Logo APMT
Logo APMT

Cartas de Missionários

Elinalda Santos

20/12/2025

Brasil, dezembro 2025

Queridos parceiros da missão,

Que a graça e a paz do Senhor Jesus estejam com cada um de vocês.

“Grandes são as obras do Senhor; nelas meditam todos os que as apreciam. Salmo 111:2 ”

Estamos chegando ao final de mais um ano, e meu coração se enche de gratidão por tudo o que Deus tem feito. Oro para que o Senhor continue abençoando este maravilhoso trabalho que realizamos juntos, para a glória d’Ele.

Em agosto, fui convidada para falar sobre missões em uma Igreja Presbiteriana no Jardim Planalto, em Jundiaí. Foi um tempo muito especial, no qual pude compartilhar o amor de Deus e apresentar o que o Senhor tem realizado por meio do Projeto Agnus Dei.

Em setembro, estive com um grupo de crianças evangelizando nas ruas ao redor da igreja. Ver o entusiasmo e a sensibilidade delas para falar do amor de Jesus foi algo profundamente marcante. As crianças têm crescido na graça e no conhecimento do Senhor Jesus, participando da Escola Bíblica Dominical pela manhã e do culto à noite. Louvo a Deus por cada vida que tem sido alcançada.

Também iniciei um trabalho de evangelização em meu condomínio, onde atualmente cerca de 10 crianças estão aprendendo sobre o Senhor Jesus. Tem sido um campo missionário muito precioso.

Mais uma vez realizamos o bazar, como de costume. Durante esse trabalho, pude separar e organizar as roupas e, principalmente, evangelizar cada pessoa que passou por ali, entregando folhetos evangelísticos e compartilhando a Palavra de Deus.

Este ano que se encerra tem sido um ano de grandes bênçãos, tanto na igreja hispânica quanto em minha vida pessoal. Sou grata a Deus por me permitir servi-Lo e obedecer ao Seu chamado: “Ide”.

Temos recebido e distribuído cestas básicas, abençoando todas as famílias da igreja e também muitas pessoas de fora dela. Essa ação tem sido uma forma concreta de demonstrar que somos uma igreja que ama e tem compaixão pelas pessoas. Assim, tanto o trabalho dentro quanto fora da igreja tem sido um importante meio de evangelização.

MOTIVOS DE ORAÇÃO:

• Pelas crianças que estão ouvindo a Palavra de Deus pela primeira vez;
• Pela igreja hispânica:
• Pela minha vida e ministério

AGRADECIMENTOS:

• Às igrejas que têm contribuído com este trabalho;
• Aos irmãos que têm contribuído e orado por mim
• Pela oportunidade que Deus me concedeu de anunciar Seu amor a tantas crianças.

“O amor do Senhor não se acaba, e as suas misericórdias não têm fim. ” Lamentações 3:22

Quero expressar minha profunda gratidão a você que esteve conosco ao longo deste ano, sustentando o Projeto Agnus Dei em oração, apoio e encorajamento. Cada intercessão, cada contribuição e cada palavra de ânimo foram fundamentais para que este trabalho avançasse e muitas vidas fossem alcançadas pelo amor de Cristo. Saiba que você faz parte de tudo o que Deus realizou neste ano e que sou profundamente grato por caminharem comigo nessa missão. Que o Senhor recompense cada um abundantemente.

Recebam um grande abraço e o meu sincero agradecimento. Desejo a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, cheios da graça e da presença do Senhor.

Em Cristo,
Elinalda dos Santos
(11) 99346-5439
[email protected]

Rev. Norval e Lau

19/12/2025

Brasil, dezembro 2025

Queridos irmãos,

Chegamos ao final do ano. E como de costume, olhamos para trás para contemplar as bênçãos do Senhor derramadas sobre nós. Gostamos muito daquele hino que diz "conta as bênçãos dizes quantas são, recebidas da divina mão...". Nessa nossa última carta do ano, queremos relembrar algumas dessas bênçãos.

Na saúde, contamos a benção do Norval continuar o tratamento de imunoterapia com ótimos resultados e, exames PET-CT e biópsia da próstata, darem negativos. Lau, mais recente, desfrutar de tempo sem muitas dores nem inchaços nas juntas e livramento de maiores consequências de uma queimadura ao preparar um café.

Com relação ao trabalho na aldeia, contamos a benção de avançarmos muito na construção do templo e já prepará-lo para celebrar o culto de Natal nele. Isto, graças a uma equipe voluntária de irmãos guajajara e um casal missionário que trabalharam arduamente no reboco. Toda a igreja awa desfrutou de um tempo precioso de comunhão e trabalho em conjunto com nossos visitantes.

Quanto à tradução do NT para a língua Awa, contamos a grande benção de estarmos na reta final de correção e diagramação. Em janeiro teremos uma equipe trabalhando intensivamente na leitura final e início de gravações do texto, se assim permitir o Senhor!

Com relação aos nossos colegas de equipe Adriano Kuikare e família, contamos a bênção de sua filhinha Aurora estar livre das alergias e eles poderem retornar  de Brasília para Belém, prontos para retomar o trabalho na aldeia.

Ainda, relatando bençãos, nossos filhos, netos, genro e nora, contaram com a graça do Senhor em suas vidas com saúde e trabalho.

Por fim, contamos a benção de sermos agraciados com a parceria e companhia de irmãos e igrejas, fieis escudeiros ao longo de 2025.

Louvado seja nosso Deus pela vida de cada um e rogamos ao Senhor que retribua abundantemente por toda a generosidade que nos dispensaram.

Desejamos a todos um Feliz Natal e um abençoado Ano Novo!

Em Cristo,
Norval e Lau

Rev. Marcos Azevedo e Priscila

18/12/2025

Brasil, dezembro 2025

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu" (Eclesiastes 3.1)

Tempo de mudança

No dia 08 de novembro, após quase 10 anos de trabalho missionário na França, pegamos o avião de retorno ao Brasil. Voltamos em paz e cheios de gratidão pois a missão de Deus ali em Allauch-Marseille, continua. A igreja que iniciamos o nosso Projeto de revitalização, com a qual trabalhamos, onde vimos crescimento na fé, na comunhão, na visão e ação missionária, onde criamos vínculos de amor… segue firme, pela graça e misericórdia do nosso Deus.

O momento da despedida não foi fácil: coração apertado, expressões de afeto e de generosidade abundantes, sorrisos e lágrimas se misturaram. Um tempo de mudança para nós que saímos e para a igreja que ficou. Mas também…

Tempo de gratidão

Quanta gratidão por esse tempo que Deus nos concedeu como missionários na Europa, um continente tão secularizado, tão auto-suficiente, tão sem Deus no mundo!

Agradecemos pela Igreja no Brasil, pelas parcerias, pelos irmãos, por cada um que tem sustentado o Projeto França através das orações, ofertas, mensagens de encorajamento. Somos muito gratos pela nossa igreja na França, uma pequena luz que avança em meio às trevas. Somos muito gratos pela preciosa vida do Pastor Renato e Juliana Prates, querido casal missionário que por um ano trabalhou junto conosco e que, com a nossa saída, assumiu o pastoreio da igreja de Allauch. Uma grande benção tê-los e ver que o trabalho que iniciamos prossegue para a glória de Deus. Deixamos uma família na França, que é grata pela igreja no Brasil e pelos missionários que para lá estão sendo enviados.

Agradecemos ainda porque, neste primeiro um mês e meio de retorno ao Brasil, temos sido tão agraciados pelo Deus da missão, através do carinho de igrejas parceiras, pastores, irmãos e irmãs, família, abraço dos filhos, noras e netas, o que tem tornado bem mais fácil a nossa readaptação.

Tempo de continuidade e redirecionamento

Continuamos como missionários da APMT mas com um novo Projeto em andamento, com início formal em março de 2026: “Projeto Pontes - conectando vidas à missão de Deus” (como você pode ver na nossa logomarca).

Trabalharemos para criar pontes entre as igrejas e os campos, colaborando para o despertamento e a formação de novos obreiros, buscando recursos para o avanço missionário, apoiando os conselhos missionários, servindo ao nosso Senhor, servindo à Sua igreja, naquilo que pudermos ser úteis com o nosso conhecimento e experiência de campo transcultural, na dependência do Espírito para a Sua glória, para que vidas sejam “transportadas do império das trevas para o Reino do Filho do Seu amor” , conforme nos diz Colossenses 1.13.

Assim, compartilhamos algumas de nossas atividades já aqui no Brasil:

- Em nov/dez pregamos em algumas igrejas, reunimos com pastores e amigos, dando informações sobre o trabalho na França e as perspectivas do Projeto Pontes;
- Encerramos, neste mês, o nosso trabalho na coordenação dos missionários da APMT na então Base Europa que foi, desde 2024, dividida em 3 áreas, com seus respectivos coordenadores. Ajudamos nessa transição e estamos gratos pelos resultados já alcançados e os que virão, pela graça de Deus;
- Na família, duas grandes bênçãos: No dia 30/11, para glória do nosso Deus, batizamos nossa segunda neta, Dora, juntamente com o seu pastor, Rev. José Mário, na IP Praia da Costa. Deus nos tem permitido ver a transmissão da fé em nossa família. No dia 12 de dezembro, Ana, nossa terceira netinha nasceu em Belo Horizonte. Linda e saudável, para a glória do Pai. Quão gracioso Deus tem sido para conosco, permitindo-nos viver esse tempo de emoção e alegria imensas!

Motivos de Oração:

1 - Pela igreja de Allauch na França e o novo casal de missionários, Rev. Renato e Juliana Prates;
2 - Pelo futuro Projeto Pontes e por novos parceiros;
3 - Por saúde espiritual, física e emocional;
4 - Pelo avanço da obra missionária.
5 - Por nossos filhos, noras e netinhas.

Tempo do Advento

Um tempo onde nos preparamos para celebrar o Natal de Jesus, na certeza de que Ele veio e voltará. Que estejamos vigiando, com esperança e alegria, anunciando cada dia a Boa Nova de salvação!

Feliz Natal para você e sua família!

E um Ano Novo de crescimento na fé, na presença de Deus, Senhor das nossas vidas, Senhor da Missão.

Agradecemos demais por suas orações e investimento nos Projetos França e Pontes.

Caso queira ofertar, segue nosso PIX: 809 385 157 72 (CPF).

Pelos laços da Cruz,

Rev. Marcos & Priscila Azevedo

Contato: [email protected] | [email protected]
WhatsApp: 27 99282-7011 | 27 99284-4512

Rev. Lucas e Vanessa

17/12/2025

Senegal, dezembro 2025

Olá meus amados. O fim do ano está chegando e até aqui Deus tem estado presente a cada momento. Este foi um ano de muitas mudanças para nossa família. Abaixo compartilhamos nossas atividades nos nossos dois últimos meses no Senegal.

Aulas de francês: Em Novembro e Dezembro a frequência de nossas aulas de Francês foi reduzida. Nossa nova casa ainda não tem internet e nosso tutor presencial foi embora para Dakar no início deste mês. Ainda assim estamos estudando por aplicativos e esperamos que no início do ano nossa internet já esteja regularizada para que possamos retomar nossas aulas através do aplicativo preply.

