Logo APMT
Logo APMT

Cartas de Missionários

Rev. Jean e Ruanny

13/10/2025

Brasil, outubro 2025

RESPOSTAS DE ORAÇÃO

Em relação aos pedidos de oração do nosso último informativo, queremos compartilhar com você sobre o que o Senhor realizou e agradecer pelas suas orações em favor de nós.

A saúde da família caminha bem, melhorando a cada dia. Tivemos um susto recentemente com uma pneumonia que acometeu a Catarina, mas Deus cuidou de tudo e ela já está bem melhor. A despeito das muitas visitas, viagens e acampamentos no último trimestre, vimos a mão do Senhor nos fortalecendo em cada momento.

Os dois acampamentos que realizamos na Igreja Coreana foram momentos de muito aprendizado e crescimento mútuo. O nosso acampamento de adolescentes teve o propósito de ensina-los a como ler a Bíblia e ter seu momento com Deus;

Já o acampamento do ministério português foi com a temática da União com Cristo, um momento singular para que crianças, adolescentes, jovens e adultos se reunissem para ter uma comunhão mais profunda.

Nosso coração se alegra muito com a chegada de mais pessoas e o crescimento deste ministério, pois quando chegamos aqui tínhamos uma média de no máximo 30 pessoas no culto, e recentemente tivemos 60 pessoas no culto em português. Esse número para uma igreja voltada para os imigrantes coreanos é uma grande surpresa, pois a igreja sempre se colocou como uma igreja étnica, e atualmente tem cada vez mais quebrado esse paradigma e aberto as portas para brasileiros não cristãos que estão chegando por meio da evangelização.

O TERCEIRO TRIMESTRE DE 2025

Em julho tivemos o acampamento com os adolescentes sobre o tema “Entendendo a Bíblia” . Fizemos a temática voltada para ensiná-los na prática a como fazer um devocional diário e estar em relacionamento com o Senhor. De fato foi muito proveitoso vê-los crescendo no aprendizado da palavra e os testemunhos que cada um contou após o acampamento.

Agosto é o mês de missões da Igreja Presbiteriana do Brasil, portanto, o mês mais movimentado para o missionário, e o deste ano não foi diferente. Logo no primeiro final de semana fomos a Jundiaí e visitamos duas igrejas, a Igreja Presbiteriana do Jardim Planalto e a 2ª Igreja Presbiteriana de Jundiaí, duas igrejas abençoadas e preocupadas com missões. Fomos muito bem recebidos em ambas as igrejas por irmãos preciosos, inclusive na nossa estadia na casa do irmão Felipe Militão e sua família, que nos recebeu carinhosamente durante o final de semana.

Visitei (nesta viagem as meninas ficaram em SP) a Igreja Presbiteriana Cristiano de Carvalho, em Barretos, uma igreja que tem crescido e se preocupado com a obra missionária. Fui muito bem recebido pelos irmãos e por meu amigo Rev. Bruno Barbosa e sua família, que me hospedaram durante o final de semana.

No final do mês estivemos na Igreja Presbiteriana Arthur Nogueira, com a família inteira. Também fomos muito bem recebidos pelo meu amigo Rev. Rafael Felício e família, e também pelo Pb. Márcio e família, local que ficamos em Limeira. Um final de semana especial com irmãos preciosos e outra igreja que tem crescido no interior de São Paulo e com a preocupação em envolver-se com a missão do Senhor ao redor do mundo.

Em agosto também tivemos o acampamento do ministério português, que compartilhei nas respostas de oração. A despeito de um mês repleto de visitas, o Senhor nos preservou e fortaleceu.

Em setembro estivemos em uma outra igreja da comunidade coreana, a Igreja Batista Jusarang, em um culto semanal aberto para irmãos de várias denominações. Foi um privilégio poder servir a estes irmãos com a exposição da palavra.

Ainda em setembro, participamos do aniversário de 15 anos da IP Memorial, na Zona Leste de São Paulo. Foi um prazer expor a palavra e compartilhar com os irmãos o intento do projeto missionário, principalmente na presença do amigo Rev. Argemiro.

