos professores voluntários no Seminário Bíblico de Colômbia, onde servimos na área de louvor nos cultos, aconselhamento e acompanhamento espiritual dos alunos solteiros e com casais, e Yet desenvolve aconselhamento psicológico e classes de artesanato semanal com as mulheres do Seminário. Ali ministramos aulas de Teologia Pastoral.

Junto ao CEBIPAM – Centro de Estudos Bíblicos dos Povos da Amazônia, temos ido duas vezes por ano, para ministrar classes modulares aos líderes indígenas que estão sendo preparados para o pastoreio das igrejas das várias etnias nas Três Fronteiras Brasil/Colômbia/Peru.

SALA DE ARTESANATO – todas as quartas-feiras, das 15 às 18 horas, Yet lidera um grupo de mulheres que aprendem atividades manuais na igreja. Tem sido um tempo de aprendizado e também de compartilhamento da vida e abrir do coração, que sempre termina com leitura bíblica e oração. Hoje temos 15 mulheres não crentes participando. Esta é uma grande porta para a evangelização.

CAPELANIA HOSPITALAR – como psicóloga Yet Olívia tem atuado voluntariamente na área de capelania hospitalar, junto às parturientes do Hospital Público Metrosalud. Esta é uma atividade desafiadora, dada à precariedade do sistema público de saúde colombiano, mas uma grande porta aberta ao exercício da obra social e também evangelização e testemunho da fé.

MINISTÉRIO COM CASAIS – trata-se de uma atividade extremamente importante que realizamos com casais nas dependências do Seminário Bíblico, na Iglesia El Faro e temos recebido convites para ministrar para casais em igrejas de outras denominações na Colômbia. Ano passado realizamos 7 encontros no Seminário, 3 na Igreja El Faro e dois em outras igrejas a convite. Deus nos tem usado para restauração de famílias. A Ele a glória!

MISIÓN 12 – apoiamos este ministério fundado por seminaristas aqui que trabalha com evangelismo e atendimento social a crianças e adolescentes vulneráveis e em situação de risco. Fizemos atividades também nas cidades de Zaragoza, San Marcos e Barranquilla.

COORDENAÇÃO DA ÁREA ANDINA – em 2023 recebi da APMT o encargo de coordenar o grupo de missionários da região andina, que abrange a Bolívia, Peru, Colômbia e Panamá.

OUTRAS ATIVIDADES – Fizemos duas mensagens na Madrugada de Oração da Nacional de SAF´s da IPB e mensagens online com a Sinodal de SAF´s do Leste de Minas, Federação do Vale do Manhuaçu, Federação do Vale do Rio Grande. Na ida ao Brasil para visitar a netinha enferma preguei em 8 igrejas nos 16 dias que lá estive e visitei o Seminário Presbiteriano em Belo Horizonte-MG. No final de novembro Yet ministrou palestras para as mulheres presbiterianas da região de Medellin. Em 2023 ela concluiu sua especialização em Teologia Bíblica e Sistemática pelo CPAJ e foi aprovada para o mestrado online em Aconselhamento Bíblico. Estamos gratos por estas bençãos.

ENFERMIDADE NA FAMÍLIA – O ano passado nos foi pesado pela tensão vivida em família com a grave enfermidade de nossa netinha Isabel, que foi diagnosticada com a rara síndrome hemofagocítica; Yet passou os meses de Junho e Julho em Belo Horizonte, apoiando nossa nora no cuidado dela no hospital durante os 69 dias em que ela esteve internada. Ela venceu a enfermidade em outubro, mas, infelizmente, a doença retornou semana passada, e ela novamente encontra-se hospitalizada em São Paulo e necessitará passar por quimioterapia e transplante de medula. Por favor, orem pela nossa pequena guerreira Isabel (Bebel).

PRÓXIMOS PASSOS – continuaremos com as atividades que já temos, mas definimos iniciar um novo grupo de estudos bíblicos em outro local da cidade, com vistas à plantação de uma nova igreja na cidade. Yet assumiu a liderança espiritual do Buen Samaritano, o grupo de mulheres que atuam na área da capelania hospitalar.

MOTIVOS DE ORAÇÃO – pedimos que os irmãos amados orem conosco por estes temas: (1) Por conversões; (2) Pelo crescimento da Iglesia El Faro; (3) Pela salvação da Colômbia; (4) Por unção na proclamação da Palavra salvadora; (5) Por sabedoria nas palavras e nos relacionamentos; (6) Por nossa saúde física e emocional; (7) Por proteção nessa grande cidade e neste país; (8) Por nossos filhos e netos no Brasil; (9) Gratidão pelos nossos parceiros em missão.

ALGUNS TESTEMUNHOS – abaixo relatamos 3 testemunhos muito preciosos do trabalho:

• No mês de setembro em nossa sala de artesanato, Yet foi abordada por uma senhora chamada Glória. Ela necessitava conversar sobre sua vida, pois fora impactada com a palavra bíblica na devocional da semana anterior. Contou que diante de tantas frustrações na vida ela havia tentado suicídio já por duas vezes, mas não conseguiu alcançar seu objetivo nestas tentativas e queria saber o que deveria fazer para ser “crente”. Yet compartilhou com ela o plano da salvação e a convidou a receber a Jesus, o que prontamente ela disse que queria; então orou com ela e a levou a também orar confiando sua vida a Cristo. Ela orou confessando a Deus os seus pecados e pedindo perdão por não ter valorizado a vida como presente de Deus e tentado suicídio e pedindo a Deus para fortalecê-la para ser uma cristã fiel a Jesus até o fim. Ela recebeu uma bíblia de presente e aceitou iniciar o discipulado estudando a Palavra de Deus em nossa igreja com Yet. Fantástico e emocionante!

• Em outubro fomos preletores por quatro dias no Congresso de Família da AIEC – Associação das Igrejas Evangélicas do Caribe, em San Marcos, no estado de Sucre. No sábado tivemos um momento especial só para casais à noite e um jantar dos casais. Ali pude ministrar sobre os compromissos para um casamento feliz e abençoado e finalizei conclamando cada casal a ter Jesus no centro de seu relacionamento e de sua casa e orei por eles. Quando a líder retomou a palavra para o jantar, um marido pediu para falar e foi um dos momentos mais emocionantes para todos os participantes. Ele chamou sua companheira à frente e confessou que a fizera sofrer por quase dez anos por um relacionamento extraconjugal, que estava arrependido e pediu-lhe perdão publicamente e a pediu em casamento para regularizar a situação conjugal deles, uma vez que ainda não estavam civilmente casados. Ela, então, tomou o microfone e disse que por quase dez anos ela vinha orando a Deus acreditando que chegaria o dia em que veria a benção de Deus transformando o seu companheiro e disse que o perdoava e aceitava com muita alegria o seu pedido para regularizar a situação conjugal. Então ele tirou os anéis (alianças) do bolso e disse que já os tinha comprado a algum tempo esperando o momento certo para esta iniciativa. Eles colocaram os anéis na mão direita e disseram que iriam marcar a data da cerimônia civil, mas que também gostariam de receber a benção na igreja e que todos estavam convidados, desde já. Não conseguíamos conter as lágrimas. Deus é tremendo!

