Logo APMT

Cartas de Missionários

Rev. Alan e Vanessa

NaN/NaN/NaN

“Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho! 1Co 9:16

“Apenas uma vida. Logo passará. Apenas o que foi feito para CRISTO permanecerá.” Charles C.T. Studd

Gratidão

Irmãos, que motivo de grande alegria vivenciar o nascimento da igreja em Leiria, o crescimento da ICPLuz em graça e plena misericórdia divina a cada dia, tendo os irmãos da igreja como colaboradores no envolvimento da obra do Senhor da missão, saindo de Lisboa até Leiria (Pombal) começando connosco o trabalho do zero e em oração para plantação de outros trabalhos missionários, grandes coisas tem feito o Senhor, só Ele e por Ele são todas as coisas.

Plantação Leiria ICPPombal

Dia 02 de setembro 2023 tivemos a inauguração do espaço para reunião ICPombal, mais um trabalho missionário começando em terras lusitanas e o reino dos céus sendo propagado entre os Portugueses. Tivemos a graça de participar do Encontro Revitalize (casais), levar os dois pastores portugueses e suas famílias, fomos agraciados em Leiria com um trabalho para casais Famílias em Crise com o Pr Renato Vargens, ele esteve na ICPLuz e na ICPPombal pregando. Momentos de estudos, oração, comunhão e unidade tem com a graça do Espírito Santo fortalecido as duas igrejas. Em tudo e todo o tempo Deus tem levantado pessoas para agregar na Sua missão.

Motivos de oração

Ester passou com boa nota para ser admitida em Portugal, mas como ganhou quase 70% de bolsa para estudar no instituto bíblico na Hungria, achamos prudente ela investir esse tempo para estudar e morar no campus do instituto, a saudade e falta dela no ministério é gigante. Sofia próxima semana completa 06 meses está cada dia mais linda, Stefan e Mariana tem servido e feito muita diferença na Sérvia.

Estou em oração e constante contato entre os homens portugueses, consegui com a graça de Deus concluir o trâmite da legalização do CNPJ (NIP) da igreja perante o governo português! Que grande bênção ter a transparência e a legação concluída da igreja. Vanessa, está em tratamento um (tumor benigno) na tiroide, tem pré-agendado para o próximo ano (rádio iodo terapia). Durante dois dias da semana, ela começou a dar aulas como voluntária pela COMACEP de Educação Moral e religiosa nas escolas públicas (são quatro turmas).

Temos focado no discipulado, estudos com as mulheres (uma vez durante a semana), reuniões de oração (terça e quinta), reunião com os jovens aos sábados e os cursos de Italiano e Inglês (temos pessoas não crentes participando) isso tem sido um instrumento para fortalecer a igreja e propagar as boas novas. Estamos através dos pequenos grupos, a nos reunir com irmãos em Rio Maior (distrito de Leiria) e em Dezembro um em Torres Vedras.

Louvamos a Deus a suas orações e parceria, recebam nosso abraço e nossas orações diárias cheia de gratidão e carinho.

Família Moreira

Rev. Norval e Lau

NaN/NaN/NaN

Queridos irmãos e parceiros em nosso ministério, estamos escrevendo para atualizá-los tanto em relação à nossa saúde como ao trabalho missionário. Por favor, tire um tempinho para ler as notícias e orar por nós.

Tratamento de câncer

Em outubro fomos a Campinas-SP participar do encontro de missionários da APMT que atuam no Brasil e voltamos de lá com COVID, tanto eu quanto a Lau. Por causa disso, meu tratamento de câncer teve que ser suspenso. Graças a Deus, após um bom período de espera e realizar vários exames, a médica nos autorizou e pude fazer a sexta químioterapia no dia 9 desse mês. Eu não sei se foi por causa do covid ou do calor que tem feito estes dias, mas os efeitos colaterais foram muito fortes, semelhantes aos que tive na primeira químio. Contudo, o Senhor é bom em todo o tempo e consegui aguentar. Agora já estou melhorando bem, após uma semana. Dia 09 de dezembro, farei um novo exame PET scan, se Deus quiser. Com base nele a médica irá decidir como será a continuação do tratamento. Ela já nos adiantou que durará pelo menos dois anos e provavelmente seguirei agora apenas com uma das medicações. Mas, tudo isso depende do resultado do PET Scan.

Trabalho na aldeia e tradução

Antes de fazer a quimio, fomos para a aldeia. Foi um tempo muito bom com os irmãos indígenas. Pudemos ensinar na escola, pregar na igreja, ministrar a Ceia e também trabalhar nas checagens e revisões da tradução de Apocalipse. Estamos agora no capítulo 11 e esperamos conseguir fazer até o capítulo 15 na próxima ida à aldeia. Enquanto isso Lau está fazendo verificações preliminares e já chegou ao capítulo 18.  Também estamos trabalhando na tradução de Romanos. É um desafio enorme achar termos apropriados para traduzir, mas, aos poucos, estamos avançando. Chegamos ao capítulo 11 na tradução e 14 na exegese. Se o Senhor nos permitir, queremos terminar a tradução de Romanos ainda esse ano. Planejamos ir nesse fim de semana ou início da próxima para a aldeia, se o Senhor nos permitir.

Como continuo com os problemas de alergia a picada de mosquito, aproveitamos para colocar telas nas portas e janelas. Para quem não é bom em tarefas manuais e nunca tinha feito, acho até que ficou bom, não acham? (Vejam as fotos abaixo).

Motivos de oração

- Agradeçam a Deus por termos feito a sexta químio
- Agradeçam a Deus pela nossa família
- Agradeçam a Deus pelo nascimento da Aurora, filha dos nossos colegas Adriano e Ruth Kelly.
- Orem pelas revisões na tradução de Apocalipse
- Orem pela conclusão da tradução de Romanos
- Orem pela nossa viagem à aldeia
- Pelo fortalecimento da igreja Awa

Um forte abraço a todos,
Norval e Lau

Rev. Everton e Nayra Pita

NaN/NaN/NaN

Queridos irmãos,

O repouso que sentimos na presença do Senhor é algo que vai muito mais além do que podemos imaginar e é proveniente da sua graça, produzindo gozo em nosso interior e não é uma simples sensação de alegria em virtude de um estado circunstancial. Quando entramos na presença do Senhor em oração, o nosso coração se enche de uma paz que nos leva a ver os momentos que passamos de uma maneira diferente e segundo a ótica de Deus. Reconhecemos o quanto Ele nos ama e o valor da Sua misericórdia para conosco. Com a Sua presença sentimos alívio em meio às provas, as nossas forças são renovadas para que sigamos adiante sem esmorecer, e o nosso coração se enche de confiança em Suas preciosas promessas. Pedimos, diariamente ao Senhor, que nunca permita que o inimigo traga medo e inquietude ao nosso coração, mas sim que a cada dia sigamos firmes em Seus propósitos. Que nunca deixemos de reconhecer que a obra que realizamos não é nossa e sim daquele que “nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” e que só Ele pode mudar o coração das pessoas. Que Deus seja louvado!

A FAMÍLIA

Estamos tendo o privilégio de ver os nossos filhos e netos crescendo nos caminhos de Deus. Somos tão ricos da sua graça que não temos palavras para expressar a gratidão do nosso coração.

O Samuel, com 2 anos e 9 meses, já está estudando e aprendendo dos seus pais o quanto Deus o ama e que Ele tem um plano especial para a sua vida.

O Daniel, completou no último 25 de outubro, 6 anos. A Nayra e a Ruth prepararam uma linda festa que assistiu os coleguinhas da escola e a família. Foi um momento muito significativo para todos nós. O Daniel está estudando piano com a esposa do pastor da Igreja Batista e já está cantando nos cultos em programações especiais.

A Ruth e o pastor Alejandro, seguem dando-nos um apoio fundamental no trabalho da igreja. Atuam com os jovens, mulheres, louvor congregacional, visitas pastorais, pregação, discipulado, e demais atividades que correspondem à função pastoral. Somos muito agradecidos aos seus mantenedores do Brasil, sem os quais eles não estariam disponíveis para o ministério.

O nosso filho Leandro e a sua esposa Elisabeth, estão bem e felizes e continuam em Basiléia, Suíça, onde trabalham. O casal segue servindo a Deus em uma igreja que já assistem a mais de um ano e, se Deus permitir, estarão conosco nas festas de fim de ano.

Nayra e eu estamos nos organizando para irmos ao Brasil no próximo ano. Ainda não temos a data, porém a previsão será final de julho até final de agosto. Não podemos passar muito tempo em virtude das reponsabilidades com a igreja e com as aulas de Bíblia nos colégios. A nossa preocupação está com a mãe de Nayra, agora com 85 anos. Não sabemos que iremos fazer com ela, já que levá-la é bem complicado por sua idade avançada. Pedimos que nos ajude em oração.

Pretendemos no Brasil: visitar as igrejas mantenedoras e ao Presbitério do Recife (PRRE), apresentarmos à APMT para a avaliação do nosso projeto Espanha com vistas à sua renovação. Além desses assuntos de trabalho, necessitamos solucionar os assuntos pessoais, como por exemplo: a minha aposentadoria, atualização de conta corrente junto ao Banco do Brasil, etc. Não sabemos como iremos dar conta de tanta coisa em um período tão pequeno de tempo, além disso, necessitamos dar tempo também à nossa família que não vemos a 6 anos longos anos. Por favor nos ajudem em oração, pois necessitaremos receber de Deus sabedoria para nos organizarmos.

Como compartilhamos com os queridos em nossa última carta e também por WhatsApp, tenho (Everton) estado com muitas dores de coluna em virtude de uma artrose cervical, dois hernias lombares e, por último, um edema ósseo na zona lombar. Tem sido muito complicado e me limitado especialmente na hora de conduzir e de estar muito tempo de pé ou sentado. Sinto-me muito melhor, graças a Deus e tenho me cuidado e feito fisioterapia. O neurocirurgião diz que uma operação pode ser inevitável, porém lhe pedi que esperasse um pouco enquanto sigo com a fisioterapia e com os exercícios de Pilates. Deus é GRANDE, porque em meio a tudo isso, seguimos na evangelização nos colégios e no trabalho pastoral, incluindo as visitas nos lares, aconselhamento, etc. Vemos a mão de Deus movendo a situação e dando forças tanto a mim com a Nayra, ajudadora idónea. Só Ele mesmo que nos mantém de pé e firmes em Seus propósitos. Temos aprendido a cada dia a depender D’ele em todos os aspectos, pois é misericordioso e paciente sempre. Louvado seja o Senhor!

IGREJA

A Igreja continua com um grande desafio de dar testemunho de Cristo. Para isso temos tentado seguir com os objetivos do projeto. As atividades desenvolvidas têm sido realizadas dentro do previsto e são bem recebidas pelos irmãos, de forma que nos sentimos muito felizes pelos resultados.

Seguimos com as atividades normais da Igreja: reunião de oração, estudo bíblico, reunião com as mulheres, reunião com os jovens e adolescentes, visitas pastorais, aconselhamento, discipulado, culto dominical e a escola dominical com as crianças e pré-adolescentes. Os jovens, adolescentes e adultos, permanecem no culto na hora da mensagem. Em virtude da mudança do professor dos adolescentes para os Estados Unidos, onde está ensinando em um colégio evangélico do Texas, e até que consigamos um outro substituto para ele na classe dos adolescentes na ED, os mesmos estão ouvindo a mensagem no culto.

ALÉM DAS ATIVIDADES MENCIONADAS ANTERIORMENTE, VEJAM:

Tarde de sábado e de comunhão na casa do pastor Alejandro e de Ruth.

Tarde de cine na igreja com a exibição do filme “Sonido de libertad” (Sound of Freedon)”. Não foram muitos irmãos nesse dia, porém estivemos atentos à mensagem do filme e depois estivemos comentando e orando pela dura realidade que nos mostrou.

Voltamos a fazer os almoços comunitários uma vez ao mês. Comemos juntos e depois sempre temos umas brincadeiras e um precioso tempo de comunhão.

Os irmãos, Miguel e Maira, trouxeram por primeira vez a pequena Daniela, nascida recentemente. O pastor Alejandro marcou esse momento com uma oração de gratidão a Deus pela vida da pequena. Essa família é uma das que em breve será recebida como membro da igreja. Alguns passos estão sendo dados e, se Deus quiser, em breve enviaremos fotos do batismo tanto do casal como da Daniela. É uma família que já está conosco a dois anos e tem sido uma bênção em nosso meio.

Em setembro foi realizada na Igreja de Huelva, a reunião do Sínodo da IEPE- Iglesia Evangélica Presbiteriana de España. Em virtude de uma das minhas (Everton) crises agudas de coluna, não pude participar presencialmente no primeiro dia, porém estive via telemática vendo emocionado à primeira visita do Adrián ao Sínodo. O Adrian é membro bastante ativo, trabalha em muitas áreas da igreja e tem sido um exemplo de vida para todos nós. Ele está se preparando para ir ao Seminário em Barcelona em setembro de 2024, como já havíamos comentado em cartas anteriores. Se Deus quiser, em janeiro na próxima reunião do Sínodo, Igreja de Sevilha lhe apresentará oficialmente como candidato ao sagrado ministério. O mais maravilhoso de tudo isso é que o Adrian recebeu uma BOLSA COMPLETA da Igreja Reformada da Holanda, para estudar, gratuitamente, no Seminário durante os seus quatro anos. Foi uma enorme bênção de Deus, pois já estávamos buscando mantenedores para lhe ajudar economicamente em seus estudos. A foto mostra o momento em que o pastor Gabriel, atual presidente do Sínodo, ora pelo Adrian e agradece por sua vida e chamado ao ministério. Com ele, são dois pastores saídos da Igreja de Sevilha, motivo para dar graças a Deus por Sua imensa bondade e misericórdia. Louvado seja o Seu nome!