Conhecendo os trabalhos: Continuamos a conhecer os trabalhos de nossos colegas missionários. Neste mês de Dezembro conhecemos os projetos de plantação de igreja em três vilages (aldeias). De todas as nossas visitas aos trabalhos esta sem dúvidas foram as mais impactantes. A maneira de viver é completamente diferente daquela a que estamos habituados. A maioria vive em choupanas em condições bastante precárias. Os trabalhos são feitos por obreiros locais em parceria com o Missionário Gerson Troquez. Em algumas o louvor é feito por crianças. Os instrumentos são, no melhor dos casos, um tân tân (tambor típico da região) e no pior dos casos galões e gravetos como baquetas. As canções são cantadas em francês, em wolof e algumas vezes na língua da etnia predominante. Conhecemos também os dois outros casais de missionários da nossa Agência.

Auxílio nos trabalhos: Nestes dois meses não apenas visitamos os trabalhos mas também começamos a ajudar em áreas específicas. Na visita aos três vilages auxiliei na ministração da santa ceia. No trabalho na cidade de Saly, Vanessa está auxiliando no ministério infantil produzindo atividades e tentando contar algumas histórias. Preguei uma vez no trabalho de plantação de igreja em Dakar e no dia quatorze de Dezembro preguei pela primeira vez no trabalho em Saly (todas elas em português). Acredito que até o final deste ano terei escrito meu primeiro sermão em francês.

Finalmente em casa: Após cinco meses morando em casa de famíliares e amigos, neste mês finalmente conseguimos alugar nosso apartamento. Nos mudamos no dia primeiro de Dezembro. Temos todos os eletrodomésticos e estamos aos poucos comprando os móveis. Ter nosso próprio “Cantinho” nos dá a sensação de que finalmente estamos aterrissando no país. O apartamento tem dois quartos, uma sala grande e uma cozinha. Estamos muito felizes! Também conseguimos finalmente comprar um veículo (no início de Janeiro ele estará disponível) e desejamos que ele possa abençoar grandemente este país. Por ser um veículo grande, acreditamos que ele nos permitirá acessar vários lugares do País que não teríamos acesso com um veículo pequeno. Isso possibilitará que ainda mais pessoas ouçam o evangelho.

Conhecendo estranhos: No mês passado convidamos um muçulmano que conhecemos para almoçar em nossa casa. Ele levou uma amiga e um amigo. Seu amigo é membro de uma corrente religiosa Islâmica bastante conhecida no Senegal chamada Baye Fall. Esta corrente sufista valoriza o trabalho e a simplicidade e seus membros são conhecidos por suas roupas largas e seus dreadlocks. Também conhecemos um alemão que é seguidor de uma seita denominada: Bahá-í.

Esta religião monoteista considera todos os fundadores de religiões como revelações do mesmo Deus. Para eles, a última revelação de Deus veio através de Mírzá Husayn-’Alí, um persa nascido no século XIX que se autoproclamou “A Glória de Deus”. Estas experiências têm nos confrontado com a dura realidade: existem infinitos caminhos que levam a perdição. Mas, estes episódios também nos dão a certeza de que estamos no lugar certo anunciando a verdade: existe um único caminho para a Salvação dos homens: Jesus Cristo. Embora nenhum deles tenha mostrado interesse em conhecer a Cristo, todos ouviram a mensagem do Evangelho ainda que de maneira Breve: Jesus Cristo é o Deus encarnado que veio ao mundo para nos Salvar.

Pedidos de oração

- Para que nossa família consiga manter uma devocionalidade saudável principalmente nestes primeiros meses.
- Para que Deus nos capacite a aprendermos a língua e a cultura.
- Para que Deus nos dê estratégias de trabalho.
- Pelos obreiros locais que trabalham nas aldeias e também pelas aldeias que ainda não alcançadas.
- Ore por nossa igreja, família e amigos que deixamos no Brasil.

Motivos de Agradecimento:

- Por conhecermos os trabalhos nas aldeias.
- Porque estamos com todas as documentações resolvidas.
- Pela compra do carro.
- Porque conseguimos alugar um apartamento.
- Por seu sustento e por todas as pessoas que se sacrificam junto conosco para que este projeto aconteça.

Rev. Lucas e Vanessa
+55 43 98477-9447
@projeto_caminho
PIX: 43984779447

H. M. e G.

16/12/2025

Ásia, dezembro 2025

Estamos chegando ao fim de mais um ano, e temos muito o que agradecer ao Senhor por todas as suas bençãos sobre nós e as pessoas ao nosso redor. Mesmo que a maioria delas ainda não saiba a Quem devem render graças.

Celebrações de NATAL?

Desde a abertura do país no final do século XX, muitos elementos da cultura ocidental tem sido adotados por pessoas que querem se mostrar “mais modernas”. Entre estes elementos, as decorações natalinas nas grandes cidades.

Oficialmente, o Natal não existe por aqui. Não é feriado ou data especial e, por isso, as pessoas estudam ou trabalham como qualquer outro dia. Apenas as empresas e escolas internacionais tem folga. Como nossos filhos frequentam escolas locais, nada de descanso para eles.

Se no Brasil, por vezes, é desafiador lembrar as pessoas do verdadeiro sentido do Natal, imagine o desafio de contar às pessoas sobre a razão de celebrar uma data que sequer existe para elas.

Amigos mais chegados

Depois de procurar por mais de um ano, encontramos uma comunidade de nossa denominação aqui no Norte. Esta comunidade”não existe” oficialmente, então nosso relacionamento exige mais cautela. Mas como estamos felizes em poder cooperar com eles.

Novos amigos

Embora o Senhor trabalhe mesmo quando os frutos não aparecem, como é bom vê-los! Depois de meses de relacionamento, testemunho e muito trabalho duro aprendendo a língua, algumas amigas estão sendo discipuladas após conhecerem ao Senhor.

Novos companheiros

Depois de três meses, nossos companheiros estão prontos para seguir adiante e colocar em prática tudo o que aprenderam. Agora nosso papel é de oferecer suporte e mentoria para que possam continuar atuando em regiões ainda mais desafiadoras.

[email protected]

Rev. Alexandre e Cassiana

15/12/2025

Panamá, dezembro 2025

NOSSA GRATIDÃO

Estamos terminando nosso primeiro período trianual de trabalho missionário no Panamá. Chegamos aqui em março de 2023, com o desafio de continuar a plantação da primeira igreja Presbiteriana do país e, ao olhar para trás, nosso sentimento é um só: gratidão!

GRATIDÃO A DEUS

A graça do Senhor nos assistiu em cada momento sustentando nossas vidas e direcionando os nossos passos. O projeto escrito no papel subestimou o poder de Deus, quem tinha planos muito maiores do que o nosso.

Deus nos tem aberto muitas portas para o evangelismo e discipulado. Nesses 3 anos contemplamos o Senhor acrescentando “os que iam sendo salvos” à nossa congregação. Pouco a pouco a igreja vai crescendo e amadurecendo na fé. Em abril desse ano a membresia foi instaurada e três presbíteros piedosos foram eleitos para ajudar no pastoreio das ovelhas. Encerramos o ano com 72 membros, de oito nacionalidades diferentes, e com novas famílias chegando. A Deus toda a glória!

GRATIDÃO À IGLESIA PRESBITERIANA DE PANAMÁ

A IPP é uma grande bênção em nossas vidas. Sentimo-nos amados, respeitados e cuidados por eles. Da mesma forma, nós os amamos e aprendemos muito com cada um. Nosso relacionamento com os irmãos é próximo, e nossa casa está sempre aberta para recebê-los.

Ademais de nossa boa relação, sentimos que caminhamos sob uma mesma visão. A IPP hoje pratica o discipulado, entende a necessidade de sermos intencionais em nossos relacionamentos, valoriza o pastoreio e aconselhamento bíblico e sonha com a plantação de mais igrejas reformadas pelo país.

Assim, a IPP vai avançando em sua missão de ser sal e luz para Panamá.

GRATIDÃO AOS MISSIONÁRIOS DA APMT

Deus, em sua infinita misericórdia, nos rodeou de cuidado e apoio nesses três anos de ministério no Panamá. Desde o primeiro dia pudemos contar com a experiência e boa vontade da equipe APMT aqui. A cooperação de todos é visível no avanço da igreja.

De igual forma somos gratos aos missionários que atuam na base da APMT nos dando um suporte incrível de pastoreio, divulgação do projeto e administrativo.

Aos amigos missionários espalhados por todo o mundo, muito obrigada pelo testemunho, conselhos e ministério de vocês. Vocês nos dão bom ânimo!

GRATIDÃO AOS NOSSOS PARCEIROS EM MISSÃO

Muitas são as necessidades e oportunidades ministeriais aqui. A todo tempo nos sentimos desafiados a avançar e o que nos faz ter coragem para dar novos passos é contemplar a enorme rede de apoio que o Senhor nos proporciona.

Somos gratos a todos que decidiram caminhar conosco e têm nos sustentado em oração e nas necessidades materiais. Uma oração que constantemente fazemos é: “Senhor, abençoe todos aqueles que têm orado por nós e ofertado para esse projeto, muitos dos quais não sabemos o nome.”

Vocês são parte importante desse projeto e têm deixado suas marcas de cuidado em nossas vidas e obediência à Grande Comissão do Senhor.

GRATIDÃO À FAMÍLIA

Primeiramente, devemos ressaltar que nossos filhos são bênçãos do Senhor e que têm recebido do alto cuidado e bom ânimo para enfrentar nossa rotina pesada. À medida que vão crescendo vão participando mais dos trabalhos da igreja e entendendo melhor o papel deles na missão. Somos gratos por essa linda equipe de trabalho que Deus nos deu!

Aos familiares que estão longe e sofrem todos os dias com a nossa ausência, agradecemos por se fazerem presentes de tantas formas e por serem nosso suporte. Amamos vocês!

Com carinho,
Família Oliveira
Pr. Alexandre, Cacá, Vicente, Bella e Clara
(34) 98836-4657

Rev. Cácio e Elisângela

14/12/2025

Brasil, dezembro 2025

Alegrem-se conosco pelas principais atividades do 4º trimestre de 2025:

1. A família está guardada no Senhor e chegamos bem ao final do ano.

2. Na APMT, tivemos a alegria de supervisionar o encontro dos missionários que servem entre indígenas e grupos minoritários do Brasil; participar da organização de uma igreja na Argentina; visitar colegas no Vietnã, Camboja e Mongólia; receber 6 novos missionários e 4 novos candidatos; acompanhar 4 casais e 2 solteiras que saíram para seus campos; e cooperar com o cuidado missionário.

3. Uma alegria ministrar no Seminário Presbiteriano do Rio de Janeiro, participar do Congresso Brasileiro de Missões e, com temor, ser eleito membro do Conselho Gestor e da Diretoria da AMTB – Associação de Missões Transculturais Brasileiras.

4. Foram lançados os livros “Identidade Eclesiástica” e “Perspectiva Bíblica do Cuidado Missionário”, este em coautoria com os amigos Flávio Ramos e Ronaldo Lidório; e o livro “Alianças de Deus com os Homens ” foi publicado em italiano e espanhol.