• No mês de Novembro batizamos na Iglesia El Faro Mariluz Posadas, uma ex-freira que se rendeu ao amor salvador de Jesus. Durante todos os seus anos de convento ela teve vários questionamentos jamais respondidos com clareza bíblica por suas superioras, e algumas frustrações que a entristeceram muito. Resolveu deixar de seguir a vida religiosa, abandonar o convento e buscar respostas para seus questionamentos fora. Casou-se, teve duas filhas, mas as dúvidas continuavam. Foi então que resolveu visitar algumas igrejas evangélicas e, finalmente, chegou à Igreja Presbiteriana, onde percebeu que a mensagem era bíblica e não fugia das Sagradas Escrituras; ali decidiu permanecer e conversar com os pastores quanto às suas dúvidas que foram sanadas na Palavra e, em Novembro, ela decidiu receber o batismo e professar sua fé. Deus seja louvado!

Finalizamos agradecendo a Deus pela vida de todos as nossas igrejas e irmãos parceiros e rogando que o Senhor retribua a cada um de forma multiplicada. Nosso desejo é que cada um continue conosco em 2024 e nos anos seguintes, porque a obra não pode parar e há urgência na proclamação do Evangelho para todo o mundo.

Irmãos, jamais desistam de investir na obra missionária.

Pelos laços da cruz de Cristo,
Ivam Gomes Pereira e Yet Olívia

Contribuições:
Pix: 19982422776
(Yet-Olívia Tavares Pereira)

Rev. Jairo e Kênia

NaN/NaN/NaN

Brasil, fevereiro 2024

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. 1 Co 10:31

Cremos e temos ensinado nesses anos de casados, que devemos viver uma vida matrimonial que glorifique a Deus em tudo. Não é fácil e nem simples, na verdade, é um grande desafio para cada um de nós que somos filhos de Deus; zelar, honrar e cuidar do nosso relacionamento matrimonial. Entendo que biblicamente todos os cristãos casados, devem zelar, honrar e cuidar do seu casamento de forma tal, que Deus seja glorificado no modo em que vivemos, a fim de que possamos inspirar aos nossos filhos, nascidos de nosso amor conjugal, e nossos filhos na fé, a fazerem o mesmo que nós, quando observarem a nossa vida matrimonial. Ao dizer à igreja, sejam meus imitadores, como Paulo disse a igreja de Corinto (em 1Co 11:1), com certeza, para aqueles que estão casados, está incluindo o exemplo da vida matrimonial. Muitos dos que chegam à igreja hoje, vêm com vidas matrimoniais em crise, separações, uniões de convivência e precisam ser restaurados. Encontrar casais exemplares na igreja será de grande ajuda para eles. E todos glorificaremos a Deus, ao vivermos do modo digno de Cristo.

Notícias de nossa família: Graças a Deus, Kênia e eu cumprimos, nesse 4 de fevereiro, 29 anos de casados! E estamos muito bem, tratando de ser zelosos um com o outro e com nossos filhos naturais e os espirituais. Rv. Jairo fez novos exames na última semana de janeiro, para ver o tema do tumor no pâncreas e vai ser avaliado pelo médico no dia 20 de fevereiro. Segue tratando o tema da diabetes e da pressão alta, e fazendo um tratamento para melhorar o sistema imunológico. Kênia está fazendo tratamento da coluna, ela tem uma doença degenerativa na coluna que causa hernias de disco, bicos de papagaio e outros desgastes que provoca muitas dores; em 2019 ela colocou uma prótese com 8 pinos, mas o problema segue, ela está tomando medicamentos.

E como vai marchando o “PROJETO JUNTOS” e a Plantação da Primeira Igreja Presbiteriana Hispana:

1. Seguimos todos os domingos com a EBD às 9:30 da manhã, as 18:00 horas temos culto vespertino e nos dias 16 a 20 de janeiro realizamos a EBDV (Escuela Bíblica de Vacaciones) onde chegaram mais de 60 crianças entre 03 e 12 anos foi uma tremenda benção. O tema foi: O contado de História:

2. Segue acontecendo aos Sábados o Curso de Matrimonio sobre a Rocha: são 4 casais – 3 casais bolivianos (o casal, Moisés e Beatriz sendo treinados para futuros líderes de grupos). 2 casais são conviventes e devem se casar. Há um brasileiro – Nildo e Claudia vão casar-se agora, no sábado 10/02. Orem conosco para que se casem: Marcos e Karel, mais ao fundo da foto, e mais dois casais de Venezuelanos que já fizeram o curso. Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 1 Coríntios 10:31

Agradeçam Conosco

1. Pelo cuidado de Deus em nossa vida, família e ministério. Deus proveu e preservou em paz até aqui.
2. Pelo crescimento numérico de assistentes e visitantes à igreja principalmente de crianças na EBD após a EBF (EBDV) foi uma tremenda benção mais de 60 crianças participaram
3. Pelas igrejas e irmãos parceiros de nosso ministério, por sua fidelidade...
4. Por Faviana nossa primeira candidata para missões que já regresso do IBEL para servir na igreja por enquanto cumpre com as tarefas exigidas. Fazendo o segundo ano do CPO.

Orai sem cessar

1. Ore para que Deus continue guardando e protegendo a nossa família: Junior, Kaleb Daniela, Thalyta, Thatyane. Por provisão p/ a família, novas parcerias financeiras para 2024.
2. Ore pelo Rev.Jairo que deverá fazer uma cirurgia p/retirar o tumor no pâncreas. Já fez os novos exames em janeiro agora no dia 20 de fevereiro tem a consulta com o médico no ICESP.
3. Suas orações por provisão o Rev. Jairo está fazendo um tratamento para ajudar no combate ao tumor e esse tratamento não é coberto pelo convênio. Essas saídas nos desequilibra o orçamento que já é bem apertado. Ex. a. (3 Consultas – 1820, medicamentos vários, para três meses – 2400) b. Além de uma manutenção no carro – compra de várias peças, revisão de suspenção e troca de bateria nesse mês de janeiro - 1500 reais.
4. Ore por Solange jovem fiel que tem servido na igreja, quer fazer um treinamento com os Jovens da Verdade, mas infelizmente não tem os recursos ( 1600 reais X 12 meses). Solicitei uma bolsa e estamos esperando.
5. Sigam orando pela iglesia Presb.Hispana que Deus nos tem dado o privilégio de trabalhar na plantação; que Deus continue nos mostrando os caminhos para levar cada família à maturidade cristã, e alcançar a muitas outras.
6. Que as reuniões (cultos) de domingos presenciais 18:00 Horas, como vê na foto acima. Quartas-feiras on-line via Teams, e a EBD, sejam cada vez mais eficazes para a evangelização, pregação e ensino.
7. Ore para que os irmãos da IPH tenham provisão laboral e material.
8. Precisamos de professores voluntários para todos os cursos, principalmente computação e eletricista. Já temos laboratório pronto para ambos cursos e música. E muitos outros...
9. Oremos pelos casais que estão no curso Matrimonio Sobre a Rocha, que possam seguirem firmes até o final. São: Marcos e Karel, José Luis e Lizet, Nildo e Claudia e Moisés e Beatriz.
10. Ore por nós, para que Deus nos dê força para poder levar todas essas atividades em frente e muitas outras. Algumas vezes, sentimos que nos faltam as forças. Que Deus nos renove a cada dia.
11. Oremos pela diretoria da APMT e pelos missionários de base e os que estão em diferentes partes do mundo
12. Oremos pelo nosso Brasil para que se convertam ao Senhor e andem no temor do Senhor.
13. Ore pelas igrejas que nos apoiam com cestas básicas: IPB V. Mariana, Penha, Tucuruvi, Bom Pastor, IP Alphaville, Colégio Elim. E pelas igrejas e irmãos que são parceiros na parte financeira.
14. Ore e participe para que possamos adquirir um local próprio para a igreja. Estamos em campanha, precisamos vender 1000 metros, a 1000 Reais cada metro, para conseguir comprar o local, fazer a documentação e algumas reparações que serão necessárias. A Iglesia Hispana vai comprar 100 metros (vamos fazer atividades diversas). Você que lê esta carta pode comprar quantos metros sentir em seu coração.

