Logo APMT
Logo APMT

Cartas de Missionários

Rev. Antônio e Nete

NaN/NaN/NaN

Portugal/Guiné-Bissau, julho 2024

Queridos irmãos e parceiros da Missão de Deus é com muita alegria que compartilhamos um pouco daquilo que Deus tem feito no campo missionário. Você faz parte de tudo isso!

Família – Este trimestre tivemos alguns sustos relacionados a saúde da Nete, mas obtemos o socorro imediato e a situação foi contornada. Ela seguiu as orientações médicas, fez os exames e se encontra bem de saúde. O Álex terminou o ano letivo como um dos melhores alunos da turma. Ele continua crescendo na graça e conhecimento do Senhor Jesus. O Rev. Manuel Luzia o desafiou a ministrar um devocional na igreja, foi sua primeira experiência, uma benção! Quanto a mim, estou bem de saúde e tenho conseguido administrar de forma produtiva o meu tempo. Em nosso devocional em família estamos estudando, mais uma vez, o livro de Provérbios. Nosso foco tem sido uma busca de sabedoria para vida. Deus tem ministrado muito ao nosso coração. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; o conhecimento do Santo resulta em discenimento.” PV 9:10 NVT.

Tradução da Bíblia – devido à dificuldade de comunicação com os tradutores por conta da qualidade da internet estamos trabalhando com a troca de documentos em formato de word e a verificação do texto final tem sido feita pelo enviar/receber do paratext. Isso tem funcionado bem.

Estamos com os textos de Romanos e Hebreus prontos para a consultoria, mas ficou decidido que só faremos quando eu puder estar com a equipe em Guiné-Bissau. Enquanto isso, iniciamos a tradução do livro de Apocalipse. Somos gratos pelo engajamento da equipe de tradução, todos estão animados diante dos desafios.

Na ICP-Barreiro temos implementado as nossas atividades com o propósito de fortalecer o relacionamento entre os irmãos. Tivemos um picnic no parque no dia do trabalhador e contamos com a presença de alguns amigos não crentes. Iniciamos um encontro de homens num Café, onde conversamos sobre Bíblia, família, igreja, trabalho e outros. As mulheres seguem firmes com a sua produtiva e abençoada reunião de oração mensal.

Estamos contando com a visita de algumas famílias brasileiras e africanas e e tivemos a reconciliação de uma família portuguesa. A cada domingo o número de participantes na EBD e culto dominical tem aumentado. Temos visto a boa mão do Senhor proporcionando crescimento da Igreja Cristã Presbiteriana do Barreiro. Este mês tivemos a recepção de mais duas famílias de brasileiros (9 pessoas) como membros.

Um breve testemunho – Este trimestre tivemos a grata surpresa de receber de volta ao convívio da igreja o irmão Nuno Pinheiro e sua linda família. Eles fizeram parte da história da ICP-Barreiro, trabalharam muito para o crescimento da igreja, mas com tempo foram se afastando e deixaram de congregar. Depois de quase oito anos, num domingo o Rev. Manuel Luzia recebeu uma mensagem do Nuno informando que estaria presente no culto. Foi um dia memorável! Naquele dia, preguei sobre o grande amor de Deus em Lucas 15, texto conhecido pelo título “filho pródigo”. O Nuno e família se viram na condição do filho mais jovem e se reconciliaram com o Senhor nesse dia. Tem sido animador ver o agir de Deus no meio do seu povo!

Planejamento para o próximo trimestre:

1. Cuidado com a família.
2. Trabalhar no primeiro rascunho do livro de Apocalipse.
3. Assessorar, sempre que preciso, a equipe de tradução do AT para língua bijagô.
4. Auxiliar o Rev. Manuel Luzia no processo de revitalização da ICP-Barreiro.
5. Aproveitar o verão para desenvolver atividades recreativas com a igreja no parque.
6. Participar do encontro da APMT da Base Europa.
7. Preparar os papéis para solicitação de residência agendada para 19 de agosto.
8. Nete dará continuidade ao seu mestrado na FITref.

Em Portugal estamos em pleno verão europeu com o nascer do sol por volta das 6h e por-do-sol as 21h, um dia bem longo, não é? Temos aproveitado para fazer algumas atividades no parque com os irmãos da igreja.

Em Guiné-Bissau a realidade é outra, muita chuva! Por um lado a alegria da plantação e do clima ameno, por outro a preocupação com a malária e as difíceis estradas. Que Deus fortaleça seus servos que lá estão.

É muito bom contarmos com vocês no cumprimento da Missão de Deus! De Deus somos cooperadores!

Em Cristo, nossa esperança!

Família Xavier

Rev. Salomão e Luciana

NaN/NaN/NaN

Uruguai, julho 2024

Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite. Êxodo 13:22

Igreja

O trabalho na Igreja Presbiteriana de la Costa segue firme, contando com a participação contínua de quatro famílias. Em abril recebemos o Pr. Marcos Paulo e sua família no culto dominical. Eles são missionários da APMT e estão começando um trabalho de plantação de igreja em Las Piedras, uma cidade da região metropolitana de Montevideo. Luciana tem ministrado as classes de EBD para as crianças, Ela está trabalhando o livro de Êxodo, mostrando a revelação de Deus a seu povo por meio de seus atos e de sua lei. Recebemos o casal Domingo e Elizabeth como membros da Igreja de la Costa. Eles completaram o curso de integração e agora se somam ao trabalho de plantação em nossa cidade.

Comunhão

Estamos investindo na comunhão e nos relacionamentos do grupo base. O almoço comunitário tem sido uma deliciosa ferramenta para esse fim. Os irmãos se revezam no preparo do alimento, e todos desfrutam dos dotes culinários multiculturais. É uma mescla de temperos brasileiros, peruanos, uruguaios e colombianos. Aproveitando esses momentos, comemoramos juntos datas especiais como o dia das mães, sempre com grande gratidão ao Senhor por sermos corpo de Cristo.

Educação

Como família temos participado ativamente das atividades da escola das meninas. Essa é uma excelente oportunidade para nos tornarmos conhecidos, além de gerar grandes oportunidades de relacionamentos intencionais. Lídia participou de um Concurso de Contos realizado entre as escolas de Ciudad de la Costa, e seu conto “La Abejita Lili” foi um dos vencedores. Ele foi selecionado para integrar o livro virtual de contos do Bairro Lagomar, declarado como Monumento Histórico Nacional do Uruguai. Salomão ministrou aulas de astronomia no colégio das meninas (Colégio del Lago), para os alunos do 1º ao 6º ano. O tema da aula foi “O Universo maravilhoso”, que ele desenvolveu sobre as premissas da Teoria do Design inteligente (TDI). Nosso objetivo fundamental é aproveitar tais aberturas para ampliarmos nossos relacionamentos, com a intenção de comunicarmos o evangelho de Cristo Jesus.

Participamos do curso online Fortiphicar - Fortalecendo quem cuida , promovido pela CimBrasil/AMTB. O palestrante Guilhermo Eddy, autor do livro Hijos de uma tierra sin nombre, desenvolveu o tema relacionado aos filhos de terceira cultura, tratando relacionamentos, desafios e conselhos práticos para os pais. Luciana participou do curso Recursos Visuais no Ensino Bíblico com a palestrante Simônica Lima, pedagoga e palestrante da SNTI (Secretaria Nacional do Trabalho da Infância) da Junta de Missões Nacionais.

Salomão dirigiu a devocional da reunião de oração da SAF- Nacional (A SAF ora de madrugada). Foi um tempo precioso de intercessão e gratidão à Deus por sua obra em nossas vidas. Temos caminhado junto aos pastores Marcos Paulo (APMT) e Stephen Payson (OPC) para organizarmos o Encontro da Fé Reformada em outubro deste ano. O tema abordado será “A Pessoa e Obra do Espírito Santo”, e os preletores serão Pr Christian Mareira (Chile) e Pr Ericson Martins (Brasil). Ore conosco pela divulgação da fé reformada no Uruguai.

Família

Tivemos a grande alegria de comemorarmos 18 anos de casados. Como é bom perceber que nosso Deus nos tem levado à maturidade do nosso casamento! E como é maravilhoso saber que Ele continuará sustentando e cuidando de nossa família. Recebemos a visita de duas famílias missionárias. O Pr João Henrique, sua esposa Luciana e seus filhos. Ele é pastor na igreja Presbiteriana de Uberlândia, uma de nossas parceiras na missão. Sentimos o cuidado de Deus por meio de suas vidas. E também a visita dos missionários Pr A* e R*, juntamente com seus filhos. Tempos preciosos de comunhão e de zelo do Senhor com nossa vida e ministério.

Ao final de junho, Salomão teve que ser internado por cinco dias para tratamento de uma pielonefrite (infecção renal). Pela graça do Senhor Jesus, o tratamento com antibióticos está sendo efetivo, e temos percebido grande melhora. Pedimos ao Pai que sua saúde seja completamente reestabelecida, e que Ele sustente toda a família em sua graça.

Para tentar viabilizar nosso deslocamento e compras, construímos esse reboque para bike. O resultado foi melhor que o esperado, e facilitou bastante nossa dinâmica familiar. Mas com a chegada do inverno, a bicicleta já não se torna uma opção viável.

Estamos muito gratos a Deus pois em meados de junho Deus nos permitiu comprar um carro, justo antes da fase mais rigorosa do inverno. O veículo facilita muito a dinâmica familiar e ministerial, sendo necessário em nosso contexto. Louvamos a Deus por esse presente, que chegou até nós por meio das mãos cuidadoras de vocês, nossos parceiros na missão. Agradeça ao Senhor conosco!

desafios e informações sobre o campo

Completamos o curso de integração com o casal Domingo e Elizabeth, que, após serem avaliados pelo consistório da IPUY, foram recebidos como membros da Igreja Presbiteriana de la Costa. Seguimos o curso com nossa irmã Silvia Balán, e esperamos em breve recebê-la também como membro.

Estamos em constante contato com o Pr Stephen Payson, missionário da OPC e pastor da Iglesia Presbiteriana Salvos por Gracia – Montevideo. Nosso objetivo é somar forças na obra do Senhor no Uruguai, projetando a organização de um presbitério em nosso país.

Seguimos com um curso de Aconselhamento Bíblico, que objetiva preparar os irmãos de la Costa para serem discipuladores, obedecendo a comissão de Cristo à igreja.

Estamos constantemente em busca de um local que possa receber a Igreja de la Costa com maior comodidade e eficácia. Ore conosco para que o Senhor nos mostre o melhor lugar, e nos dê os meios para mantê-lo.

motivos de oração

• Gratidão pela aquisição do carro;
• Gratidão pelo desenvolvimento das meninas na escola e na cultura;
• Pelo completo restabelecimento da saúde do Salomão;
• Pelo fortalecimento da Igreja (ensino/discipulado);
• Para encontrarmos um local que melhor se adeque às necessidades da igreja.

Contato

uruguayreformado@gmail.com
@uruguayreformado
+55 (62) 99214-6821
Chave Pix: 891.423.731-15

Rev. Marco Antônio e Rossana

NaN/NaN/NaN

Itália, julho 2024

“... eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” Mateus 28:20b

Queridos irmãos,

Esperamos que esta carta os encontre bem sob a bendita graça de nosso Senhor Jesus Cristo. Viemos através deste breve relato compartilhar os desenvolvimentos de nossa recém-chegada ao novo campo missionário da Itália.