Agora em outubro viajarei (as meninas ficarão em SP) a Joinville para divulgação, possivelmente visitando seis igrejas em um período de dez dias. Será uma das últimas agendas de divulgação do Projeto Libertà, então estará nos nossos pedidos de oração para o próximo trimestre.

ELE NOS OUVE QUANTO AO QUE LHE PEDIMOS

Desde o nosso último informativo, muitas coisas começaram a acontecer muito mais rápido que os quase dois anos que estamos divulgando o projeto. O Senhor confirmou em nosso coração que era o momento de dar este passo, e Ele tem respondido a tudo que pedimos segundo a sua vontade. Falamos que havia uma possibilidade de partirmos final de novembro, mas isso não foi possível por causa do visto religioso, que está nos trâmites documentais atualmente. Então temos uma previsão mais certa agora de partirmos início de 2026, pois a carta que precisamos da Itália só chegará em janeiro.

Ao mesmo tempo, o Senhor providenciou grandes coisas neste período e continua fazendo. Compartilhamos que tínhamos conseguido 50% do valor estimado das passagens, e no último trimestre, graças a contribuição os irmãos, fechamos 100% do valor das passagens. Além disso, também já alcançamos o valor dos vistos e boa parte dos valores do adiantamento de aluguel necessário para a chegada na Itália.

Para os irmãos terem noção, são valores elevados, pois a Itália vive uma crise de aluguel e dificulta muito a locação de casa para estrangeiros, cobrando adiantamento de até 6 meses de aluguel, isso somado ao euro, torna-se um valor exorbitante para custos que seriam “básicos”. Mas nisso tudo enxergamos a mão do Senhor em sempre nos responder no tempo dEle e o porquê de esperarmos este tempo.

No nosso último relatório, há três meses, estávamos com 55% do orçamento mensal e 20% do orçamento pontual (passagens, vistos, aluguéis, carro). Hoje estamos com 65% do orçamento mensal e 50% do orçamento pontual, um milagre do Senhor. Cremos que até partirmos, este número se fechará para honra e glória de Cristo, pois estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.

PEDIDOS DE ORAÇÃO

1. Ore pelos nossos últimos compromissos de divulgação, a viagem para Joinville, as meninas que ficarão em São Paulo, e pela nossa saúde.
2. Em novembro iremos ao casamento da minha irmã no Rio Grande do Sul, e também conheceremos a minha sobrinha que acabou de nascer, a Laura. Ore também por essa viagem, pois é logo após a minha viagem a Joinville.
3. Ore pelos nossos últimos passos nesta reta final, os documentos do visto, aniversário da igreja coreana em novembro, nossos últimos compromissos (tanto do projeto quanto na igreja), e o orçamento que está perto de ser fechado.

CONTATO

(21) 97990-6396
@projetoliberta836
[email protected]
Pix: 09177803965

Eliane Machado

12/10/2025

Guiné Bissau, outubro 2025

Graça e paz irmãos(ãs)!!

“Na bardadi, SIÑOR fasi garandi kusas pa nos; e ku manda no kontenti”.(Sl 126.3)

O contexto desse texto era o retorno do povo do cativeiro, reconheceram a mão de Deus e com profunda gratidão deram glórias ao Senhor por tão grande livramento. Em meio aos grandes desafios no campo, eu também agradeço a Deus por tanta misericórdia. A Ele a Glória!

Continuo os trabalhos na Igreja Evangelica Shalom de Bissaquele (na tabanka), estou dando formação teológica para líderes e professores de Escola Dominical. O líder dessa igreja estuda no nosso Seminário Presbiteriano, e pediu esse apoio, principalmente para implantação de uma EBD sistemática na Igreja, tem sido um tempo abençoado com esses irmãos, também, reformados. Além disso, fui convidada para dar uma palestra numa Conferência na Igreja sobre Apocalipse.

Em julho, dei uma palestra sobre “liderança” para cerca de 160 estudantes na Universidade: Escola Nacional de Administração, a convite do diretor. Foi um momento muito importante, pois além do assunto, também tive a oportunidade de falar sobre meu chamado. Após isso, o diretor convidou-me para continuar dando apoio em aulas na Universidade. E, também dar palestras a funcionários públicos da Administração Pública em Guiné-Bissau.