Segue nosso número de conta chave pix - Iglesiaphispana@gmail.com

Contato:
Rev. Jairo 11-955581969
Mis Kênia 11-995801810
jairoykenia@gmail.com
@projetojuntosiph

Rev. Jean Marc e Ruanny

1/11/2024

Brasil, fevereiro 2024

A estrada até aqui

A você que nos conhece ou não, é sempre bom ter uma recapitulação sobre o que estamos fazendo há mais de oito anos. Calma, não será um textão contando cada passo de nossa trajetória missionária, mas só um reconhecimento breve e necessário do que Deus fez até aqui. Nós louvamos a Deus diariamente por diversos benefícios, desde as coisas mais insignificantes ao olhar humano, até aquelas que geralmente as pessoas chamam de “eventos miraculosos”. Ser mantido por Deus em missões durante todo este tempo é um privilégio. Além disso, conhecer e criar laços com quem Deus usa para o sustento desta obra é entender que o Reino de Deus é um reino de amigos, pois na perspectiva do Reino, ninguém realiza a obra sozinho.

Há mais de oito anos estamos vivendo esta vocação de anunciar Cristo onde estivermos, das comunidades carentes no Rio de Janeiro até o secularismo europeu na Espanha, dos andes peruanos até a metrópole paulistana, e sempre tivemos uma única compreensão: Senhor, usa-nos para anunciar a notícia que expande seu Reino de justiça, paz e salvação. E se você fez parte disso até aqui conosco,em oração ou em contribuição, os frutos desse laborioso trabalho também é seu. Quão maravilhoso é poder servir ao nosso Deus.

O fim do ciclo de preparação

Estou pronto! É difícil afirmarmos isso para qualquer tarefa, mesmo que tenhamos anos de preparo para algum propósito, parece que sempre falta alguma coisa. O período de preparação para as mais diversas vocações na sociedade é sempre árduo e ocupa o maior desgaste em nós, fazendo com que percamos de vista que essa é uma fase essencial da nossa vida. Usualmente, as pessoas pensam somente no resultado e não no processo.

Quando me tornei missionário pela JOCUM em 2016, jamais imaginaria que ainda levaria mais oito anos de preparo, para finalmente começar arrumar as malas para o campo transcultural que o Senhor preparou. É claro que muitas pessoas enfatizam o exemplo do Apóstolo Paulo, sobre o seu tempo de preparo e espera em Atos, da sua conversão até o momento que foi enviado. Mas ao mesmo tempo, “E logo, nas sinagogas, proclamava Jesus, afirmando que ele é o Filho de Deus.” Atos 9:20. Logo após sua conversão, Paulo já anunciava a Cristo com intrepidez. Isso me fez pensar muito sobre como o Senhor vai nos usando e moldando ao longo do processo de preparação, e como o preparo missionário já é o nosso ministério sendo desenvolvido.

Por isso 2023 foi um ano marcante para a nossa família. Após muitos anos nesta caminhada de missões e preparação, viagens missionárias, cursos, seminário, sabatina para o pastorado, conselhos, tivemos a graça de finalizar todos os requisitos para sermos enviados ao campo transcultural pela nossa agência (APMT – Agência Presbiteriana de Missões Transculturais). O fim do ciclo de preparação nos alegra muito, e nos dá total confiança no Senhor para o início de uma nova etapa ministerial.

O planejamento para 2024

Como família missionária, estabelecemos alguns planos e metas para o desenvolvimento do projeto em 2024. Atualmente, estou trabalhando como pastor auxiliar na Igreja Coreana Nova Vida, na região central de São Paulo, no bairro Bom Retiro. Eu trabalhei em 2023 como evangelista nesta mesma igreja, e pela graça do Senhor, a Igreja Nova Vida nos acolheu no nosso provável último ano de Brasil de maneira muito carinhosa.

Ao final do ano passado, estávamos com muitas dúvidas e anseios sobre como faríamos para nos manter como família em São Paulo, pois estamos em um período de transição e levantamento dos recursos financeiros para irmos à Itália. A boa mão do Senhor abriu esta porta para auxiliarmos esta igreja, enquanto divulgamos o projeto missionário para levantar os parceiros financeiros necessários. Atualmente, estamos no processo de agendamento com igrejas da região para a divulgação do projeto.

Muitas perguntas surgem quando falamos do projeto missionário em diversos lugares, mas a número um é: Quando vocês vão? A resposta para essa pergunta depende de vários fatores. Nós estabelecemos prazos e planos, mas eles estão submetidos a vontade de Deus. Nós só partiremos quando conseguirmos o orçamento mensal necessário para o sustento do projeto na Itália.

O desafio do levantamento de recursos para um projeto missionário

Como foi falado no início do nosso informativo, nenhum trabalho dentro do Reino de Deus se realiza sozinho. Há muitos desafios relacionado ao levantamento de recursos. Primeiramente, é importante ressaltar uma informação que muitos desconhecem: A agência missionária não sustenta a família missionária no campo. Eles providenciam alguns valores que complementam o auxílio financeiro do projeto missionário, mas isso apenas quando o missionário chega no campo. Outros desafios como, o alto valor do sustento mensal por ser um país com uma moeda muito mais valorizada que a nossa e o desânimo que acomete todo missionário ao não receber retorno das igrejas para divulgação, fazem parte de todo este processo. Porém, os desafios não são um fim em si mesmos, pois nos ajudam a entender que é somente pela graça de Deus que podemos superá-los, ao passo que também podemos aprender e crescer espiritualmente através desse momento específico.

Pedidos de oração

Diante das nossas atualizações, temos vários pedidos de oração.

1. Pela saúde física e espiritual da nossa família em 2024.
2. Pelo trabalho pastoral que está sendo desenvolvido na Igreja Nova Vida em 2024.
3. Pelo nosso sustento atual que se encontra defasado.
4. Pela divulgação do projeto missionário nas igrejas e levantamento dos parceiros para o projeto na Itália.
5. Pelos fiéis parceiros de ministério que já estão conosco há tanto tempo, e continuam nos dando suporte.

Rev. Jean e Ruanny
@projetoliberta836
projetoliberta836@gmail.com
(21) 97990-6396

Rev. Salomão e Luciana

5/7/2024

Uruguai, fevereiro 2024

1º ano de Uruguai: até aqui nos ajudou o SENHOR

“Tomou, então, Samuel uma pedra, e a colocou entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR.” 1 Samuel 7.12

Em dezembro de 2023 completamos nosso primeiro ano no Uruguai. Quantas mudanças, quantos desafios, quantas incertezas, mas quanta Providência de Deus. E é a certeza da ação do Senhor em nossa história no tempo exato, que nos faz enxergar o que os olhos muitas vezes não veem, e crer no que a razão insiste em não compreender: que Ele, o próprio Deus, estará conosco todos os dias, até o final. Cristo é nossa pedra de ajuda - significado do termo Ebenézer - a rocha que nos mantém firmes para toda a eternidade. Por essa razão confiamos e podemos dizer: Grandes coisas o SENHOR tem feito por nós, por isso estamos alegres.