5. E seguimos na gestão do Instituto Proclamar, apoiando atualmente 52 projetos, de 92 missionários em 24 países dos menos evangelizados do mundo, envolvendo 38 igrejas em plantio ou fortalecimento, capacitação e mentoreio de dezenas de obreiros locais e tradução da Palavra para 11 línguas.

6. Resumindo 2025 em números: Recebidos 15 novos candidatos, efetivados 22 novos missionários, 13 novos projetos aprovados, 43 renovados e 21 novos missionários saíram para seus campos. Recebidos 668 relatórios trimestrais de campo e encaminhados 197 assuntos para deliberação da Diretoria ou Assembleia em 6 reuniões. Visitados 7 países e elaborado planejamento estratégico para um. Publicados 2 livros em português, 1 em italiano e 1 em espanhol, ministrados 5 módulos de missiologia, alcançando diretamente 459 alunos, e ministrada a Palavra em 74 oportunidades. Seja Deus louvado por todas as coisas.

7. Pedimos oração pelos próximos meses: (a) Conferência da WEC Amazônia em Manaus. (b) Semana de orientação aos candidatos da APMT em Campinas. (c) Visita a pelo menos um campo em outro país.

Com votos de um feliz Natal e abençoado 2026,

Cácio e Elisângela
(11) 91126-8910 | (11) 91202-5678
[email protected]
[email protected]

Gary e Rachel

13/12/2025

Espanha, dezembro 2025

UM REFUGIADO SEM NACIONALIDADE

Há cinquenta anos, o Saara Ocidental, na África, foi descolonizado pela Espanha, deixando seu povo, os saarauís, apátridas e sem nacionalidade. Atualmente, mais de meio milhão de pessoas vivem nessa terra, onde há uma disputa contínua sobre sua posse, e as condições de vida são desumanas. A ajuda internacional e os campos de refugiados são oferecidos, mas a realidade é que muitos tentam fugir para países vizinhos que possam conceder proteção internacional. Quando conseguem, ainda há uma longa jornada pela frente, com muitas barreiras culturais, linguísticas e raciais.

Temos o privilégio de servir 3 famílias refugiadas saarauís em nosso centro que estão nessa mesma situação. Para elas, o sentimento de abandono é uma dor pesada e vazia, que continuam tentando curar enquanto buscam sua própria identidade e tentam se adaptar a uma cultura que rejeitou seu próprio povo. Somado a isso, todo o estresse psicológico que enfrentam continua por muito tempo após o reassentamento e, se não for tratado, pode afetar muitas outras áreas de suas vidas. Mostrar a elas o amor de Cristo e que a única identidade verdadeira que temos é pertencer à Sua família é a melhor ajuda e esperança que podemos oferecer. Orem por essas famílias que precisam do Seu amor e misericórdia todos os dias!

BREVE RESUMO

Grupo de discipulado feminino - Quando estamos juntas, podemos processar experiências, choques culturais e receber apoio emocional de outras pessoas que entendem nossa jornada. Esse grupo ajudou a criar um vínculo entre mulheres tanto da nossa igreja local quanto das mulheres refugiadas do nosso centro. Ao longo do tempo, essas mulheres construíram amizades mais profundas e receberam o apoio emocional que precisavam.

Capacitação profissional - A maioria das pessoas refugiadas tem diploma universitário em seus países de origem ou até mesmo ocupava empregos bem remunerados antes de se tornarem refugiadas. No entanto, recomeçar a vida na Espanha significa também compreender às exigências do mercado de trabalho. Ao oferecer: esses treinamentos, as famílias conseguem melhor acesso a serviços, encontram emprego e criam mais estabilidade para si mesmas e para suas famílias.

VISITA DOMICILIAR À FAMÍLIAS

Passar tempo com famílias refugiadas é fundamental para o que fazemos, pois esse tempo juntos ajuda a construir confiança, nos dá uma compreensão mais clara de suas condições de vida e nos permite identificar necessidades ou vulnerabilidades que talvez não fossem visíveis. Visitar famílias refugiadas em seu próprio ambiente também ajuda a criar um espaço seguro e confortável onde elas podem falar abertamente, além de nos dar a oportunidade de compartilhar o Evangelho. Esse tempo juntos fortalece relacionamentos, empodera as famílias e garante que a ajuda que estamos oferecendo seja mais do que apenas algo físico. Compartilhamos refeições juntos, experimentamos alguns de seus pratos típicos e nos envolvemos em sua cultura durante essas poucas horas juntos!

CAMPO DE REFUGIADOS

Ore pela viagem de Gary a Uganda em dezembro, para celebrar o Natal no orfanato de crianças refugiadas no maior campo de refugiados de Uganda, Rwamwanja. Há mais de 80,000 famílias congolesas se refugiando da guerra em seu país debaixo da proteção da ONU nesse lugar. E também há um orfanato que acolhe 25 crianças órfãs/refugiadas. A Religar Brasil é a entidade que apoio o orfanato e ajuda mante- Io. Gary forma parte do conselho e atua nas áreas de mídia social e captação de mantenedores para o ministério. Se vo deseja saber mais sobre as necessidades desse ministério e como apoiar acesse: www.ongreligar.com

LOUVOR & ORAÇÃO

Ore pela compra de um espaço maior para o centro comunitário, para expandir e atender melhor as familias com as quais ajudamos. A meta para 2026 é arrecadar US$ 50.000. Se você quiser saber mais ou doar, utilize o QR code abaixo, depois de clique em Impact Southern Spain e logo depois selecione FUND.

Ore pela nossa saúde especialmente agora no inverno com tanta virose os meninos tem ficado doente constantemente.

Ore pelo nosso sustento, com aumento dos preços e o custo de vida na Espanha tem apertado o nosso orçamento .

Agradecimento as igrejas parceiras que nos visitaram esse ano e investiram no nosso projeto! Em 2026 já temos outras 3 igrejas vindo nos apoiar com mais voluntários. Se você também quer ser parte ou fazer um estagio de 3 meses no nosso projeto entre em contato conosco!

Muito obrigado por se unirem a nós neste campo missionário, provendo fielmente nossas necessidades, cuidando da nossa família por meio de orações e mensagens, e demonstrando tanto amor de maneiras que nem conseguimos explicar! Não há palavras suficientes para expressar toda a gratidão e respeito que temos por cada um de vocês.

Desejamos a você um Feliz Natal, repleto da alegria do amor de Deus e da Sua graça!

Em Cristo,
Gary, Rachel, Xavier & Iker
[email protected]

Rev. F. N. e E. M.

11/12/2025

Ásia, dezembro de 2025

Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Filipenses 4.4 (ARA)

Prezados irmãos e parceiros na obra do Senhor,

Graça e paz em Cristo Jesus.

Escrevemos esta carta com o coração profundamente agradecido. Olhamos para este ano e reconhecemos, com temor e alegria, que cada passo dado aqui na Ásia somente foi possível porque o Senhor usou a vida de vocês como instrumentos de fidelidade, provisão e encorajamento.

A nossa gratidão é sincera e pastoral. Vocês têm caminhado conosco como verdadeiros cooperadores do Reino, sustentando-nos com amor, generosidade e compromisso. Sem o apoio de vocês, nada seríamos. Mas juntos — unidos na mesma fé e no mesmo propósito — estamos servindo ao Senhor e testemunhando o evangelho onde Ele nos plantou.

Louvamos a Deus pelo privilégio de tê-los ao nosso lado na missão. Cada oferta, cada mensagem, cada demonstração de cuidado é parte da obra que o Pai está realizando aqui. Vocês participam diretamente de cada fruto, cada discipulado, cada porta que se abre, cada vida alcançada.

Queridos parceiros, continuem lutando conosco. Continuem orando e investindo para que a obra do Senhor avance ainda mais. Há muito o que fazer, e seguimos firmes porque sabemos que não caminhamos sozinhos. Que o Deus de toda alegria renove suas forças, sustente suas vidas e lhes conceda a bênção de verem o fruto de sua fidelidade na expansão do Reino.

Desejamos a todos um Feliz Natal cheio da paz de Cristo e um Ano Novo repleto de alegria, saúde e bênçãos espirituais. Que o Senhor continue nos unindo e nos fortalecendo para a Sua obra.

Com gratidão sincera a Deus pela vida de cada um de vocês,

Rev. F.N.F & E.M.M.F.

Rev. Jorge e Jarci

10/12/2025

Oriente Médio, dezembro 2025

“...Por isso, o Senhor mesmo dará a vocês um sinal: eis que a virgem ficará grávida, dará à luz um filho e o chamará Emanuel” Isaías 7.14 NVI.

Estamos a poucos quilômetros de onde o Emanuel nasceu. A partir daquele momento, a história da salvação, já escrita na eternidade se desenrola e hoje, nos motiva a vivermos em missão aqui no Líbano, no Lar para idosos Hamlin. Vivemos em uma região de conflitos, os quais continuam atualmente, com ataques vindos de Israel, quase que diariamente. Esses ataques visam pessoas chaves e a infraestrutura de um grupo específico, especialmente na região do vale de Bekka e na região sul do país. O acordo de paz entre Israel e a Palestina não tem nada a ver com a realidade de Israel no Líbano. Aqui, foi resolvido que o Estado é o responsável por recolher as armas de todos os grupos armados e especialmente daquele que é o mais famoso; mas, o Estado, aparentemente, tem demorado nesse aspecto. Diante disso, Israel continua os ataques e invasões no Líbano e com promessas de intensificação desses ataques no próximo ano.

Enquanto isso queridos cooperadores, continuamos as nossas ações de capelania e cuidado aqui no Lar para idosos. Nesses últimos dois meses foram realizados mais de 20 cultos, além de acompanhamentos e apoios com distribuição de lanches (toda sexta feira), doações de remédios e roupas usadas, dentre outros. Os idosos tem tido a oportunidade de conhecerem cada vez mais a respeito do amor de Deus e agradecemos a vocês pela parceria nesta missão.

Nossos filhos e noras estão bem, graças a Deus e envolvidos na missão. Minha esposa e eu, também estamos bem de saúde e todos nós desejamos a vocês que celebrem a vinda e a presença do Emanuel (Deus conosco = Jesus) e sejam instrumentos de proclamação, cada qual onde Deus os tem plantado.

Esperamos um 2026 repleto de desafios, mas certos de que em Cristo somos mais que vencedores. Continuamos contando com a parceria financeira e com a oração de vocês na caminhada.

Feliz Natal com Cristo e que venha 2026!

Rev. Tércio e Eliane

09/12/2025

Romênia, dezembro 2025

PASTOREANDO A IGREJA DE MANGALIA

Ministério com Casais: Implementado neste ano de 2025, este ministério tem sido uma grande bênção para a vida da Igreja. O último encontro do ano será no sábado, dia 13 de dezembro.

As visitas aos lares foram e tem sido realizadas principalmente aos idosos, levando também a santa ceia.

O trabalho com os adolescentes em Mangalia está sendo desenvolvido aos sábados. Estamos em contínua oração pelos adolescentes.