Após o encontro de Escolas Teológicas em Angola, agora sou oficialmente representante da  ACTEA (Associação para Educação Teológica Cristã na África) em Guiné-Bissau, e, inicialmente tenho a responsabilidade de fazer um levantamento sobre todos os Seminários Teológicos no país.

Em agosto, com o apoio da Dra Patrícia (dentista e missionária) e Emily (estudante de Odontologia), organizamos um evento sobre “Saúde bucal” para crianças na Tabanka, foi benção demais!

Nesse mês também fui convidada, pelo professor de Criolo da Diocese, onde estudei, para dar testemunho a nova turma de missionários sobre como foi o curso anteriormente.

Em setembro, eu e alguns missionários (outras denominações), tivemos uma reunião com o Embaixador do Brasil em Guiné-Bissau, e foi-nos solicitado a organização do dia “7 de setembro” aqui no Centro Cultural Brasileiro. Fui escolhida para ser responsável pela organização e mediação no evento; tivemos um culto e também a parte cívica.

Sobre as línguas, continuo crescendo na fluência da língua Crioulo, e também no Francês. Fiz uma rápida viagem ao Senegal, também para fazer exame médico, e fiquei feliz ao fazer tradução, e comunicar um pouco na língua francesa.

Ao retornar para Bissau, tivemos a abertura das aulas no Seminário Teológico Presbiteriano de Bissau (STPB), ministrei na semana passada o 1º módulo na disciplina Introdução e Análise do Antigo Testamento.

Continuo servindo ao Senhor também na IP Plak2, dando aulas na Escola Dominical bem como a convite do Conselho, assumi a função de conselheira da juventude da igreja, estamos nos organizando para as atividades com os jovens, de forma que cresçam no conhecimento da Palavra. Nesse período também fui convidada para estar com eles num evento de música.

Conforme relatei anteriormente, a convite do coordenador, também começarei a dar oficinas no Centro Cultural do Brasil, aqui na Embaixada Brasileira.

Enfim, continuo pedindo vossas orações pelos trabalhos:

1) Capacitação nas aulas que serão ministradas;
2) Crescimento nas línguas;
3) Pela minha família que está no Brasil;
4) Minha saúde;
5) Evangelização;
6) Renovo e fortalecimento;
7) sustento.

Deus seja louvado por tudo! Gostaria de agradecer mais uma vez, todas às Igrejas, Conselhos, irmãos e irmãs em parcerias nesse projeto. Gratidão!

Que Deus abençoe ricamente! 

Missionária Eliane Gonçalves Machado
[email protected]

Rev. Antônio e Nete

11/10/2025

Portugal, outubro 2025

“Assim, edificamos o muro, e todo o muro se fechou até a metade de sua altura; porque o povo tinha ânimo para trabalhar.” Ne. 4:6

Todos sabemos que, mais cedo ou mais tarde, enfrentaremos dificuldades na obra do Senhor. Mas o que fazer nesses momentos? A orientação da Palavra de Deus é clara: não desanimar. Esse é o conselho que encontramos ao longo das Escrituras, especialmente ao observarmos como o Senhor conduziu e sustentou Neemias e o povo em Sua obra. O Deus de Neemias é o nosso imutável Deus! O Deus que nos sutenta e fortalece. Não desanime, confie no Senhor!

Guiné-Bissau/Tradução da Bíblia - Com alegria, seguimos firmes no propósito de concluir a tradução do Novo Testamento no próximo ano. Recentemente, avançamos na consultoria do livro de Hebreus, alcançando 8 capítulos revisados. Se Deus permitir, planejamos concluir este trabalho em novembro.

Paralelamente, estamos focados na finalização do livro de Apocalipse. Em novembro, teremos a oportunidade de verificar o texto junto à comunidade, período em que estarei na aldeia por 30 dias, fortalecendo também os laços de cooperação e fé.

Entretanto, nos aproximamos de um desafio financeiro. A organização parceira dos Estados Unidos, que tem apoiado-nos fielmente ao longo dos anos, confirmou seu sustento até outubro de 2025. Ainda não sabemos se haverá extensão por mais um ano, o que seria essencial para a conclusão do Novo Testamento.