Outubro

Começamos o mês de outubro comemorando o aniversário de 10 anos da Lídia. Como é maravilhoso perceber o desenvolvimento de nossa primogênita em todas as áreas de sua vida, principalmente em seu envolvimento com o Reino de Deus.

Lídia e Leandra têm participado ativamente do FM Kids, um programa da MTB destinado a contribuir para adaptação de filhos de missionários aos diferentes campos. Deus têm usado poderosamente as irmãs Daniele Ferreira, Andréia Gomes, Rosa del Pino e Edcleide Monteiro na tarefa de auxiliar tanto nossas meninas como filhos de vários outros missionários nesse momento tão importante e desafiador de suas vidas.

Novembro

Recebemos na IPUY – Montevideo a visita missionária dos irmãos da IP de São Bernardo do Campo e do mobilizador da APMT, Maurício Pitorri. Foi um tempo de grande alento e comunhão, revelando mais uma vez o cuidado do Senhor com sua seara.

Luciana começou a ministrar aulas de Escola Bíblica Dominical na IPUY. Essa foi mais uma resposta de oração que tivemos nesse período. Em média, 7 crianças participaram das aulas, ouvindo sobre o cuidado de Deus com seu povo, principalmente ao providenciar a salvação por meio de Cristo Jesus.

Começamos uma reunião de oração online com o grupo de intercessores do projeto Uruguay Reformado. Deus nos têm abençoado grandemente com esse período devocional e de oração. Se você também quiser participar, basta entrar em contato conosco pelo (62) 99214-6821 (whatsapp), que enviamos o link da reunião. Orai sem cessar. 1Ts 5.17

Dezembro

Pela graça do nosso Deus Leandra completou as séries iniciais do colégio, e está pronta para o 1º ano em 2024. Apesar das diferenças curriculares, culturais e linguísticas, as meninas obtiveram excelente desempenho na escola. Elas conseguiram se entrosar bem com os colegas e professores, e estão falando muito bem o espanhol “uruguaio”, inclusive sem sotaque.

Pela providência de Deus o grupo semanal de estudo bíblico e oração tem se desenvolvido bem. E é exatamente esse o tema que estamos trabalhando: a soberania de Deus demonstrada em sua providência. O grupo tem se fortalecido pela Palavra e pela comunhão e, atualmente, quatro famílias participam regularmente da reunião em nossa casa. Luciana tem dado aulas para as crianças, apresentando o evangelho de Cristo em linguagem acessível às suas capacidades.

Em dezembro as meninas participaram da comemoração do natal junto com as crianças da IPUY-Montevideo, que contou com encenação e confecção de presépios. Tivemos a oportunidade de comemorar nosso aniversário (Salomão 17/12 e Luciana 23/12) e o natal junto com familiares e irmãos de la Costa. Foi um tempo de grande alegria e cuidado de Deus com nossa família.

Desafios e informações do campo

Após um longo tempo de oração, tivemos uma maravilhosa resposta de Deus. Luciana começou a ministrar aulas de Escola Bíblica Dominical para as crianças na IPUY-Montevideo e também nas reuniões de estudo bíblico em nossa casa. As meninas estão participando ativamente da preparação das aulas e do material, e estão apresentando um importante desenvolvimento espiritual.

Apresentamos ao conselho da IPUY um pedido para iniciarmos os trabalhos aos domingos (EBD e culto) a partir de Março de 2024 em Ciudad de la Costa. O conselho ponderou e aprovou o pedido, e, segundo a providência do nosso Deus, começaremos os cultos dominicais em nossa casa. Estamos muito contentes e, em certa medida, temerosos, com essa nova etapa da plantação de igreja em La Costa. Interceda pelo início dessa nova etapa no projeto.

Continue a orar conosco pela evangelização de cinco pessoas mais especificamente. O Sr Carlos, com quem temos nutrido uma excelente amizade. A Dna Ivone e a Andrea, que moram em nossa região e têm se relacionado com a Lu. Pela Emi, amiga da Lídia e da Leandra, que estuda na escola delas, Pelo Horácio, nosso vizinho. Tenho auxiliando-o em sua carpintaria quando o tempo me é favorável, e nossa amizade e conversas se tornam a cada dia mais profundas.

Continuamos a ser pastoreados pelo Rev Marcos Botelho (Goiânia- Go) com encontros quinzenais de oração e conversa sobre o ministério.

Motivos de oração:
- Gratidão por nosso primeiro ano aqui no Uruguai;
- Gratidão pelo excelente desenvolvimento das meninas na escola, na língua e na cultura uruguaias;
- Gratidão pela fidelidade dos nossos parceiros à obra do Senhor;
- Gratidão pela visita dos meus pais no final do ano;
- Pelo início dos trabalhos aos domingos em Ciudad de la Costa em março de 2024 (inicialmente em nossa casa);
- Por fortalecimento do grupo base da plantação da igreja em la Costa;
- Pela tentativa de regularização de nosso veículo aqui no Uruguai (jan/fev);
- Por nosso período de férias aqui no Uruguai;

Dados para contato

Rev. Salomão de Sousa Tavares Jr.
Tel: (62) 99214-6821
E-mail: uruguayreformado@gmail.com

Luciana Flávia de Souza Reis Tavares
Tel: (62) 99300-3214
E-mail: luartreis@gmail.com

Dados financeiros
Nubank
Agência: 0001
Conta: 63244447-5
SALOMAO DE SOUSA TJR
Chave PIX 891.423.731-15

Rev. O. F. e T.

4/4/2024

Oriente Médio, fevereiro 2024

CHARLES SPURGEON
“Só os tolos acreditam que política e religião não se discutem. Por isso, os ladrões permanecem no poder e os falsos profetas continuam a pregar”.

FAMÍLIA
Deus tem nos sustentado emocionalmente, espiritualmente e financeiramente. Louvamos a Ele, pelo Seu cuidado por nós. Nossos filhos estão bem, graças a Deus, todos estudando. Tiago está trabalhando e namorando. Está muito feliz. Débora tem auxiliado muito no ministério aqui. Somos muito gratos a Deus pela Sua infinita misericórdia expressada em nossas vidas.

PAQUISTÃO.
Você sabia que Paquistão significa “lugar da pureza”. O nome não reflete a realidade do país, onde há muita pobreza e impureza. Alguns em forma de piada dizem “lugar de doença”. No entanto, estamos presente nessa nação para mudar essa realidade. Transformando vidas através do Evangelho, estamos construindo um novo Paquistão, onde os princípios da Palavra de Deus vão reinar. Já temos visto isso, uma vez que 45% dos membros da nossa igreja eram perseguidores de cristãos antes de se converterem. Louvado seja Deus por isso. O baterista da nossa igreja, era um grande inimigo nosso, hoje é alguém que nos protege. Glórias sejam dadas ao nome do nosso Deus! Ele está plantando a Sua igreja e mudando a história desse país.

A GUERRA CONTINUA
Infelizmente o conflito entre Judeus e Palestinos tem se escalado cada vez mais. O número de países envolvidos nesse confronto, aumenta dia a dia. Nenhum acordo de paz é aceito por ambas as partes e o número de feridos e mortos é enorme. Na parte palestina falta água, alimentos, energia, etc. O sofrimento da população é grande, principalmente as mulheres e as crianças. Nosso vilarejo continua calmo, sem ser muito afetado pela guerra. Poucas famílias de refugiadas conseguiram chegar aqui. Estamos auxiliando algumas famílias lá no conflito, através de um membro da minha equipe que está lá acompanhando tudo de perto. Vamos continuar orando por um acordo de paz.