Como descrito no projeto entregue à APMT, nosso propósito é glorificar a Deus através do plantio de igrejas na região do Alto Milanês apoiando o trabalho já iniciado pela Igreja Presbiteriana de Legnano fundada e pastoreada pelo Rev. Humberto. Neste período inicial de chegada ao campo, nossas prioridades têm sido cuidar da saúde Usica, emocional e espiritual da nossa família, mobiliar e organizar nossa nova moradia em Legnano, e integrar- nos à igreja local. Temos buscado também adquirir um veículo para facilitar nossa locomoção e aprofundar no conhecimento da língua italiana. Além disso, temos procurado fortalecer nossos vínculos com a liderança local e os irmãos da igreja.

Ao longo deste trimestre, enfrentamos desafios e bênçãos. Chegamos à Itália com os vistos aprovados e fomos graciosamente recebidos pela liderança e pela igreja local. Conseguimos alugar um bom apartamento em Legnano, apesar de termos que esperar dois meses para ocupá-lo. A mobília e organização do apartamento vazio têm sido um grande desafio, mas estamos progredindo bem. Graças a Deus estamos nos adaptando ao novo campo, lidando com burocracias e questões de moradia. O processo de locação de imóvel na Itália se mostrou bastante desafiador, mas pela graça de Deus conseguimos resolver. Como é comum neste processo de transição, Rossana tem sentido a falta dos filhos e também do neto recém-nascido, mas a recepção calorosa dos irmãos locais tem sido um grande consolo e apoio. Temos participado ativamente nos cultos e estudos bíblicos na igreja de Legnano, e buscamos fortalecer nossos vínculos fraternais com visitas aos lares dos irmãos.

No aspecto ministerial, temos percebido uma grande expectativa da liderança local e dos membros da igreja quanto ao nosso envolvimento nas atividades da igreja, e embora ainda estejamos no processo de obtenção de fluência linguística e de conhecimento da cultura local, temos contribuído com comentários nas aulas de escola dominical e nos estudos bíblicos às quartas-feiras. Também temos realizado traduções de textos teológicos visando o uso futuro na igreja.

De fato, estamos bastante animados com as perspectivas de atuação missionária na região do Alto Milanês e desejosos de começar a contribuir após o período de chegada ao campo e adaptação.

Motivos de Oração:

- Pela saúde Usica, emocional e espiritual de nossa família.
- Pela conclusão da mobília e organização de nossa moradia.
- Pela fluência na língua italiana.
- Pela aquisição de um veículo.
- Pelo fortalecimento dos vínculos com a igreja local.
- Pela sabedoria e discernimento no auxílio à liderança local.
- Pela nossa preparação e aprovação no Permesso di Soggiorno (A entrevista para a Permissão de Residência ficou agendada para outubro).
- Pelo conforto e consolo da Rossana na saudade dos filhos e neto.

Encerramos louvando e agradecendo a Deus pelo vosso apoio e orações em nosso favor. Que o Senhor continue nos usando a todos como instrumentos para o crescimento de sua igreja para a glória do seu Filho o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Que Deus os abençoe ricamente,
Rev. Marco Antônio e Rossana

marcoals@me.com
+39 351 4528187

Rev. F. N. e E. M.

NaN/NaN/NaN

Ásia, julho de 2024

“Porque o SENHOR se compadecerá de Jacó, e ainda elegerá a Israel, e os porá na sua própria terra; e unir-se-ão a eles os estrangeiros, e estes se achegarão à casa de Jacó.” (Is 14:1).

Notícias, aqui, do outro lado da muralha.

No dia 03 de julho encerramos o primeiro semestre na universidade - que grande desafio acadêmico para nós dois, especialmente por termos chegado no meio do ano letivo e a turma já estava bem avançada. Parecia impossível acompanhar o ritmo da turma. Para nos ajudar a progredir com mais rapidez e conseguir atender a demanda dos estudos, tivemos que contratar uma professora particular com aulas três vezes por semana. Uma despesa a mais, mas extremamente necessária. Não podemos ter rendimento baixo nos estudos porque pode influenciar nos documentos de renovação do visto (documento que nos permite viver aqui).  Então, além das aulas do curso de língua e cursos extracurriculares, que incluem costumes, cultura e leis do país exigidos pela universidade, tivemos as aulas particulares e a carga horária tornou-se muito mais cansativa do que o esperado. Chegamos ao fim do semestre muito cansados e clamamos ao Senhor que nos permita fazer um segundo semestre ainda melhor. Todavia, sentimos que aprendemos muito da cultura, vocabulário e gramática. Estamos nos adaptando. A língua está sendo aprendida.

A realidade da Igreja local é muito mais complexa do que prevíamos. Houve grandes mudanças nos últimos 10 anos, mudanças negativas, triste e assustadoras. Os irmãos choram, sofrem e estão carentes do nosso apoio. Não há lugar de encontro definido, andam errantes sempre em busca de um lugar seguro para cultuar por pouco tempo. A fiscalização é intensa e as punições as mais severas que se pode imaginar. Nos últimos três meses presenciamos muitos motivos para chorar, sofrimentos e dores imensuráveis. Visitamos uma família e poucos dias depois o irmão, pai daquela família, e mais outros irmãos, foram detidos e por muitos dias não tivemos notícias. Um desespero que só pode ser consolado pelo Espírito Santo.

Em nossa casa, recebemos visitas mensais, (dos policiais) - cada visita dura aproximadamente uma hora e respondemos um questionário extenso, além de esclarecermos dúvidas. Na universidade, participamos do curso de “segurança”, uma vez por mês. Palestras de 2 a 3 horas sobre as leis e punições para cada inflação cometida, algo repetitivo e extremamente intimidante. Contudo, nosso coração descansa nAquele que nos trouxe até aqui e, em meio aos sofrimentos, insegurança e medo que nos rodeiam, podemos trazer uma palavra de paz e esperança nAquele que é soberano sobre todas as coisas. Estamos no lugar que Ele quer que estejamos e desejamos continuar para cumprirmos o propósito que ele estabeleceu para nossa vida.

Motivos de intercessão:

• Saúde. Rev. F.: precisa ir ao médico, pois não está se sentindo bem; também precisa de óculos e ir ao dentista.
• Capacidade para continuarmos aprendendo a língua. O segundo semestre é extremamente importante para nos habilitar a renovar o documento para o período de 2025-2026.
• Proteção divina: estamos sobre intensa vigilância desde o porteiro do prédio que sempre está nos questionando até as visitas mensais.
• Sustento financeiro: no mês de agosto precisaremos pagar o aluguel e o curso por mais seis meses. Carecemos da generosidade do povo de Deus.

Muito obrigada pelo apoio e orações. nEle,
Rev. F.N.F e E. M. F

Rev. Norval e Laudicéia

NaN/NaN/NaN

Brasil, julho 2024

Queridos irmãos, Mais uma vez, compartilhamos com vocês nossas notícias. Leiam e vejam como Deus tem sido bondoso para conosco e quanta coisa ele tem feito por nós!

O trabalho na aldeia

Mesmo fazendo o tratamento de câncer, eu e Lau temos tido condições de estar na aldeia a maior parte do tempo e, juntamente com nossos colegas Adriano e Ruth, continuar o trabalho de educação, tradução bíblica e desenvolvimento da igreja indígena. Com relação à educação, a novidade é a implementação do Ensino Médio para uma turma inicial de 9 alunos. Aumentou nosso trabalho, mas estamos alegres por ver mais essa conquista da aldeia. Com relação à tradução, estamos avançando na consultoria de Romanos (chegamos ao capítulo 6), na tradução de Hebreus (Norval e equipe)  e 2 Coríntios (Adriano e equipe), e nos testes de compreensão da parte final de Romanos (Lau e Norval) e 1 Coríntios (Adriano). Com relação à igreja, seguimos na realização dos cultos semanais e no treinamento da liderança.

Recebemos nossos colegas Cleber e Katherine e seus dois filhinhos na aldeia para registrar em fotos e vídeos o trabalho que fazemos. Foi um tempo muito bom e proveitoso.

Festa em família

O mês de junho foi muito especial para nossa família em decorrência de dois importantes eventos, ambos ocorridos nos EUA. O primeiro, aconteceu dia 15 de junho na Califórnia. Foi a formatura de doutorado em Computação de nosso filho Lucas na Universidade da Califórnia. Deus nos deu a graça de estarmos presentes, toda a família. Nesta mesma viagem conhecemos nossa netinha Lia, uma fofura. Vejam a foto!

Da Califórnia, seguimos para Houston, no Texas, onde participamos do casamento de nossa filha Sara e Jaime. Foram momentos lindos e emocionantes. Alguns meses atrás, devido ao tratamento do câncer, não tinha certeza de que conseguiria viajar. Oramos muito a Deus que nos permitisse participar dessa festa tão importante. No momento em que eu e Lau levamos nossa filha ao altar, fui mentalmente orando e louvando ao Senhor por sua bondade em nos proporcionar esse momento tão extraordinário. Deus é bom em todo o tempo!

Motivos de oração

• Agradeçam a Deus conosco pelo ingresso da Ana Carolina no doutorado, pela formatura do Lucas e casamento da Sara;
• Agradeçam pelo progresso da tradução do NT para a língua indígena
• Agradeçam a Deus pelos nossos colegas de equipe Adriano e Ruth (Sofia, Helena e Aurora);
• Orem pela continuação do tratamento de câncer do Norval;
• Orem pela saúde da Lau;
• Pela igreja indígena;
• Pelos nossos filhos, genro/nora, e netos.

Rev. Norval e Laudicéia

Ibijara e Patrícia

NaN/NaN/NaN

Brasil, julho 2024

PLANTAÇÃO DE IGREJA

Seguimos animados na Plantação da Igreja do Senhor em Feijó. Em Maio ajudamos a organizar um chá de bebê para uma indígena que já havia ganhado bebê. No mês de junho recebemos a visita do Rev. Joaquim Barbosa de Cruzeiro do Sul que veio para ministrar a Ceia do Senhor. As reuniões continuam acontecendo, Culto às quartas, Tarde da Alegria aos sábados. Domingo EBD e Culto Solene. Patricia estava com toda força me ajudando no domingo com as crianças. Mas agora dara uma pausa pois suas saúde não está bem.

DOENÇA DE CROHN

Patricia foi diagnostocada com Doença de Crohn no ano de 2014. Na época ela passou por diversos tratamentos e conseguiu entrar em remissão. No ano de 2017 ela parou os remédios para engravidar dos nossos filhos. Até então ela estava bem e assintomática, mas no mês de junho ela começou a ter crises fomos para Capital fazer alguns exames que constataram que ela está numa nova crise. Demos entrada no remédio pelo SUS e estamos aguardando a liberação.

VAMOS FESTEJAR

No dia 05 de Junho comemoramos o aniversário da Karis Nomirrah. Ela completou seis anos.

AGRADEÇAM CONOSCO

• Por mais um ano de vida da Karis;
• Pelo plano de saúde que nos ajudou a identificar a crise rápido;
• Pela Igreja do Senhor em Feijó;
• Pelos visitantes e Contatos que temos.

OREM CONOSCO

• Pela saúde da Patricia;
• Pelo remédio que ela precisa;
• Pela igreja: novos crentes, ânimo e força;
• Pela nossa família: saude, sabedoria e ânimo;
• Pelas aulas da Karis Nomirrah.