Mesmo diante dessa incerteza, permanecemos confiantes: sabemos que o Senhor é dono da missão, e que Ele mesmo sustentará a obra que começou.

Portugal/ Revitalização da Igreja Cristã Presbiteriana do Barreiro - Louvamos a Deus por suas maravilhas no meio de sua igreja. Dia após dia, o Senhor tem acrescentado vidas ao nosso convívio, fortalecendo a comunhão e edificando sua obra.

Este trimestre foi marcado pelo intenso calor, levando muitas famílias a buscarem os parques da cidade para momentos de lazer. Como igreja, aproveitamos essa oportunidade para promover atividades como piquenique, vôlei e celebrações de aniversários, sempre com um propósito evangelístico. Nesse contato, o Senhor nos concedeu preciosas ocasiões para o anúncio e a partilha da Sua Palavra.

As atividades dominicais têm sido realizadas com boa participação, assim como as reuniões de oração e os estudos bíblicos, que permanecem frutíferos. Destacamos, com gratidão, a realização da EBD – 2025 e a celebração dos 70 anos de nossa igreja, ocasiões em que fomos honrados com a presença de muitos visitantes. Se Deus quiser, vamos iniciar mais uma classe de catecúmenos, já temos 12 inscritos.

O próximo desafio que se apresenta diante de nós é a formação de presbíteros e diáconos. Oramos para que, em breve, possamos instalar o conselho local e a junta diaconal, a fim de que a igreja prossiga firme na missão que lhe foi confiada pelo Senhor.

Coordenadoria da Área Ibérica – Seguimos firmes no propósito de acompanhar as famílias missionárias e seus respectivos projetos. É motivo de grande alegria ver o povo de Deus frutificando e permanecendo animado no Senhor, mesmo em meio á lutas e desafios.

Em Portugal, tivemos a bênção de receber mais uma família missionária que se encontra agora servindo na cidade de Évora, e aguardamos a chegada de outra que atuará nas regiões de Leiria e Pombal. Na Espanha, seguimos na expectativa da vinda de mais uma família missionária para fortalecer o trabalho naquele país.

Família - Somos profundamente gratos a Deus pelo seu cuidado pastoral e por sua fiel provisão em todas as nossas necessidades. Já estamos bem instalados no apartamento da igreja, que nos oferece melhores condições e mais espaço para o nosso dia-a-dia. Quem mais gostou foi o Alex, isso por estar a 500m da escola.

Toda à família desfruta de uma boa saúde, pela graça do Senhor. A Nete precisou viajar ao Brasil, à convite das suas irmãs, para cuidar do seu pai, que está com 87 anos e com um diagnóstico de demência . Ele não consegue reconhecer os filhos com facilidade. Esse tempo junto dele está sendo  precioso e necessário.

O Alex retomou as suas aulas, mantendo-se comprometido e animado com os estudos. Durante as férias, ele trabalhou na montagem de uma cozinha com um irmão da igreja, experiência que lhe trouxe não apenas algum recurso financeiro, mas também um valioso aprendizado.

Eu, Toni, sigo bem e animado, dedicando os momentos de folga na organização de alguns detalhes do apartamento, sempre grato ao Senhor por sua bondosa direção.

Louvamos a Deus pelo companheirismo dos irmãos no propósito de alcançar o povo soninkê com a Palavra de Deus, bem como em levar aos portugueses o conhecimento da salvação pela graça.

Em Guiné-bissau, depois das chuvas, o povo sonha com a colheita. É tempo de recolher os frutos do que foi semeado e alegrar-se com a provisão dada por Deus. Louvem ao Senhor junto com a gente.

Em Portugal, estamos no outono com o tempo de frio à porta. Este é um período de muitas viroses e hospitais lotados. Foi assim nos últimos dois anos. Contamos com suas orações.

Agradecemos:

• Somos gratos a Deus pela preservação da nossa saúde e pelo benefício do apartamento da ICPP;
• Pelo bom avanço na conclusão da tradução do Novo Testamento para o Soninquê;
• Pelas múltiplas atividades especiais e evangelísticas realizadas com os irmãos da igreja no Barreiro;
• Com muita alegria, temos trabalhado no acompanhamento dos missionários da Área Ibérica.