COLÉGIOS

Com a graça de Deus, este ano temos muitos alunos matriculados em “Religião Evangélica”, matéria que Nayra, pastor Alejandro e eu damos nos colégios públicos. Chama-se assim, porém o que damos é aula de Bíblia. É um privilégio muito grande que Deus nos tem dado, pois muitos dos nossos alunos têm vindo à igreja, aqueles que ainda não assistem a nenhuma, e outros têm se reconciliado com Deus e com a Sua Palavra. Este ano a Nayra tem 53 alunos (em 3 colégios), o Alejandro tem 31 (em 5 colégios) e eu tenho 30 (em 4 colégios). A cada ano varia o número de alunos por série, correspondendo no Brasil a alunos tanto do ensino fundamental como do ensino médio. Não posso publicar porque está proibido enviar qualquer tido de foto dos alunos e dos colégios. Nayra tem duas alunas que são católicas e que entraram em acordo com suas famílias para estudar a Bíblia e se matricularam. É uma oportunidade única porque, de essa maneira, elas levam a Palavra de Deus para os seus lares. É uma bênção de Deus!

PEDIDOS DE ORAÇAO

1. Saúde de Everton – situação com a coluna.
2. Viagem ao Brasil no próximo ano.
3. Almoço natalino e culto de natal da igreja.
4. Vida e crescimento espiritual da igreja.
5. Recebimento de novos membros comungantes.
6. Visita da igreja ao centro de idosos por ocasião do natal.
7. Visita da igreja a um centro de refugiados onde vivem pessoas de várias nacionalidades. Duas famílias estão começando a frequentar aos nossos cultos dominicais. Iremos realizar um culto natalino com entrega de presentes às crianças e uma preciosa comida.
8. Campanha “Operation Christmas Child – Samaritans Purse” (Projeto das caixas de natal) a ser realizada em dois dos colégios em que Nayra ensina.

Rogamos a Deus pela vida de cada um de vocês e agradecemos pelo apoio e carinho que nos têm tratado. Que Deus os abençoe ricamente.

Um forte abraço.

Em Cristo.
Pr. Everton e Nayra

Rev. Daniel e Débora Bovo

1/11/2023

Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas. Porque grande é o Senhor e mui digno de ser louvado, temível mais que todos os deuses. (Salmo 96.3-4)

Amado parceiro de missão,

Nos aproximamos do término de mais um ano e, para nós, será um período de festas diferente dos últimos anos. Não poderemos rever e abraçar nossa família e tantas pessoas que amamos (não este ano), participar de tantas confraternizações prováveis nos mais diversos círculos de relacionamento, nem ouvir milhares de vezes a música “Então é Natal” em todos os comércios da cidade (acho que disso não sentiremos saudade tão cedo).

Entretanto, este ano será diferente pois passaremos nosso primeiro final de ano no campo missionário e, mesmo com toda saudade que sentiremos do Brasil e das pessoas que amamos, isso enche nosso coração de alegria, afinal para isso fomos chamados pelo Senhor: para anunciar Sua Glória entre as nações, declarar a grandeza do nosso Deus. Que enorme privilégio!

Recordar os últimos 5 anos de nossa vida familiar, dedicados a preparar-nos para estar onde estamos agora, nos faz ter a certeza que teremos um final de ano, sim diferente, mas cheio de alegria e gratidão ao Senhor em nosso coração por Ele contar conosco em sua gloriosa obra de salvação dos povos.

Queremos contar como foram os últimos meses...

O último trimestre foi de muito trabalho e preparação, agora no campo missionário. Sara iniciou seus estudos numa escola regular italiana no mês de setembro (o ano letivo na Europa inicia em setembro) e tem sido para ela desafiador mas também recompensador. Tem feito novos amigos, tem aprendido com muita rapidez o italiano e já temos ouvido das professoras elogios por seu desempenho escolar.

Daniel e Débora após os primeiros meses fazendo aulas de italiano com a profes-sora particular, no mês de outubro também começaram a frequentar uma escola italiana direcionada para adultos. Estamos envidando muitos esforços no sentido de aprender a língua e a cultura italiana, que é tão necessário para podermos desenvolver nosso ministério nesta nação.

Em setembro tivemos uma ótima oportunidade de testar nosso aprendizado: por ocasião das férias do Rev. Humberto Arisa e da Mis. Brandali, Daniel teve o privilégio de celebrar a santa ceia nas duas igrejas plantadas por eles, Legnano e Brescia, fazendo uso exclusivo da língua italiana. Foi um desafio, mas ficamos alegres por recebermos elogios de vários irmãos destas igrejas, incluindo italianos, do nosso bom progresso no aprendizado da língua. Sabemos que ainda temos muito a aprender, mas nos alegramos em progredir.

Continuamos reunindo quinzenalmente em nossa casa, juntamente com outra família da Igreja de Legnano, nos preparando para brevemente dar início aos trabalhos públicos da Chiesa Presbiteriana di Asti, igreja que, segundo a bondade do Senhor, Ele já começou a plantar.

Temos tido ainda a alegria de cultivar um relacionamento próximo de nossos vizinhos e, aos poucos semear o evangelho entre eles. Frequentarmos uma escola de adultos também tem nos permitido conhecer e desenvolver relacionamentos com muitas pessoas que, oramos e cremos, que também iremos semear a mensagem de salvação entre eles.

De fato, são muitas as possibilidades de falar do amor de Cristo num país em que menos de 1% de sua população professa a fé evangélica. A APMT, nossa agência missionária, em seu planejamento estratégico recentemente finalizado, colocou a Itália como um dos países prioritários no seu esforço missionário, tamanha a necessidade missionária que se apresenta neste país.

Louvamos ao Senhor por você que tem estado conosco neste grandioso desafio. Que tem orado, divulgado, investido recursos neste projeto. Você tem sido um instrumento de bênçãos do Senhor para a Itália. Precisamos que você continue conosco nesta caminhada.

UNA-SE A NÓS EM ORAÇÃO

Motivos para agradecer ao Senhor juntamente conosco:
• Agradeça ao Senhor porque Ele tem nos capacitado a aprender a língua e, aos poucos, nos adaptarmos a cultura italiana;
• Agradeça ao Senhor pelo amor que Ele tem colocado em nossos corações pela Itália e pelo povo italiano;
• Agradeça ao Senhor pelas amizades que temos feito aqui. Elas são muito importantes para a proclamação do evangelho;
• Agradeça ao Senhor por pessoas e igrejas que têm se unido a este projeto missionário, pois são resposta de muitas orações.

Motivos para interceder juntamente conosco:
• Ore para que o Senhor continue a nos dar inteligência e sabedoria para aprender a língua formal e imergir profundamente na cultura desta nação;
• Ore para que o Senhor opere um milagre em nosso processo de cidadania italiana. Mesmo já estando provada a ascendência italiana de Daniel, o processo encontra-se ainda preso a exigências burocráticas da prefeitura local e dos cartórios brasileiros;
• Ore pela saúde física de nossa família, especialmente pela saúde de Anna. Com a proximidade do inverno todos nós adoecemos e nos reestabelecemos, mas Anna essa semana voltou a ficar doente;
• Ore pela trabalho de evangelização e plantação da Chiesa Presbiteriana de Asti. Que o Senhor dê as estratégias adequadas e nos leve aos que crerão no evangelho;
• Ore pela vida do Rev. Humberto Arisa, líder da Equipe Itália da APMT e pelos novos missionários que chegarão no próximo ano;
• Ore por mais parceiros para este projeto missionário, igrejas e irmãos. Atualmente, os recursos estão consideravelmente abaixo do necessário para o sustento do projeto.

Um caloroso abraço da Família Bovo,
Rev. Daniel, Mis. Débora, Sara e Anna.

QUER SER PARCEIRO DESTE PROJETO? NOS ENVIE UMA MENSAGEM!
+55 (83) 9 9418.8109 (Whatsapp)
familiabovo.apmt@gmail.com (E-mail)
@familiabovo.apmt (Instagram)

Eliane Machado

1/8/2023

“O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará”.(Sl 23.1)
“SIÑOR i ña bakiadur; nada ka na faltan.” (Salmus 23.1)

Estive pensando nesse versículo, pois havia uma “certa” preocupação da minha parte em todos os detalhes na chegada ao campo missionário (sustento, moradia, locomoção, língua, adaptação etc). Acredito que o salmista Davi também via sua fragilidade e total dependência no Pastor. Em sua providência, o Senhor que nos chama, nos vocaciona, nos capacita, e, também nos sustenta, suprindo nossas necessidades. Eu pude ver o cuidado de Deus aqui desde a minha chegada, nesse reinicio de ministério na Guiné-Bissau. E sou grata a todos os demais missionários da equipe que me ajudaram e me deram apoio.

Nessa semana, completarei três meses aqui em Bissau, mas a impressão é de estar aqui há muito mais tempo, em meio a tantas atividades.

Como relatei anteriormente, ao chegar em agosto aqui, dei aulas sobre Disciplina na Igreja, na EBD de férias, durante duas semanas, na IP Plak2.

Em outubro tivemos o culto de abertura do STPB (Seminário Teológico Presbiteriano de Bissau), e comecei a dar aulas na disciplina de Geografia Bíblica. Ainda nesse mês, fui convidada pelo missionário Rogério (APMT), para dar um estudo bíblico no livro de Rute 3, na IP Enterramento. Finalizando o mês, dei aula sobre os Solas e a Reforma na EBd na IP Plak2.

No último fim de semana (03 a 05.11), viajei junto com quatro jovens da diretoria da Juventude da IPGB (como se fosse a UMP) para uma programação na “província” ou “setor” de Gabu; foi uma grande experiência ao viajar numa estrada tão “difícil”, e contemplarmos o cuidado de Deus em tudo. Lá na programação compareceram mais de cinquenta jovens, foi uma benção.

Na semana passada também estive no Seminário para organizar os livros na biblioteca. Planejado para os próximos meses um cadastramento das obras.

Nesse período de adaptação, continuo tentando aprender a língua Crioulo (no momento, já sei o básico, e também já estou entendendo uns 70%). Sobre minha locomoção na cidade, já aprendi a “pegar” o transporte público (os táxis) para: Seminário, Igrejas, supermercados, centro da cidade – chamada Praça. Estou grata a Deus também pela moradia; aquilo que me preocupava com relação a segurança, água e luz, nesse local onde estou morando é organizado.

Continuo pedindo vossas orações ainda pelos trabalhos até dezembro:
1) organização, treinamento de professores e compras de materiais para EBDs de crianças na IP Plak2;
2) Aulas no STPB;
3) Aprendizado da língua;
4) Peço orações pela minha família que está no Brasil;
5) Minha saúde.

Enfim, em tudo, Deus seja louvado! Gostaria de agradecer todas às Igrejas em parcerias nesse projeto, e todos os irmãos e irmãs envolvidos nessa parceria. Todos que estão junto comigo aqui no campo missionário. Gratidão!

Que Deus abençoe ricamente!
Missionária Eliane Machado.

Rev. Amós e Mariana Cavalcanti

5/7/2023

Esse ano foi, sem dúvida, um ano marcante na nossa historia aqui no Chile. Aqui deixamos um resumo desse ano tão abençoado:

1. Organização de Iglesia Pródigo
No dia 25 de março de 2023 Deus nos deu a alegria de celebrar a organização da nossa igreja aqui, exatamente no mesmo dia que completava 5 anos do primeiro culto público (25/03/2018). Foi uma festa linda e abaixo deixo algumas fotos.

2. Reforma do templo completa (ou quase)
Começamos as reformas nas dependências da igreja em dezembro de 2016! Agora em outubro de 2023 finalmente chegamos ao final desse longo, mas abençoado processo. Todo o processo consistiu em trocar todo o telhado e expandir a área do templo, trocar as janelas, portas, demolir e contruir novos banheiros, refazer toda a instalação elétrica, toda a reforma da área externa e o acabamento no templo e no hall de entrada. Isso para nós é um grande marco porque aquele templo que esteve abandonado por 40 anos hoje é um belo e funcional centro de adoração para a cidade.

3. E já temos uma filha
Iglesia Pródigo mal nasceu e já tem uma igreja filha. No mes de julho o Presbitério nos entregou os cuidados da congregação Segunda de Viña. Se trata de uma antiga igreja de 110 anos que em 2022 voltou a ser congregação. Essa congregação já foi uma igreja de mais de 200 membros nos anos 70, mas atualmente são apenas 10 irmãos idosos mantendo o trabalho. Estaremos falando muito desse trabalho nos próximos anos.

4. Projeto novo
Em agosto viajamos ao Brasil para renovar o projeto. O Projeto Pródigo 2024-2028 foi aprovado pela APMT e estarmos nesses próximos 5 anos trabalhabdo para desenvolver a obra em Valparaíso e Viña del Mar. Dá uma olhada no projeto aqui.

Tem muito mais: Não cabe aqui tudo de bom que Deus tem feito, mas você pode acompanhar nossas redes sociais para saber em primeira mão tudo o que acontece em Iglesia Pródigo: YouTube, Instagram e Facebook. Nosso canal de comunicação mais regular é o WhatsApp, então encontre a gente por lá para receber mais noticias: +56 9 78076164

Clique aqui para conhecer os desafios para 2024-2028

Rev. Amós e Mariana

Cleber e Katherine

0/5/2023

Por isso, peçam ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Mateus 9.38

Muitos conhecem a história de William Carey, conhecido como "Pai das Missões Modernas", mas poucos conhecem a história de Samuel Pearce, se você ainda não leu sobre ele, CLIQUE AQUI. Por mais que Pearce desejasse ir para a Índia junto com seu amigo Carey, Deus o chamou para segurar as cordas.

Ele entendeu que deveria permanecer na Inglaterra dando suporte ao trabalho na Índia, mas que isso não era um trabalho inferior ou menos importante, mas como disse em sua carta a Carey: "Desejo, contudo, ser grato se nosso amado Pai empregar-me tão somente como um pé nesse corpo. Considero-me unido às mãos, aos olhos, à boca, ao coração e a tudo o mais; e, quando esse corpo se regozija, tenho minha parcela de alegria junto com os outros membros."