E os cultos nos lares, que foram iniciados no final de agosto, seguem firmes sempre às quartas-feiras às 18 horas e tem sido motivo de alegria para os romenos. O diferencial nestes cultos é que apenas os romenos estão dirigindo o trabalho. Esperamos treinar outros irmãos neste sentido. Os cultos dominicais em Mangalia, acontecem nas manhãs de domingo às 10h. Iniciaremos a partir do domingo, dia 14.12.2025 uma série de sermões expositivos sobre os milagres de Jesus, e depois sobre os encontros com Jesus e uma última série sobre as parábolas de Jesus. Registramos uma frequência significativa de crianças e adolescentes nos cultos. Glória a Deus.

Em nosso planejamento para 2026 faremos o segundo retiro da Igreja, possivelmente no final do verão e início de outono, como foi neste ano de 2025. O trabalho no Asilo de idosos de Mangalia também estará em nosso planejamento para 2026 com uma atividade mensal, na qual serviremos lanche, faremos trabalhos manuais com os idosos e uma palavra pastoral ministrada. Para os estudos bíblicos na sexta-feira às 18 h, iniciamos uma série de estudos sobre os patriarcas, com base no livro de Gênesis e Hebreus. Enfim, o planejamento de atividades para a Igreja, está agora, chegando no ponto em que idealizamos. Seja Deus louvado.

No Ponto de Pregação de Limanu, os estudos bíblicos com as crianças e adolescentes seguem aos sábados às 9h. Alinhamos uma escala com a equipe missionaria e eu e Eliane teremos um sábado cada um, para darmos a lição; o Reforço Escolar foi ampliado: agora será às terças, quartas e quintas feiras, com duas turmas: uma antes do almoço e outra após o almoço. Às terças-feiras será o dia de nosso plantão, acompanhando o trabalho de reforço escolar.

O apoio ao projeto, da Igreja de Mangalia, de plantação da Igreja Presbiteriana em Bragadiru, Bucareste, segue aos terceiros domingos de cada mês, sendo que levaremos a mensagem no dia 21 de dezembro próximo. Orem por nós: esta é uma viagem de 600 km: 300 para irmos e 300 para voltarmos.

ORE CONOSCO

AGRADECENDO:

• Entrosamento da equipe missionária da APMT para a Romênia;
• Aprendizado da língua romena, cultivo de relacionamentos e trabalhos realizados.
• Pela APMT, por nosso PCES (Presbitério Central do ES), Igrejas e irmãos que têm sido parceiros do “Projeto Romênia”: todo o nosso sustento vem do Brasil.
• Pelos trabalhos implementados em nosso pastorado neste ano de 2025: ministério com casais, visitas aos lares, cultos nos lares, apoio da igreja de Mangalia ao ponto de pregação em Bragadiru, o primeiro Retiro da Igreja (será um trabalho oficial a ser realizado anualmente), e a primeira visita ao Asilo de idosos de Mangalia.

INTERCEDENDO:

• Pela ida ao Controle de Imigração para apresentação dos documentos referentes aos vistos para o ano de 2026
• Pelo pastoreio da Igreja de Mangalia, em especial pelos trabalhos de natal e ano novo e contínuo aprendizado o idioma romeno.
• Pelo trabalho do Tércio como líder da Equipe Missionária da APMT na Romênia (nomeação na Assembleia da APMT em 15.10.2025).
• Por nossos queridos familiares no Brasil, em especial Dna Mirtes Rocha, que tem sido tratada em casa, com o auxílio de cuidadoras, e seu quadro de saúde é estável.
• Por um acordo de paz que ponha fim à guerra Ucrânia x Rússia. Vivemos momentos de expectativa e preocupação com a corrida por armamentos pesados, por parte dos países europeus. Que Deus tenha misericórdia de todos, diante de uma possível escalada da guerra: esta guerra tem sido também chamada, de “a guerra dos drones”. É o quadro mais sério de fortalecimento bélico, desde a segunda guerra mundial.

CONTATOS E DADOS BANCÁRIOS

Email: [email protected]
Telefones: 27 98816-2108
+40 757 827 062
Instagram e Facebook: @tercio_rocha_
PIX/CPF: 72662131772

Em Cristo,
Rev. Tércio e Eliane

Rev. O. F. e T.

08/12/2025

Oriente Médio, dezembro 2025

DEUS OUVIU O NOSSO CLAMOR

Queremos agradecer a todos os irmãos que estiveram orando por portas de vistos de residência para nossa equipe. Graças a Deus conseguimos informações excelentes sobre possibilidades reais de vistos para todos e vamos começar no inicio do ano que vem o processo desses vistos. Continue orando por isso, para que tudo se concretize e possamos em breve estarmos todos estáveis no país.

PROGRAMAÇÕES DE NATAL

Já estamos a todo vapor nos preparativos das nossas programações de natal. Vamos agir em diversas frentes para alcançar o maior número de pessoas com a mensagem salvadora de Jesus. Nosso foco maior será as mulheres e as crianças carentes, no entanto, vamos também abençoar algumas famílias com cestas básicas. Os eventos vão alcançar a comunidade dos Shindis, as crianças resgatadas, crianças da nossa escola na fábrica de tijolos, mulheres refugiadas, os Jabalis, etc. Ainda dá tempo de você participar conosco ofertando 60 reais para um kit de natal ou 40 reais para um kit de higiene para mulheres. Juntos vamos fazendo diferença na vida das pessoas. Nosso desejo maior é que Jesus nasça no coração de muitos.

ALCANÇANDO OS NÃO ALCANÇADOS

A cada semana vemos o mover de Deus nos cultos entre os Shindis. O número de participantes nos cultos tem aumentado a cada semana. Deus tem nos presenteado com Seu mover no meio desse povo que pela primeira vez está ouvindo a mensagem do Evangelho. A Ele seja toda a glória!!!

GRATIDÃO

Agradecemos a todos os nossos parceiros que caminharam conosco mais esse ano. Louvamos a Deus por suas orações e sua fidelidade em participar do nosso sustento financeiro, o que nos possibilitou servir aqui por mais esse período. Desejamos a todos um natal cheio da presença do aniversariante e um ano novo repleto das bênçãos do Altíssimo.

Clique no link e saiba mais: https://projetomanarah.my.canva.site/boletim-mensal-dezembro-de-2025

Rev. O. F. e T.
[email protected]

Rev. Luiz e Rachel Bueno

07/12/2025

Portugal, dezembro 2025

Já se passaram 5 anos!

Chegamos na região da Cova da Beira (como aqui é chamada a região), bem no centro de Portugal no mês de setembro de 2020, em meio à Pandemia do Covid-19. Foi um período de extremos. Começamos a nos reunir em grupo, embora com apenas 5 pessoas, em novembro de 2020. De lá para cá, já fomos organizados em igreja, devido à distância que temos dos grandes centros urbanos e a possibilidade de administrarmos melhor o que estamos desenvolvendo.

Embora sejamos uma pequena igreja já temos um Conselho e uma Junta Diaconal e há muito por fazer, especialmente no que se refere ao testemunho entre os portugueses.

Todos os domingos reunimos em média 50 pessoas entre adultos e crianças, distinguimos alguns ministérios como o Infantil, das Mulheres, dos Casais, Jovens e Adolescentes. Temos procurado um novo local para realizar os cultos, porém dependemos de nos firmar melhor quanto arrecadação dos dízimos e ofertas. Eis os grandes desafios que esperamos para 2026.

Dia 10 de novembro, nossa comunidade completou 5 anos de fundação na cidade da Covilhã, Beira Interior.

Crianças

Sob a graça divina, temos irmãos e irmãs que dedicam tempo para ensinar as crianças aos domingos. Nos meses de outubro e novembro as crianças receberam, na linguagem delas. o ensino sobre a Reforma Protestante, ouviram sobre a história de Lutero, Calvino e tantos outros. Também desenvolveram uma visão bíblica sobre a Criação com o tema “Deus fez”. Mais algumas famílias estão se reunindo connosco e com isso o número de crianças tem aumentado.

As reuniões de oração

Temos vários irmãos que após o dia de trabalho se reúnem para orar nas quartas-feiras. É um período de serenidade e descanso, em que podemos partilhar as lutas diárias e orar por esses motivos.

Comunicação na Universidade

No mês de novembro, o Luiz foi convidado a proferir uma reflexão em nível acadêmico em evento que reúne professores e alunos da Faculdade de Letras. Sua comunicação foi: Fátima e a alma portuguesa, onde o fenómeno foi analisado à luz da cultura e da religião.

Ministério dos Jovens

Os jovens tiveram sua primeira reunião neste mês. Ore para que outros venham a se integrar e assim fortalecer o apoio aqueles que estão chegando e outros que estão a ser abordados principalmente na Universidade. Nossa família Ore pela Beatriz e o Thiago que estarão se unindo em matrimónio no mês de janeiro/2026. Para que continuem fiéis a Deus e que o Senhor os abençoe ricamente nesta nova etapa. (A foto é o momento do casamento civil, com as testemunhas)

Agradeçam a Deus connosco:

1. Pelo crescimento numérico da igreja;
2. Pelos 5 anos de trabalhos e atividades na cidade da Covilhã;
3. Pelos ministérios e os irmãos que estão se dispondo a servir;
4. Pelos portugueses que tem visitado a comunidade, bem como a chegada de angolanos, brasileiros e moçambicanos;

Ore por nós:

1. Pela nossa saúde física e emocional:
2. Pelo casamento de Beatriz com o Thiago que está às portas;
3. Pela busca de um novo local, mais amplo e mais adaptado às necessidades da igreja;
4. Pelo equilíbrio financeiro da igreja a fim de podermos nos comprometer com um aluguel;
5. Pela nossa manutenção familiar.

Se desejar apoiar nosso ministério: 1) Esteja orando por nós; 2) Seja um parceiro missionário, divulgando nossa carta mensal; 3) Apoie-nos em recursos. A chave pix é [email protected]

Rev. Luiz e Rachel Bueno

Rev. Jairo e Kênia

06/12/2025

Brasil, dezembro 2025

João 1:6 diz: “Deus enviou um homem chamado João Batista”. Antes de discutirmos a missão desse homem, o texto enfatiza algo profundo: Deus envia homens, pessoas reais, com fraquezas, medos, lutas e necessidades e principalmente dependentes e leais a Ele. Deus não envia anjos para preparar o caminho; Ele chama seres humanos comuns para cumprir tarefas eternas, como João. João Batista não era perfeito, mas era obediente, comprometido e humilde. Ele não se deixou influenciar pelas opiniões alheias, pelo conforto ou pelas circunstâncias políticas de sua época — uma época de opressão romana, corrupção religiosa e silêncio profético, nada muito diferente de hoje. Mesmo assim, ele viveu para uma única voz: a de Deus. Isso nos ensina e deve chamar nossa atenção para o fato de que: Deus continua a usar homens e mulheres comuns. Ele nos chama não por causa da nossa força, mas por causa do Seu propósito para cada um de nós. Fazer a vontade de Deus hoje exige coragem, pureza, fidelidade, lealdade, compromisso e entrega radical, mesmo quando a cultura nos pressiona a fazer o contrário.