Oramos:

• Contamos com as vossas orações por nós, pois estamos nos aproximando do período de frio, geralmente acompanhado de muitas viroses;
• Pelo período que estarei na aldeia Soninquê para a verificação, junto à comunidade, o texto de Apocalipse e, se possível, a finalização da consultoria em Hebreus;
• Pelas atividades da igreja, especialmente a classe de catecúmenos;
• Rogamos ao Senhor que continue enviando missionários para a sua seara;
• Que os soninquês e portugueses que pertencem ao Senhor sejam alcançados pela Palavra de Deus.

Queridos irmãos, com muita alegria no Senhor, partilhamos com os amados irmãos aquilo que Ele tem realizado na nossa vida e ministério. Sentimo-nos profundamente gratos por caminhar ao lado dos irmãos, pois cada gesto de amor e apoio é uma expressão da bondade do nosso Deus. Que o Senhor derrame ricas bênçãos sobre cada irmão e irmã, fortalecendo-os na fé e no serviço ao Seu Reino.

Em Cristo, nossa esperança!
Família Xavier

Contato: +351 963809574 / +351964833965
@tonienete
@abiblia_nalínguadopovo
[email protected]

Rev. Alexandre e Cassiana

10/10/2025

Panamá, outubro 2025

Queridos irmãos, graça e paz!

Queremos compartilhar com vocês um pouco do que Deus tem feito aqui no Panamá por meio de nossas vidas e de tantas outras.

A IGREJA

Nossa igreja vem crescendo na fé, no amor e no serviço. Nossa marca é o discipulado e nossa visão é expandir nossos trabalhos por todo o país para alcance e cuidado das ovelhas de Cristo.

Estamos plantando outra igreja na cidade de Arraiján, a 40 minutos da capital, sob os cuidados do mis. Paulo Oliveira/APMT. Também, começamos um trabalho quinzenal na cidade de Coronado no interior do país. Na capital, começamos um pequeno grupo às segundas-feiras na cada de um irmão da igreja.

Nosso Conselho é jovem, mas vem desenvolvendo bem sua função e aprendendo diariamente a dinâmica do cuidado da igreja. Hoje contamos com um líder para a equipe de música e uma líder em formação para o ministério de crianças. O ministério de mulheres está nascendo e esperamos no próximo ano ter uma boa liderança para ele também.

NOSSA FAMÍLIA

O Senhor sempre foi muito bondoso conosco e sentimos o seu cuidado todos os dias. Nosso casamento sempre foi estável e edificante. Nossos filhos crescem felizes e seguros na fé. Nos sentimos privilegiados e animados para exercer o ministério aqui no Panamá.

NOSSA IDA AO BRASIL

No próximo ano devemos ir ao Brasil para renovação do contrato com a APMT, visita às igrejas parceiras e um tempo com a família. Planejamos essa viagem para Janeiro a Março. Graças a Deus, nossa igreja aqui estará bem amparada pelo mis. Raimundo Montenegro/APMT que voltará para cumprir mais um tempo de serviço no Panamá.

NOVEMBRO, mês pátrio no Panamá

O Panamá celebra várias datas patrióticas em novembro. Esse mês é conhecido no país como o "Mês da Pátria" . As ruas ganham cores e desfiles tomam conta das cidades. As principais datas comemoradas são:

• 3 de novembro – Separação da Colômbia (1903);
• 4 de novembro – Dia da Bandeira;
• 5 de novembro – Consolidação da Separação em Colón: Data em que a cidade de Colón confirmou seu apoio à separação, garantindo a independência;
• 10 de novembro – Grito de La Villa de Los Santos (1821): Primeiro movimento de independência do Panamá do domínio espanhol.
• 28 de novembro – Independência da Espanha (1821): O Panamá se separa formalmente do Império Espanhol, antes de se unir à Grande Colômbia.

GRATIDÃO

- Graça do Senhor sobre nossa família;
- Fidelidade dos nossos parceiros em missão;
- Renovação dos nossos vistos no mês passado;
- Maturidade e expansão da igreja;
- Cuidado de Deus sobre nossa família no Brasil.