Ele entendeu que a missão é de Deus e é Ele mesmo quem chama cada um dos trabalhadores e se alegrou em participar como parte integrante do corpo. Que possamos submeter nossa vontade à vontade do Senhor da seara. Quando começamos o preparo missiológico, não estava em nossos planos morar em São Paulo e nem servir na Base da APMT, mas nos alegramos em saber que Deus nos chamou para estarmos aqui servindo junto à equipe de comunicação, cooperando na obra missionária transcultural como parte do corpo. Somos gratos por que temos visto frutos desse trabalho, louvado seja Deus.

Agosto, o mês de missões na IPB, o Cleber esteve compartilhando em conferências missionárias em diferentes igrejas aqui em São Paulo, eu e as crianças conseguimos participar também, foi um tempo muito precioso. Ore conosco para que mais igrejas se envolvam com a obra missionária transcultural.

Em agosto o Cleber também participou do primeiro encontro regional na América Latina do NXT MOVE no Mackenzie com o tema: Mudando a trajetória do Cristianismo na Nova Geração Juntos. Esse encontro têm como objetivo colaborar e aprender uns com os outros a fim de acelerar o cristianismo na próxima geração, discutindo o que cada região pode trazer para a mesa e o que deseja aprender com o resto do mundo. Que Deus possa levantar essa nova geração para fazer a diferença no mundo e nos dê o privilégio de participarmos daquilo que Ele está fazendo.

Em setembro o Cleber participou, juntamente com outros missionários da APMT, de um encontro online com as irmãs da SAF de Balneário Camboriú falando sobre o desafio e necessidade da tradução da Bíblia.

De 2 a 6 de outubro, estivemos em Campinas servindo no encontro dos missionários da APMT que estão nas áreas indígenas e grupos minoritários, aproximadamente 40 missionários estavam presentes com momentos de reuniões, planejamento e comunhão. Foi um grande privilégio fazer parte da equipe de organização, dando suporte no planejamento, logística e comunicação. Agradecemos a Deus por cada pessoa e igreja que se envolveram nas ações que fizemos para os missionários. Eles receberam kit de boas vindas, presentes e mimos durante todo o encontro.

 

Saindo do encontro em Campinas o Cleber foi para Rondônia para falar no DNA - Dia Nacional do Adolescente, um encontro de 3 dias com todos os adolescentes do estado (+300) refletindo sobre o tema: O Pecado na Pós-Modernidade. Foi um tempo muito especial, oramos para que Deus faça florecer no coração desses adolescentes a semente que foi semeada.

A APMT agora oferece mais uma forma de conectar você ao campo missionário transcultural, as Viagens de Curto Prazo, uma ótima oportunidade de conhecer um campo missionário da APMT nas férias de janeiro ou julho.

De 5-15 de janeiro de 2024 acontecerá uma viagem de curto prazo da APMT para Mercedes no Uruguai, onde os missionários Gilberto e Sônia estão servindo. Se Deus permitir vamos participar dessa viagem para divulgação desse trabalho e também vamos aproveitar para visitar as outras 3 famílias de missionários que estão no país para conhecer e divulgar os projetos e desafios daquele país. Contamos com suas orações por essa viagem. Se você deseja contribuir com os custos das passagens, esse é nosso código Pix: 19989049229 (telefone).

Outra novidade é que o site da APMT está de cara nova! Depois de anos de planejamento, ideias, reuniões, ajustes, finalmente o novo site está no ar. Temos buscado nos atualizar e facilitar ainda mais o contato das igrejas com nossos missionários. Acesse agora e divulgue em sua igreja!

 

Em novembro, mês do nosso aniversário (Kath dia 10 e Cleber dia 16) iremos tirar uns dias de férias em família, cremos que é um tempo muito importante para descanso e comunhão para voltarmos com mais força ao trabalho do Senhor.

Agradecemos por sua parceria nesse trabalho, sabemos que a Missão não é realizada sozinha, mas um trabalho em equipe, como vimos na história de Pearce e Carey. Que possamos estar onde Deus quer, fazendo aquilo que Ele nos chamou para fazer, para sua honra e glória.

MOTIVOS DE GRATIDÃO

• Pela fidelidade de cada parceiro;
• Pelos eventos e encontros que participamos;
• Pelas crianças que estão crescendo bem e com saúde;

MOTIVOS DE ORAÇÃO

• Por nosso tempo de férias;
• Pela viagem ao Uruguai em janeiro;
• Por novos parceiros em 2024;
• Por sabedoria na criação do Ian e Levi;
• Pela equipe de base da APMT;

Cleber, Katherine, Ian e Levi
(19) 98904-9229
https://linktr.ee/farol942

Ashok e Família

4/4/2023

FAMÍLIA

Jonatan veio de Portugal e esteve conosco por um mês, fazia 6 anos que não conseguíamos estar os quatro juntos, foi muito bom, pudemos fazer um ótimo passeio e tirar uma nova foto da família. Tamires está contente na faculdade, fazendo amizades e cada dia mais adaptada a vida no Brasil. Agora no final de outubro, Adriana passou por novo procedimento cirúrgico e graças a Deus tudo correu bem e agora precisará de alguns dias de repouso e recuperação. Dia 30 de outubro tivemos a alegria de celebrar 30 anos de matrimônio, muita gratidão ao nosso Deus que nos uniu e tem abençoado nossa união. Com o Edmar continua tudo bem, segue trabalhando com as diversas atividades sob sua responsabilidade.

Índia - Rahul, Manorama e Joyantu

O trabalho na Índia com as crianças, viúvas e a plantação da igreja, segue perseverante, nunca é fácil plantar uma igreja e louvamos a Deus pelas vidas do Jayanta e do casal Rahul e Manorama que estão a frente do trabalho. Louvamos a Deus que providenciou o apoio financeiro para o casal Rahul e Manorama, eles estão esperando seu primeiro bebê chegar por esses dias.

Pintú é o jovem que está no centro da foto com camisa preta, ele está conosco sendo discipulado e participa dos trabalhos há 7 anos, finalmente neste mês de outubro decidiu se batizar.

APMT e o trabalho de coordenação da Área Ásia

O trabalho da APMT na Ásia tem crescido, tenho a honra, privilégio e responsabilidade de ser o coordenador dessa região, acompanho e aprecio os relatórios de cada um dos trabalhos executados por nossos irmãos. São muitos os desafios e dificuldades: perseguição religiosa, problemas de saúde, dificuldades financeiras, temperaturas extremas, diversidade linguística e cultural etc. Porém, o reino de Deus segue avançando, que privilégio, levar as boas novas de vida e esperança aos eleitos e amados por Deus em lugares tão distantes. Temos sonhado com um encontro dos obreiros da APMT da Área Ásia, e se Deus quiser o faremos em julho 2024, estarei a frente da organização e já estamos orando e iniciando os preparativos.

Nosso retorno a Ásia

Seguimos orando e trabalhando pelo nosso retorno a Ásia, é uma região com restrições de vistos e precisamos fazer parcerias, avançamos bastante nos procedimentos da parceria, porém ainda não conseguimos finalizar alguns aspectos. Precisaremos estar na região antes do nosso encontro em julho.

Visitas as Igrejas

Tive a oportunidade de falar da palavra de Deus e levar o desafio missionário em muitas igrejas, fui tão bem recebido e que alegria estar com o corpo de Cristo.

Rev. Euripides Dantas e Esther

2/3/2023

“Porque ainda que a figueira não floresça (...) eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.” Hc 3:17,18

A obra missionária é cheia de desafios. Alguns deles são bem especificos ao campo. No entanto, o missionário não é diferente de qualquer outro cristão, pois todos somos chamados a renunciar à própria vida para resplandecer a glória de Deus, que é Cristo.

A disposição de sofrer pelo nome de Cristo é imperativa aos que o amam. As Escrituras dizem que a nós "(...) foi dado o privilégio de não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele", e "se sofremos como cristãos, não devemos nos envergonhar, pelo contrário, Deus deve ser glorificado por causa disso".

Se sofremos de acordo com a vontade de Deus, não estamos sozinhos, Cristo nos ampara em nossas fraquezas, e nos fortalece para dizer: "ainda que figueira não floresça, e que seja necessário perder família, bens e prazer, enfrentar a morte, a doença, o desemprego, a escassez, a violência e o luto - os nossos olhos e a nossa confiança estão postos em Ti, Senhor, pois Tu és o único abrigo seguro em meio à tempestade. Em ti temos refúgio e alegria plena."

Conforta-nos saber que Deus tem um propósito maior em nossa dor. Nosso sofrimento temporário não é um fim em si mesmo, pois também ele existe para a glória do nosso Senhor. Seja para consolarmos os que estiverem em qualquer espécie de tribulação com a mesmo consolo que recebemos, seja para testemunharmos da graça de Cristo revelada em meio no sofrimento. Em qualquer situação, Deus deve ser exaltado, glorificado e anunciado, Que Deus abençoe você. (Fl. 1.29; 1 Pedro 4.16; 2 Co. 1.3).

No Brasil tivemos um tempo de refrigério e descanso, embora com muito trabalho. Estivemos com os nossos familiares, visitamos os nossos amigos e pregamos em várias igrejas parceiras. Reunimo-nos com a nossa agência, a APMT, reafirmamos a nossa parceria e realinhamos os objetivos para os próximos três anos (09/2023 – 09/2026). Somos gratos a Cristo pelo cuidado deles conosco nesse período!

Expectativas e planejamento para o novo triênio (2023-2026)

Confiamos que o Senhor, mais uma vez, manifestará a sua graça sobre a nossa vida e ministério. Descansamos o nosso coração em Cristo, pois sabemos que a sua vontade é soberana, boa, agradável e perfeita.

Nossa gratidão

Este é um trabalho feito por muitas mãos com o propósito de glorificar a Cristo. Queremos expressar gratidão pelo cuidado que temos recebido da nossa família, da Equipe Tito, dos parceiros, da Igreja Presbiteriana Betânia, da APMT, dos líderes da Base Europa e dos nossos irmãos de São Paulo, de Cuiabá, de outras partes do Brasil e até de outros países. Obrigado por participarem conosco dessa missão, pelas orações, pelas exortações, pelo amor e apoio ao nosso trabalho. Louvado seja Deus por todos que têm participado dessa obra.

Necessidades imediatas do Projeto

Nesta etapa do projeto precisamos adquirir um carro para alcançar os objetivos propostos. Você pode participar conosco de duas formas:

• Ore para que Deus graciosamente nos conceda os recursos necessários;
• Envie-nos uma oferta específica para este objetivo.

Motivos de Oração

Interceda diante de Deus pelos pedidos a seguir:
• Pelo povo da Croácia;
• Por nós (Esther, Dantas e Pedro)
• Pelos parceiros;
• Pela Europa
• Por conversões.
• Pela aquisição do carro.
• Pelo nosso ministério.
• Pela APMT

Considerações Finais

Todo projeto missionário é uma iniciativa da igreja de Cristo. Por isso, necessita do envolvimento de muitas pessoas: algumas trabalhando na igreja local, garantindo a sustentação da obra, e outras indo para os campos, podendo se dedicar à pregação da Palavra de Deus com maior tranquilidade, confiando nos que ficaram para dar o suporte necessário.

Deus abençoe vocês!

Rev. Eurípedes Dantas, Esther e Pedro
https://www.instagram.com/projetotito

Lucas e Juliana

6/1/2023

Queridos irmãos, este verão trouxe consigo desafios e trabalho árduo, mas também nos presenteou com ações notáveis do Espírito Santo e intervenções divinas. Lidamos com a separação das famílias nômades e enfrentamos estradas difíceis para alcançá-las. Durante uma viagem, passamos por um episódio notável: os rolamentos da roda dianteira quebraram, mas por uma intervenção divina, conseguimos chegar até a porta da tenda de uma das famílias. Agradecemos a Deus pela Sua provisão e pela noite segura que passamos com nossos irmãos. Também somos gratos a Ulaanaa, um nômade habilidoso em mecânica, que nos ajudou a identificar as peças que precisavam ser substituídas.

Em meados de agosto, celebramos um momento significativo ao realizar nossos primeiros dois batismos com o auxílio do jovem pastor Munkhbat. Duas jovens, incluindo a filha de Ulaana, e Amaraa, que viajou de longe para trabalhar durante o verão com a família nômade base do ministério, tiveram encontros transformadores com Jesus. A jornada espiritual de Amaraa, que culminou em seu batismo, é profundamente inspiradora.

Agosto também recebemos um grupo do 1° Rotary Clube de Ulaanbaatar o qual me tornei membro com o objetivo de compartilhar do Evangelho com importantes líderes da Mongólia. Foi especial nosso tempo com eles aqui, pois pela primeira vez, testemunhamos abertamente de Jesus com eles, e foi os mesmos a fazerem inúmeras perguntas sobre nossa fé e sobre nosso Senhor. Orem para que Deus os chame e faça brotar essa semente plantada.

Recebemos também 5 jovens da Jocum que nos auxiliou na pintura da pousada e no trabalho missionário em uma vila na fronteira com a China.

O ano letivo iniciou em Setembro e mobilizamos alguns irmãos e amigos para conseguirmos doar kits escolares com uma boa mochila e os materiais para 45 crianças em extrema necessidade. Oramos e compartilhamos de Jesus com as famílias. Louvado seja Deus!

Passamos por Ulaanbaatar, buscamos cuidados médicos antes de embarcar para uma conferência na Coreia sobre Plantio de Igrejas na Ásia. Nos primeiros dias com irmãos asiáticos e africanos, pudemos ser fortemente encorajados em nossa fé ouvindo inúmeros milagres da ação de Deus para que o evangelho se expanda na Ásia e África. Veja as fotos relacionadas ao mês de agosto no video abaixo.

Voltamos da Coreia encorajados e cheios de ideias, que já estamos aplicando no trabalho com os nômades aqui. Estivemos com pastores e plantadores de igrejas coreanos, de outros países asiáticos, da África e dos EUA. Ouvimos e discutimos sobre plantar igrejas que se multiplicam, igrejas auto-sustentáveis, que crescem dependendo de Deus para alcançar, discipular, treinar e enviar aqueles que creram em Jesus.