NOSSAS CRIANÇAS
Estamos trabalhando bastante na documentação das últimas crianças que foram resgatadas. Elas estão um pouco assustadas com tudo, mas aos poucos vão se adaptando ao novo ambiente. Nessa semana compramos mais colchões e cobertores. Interceda por elas, especialmente para conseguirmos vagas na escola para as crianças maiores.

NOVO PROJETO
Vamos iniciar na semana que vem um novo projeto de distribuição de kits de higiene pessoal para meninas adolescentes. Inicialmente serão 35 kits entregues, mas no futuro queremos ampliar e fazermos kits para meninos também. Também vamos organizar palestras ensinando-os sobre princípios básico de higiene pessoal. Nosso propósito maior é levar o amor de Cristo aos corações deles. Esteja na brecha conosco em favor desse projeto.

ESTEJA NA BRECHA
*Continue lembrando do jovem Hassan que foi liberto do homossexualismo. Ele está bem, trabalhando e vencendo a cada dia. No entanto, é uma luta diária;
* Teresa minha esposa e uma outra missionária estão estudando sobre autismo. Elas tem se dedicado a aprender algumas técnicas e exercícios para auxiliar autistas no desenvolvimento deles. Elas vão auxiliar no tratamento no pequeno Nawaf, que é autista. Aqui não existe nenhum tratamento para isso. Ore por elas;
* Tacinnin está super bem com seus olhos e tem estudado bastante. Toda a família dela está bem e os filhos estão todos estudando português. Estamos tentando levá-los para o Brasil como refugiados, uma vez que aqui eles são proibidos de trabalhar. Que Deus nos mostre o caminho para isso;
* Clame a Deus por 3 jovens aqui que já serviram a Cristo, mas se desviaram. Eles estão bem céticos mas não queremos desistir deles. Coloque o nome deles na sua lista de intercessão: Ranin, Barak e Safwat;

TEM DIAS
Tem dias que nos sentimos fortes como Josué e Calebe, prontos pra guerra...
Tem dias que preferimos nos esconder na caverna como Elias...
Tem dias que queremos cantar e dançar, como Davi e Miriã...
Tem dias que queremos chorar como Ana...
Tem dias que temos fé como Abraão para vencer tudo, saltar muralhas e derrotar exércitos...
Tem dias que elevamos os olhos para os montes e nos perguntamos de "onde nos virá o socorro"...?
Isso não quer dizer que somos fortes ou fracos... isso quer dizer que somos simplesmente humanos e limitado e dependentes da misericórdia de Deus.
A grande diferença em tudo isso é "estar ao lado do SENHOR"; isso é que faz a grande diferença na minha e na sua vida!!!

TESTEMUNHO
Débora minha filha escreveu um texto para a escola e eu traduzi para vocês. Segue abaixo: “Meus pais são super-heróis. Pelo menos, eu sempre senti isso deles. Aos 19 anos, meu pai recebeu um chamado para o trabalho missionário quando ainda era um adolescente no Brasil. Desde então, ele e a minha mãe aprenderam inglês e árabe, viveram na Síria e no Iraque durante a guerra e chegaram na Jordânia próximo ao ocorrido do dia 11 de Setembro. Eles acabaram se estabelecendo em Omã comigo e com meu irmão, optando por nos criar em um país classificado em 31o lugar na perseguição aos cristãos. Esta é apenas uma pequena porção de todos os sacrifícios que meus pais fizeram em seu compromisso de servir a Deus. Meus pais são super-heróis, mas eu não. Enfrentei perseguição quando criança. Enquanto crescia, todos os meus colegas eram muçulmanos, a nossa igreja era fortemente monitorizada pelo governo e até enfrentamos ameaça da Al Qaeda de atacar a minha escola e a minha igreja na pequena cidade onde cresci. Ao passar pelos tanques militares estacionados em frente à minha escola primária, questionava-me sobre Deus. Esta perseguição não era contra mim, ou seja, não era contra a minha fé particularmente, porque eu não tinha fé própria. No entanto, tudo isso mexeu muito comigo. Existe algo tão poderoso na Palavra de Deus que faz com que todas as nações reúnem suas armas e bombas, tudo o que podem, para tentar destrui-la. Tentam destruir os cristãos, a mim e aos meus pais. Eu tinha algo precioso em minhas mãos, mas não entendia muito bem por que alguém morreria por isso. Hoje tenho quase a mesma idade que meu pai tinha quando ele recebeu seu chamado e descobri o que há de tão poderoso na Palavra de Deus. É GRAÇA. Mesmo nas minhas dúvidas, Sua graça é maior. Mesmo na busca dos meus próprios desejos, Sua graça é maior. Mesmo no meu sofrimento, Sua graça é maior. A Sua graça dá nova vida, não só a mim, mas ao refugiado que luta e foge da guerra, ou ao terrorista que acredita que o seu pecado é imperdoável. Sua graça é maior. E nisto está o meu testemunho, da graça de Deus, que se estende até mesmo àqueles que perseguiram cristãos como eu”.

ORANDO PELOS POVOS NÃO-ALCANÇADOS
POVO: Os Bube – Guinea Equatorial. POPULAÇÃO: 66.000 pessoas.
MODO DE VIVER: Constituem 15% da população do país. Vivem ao redor de Biboco e Cobo. Seu idioma é o bubi, que possui alguns trechos da Bíblia traduzida. Em sua maioria católica, mantem algumas de suas crenças tradicionais.
OREMOS: Que Deus levante uma igreja entre os Bube, que dê testemunho da fé verdadeira.

Kelly Pires

2/3/2024

Bolívia, fevereiro 2024

“Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, e faça resplandecer sobre nós o seu rosto; para que se conheça na terra o teu caminho e, em todas as nações, a tua salvação.” Salmo 67:1,2

Sim, o Senhor é gracioso para conosco; ele faz o seu rosto resplandecer sobre nós para cumprir seu propósito - levar a sua salvação ao conhecimento das nações. Compartilho as atividades do último trimestre de 2023 para que você possa se alegrar e louvar ao Senhor conosco.

A congregação de Cochabamba, que está completando 1 ano de atividades, teve a alegria de receber como novos membros um senhor chamado Roberto (boliviano), que foi batizado, e dois adolescentes brasileiros - Eloíse e Emanuel - que fizeram sua profissão de fé. Ore para que o Senhor os fortaleça e os mantenha firmes no seu caminho.

A maior parte do tempo esse trimestre foi dedicado às atividades de PEPE – além das aulas, tivemos estudos bíblicos, palestra para mulheres e visitas aos lares. Em outubro nos reunimos com as famílias em um parque para um tempo de descanso e descontração.

Em dezembro encerramos o ano com a cerimônia de formatura dos alunos que terminaram o pré-escolar. Muita alegria e gratidão por esse momento! As crianças e adolescentes do ministério Oansa receberam suas premiações por cumprirem desafios propostos durante o ano, tais como memorização de versículos, realização das atividades bíblicas e frequência às reuniões.

Dos dias 22 a 25 de dezembro realizamos uma Escola Bíblica de Natal para as crianças da comunidade. Tivemos histórias bíblicas, teatro e entrega de brinquedos. Na manhã do dia 25, vários pais também compareceram e puderam ouvir uma pregação sobre o Natal. Em dezembro uma amiga chamada Yovana me convidou a um jantar em comemoração a sua formatura. Pediu-me que compartilhasse algo e orasse por sua família. Ore comigo para que Yovana e sua família conheçam ao Senhor.