Obrigado por suas orações e sustento! Somos uma equipe missionária!

Ibijara e Patrícia Culina

Elinalda Santos

NaN/NaN/NaN

Brasil, julho 2024

Graça e paz, queridos irmãos!

"Até aqui nos ajudou o Senhor" 1 Samuel 7:12

É com grande alegria e gratidão que escrevo esta carta para compartilhar as maravilhosas obras que Deus tem realizado em nosso meio e para expressar meu profundo agradecimento por sua parceria e apoio. Suas orações, contribuições e dedicação têm sido essenciais para o crescimento e fortalecimento do nosso ministério. Juntos, temos alcançado crianças, adolescentes, jovens e adultos, plantando sementes de fé e promovendo o Reino de Deus.

Em março, na Páscoa, as crianças aprenderam e fizeram uma apresentação sobre o verdadeiro significado desta data tão especial que comemoramos: Cristo é a nossa verdadeira Páscoa.

Aniversário da Iglesia Hispânica

No dia 28 de abril, comemoramos o aniversário de 5 anos da nossa igreja. Damos graças a Deus com toda a igreja, e as crianças também participaram. A igreja deve obedecer ao "IDE" do Senhor Jesus para todas as crianças, sem discriminação de cor, raça ou nação, tendo o próprio Deus como referencial de excelência, amando por palavras e ações de fato e verdade. Atuamos e evangelizamos para que a semente, que é a palavra de Deus, cresça no coração delas, promovendo o crescimento espiritual das crianças e o envolvimento com a obra de Deus.

Evangelismo

Além de evangelizar e discipular dentro da igreja, também evangelizei fora dela, principalmente nas feiras ao redor da igreja, um lugar estratégico para alcançar a comunidade local. Como igreja consciente, atuamos de dentro para fora e de fora para dentro através de estratégias missionárias para alcançar pessoas para Cristo. A igreja não é um espaço físico, mas sim o corpo de Cristo atuante. Importa ser atuante com a bênção de Deus, alcançando crianças, jovens, adultos e demais vidas, promovendo o crescimento do Reino de Deus.

Intercâmbio dos Adolescentes

Levei os adolescentes para participarem do culto junto com os adolescentes da igreja Presbiteriana da Penha. Isso é bom para o crescimento espiritual deles e também para que conheçam outros adolescentes cristãos.

Dia das mães

As crianças fizeram uma linda apresentação no Dia das Mães, onde aprenderam sobre a importância de honrar pai e mãe e, principalmente, obedecer a Deus. Mais uma vez, a igreja recebeu doações do Colégio Elim por meio do meu projeto, incluindo cestas básicas, agasalhos, cobertores, roupas, brinquedos e sapatos. Com essas doações, todas as famílias da igreja foram abençoadas, especialmente com as cestas básicas. Além disso, as pessoas que não são da igreja foram beneficiadas pelo bazar realizado no dia 22 de junho.

APECOM

Nos dias 14 a 16 de junho, participei do Congresso Nacional da APECOM em Águas de Lindóia, onde fui edificada com a palavra de Deus e pude rever colegas de trabalho. Só tenho que agradecer a Deus por tudo que tem feito através da minha vida e para minha vida.

Agradeço de coração por caminharem conosco nessa jornada, e convido vocês a celebrarem as conquistas e bênçãos que compartilharemos a seguir.

"Louvar-te-ei, SENHOR, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas." (Salmo 9:1)

OREM COMIGO:

• Pela minha saúde
• Pela igreja hispana
• Pelas crianças, jovens e adolescentes
• Pelo meu sustento pessoal
• Pela minha família

AGRADECIMENTOS:

• Às igrejas e amigos que têm contribuindo para o meu sustento
• A todos aqueles que fazem doações para a igreja
• A todos os irmãos que têm lembrado de mim em suas orações

Contato

(11) 99346-5439
elisantos71@hotmail.com

Em Cristo,
Missionária Elinalda dos Santos

Gustavo e Sarah

NaN/NaN/NaN

Brasil, julho 2024

Querido parceiro e intercessor, Graça e paz.

Como vocês sabem, nós regressamos do campo missionário em julho do ano passado. O objetivo era buscarmos junto com nossa agência um novo redirecionamento de campo. O campo para o qual fomos designado é a Grécia, mais precisamente a cidade de Tessalônica. Trabalharemos junto a EEE em três frentes de trabalho. Apoio ao pastor local nas necessidades internas de integração de pessoas vindas de outras nacionalidades, discipulado dos jovens e principalmente dos universitários e suporte ao trabalho social já desenvolvido por eles há mais de 40 anos.

Enquanto estamos esperando o visto sair, nossa atuação contempla diversas frentes de trabalho como: Conscientização missionária em mais de 20 igrejas. Conferências missionárias. Encontros com Safs, Federações e Sínodos. Reuniões de orações online. Palestra para mulheres. Palestras para Família. Treinamento para conselheiros bíblicos. Aconselhamento sobre Luto. Visitas e aconselhamentos. Escala em Gabinete pastoral na igreja da Penha. Reuniões de pastores, presbitério e Sínodo. Aulas na Etep Penha e Seminário de Teologia em São Caetano do Sul. Curso de automaquiagem com palestra para mulheres no Piratininga.

Quanto ao visto, entramos com um recurso, através de um escritório de advocacia. Esperamos que até o final de julho sejamos chamados para a entrevista novamente e até agosto tenhamos uma resposta favorecida sobre a nossa ida para a Grécia.

Familiarmente a Isabelly está concluindo o oitavo ano para retornar os estudos regulares em uma escola grega já matriculada para o nono ano. O Lucca segue os estudos na Universidade e tem trabalhando lecionando Inglês. A Sarah está aprofundando seus conhecimentos na língua inglesa para depois iniciar os estudos no Grego. O Gustavo está terminando o mestrado em Prática Pastoral e já iniciou os estudos regulares da língua grega junto a Universidade de Aristóteles.

Motivos de oração:

1 - Pela saúde da nossa família.
2 - Pelos estudos que cada um tem feito. Que Deus possa abrir nossa mente para esses novos aprendizados.
3 - Que a resposta do visto saia em breve.
4 - Pelo nosso sustento financeiro.

Rogamos a Deus para que todos estejam bem e amparados pelo Senhor.
Abraços fraternos da Família Custódio

@prgustavocustodio

Danilo e Joelma

NaN/NaN/NaN

Guiné Bissau, julho 2024

Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.” Pv 16.9

No nosso último relatório compartilhamos sobre a possibilidade de abrir um campo na região de Safin, pois bem, visitamos esta região sozinhos e acompanhados dos que tinham conhecimento profundo da região.

Enquanto isto, há um ano e meio a Igreja Independente Jesus Luz do Mundo, orava e jejuava por uma direção de Deus, pois a mesma estava em um terreno que os cederam por sete anos, mas a família pois a venda dando prioridade de compra para a igreja e um prazo de 1 ano para eles providenciar os recursos ou seria vendido a outra pessoa e consequentemente a igreja iria fechar. Um ano e meio havia se passado e como não havia parecido compradores, eles foram pagando aluguel do espaço, todavia, a situação já não era mais possível, foi quando chegou até nós pelo missionário e líder de campo este desafio, juntos oramos e visitamos buscando a direção do Senhor, se deveríamos abençoa-los com a compra do terreno ou assumir o trabalho de forma integral.

Pois bem, após visitas e reuniões com os principais líderes, dizemos que lhes abençoarimos com o terreno, os líderes se emocionaram e quem conhece guineense sabe que os mesmos não expressam sentimentos publicamente. Os mesmos derramaram seus corações ao exporem não apenas a necessidade da compra do terreno, mas a de serem conduzidos no crescimento da Palavra, falaram eles: - Há tempos oramos pela compra do terreno, mas também queremos nos tornar presbiterianos, pois é uma igreja séria e vocês são as respostas de nossas orações! Fiquem conosco!”

Tendo em vista que apesar de terem sete anos de histórias, 13 pessoas, 15 crianças, todos eram leigos e de pouca condição financeira, e eles não conseguiam avançar, já estavam no limite de seus conhecimentos Bíblicos o que foi observado no pré-acompanhamento que fizemos.

Irmãos, lembro que a pouco tempo oramos sobre a possibilidade de irmos para Bolívia, campo com terreno, igreja, casa pastoral, povo doutrinado, mas que também carecem de um pastor, compreendemos que nosso tempo não havia acabado na GB e por cá permanecemos almejando iniciar um trabalho do zero, até que o Senhor nos conduziu a Igreja Independente Jesus é a Luz do Mundo, que agora passa a chamar Igreja Presbiteriana Luz do Mundo, deixando o projeto de plantação em Safim em pausa. Quantos irmãos leigos têm sido instrumentos para a propagação do Reino e têm carecido de homens e mulheres comprometidos em glorificar ao Senhor pastoreando suas ovelhas? Precisamos orar pela liderança que anda adormecida, cansada, acomodada e talvez em alguns casos ignorando a responsabilidade para com o povo do Senhor.

Em parceria com o Conselho da IP de Gabu (Igreja Guineense), nos tornamos líderes da Congregação Presbiteriana Luz do Mundo, e nossas orações é que tenhamos sabedoria em guiar as nossas novas ovelhas ao amadurecimento da fé, vemos que os mesmos têm dificuldades simples, como doutrinas básicas e apesar do seu tempo de existência é um campo onde há muito para ser plantado, tendo em vista serem 13 jovens-adultos.

"Não há nos Senhor, não há nos, mas a ti toda glória." Esta tem sido nossa oração de anunciar ali a glória do Senhor.

Danilo, Maria Joelma, Maria Elisa e Isaac Danilo

Banco do Brasil
Ag: 0635-1
Cc: 23095-2
Chave Pix: pix@daniloejoelma.com.br
(Maria Joelma B. Cruz Soares)

Rev. Cácio e Elisângela

NaN/NaN/NaN

Brasil, julho 2024

Se alegrem conosco pelas principais atividades do 2º trimestre de 2024:

1. Nossa família está em paz e tivemos a indescritível alegria de ver o Micael, em seu aniversário de 13 anos, fazer sua pública profissão de fé. Maria Elisa vai bem, mas o ritmo do ensino médio lhe está sendo desafiador, pelo que pedimos oração.

2. Na APMT seguimos com os constantes contatos com os missionários de campo e os candidatos em preparação. Foram recebidos seis novos candidatos, enquanto dez outros concluíram o processo e foram efetivados como missionários para a Base, Colômbia, Iraque, Itália, Portugal e Quilombolas. Uma solteira e três casais saíram para seus respectivos campos e atingimos, assim, o número de 300 missionários, desenvolvendo 177 ministérios em 41 países. Seja Deus louvado!

3. Estive em dois países da Ásia, visitando missionários em um e no outro ministrando um módulo de teologia para obreiros nacionais engajados em plantio de igrejas. Nosso livrinho “Alianças de Deus com os homens” foi traduzido e publicado na língua daquele país.

4. Tive a alegria de também visitar nossos colegas missionários no Amazonas e a Igreja Yuhupdeh na aldeia, numa animada conferência bíblica. Tinha vários visitantes de um povo ainda não alcançado e ao final expressaram publicamente a intenção de seguir a Jesus.