Desde junho, estamos usando vídeos e materiais visuais para o ensino bíblico, e neste mês de setembro, iniciamos também o treinamento para evangelismo e discipulado. Estamos encorajando os crentes nômades a orarem por missões, e a entenderem a necessidade de outros ouvirem, além de lugares em outros países que também abrigam etnias nômades na Ásia, Oriente Médio e Norte da África. Aqui na Mongólia, todos possuem um perfil no Facebook e usam diariamente o Messenger para se comunicar. Considerando as dificuldades de visitar frequentemente cada família e a distância entre elas no verão, criamos um grupo no Messenger que estamos utilizando para ensino, reflexões bíblicas, testemunhos e pedidos de oração. Durante as visitas presenciais, continuamos cultuando a Deus com as famílias, dedicando tempo à oração, louvor e comunhão. Orem pelo engajamento de todos e para que Deus os use para testemunhar com amor e paixão a outras famílias nômades com as ferramentas que estão aprendendo.

Viajamos até Munkhairkhan, uma vila à qual, antes da pandemia, apoiávamos uma igreja infantil liderada por duas senhoras cristãs. Lá, reencontramos Édia, um menino que havia sido acometido pela paralisia infantil, e naquela época, doamos uma cadeira de rodas com a ajuda de todos vocês. Mais uma vez, compartilhamos a mensagem de Jesus com a família, distribuímos bíblias na aldeia e cultuamos com as crianças, que agora, algumas já se tornaram adolescentes.

Recebemos novamente uma família de irmãos russos com oito filhos, que visita a Mongólia anualmente para compartilhar a mensagem de Jesus. Agora, estão planejando mudar-se para cá e, se Deus quiser, nos ajudar com o trabalho junto aos nômades.

Continuem orando por nossa adaptação aqui. Pelo meu trabalho voluntário na pousada, café e agência de turismo. Vamos abrir o café no dia 14 de novembro. No próximo ano, precisamos construir nossa casa e devemos começar a levantar recursos em breve junto com vocês, irmãos e igrejas. Confiamos mais uma vez na provisão e fidelidade de nosso Pai. Contamos com vocês. Atualmente, estamos morando em um apartamento de uma família da igreja na cidade de Khovd, mas no próximo ano precisamos devolvê-lo. O caminhão tem sido útil para viagens e visitas em que passamos muitos dias distantes. Deus continua fiel e você é uma grande parte de Sua fidelidade nesta jornada! Agradecemos por tê-lo conosco! Segue também as fotos de setembro e outubro.

Danilo e Joelma

NaN/NaN/NaN

A paz do Senhor.

"Tenha misericórdia de mim Senhor, tenha misericórdia de mim" Sl 57.

Quando Davi, inspirado por Deus compões este salmo, ele estava escondido de Saul numa caverna. Diante daquela realidade estava presente duas situações: 1º Deus bondoso e 2º inimigos que o assustava. O salmo alterna entre os dois momentos, mas, a fé no primeiro é maior do que o medo do segundo, daí a ênfase sobre o Senhor, não sobre o adversário. Nos últimos meses vivemos entre estas duas realidades, contudo, assim como no salmo, a fé prevaleceu em nossas vidas, pois a bondade do Senhor nos cercou e cerca a todo instante.

Deus na sua misericórdia multiplicou nossa herança, no dia 19 de agosto nasceu Isaac Danilo, nosso segundo filho, com 2,670kg e 48cm de comprimento, como o significado do seu nome: Filho da Alegria, Aquele que alegra, nossos corações se encheram de felicidade, pois Isaac complementou a alegria do nosso lar. Hoje com dois meses ele tem se desenvolvido perfeitamente e nossa oração é que ele possa crescer em graça, estatura e sabedoria diante de Deus e dos homens. Maria Elisa só é alegria e super- protetora com o irmãozinho.

Joelma, infelizmente depois do parto teve pós eclampsia. Foram momentos difíceis e tensos, onde ela ficou alguns dias internada com uma pressão incontrolável, todavia, Deus, mais uma vez teve misericórdia de nossas vidas. Ela está tratando desta enfermidade em casa e só poderemos voltar a Guiné quando o tratamento acabar e o médico der alta, provavelmente no fim dos desmames dos fortes medicamentos que já começaram. Possivelmente o tratamento encerra em janeiro, oremos para que assim seja e ela não venha a ter nenhuma recaída.

Mesmo com uma nova rotina, Joelma continua apoiando a escola Betel na área pedagógica bem como a AEP com os currículos, e ela está esboçando uma nova revista em crioulo para crianças no evangelho de João.

Danilo continua aproveitado este tempo para visitar algumas igrejas mais próximas e divulgando o projeto. Continuamos cursando o Mestrado em Missiologia, sendo que neste trimestre estamos fazendo os módulos de Expansão do Cristianismo e Expressão Oral.

Maria Elisa está fazendo homescholing e tem se desenvolvido academicamente, todos os dias pede para retornarmos a GB. Não vemos a hora de irmos. Saudades da nossa segunda casa.

Agradecem em oração conosco:

• Primeiro, Gratidão a Deus pelo nascimento de Isaac;
• Segundo, para Deus nos dar sabedoria para criar mais uma criança para ELE.
• Por Deus ter posto um médico que deu o diagnóstico correto da Joelma, sendo este o quarto médico que ela já tinha passado.

Intercedam conosco:

• Para Deus realizar a cura por completo na vida de Joelma e para que ela não venha ficar dependente de medicamentos, que é uma das possibilidades e isto não é algo fácil na GB.
• Para Deus iluminar nossas mentes quanto a nova localidade de trabalho.
• Para que consigamos as ofertas para a compra das passagens de retorno.

No mais somos gratos, pois até aqui nos ajudou o Senhor, através da vida de cada irmão sentimos o amor do Senhor sobre nosso lar. Por favor, também nos enviem seus pedidos, somos uma família e queremos continuar intercedendo por vocês.

Até breve, em Cristo Jesus, Autor, Consumador e Sustentador de nossa fé.
Miss. Danilo, Ma Joelma, Ma Elisa e Isaac Danilo Soares

https://daniloejoelma.com.br/

Rev. Ronaldo e Fabiana

NaN/NaN/NaN

Christchurch, outubro de 2023.

Olá amados irmãos. Saudamo-los no amor de Cristo Jesus! Completamos já 10 meses em Christchurch. Nessa carta trazemos as notícias dos últimos 3 meses:

Meu curso de inglês

No início de agosto, terminei meu primeiro curso de inglês que durou três meses. Foi um tempo maravilhoso de muito aprendizado. Convidei meus colegas de curso para uma despedida em casa. Entreguei um cartão com uma foto do grupo, uma oração para cada um deles e um convite para o culto dominical da Igreja Presbiteriana Grace. Foi uma excelente oportunidade de relacionamento e evangelização.

Curso de inglês da Fabiana

Em setembro Fabiana iniciou seu primeiro curso de inglês que durará três meses. Ela estuda de segunda à sexta das 8:30 às 13:00 horas. É muito importante que a Fabiana faça esse curso formal para o aprendizado da língua, desenvolver relacionamentos e evangelizar.

Acampamento de Adolescentes em Queenstown

Dos dias 05 a 07 de outubro tivemos um Acampamento para Adolescentes na cidade de Queenstown. As mensagens foram baseadas no tema Nossa Identidade em Cristo. Juntamente com o Rev. Itamar Jr., tive o privilégio de apresentar o tema. Participaram adolescentes brasileiros da Igreja Global de Queenstown juntamente com os filhos dos missionários da Igreja Presbiteriana do Brasil na Nova Zelândia. Foi uma benção enorme para nossos filhos e para nossa família.

Segundo Encontro dos Missionários e Famílias em Queenstown

Dos dias 07 a 09 de outubro ainda na cidade de Queenstown tivemos nosso 2º Encontro dos Missionários da Igreja Presbiteriana do Brasil e suas famílias na Nova Zelândia. Foi uma enorme benção meditar da Palavra de Deus juntos, compartilhar experiências, tempo de comunhão, oração e encorajamento.

Assembleia Geral da Igreja Presbiteriana Grace em Gore

Dos dias 10 a 13 de outubro participamos na cidade de Gore da Assembleia Geral da Igreja Presbiteriana Grace. Estamos aqui na Nova Zelândia para plantar igrejas em parceria com essa pequena denominação que tem lutado para crescer nesse país pós-cristão. Durante esses 4 dias fomos edificados com mensagens do Rev. Dr. Brian Campell. Foi maravilhoso conhecer pastores, presbíteros e líderes da Igreja Presbiteriana Grace e entender mais como ela funciona. Tivemos a oportunidade de nos apresentar e falar dos nossos projetos. Fomos muito bem acolhidos e abraçados por todos.

Plantação da Igreja e Formação do Grupo Base

Nos meses de julho, agosto e setembro fizemos três reuniões com pessoas da Igreja Presbiteriana Grace interessadas em participar da plantação da nova igreja no sudoeste da cidade. Até o final desse mês de outubro aguardamos que aqueles que plantarão a nova igreja juntamente conosco deem uma resposta se comprometendo com esse projeto. Temos orado por isso e estamos muito animados para a formação de uma boa base para a plantação da igreja.

Pedidos de oração

- Que o Senhor continue nos sustentando nessa fase de adaptação
- Pelo aprendizado do inglês
- Pela compreensão da cultura neozelandesa
- Pela formação do Grupo Base para a plantação da igreja

Agradecemos pelas mensagens de encorajamento que os irmãos têm enviado, também pelas orações e ofertas. Rogamos que o Senhor que dispense bênção sem medida sobre a vida de cada um de vocês. No amor de Cristo,
Rev. Ronaldo Dourado

Rev. Jairo e Kênia

NaN/NaN/NaN

Saudações em Cristo

1Tessalonicenses‬ ‭5:24‬ - Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

Amados irmãos e companheiros de ministério. Aqui lhes envio as últimas notícias sobre a saúde do meu esposo, o Rev. Jairo. Conforme explicamos na última nota, ele foi encaminhado para o Hospital do Câncer (ICESP) e agora já faz parte do quadro de pacientes desse renomado Hospital, louvamos a Deus por isso.

No dia 16 ele passou pelo médico e revisando todos os exames feito, o médico achou que o melhor será "não operar" por agora. Pois de acordo com os resultados anteriores, o tumor que está localizado na cabeça do pâncreas, e que mede 4,3 cm não é maligno e não está prejudicando o duto principal do pâncreas, pois meu esposo não tem nenhum sintoma ainda.

E por ser uma operação tão arriscada e de grande porte, os médicos preferem aguardar um pouco mais e refazer todos os exames novamente em 4 meses. Há uma porcentagem de se tornar maligno pequena, por isso ele tem a ficha aberta no hospital e qualquer sintoma que aparecer durante esses 4 meses, ele deve retornar de imediato ao hospital. Ele terá que seguir uma dieta diferente de agora em adiante.

Agradecemos muito as orações de cada um de vocês e cremos que essa é a resposta de Deus agora para nós, seguiremos pedindo para que esse tumor desapareça de uma vez de seu organismo pois o nosso Deus é bondoso e faz milagres. Louvamos a Deus sempre e que Ele os abençoe grandemente.

Rev.. Jairo e Kênia Rodrigues
+55 11 95558-1969

Kelly Pires

NaN/NaN/NaN

“Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, e faça resplandecer sobre nós o seu rosto; para que se conheça na terra o teu caminho e, em todas as nações, a tua salvação.” Salmo 67:1,2

Desde o início do ano tenho me dedicado ao trabalho de evangelização numa comunidade chamada El Paso. Começamos através do projeto socioeducativo PEPE (Programa Educativo Pré-escolar). Em maio celebramos o Dia das Mães com as famílias do PEPE. As crianças participaram com apresentações musicais, tivemos momento para pregação da Palavra e tempo de comunhão. Os bolivianos são muitos festivos e esses momentos são muito importantes para estreitar relacionamento com a comunidade local.

Nos últimos meses trabalhamos com o grupo de crianças e adolescentes com o qual nos reunimos aos sábados sobre o plano de salvação; também enfatizamos a importância da oração, leitura bíblica e o compartilhar com os amigos e familiares sobre as boas novas que recebemos. O grupo está animado e a cada semana recebemos novos participantes. Ore ao Senhor para que as famílias sejam transformadas pelo Evangelho através da vida de cada uma dessas crianças e adolescentes.

Em agosto assumi como professora titular de uma das classes do PEPE. Apesar do ritmo mais intenso de trabalho, tem sido uma ótima oportunidade de estar em contato com as famílias das crianças durante a semana. Além das aulas, como professora missionária, tenho o compromisso de visitar periodicamente cada família; orar por elas e pregar o evangelho sempre que houver oportunidade.

Também em agosto, decidimos já começar as reuniões de estudo bíblico com as famílias interessadas. É um contexto onde a maioria das famílias são disfuncionais; há lares divididos, vícios e muito abandono parental. O pastor da nossa igreja e sua esposa (Elnatan e Cenira) têm acompanhado e aconselhado diversos casais.

Devido ao contexto de abuso e vulnerabilidade que muitas crianças se encontram e casos recentes de crianças desaparecidas na região, promovemos no mês de setembro uma palestra para pais sobre proteção infantil. Contamos com o apoio de uma psicóloga cristã que nos auxiliou na orientação aos pais. Nessa oportunidade foi compartilhado sobre visão bíblica sobre a criança e a importância que o Senhor Jesus dá a elas.

Durante os meses de junho a setembro fiz parte da organização de um treinamento missionário em formato virtual para voluntários de uma organização missionária; 15 participantes de diferentes lugares de Bolívia aprenderam sobre diversos temas relacionados à tarefa evangelística da igreja. Durante o curso, muitos se sentiram motivados a mobilizarem suas comunidades para a obra missionária. Sou extremamente grata pelo privilégio de servir nessa capacitação.

Motivos de oração

Pela minha família e, especialmente pela saúde do meu irmão André que está tratando um problema cardíaco;
Pelas famílias que estão sendo evangelizadas;
Por novas oportunidades e sabedoria na comunicação do evangelho;
Pela equipe missionária.