1. Nossa família: Estamos bem! Kênia fez a terceira operação na coluna esse ano e está se recuperando bem, graças a Deus. Entretanto ainda sente muitas dores e incomodidades próprias da cirurgia, não pode andar muito nem ficar muito tempo em pé. Ainda tem um logo caminho a percorrer para a sua recuperação.

2. “Projeto Juntos” – Igreja Presb. Hispana – Graças a Deus seguimos avançando em várias frentes. Nessa oportunidade quero destacar o trabalho que está sendo realizado para formar a UPA e a UMP: Temos uma reunião conjunta (por falta de espaço e de líderes) todos os sábados das 19:00 até as 22:00, mais ou menos. E pela graça de Deus vamos crescendo. Em nosso último encontro sábado, chegaram 38 participantes 5 jovens visitantes. Estamos orando, trabalhando, treinando e formando uma diretoria para ambos os grupos a fim de poder organizarmos as sociedades, muito em breve.

Parte fundamental de uma igreja em plantação e por toda a sua existência, é o trabalho com as crianças, adolescentes e jovens. Quanto mais educados, ensinados e discipulados nos princípios da Escrituras Sagradas, asseguramos a presença de uma futura igreja influente e relevante, e futuros, homens e mulheres, prontos para serem usados por Deus, como líderes da igreja local, e missionários/missionários que serão enviados para os campos. Que Deus os abençoe muito! Obrigado pelo companheirismo e orações durante todo esse ano de 2025, juntos podemos mais...

Agradeçam conosco:

1. Pelo cuidado de Deus em nossas vidas, família e ministério. Pela boa recuperação que Kênia da terceira cirurgia da coluna. Pelo bom resultado dos exames do Rev. Jairo sobre o cisto no pâncreas que segue igual, e só terá que voltar em 6 meses para um novo controle. GLORIAS A DEUS!!!
2. Pelo engajamento na obra, de vários irmãos da igreja, nas diferentes áreas: como na música, evangelização com as crianças, e novos professores.
3. Pela campanha Oftalmologia feita no dia 23 de novembro onde foram atendidas 39 pessoas. Obrigado ao Dr. Róbson e sua família e ao DAM da Primeira IPB de Hermelindo Matarazzo.
4. Pelos trabalhos em andamento: Cursos de computação, eletricista, português, 5 grupos musicais, evangelização com as crianças, EBD, Cultos dominicais as 18:00 e on-line às quartas feiras às 20:00hs, e ainda, as repartições de cestas básicas, moveis e utilidades do lar, recebidos em doações. Realizamos 3 bazares nesse ano, e muitos encontros de discipulado e visitação.

Orai sem cessar

1. Ore para que Deus continue guardando e protegendo a nossa família: Junior, Kaleb&Daniela, Thalyta, Thatyane. Ore pela recuperação da Kênia, para que Deus a cure por completo. Pelo Pastor Jairo, tratamento do cisto no pâncreas, cálculos nos rins e diabetes.
2. Ore por provisão para a nossa família, novas parcerias financeiras para os anos. Temos apenas 45% do sustento ideal e tem sido um desafio cada mês terminar com as contas em dia.
3. Orem pelo “PROJETO JUNTOS” e Ig. Presb. Hispana p/ seguir crescendo e plantando novas igrejas.
4. Suas orações pelo senhor Victor, casado com Karen e pai de 2 filhos que estamos apoiando há mais de 12 meses em seu tratamento, ele teve uma recaída, foi operado de emergência por retenção de água nos rins.
5. Suas orações por recursos para a manutenção de nosso carro ainda temos detalhes que resolver como troca de 2 pneus, fazer a manutenção da suspenção, direção e freios entre outros problemas.
6. Orem e nos ajudem com o maior desafio que temos nesse ano 2025 para frente, “O METRO MISSIONÀRIO” para comprar um local. Alcançamos até o momento 171 metros, mas precisamos chegar a mil metros. O valor de cada metro é de mil reais você ou sua igreja pode comprar um ou mais metros. Você pode enviar o vídeo para outros irmãos que podem participar. Dê uma olhada no vídeo da promoção desse desafio. Copie o Link abaixo em um navegador - https://apmt.org.br/blog/10751-igreja-presbiteriana-hispana-compra-do-local pix - [email protected] – Dúvidas e perguntas por favor nos escrevam, estamos a disposição
7. Ore pelos cultos de domingos, presenciais 18:00hs. Nas quartas-feiras on-line via ZOOM, e a EBD aos domingos 9:30 da manhã. Pela reunião de jovens e adolescentes e demais atividades.
8. Ore pelo trabalho com as crianças com a música, EBD E EBF, “vai e conte” onde as crianças aprendem a evangelizar usando o livro sem palavras e logo saem às ruas para evangelizar, tem sido uma benção.
9. Precisamos de professores voluntários para todos os cursos, principalmente computação, eletricista e música p/ 2026. Oremos pelos profs. que já estão apoiando. Lucas, Renan, Pedro e Carol, Yarian, Kênia (minha esposa) e Kenia (cubana) . Para que Deus continue usando-os grandemente.
10. Oremos pela diretoria da APMT e pelos missionários de base e os que estão em diferentes campos.
11. Oremos pelo Brasil para que os líderes se convertam ao Senhor e andem no temor do Senhor.
12.Ore pelas igrejas que nos apoiam com cestas básicas: IP V. Mariana, Penha, Bom Pastor, Colégio Elim. E pelas igrejas e irmãos que são parceiros na parte financeira.

Contato

[email protected]
11-955581969
11-995801810
@projetojuntosiph

Que Deus abençoe,
Seus missionários Rev. Jairo y Kênia

Rev. Gilberto e Sônia

05/12/2025

Uruguai, dezembro 2025

Compartilhamos com alegria o Newsletter (boletim informativo) do campo missionário da Iglesia Presbiteriana del Uruguay – Mercedes, Soriano, UY, aos queridos irmãos, parceiros do Projeto Martyria no Uruguai. O objetivo é informar sobre as atividades desenvolvidas, registrar o alcançado até aqui, relatar os eventos especiais, um pouco das rotina ministerial, o contato com um dos filhos e os motivos de louvor e oração.

1. Atuação dos missionários e atividades desenvolvidas

As atividades desenvolvidas até aqui incluíram a condução dos estudos bíblicos nas quintas-feiras e das aulas da Escola Bíblica Dominical, bem como a ministração das prédicas nos cultos matutinos aos domingos. Também foi dado andamento ao discipulado do casal Marcelo e Joana Lopes, com vistas ao processo de membresia. Além disso, foram feitos diversos contatos evangelísticos com pessoas do Grupo de Ginástica “Salud e Diabetes”. No âmbito pessoal e ministerial, continuamos participando das aulas do curso de espanhol para estrangeiros, ministradas pela professora Maria Teresa Ritorni.

2. Resultados Alcançados

Entre os resultados alcançados no período, destaca-se a realização do Encontro de Casais, que incluiu a celebração das bodas de Rubi do casal missionário ocorrida em setembro. Observou-se também um avanço significativo no Programa de Aquisição Linguística do idioma espanhol, contribuindo para uma comunicação mais eficaz no contexto ministerial. No âmbito eclesiástico, houve continuidade na condução do Ministério da Palavra e nas ações de evangelização. Além disso, participamos no contexto social de uma cerimônia de matrimônio, realizada na cidade de Palmitas do Departamento Soriano, do casal Mirna e Luiz, fortalecendo vínculos com a comunidade local.

3. Eventos especiais

Quanto às viagens empreendidas no período, participamos do Encontro de Missionários do Cone Sul da APMT, realizada em Porto Feliz-SP no mês de setembro. Em outubro, estivemos em Montevidéu para participar do Encontro da Fé Reformada promovido pela IPUY-Montevidéu. Já em novembro, retornamos à capital Uruguaia para participar da Assembleia da Pessoa Jurídica da IPUY, contribuindo para os encaminhamentos administrativos e institucionais da igreja.

4. Crescimento espiritual

O período foi marcado por momentos significativos de comunhão com os irmãos e crescimento espiritual, tanto no Encontro do Cone Sul quanto no Encontro da Fé Reformada, onde foram revistos temas relacionados a vida missionária e à Pessoa de Cristo. A vida devocional do casal missionário manteve-se constante, com leitura diária da Palavra, meditação e oração. Além disso, seguimos perseverando no ensino bíblico e na evangelização da cidade com fidelidade e dependência de Deus.

5. Rotina do casal e vida familiar

Quanto à rotina familiar do casal missionário, o período incluiu a oportunidade especial de visitar um dos filhos durante a viagem a São Paulo. Também foram realizados exames médicos na região de fronteira entre Brasil e Uruguai (Santana do Livramento- RS), assegurando os cuidados necessários com a saúde. Além disso, houve participação regular em atividades de ginástica junto ao grupo de adultos, favorecendo o bem-estar físico e a integração com a comunidade local.

6. Motivos de louvor e oração

Quanto aos motivos de louvor e oração, elevamos nossa gratidão a Deus pelas bodas de Rubi. Pela disposição para servir na obra missionária e pelas viagens realizadas, ocasiões nas quais fomos edificados pelos estudos ministrados. Rogamos ao Senhor que continue abençoando o casal Marcelo e Joana no curso de integração. Aos parceiros e cooperadores deste Projeto missionário na cidade de Mercedes, suplicamos a Deus suas ricas bênçãos.

Conclusão

Reconhecemos a presença de Deus, conduzindo cada etapa do trabalho missionário em Mercedes. As atividades desenvolvidas, os resultados alcançados, as viagens empreendidas, o crescimento espiritual experimentado e a rotina familiar vivida ao longo desses meses evidenciam o cuidado do Senhor para conosco. Louvado seja Deus!

Seguimos comprometidos com a exposição fiel da Palavra, o serviço à igreja e o testemunho do evangelho no contexto uruguaio. A Deus dedicamos todo louvor, e rogamos que o Senhor continue fortalecendo nossa missão, edificando vidas e manifestando Sua glória em cada aspecto do ministério missionário.

Rev. Gilberto Francisco e Sonia Duarte dos Santos

[email protected]
Pix 012.772.848-14 (CPF)

Rev. Adriano e Marietta

04/12/2025

Áustria, dezembro 2025

Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. II Cor 4:8-9

Queridos parceiros de missões,

Apesar das lutas que temos enfrentado nesses últimos meses por conta da saúde debilitada do nosso filho Nicolas — primeiro com a descoberta da síndrome de Crohn e, mais recentemente, com o diagnóstico de tuberculose — , temos procurado permanecer fiéis ao Senhor.

A última internação de Nicolas no fim de outubro foi frustrante e causou novamente preocupações por não saber a razão do aparecimento dos novos sintomas. Ainda não temos todos os resultados, porém!!! Na última consulta com a realização de um ultrassom abdominal, a médica disse: „Se eu hoje tivesse que dar um diagnóstico, não poderia dizer, que Nícolas é paciente de Morbus Crohn, pois não vejo nada. Tudo está normal!” Glórias a Deus por isso!

Mesmo em meio às dificuldades, Ele tem nos sustentado e abençoado, e cada um de vocês fazem parte na missão que estamos realizando aqui na Áustria. O nosso muito obrigado a todos vocês pelas orações, palavras de conforto e encorajamento.