Nesse final de ano também pude confraternizar com vários amigos que Deus me tem dado aqui na Bolívia. Não é fácil estar longe de nossos entes queridos, principalmente em datas especiais. Mas o Senhor “faz com que o solitário viva em família” (Salmos 68.6,7), provendo cuidado através dos nossos irmãos de fé.

Agradeça:
• Pela minha família; Deus tem cuidado e restaurado a saúde da minha mãe e do meu irmão;
• Pela provisão do Senhor durante o ano de 2023;
• Pelos parceiros ministeriais;
• por sua fidelidade nas orações e ofertas. Que o Senhor siga os abençoando.

Ore:
• Pelos desafios do novo ano: projetos pessoais e ministério;
• Por Bolívia: situação política e espiritual;
• Pela equipe missionária em Bolívia e por novos obreiros para o campo;
• Pela expansão do evangelho aos povos não-alcançados.

Kelly Pires
kellypiresp@hotmail.com

Rev. Amós e Mariana Cavalcanti

6/2/2024

Chile, fevereiro 2024

Oremos por Viña del Mar

Queridos irmãos, como é de conhecimento público, a cidade de Viña del Mar está sofrendo um mega incêndio de repercussões terríveis, o qual alcança outras duas cidades mais ao interior.

Esse incêndio afeta uma zona próxima ao centro, onde moramos, e uma região muito povoada, próxima a hospitais e já está afetando a zona industrial da cidade. Bairros inteiros já foram devastados pelo fogo e vários irmãos de igrejas nossas na região perderam suas casas e não tiveram tempo para retirar nada, nem o próprio carro.

Esse incêndio se fortalece pelo forte calor e ventos de mais de 60km/h e uma umidade muito baixa. Tem sido muito difícil controlar o incendio e ele ainda segue avançando sobre a cidade.

Pedimos as orações dos irmãos especialmente por três familias:

1. ⁠Paulina e Jorge: foram ovelhas minhas em Viña por muitos anos e tem 3 filhos, de 14, 5 e 6 meses. Perderam tudo e estão alojados em casa de amigos.

2. Patricia e Irza: Patricia é a mãe de Paulina e Irza, a avó. Ambas também perderam suas casas, se refugiaram com parentes mas esses também tiveram que evacuar e agora estão refugiados em outras casas. Irza é uma senhora de idade e membro antiga da igreja de Viña.

3. Gabriela: Gabriela tem um bebê de poucos meses, é uma jovem de 25 anos, mãe solteira e mora com seu irmão. Sua família é do interior do país e eles não tem parentes nem rede de apoio aqui. Está na casa de amigos da Igreja de Valparaíso.

Existem outros vários irmãos que foram evacuados, alguns estão em albergues públicos ou casas de parentes mas suas casas ainda não foram atingidas.

Uma igreja de um pastor amigo nosso, de outra denominação, foi totalmente destruída, era uma igreja muito antiga e conhecida na região.

Orem para que o fogo cesse logo e também pelo coração dos irmãos afetados por essa terrível catástrofe.

Estaremos informando os desdobramentos futuramente.

Em Cristo,
Rev. Amós Cavalcanti
Missionário APMT/IPB no Chile

Rev. Paulo e Valéria Sícoli

6/2/2024

França, fevereiro 2024

20 anos de Campo Missionário

"Até aqui o Senhor nos ajudou". Esse ano de 2024 completamos 20 anos que Deus nos chamou para o campo. Tinhamos empregos,  nossa casa e três filhas em idade escolar. Precisávamos dar o primeiro passo pela fé e partir para Islândia onde praticamente não conhecíamos ninguém e nem falávamos a língua... Um pouco mais no mês que vem...

"Enquanto isso, o povo de Judá começou a dizer: “Os trabalhadores já não têm mais forças e ainda há muito entulho. Por nós mesmos não conseguiremos reconstruir o muro”. Ne 4:14

Durante esse 20 anos no campo missionário enfrentamos muitas lutas e desencorajamentos. Ao chegarmos no campo tudo é novidade e desafiador. A cultura, a língua, os alimentos, a rotina das pessoas, os horários, a dinâmica familiar, as prioridades e até mesmo a natureza podem representar desafios que jamais imaginaríamos. No inverno rigoroso da Islândia por exemplo, as noites são longas e fria o que faz com que as pessoas passem mais tempo dentro de suas casas e o deslocamento muitas vezes é quase impossível por causa das tempestades de neve.

No verão, por outro lado, os dias são mais longos e a vida acontece do lado de fora. São três a quatro meses quando todos trabalham,até mesmo crianças com 12 anos para cima. A prioridade é aproveitar o curto verão pois logo após chegam os forte ventos e o frio. Nosso desafio foi trabalhar numa pequena igreja local no sul do país, inserida no meio rural cercada por pequenas cidades de menos de mil habitantes. Nossa carga de trabalho era muito desafiadora e pesada e com o passar dos anos nos sentimos como "o povo de Judá" sem forças para continuar.

Havia "muito entulho" ou coisas a serem mudadas, retiradas e abandonadas na vida daquela pequena igreja e mesmo nas nossas vidas pessoais e espirituais. Existem momentos como o de Neemias: 4: 9 "Mas nós oramos ao nosso Deus e colocamos guardas de dia e de noite para proteger-nos deles." que precisei parar tudo e orar pedindo a Deus uma nova visão, sabedoria e direção para continuar no ministério.

Não basta apenas pararmos, precisamos agir. A obra é do Senhor. É ele quem nos capacita, quem dá direção e estratégia. Precisamos nos conformar aos Seus planos e a maneira de avançar. Neemias ora, age, continua vigiando e tira o foco do problema : (v,14a) "Examinei a situação, reuni os nobres, os oficiais e o restante do povo e lhes disse: “Não tenham medo do inimigo! Lembrem-se do Senhor, que é grande e temível,"

Nossa vida cotidiana apresenta inúmeros desafios e problemas que nos sufocam e acabamos por não darmos a atenção devida a eles. Precisamos sim parar de tempo em tempo, buscar a face e direção do Senhor, mudar nossas estratégias, reorganizar nossas prioridades e lembrarmos como o salmista escreveu:: "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios."  (Sl 103:2) Amém !

Aconteceu em Janeiro 2024

A prefeitura de nossa cidade Saint Hippolyte du Fort reinaugurou um novo salão de Festas e nos convidou para participarmos da reunião e colocou o local à nossa disposição para eventos.

Tivemos um final de semana de formação de nossa União de igrejas UNEPREF. O assunto foi muito relevante e atual dentro do nosso contexto: A Transmissão da Fé para a Próxima Geração.

Nossas reuniões de estudo bíblico tem crescido a cada semana. Tem sido um momento de crescimento e edificação mútuo. Peçam que o Senhor continue a abençoar essas reuniões que e muitos frutos possam vir desse trabalho para a Sua glória.

Tivemos no primeiro domingo de janeiro nossa primeira reunião de oração da liderança da igreja. Temos orado para que o Senhor derrame suas bençãos e use-nos para evangelizar toda a região. Queremos ver o Seu mover entre nós.

A série do filme The Chosen conquistou o mundo e agora estamos passando em nossa igreja para toda comunidade.

O primeiro capítulo foi uma grande benção. Tivemos um número surpreendente de pessoas e principalmente entre os jovens.