Agradecimentos

Alegro-me cada vez que alguém diz que está orando por mim e pelo trabalho que desenvolvemos aqui; não seria possível estar em Bolívia se não fossem pelas igrejas, irmãos, amigos e familiares que nos sustentam em oração, ofertas e palavras de ânimo. Se deseja saber mais sobre o projeto, envia-me uma mensagem; ficarei feliz em compartilhar mais do que o Senhor tem feito por aqui!

Que o Senhor abençoe sua vida!

Kelly Pires

Rev. Humberto e Brandali

NaN/NaN/NaN

Aos parceiros do Projeto Italia.

Nosso trabalho tem se ampliado cada vez mais, muitas oportunidades têm surgido entre as Igrejas que estamos trabalhando.

Estamos preparando algumas pessoas para o batismo e profissão de fé seja em Legnano que em Brescia. O trabalho em Asti também tem apresentado bons resultados com o avanço do estudo da língua por parte do Rev. Daniel Bovo e muitos novos contatos na região.

Seguimos com o foco de Plantação de igrejas bíblicas, presbiterianas e reformadas na Itália; - Tradução e construção de material bíblico-reformado; - Formação de pastores e liderança nativas.

Tenho feito algumas viagens pastorais e de encorajamento, recentemente participamos eu e a Brandali da inauguração de Igreja Presbiteriana em Tirana trabalho desenvolvido pelo Rev. Benilton e equipe.

Estivemos no Brasil por um mês para visitar minha mãe, também pudemos fazer um check up médico e ir ao dentista, desejamos que com a permissão do Senhor tenhamos condição de pelo menos uma vez ao ano poder viajar para São Paulo e ver minha mãe que tem alguns problemas de saúde.

Nos alegramos muito no trimestre com a formatura do Miqueias que terminou seu doutorado com especialização em língua e cultura chinesa.

Nossa igreja está orando pela chegada dos novos missionários para podermos ampliar a presença da nossa igreja na Italia.

O grupo de mulheres de Legnano e Brescia tem mantido um grupo de leitura frequente e promovido encontros de oração e comunhão fraterna.

Temos mantido um contato frequente com a Igreja Reformada e com os irmãos da Igreja Presbiteriana em outras cidades da Italia, ainda que sejamos um total de somente 6 pequenas igrejas, desejamos que no futuro exista uma denominação Presbiteriana.

Orem conosco:

Pelo reconhecimento da nossa igreja na Italia atualmente somos uma Associação de promoção social, estamos trabalhando para o reconhecimento da atividade de culto e jurídica, temos todos os caminhos prontos através de advogados especializados em direito eclesiástico, necessitamos ter na conta da nossa Igreja (Associação), capacidade econômica para apresentar o pedido junto aos órgãos competentes, esse recurso deve servir de prova da nossa capacidade presencial na Italia. Pode ser em empréstimo na qual depois do nosso reconhecimento a igreja devolve o valor ou utiliza se for uma doação para compra de um local de culto, somente depois de todo esse caminho burocrático seremos uma igreja com capacidade de solicitar vistos religiosos para nossos futuros missionários, segundo o advogado atendendo ao pedido, em 6 meses temos o reconhecimento jurídico, e em dois anos fechamos o acordo com o governo italiano.

Pelos futuros missionários que devem chegar. Necessitamos sabedoria e discernimento, para colocar os novos missionários nas cidades estratégicas.

Pelo relacionamento pessoal pois são o primeiro motivo de conflito no campo missionário.

Pelo aprendizado da língua, para poder pregar e ensinar e um desafio bem mais alto, que os novos missionários entendam isso e possam comunicar a mensagem do evangelho.

Orem por mim para que o papel de líder seja feito com humildade e sabedoria.

Orem pela nossa saúde física e espiritual.

Orem pela igreja de Brescia que atualmente conta com 16 membros, no momento eu tenho feito a viajem para atender a igreja todos os domingos, a pequena igreja necessita um missionário de tempo integral com boa capacidade de relação interpessoal, que seja resolvido quanto a sua fé, que ame as pessoas e estar com elas.

Orem por novos mantenedores tenho vivido com metade das necessidades cobertas, mais um aumento no custo ministerial para atender a realidade da igreja e visitar novos locais.

Passando pela Italia venha nos visitar. Se desejarem contribuir com o nosso trabalho. Meu pix: revdohumberto@hotmail.com

Se desejar saber mais sobre o nosso trabalho: +39 3337884058

No Senhor Jesus Cristo.
Rev. Humberto, Brandali, Miqueias e Lucas

P. H e S. O

NaN/NaN/NaN

“O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas D3us é a força do meu coração e a minha herança para sempre.” Sl 73.26

Nos últimos tempos temos nos sentido assim, cansados como o salmista, sentindo o nosso corpo e o nosso coração fraquejando. Louvamos ao Pai que é a Força do nosso coração, que mesmo em momentos difíceis tem se mostrado presente em nossas vidas nos protegendo e guiando. E com essa esperança gostaríamos de compartilhar as notícias do último trimestre.

SAÚDE P.H.

No mês passado o P.H. ficou doente por duas vezes, com uma dor muito forte no corpo e falta de energia. Nós pensamos que era uma gripe, pois muitas pessoas ao nosso redor ficaram doentes ao mesmo tempo. Como ele não melhorava com os remédios de gripe, fomos ao médico e depois de fazer alguns exames descobrimos que ele estava com Febre Tifoide. Foi bem desgastante para nós esse período, pois tanto a doença como o tratamento foram longos. Depois ficamos sabendo que a grande maioria das pessoas que pegaram essa doença aqui precisou ser internado. Graças ao Pai, ele não precisou ser internado, mesmo não sabendo o que estava acontecendo, o S3nhor cuidou dele em todo o tempo. Foi preciso duas semanas de antibióticos e outros remédios como tratamento. Na semana passada, ele começou a sentir dores fortes no corpo novamente. Voltamos no médico e ele tomou mais cinco dias de medicamentos, mas segundo o médico tudo indica que esses sintomas não estão associados a Febre Tifoide.

AULAS DE INGLÊS

Nos últimos meses as aulas de inglês do P.H. tem sido um desafio. Infelizmente os dois professores que davam aulas para ele não puderam mais continuar na escola de idiomas. Uma nova professora, que está em treinamento, está dando as aulas dele. Toda essa situação o desmotivou bastante, além de ter ficado muitas vezes doente nos últimos tempos. Nos ajude em oraçã0 pelas aulas, pela nova professora e por um ânimo diário para o aprendizado.

ANIVERSÁRIOS

Nesse mês de outubro os homens da família fizeram aniversário! No dia 8 o P.Hzinho completou seu primeiro ano de vida! Fizemos uma festinha na nossa casa, com amigos e vizinhos, nossa família também participou através do celular. Louvamos ao Pai, que nos sustentou nesse último ano nos cuidados com esse pequeno e pedimos que Ele nos sustente nesse novo ano para que possamos glorificar a Ele também através da criação do nosso filho. Dia 17 foi o aniversário do P.H. Ainda não conseguimos comemorar pois no mesmo dia o P.Hzinho ficou doente (mais lutas na área da saúde!) Graças ao S3nh0r ele já está melhor e se o Pai quiser nesse final de semana vamos cantar os parabéns!

VISITA AS TERRAS DO MAR

Conversamos com o nosso líder das terras do mar para combinar como será a nossa visita ás ilhas, provavelmente no mês de janeiro de 2024. Não conseguimos ainda chegar a uma definição de data e outros detalhes, pois a empresa de maricultura e os membros da equipe estão de mudança para uma nova ilha do país. É ruim a sensação de não ter isso definido ainda, mas por outro lado estamos felizes de poder fazer essa visita depois dessa transição da empresa para a nova ilha, onde possivelmente iremos morar e trabalhar. Esperamos dar mais notícias sobre isso em breve! Como sempre comentamos nas cartas, ainda estamos buscando mais parceiros para essa nova fase do projeto (treinamento pré-campo e campo definitivo) assim como recursos para essa visita, então quando possível nos ajude em oração por isso, como também fique a vontade para nos indicar para outras pessoas e !gr3jas.

Como sempre comentamos nas cartas, ainda estamos buscando mais parceiros para essa nova fase do projeto (treinamento pré-campo e campo definitivo) assim como recursos para essa visita, então quando possível nos ajude em oração por isso, como também fique a vontade para nos indicar para outras pessoas e !gr3jas. Segue um vídeo que montamos para divulgação, basta clicar AQUI para ver. Pode compartilhar com quem desejar, encaminhando o link do vídeo ou essa carta.

LOUVOR

- Pelo cuidado do S3nh0r com as nossas vidas mesmo em meio as dificuldades;
- Pela recuperação da saúde do P.H. e por esse tempo de estudos;
- Pelo primeiro ano de vida do P.Hzinho e mais um ano de vida do P.H;
- Pela fidelidade dos parceiros do projeto.

PEDIDOS

- Pela saúde do P.H, que o Pai restabeleça a sua saúde por completo;
- Por essa nova fase de estudos do P.H. Que o Pai renove o seu ânimo e força para os estudos;
- Por saúde para todos nós, regularmente um de nós tem ficado doente;
- Para que o S3nh0r nos dê sabedoria nas finanças enquanto nos preparamos para fazer a visita ao campo definitivo;
- Por mais parceiros para o Projeto Terras do Mar.

Obrigada por nos acompanhar até aqui!
Abraços, P.H, S.O e P.Hzinho

*Você percebeu palavras escritas de forma diferente no decorrer da carta? Essa é uma forma mais segura de se comunicar em campos de risco de perseguição. Se tiver alguma dúvida entre em contato conosco! =)

Seja um parceiro do Projeto Terras do Mar: https://forms.gle/SVpUJmXNvcZz3CQ18
Informações pelo Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/I3riqQKDoRBHQlLKVxwhtr

Rev. Jorge Neves e Jarci

NaN/NaN/NaN

« Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". Josué 1.9

Monte Líbano, 18-10-23, Graça e Paz queridos parceiros. Até o presente momento estamos todos bem e desenvolvendo a missão apesar da guerra no país vizinho e dos rumores de guerra em nosso país (Líbano). Não sabemos sobre o que virá a seguir, mas Deus está no controle de todas as coisas. Daqui continuamos vigilantes e em oração, sendo acompanhados pela nossa agência (APMT) e em contato com a nossa embaixada. Por enquanto não há motivo para deixar o país. Esperamos em Deus que isso não seja necessário.

Motivos de oração

1 - Pelo fim da guerra e das guerras.
2 - Pelos enlutados e mutilados.
3 - Pela conversão de judeus e de muçulmanos a Cristo.
4- Pelos obreiros que atuam em países desafiadores inclusive no Oriente Médio.
5 - Por estabilidade politica e econômica especialmente nas regiões afetadas por conflitos.
6 - Pelos cristãos para que sejam fiéis testemunhas de Cristo, sem se contaminarem pelas ideologias das partes envolvidas em guerra.
7- Pelo fim da ansiedade nos corações dos envolvidos.
8- Para que o ocidente enxergue as pessoas do Oriente Médio como próximo, segundo a Bíblia orienta. Nem todos são terroristas...
9- Para que saibamos diferenciar o Israel bíblico e o novo Israel do Israel país/nação.
10- Para que a Igreja cristã não seja manipulada pelas mídias.
11- Pelos mais fracos, pobres, idosos e doentes os quais estão impossibitados de se moverem para outras localidades.
12- Por sabedoria na tomada de decisões.
13- por todos aqueles aqui do Líbano que contam com a nossa contribuição na demonstração do amor cristão.
14- Pela continuidade da Paz de Cristo em nossas vidas.
15 - Por proteção, saúde e segurança para os que estão sofrendo nesse momento.
16- pelo fim da opressão e corrupção.
17- Pelo fim de todas as organizações terroristas além de gangs, milicias e afins.
18- pela sensibilidade das Igrejas na parceria missionária.
19- Por avivamento.
20- Por intrepidez na pregação...

Banco do Brasil:
Ag 4575- 6
Conta Corrente: 8979-6
Jarci Silva P Neves
CPF e PIX: 530.178.541-91

Banco Santander:
Ag 3171
Conta Corrente: 01050440-8
Jorge Neves de Oliveira
CPF: 370.387.451- 15
PIX: projetonur@gmail.com

Whatsapp: +96176641537

Família Di Castro

NaN/NaN/NaN

Nesse último final de semana completaremos o primeiro mês aqui em terras curdas. Os dias iniciais foram surpreendentes! As coisas caminharam muito rápido! E a provisão do Senhor foi especial para nós, seja no acolhimento da equipe local, no contato com a igreja curda, nas visitas ao campo, no começo das atividades da ONG, na documentação, na comida e belezas dessa terra, e principalmente, como família, em encontrarmos um local incrível para morar, no mesmo ambiente de uma ótima escola para o D. e A. (e esperamos, em breve para o J.), local muito arborizado e repleto de oferta de serviços. Resposta de intercessão, muitas feitas por vocês!

Campo Intermediário

O Pai reservou muita coisa especial para nós nesse um ano de Inglaterra. Fechamos esse ciclo com alegria, mesmo diante de tantos desafios na nova mudança. Construímos relacionamentos saudáveis, crescemos no aprendizado da língua, mesmo desejando que fosse ainda mais. J. chegou fazendo 4 meses, e saiu andando, se expressando bem mais. Tivemos uma experiência na igreja local sentindo leveza e fidelidade. Tivemos uma exposição da Palavra em inglês, e uma convivência de muita novidade com pessoas muçulmanas e refugiados, além dos obreiros que nos receberam, agradecemos à WH International pela parceria desse período. Desfrutamos de um berço histórico e cultural riquíssimo, e um desafio imenso para o Evangelho voltar a ser semeado e frutificar naquele lugar. Somos imensamente gratos a Deus por esse período, e a vocês que ficam na suporte para estarmos ali.