5. Através do Instituto Proclamar seguimos canalizando apoio ministerial a 70 missionários, desenvolvendo 39 ministérios em 19 países dos menos evangelizados do mundo. Uma grande bênção.

6. Pedimos oração pelas principais ações nos próximos meses: (a) Viagem à Espanha e Tailândia para encontros estratégicos; (b) Viagem à Coreia do Sul para o Congresso Lausanne; (c) Várias ministrações em eventos, Seminário Presbiteriano de Belo Horizonte, Andrew Jumper e CFM-APMT.

Eurico e Jaciane

NaN/NaN/NaN

Brasil, julho 2024

Graça e Paz queridos!

Enquanto atuamos em "Jerusalém", vamos avançando aos 'Confins', e marchando segundo os passos do Cordeiro.

Queremos agradecer a você que caminha conosco e saiba qur estamos orando para que o Senhor acrescente tudo de necessário em sua vida.

APOIO AOS MISSIONÁRIOS: Temos apoiado missionários durante as programações da APMT, o Centro de Formação Missiológica - CFM. É um tempo precioso onde compartilhamos experiências e aprendemos com os amigos de ministério as atualidades referente à missão.

INJETANDO MISSÕES NOS MISSIONARIOZINHOS: Na Primeira Igreja Presbiteriana do Recife tivemos a oportunidade de ministrar e testemunhar às crianças prestes a se tornarem adolescentes, e ali foi marcante vê-los empolgados argumentando e tirando dúvidas.

Uma delas estava para se mudar para um país distante, então pranteou durante toda a aula e aproveitamos a ocasião para instruir que somos missionários aonde estivermos. Ela entendeu que Deus a estava enviando juntamente com seus pais para serem bençãos, instrumentos da graça de Deus, aonde quer que forem residir.

DIVULGAÇÃO DO PROJETO: Pela graça do Senhor temos avançado com a mobilização e igrejas tem nos convidado para consolidar a parceria. Graças a Deus, chegamos em aproximadamente 73% do sustento mensal necessário para o campo. No primeiro torneio, que foi em prol do projeto, diversas igrejas apoiaram e alcançamos aproximadamente R$ 6 mil, graças ao Senhor da seara, sendo assim, o valor serviu para completar o seguro internacional para 4 pessoas (exigido pelo consulado romeno).

KAREN E KALÉO: Nossa pequenina está bem, só enfrentando uma estomatite, mas está sendo medicada, conforme prescrição da pediatra. Mas sempre muito animada, com expectativa da chegada de seu irmãozinho e indo conosco em todas as programações!!!

O pequenino está no início do oitavo mês, grande e pesado, e às vezes as dores da mamãe nos deixam em alerta para a sua chegada. A mãezinha está na atravessando bem a gestação.

As mulheres da IPB Prado e IPB São Lourenço realizaram chá de fraldas, em dias diatintos, onde compartilhamos a Palavra, com testemunhos e cânticos para a glória do Senhor.

CAMPANHA DE DESPESA ÚNICA

O Dono da seara, do ouro e prata está suprindo de maneira surpreendente. A campanha em prol das passagens está em andamento, com o percentual saltando para 21% em uma só noite, graças a Deus. Você pode participar divulgando a campanha, as programações, orando por isso e ofertando através do pix 81 996301658 - Jaciane Lopes.

Estamos realizando um jantar para Casais com o apoio do Ministério de Missões da Primeira Igreja Presbiteriana do Recife (PIPR).

Terá como palestrante o Pr. Sérgio Victalino, e custará R$ 100,00 por casal. Uma equipe cuidará das crianças no salão ao lado. Será uma programação edificante e divertida para elas. Serão servidos, os seguintes pratos: Frango/Carne ao creme de batata e bacon, saladas, sobremesa, sucos e refrigerantes.

Os valores arrecadados na programação serão em prol das nossas passagens aéreas para o campo. Será uma um honra poder contar com vocês nessa programação.

Data: Sexta, 20 de Setembro de 2024 às 19h. Local: Salão social da PIPR. Rua das Creoulas, 120, Graças, Recife.
Inscreva-se no link abaixo: 👇🏾👇🏾👇🏾 https://forms.gle/9BXdMJtpU5nJmcGw9

ORE CONOSCO!

• Pelo Parto;
• Nosso casamento e desenvolvimento de Karen;
• Processo de ordenação (finda em Janeiro/2025);
• Programações em prol do Projeto;
• Parcerias;
• Mais trabalhadores na seara!

Eurico e Jaciane

Rev. Marcos Paulo e Cristina

NaN/NaN/NaN

Uruguai, julho 2024

Estamos juntos nessa caminhada...

Iniciamos, é uma nova jornada em nossa história ministerial. Já são quase 25 anos como ministro presbiteriano ordenado, e nos sentimos privilegiados por darmos os primeiros passos no “Projeto Piedras Vivas”, que visa plantar uma Igreja Presbiteriana em Las Piedras, periferia da Grande Montevideo, capital do Uruguay. O Senhor é bom em todo tempo.

Ore conosco por:

Cidade de Las Piedras – Uma mescla de cidade de periferia com cidade do interior, e está localizada a 18 km do centro da capital. É parte do departamento de Canelones, região do entorno da capital, com uma população de 500 mil habitantes. Las Piedras é o centro de um núcleo do departamento, composto por outras três cidades, e com um total de 120 mil habitantes. As Igrejas Evangélicas são poucas, e pequenas. A população é típica da periferia, com uma renda mais baixa que o restante do país, e com um grande percentual de jovens e adolescentes, o que destoa da população mais envelhecida do Uruguay. Ore conosco para que a Palavra cresce e prevaleça poderosamente nesse lugar.

Nossa Adaptação – Com a Graça de Deus chegamos ao Uruguay em paz. Somos nós dois, mais duas adolescentes paraguaias, que não são nossas filhas biológicas, além de uma gata que nos acompanha há sete anos. Por ora, estamos vivendo todos improvisados na Igreja Presbiteriana de Montevideo, até que vençamos as burocracias iniciais, e que se nos permita alugar uma casa em Las Piedras. Agradeça a Deus porque conseguimos matricular as meninas em uma Escola Técnica em Las Piedras. Ambas se vão todos os dias de ônibus, o que nos surpreendeu, dada a desenvoltura, e adaptação delas a uma vida fora de seu país natal. Nosso processo de documentação se conclui no mês de julho, planejamos, se nos permita Deus, já estarmos em nossa casa no mês de agosto. Ore conosco por isso.

Igreja Presbiteriana no Uruguay – A Igreja Presbiteriana do Uruguay é uma comunidade reformada recente, marcando presença há apenas 16 anos no país. Os primeiros missionários foram o Rev. Maurício Rolim, plantador e pastor da Igreja Presbiteriana de Montevideo, e sua esposa Sandra. Hoje há uma segunda Igreja Presbiteriana na capital, fruto da missão da Igreja Presbiteriana Ortodoxa dos EUA, uma congregação em Mercedes, cidade do interior, e um projeto de plantação de Igrejas em Ciudad de La Costa. Somamos a eles com o nosso projeto em Las Piedras. Tive a oportunidade de pregar em todas essas Igrejas nesses dois meses de Uruguay. Estamos, também, auxiliando nas atividades da Igreja de Montevideo, especialmente com os adolescentes aos sábados. Ore conosco para que sejamos ousados, sábios e resilientes em um país tão avesso à mensagem da cruz.

Igreja Presbiteriana de Las Piedras – Iniciamos às sextas-feiras as reuniões do Núcleo Base, somos sete pessoas, nossa família, Maria, uma jovem professora, e um jovem casal sem filhos (Selva e Fabián). A proposta das reuniões com esse núcleo inicial é nos prepararmos em oração e estudo das Escrituras, para termos um sólido alicerce em uma tarefa tão importante. Assim que iniciamos as reuniões desse núcleo se agregou conosco uma professora, residente em uma cidade vizinha, que veio a nós destroçada por uma traição em seu matrimônio. Muito abalada, começou a se reunir comigo e Cristina em um dia específico da semana. Como era de se esperar já se nota uma surpreendente mudança no seu lar, e uma profunda restauração e paz em sua vida. Ore por ela, se chama Fabiana. Agora, Cristina começou a realizar, às terças-feiras, encontros de comunhão e oração com essas mulheres.

Nosso filho mais velho se casou em abril, a alegria encheu nosso coração. Ele permanece advogando em um escritório em Campinas/SP. Caio continua residindo em Resende/RJ, e trabalhando na gerência de um hotel no próximo ao Parque Nacional de Itatiaia. A Graça do senhor tem transbordado sobre nós.

Por fim, agradecemos a todos que se associaram conosco neste ministério: a nossa família, as Igrejas que permaneceram conosco, e as que se somaram ao nosso convite, e vieram conosco ao Uruguay. Ainda falta um pouco para completarmos nosso sustento, e vivermos em um país com um custo de vida tão alto, mas estamos confiantes em Deus. Nada nos faltou.

Rev. Rev. Marcos Paulo e Crstina
revmpv@bol.com.br
+598 96-604060
@presbiteriana_las.piedras

Rev. Egimar e Kivya

NaN/NaN/NaN

Nova Zelândia, julho 2024

NOSSA GRATIDÃO

Graça e paz servos do Altíssimo. Louvamos a Deus por mais um período de avanços em nossas frentes de ação missionária. Neste informativo compartilhamos o que Deus tem concedido a nós nos últimos três meses de trabalho na Nova Zelândia e também no Nepal. Agradecemos a Deus pela Sua Graça e provisão e, a cada um de nossos parceiros pelo apoio no cumprimento desta missão, sem o qual não teríamos chegado até aqui.

NOSSA FAMILIA

Em nossa casa estamos todos bem. Nossos filhos crescem a cada dia tanto em estatura como em graça e conhecimento do Senhor. O Rhuan e o Arthur seguem nos estudos no colégio com excelentes resultados acadêmicos. Seguimos trabalhando no discipulado de nossos filhos fortalecendo-os no conhecimento e relacionamento com o Senhor e equipando-os para o serviço do Reino de Cristo. O Rhuan foi convidado a ser parte da equipe de liderança do grupo de jovens de nossa igreja anfitriã e tem sido um instrumento de Deus para influenciar os jovens deste grupo. Kivya e eu seguimos estudando o Inglês e buscando estreitar relacionamentos com as pessoas de nosso entorno. O Rhuan precisa usar aparelho e teve que extrair os quatro dentes sisos. Os custos odontológicos na Nova Zelandia são muito caros, mas Deus nos abençoou em conhecer um dentista samoano que se ofereceu para fazer a cirurgia do Rhuan. A cirurgia foi feita e estamos felizes e agradecidos a Deus e a este amigo.

NOSSO ENVOLVIMENTO COM A NOSSA IGREJA ANFITRIÃ

Seguimos envolvidos com a nossa igreja anfitriã, buscando apoiar em diversas áreas da vida de nossa igreja. Além de contribuir com o quadro de pregadores, pregando uma vez por mês, sigo apoiando na equipe de louvor. A cada semana tenho um encontro com o Rev. Logan Hagoort para conversar sobre estratégias, desafios e visão ministerial para o avanço da Covenant Presbyterian Church. Nestas conversas tenho buscado ajudar com uma visão sobre missão, evangelização e discipulado. Fui convidado a participar de uma reunião com uma comissão da igreja estabelecida para trabalhar com a obra missionária transcultural. Nesta reunião me pediram para compartilhar a nossa experiência e visão sobre o envolvimento da igreja com a obra missionária no ambiente transcultural. O Rhuan também tem apoiado em uma atividade evangelística do colégio onde ele e o Arthur estudam. Louvamos a Deus pelas oportunidades que Ele nos tem dado para contribuir e influenciar na vida de nossa igreja anfitriã.