O PRIMEIRO RETIRO DA IGREJA

Mesmo diante do quadro delicado de saúde do nosso querido Nicolas, não deixamos de realizar o nosso primeiro retiro espiritual. Foi um tempo de grandes emoções — por um lado, nosso coração estava apertado por tê-lo deixado no hospital, mas, por outro, experimentamos uma alegria profunda ao ver o Senhor nos permitindo dar mais um passo para que o Seu Reino seja estabelecido aqui na Áustria.

O retiro foi um tempo precioso na presença de Deus! Estivemos reunidos com quase 40 pessoas, entre adultos e crianças, e pudemos ver o agir do Espírito Santo renovando corações, fortalecendo vidas e trazendo esperança.

Os nossos convidados especiais foram Pastor José Dilson e sua esposa Marli, que contaram das experiencias do campo missionário e fortaleceu a fé de todos nós.

Uma visita muito especial

Pr. Marcos e sua esposa Priscila estiveram nos visitando no mês de setembro para conhecer de perto o que Deus tem realizado através das nossas vidas aqui na Áustria. Foi um tempo de comunhão e compartilhamento da palavra. Agora estão morando no Brasil, pois irão atuar como fazedores de pontes para despertar novos missionários para irem para o campo.

Os nossos cultos e cafés têm crescido cada vez mais!

Deus tem enviado novos visitantes, pessoas que estão conhecendo a nossa comunidade. Percebemos que os encontros têm aproximado as pessoas e já sentimos uma consolidação no corpo da igreja. A importância de Deus na vida está sendo despertada nas pessoas.

Seguimos com os nossos estudos Bíblicos

Conseguimos reunir as pessoas em três grupos diferentes, com estudos realizados tanto online quanto presencialmente. Um grupo está trabalhando os princípios básicos da fé; outro já está estudando temas mais profundos através do livro Cristianismo Puro e simples. O terceiro grupo é formado por alguns alemães imersos em pensamentos ocultistas. A Marietta tem trabalhado com eles, e eu diria que é o grupo mais desafiador.

O grupo dos jovens

Muito nos alegramos em ver tantos jovens em nossas reuniões, não apenas vindo, mas também participando com seus dons e talentos. Eles têm se relacionado muito bem e gostam de passar bastante tempo juntos, muitas vezes em nossa casa.

Nossa maior alegria foi receber o status de Freikirche aqui na Áustria. Fomos acolhidos por uma das cinco alianças evangélicas existentes no país. Esse reconhecimento representa um passo muito significativo para que sejamos oficialmente identificados como igreja pelo Estado austríaco. No país, existem três linhas de igrejas reconhecidas: a Igreja Católica, a Igreja Luterana e as Freikirchen, equivalentes às igrejas evangélicas no Brasil. Com isso, ganhamos amparo juridico e também social para funcionarmos como uma igreja em processo de plantação.

Agradecimentos:

Não nos tem faltado nada. Agradecemos a Deus por nos suprir a cada dia e pela fidelidade de cada um de vocês em nos apoiar. Somos gratos:

• Pela recuperação do Nícolas e cremos na sua cura!
• Pela igreja agora oficialmente reconhecida na Áustria!
• Pelo grupo jovem em nossa igreja.
• Por cada pessoa que têm participado dos nossos encontros.

Pedidos de oração:

Entendimento pleno do Evangelho e conversões genuínas.
• Crescimento no estudo bíblico entre os austríacos.
• Formação da liderança da igreja.
• Ano escolar de Nícolas, que é o último ano da formação profissional; até agora ele só conseguiu duas presenças devido às internações.
• Um forte crescimento espiritual entre os jovens.

Contato

+43 660 737 3771
+43 660 766 8226
[email protected]

Cleber e Katherine

03/12/2025

Brasil, dezembro 2025

O ano de 2025 está chegando ao fim! Temos muito a agradecer a Deus por tudo o que Ele nos permitiu viver, por aquilo que fez em nós, através de nós e até mesmo apesar de nós.

Somos igualmente gratos pela sua vida, por suas orações e por sua contribuição, que nos permitiram chegar até aqui.

Em setembro e outubro aconteceram dois encontros de missionários da APMT: o primeiro reuniu os que servem na Base e no Cone Sul, e o segundo os que atuam entre povos indígenas e minoritários no Brasil.

Foram dias especiais de comunhão e aprendizado, além de sermos cuidados com muito carinho pelas irmãs da SAF que nos visitaram. As crianças também puderam reencontrar amigos e desfrutar de um tempo de aprendizado preparado especialmente para elas. Somos gratos a Deus por poder participar desses momentos tão significativos, apoiando na logística e na organização.

Nos links abaixo você poderá assistir um pequeno vídeo que produzimos sobre os dois que encontros:

Encontro de Setembro: youtube.com/watch?v=KBZoD5ulMAw
Encontro de Outubro: youtube.com/watch?v=1E6ZoPK5T7U

De 6 a 10 de outubro participamos da 10ª edição do CBM – Congresso Brasileiro de Missões, que reuniu mais de 2.000 participantes de diversas regiões do Brasil e de outros países, em Águas de Lindóia. O evento teve como tema: “Venha o Teu Reino, seja feita a Tua vontade.”

Foram dias intensos de adoração, comunhão, aprendizado e conexões estratégicas para o avanço do Evangelho. Além das plenárias principais, o congresso foi enriquecido com oficinas práticas, minicursos, testemunhos impactantes e a presença de várias agências missionárias. Somos gratos a Deus por ver e fazer parte daquilo que Ele está realizando entre as nações.

Vídeo da APMT no CBM: youtube.com/watch?v=_Rt7lGZY6Do

Em 2025 gravamos 25 novos episódios do Podcast Missionando. Em cada um deles, abordamos temas diversos relacionados à missão transcultural, sempre com a participação de convidados especiais que enriqueceram as conversas com experiências, reflexões e testemunhos do campo missionário.

Já são dois anos de parceria entre a APMT e a IPPTV (Igreja Presbiteriana de Pinheiros), e o podcast tem se mostrado uma ferramenta valiosa para informar, inspirar e mobilizar a igreja em direção à obra missionária. Oramos para que, por meio desse projeto, mais pessoas sejam desafiadas a participar da missão de Deus.

Clique no link e assista aos episódios já disponíveis no YouTube: youtube.com/playlist?list=PLZwlKs3OQ1rrbf-6q3li1PC48mpD0Tebi

No final de outubro, Cleber esteve na Colômbia para conhecer e registrar o trabalho dos missionários Ivam e Yet, e também esteve com a missionária Pryscila, que havia chegado recentemente ao país.

No início de novembro ele esteve na Argentina para registrar e participar do culto de organização da 1ª Igreja Presbiteriana em Marcos Paz, o primeiro trabalho da ‪IPB no país, por meio da APMT. Foi um dia de grande celebração, marcado por batismos, profissão de fé e pela presença de convidados de diversas regiões do Brasil, além de representantes de outros países.

Vídeo sobre o projeto do Ivam e Yet: youtube.com/watch?v=xPDbatvT3Kw
Organização da Igreja na Argentina: youtube.com/watch?v=upbNwQ3SUkI

Também tivemos o privilégio de participar de três cultos de envio de amigos missionários que agora seguem para o campo transcultural. Nosso coração se encheu de alegria e gratidão ao ver pessoas obedecendo ao chamado do Senhor e dedicando suas vidas para que o Evangelho alcance outros povos.

Louvamos a Deus por sua vida, que caminhou conosco ao longo deste ano, orando, apoiando e contribuindo para que a obra missionária avance. Somos profundamente gratos por sua parceria e por fazer parte do que Deus está realizando entre os povos.

Que em 2026 possamos continuar juntos anunciando o nome de Cristo entre todas as nações.

MOTIVOS DE GRATIDÃO

• Por mais um ano de vida que celebramos em novembro;
• Pelos encontros de missionários e eventos que participamos;
• Pela conclusão do primeiro ano de estudos do Ian;
• Pelo cuidado de Deus com nossa família;
• Pela fidelidade dos parceiros em 2025.

MOTIVOS DE ORAÇÃO

• Por nossa saúde;
• Pela viagem em janeiro para visitar igrejas em MG;
• Pelo início das aulas do Ian em uma nova turma;
• Pelos projetos de comunicação da APMT para 2026;
• Por novos parceiros em 2026.

Cleber, Katherine, Ian e Levi
[email protected]
(19) 98904-9229
https://linktr.ee/farol942

Rev. Everton e Nayra

02/12/2025

Espanha, dezembro 2025

Queridos irmãos,

Graça e paz!

O Salmo 136 nos leva ao reconhecimento da bondade de Deus, repleta da Sua eterna misericórdia. As Suas obras são perfeitas nos seus mais mínimos detalhes, presente que tanto nos alegra o coração e nos revigora o espírito para seguirmos adiante na obra do Senhor.

Hoje estamos atualizando as notícias de Sevilha e expondo alguns pedidos de oração que correspondem às atividades que teremos até o final do ano e no início de 2026.

Começando pela família.

Com a graça de Deus estamos bem de saúde e felizes pela imensa bondade das mãos do Senhor. Estou (Everton) fazendo uma revisão com o digestivo para melhorar um pouco o estômago. Devo fazer em breve uma colonoscopia para prevenção como se aconselha por aqui fazê-la a cada cinco anos. Com a coluna estou bem, porém com muito cuidado e precaução, conselhos do próprio neurocirurgião que me operou.

Os filhos, netos e familiares estão trabalhando e gozando de boa saúde, graça a Deus. Somos muito agradecidos ao Senhor pela família que nos deu, pois permanecem firmes e constantes na Sua obra. Não existe nada mais precioso na vida que vê-los buscando uma preciosa comunhão com Deus e com a Sua Palavra.

Nayra e eu estivemos participando nos dias 21 e 22 de novembro do 20º Encontro dos Professores de ERE-Ensino Religioso Evangélico. Foi um tempo de comunhão com os demais professores de toda Andaluzia. Além disso, tivemos uma série de palestras com temas muito atuais, por exemplo: a homossexualidade e a problemática com as redes sociais. Por aqui estamos todos bem preocupados com o que temos visto tanto dentro das escolas como fora dela. Pedimos a Deus que nos fortaleza em Sua Palavra e que sejamos instrumentos em Suas mãos na vida tanto dos alunos, familiares e também da própria igreja que sofre as ameaças do mundo.

Fazer parte do corpo docente desse ministério (ERE), é um presente de Deus em todos os sentidos. Deus nos colocou nos colégios para que levemos a Sua Palavra e sejamos instrumentos em Suas maos. Temos visto alunos se convertendo e aqueles que não frequentam nenhuma iglesia estamos oferecendo a nossa para que assistam. A maioria dos alunos não é crente e os que são crentes, parte das famílias não frequenta uma igreja evangélica.

Tivemos um coral Gospel Cristiano apresentando músicas muito bonitas e um considerável número de professores participando do encontro.

Nayra e eu concluimos com os alunos, segundo a programação didáctica, uma série de estudos sobre “O que é a Bíblia?  As suas implicaçaoes práticas para a nossa vida como crentes.” Estamos começando a estudar a vida, obra e ministério de Cristo.