Orem pelos projetos e nossas vidas

No total, The Chosen são quatro séries com 8 capítulos cada. Estaremos passando dois capítulos uma vez por mês. Fazemos uma pequena introdução antes da exibição e depois abrimos um momento de interação com perguntas e respostas. Várias pessoas da nossa cidade entraram pela primeira vez em nossa igreja por causa do filme. Logo após a sessão, oferecemos um pequeno lanche o que faz com que as pessoas fiquem por mais tempo e conversem umas com as outras. Que o Senhor possa continuar usando esses projetos para alcançar cada vez mais pessoas para o Seu reino.

Como já falei acima, neste ano completamos 20 anos no campo missionário. Valéria tem sido uma benção no ministério e o Pai tem a usado poderosamente em Sua seara. Confesso que nesses anos Deus tem nos carregado em Seus braços suprido de amor a falta que sentimos de nossas filhas e netinhos distantes. Que o Senhor continue nos sustentando e dando Sua graça a cada dia em nossas vidas.

OBRIGADO!

Seja nosso parceiro!
 

Fale conosco!
WhatsApp: +33 6 38 53 70 50
BB - Pix 830 288 037 04

Rev. Paulo e Valéria Sicoli

Maria Gomes

5/1/2024

Dili – Timor Leste, Fevereiro de 2024.

Graça e Paz!
Queridos amigos, irmãos e intercessores,

“Que m saberá contar os poderosos feitos do Senhor ou anunciar os seus louvores?” Sl.106. 2

De fato, não somos dignos de participar da obra do Senhor, no entanto Ele nos privilegia com oportunidades de servi-lo em alguns lugares que Ele quer que estejamos. Portanto, cada um de nós estamos sempre realizando o que Deus nos chamou e deu-nos o privilégio de ser e fazer. Gratidão a Deus por cada um dos irmãos que caminham comigo durante todo esse tempo. Deus os guarde com graça, paz e sabedoria.

Durante esse tempo, Deus tem dado o privilegio de continuar a caminhada aqui no Timor-Leste. O ano que passou foi de grandes desafios, contudo de muitas vitórias e bênçãos vindas do Alto.

Ministério com Crianças/treinamento de professores da EBD

O trabalho em uma comunidade no bairro Taibesi, em Dili continua com a graça de Deus. O ministério com as crianças e discipulado com os jovens. Visitas periódicas a algumas famílias e pais de crianças. Também a participação de pregações em alguns cultos aos domingos com os adultos. Esse é um trabalho em conjunto com lideres da Igreja Presbiteriana de Timor-Leste.

Temos cerca de 20 crianças que participam dos encontros todos os domingos. Vimos como algumas delas têm participado com alegria e aprendido muito da Palavra do Senhor e demonstrado frutos espirituais no seu dia-a- dia. Continuem orando pelas crianças, pois cremos que o Senhor tem grandes coisas a fazer na vida dos timorenses a partir dessas crianças.

Em Dezembro, nos preparamos uma apresentação musical com drama sobre a história do Nascimento de Jesus. Foi muito especial. Algumas famílias puderam participar e ouvir sobre o Senhor Jesus. Também participamos do culto de Natal em outra igreja Presbiteriana na cidade vizinha de Dili, em Liquisa. Foi uma bênção!

Discipulado com os Jovens

Com a graça de Deus pudemos encerrar estudos sobre a Fé Cristã. E Agora em Fevereiro retornaremos dia 03/02 com mais estudos sobre a Quem é Jesus.

Faremos dia 03/02 uma gincana com a revisão dos estudos bíblicos anteriores. Orem por esses jovens é um desafio para eles servirem ao Senhor. Especialmente pelos jovens homens. Orem para que o Espírito Santos traga: conversão, compromisso, mudança de caráter e coragem para vencer as barreiras culturais e religiosas das famílias.

Treinamento e Material para auxiliar no ensino e crescimento espiritual das igrejas do Timor-Leste

Em Novembro de 2023 e continua agora este ano com mais três módulos de uma capacitação bíblica e teológica para pastores, líderes e líderes e potencial para o trabalho de plantação e consolidação de igrejas aqui no Timor-Leste. Alguns são de outros municípios e comunidades distantes de Dili. Tivemos a cooperação do Pastor Mauicio que criou o material para essa capacitação. Aqui juntamente com a família Fogaça, estive auxiliando com toda logística e tradução durante as aulas. Foi muito especial. Agora em Fevereiro de 2023 teremos o próximo módulo. Orem por esse líderes para o Senhor os capacite e de fato coloquem-se a disposição na obra do Senhor.

Essa foto mostra uma irmã, esposa de um pastor usando o nosso material para ensinar as crianças sobre o caráter de Deus. Escrito o ano passado juntamente com a missionária Sandra do projeto FAKO.

Agora continuo produzindo mais histórias bíblicas para ser impresso e usado nas EBD das igrejas com a Associação Kulit. Ainda está em fase final para as correções e depois ser impresso. Juntamente com esse material planejo dar treinamento para os professores auxiliando-os em como ensinar as crianças. Tudo isso faz parte do meu projeto de Treinamento de líderes e produção de material bíblico para as igrejas do Timor-Leste.

Essa foto mostra a jovem Junatha com as crianças. Ela vem do sub- distrito de Aileu e mora no bairro Taibesi com a família do seu irmão mais velho (primo). Ela é da família do pastor Mario na Igreja Presbiteriana Samaria em Remexio. Iniciamos em Janeiro de 2023 o treinamento para atuar como professora da EBD, e ela tem sido um ótimo testemunho. Tem aprendido bem, gosta de ensinar as crianças. E todas as vezes que ela tem oportunidade de visitar a família em Remexio, ela aproveita o domingo para ensinar as crianças de lá na EBD. Não perde tempo. Uma benção para as novas gerações no Timor e um encorajamento para o meu ministério aqui. Glória a Deus pela vida da Junatha.

Ainda em relação a treinamento, sou mestre em formação de professores e tenho dedicado aos estudos da alfabetização. Como a trabalhar a consciência fonológica na alfabetização. No mês de Janeiro tive o privilégio de fazer a primeira capacitação para os professores de uma escola aqui em Hera. É um projeto da missionária Soraya(brasileira) com uma organização da Austrália, porém utiliza o currículo da escola publica do Timor-Leste.

Já fui convidada para mais palestras e capacitação para os professores de duas escolas de missionários aqui em Dili. Se Deus permitir quero compartilhar com os professores da rede pública, onde a necessidade é ainda maior.

Orem por todos esses projetos. Para que seja para a glória e honra do Senhor e edificação do povo aqui.

Agradeço de todo coração por ler as notícias se alegrar comigo e rogar ao Senhor da Seara por sabedoria e graça todos os dias.

Um abraço cheio de carinho a todos vocês!
Miss. Maria Gomes (Lia)

e-mail: lianadebmaria@gmail.com
Whatsapp: +670 77875873

Rev. F. N. e E. M.

2/0/2024

Ankara, fevereiro de 2024

“Cala-te diante do SENHOR Deus, porque o Dia do SENHOR está perto, pois o SENHOR preparou o sacrifício e santificou os seus convidados.” (Sofonias 1.7).