NOSSO PROJETO DE PLANTAÇÃO

No mês de fevereiro começamos em nossa casa uma reunião semanal com um pequeno grupo de interessados na futura plantação da nova igreja. Em nossa primeira reunião tivemos três pessoas além de nossa família. Deus vem agregando novas vidas ao longo destes meses e hoje somos 27 pessoas em total. Temos alguns membros de nossa igreja anfitriã, cristãos nominais sem igreja e dois não cristãos. Nós temos um casal holandês, uma chinesa e os demais são neozelandeses. Nosso plano é seguir com reuniões em nossa casa durante um ano estabelecendo através do discipulado bíblico as bases de nossa futura plantação.

NOSSA MISSÃO NO NEPAL

O Rhuan e eu estivemos no Nepal por quase um mês trabalhando em algumas frentes de ação. Apoiamos no treinamento de plantadores e professores de escola dominical. Visitamos o Hasta School, projeto de prevenção ao tráfico de prostituição infantil, para o qual temos trabalhado no levantamento de parceiros na adoção de meninas para o colégio. Visitamos o Projeto Menina dos Olhos de Deus levando uma palavra de encorajamento aos líderes e meninas resgatadas do tráfico de prostituição. Participamos em uma caminhada para levantamento de fundos para a construção de um Centro de Treinamento Teológico em Kathmandu. Aproveitamos todas as oportunidades para compartilhar a nossa fé a Budistas e Hinduístas com os quais conseguimos conversar sobre Religião e fé.

PEDIDOS DE ORAÇÃO

- Orem por nossa família, os avanços no inglês e imersão cultural;
- Orem pela preparação de nosso grupo pequeno para a futura plantação e pelo alcance de novas vidas pela proclamação;
- Orem por nossa igreja anfitriã que tem sido uma benção em nossas vidas em nossos avanços neste país;
- Orem pelo Nepal e as frentes de ação naquele país;

ORAÇÃO DE GRATIDÃO

- Agradecer pela cirurgia odontológica do Rhuan;
- Agradecer pelo entusiasmo dos membros de nosso grupo pequeno rumo à futura plantação;
- Agradecer pelos avanços na língua e imersão cultural;
- Agradecer pela graça do Senhor sobre os nossos filhos que tem crescido no amor do Senhor;

Rev. Egimar e Kivya
@egimarribeiro

Rev Luiz Henrique e Daniela

6/11/2024

Ruanda, julho 2024

Conferência de Educação Teológica para África

A Associação de Educação Teológica da África Austral (TEASA) organizou um grande encontro em junho/2024 que visa promover o relacionamento entre líderes de instituições de educação teológica em todo o continente. Com o tema “Autenticidade e Integridade (AI) para Educação Bíblica em África”, o congresso reuniu dezenas de Faculdades Teológicas de diversos países africanos. O objetivo principal foi discutir e desenvolver estratégias comuns para promover o ensino bíblico de maneira eficaz e abrangente.

Fazendo um trocadilho com o conceito de Inteligência Artificial (AI), a conferência explorou maneiras inovadoras de garantir que a educação bíblica permaneça autêntica e íntegra, adaptando-se às necessidades contemporâneas da sociedade africana.

Luiz teve o privilégio de explanar sobre o contexto religioso e político de Ruanda e suas implicações para a plantação de igrejas no país, contribuindo para o planejamento estratégico dos participantes interessados no Leste Africano.

A semeadura de novas igrejas

A cidade de Kigali, com cerca de um milhão e meio de habitantes, apresenta uma realidade curiosa: embora mais de 80% dessa população se declare cristã, a fé predominante não está firmemente alicerçada nas Sagradas Escrituras. Em Ruanda, ser cristão está mais relacionado à tradição familiar e ao neopentecostalismo do que à genuína fé cristã baseada na Bíblia.

Em meio a esse contexto, uma iniciativa do Seminário Batista Reformado de Zâmbia trouxe uma nova esperança. Eles começaram o processo de plantação de três novas igrejas em Kigali, que são as únicas igrejas reformadas em todo o país, conforme nossa pesquisa. Estamos no processo de formar uma parceria com essa iniciativa, o que nos permitirá oferecer treinamento teológico e pastoral para presbíteros, formação de professores para a escola dominical, liderança de pequenos grupos e mentoria pastoral aos plantadores de igreja.

Além disso, estamos planejando a realização de conferências e workshops regulares para a capacitação contínua dos líderes e membros dessas novas igrejas. Acreditamos que esses eventos serão fundamentais para fortalecer a comunidade cristã reformada em Kigali e para promover um entendimento mais profundo das Escrituras.

Os óculos da fé: uma cosmovisão que integra o saber bíblico com toda as áreas da vida

O Congresso Internacional de Educação Cristã de Ensino Superior se destaca pela sua relevância para o contexto de Ruanda, um país considerado cristão com quase 80% da população professando a fé cristã. Apesar dessa predominância, a sociedade enfrenta sérias dificuldades éticas, como a prática comum de mentir sobre preços para estrangeiros com o intuito de aumentar o lucro pessoal. O congresso abordou a necessidade urgente de uma cosmovisão que integre os valores bíblicos com o cotidiano da vida pública. Este encontro procura fomentar uma transformação profunda, onde a ética cristã permeie todas as esferas da sociedade, promovendo integridade e justiça.

A formação de discípulos é o desafio central da missão cristã, e isso envolve caminhar ao lado das pessoas, aplicando a doutrina em todas as esferas da vida humana. Esse processo não é apenas teórico, mas prático, exigindo um comprometimento constante em viver e ensinar os princípios bíblicos diariamente. Busca-se uma transformação abrangente, promovendo um testemunho autêntico e impactante.

Motivos de Oração

1 . Consolidação do aprendizado de língua inglesa: A necessidade de aprimorar a fluência no idioma para facilitar a comunicação e integração no novo contexto.
2. Bolsa de estudos para a escola do Samuel: Pedimos que Deus providencie os recursos necessários para que Samuel possa receber uma educação de qualidade.
3. Recursos financeiros para a ampliação no número de nossas conferências e treinamentos teológicos: Aumentar o alcance e a frequência desses eventos é crucial para o fortalecimento da igreja em Kigali.

Você sabia?

A convivência em Kigali também nos expõe a uma cultura local distinta. A cidade é conhecida por seus mercados, onde é possível encontrar produtos artesanais e agrícolas. No entanto, a diferença de idiomas e a necessidade de usar o Kinyarwanda, língua local, tornam a experiência de compra mais desafiadora, exigindo esforço para se comunicar de maneira eficaz e evitar mal-entendidos.

Rev Luiz Henrique e Daniela
luizhpfaria@gmail.com

Rev. Eulogio e Maristela

4/10/2024

Paraguai, julho 2024

Saudamos aos amados irmãos com a graça de Deus. Graças a Ele estamos razoavelmente bem, eu e a Maristela acabamos de fazer uma serie de fisioterapias, eu para a minha coluna e ela para os pés. O filho Marcos segue seu tratamento médico para amenizar a dor no fêmur (cadeira), e está trabalhando de motoboy até surgir um trabalho na área de Educação Física. O Felipe viaja bastante com o time onde ele trabalha e a nora Magali está preparando a tese para defender.

PROJETO CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

Ainda não foi possível dar início a construção do templo, pois a prefeitura exigiu mudanças nos requisitos para a aprovação da planta.

Também realizamos mudanças na planta do projeto que já tínhamos aprovado anteriormente e isso se deve a que o custo estava fora das nossas possibilidades e realidade, era inviável. O novo projeto que a igreja aprovou tem o custo de 261.195 reais obra bruta, e terminada 485.074 reais. Nós temos para começar 150.000 reais, faltaria 335.000 reais. Estamos animados com o novo projeto, e seguimos trabalhando para captar recursos e incentivar a Igreja a honrar com seus bens.

IGREJA

Seguimos trabalhando pela edificação da Igreja e evangelizando novas pessoas, bem como na restauração e reconciliação de irmãos afastados da igreja.

Completamos 37 anos do início da obra presbiteriana na cidade de San Lorenzo, realizando um culto de ação de graças, onde esteve pregando o filho na fé Rev. Carlos Catinheira, com a participação especial do Coral Vida Nova.

INSTITUTO PRESBITERIANO

Graças a Deus estamos caminhando bem cumprindo com o estabelecido pelo MEC e ensinando a palavra de Deus aos alunos. Também realizamos o trabalho de evangelismo com o Projeto O Bom Samaritano onde os alunos ouviram a mensagem de salvação, logo receberam um presente cada um. Eles receberam um estudo de discipulado durante a semana do material (A grande Aventura)

TESTEMUNHO DE PABLO FERREIRA

Conheci ao Senhor na década de 80, mais tarde afastei-me do seu caminho e foi o maior erro que cometi na minha vida, pois nesse interim, perdi toda minha família, envolvi-me com muitas coisas que desagradavam ao meu Deus.

Dei-me conta da minha realidade e da minha infelicidade e voltei ao meu Pai humilhado e falei assim: Pai dá-me uma nova oportunidade para te servir, e Ele me concedeu. Hoje sou feliz, abandonei todas as práticas que desagravam ao meu Senhor. Pergunto: ¿Que impede que eu volte a me reconciliar e servir de todo coração?

Paulo foi examinado pelo Conselho e foi restaurado a comunhão.

Motivos de oração

1- Discipulados de crianças na escola e em Ñu Porá.
2- Escola Bíblica de Férias 8-9 de julho.
3- Aprovação do alvará para começar a construção do Templo.
4- Trabalho de evangelismo, nas ruas, praças, casas.
5- Conversões de almas.
6- Recursos para a construção do Templo.
7- Instituto Presbiteriano- que o ensino da palavra de Deus seja eficaz.

Rev. Eulogio e Maristela Gimenez

Noemia Clemente

1/9/2024

Brasil, junho 2024

Venho por meio desta escrever aquela que será a minha segunda carta:

Desde abril até hoje, dia 20 de junho de 2024, quantas coisas o Senhor nos permitiu viver em direção aos novos desafios diários e novas conquistas para a expansão do Reino.

Base da APMT: CFM – Centro de Formação Missiologia.

Diário da Base

Nosso dia a dia é bem dinâmico. Temos de administrar diversos professores e alunos; providenciar apostila; responder e-mails e mensagens do whatsapp, além de conferência todos os documentos. Tudo é feito com muita dedicação, a fim de que haja um bom andamento da formação missiológica daqueles que levarão as Boas Novas do Evangelho da Salvação do nosso Amado Jesus a todas as Nações.

Tem sido um privilégio servir a Deus e poder colaborar na formação de muitos vocacionados que o Senhor está levantando nesta geração.

Diante disso, quero convidar você a dizer SIM para o seu envolvimento no meu projeto missionário!

Pedido de oração:

Servir com devoção e amor, sem esmorecer!