Campanha Chagada ao Campo

Começamos a campanha em julho, e até agora estimamos ter recebido em ofertas cerca de 50% da meta inicial. Alguns custos foram reduzidos, como a anuidade da escola e do aluguel que puderam ser mais parceladas, e isso facilitou termos uma melhor quantia para começar. Agora, temos como desafio de completar o mobiliário básico de nossa casa, e especialmente, adquirir um veículo para nossa locomoção. Mesmo com a facilidade da escola, temos distâncias maiores para participar do trabalho da ONG e da própria igreja, bem como estar com os colegas em outros pontos da cidade. Para os móveis principais temos cerca de 70% e para o carro 20%. Se você pode participar disso, agradecemos muito, para saber sobre valores específicos, é só falar conosco diretamente. Nossa Chave PIX para esse fim é: projetoaqua@gmail.com

Tempo de Férias

O Senhor reservou dias especiais antes de chegarmos ao campo em definitivo, como o visto do Reino Unido vencia, procuramos um lugar para descansar uns dias, e hospedamos em três igrejas diferentes e uma casa, pudemos ser recebidos na Espanha, ter esse tempo tranquilo, ao lado de irmãos, colegas de agência e outros que conhecemos nesse período. Agradecemos muito a cada um desses queridos que nos acolheram tão bem! Estava bem quente lá! E isso foi bom, pra nos acostumar com o calor daqui. Viemos para o campo revigorados. Outra benção: Conseguimos um ótimo preço para enviar nossa bagagem antes de mudarmos direto para nossa cidade nova, veio tudo certinho, e ainda chegamos antes. Viajamos nesse tempo com bagagem de mão, e isso facilitou muito a logística. Crianças bem o tempo todo. Louve ao Pai conosco!

Primeiras Impressões: Ao chegarmos, nos deparamos com um clima de verão suavizando. A equipe aqui (dois casais, uma obreira e uma criança), nos receberam muito bem, mostraram um pouco mais da cidade, e ficamos na casa do líder da equipe por duas semanas, até conseguimos entrar em casa dia 1 de outubro. Depois de olhar quatro escolas, encontramos uma que nos agradou mais, e Deus preparou o primeiro lugar de morar que vimos, e era no mesmo condomínio! Pura Graça do Pai! A culinária tem muito do que já conhecíamos, até pelo tempo entre imigrantes daqui que tivemos contato na Inglaterra, mas estamos sempre descobrimos novidades. As montanhas que circulam toda a cidade são belíssimas! Elas nos fazem lembrar do povo de Deus, que refugiava nelas quando estavam em perigo, e aprendemos mais como o povo aqui, que as consideram suas verdadeiras amigas. Precisamos mostrar quem é o verdadeiro Amigo que eles podem sempre contar! Olhe um pouco da beleza dessa região aqui.

Dinâmica do trabalho: A nossa agência possui uma ONG aqui, que trabalha com aulas de línguas e cursos diversos para crianças e mulheres refugiadas, além de ações sociais, como cestas básicas. Nosso visto sai por essa organização, e os obreiros que aqui moram cooperam lá. Poderemos ir inserindo aos poucos dentro da nossa proposta do Projeto AQUA, sempre priorizando o estudo da língua nesses próximos dois anos, que é o que espera nossa agência. Vamos procurar ir com calma, priorizando o bem estar da família, mas atentos às oportunidades de crescimento nesses primeiros meses. Na igreja é uma experiência incrível cultuar com cerca de 5 povos de etnias ou línguas diferentes. Vamos acostumando os ouvidos para o aprendizado especialmente do curdo sorani, a língua principal daqui.

Pedidos de Oração:

1) Pela nossa adaptação aqui, saúde e relacionamentos.
2) Pelos complemento dos recursos, tanto iniciais como mensais;
3) Pelo finalização da documentação da família;
4) Pelo trabalho com os curdos e árabes na igreja e na ONG;
5) Pelo Oriente Médio, e os conflitos recentes nos outros países.

Na Graça de Servir
Família Di Castro

Maurício e Ana

NaN/NaN/NaN

“A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois,ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara”. Mateus 9: 37 - 38

Queridos parceiros em missão,

Com a bondade de Deus estamos cada vez mais nos sentindo confortáveis em meio a cultura e ao povo de Zimbábue, temos nos esforçado em nos aperfeiçoar na língua inglesa e aprender mais sobre a cultura ndebele e shona.

O trabalho aos sabados em Worringham que é uma área semi rural, está sendo uma grande oportunidade para vivenciarmos a cultura e a língua Ndebele. Como muitas crianças são pequenas e ainda não estão indo a escola onde normalmente aprendem a lingua inglesa precisamos de uma pessoa que faça a tradução, mesmo com a tradução temos percebido que elas tem entendido porque quando fazemos a revisão da historia biblica, elas conseguem responder as perguntas que foram feitas e tem sido muito gratificante podermos ver o crescimento espiritual delas.

Estamos muito contentes tambem porque no dia 01 de Outubro a igreja City Presby (Igreja Central) realizou o primeiro culto no local e agora temos uma grande expectativa que os pais das crianças também possam ouvir a Palavra de Deus na lingua deles.

No mês de setembro realizamos um treinamento com professores de crianças com a igreja City Presby, o evento contou com a participação de 21 pessoas interessadas em trabalhar com o ministério com crianças, esse foi o nosso terceiro treinamento de professores em Zimbábue.

Uma grande novidade é que a APMT tem planos de enviar uma nova família ao Zimbábue, o pastor Samuel Teodózio, Darlene e a filha Darla são de Recife, já foram recebidos como missionários da APMT e agora estão terminando o processo de levantamento de recursos. No mês de agosto deram entrada no pedido de visto e estão aguardando a aprovação, se Deus permitir em breve estarão conosco trabalhando nesse lindo país.

Por favor pedimos que continuem orando pelas atividades abaixo:

• Evangelismo na creche as terças e hospital no hospital as quartas-feiras ;
• Clubes com crianças em Worringham aos sábados;
• Por favor orem conosco também pelo pedido de renovação do nosso visto que expira em janeiro de 2024, precisamos dar fazer uma nova aplicação em até o final do mês de outubro.

Louvamos a Deus pela sua participação querido parceiro pois sabemos que o nosso trabalho tem sido regado com as suas orações, os campos em Zimbábue são imensos, existe muito trabalho a ser feito mas Deus tem prosperado o pouco que conseguimos fazer e tem multiplicado as nossas forças a cada dia.

Rev. Vinicius Bantim e Elizabeth

NaN/NaN/NaN

Queridos amigos e familiares, como o tempo está voando, já passamos o terceiro trimestre do ano. Estamos com saudades de vocês e estamos trazendo nosso informativo de tudo que aconteceu conosco neste período.

Deixe-me justificar logo no início que nosso informativo tomou um pouco mais de tempo para ser escrito, pois as coisas no campo levam tempo para se definir. Estávamos trabalhando em nosso projeto, em diálogo com a agência, viagens e reuniões com outra igreja para que as coisas fossem concretizadas antes de serem reportadas. Agora, sim, vamos aos fatos. Antes de falar de nosso projeto, vou relatar sobre nossa família: Com a graça de Deus, estamos todos bem, apenas aguardando a definição concreta do nosso novo termo com a agência.

Beth segue dando atenção a Sarah em seus primeiros meses de vida, para depois retornar ativamente ao ministério.

Esther segue com bom desempenho escolar, sempre muito dócil, gentil e inteligente. No dia 04 de outubro, completou sete anos, sendo seis aqui na África do Sul.

Sarah completou agora seis meses de vida e tem tido uma ótima melhora nos refluxos e na laringomalácia. Por orientação da pediatra, foi introduzida a alimentos sólidos aos quatro meses para ganhar peso.

Eu concluí o penúltimo módulo do mestrado, restando apenas a dissertação para o próximo ano. Sigo firme em concluir o projeto em andamento e buscando direcionamento para nossa próxima caminhada, seja continuando por aqui ou mudando para o sul do país.

Finanças

Desde junho, estamos enfrentando dificuldades quanto ao fechamento das despesas, já que tudo tem aumentado por aqui.

Ainda não conseguimos quitar a última parcela da escola da Esther no valor de 17 mil Rand (R$ 4.500,00). Como já relatado em outros informativos, não há serviços públicos de educação e saúde para estrangeiros no país, resta-nos apenas os serviços particulares.

Vocês sabem que nosso carro está integralmente a serviço do reino. Ele comporta 5 pessoas, mas para a realização de nossas atividades, transportamos 8 estudantes toda semana, inclusive no porta- malas, nas idas e vindas de nossos encontros. Se não fizermos isso, os trabalhos não acontecem, já que o sistema de transporte público da cidade é ineficiente. O nosso carro está com 299,800 km rodas, ou seja esta semana completa 300 mil kilometros rodados.

No mês de setembro, repentinamente, o carro parou de funcionar e foi necessário fazer algumas manutenções, além de outros serviços que ainda precisam ser realizados. Tivemos um custo de R$ 4.900,00, além de nosso orçamento. Diferentemente do Brasil, aqui tudo precisa ser pago à vista.

Os gastos aumentam, mas as entradas não. Além disso, alguns parceiros deixaram de nos apoiar sem sequer nos avisar. Contudo, seguimos firmes em nosso compromisso de levar o evangelho do Reino adiante.

Por fim, fizemos um empréstimo para conseguir comprar as passagens para o Brasil, contudo, apenas de ida, no valor de R$ 10.500,00. Estamos na reta final do segundo termo de nosso contrato com a APMT. Temos as passagens compradas para o Brasil no dia 30 de novembro, quando as aulas da universidade terminam. Queremos apresenta a Sarah Emunah para nossos familiares no Mato Grosso a conhecerem, encontrar amigos, parceiros e igrejas, realizar exames médicos, resolver questões com o consulado da África do Sul (aqui é outra novela), passar pela agência para renovar o cfontrato e depois voltar ao campo.

Ministério

Agora, quanto ao nosso ministério, este trimestre foi cheio de atividades e oportunidades para anunciar o evangelho de Cristo. Desde que as aulas retornaram no final de julho, a universidade está em greve devido a problemas com as bolsas do governo federal e mudanças nos prestadores de serviços. Esta greve tem origem em questões políticas da extrema esquerda. As aulas passaram a ser ministradas no regime online. Embora não seja o ideal, foi necessário. Nosso ministério com universitários foi prejudicado, e tivemos que reformular a modalidade dos estudos bíblicos devido à situação. Nos esforçamos ao máximo para manter nossa rotina de trabalho e também os acampamentos mensais. Destacaremos os principais eventos realizados:

Grow

Este ano tem sido o melhor em termos de adesão e envolvimento dos estudantes. Eles têm se aproximado, mesmo com os desafios de transporte que já mencionamos, além da greve na universidade e da dispersão geográfica dos estudantes em toda a região de Nelspruit. A média semanal é de 35 alunos, mas chegamos a ter 60 alunos em um encontro recente. Não conseguimos atender mais do que 40 devido à limitação de transporte. Estamos no meio de uma série de sermões chamada "Cristianismo Autêntico" em 1 João, que se estenderá por todo o semestre.

Dia Nacional da Mulher

No dia 9 de agosto, as senhoras do comitê estudantil organizaram um evento do Dia da Mulher no Jardim Botânico de Nelspruit. O que foi mais encorajador é que elas fizeram tudo sozinhas, desde a publicidade até a coleta de nomes, o catering e o programa. Beth Bantim foi a palestrante no evento (Lara estava de cama com gripe). Meu único trabalho foi ajudar no transporte!

Acampamento de Matemática

Realizamos um acampamento de matemática - teoremas e teologia – nos dias 18 a 20 de agosto, com 26 participantes. (Lembrando que há 500 alunos fazendo a disciplina de matemática. Devido à nossa limitação de pessoal, espaço e recursos financeiros, conseguimos atender apenas 26 alunos desta vez). Utilizamos todos os espaços da casa do pastor Paul e mais duas tendas no quintal. Foi gratificante ver os estudantes fortalecendo os laços de amizade, além de se envolverem em atividades sociais e demonstrarem interesse em nosso ministério. No domingo, tivemos uma mensagem sobre a parábola do Filho Pródigo, gerando discussões edificantes.

Acampamento Bíblico: Colossenses

No último fim de semana das férias universitárias (8 a 10 de setembro), realizamos o ReFresh Camp com o objetivo de ensinar a leitura eficaz da Bíblia. Iniciamos com uma palestra sobre interpretação bíblica, seguida da leitura de Colossenses em grupos para entender o contexto. Cada grupo estudou e ensinou passagens de Colossenses no domingo. Este livro é pequeno em tamanho, mas profundo em conteúdo. Ao final, aplicamos uma prova com 60 questões sobre o conteúdo do livro. O nível de aprendizado foi muito elevado. Todos gostaram muito da experiência. Além das atividades formais, fortalecemos amizades e nos divertimos.

Depoimento de Lungile

"Ao senhor Paul e ao senhor Vinicius, fico sem palavras quando penso em vocês e em suas famílias. Que o Senhor os guarde, que ele ilumine seus rostos, suas famílias, seus filhos e os filhos deles. Eu vim para a Universidade de Mpumalanga sem saber o que realmente é uma igreja, vendo-a apenas como um edifício onde as pessoas se reúnem em adoração. Quero dizer exatamente isso. Mas agora entendo o que significa ser uma igreja, uma família."

Novo Comitê Estudantil

Este ano marca um grande marco na vida da ThriveStudents (o nome do nosso ministério em inglês). A maioria dos membros fundadores está concluindo seus estudos. Esta será, sem dúvida, a primeira de muitas despedidas em nosso ministério. Precisamos eleger uma nova comissão que nos ajudará a conduzir a sociedade adiante nos próximos anos. Orem pela orientação e sabedoria de Deus enquanto elegemos novos membros e enquanto eles assumem as rédeas.

Discipulado e Empreendedorismo

Como vocês sabem, antes de assumir o pastorado, fui professor na Universidade de Cuiabá nos cursos de gestão de negócios, marketing, gestão de pessoas, planejamento estratégico e empreendedorismo. Há muito tempo, tenho duas grandes áreas de estudos: o discipulado (10 anos) e o empreendedorismo (18 anos). Recentemente, fui desafiado a desenvolver um programa de desenvolvimento de empreendedorismo e discipulado com o propósito de expandir o Reino de Deus, transformando pessoas e a sociedade por meio de negócios que tenham impacto econômico, social, ambiental e espiritual entre os universitários. Atualmente, o índice de desemprego na África do Sul está em torno de 32,9%. Orem conosco sobre este assunto.