Na foto ao lado vemos uma classe de alunos com 12 anos vendo o filme “O Peregrino”, na versao em desenho animado.  Na verdade é uma mensagem maravilhosa que trabalhamos em classe com as tarefas pertinentes. Os alunos estão gostando muito e nós agradecidos a Deus pela oportunidade que nos presenteia.

A Igreja de Sevilha

Caminhamos bem, graças a Deus. Estamos vendo pessoas se aproximando de Deus, conforme a Sua misericórdia. Sabemos que é Deus quem fala aos corações e transforma as suas vidas. Não é nada fácil!

Mas sabemos que a Palavra de Deus nunca volta vazia e é isso que nos fortalece a seguir semeando a boa e preciosa semente.

Seguimos com as programações normais da semana e do domingo. O grupo de jovens tem se reunido sempre, apesar de que alguns têm faltado às reuniões por trabalho e estudo.

O pastor Alejandro e Ruth têm sido perseverantes e os jovens estão animados e buscando sempre uma comunhão com o Senhor.

Seguimos também com o discipulado com três irmãos, preparando para uma futura organização do nosso conselho.

No sábado, dia 29, o grupo de mulheres esteve reunido. Participaram de uma palestra online promovida pela Aliança Evangélica Espanhola.

PEDIDOS DE ORAÇÃO

1. Pela Semana Unida de Oração que acontecerá em meados de janeiro.
2. Pela segunda reunião de homens que será no dia 06 de dezembro. Planejaremos as atividades do grupo para os dois próximos meses e estudaremos sobre “O sacerdócio dos homens na família” Contaremos com a presença do pastor Dirceu, missionário da APMT na cidade de Huelva.
3. Pela programação prevista para as festas de final de ano.
4. Pela vida espiritual das famílias e, consequentemente, da igreja.
5. Pelo discipulado.
6. Pelo recebimento como membro de um casal e também pelo batismo da sua filhinha.

Queridos, muito obrigado por tudo e oramos para que Deus os abençoe e os guarde ricamente.

Um forte e carinhoso abraço.

Em Cristo.
Pr. Everton e Nayra

Pryscila Barros

01/12/2025

Colômbia, dezembro de 2025

Queridos irmãos, amigos e parceiros de ministério,

Que a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo estejam com vocês.

Escrevo para atualizá-los acerca dos acontecimentos deste último trimestre.

No dia 2 de outubro de 2025, aconteceu o culto de envio na minha igreja local, a Igreja Presbiteriana do Tatuapé.

No dia 19 de outubro, realizei a viagem para a Colômbia, chegando a Medellín em 20 de outubro.

Graças a Deus, fui muito bem recebida no aeroporto pelo Pr. Ivam Gomes, missionário da APMT, e pelo Pr. Sixto Hernández, pastor colombiano da Iglesia Presbiteriana El Faro. Eles me ajudaram com as malas, buscaram-me no aeroporto e me conduziram até o apartamento onde permaneci hospedada até 1º de novembro, na residência do casal missionário Ivam Gomes e sua esposa, Yet-Olivia.

Fui muito bem acolhida por eles, assim como por toda a equipe de Medellín. Fiquei hospedada no apartamento do casal até o dia 31 de outubro, sendo cuidada e assistida com muito carinho.

No dia 1º de novembro, mudei-me para o meu apartamento. Ainda não possuía muitos itens além das minhas malas e objetos pessoais, então aproveitei esse período para adquirir eletrodomésticos, itens de cama, mesa e banho, utensílios de cozinha, entre outros. Louvo e agradeço a Deus pela vida, generosidade e ministério de vocês, que têm contribuído para que tudo isso se torne possível. Ainda faltam algumas coisas, mas, com a graça de Deus, aos poucos tudo tem se completado.

No início de novembro, fui apresentada na Iglesia Presbiteriana El Faro para o início do trabalho e também no Seminário Bíblico da Colômbia, onde atuarei como conselheira bíblica dos jovens. No entanto, eles já entraram em período de férias, e o trabalho será retomado em fevereiro de 2026.

Louvem e se alegrem em Deus comigo, pois a questão da aprovação do visto foi muito rápida. Em menos de uma semana — ou no máximo dez dias — o visto já estava aprovado. Com a graça de Deus, ontem consegui emitir minha cédula de estrangeiria, válida até outubro de 2027.

Contudo, tenho enfrentado algumas situações inesperadas pelas quais eu realmente não imaginava passar. Tenho sentido alguns mal-estares e espero que sejam apenas decorrentes da altitude, o que tem sido uma surpresa para mim, pois quando estive aqui no campo em 2023 não senti absolutamente nada. Agora, porém, tenho experimentado três ou quatro tipos diferentes de desconfortos físicos, e isso tem gerado certa apreensão em relação à minha saúde. Por isso, peço sinceramente as orações dos irmãos para que seja apenas uma questão de adaptação e para que o Senhor me mostre os passos que devo tomar. Nos próximos dias, caso as dores continuem, pretendo passar por uma consulta com um cardiologista aqui.

Antes de sair do Brasil, fiz um check-up completo — tanto do crânio, por causa da cirurgia de hidrocefalia obstrutiva, quanto do coração — por isso estou surpresa com os sintomas que tenho sentido. Um deles, inclusive, é relacionado ao coração. Também tive dores de cabeça constantes (não enxaquecas fortes), mas graças a Deus já estão controladas com o medicamento que trouxe por precaução.

Quanto ao idioma, é muito mais simples aprender estando presente no local. A cada conversa com uma nova pessoa, vou aprendendo palavras novas; isso tem enriquecido meu vocabulário e me alegrado profundamente vendo que, em menos tempo, é possível avançar muito mais no aprendizado. Louvo a Deus também por isso. Ainda assim, continuo fazendo aulas com meu professor particular.

Queridos irmãos, amigos e parceiros do Ministério Boas Novas, peço oração, especialmente neste momento, pela minha saúde física e emocional; peço também que orem para que o sustento financeiro seja completado, pois atualmente conto com cerca de 80%; pelo quebrantamento do coração do povo colombiano para ouvir o Evangelho de Cristo; e para que o Senhor me mostre claramente os próximos passos, inclusive quais médicos devo procurar e quais exames devo realizar.

Peço também oração pelos desafios do trabalho aqui, que são muitos — meus próprios desafios, os dos pastores locais, os dos seminaristas e os desafios da Colômbia como um todo.

Peço igualmente oração pela salvação dos meus pais e dos meus avós, que ficaram em São Paulo. Louvo a Deus mais uma vez pela vida e pelo ministério de vocês, por serem minha família espiritual e caminharem comigo nesta missão.

No amor de Cristo Jesus,
Pryscila Barros
[email protected]

Ana Karina

26/11/2025

Brasil, novembro 2025

Atualização

A partir deste mês, atuarei em tempo integral na comunidade de Angelim 2, com atividades diretas com crianças e adolescentes de quarta-feira a sábado. Aos domingos e terças, participando nas programações da Sede, em Santanta.

EVENTOS IMPORTANTES DE NOVEMBRO:

• Chegada dos grupos de irmãos para continuar a construção do Templo Novo da Igreja Quilombola (telhado, piso, pintura);
• Caravana de Vila Velha, conosco de 20 a 23/11/25
• Profissão de fé e batismo de novos membros em 30/11/25

MOTIVOS DE GRATIDÃO

Foi enriquecedor conhecer os heróis da fé da nossa IPB durante participação no Encontro de Missionários da APMT em Porto Feliz, de 20 a 24/10. Visitar igrejas parceiras e irmãos intercessores renovou-me espiritual e emocionalmente.

Contato

(33) 99944 8810
[email protected]

Rev. Ronaldo e Fabiana

25/11/2025

Nova Zelândia, novembro 2025

Olá amados irmãos, saudações na graça do Senhor Jesus!

Nos dias 19 a 21 de setembro, aconteceu na cidade de Auckland, o 4º Encontro das Famílias Missionárias da Base Oceania da APMT. Foi uma enorme benção adorar a Deus, meditar na Palavra, compartilhar nossas experiências e estreitar a comunhão.

Nos dias 22 a 25 de setembro, também na cidade de Auckland, ocorreu a Assembléia Geral da GPC, igreja com a qual colaboramos aqui na Nova Zelândia. Também foi muito abençoador. Pastores e presbíteros puderam avaliar a situação atual da igreja no país. Ronaldo teve a oportunidade de falar um pouco sobre a plantação da igreja em Christchurch. Durante a reunião, houve um momento especial de planejamento das futuras plantações de igrejas em todo o país. Foi muito inspirador e encorajador!

Graças a Deus, a plantação da igreja vai indo bem. Nesses últimos meses, demos passos importantes para a organização da igreja, pois estamos avançados em algumas área. Nosso plano é organizar a igreja daqui a um ou dois anos. Assim, formamos o primeiro grupo de membros. Foi feito um curso sobre membresia. Alguns foram transferidos da igreja mãe, outros vieram de outras igrejas evangélicas e outros são novos convertidos. Esse primeiro rol de membros ficou constituídos por 26 adultos e 18 crianças. Também foram eleitos e instalados 3 presbíteros e 2 diáconos. Foi uma eleição simples e objetiva, pois esses irmãos já haviam sido oficiais na igreja mãe. Nossa igreja realmente tem sido muito abençoada com uma liderança experiente e bem preparada.

Depois de muita oração e conselhos o pastor Josh decidiu deixar o ministério para cuidar melhor de sua família. A decisão foi tomada por causa das dificuldades com a saúde do seu filho e para dar melhor suporte à sua esposa. Josh continuará frequentando e ajudando nossa igreja, o que é uma enorme benção, mas isso acarretará em mais trabalho para mim. Que Deus nos ajude a assumir e honrar essa responsabilidade!

Graças a Deus já estamos com as passagens compradas para o Brasil, mas até agora conseguimos arrecadar 40% do valor das passagens. Se você puder nos ajudar seria uma enorme benção, pois as passagens para 5 pessoas ficaram realmente muito caras. Infelizmente tivemos que separar a família para a viagem (Nossa chave PIX: 935.526.965-04). Eu, Lara e Rony vamos no início de dezembro e retornaremos em meados de fevereiro, pois, pelas novas regras do Ministério da Educação da NZ, Lara e Rony não podem faltar na escola. Ronaldo e Bianca viajarão em meados de janeiro e retornarão no fim de março. Infelizmente, não teremos tantos domingos disponíveis para visitar todas as igrejas parceiras. Mas nosso plano é que Ronaldo retorne sozinho para visitar mais igrejas no segundo semestre de 2026.

Nossos motivos de oração:

1) Pela aprovação dos nossos vistos de residência;
2) Para que Ronaldo seja capacitado para assumir mais responsabilidades na igreja;
3) Pelas atividades evangelísticas que faremos nesse fim de ano na igreja;
4) Por nossa viagem ao Brasil.

Agradecemos o seu apoio através de suas orações e ofertas. Nossa oração é que o Senhor mantenha firme a sua fé, sua saúde, seu trabalho e sua generosidade. Que o Senhor te abençoe poderosamente.

No amor de Cristo Jesus,
Ronaldo, Fabiana, Bia, Lara e Rony

Rev. F. N. e E. M.