Agradecimento:

Querido Deus, conselho, parceiros, amigos, familiares, pastores, alunos e equipe da APMT.

Quero deixar meu agradecimento especial a você por estar dedicando o seu tempo para a leitura da minha carta de campo!

Noemia Clemente

Gladston e Sirlene

6/8/2024

Brasil, julho de 2024

“E houve grande alegria naquela cidade” (Atos 8.8).

É o evangelho chegando e trazendo alegria para o povo que andava sem esperança e alheios da promessa.

PESSOAL/FAMILIAR

Graças a Deus estamos bem e animados! Louvado seja o Senhor Jesus Cristo! Deus, graciosamente tem nos mantido de pé, aquecido os nossos corações e nos dado a oportunidade de ver o evangelho gerando esperança e expectativa em corações que outrora não havia.

Em meio aos surtos de viroses e enfermidades diversas, estamos caminhando em saude. Graças a Deus!

Estamos felizes com tudo que temos vivido e experimentado de Deus. Este trimestre foi muito bom, graças a Deus. Foram filhos aniversariando, netos na expectativa de seus aniversários, e, tudo isto nos deixa bastante alegres.

A mudança de residência aconteceu no dia 06/04, graças a Deus, trazendo mais espaço e conforto para todos nós. Agora somos moradores do bairro Alphaville, onde poderemos receber os irmãos com mais tranquilidade. Nos falta finalizar os reparos, para, então, pintar o restante da casa.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO TRIMESTRE

O planejamento de servir ao Senhor e as famílias ciganas que estamos relacionando, aconteceram melhor que o trimestre passado. Mesmo com o surto de gripe na região. As devocionais e leitura bíblica prosseguem firmes. Os conteúdos bíblicos lidos e compartilhados neste período foram: Atos, Ageu, Lucas, Miqueias, João e Amós.

As visitas aos acampamentos estão pontuais, como previsto no plano, graças a Deus. Um novo acampamento foi possível ser visitado, em Brauninha, a família do Sr. Joselino e Marinete, que será o ponto de contato com as demais famílias. Tivemos um acréscimo de três pessoas no quadro geral, aumentando o número de atendidos para 111 pessoas acessadas, sendo o número total de 57 famílias. Gloria a Deus!

Foram 42 visitas para evangelização, 14 encontros para discipulado. A Sirlene vem articulando com as mulheres formas e estratégias de cursos que possam juntá-las com maior facilidade. As entregas dos alimentos capitados através do programa PAA – Programa de Aquisão de Alimentos, seguem pontualmente as quintas-feiras.

Graças a Deus, este trimestre foi mais produtivo. Tivemos a oportunidade de estar retornando em algumas famílias, que a muito não íamos, devido a vários fatores que nos impediram no primeiro trimestre, e chegamos ao final deste período com bastante alegria por visitar 23 famílias, totalizando 63 pessoas, que no primeiro trimestre não tivemos contatos pessoalmente, apenas por telefone. Sabemos que não depende de nós, e sim da ação do Senhor, que prepara as oportunidades e nos conduz a cada uma delas.

A realização de cultos com um número maior de participantes ainda não foi possível. Estamos na expectativa, e aguardando em Deus que esse ajuntamento maior possa acontecer.

O casal Bruno e Raquel, compraram uma casa, no mesmo bairro do acampamento. Louvamos Deus! Isto muito nos alegra. Pois esta iniciativa, nos mostra o desejo deles de ficarem quietos em Timóteo, possibilitando seu testemunho para comunidade. As afrontas diminuíram, mas os desafios a cada dia são intensos. Porque eles estão montando um lava-jato que irá funcionar na própria casa. Como falei no relatório passado, a Raquel continua com as expectativas da CNH. Tenho procurado não tocar no assunto, mas percebo que eles estão animados com essa possibilidade. Continuem orando conosco por esses servos de Deus. A igreja Betânia de Cel. Fabriciano, do bairro Santa Cruz, enviou para o casal uma linda cesta de guloseimas, com uma toalha bordada com seus nomes. Foi um momento muito especial para eles. Pois ninguém, outrora, havia lhes dado algo tão marcante. Glória a Deus pela junta de Missões “Eu Me Emporto”.

MINISTERIAL

Com a mobilização e divulgação do projeto, Deus vem abrindo portas das igrejas de diversas denominações aqui no Vale do Aço. As igrejas estão querendo conhecer sobre a evangelização entre os ciganos. Esta ação de Deus, o despertamento das igrejas, vem nos proporcionado crescer como missionários transculturais, e nos trazendo o peso da responsabilidade por sermos os pioneiros no plantio de igreja entre eles na região.

Estive participando do módulo optativo “Secularismo e Pós-modernismo” do CFM, aconteceu online, dos dias 10 a 14 de junho. Foi uma reciclagem muito boa! Mas continuamos percebendo o quando precisamos conhecer da cultura. No mês de julho acontecerá uma festa cultural no acampamento de Timóteo, que irá nos proporcionar mais aprendizado, e possibilidade de contactar com ciganos de outros acampamentos. Se Deus quiser.

A graça de Deus mais uma vez nos surpreendeu. Em parceria com a Faith Comes By Hearing (A Fé Vem Pelo Ouvir), recebemos 10 Bíblias em áudio no dia 26/06, que irá proporcionar aberturas de grupos de escutas do Novo Testamento. Esta atividade não estava prevista. Um missionário amigo, entrou em contato comigo para falar dessa possibilidade, e Deus nos presenteou com mais essa ferramenta, que irá facilitar nas formações de grupos de estudos e no despertamento de lideranças para esses grupos. Glória a Deus!

PRINCIPAIS ATIVIDADES PLANEJADAS PARA O PRÓXIMO PERÍODO:

1. Manter uma rotina diária de leitura bíblica e oração pessoal.
2. Priorizar momentos de qualidade como casal.
3. Evangelizar ciganos de maneira intencional.
4. Discipular os novos e interessados na fé.
5. Iniciar cultos no acampamento de Timóteo.
6. Fazer levantamento das famílias e números de acampamentos da região.
7. Cooperar com nossa igreja local.
8. Treinar vocacionados para serem inseridos na equipe.

MOTIVOS DE ORAÇÃO:

• Pelo fortalecimento da fé dos que estão no discipulado.
• Pela consolidação do discipulado no meio do povo.
• Pela formação de liderança para os grupos de escuta.
• Por mais trabalhadores vocacionados.
• Por parceiros financeiros.
• Pela boa integração das novas famílias aos grupos de escuta.
• Pela visão, mobilização e conscientização missionária nas igrejas locais.

Participe conosco desses desafios!

Abraços fraternais da Família Xeique

Fale conosco:

gladston.xeique@gmail.com
si.xeique@gmail.com

31)98515-2220
(31)98715-9335 (Pix)

@norastrodacarroca.ofc

Participe de nosso grupo exclusivo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/H8f4I7z8fLHJobIQxPuOC9

J. M. e K.

2/4/2024

Brasil, junho 2024

Mesmo quando eu andar pelo escuro vale da morte, não terei medo, pois tu estás ao meu lado. Tua vara e teu cajado me protegem. Salmo 23.4

Esperamos que esteja bem e debaixo dos cuidados do Senhor! Agradecemos a parceria dos irmãos, suas orações e contribuições! Queremos informá-los sobre nossa família e atualizá-los sobre nossas atividades no último trimestre.

Família

Louvamos a Deus pela vida de nossos filhos e pela boa adaptação que estão tendo no Brasil. Os meninos têm tido um pouco de dificuldade na escola, mas nada preocupante até então. Eles estão bem entrosados com as crianças da igreja e com alguns amigos da vizinhança. A pediatra do Mateus sugeriu a retirada dos remédios de controle que ele tomava diariamente (eram três doses todos os dias). Graças a Deus ele está bem e não teve nenhuma crise. Ele ainda assim tem apresentado algumas doenças respiratórias (como resfriados, gripes, rinite), mas não teve nenhuma crise respiratória.

J. está cada vez mais sentindo a necessidade de uma rotina de trabalho. Os últimos meses, aguardando definições ministeriais e sem muito o que fazer tem gerado certo desconforto. Entendemos que o momento é de aguardar, mas na prática e no dia-dia tem sido desafiador.

K. está bem e mais tranquila com a estabilidade de saúde do M.. Esta é uma questão que também afetava o D., e graças a Deus, ele também está mais tranquilo. K. tem feito alguns exames de saúde que precisam ser melhor investigados (coluna, colesterol e questões hormonais).

Ministério

Conforme informado anteriormente, nossa organização nos concedeu 6 meses para avaliarmos o projeto e buscar oportunidades ministeriais. Nesta procura visitamos ongs que trabalham com refugiados, uma igreja de imigrantes indonésios e contatos com organizações internacionais. Conversamos também com nossa liderança sobre oportunidades no trabalho de base.

Depois de muitas ideias e conversas, surgiu a oportunidade de coordenar viagens de curto-prazo para atender a demandas dos campos da APMT. O projeto tem como objetivo não só atender as necessidades do campo, mas também mobilizar as igrejas e seus membros para missão. A proposta foi bem recebida pela diretoria da agência e agora precisamos alinhar as ideias e elaborar o projeto para aprovação. Estamos empolgados com esta oportunidade e felizes de saber que poderemos continuar no ministério e oferecer certa estabilidade para nossos filhos nesta fase. Agradecemos os irmãos por caminharem com a gente neste momento de transição.

Ainda neste trimestre tivemos oportunidade de servir pontualmente em algumas atividades junto à igreja local. Ajudamos na organização do Acampadentro, J. pregou algumas vezes, K. também compartilhou a Palavra em algumas oportunidades.

Estamos também em contato com uma ONG na cidade (a única ONG cristã-evangélica da cidade), sondando maneiras de servi-los. Recentemente auxiliamos na elaboração de dois projetos para captação de recursos e estamos coordenando a realização de uma EBF na próxima semana.

No início de junho fomos para Atibaia ter um tempo com um casal que faz parte do cuidado missionário da agência. Passamos momentos preciosos de conversa e oração com eles. Louvamos a Deus pelo cuidado que temos recebido da agência.

Ainda em junho participamos do Congresso da APECOM. Recebemos uma bolsa para participar do evento junto de outros missionários da APMT. Pudemos conhecer melhor sobre este órgão oficial da IPB e queremos compartilhar aqui alguns recursos que são disponibilizados no site:

Centro de Treinamento APECOM (CTA): Cursos básicos na área de evangelismo, pregação, entre outros. https://cta.ipb.org.br

Materiais Evangelísticos: https://ipb.org.br/projetos-materiais-evangelisticos.php

Devocionário Cada dia: https://ipb.org.br/projetos-cada-dia.php

Minha Cidade para Cristo: https://ipb.org.br/projetos-mcpc.php

Estamos aproveitando este tempo no Brasil para fazermos uma reciclagem. J. finalizou um curso introdutório de plantação de igreja oferecido pela IP de Pinheiros no modelo EAD e pretende realizar outros cursos na área de teologia. K. também quer realizar alguns cursos na área de aconselhamento bíblico. No final do mês ela fará um módulo do ABCB (Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos).

Que o Senhor te abençoe e te guarde!

Um abraço!
Família Queiroz

Fábio e Elisa

0/3/2024

Brasil, junho 2024

Queridos, irmãos!