Viagem a Cidade do Cabo

Nos dias 18 a 25 de setembro, estive em Cape Town. Quando o avião pousou, senti alegria por ter voltado, mesmo que por poucos dias. Uma sensação boa dominou meu coração e trouxe boas lembranças do dia em que chegamos à África do Sul, em 28 de fevereiro de 2018. Tive a sensação de voltar para casa. Participei do treinamento de imersão do City to City – África e conversei com vários plantadores de igrejas que estão com projetos em andamento ou para iniciar na Cidade do Cabo. Conversei com três plantadores da PARC-SA (Igreja Presbiteriana e Reformada da África do Sul) que estão estruturando seus grupos- base para iniciar o plantio até março de 2024. Dois grupos têm 15 adultos e um grupo tem 18. Estão a uma média de 20 km um do outro, em bairros residenciais grandes, com apenas uma ou outra igreja reformada. Os três plantadores demonstraram interesse em contar conosco para plantar uma das três igrejas, contudo, disseram que nos deixarão livres para tomar a decisão. Destes três grupos, consegui visitar dois. Agora, de volta para casa, precisamos tomar uma decisão orientadora para nossa família e ministério.

Pedidos de oração

Rogamos por sabedoria na tomada de decisão. Se permaneceremos na África do Sul (2024-2026), precisamos decidir se ficaremos no norte ou sul do país. Se ficarmos no Norte, consolidaremos o ministério estudantil; se formos para o Sul, cooperaremos com o projeto de plantação de igreja.

Em dezembro, retornaremos ao Brasil. Orem por provisão dos bilhetes aéreos, tanto para voos domésticos quanto para o retorno à África do Sul, para continuarmos com nosso trabalho.

Precisamos urgentemente pagar a escola da Esther até o dia 15/10, no valor de R$ 4.500,00.

Precisamos também de provisão para renovar os vistos e tirar o segundo passaportea Sarah Emunah - R$ 3.000,00.

Estando no Brasil, queremos visitar as igrejas e também estar com nossos familiares.

Orem pela saúde física, emocional e espiritual da família, mas especialmente pelo Vinicius, que tem se sentido drenado devido à demanda de tanto trabalho. Precisamos de um renovo.

Rev. Vinicius Bantim
+27 65 505 7979 (Zap)
viniciusbantim@yahoo.com.br
Pix – 003.242.661-54 (CPF)

Banco do Brasil
Ag: 1817-1 
C. Poup: 23001-4

Elizabeth Bantim
+27 83 977 9810 (zap)
bethbantim.eb@gmail.com
Pix – 007.104.301-24 (CPF)

Banco Itaú
Ag: 0772
Conta: 06037-2

Rev. Cácio e Elisângela

NaN/NaN/NaN

Se alegrem conosco pelas principais atividades do 3º trimestre de 2023:

1. Na APMT seguimos nos múltiplos contatos com os missionários de campo e candidatos. Foram recebidos sete candidatos em preparação, um casal efetivado como novos missionários, enquanto outro casal e uma solteira seguiram para seus respectivos campos. Na parte estrutural, foi concluída a primeira fase de readequações operacionais, agora com dez áreas de coordenação regional e nove equipes de campos, cada uma com seu respectivo coordenador e líder de equipe.

2. Tivemos a alegria de visitar dois campos da APMT, um com refugiados afegãos e outro entre os indígenas Arara do Vale do Xingu, onde dois casais servem perseverantemente ao Senhor, um deles há 41 anos. As Escrituras estão sendo traduzidas e uma igreja nativa segue se consolidando. Também visitamos indígenas Guarani-Mbyá no Vale do Ribeira, litoral paulista, onde tem mais de 40 aldeias sem o evangelho e em breve um casal será enviado para aquela região.

3. O trimestre foi intenso com pesquisas, fazendo contato com pessoas e instituições estratégicas nas mais diferentes partes do mundo, para revisão dos alvos prioritários da APMT a nível global. Junto com uma comissão, estamos encaminhando para a Assembleia uma proposta com vários países e blocos de povos alvos, todos dentre os menos evangelizados do mundo. Junto com colegas de campo, iniciamos também a elaboração de planejamentos estratégicos para países específicos onde a APMT já atua e demanda avanços. Um já foi aprovado e trabalhamos agora em dois outros.

4. Seguimos com a gestão do Instituto Proclamar, canalizando apoio ministerial a 54 missionários, desenvolvendo 32 projetos em 17 países dos menos evangelizados, nas áreas de plantio de igrejas, formação de liderança e tradução bíblica. O Senhor tem feito coisa lindas!

5. No “Pira”, comunidade da Zona Leste de São Paulo, o plantio da igreja segue avançando com um zeloso obreiro à frente e uma boa equipe de voluntários. Nossa participação tem sido pontual, basicamente com atos pastorais a cada mês.

6. Tivemos dezenas de reuniões estratégicas, ministramos em cinco conferências, eventos missionários e num módulo do CFM, mantendo contato e acompanhando as boas notícias do Amanajé e dos Yuhupdeh.

7. A família está guardada no Senhor, todos em paz e com boa saúde.

8. Orem conosco pela reta final do ano, especialmente por uma viagem ao Oriente Médio e Eurásia.

Na alegria de servir ao Cordeiro,
Cácio e Elisângela Silva

caciosilva@terra.com.br
+55 11 91126-8910

Isaac e Shirley Souza

NaN/NaN/NaN

- Tradutores Indígenas da Bíblia-TIB: Em julho passado, participamos do primeiro módulo do curso Tradutores Indígenas da Bíblia-TIB, que aconteceu na chácara Buriti, Chapada dos Guimarães-MT. Isaac deslocou-se da aldeia com uma família Arara e a Shirley deslocou-se de Brasília. O Isaac acompanhou o tradutor Arara como facilitador do projeto e a Shirley ministrou aulas de exegese. Nesse TIB, havia onze etnias participando. Como parte da tarefa do TIB, as equipes indígenas estão traduzindo Neemias 1-7.3;

- Discipulado: O Isaac teve várias turmas de discipulado na aldeia Laranjal, com encontros diários. Na aldeia Arumbi, nossos colegas Alessandro e Joice têm feito o mesmo. Com a graça de Deus, oito irmãos Arara da aldeia Laranjal e três irmãos da aldeia Arumbi foram batizados, no dia 17 de setembro, pelo Rev. Rogério, do Presbitério Central da Transamazônica- PCTA. O irmão cadeirante, penúltimo à esquerda na foto ao lado, ouve a Bíblia todos os dias, o dia todo. Ver foto dos onze batizandos ao lado direito.

- Educação Escolar: Continuamos a preparar leitores em língua Arara e em português. O Isaac tem dado várias aulas para diversas turmas durante o dia, envolvendo alunos de diferentes idades e diferentes anos de estudos escolares. As turmas também variam de tamanho. Para nós, seria inútil termos as Escrituras traduzidas, mas sem leitores. Os administradores e professores da escola Arara, dirigida pela Secretaria Municipal de Educação- Semed, têm reconhecido a importância desse nosso trabalho escolar e têm enviado alunos para nós alfabetizarmos e darmos continuidade ao seu processo de letramento. No primeiro semestre do corrente ano, solicitaram nossa participação em suas reuniões pedagógicas, até pedindo para ministrarmos palestra sobre nosso modelo de ensino-aprendizagem. Ao lado esquerdo, foto do Isaac ministrando aulas para sua menor turma.

- Visita a outras aldeias: Foi possível realizar uma visita à aldeia Arumbi, a mais próxima descendo o rio. Nosso irmão Amdatji pôde dar seu impactante testemunho nessa aldeia. Também, três irmãos (um homem e duas mulheres) da aldeia Arumbi fizeram leitura bíblica em público. Eles três foram batizados pelo Rev. Rogério em 17 de setembro na aldeia Laranjal. Há pedidos de diversos Arara de outras aldeias querendo estudar no curso de discipulado e alguns desejam participar de um curso mais formal que será oferecido em Altamira-PA, entre 27-29 de outubro, para a liderança da Igreja Presbiteriana Ugoro'gmo (Arara). Esse curso deverá ser ministrado todos os anos, visando iniciar um seminário aos indígenas. Estamos pensando em montar um curso online de discipulado aos Arara de outras aldeia.

Tradução: O livro de Tiago já estava traduzido. Recentemente foi testado na aldeia, encaminhado a um consultor e verificado por ele. Agora só precisa fazer os últimos ajustes, de acordo com as sugestões do consultor. Por conta do TIB, a tradução de 1 Timóteo foi suspensa temporariamente, bem como a verificação do livro de Rute.

Capacitação em Consultoria de Tradução da Bíblia: A Shirley foi a Israel em setembro para fazer um curso de duas semanas chamado “A Terra da Bíblia”. Foi um curso para tradutores e consultores da Bíblia. Ela visitou lugares históricos, como: a Via Crucis, atestando que Jesus carregou a pesada cruz sempre em aclive; Monte das Oliveiras; Jetsêmani, onde há o Jardim do Túmulo; Monte Carmelo, onde Elias derrotou os profetas de Baal; Monte das Bem-Aventuranças; rio Jordão; Mar da Galileia; ruínas do palácio de Herodes; Cesareia Mediterrânea; Belém, cidade onde Jesus nasceu; Jericó; túneo de Ezequias, que conduziu água para o interior de Jerusalém; Museu do holocausto; Museu de Jerusalém; Museu dos Filisteus; Memorial das Crianças; Parque Bíblico, onde há provas da época de Jesus; Sociedade Bíblica de Jerusalém, entre outros. Sua equipe interagiu com um escriba, que leu parte da Torah, tocou shofar e explicou o processo de copiar a Palavra Santa, incluindo banho ritual e, cada vez que o nome de Deus surgir no texto, o escriba pára para louvar a Deus antes de registrar o nome santo. Fotos ao lado esquerdo: Shirley na escadaria do Templo e recebendo certificado de curso.

- Consultoria Bíblica: No final de julho-início de agosto, a Shirley assumiu a consultoria de Gênesis 12 a 31 na língua Kamayurá, substituindo o Rev. Norval Oliveira da Silva, que por razões de saúde não pôde realizá-la. O Rev. Norval já tinha verificado a exegese de todo o texto e feito as notas necessárias e as sugestões de mudanças. A Shirley apenas realizou a consultoria presencial.

Nossa Família: Pela graça de Deus, no geral, nossa família está bem. Nossa filha mais nova continua em Paris, trabalhando e se adaptando. Seu esposo está junto com ela. Nossa filha primogênita também continua trabalhando, porém em Brasília, e também continua bastante firme na igreja. A construção de nossa casa em Brasília está avançando. Esperamos que até o final do ano ela esteja pronta.

Conversões e Batismos: Pela imensa graça de Deus, temos tido a bênção de ver jovens Ugoro'gmo se convertendo e cursando discipulado. Oito deles foram batizados em 17 de setembro, pelo Pr. Rogério, do Presbitério Central da Transamazônica-PCTA. Amdatji, um desses jovens que se converteu, e que já estava trabalhando na tradução com o Isaac (mesmo antes da conversão), tem contado o seu testemunho de conversão em todas as aldeias por onde vai. Isso não é comum entre os Arara, que são bastante introvertidos. Ele já falou ao Isaac que quer ser pregador da Palavra de Deus. Outro convertido, de nome Munendem, com um pouco de timidez, também tem testemunhado sobre a transformação que o Deus Trino fez em sua vida. Principalmente essas duas conversões trouxeram perplexidade para todo o povo Arara. Alguns deles procuraram o Isaac dizendo que queriam ser transformados a exemplo daqueles dois. O Isaac explicou que quem efetua a transformação é o Deus Trino. Todos esses interessados estão fazendo discipulado com o Isaac. Louvado seja Deus! Foto acima: culto na Igreja Presbiteriana Ugoro'gmo.

Trabalho Comunal: Membros da Igreja, orientados pela liderança nativa, decidiram dar dias de trabalho nas roças dos anciãos da aldeia e colaborar em multirão uns com os outros. Esse trabalho tem sido executado com responsabilidade e alegria. Essa disponibilidade de membros da Igreja tem deixado a comunidade muito alegre e satisfeita com a Igreja, pois tal iniciativa jamais ocorreu entre eles, uma vez que sempre que alguém participa de algum trabalho comunal tem direito à participar de seu produto final, o que não é caso nessa atividade.

Muito obrigado irmãos pela parceria em nossas vidas e ministério. Que o Senhor continue abençoando todos vocês,
Isaac e Shirley Souza

Rev. Toni e Nete Xavier

0/11/2023

O tempo que passamos no Brasil foi muito positivo para a nossa família. Primeiro pela oportunidade de cuidar da saúde e segundo por rever os nossos familiares. Consideramos que foi um tempo que nos permitiu processar a nossa mudança de residência. Queremos externar a nossa gratidão a Deus pela vida dos Rev. Manuel Luzia e do Rev. Celso Dias com as suas respectivas famílias, que desde que chegamos, tem-nos o abençoado e tornado a nossa carga mais leve.

Já estamos em Portugal numa correria absurda para organizar a nossa moradia; providenciar os documentos, pense numa coisa difícil! Mas a conta-gotas, estamos conseguindo. A Nossa maior dificuldade está sendo a matrícula do Álex numa escola. Nem bem chegamos e já estamos bastante cansados, mas sabemos que daqui a pouco poderemos respirar melhor e descansar um pouco. Ficamos assustados com custo de vida, muito alto! Temos que trabalhar muito bem as contas.

Um ponto interessante: estamos numa “Guiné-Bissau Européia”. Quando fizemos nossa primeira travessia de barco de Lisboa para o Barreiro, aqui e acolá encontrávamos alguém falando em Crioulo guineense. Muito legal!

Na tradução da Bíblia – As nossas equipes de tradutores segue avançando mesmo em meio às dificuldades. A equipe SNK trabalhou com muita dificuldade devido às baterias que armazenam energia dos painéis terem chegado ao fim.