Esta é a expressão mais repetida no livro do profeta Sofonias: "o Dia do Senhor!" O que significa essa expressão? Essa expressão significa um grande apelo do profeta para que todos, solenemente, calem-se, porque o Senhor está próximo. Todos nós devemos permanecer em silêncio diante da grandiosa majestade do Senhor Jesus – O Salvador do Mundo. A certeza da justiça de Deus deve inspirar os mais humildes e reverentes servos do Senhor. Jesus Cristo, o Senhor da Seara, está voltando! Portanto, marchemos amados irmãos, porque as portas do inferno não prevalecerão!

Amados irmãos, chegou a hora de atravessarmos a fronteira! Não temos certeza de como será nossa comunicação lá. Por isso, pedimos a sua compreensão quanto aos primeiros meses - esse tempo será importante para a nossa adaptação e conhecimento dos limites de segurança.

Nossos últimos meses foram cheios de grandes desafios. Bendito seja Deus! Passamos por eles com o nosso coração agradecido pela sua misericórdia e bondade diante de nossas limitações. A participação e colaboração de irmãos e igrejas nos confortaram nos momentos de aflição, mostrando a presença constante do nosso Deus a cada passo de nossa jornada missionaria.

Nós estamos bem, graças a Deus, com saúde e o coração sempre agradecido ao Senhor por nos permitir participar de sua obra.

Hoje, estamos em Ankara – Turquia,  esperando para a viagem para Asia. A fase do campo intermediário foi concluída com provas no IBAT College Dublin. Em todas elas atingimos os resultados esperados para partir para o próximo passo, que é estudo da língua local. Nos despedimos de amigos e irmãos do curso de inglês e da igreja de Dublin. Fizemos uma grande campanha, levantando os recursos para pagarmos a documentação e fomos abençoados com os valores necessários. Iniciamos o processo da documentação em novembro, o que foi demorado, cansativo e burocrático, mas, finalmente ficou tudo pronto em janeiro de 2024. Recebemos o nosso visto para entrar na Ásia. Bendito seja Deus!

As malas estão prontas e chegaremos na Ásia bem no meio do feriado do ano novo chines. Este é o ano do dragão e da próxima vez que os irmãos ouvirem notícias nossas, elas virão do outro lado da muralha.

Deixamos aqui nossos motivos de oração:

1. Viagem, pois ela será longa. Serão quase dois dias, por causa de várias trocas de voos. Sairemos daqui dia 12 e chegaremos ao nosso destino dia 14, ao meio dia, se Deus quiser.
2. Casa. Ao chegarmos, ficaremos os primeiros 15 dias em um hotel. Então, precisaremos alugar uma casa. Que o Senhor nos ajude a encontrar uma casa por um bom preço. Para alugar a casa, precisaremos pagar pelo menos 6 meses de aluguel e mais dois de taxas.
3. Documentos. Ao chegarmos no país, ainda teremos que providenciar outros documentos para podermos receber o documento definitivo.
4. Saúde, em meio a tantas mudanças.
5. Sustento financeiro. Ainda não temos 100% do sustento necessário para suprir todas as necessidades do projeto. Que o Senhor envie parceiros financeiros.

Agradecemos as orações e o apoio financeiro.

Em Cristo,
Rev F. N.F e E. M. F
projetoconciliacao@outlook.com

Rev. Alfonso e Vanessa

NaN/NaN/NaN

Peru, janeiro 2024

Levando em conta os altos valores de um espaço próximo do centro da cidade, decidimos alugar uma quadra no distrito de Miraflores (Losa Deportiva Ulrich Neisser), a 7km do centro de Arequipa, e assim nos encontramos ali com um pequeno grupo de pessoas, pedimos ao Senhor sabedoria para decidirmos os próximos passos. Oramos para que em breve a Igreja esteja mais próxima do centro da cidade.

As quartas-feiras nos encontramos no refeitório Mateo com idosos, liderado por um amigo, Pastor José e participamos compartilhando a palavra, dando aconselhamento e orando por cada um.

Todos os domingos, após o culto das 11h da manhã na Galáxia, nos preparamos para ir até o distrito de Miraflores, no espaço que alugamos, e lá temos um encontro com diversas atividades para as crianças, preparamos materiais e lanche para todos.

Dezembro

Dias 7 e 8 de dezembro fizemos uma viagem missionária à Piaca, aproximadamente 30km de Arequipa. Pregamos a Palavra de Deus, distribuímos Bíblias, levamos doações de roupas e brinquedos para as crianças, além de lanche com chocolate e bolo. Foi muita alegria e bênção, as viagens missionárias são sempre de muita emoção e alegria.

Dia 9 de dezembro, sábado, graças a Deus podemos dar apoio à igreja missionária evangélica do município de Cayma em determinadas ocasiões e eles também nos apoiaram. A tarde tivemos nosso encontro com os jovens em ação na igreja da Galáxia. Aos domingos temos nosso café da manhã gratuito para todos no refeitório do nosso espaço kids.

Nos dias 12, 13 e 14 de dezembro nos dedicamos a arrecadar doações em diversos pontos da cidade, arrecadando muitas coisas para doar aos mais necessitados e assim ter a oportunidade de compartilhar o evangelho de nosso Senhor Jesus.

Sábado, 16 de dezembro, tivemos um momento especial com os jovens na igreja da Galáxia. Domingo, 17 de dezembro, o culto festivo de início do Natal foi um momento maravilhoso onde as crianças cantaram. No dia 18 de dezembro, o encontro com o ministério ABBA, um trabalho exclusivo para adolescentes e jovens, eles distribuem gratuitamente um livro devocional durante todo o ano.

Dia 23 de dezembro, sábado foi o último almoço no refeitório Mateo. Foi muito emocionante, até choramos de alegria e nos despedimos até março, quando retornaremos em 2024.

Fizemos uma viagem à cidade de Tacna nos dias 26 e 27, apoio ao Pastor Alfredo e Carmen, igreja congregacional.

Dia 31 de dezembro, nos ajoelhamos em oração com nossos irmãos em Cristo Jesus, Glória e honra a Ele, amém.

Planejamento para 2024

1. Fortalecer a identidade como igreja, mesmo que seja um local de esportes, fazemos parte do corpo de Cristo. Deus providenciará o espaço e condições para o local.
2. Buscar ser cheio do Espírito Santo e compartilhar a Palavra com muitos.
3. Trabalhando no refeitório do espaço kids. Teremos nossas aulas de panificação.
4. Culto ao Nosso Senhor nas células e os cultos dominicais e reuniões nos lares.
5. Culto unido convidando todos os irmãos durante a semana a participarem deste momento de culto e compartilharem a comunhão entre os Irmãos em Cristo Jesus.
6. Em fevereiro vamos para o Brasil para renovar os documentos da Vanessa.
7. Em março iniciamos nossas atividades nos equipamentos esportivos Urlich Neisser, que é nosso maior desafio.

Motivos de Oração:
• Pela Igreja Presbiteriana Casa de Oração, em Galáxia.
• Pelo novo grupo no espaço Urlich Neisser.
• Para o município de Miraflores, o prefeito German Torres.
• Pela secretaria de cultura e esportes, que nos dá autorização para realizar nossos eventos todas as semanas.
• Pela saúde de Vanessa, ela será submetida a uma cirurgia em março.
• Para a viagem ao Brasil, para regularizar os documentos da Vanessa.
• Pela nossa família.

Agradecemos a Deus por cada um de vocês que tem estado conosco neste ministério, orando e contribuindo para que a Palavra de Deus seja pregada aqui no Peru.

Rev. Alfonso, Vanessa e Mayumi
WhatsApp: +51 958 186 386
Pix: 238.562.678-08