Estamos seguindo e prosseguindo para o alvo, cumprindo o ide do Senhor pela obediência para honra e glória dEle. O Senhor continua, como sempre foi, é e será para sempre FIEL.

Os trabalho de discipulado e evangelização, juntamente com nossa equipe continua. São pelo menos 7 aldeias sendo visitadas durante a semana e finais de semana. Continuamos nos envolvendo em algumas atividades que tem servido de estratégia com o objetivo de cada vez mais aprofundar nosso relacionamento com o povo, participado de algumas atividades cotidianas junto com eles e seguido no processo de aprendizado da cultura e da língua nativa.

Nos trabalhos sociais, os projetos na área da saúde têm ajudado para que as portas permaneçam abertas. Já realizamos duas ações de saúde nos meses de março e maio, recebemos irmãos médicos e dentistas que doaram alguns dias de seu tempo, conhecimento e trabalho para abençoar o povo Wajãpi. Louvado seja Deus por isso!

Nossos filhos estão bem! Continuam enchendo nossos corações de alegria! João Lucas completou 3 anos de vida em Maio. Gustavo tem seguido com as aulas em casa no programa homescholing. Nesse mês de junho recebemos a visita dos pais da Elisa, que vieram passar uns dias conosco, louvamos a Deus por esses tempos preciosos!

Queremos agradecer a todos amados irmãos e igrejas por sua preciosa cooperação e orações em nosso favor. Somos imensamente gratos a todos por estarem nos apoiando em nosso ministério.

Motivos de Oração:

• Agradecimento pelo sustento do Senhor, nossos parceiros e igrejas mantenedoras;
• Por proteção nas viagens para as aldeias;
• Por sabedoria no aprendizado da língua e cultura;
• Pela nossa saúde física e emocional;
• Por nossa equipe missionária;
• Fortalecimento espiritual de nossos irmãos indígenas.

fabiotec25@gmail.com
(92) 981515895

I. D. e L.

4/2/2024

Ásia, junho 2024

Olá, meus irmãos! Como vocês estão?

Esse é mais um informativo da Família Duque. Primeiramente, quero agradecer do fundo do coração por caminharem conosco.

No último mês, decidimos ficar mais tranquilos em casa. Nos dedicamos mais às aulas de inglês por dois motivos. O primeiro foi o período de eleições em nosso estado e país. Por precaução, optamos por não compartilhar o evangelho diretamente durante esse período, pois poderia haver pessoas infiltradas e corríamos o risco de estar sob vigilância policial. O segundo motivo é a onda de calor. Nossa família saiu pouco de casa, apenas quando necessário, pois a média de temperatura tem sido de 44ºC todos os dias.

Mesmo assim, além de irmos para a escola, eu (I.) tive a oportunidade de sair uma noite com meu líder para fazer amizades. Conseguimos encontrar os três jovens da foto, que estavam comemorando ter conseguido um novo emprego. Conversamos bastante, trocamos telefones e criamos um grupo para manter contato e desenvolver uma amizade.

Além disso, nosso nível de inglês tem melhorado bastante. Eu (I.) fiz um teste para mudar de nível e a diretora da escola disse que estou alcançando o nível intermediário. Ficamos felizes pelas bênçãos de Deus, mesmo diante de um período mais tenso no país. 

Pedidos de oração e agradecimentos:

• Pedimos orações pela saúde das crianças. Mesmo com todo o cuidado que temos tido, infelizmente elas ficaram doentes na última semana. Primeiro foi a Esther, depois a Liz e, por último, o Davi. Por favor, orem para que Deus os cure.
• Também pedimos orações pelo nosso desenvolvimento no inglês, tanto da P. quanto do I. . Estamos aqui há quatro meses e precisamos progredir na língua a cada dia.
• Por favor, orem para que Deus nos ajude a organizar nosso tempo e nossa agenda, para que possamos focar no que é realmente importante.
• Por fim, pedimos orações pelos moradores de uma área aqui da cidade que foram obrigados a deixar suas casas. O governo desapropriou e destruiu todas as casas, realocando os moradores para um lugar distante, sem proteção e sem que as novas casas estivessem concluídas. Essas pessoas são muito pobres e não têm nenhum apoio.
• Agradecemos a cada parceiro que ora e contribui. Que Deus abençoe a cada um de vocês e cuide de suas famílias e igrejas! Somos muito gratos por estarem conosco nesta jornada.
• Queremos expressar nossa gratidão por termos ar condicionado em casa. No Brasil, isso não era uma preocupação, mas aqui é essencial. Moramos no último andar e o sol bate em nossa casa durante todo o dia. Deus nos abençoou com o ar condicionado, pois seria muito difícil suportar os 45ºC diários sem ele.
• Também agradecemos aos professores e à escola de inglês, que têm nos ensinado com tanto cuidado para nosso melhor desenvolvimento.

Contato

I: +91 74580 10991
P: +91 74580 10762
Instagram: projeto_gotong_royong

Rev Dantas e Esther

3/1/2024

Portugal, junho 2024

Quando os planos de Deus é mudar os nossos planos!

Você já ouviu falar de Adoniran Judson? Ele foi um missionário americano que planejou evangelizar a Índia. No entanto, Deus o enviou para a Birmânia. Conhece David Livingstone? Motivado por um panfleto, ele fez planos de ser médico missionário na China e, para isso, estudou medicina, teologia e grego. Todavia, quando estava preparado, Deus o conduziu para o sul da África. E Robert Reid Kalley? Este se preparou para evangelizar a China, mas Deus usou a enfermidade de sua esposa para levá-lo à ilha da Madeira, onde o seu ministério trouxe um profundo impacto. É... Deus muda os planos dos homens, mesmo aqueles relacionados à pregação do evangelho. Você se recorda de Paulo, Timóteo e Silas? Estes homens amavam o Senhor e buscavam fazer a Sua vontade, mas tiveram que repensar os seus alvos missionários quando a divina providência os direcionou para lugares diferentes daqueles aos quais pretendiam ir. Deus tinha planos para todos esses nossos irmãos. Consequentemente, eles tiveram que ajustar os seus próprios planos, por mais piedosos e legítimos que fossem.

Temos, porém, a certeza de que Deus é quem determina as prioridades da obra missionária e dirige a evangelização do mundo. Nós podemos sonhar e planejar. No entanto, a resposta certa vem do Senhor, pois Deus tem o controle da nossa vida em Suas mãos. Recebemos de Cristo a ordem de sermos suas testemunhas até os confins da terra. Para cumpri-la, certamente elaboraremos os nossos projetos pessoais. Porém, sempre que necessário, readequaremos a nossa vida e o nosso ministério para atender aos propósitos divinos. É com esse sentimento de submissão à vontade de Deus que o Projeto Tito chega à Portugal. Na certeza de que Deus é Senhor Soberano sobre os planos dos homens. A evangelização de Portugal e um trabalho necessário e urgente. A religião majoritária no país é o catolicismo romano com 81%, os evangélicos somam 2,1% da nação, na maioria imigrantes. Os portugueses nativos evangélicos correspondem a 0,5% da população. O campo de atuação mudou, mas o objetivo do Projeto Tito permanece o mesmo. Continuaremos a honrar a Deus com a nossa vida e ministério. Ore por nós, pois recomeçar é sempre desafiador. Contamos com o seu apoio e parceria neste novo momento.

Tempo de fazer as malas

Com a graças de Deus, recebemos o visto que autoriza a nossa entrada em Portugal. Sairemos de Cuiabá no dia 22/06 e embarcaremos para Portugal no dia 27/06. Ore pela nossa viagem, pela nossa adaptação, principalmente pela Esther e pelo Pedro. Ore por Portugal e pelo nosso Projeto. É um novo País, um novo começo, um novo projeto, com novas expectativas.

Tempo de gerar

Estamos em festa! Fomos agraciados por Deus mais uma vez. Esther está grávida de 10 semanas e estamos felizes com a bondade de Deus em nossa família.

Tempo de crescer

Pedro, com a graça de Deus, tem se desenvolvido bem. Ele está sendo atendido por uma fonoaudióloga e tem frequentado a escola por meio período. O Senhor tem nos abençoado em tudo.

Tempo de Pregar as Escrituras

Nesses meses que estivemos no Brasil tive a alegria e privilégio de expor às Escrituras em várias igrejas da região de Cuiabá.

Tempo de celebrar o matrimônio

No mês de maio, tivemos o privilégio de participar da celebração de 70 anos de casamento dos meus pais (Elpídio e Lydia Dantas). Ele com 95 anos, ela com 89 anos, renovaram seus votos de casamento em um culto de gratidão e louvor ao nosso Deus.

Esther e eu também celebramos, no dia 01 de junho, 5 anos de casados, e nos alegramos no Senhor pelo cuidado providencial dEle em nosso casamento e na nossa família.

Tempo de novas parcerias

Ainda não possuímos todos os recursos necessários para desenvolver o nosso Projeto. Precisamos de mais parceiros para somar forças neste grande desafio que é a evangelização de Portugal. Seja você também um parceiro nessa missão. Aguardamos o seu contato.

Tempo de conhecer os novos materiais Tito

Temos novos materiais de divulgação do Projeto, nas versões impressa e digital. São panfletos para igreja, ímã de geladeira e panfletos específicos para SAF, UMP e UPH.

Solicite o material que melhor atenda à sua necessidade e divulgue o Projeto Tito na sua igreja, no encontro do seu presbitério e da sua sinodal. Enviamos o material impresso, sem custo, para qualquer lugar do Brasil. Entre em contato conosco.

Tempo de se envolver com o projeto

Conheça melhor o Projeto Tito, entre em contato e acesse as nossas redes sociais:

+351 924 802 494
dantasipb@hotmail.com
@projetotito
Pix: cm.projetotito@gmail.com

Rev Eurípedes Dantas e Esther

Rev. Ronaldo e Fabiana Dourado

NaN/NaN/NaN

Nova Zelândia, maio de 2024

Olá amados irmãos.

Saudações na graça e a paz de Cristo Jesus! Esta é mais uma carta informativa do nosso Projeto Renova Zelândia.

Aprendizado do Inglês

Nosso foco esse ano continua sendo o aprendizado do inglês. Atualmente estamos com uma professora de inglês que nos dá aulas on-line duas vezes por semana. Nos outros dias da semana estudamos inglês em casa. Outra coisa que estamos fazendo para desenvolver o aprendizado do inglês é visitar as famílias que fazem parte do Grupo Base de plantação da nova igreja. Cada semana, visitamos uma família neozelandesa com o propósito de fortalecer nossa comunhão, compartilhamos uma mensagem bíblica, oramos juntos e praticamos conversação em inglês. Graças a Deus estamos avançando no aprendizado desse novo idioma.

Plantação da Igreja

Desde fevereiro nosso Grupo Base de plantação da nova igreja está se reunindo todas as terças-feiras à noite. Meditamos na Palavra de Deus, oramos e fortalecemos nossa comunhão. Também este ano já tivemos três reuniões aos sábados. Nessas reuniões estamos trabalhando na formação da Visão, Missão e Valores da nova igreja. Estamos nos baseando em dois textos centrais das Sagradas Escrituras: o Grande Mandamento e a Grande Comissão. Também estamos trabalhando para definir um nome para a nova igreja. Nesses encontros de sábado, eu (Ronaldo) tenho ministrado alguns princípios para o cumprimento da missão extraídos do livro de Atos. Para mim, tem sido ótimo liderar esses encontros para praticar o inglês e ganhar mais e mais confiança.