PEDIDOS DE ORAÇÃO

- Por aqueles que estão sendo discipulados, para que conheçam e amem a Jesus;
- Aluguel de um local para a igreja Redenção (Arraiján) e um local mais amplo para nossa igreja na capital;
- Direcionamento do Senhor para os próximos passos do projeto;
- Pela vida daqueles que oram por nós e investem nesse projeto;
- Pelo sustento de outro obreiro que trabalha conosco e está em dificuldades.
- Por nossa ida ao Brasil e as inúmeras viagens que faremos para visitar igrejas, irmãos e familiares.

Pr. Alexandre, Cacá, Vicente, Bella e Clara
Contato e PIX: 34 98836-4657

Rev. Eulógio e Maristela

09/10/2025

Paraguai, outubro 2025

“Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta a palavra”. Col.4:3ª.

Nesse terceiro trimestre queremos compartilhar com os amados o que Deus tem feito mesmo que eu estive o trimestre inteiro doente sem a possibilidade de trabalhar fisicamente. Tive um problema na coluna (estreitamento do canal e nervo comprimido). Mesmo assim o Senhor da Seara tem feito sua obra por intermédio dos irmãos.

FAMILIA

Chegamos ao terceiro trimestre do ano 2025 onde Deus permitiu-me reunir os membros da minha família por intermédio da saúde. Minha esposa estava em S. Paulo cuidando da família, Marcos meu filho em Jundiaí S. Paulo e vendo a necessidade veio para prestar ajuda. Foi muito bom porque ele realizou todas as gestões para minha internação e cirurgia. E o Felipe fez a fisioterapia e fará pós cirurgia. Pude ler a minha Bíblia e dois livros, ouvir dois áudios livros e dedicar mais horas de orações.

IGREJA

Neste terceiro trimestre obedeci ao Senhor e permaneci em repouso absoluto por motivo de saúde. Por outro lado, os meus dois colegas e líderes locais executaram o cronograma de atividades da igreja como mensagens nos cultos, estudos bíblicos, E. Dominicais, EBF e atividades com crianças no nosso ponto de pregação. Foi bom ver os filhos na fé agindo conforme requer a situação. Também ressaltamos o início do trabalho com os adolescentes do ponto de pregação juntamente com os adolescentes da igreja.

INSTITUTO PRESBITERIANO

Somente pude participar da primeira semana de junho, logo já estive impossibilitado de concorrer na instituição. Contudo a diretora e os professores cumpriram suas funções dando prosseguimento ao ano letivo.

CONSTRUÇAO DO TEMPLO

Louvado seja Deus que no dia 22 de setembro demos continuação a obra de construção da segunda etapa. Estamos com os corações regozijando de gratidão ao Deus que proveu os recursos para dar prosseguimento a sua obra.

EVANGELISMO E DISCIPULADO

Apesar da minha situação, irmãos e discípulos nossos realizaram trabalho de evangelismo com crianças e adolescentes no nosso ponto de pregação e também com o grupo da Missão Mais que esteve presente na primeira quinzena do mês de julho.

AGRADECIMENTO: Agradeço a todos irmãos que estiveram intercedendo por mim na questão da saúde e pelo apoio de sempre.

1- Pela instrução aos candidatos para Presbíteros e diáconos.
2- Pelos recursos p/a construção do templo terceira etapa.
3- Pelas conversões de almas, trabalho de evangelismo e discipulado.
4- Pela continuação da terceira etapa da construção do templo.
5- Pelo Instituto Presbiteriano (por novos alunos 2026).
6- Pela minha recuperação pós cirurgia da coluna.

Rev.Eulogio e Maristela

Rev. O. F. e T.

08/10/2025

Oriente Médio, outubro 2025

FAMÍLIA

Graças a Deus estamos todos bem. Tiago cursando o último ano de Engenharia Civil. Ele está fazendo estágio com grandes possibilidades de ficar efetivo na mesma empresa. Tem pensado em casar-se ano que vem. Débora está cursando seu segundo ano de Bioquímica e começou a namorar. Fernanda e Lara continuam estudando no sul do país. Deus tem sido fiel para conosco.