Com os soninkê – Devido a nossa agenda com às igrejas e o cuidado com a saúde não tive muito tempo para trabalhar no texto, mas acompanhei remotamente às correções e verificação de várias palavras-chave.

Com os bijagô quase não tivemos contato, neste período chuvoso eles ficam isolados nas ilhas e não têm o costume de viajar para Bissau. Com muita dificuldade consegui contatar a equipe uma vez durante este período, eles estão se preparando para iniciar a tradução de 2 Samuel. Continuamos a espera da consultoria para finalizar o livro de Êxodo, acreditamos que o que impede o nosso avanço logo será resolvido.

Portugal – Tivemos a oportunidade de conhecer e pregar na igreja do Barreiro. Ficamos muito animados com a recepção do Rev. Manuel Luzia e irmãos da igreja. O Nosso objetivo no momento é conhecer a comunidade, nos adaptarmos a cultura local e construir pontes por meio do relacionamento.

Neste primeiro momento, tivemos uma reunião de planejamento estratégico com o Rev. Manuel Luzia. Ficou decidido retomar com a EBD e uma reunião semanal de oração. Há muito trabalho a ser feito!

Nós mudamos para o Barreiro tem uns 10 dias e logo no primeiro dia, quando estava indo ao supermercado encontrei um grupo de jovens conversando em crioulo, logo me juntei a eles e tivemos um momento bem interessante.

Tendo vista que o nosso projeto tomou uma nova forma devido as adequações por conta da nossa mudança para Portugal; veja abaixo nosso propósito e prioridades para o próximo triênio.

PROPÓSITO: Glorificar a Deus com a tradução da Bíblia para as línguas soninkê e bijagô da Guiné- Bissau e apoio à Igreja Cristã Presbiteriana de Portugal.

PRIORIDADES DA FASE ATUAL

1. Manter a prática devocional pessoal e familiar.
2. Assistir à família nas suas necessidades físicas e emocionais.
3. Concluir a tradução do NT e porções do AT em Soninkê.
4. Prestar consultoria linguístico-teológica à tradução do AT em Bijagô.
5. Investir na formação de tradutores guineenses.
6. Cooperar com a revitalização da Igreja Cristã Presbiteriana de Barreiro.
7. Evangelizar a comunidade de imigrantes africanos, especialmente os da Guiné- Bissau que vivem na cidade de Barreiro.

Considerações: É importante ressaltar que a nossa atividade principal é a Tradução da Bíblia, onde parte do processo será feita online e parte presencial. O nosso planejamento é passar 30 dias em Guiné-Bissau a cada 3 meses.

Agradecemos a todos que estão caminhando conosco no desafio de levar a Bíblia na língua do povo. Deus abençoe a todos os irmãos em Cristo Jesus.

Família Xavier.

Rev Jairo e Kênia

2/9/2023

Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:38,39

Durante nossa vida aqui passamos por muitas circunstâncias diferentes e que são boas e difíceis para o entendimento humano, mas que tem a ver com nosso crescimento na nossa peregrinação aqui. Em missões não é diferente, passamos por momentos muito bons e tempos difíceis também. Mas como lemos no texto de Romanos ... “nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Não importa saber em que ponto estamos do processo, o mais importante é ter a certeza de que Deus está conosco em cada parte; cuidando de todas as coisas e dos mínimos detalhes. Glorias a Deus! por ele e para ele são todos as coisas.

Notícias de nossa família: Sempre tratamos de compartilhar com os irmãos as nossas notícias para que estejam orando por nós. Nessa carta gostaríamos de dar um relato um pouco mais completo do nosso estado de saúde. Nessa etapa a Kênia tem sido acometida por muitas dores na coluna. Creio que deve ser do conhecimento dos irmãos que Kênia em 2018 fez uma cirurgia na coluna cervical e colocou uma placa com 8 pinos, pois com os anos desenvolveu uma doença degenerativa e foi necessária essa operação. Ela teve uma melhora, mas com o tempo, as dores estão incomodando outa vez; e nos últimos meses as têm aumento muito. Ela está fazendo um tratamento até o início do próximo ano para evitar uma nova cirurgia ao máximo que conseguir, ela sofre com as dores. Eu (Rev. Jairo) acabei descobrindo um tumor na cabeça do pâncreas, quando realizava exames de seguimentos dos cálculos nos rins. Já passei por alguns médicos nas últimas 3 semanas. E um médico especialista nessa área nos deu novas orientações e solicitou novos exames. Em conclusão: O tumor não é cancerígeno, mas tem 4,3 centímetros de tamanho e está localizado na região do canal principal da cabeça do pâncreas. Então o médico já me encaminhou para o ICESP para abrir o prontuário e ver os detalhes da operação. Assim que, pedimos as suas orações para que Deus dê sabedoria, direcionamento e discernimento aos médicos em cada decisão. Orem também para que Deus nos dê também, sabedoria, direção e discernimento, para sermos pacientes e seguirmos a sua direção para os seguintes passos. A medida que avançamos no tratamento iremos dando mais informações para que os irmãos possam ajudar-nos com suas orações.

Agradeçam conosco:

  1. Pelo cuidado de Deus em nossas vidas durante esse terceiro trimestre, Deus nos tem preservado com paz, alegria e muitas bênçãos em meio as adversidades, tem sido um trimestre muito difícil com muitas lutas espirituais e com a saúde.
  2. Pelas necessidades supridas até aqui. Agradeço a provisão de Deus para realizar alguns exames pré-operatórios como já mencionamos no início da carta.
  3. Pelo crescimento numérico de assistentes e visitantes à igreja tanto crianças como adultos.
  4. Pelas igrejas e irmãos parceiros de nosso ministério, por sua fidelidade e constância tem sido de benção nesse tempo de lutas.
  5. Pelo crescimento no número de irmãos em discipulados e pelos discipuladores.
  6. Pelo desenvolvimento da EBF, culto infantil e dos grupos de adolescentes, jovens e homens

Orai sem cessar. 1Ts 5:17- A Oração move a mão de Deus que move o mundo.

  1. Ore para que Deus continue guardando e protegendo a nossa família – filhos: Junior, Kaleb&Daniela, Thalyta e Thatyane. Por provisão para a família, novas parcerias financeiras para 2023.
  2. Ore pelo Rev. Jairo que deverá fazer uma cirurgia para retirar o tumor no pâncreas, ainda que não é cancerígeno mas é de risco. Estamos esperando a citação do hospital do Câncer - SP
  3. Siga orando pela Iglesia Presb. Hispana que Deus nos tem dado o privilégio de trabalhar na plantação; que nesse tempo de adversidades, Deus continue nos mostrando os caminhos para levar cada família à maturidade cristã, ao compromisso com Deus, com sua família e com a igreja; ore por: (Moisés e Beatriz e filhas: Iris, Zoe Cristhian, Alessandra, (Henrry e Aurimar, (para que se case) filhos: Anthony, Hendry, Gael,) (José e Flor), (Marcelo e Joelma) (Saul Escobedo). (Rafael e Mariana (para que se case) filhos: Natalia e Mathias). (Carlos y Geovana Mamani filhos Carlos, Hector e Jonathan) (Nieves e Pascual – Pascual não é cristão e filhos: Gustavo, Henrique, Larissa) (Jovens Simon, Faviana, Gloria, José, Wiber), (Roxana “Orar por alguém é dizer “eu te amo” escondido, é amor sem ser visto, sem plateias ou aplausos, orar é fortalecer o outro, abraçá-lo invisivelmente” C.S. Lewis Eletricista teoria e prática Computação música Discipulado/aconselhamento Bazar 3 mãe solteira e filhas: Solange, Sheila, Samer, Sarai e Chris) (Claudia e filhas) (Marcelo e Joelma) (Jose e Lizet filhos/filhas Jazmin, Diego, Hugo, Thiago, Vanessa, Genesis) (Laurimar e filha Esmeralda)Marcos e Karel (para que se case) filhos Daniel Jonathas, Ore para que sua fé se fortaleça : senhora Esther e Filha Yanelis, Calixto (Salvação) e esposa Sonia filhos Leydi, Jean, Luan. Sergio, Nildo
  4. Que as reuniões (cultos) de domingos presenciais e quartas-feiras on-line via Zoom e EBD, sejam cada vez mais eficazes para a pregação e ensino. E que todos os convertidos possam entrar no processo de discipulado, sejam comprometidos em congregar e cresçam na fé.
  5. Ore para que os irmãos tenham provisão laboral e material, que Deus possa seguir abrindo portas para trabalhos e por aqueles que vão iniciar, ou já iniciaram o seu próprio negócio.
  6. Ore para que Deus nos dê sabedoria para ir organizando grupos pequenos para os cursos profissionalizantes. Ore para que os participantes dos cursos possam ser evangelizados e entreguem suas vidas a Cristo. Precisamos de professores voluntários para todos os cursos, principalmente computação, eletricista e música. E muitos outros...
  7. Oremos pelos casais que fizeram o curso Matrimonio Sobre a Rocha; alguns estão terminando seus documentos para se casarem. Que eles consigam terminar. Ore pelo novo grupo que está em formação para iniciar. Ore também pelos que terminaram o MSR e vão participar do segundo curso “O Genial do Matrimonio”
  8. Ore por nós para que Deus nos de força para poder levar todas essas atividades em frente e muitas outras, algumas vezes nos sentimos que nos faltam forças. Como mencionamos, esse semestre tem sido de muitas batalhas espirituais e físicas, orem para seguirmos avançando e pelo crescimento espiritual dos irmãos
  9. Oremos pela diretoria da APMT e pelos missionários de base e os que estão em diferentes partes do mundo para que sigam avançando e que os parceiros sigam sendo fiéis.
  10. Oremos pelos líderes de nosso Brasil para que se convertam ao Senhor e andem no temor do Senhor.
  11. Orem pelas famílias que têm recebido cestas básicas, para que Deus abra a porta à Palavra para poder semear o evangelho. Ore pelas igrejas que nos apoiam com cestas básicas, que Deus siga abençoando-as poderosamente. IPB V. Mariana, Penha, Tucuruvi, Bom Pastor, IP Alphaville. E pelas igrejas e irmãos que são parceiros na parte financeira.
  12. Ore para que possamos adquirir um local próprio. Estamos iniciando uma campanha na própria igreja e está aberta para todos que queiram ajudar para essa finalidade – O dono do local onde estamos ofereceu em venda por 800 mil reais. Qualquer oferta para alcançar esse desafio pode ser feito por meio da APMT indicando para que se destina. Agora temos uma conta em parceria com a IP PENHA para essa finalidade é só fazer o seu deposito e nos enviar o comprovante indicando que é uma oferta para a compra do local. Nós já estamos juntando algum dinheiro, mas ainda faltam muito. Será de grande benção contar com sua ajuda também, juntos andamos mais rápido. Segue nosso número de conta chave pix. kenia.jairo@gmail.com
  13. Estamos preparando nossa página na internet, logo vai estar disponível, pedimos a suas orações por minha filha Thalyta que está criando o Site

Contato:
jairoykenia@gmail.com
keniayjairo@hotmail.com
Rev. Jairo - (11)95558-1969
Miss. Kênia - (11) 99580-1810

https://instagram.com/projetojuntosiph

Rev. Luiz Augusto e Rachel Bueno

0/8/2023

“Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, fazendo sempre, em todas as minhas orações, súplicas por todos vós com alegria pela vossa cooperação a favor do evangelho desde o primeiro dia até agora”. Fp 1.3-5

Queridos irmãos e parceiros do Ministério:
Esperamos que esta carta vos encontre em paz e com saúde.

Trazemos algumas informações para que vocês continuem orando por nós, diante dos vários desafios.

A adequação do novo espaço da igreja foi concluída e agora estamos mais tranquilos com respeito aos cultos e projetos futuros. Continuamos a ministrar os estudos bíblicos aos domingos às 10h e a realizar os cultos de adoração às 11h. As reuniões de oração ainda são online nas quartas-feiras com alguns irmãos da igreja. Durante os dias de semana o Luiz tem visitado algumas cafeterias para conhecer novas pessoas e desenvolver relacionamento com portugueses.

Entre 20 de agosto a 09 de setembro, viajamos ao Brasil com propósito de renovar o contrato missionário com a APMT, pregar e confirmar a renovação de algumas parcerias com igrejas do Recife, Aracaju, João Pessoa e Garanhuns.

Contudo, no retorno do Brasil, o Luiz foi diagnosticado com pneumonia, o qual foi submetido a tratamento. Está bem melhor e espera ainda esse mês fazer nova radiografia do pulmão para confirmação de total restabelecimento.

Temos recebido dominicalmente em nossa comunidade vários imigrantes de diversas denominações evangélicas. Hoje somos angolanos, brasileiros, portugueses e temos um irmão da França. Devido a diversidade denominacional resolvemos enfatizar mais as pregações doutrinárias e com teor missionário. Esperamos que eles sejam um canal para que portugueses possam conhecer Jesus Cristo.

Os filhos estão bem, ambos com seus trabalhos no Recife. Luiz precisou fazer uma pausa nos estudos da Universidade, devido a viagem ao Brasil.

Agradeçam connosco em oração:
Pela nossa viagem ao Brasil que nos trouxe grande alento quanto as igrejas que confirmaram o apoio e a parceria. Pelo crescimento numérico da Comunidade da Covilhã. Pelos relacionamentos que estão crescendo. Pelas oportunidades de desenvolvermos relacionamentos com portugueses. Pela melhora da saúde do Luiz.

Roguemos juntos a Deus:
Por crescimento espiritual e despertamento missionário dos que estão chegando na comunidade, pelos relacionamentos que estão a ser feitos, pelos recursos das igrejas e pessoas amigas, pelos discipulados formais e informais, pelos contatos com as pessoas da Universidade, pela manutenção do recurso financeiro para o aluguel do salão.

Como sempre fazemos, damos graças ao Senhor por usar cada um de vocês, sendo uma bênção para nossas vidas e nosso ministério. Que o Senhor vos encha de conhecimento no Filho de Deus e continuem sendo servos nas Suas mãos.

Um abraço fraterno,
Luiz e Rachel