24/11/2025

Ásia, novembro de 2025

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” — Marcos 16.15 (ARA)

Queridos irmãos e amigos, graça e paz!

Parte 1 – Notícias do mês de setembro

Setembro foi um mês de muitas bênçãos e oportunidades no início deste novo semestre na universidade. Retomamos as aulas, reencontramos nossos alunos e seguimos com as visitas às famílias da cidade, fortalecendo laços e buscando abrir portas para novos relacionamentos e oportunidades de testemunho.

Neste mesmo período, tivemos a alegria de visitar o Instituto biblico Barnabé e conhecer pessoalmente os alunos e professores. Foi um tempo precioso de comunhão, encorajamento e troca de experiências ministeriais.

O Instituto Bíblico Barnabé, foi fundado pelo casal Barnabé e Ângela Wang. Eles ficaram profundamente felizes em nos receber, convidaram-nos para sua casa, apresentaram-nos os alunos e compartilharam conosco suas histórias de fé e perseverança. Estes irmãos têm desenvolvido um ministério singular de treinamento missionário na região. Inclusive estamos apoiando eles com : aulas, aconselhamento pastoral e financeiro.

Em sua própria casa, eles abrigam e ensinam jovens chamados para a obra de Deus. Ali, esses jovens aprendem desde as disciplinas teológicas até música e canto, sendo preparados para servir ao Senhor em diferentes vilas e povoados.

Atualmente, há 19 jovens sendo treinados, vindos de 19 vilas distintas. O casal tem enfrentado muitos desafios e riscos. Já sofreram perseguições intensas, mudaram de cidade diversas vezes e, há alguns anos, chegaram a ser presos e condenados por causa da fé em Cristo. Após meses de reclusão, foram libertos — e, mesmo com restrições e vigilância, continuaram firmes. A irmã Ângela chegou a permanecer dois anos com tornozeleira eletrônica.

Apesar de tudo, continuam ensinando com alegria e fé, pois creem que este é o chamado que o Pai lhes confiou. Todo o projeto é sustentado exclusivamente por doações, e Deus tem suprido suas necessidades por meio da fidelidade do Seu povo.

Parte 2– Pedido de oração e apoio

Queridos irmãos, pedimos que continuem orando e cooperando conosco nesta batalha missionária aqui na Ásia. Nosso desejo é permanecer servindo lado a lado com Barnabé e Ângela, apoiando o Instituto Bíblico e acompanhando os alunos neste novo ciclo de formação.

Para seguirmos neste propósito, precisamos renovar nosso visto por mais um ano e manter o sustento do ministério. Contamos com as orações e o apoio dos irmãos para que o Senhor continue abrindo portas e suprindo cada necessidade, conforme a Sua graça.

Se o Senhor tocar em seu coração para contribuir, nossa chave Pix é: CPF: 034.819.954-66

De coração, agradecemos a todos que caminham conosco, sustentando este ministério por meio de suas orações, mensagens e generosidade. Que o Senhor recompense abundantemente cada um.

Com gratidão e amor fraternal,
Rev. F.N.F. & E.M.M.F.

A. O. e G.

23/11/2025

Brasil, novembro 2025

Graça e paz, irmãos e irmãs! No vídeo abaixo compartilhamos 2 notícias do nosso trabalho missionário no Sul da Ásia e 1 palavra de gratidão. São 4 minutinhos para você ficar atualizado com o Projeto Atos. Atenção! Não compartilhe de forma pública em redes sociais essas informações. Apenas a Igreja do Senhor Jesus pode ter acesso a este Diário Missionário.

UM RESUMO DAS NOTÍCIAS

Caso você não queira ou não possa dar play no vídeo acima, segue um resumo das notícias:

EQUIPE DE OBREIROS LOCAIS

Nós estamos avançando com o evangelho em uma região muito isolada e perigosa. Já estivemos nessa região ano passado e estabelecemos uma parceria com obreiros locais. Investimos na vida deles financeiramente e tão logo nós estejamos morando no país vamos também investir na capacitação teológica deles. O trabalho continua avançando, levando Palavra e o testemunho de amor de Cristo. (fotos e vídeo são mostradas no vídeo acima).

Estamos nos preparando para abençoar essas tribos que temos alcançado com uma celebração de Natal no próximo mês, com presentes para as crianças e roupas para todos porque também o inverno está chegando naquela região. Participe conosco!

TRATAMENTO DO ELIAS

Continuamos auxiliando o tratamento do nosso irmão iraniano. Ele e sua família estão refugiados em outro país e no meio dessa situação de perseguição a saúde do nosso irmão precisa ser tratada. Ele tem uma escoliose severa que comprime os seus órgãos. O tratamento não vai curar, mas alivia bastante as dores. Estamos enviando auxílio para que o Elias faça esse tratamento. (fotos são mostradas no vídeo acima)

NOSSA GRATIDÃO

A bondade do Senhor tem nos cercado de muitas maneiras. Deus nos deu o privilégio de mesmo neste ano de levantamento de recursos, já estarmos atuando no nosso campo missionário, investindo na igreja local, no avanço do evangelho e no testemunho de amor ao povo. Nós estamos fazendo isso juntos! Gy e eu cremos que na eternidade Deus nos separou para esse trabalho e também separou aqueles que iriam participar dessa obra, por isso somos gratos pela sua vida. Muito obrigado por fazer essa missão com o Projeto Atos!

Já temos novos projetos sendo preparados para 2026, boas notícias virão (em nome do Senhor Jesus!) e novas oportunidades de anunciar e testemunhar sobre o Cristo chegarão. Em tempo, vamos compartilhar cada uma delas com vocês, queridos parceiros. Deus os abençoe!

Ao único e verdadeiro Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, sejam a honra, a glória, o louvor, a majestade, o domínio e o poder, para sempre. Amém!

Lucas e Juliana

22/11/2025

Mongólia, novembro 2025

Outubro – Um mês cheio de esperança

Este mês de outubro foi repleto de atividades e novidades que nos encheram de esperança. As famílias nômades já estão em suas áreas de inverno, o que torna muito mais fácil realizarmos os encontros para culto, as visitas de discipulado e os momentos de comunhão entre os irmãos.

Nossa família base participou de dois novos treinamentos — um teológico e outro sobre liderança — que os motivaram bastante e, consequentemente, nos animaram também. Estamos em busca de uma nova família nômade para ajudá-los no pastoreio dos animais, permitindo que possam dedicar mais tempo às visitas das famílias da igreja, ao discipulado e ao fortalecimento espiritual dos novos crentes. Temos cooperado financeiramente com isso desde o ano passado, e tem sido uma grande bênção: além de gerar sustento, permite que eles sirvam com mais liberdade na vocação que o Senhor colocou em seus corações.

Pedimos oração para que encontremos uma família de confiança — esse tem sido nosso maior desafio. Estamos considerando duas famílias da própria igreja, que passam por dificuldades e poderiam ser beneficiadas com o salário proposto. No entanto, é essencial que todos estejam alinhados espiritualmente e comprometidos com a visão. Em breve traremos notícias!

Neste mês também realizamos nossa viagem trimestral à capital, Ulaanbaatar (a 1.500 km de onde vivemos, no extremo oeste do país). Foram dias especiais: participamos do casamento de nossa querida irmã Ozzy, jovem muito próxima de nossa família e que cuidou da Flora e do João quando estudávamos a língua mongol ao chegarmos na Mongólia.

Durante a viagem, também pude cuidar melhor da minha saúde. Descobri lesões no menisco e nos ligamentos cruzados do joelho, mas graças a Deus tenho melhorado bastante com exercícios e fisioterapia.

Tive ainda a oportunidade de apresentar, junto ao Rotary Club de Ulaanbaatar, o projeto “Garden of Grace” – Centro de Desenvolvimento Infantil e Parque Ecológico Coberto, liderado por missionários da OMF aqui na cidade. O projeto visa construir um parquinho ecológico interno e um centro de desenvolvimento infantil na província de Hovd, proporcionando um ambiente seguro, educativo e adequado ao clima severo da região (onde as temperaturas chegam a -30°C). Estamos preparando a proposta para um Subsídio Global do Rotary, o que nos enche de expectativa.

Em Ulaanbaatar também nos reunimos com nossa equipe da Cru Mongólia e com amigos queridos. Tivemos tempo em família, caminhamos pelas montanhas com neve e árvores — algo simples, mas profundamente renovador. Finalizamos o período na capital participando da Feira de Turismo da Mongólia, divulgando o negócio no qual atuo como voluntário e que tem sido o meio pelo qual mantemos nosso visto no país.

Enquanto isso, foi maravilhoso ver nossa família base (Shogii e Khishiguê) seguindo firmes com as visitas e os cultos durante nossa ausência.

Louvamos a Deus pelo retorno da Bolormaa, esposa do Baisa, que havia passado um tempo trabalhando na capital. Continuem orando por eles — para que cresçam em fé, como casal, como pais e também em suas finanças. Enfrentam muitos desafios, mas temos um Deus que faz novas todas as coisas — e temos visto isso em nossa própria vida! Tivemos a alegria de batizá-los no início de outubro.

Outra alegria foi ver nosso irmão Gomsuren visitar nossa família base para ouvir a Palavra. Sua esposa ainda tem sido resistente ao evangelho, mas percebemos o amor do Pai cercando-a. Todos os filhos já se converteram, e mesmo com oposição, o marido tem buscado a Deus com sinceridade. Cremos que em breve veremos também sua esposa caminhando com Jesus. Orem por um coração quebrantado e sensível à graça.

Um momento muito especial foi a chegada do meu irmão Ayslan, que está conosco por duas semanas. Estamos muito felizes e oramos para que ele experimente profundamente o amor do Pai neste tempo. Em breve também receberemos o Pr. Cácio Silva, diretor estratégico da APMT, que virá nos visitar, compartilhar sua experiência e nos encorajar com a sabedoria e o amor do Senhor.

Sigam orando pelos nômades, que enfrentam um ano de seca severa e um inverno que promete ser rigoroso. Lembrem-se também da nossa irmã Oyuka, idosa e com sérios problemas renais, e da irmã Altantsag, líder de uma igreja na cidade que precisa urgentemente de um transplante de rim.

Agradecemos ao Senhor pelo negócio no qual sirvo como voluntário não assalariado. No dia 14 deste mês ele completa dois anos! Desde o primeiro mês conseguimos pagar todas as despesas e funcionários — um verdadeiro milagre das mãos do Pai! Começamos vendendo café em um lugar onde quase ninguém bebia café, hospedando pessoas de forma diferente da cultura local e tentando atrair turistas para uma região linda, porém pouco conhecida. Deus tem sido fiel, e seguimos como espectadores da Sua graça. Tudo é reinvestido na própria operação do negócio e na comunidade local. A gestão é coordenada e auditada por uma diretoria composta por investidores, missionários com experiência em Business as Mission e líderes da missão, sob a supervisão do nosso parceiro e CEO, Marvin.

A Ele toda glória! Se o Senhor nos chama, Ele mesmo fará todas as coisas.

Grande é o nosso Pai!

Celebre conosco!

Lucas e Juliana
[email protected]