Participação dos nossos filhos

Nos de sábado do Grupo Base, nossos filhos Bianca, Lara e Rony têm feito atividades com as crianças do grupo. São dez crianças entre oito e dois anos de idade. Tem sido uma benção ver nossos filhos realizando atividades com as crianças para que os pais delas se concentrem na reunião. Eles têm feito um excelente trabalho, os pais estão muito agradecidos e nós estamos muito felizes em ver nossos filhos envolvidos dessa maneira no projeto da plantação da nova igreja.

Motivos de oração

Pedimos que os irmãos orem a Deus por:

- Sabedoria, ânimo e foco para o aprendizado do inglês
- Cuidado, saúde, sustendo da nossa família
- União, fortalecimento e cuidado do Grupo Base
- Capacitação do Grupo Base para cumprir a missão

Gratidão

Agradecemos pelo encorajamento que temos recebido dos irmãos que têm nos contactado para nos apoiar e animar. Isso é de grande ajuda! Agradecemos pelas orações. Deus tem respondido a cada uma delas e tem nos abençoado em tudo. Agradecemos pelas ofertas generosamente enviadas através das quais nós temos sido sustentados. Nosso desejo e oração é que o Senhor continue abençoando poderosamente a você que tem sido parceiro nessa jornada.

No amor de Cristo Jesus,
Rev. Ronaldo, Fabiana, Bianca, Lara e Rony

Rev Alan e Vanessa Moreira

NaN/NaN/NaN

Portugal, junho 2024

Amados irmãos,

Que grande alegria escrever essa carta aos queridos espalhados pelo Brasil e outros países, igrejas fieis que mesmo diante de tantas perseguições e lutas nos mantém em oração, emocionalmente e financeiramente no campo missionário, as orações e amor dos irmãos são a forma tangível que o nosso Senhor usa para dizer: PERMANCERAM x PERSEVEREM, as lutas são diárias, mas o nosso Deus jamais nos abandona.

Lembramos sempre de vocês em nossas orações e pedimos ao nosso bom e fiel Deus que os abençoe, vos animando em todo bom serviço que Ele os tem confiado.

ICPLUZ

Grupo de convívio em Torres Vedras (alvo não crentes) em Almada e Quinta do Conde. Aulas de idiomas aberto a comunidade, temos tido grupo de jovens (com liderança jovem sendo um deles o português João Morais), salas juniores, crianças. Reunião das mulheres de forma presencial uma vez por mês, reunião de oração semanal.

ESCOLAS

Vanessa está como voluntária na escola publica em Amadora, com duas turmas semanais (quintas e sextas),focando o convívio com os portugueses, na escola tem excelentes oportunidades com as professoras, diretora e pais dos alunos. Orem pelo trabalho com filhos de missionários e o encontro de base que acontecerá em julho.

ICPPOMBAL

O trabalho em Pombal em setembro completará 1 ano como congregação, temos com a graça de Deus reunido no local nove famílias tanto de Leiria quanto da região de Pombal. Dia 26 de Junho, o pastor Walter e Martinha Mello sua esposa chegam para somar esforços e agregar ao avanço do reino nesta nação.

GRATIDÃO

No ultimo mês de maio completamos sete anos no campo transcultural, nosso coração se enche de alegria pela bondade de Deus e Seu cuidado. Neste ultimo semestre realizamos algumas atividades especiais: O 4° Congresso da família com o ajuntamento de mais de 150 pessoas, a  ICPLUZ tem crescido com  a vinda de diversas pessoas de nacionalidades diferentes, nosso enfoque missionário são os portugueses. Iniciamos os grupos de convívio em Torres Vedras, Almada e Quinta do Conde, com ênfase no evangelismo por relacionamento, temos frequentado todos os grupos e formado liderança. Na escola bíblica retornamos os estudos com a igreja na CMW, pela graça de Deus  tivemos novos diáconos eleitos. Rogo a Deus que a essência missionária da igreja intensifique e peço as vossas orações.

Tivemos a graça de Deus de realizar a plantação do trabalho em Leiria, Pombal (CPPOMBAL). No primeiro domingo de junho tivemos  batismo de três jovens e uma portuguesa na congregação de Pombal, e  recebemos  outros irmãos presbiterianos que tem congregado nesse trabalho, a igreja tem crescido e a vinda do pastor Walter e Martinha pela APMT vai somar muito ao nosso projeto de plantação de igrejas na região centro de Portugal, visto que ainda há conselhos (cidades) sem nenhuma igreja evangélica, em Portugal há a predominância do catolicismo, mas também há um enfoque na bruxaria e no misticismo muito grande. Existem pessoas que nunca ouviram falar do evangelho da salvação e não podemos perder tempo, temos que pregar a palavra em tempo e fora de tempo.

Louvamos a Deus a oportunidade das aulas voluntárias na escola pública, crianças sedentas pela palavra de Deus, sendo ensinadas a terem uma moral norteada pela palavra do SENHOR, como Deus tem direcionado para que Seu reino e sua justiça sejam vivenciados na Europa.

MOTIVOS DE ORAÇÃO:

Orem por nossas vidas, nossa saúde, por nossas filhas, Mariana na Sérvia e Ester que após o termino do seu primeiro ano de estudos teológico-missionário no Palavra da Vida da Hungria vai estagia em outros dois países:  Sérvia e Coreia, ela tem o desejo de servir ao Senhor na Ásia.

Seja parceiro Oikos127

BANCO DO BRASIL
Agência: 5853-x 
c/c: 7500-0

BANCO DO BRADESCO 
Agência: 0119
c/c: 107965-4

PIX CNPJ APMT 04.138.895/0001-86
Identificar no depósito 0,87 - Missionário Alan Moreira

Recebam nosso abraço fraterno, cheio de saudades e gratidão
Família Moreira

Rev Celso e Leiliane

NaN/NaN/NaN

Portugal, junho de 2024

“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” (I Co 10.13).

Aos irmãos e parceiros da obra missionária,

Chegamos ao meio do ano. Muitas coisas aconteceram no último trimestre. Embora o continente europeu não tenha mudado muito em relação aos problemas que já vinham acontecendo e Portugal também tem estado na mesma. A diferença é que há um novo governo que está dando os seus primeiros passos, mas ainda não se tem mudanças significativas no contexto político e econômico. Mas acima de tudo, devemos continuar orando para que Deus mude esta nação, para que muitas pessoas recebam o Senhor Jesus como Salvador.

Tivemos no início de abril um acidente de carro, sobre o qual os irmãos foram informados em outra carta. Tivemos perda total do carro. Mas o Senhor nos abençoou, primeiramente quando conseguimos um empréstimo no banco para aquisição de um novo veículo. Louvamos ao Senhor, porque muitos irmãos no Brasil ofertaram para que nós estivéssemos comprando o carro. Os nossos parceiros foram muito generosos e boa parte das ofertas que recebemos foram dos nossos parceiros. Estas ofertas foram muito importantes, porque podemos amortizar a dívida no banco e diminuir o valor das prestações que pagamos todo mês, o que ajuda grandemente na administração das nossas despesas. Que Deus abençoe ricamente a todos aqueles que ofertaram para a compra do carro. Com isto, temos hoje um carro melhor do que que o anterior, que já estava bem velho e um carro que atende as nossas necessidades.

A nossa congregação em Évora está indo muito bem e estamos para alugar um local para as nossas reuniões. Os trabalhos tem sido feitos na casa de um dos irmãos de lá. Mas agora estamos para alugar um local bem localizado e que vai permitir que o trabalho desenvolva e nós vejamos o crescimento do trabalho do Senhor naquela cidade. Aqui na Igreja Presbiteriana de Cristo, comemoramos mais um aniversário. A Igreja continua a crescer, embora já não esteja com o mesmo crescimento de antes. Muitas pessoas que frequentam a igreja querem se tornar membros da igreja, o que nos alegra grandemente.

Em termos familiares, tivemos a visita da Sarah neste trimestre, ela veio participar de um encontro da APEC, a outra missão que ela faz parte, e esteve conosco alguns dias, o que nos trouxe alegria para nós e também para a igreja aqui. Ela já retornou ao Brasil, para continuar a complementação dos requisitos para se tornar missionária efetiva da APMT. O Luigi concluiu mais um ano na universidade.

Louvamos a Deus, porque ele tem encarado os estudos de forma séria. O compromisso dele com a igreja também sido maior, ele está ensinando numa classe de escola dominical. Louvamos ao Senhor por todo apoio, orações e empenho dos irmãos, que estiveram conosco, neste momento que tivemos o acidente no carro, e especialmente nos ajudando em adquirir um outro carro, que terá grande utilidade, especialmente na assistência ao trabalho na Congregação de Évora.

MOTIVOS DE LOUVOR

1. Por termos conseguido comprar um outro carro.
2. Por conseguirmos um local em Évora para as nossas reuniões.
3. Pelo Luigi ter vencido mais um ano na universidade.
4. Pela Sarah estar empenhada na preparação missionária.

MOTIVOS DE ORAÇÃO

1. Para que as guerras cessem e finalmente tenhamos paz na Europa.
2. Pela Instalação da congregação em Évora no novo lugar.
3. Para que possamos dar o acabamento na casa pastoral.
4. Para que a igreja continue apoiando o trabalho em Évora.

Rev. Celso e Leiliane Dias

Rev Jorge Neves e Jarci

NaN/NaN/NaN

Líbano, junho 2024

“...Todos os vossos atos sejam feitos com amor...”. 1 Co 16.14

Como é bom contar com a sua parceria para trazer um pouco de alegria, esperança e cuidado para pessoas como as senhoras Nabirra, Barria, Eveline e os senhores Ghássan, Elias e Shawe, dentre muitos outros deste lar para idosos. Como é bom saber que podemos proporcionar lanche, apoio espiritual e amparo para os empregados, famílias e amigos que Deus tem colocado em nosso caminho. Como é bom saber que somos instrumentos para fazer com que a Igreja local no Brasil chegue em lugares tão distantes repartindo o amor de Deus. Dentre os desafios, estamos discipulando uma família síria que vive aqui no lar para idosos e temos investido também recursos para os levar, na medida do possível, para a Igreja. Orem por isso, pois tem sido um processo iniciado a muitos anos atrás e que demanda tempo e paciência, além é claro, da ação soberana do Espírito Santo.

Outros motivos de oração:

1 - para que os eleitos sejam alcançados apesar das nossas limitações;
2 - pela vida espiritual daqueles com os quais trabalhamos;
3 - pela integridade física de nossa família uma vez que estamos em um país bastante instável;
4 - pelo fim da guerra envolvendo Israel, a Palestina e parte do Líbano;
5 - por condições financeiras para continuar ajudando a quem precisa;
6- pela saúde dos nossos familiares no Brasil, especialmente a minha mãe  d. Leonor e a minha sogra d. Maria Aparecida;
7- pela nossa ida ao Brasil no final de Agosto. 

Gratos,
Rev Jorge, Jarci, Timóteo e Samuel
Projeto Nur

Contribuições:
Banco do Brasil:
Ag 4575-6
Conta Corrente: 8979-6
Jarci Silva P Neves
CPF e PIX: 530.178.541-91

projetonur@gmail.com
Whatsapp: +96181797073