CRIANÇAS DO ÚLTIMO RESGATE

No último dia 09 de setembro tivemos mais um resgate. Foram 19 crianças tiradas das mãos dos terroristas. Todas estão bem e aguardam a documentação deles ficarem prontas para poderem serem recebidas nos orfanatos. Interceda por cada uma delas.

BIBLIAS EM MP3

Cada vez mais estamos investindo em Bíblias em aúdio, atendendo pessoas analfabetas e etnias de tradição oral. Tem sido um ministério muito promissor, uma vez que as Escrituras tem chegado nas mãos de muitos com muita rapidez. Deus é bom!!!

CONSTRUÇÃO DO MURO

Amados finalmente vamos iniciar a construção do muro da nossa base missionária. Com as chuvas nos últimos meses tivemos nossa área toda alagada, o que atrasou esse nosso processo. Agora o solo está seco e vamos começar a construção. Esteja na brecha em nosso favor. Deus cuidando de tudo!!!

REFORMA DA NOSSA ESCOLA

Agradecemos todo apoio e orações dos irmãos pela reforma da nossa escola, destruída pelas chuvas. Graças a Deus, a escola foi totalmente reformada e as crianças já retornaram as aulas. Estamos muito felizes de conseguirmos terminar tudo a tempo, que não prejudicou o inicio das aulas das nossas crianças.

NOVA ESCOLA

Completamos o primeiro mês das atividades da nossa nova escola. Tivemos uma frequência média de 45 crianças. Um mês muito abençoado, onde as crianças estão aprendendo muito e estão amando a escola. Muitas crianças estão ouvindo sobre Jesus pela primeira vez. Esse impacto tem alcançado as famílias delas também. Deus é bom!!!!

IGREJA PAQUISTÃO

Nossa igreja no Paquistão enfrenta um problema bom. Nosso espaço está ficando cada vez menor pelo número de pessoas que tem frequentado nossa igreja. Estamos pensando em opções para poder atender a todos. Uma ideia seria 2 cultos, mas para isso precisamos de mais líderes, pois nossa equipe já está toda sobrecarregada. Deus vai nos mostrar o melhor caminho a seguir. Ele é o nosso Deus!

SHINDIS

Vamos avançando na proclamação do Evangelho, para o grupo não alcançado dos Shindis. A participação deles tem sido muito bom e perseverante. Já estamos sentindo a necessidade de ampliar mais ainda nossas ações no meio deles. Queremos também iniciar a gravação das Escrituras para o dialeto oral deles. Alargando nossas fronteiras cada vez mais.

CORTE & COSTURA

Mais um curso de corte & costura evangelístico iniciado em nossa igreja. Um projeto que tem ajudado a comunidade, além de vermos muitos frutos para o Reino. Já são muitas famílias convertidas fruto desse ministério. Glórias sejam dadas a Ele!!!

BOLETIM PROJETO ABRAÃO

Nossos 3 adolescentes continuam no tratamento dentário, visitando o dentista duas vezes por mês. O progresso deles tem sido muito bom e cada vez mais estão se alimentando com todos os tipos de alimentos. Louvado seja Deus! Estamos mudando a história de vida desses meninos, que nunca tinham se alimentado com alimentos sólidos em toda as suas vidas.

Rev. O. F. e T.
[email protected]

Lucas e Juliana

07/10/2025

Mongólia, outubro 2025

Agosto foi um mês de alívio e esperança. Mais uma vez, pessoas amadas do nosso coração vêm nos socorrendo e nos fortalecendo com bons conselhos, orações e com o amor do Pai. Nosso sonho continua sendo ver nômades sendo alcançados e alcançando outros, em um movimento que se espalhará por toda a janela 10/40. Mas, no dia a dia, viver em um lugar tão distante e isolado, até mesmo dentro da Mongólia, não tem sido fácil. Ainda assim, cremos que aquele que começou a boa obra há de concluí-la e que Ele está no comando desta jornada.

O verão nos deixa muito ocupados tanto com o negócio de turismo quanto com o ministério entre os nômades. É na alta temporada, quando os mongóis também desejam aproveitar e acabam não permanecendo muito nos empregos. Apesar dos desafios, essa época é também quando podemos abençoar mais famílias nômades, enviando turistas para gerar renda extra para eles. Dou graças a Deus, pois muitos desses turistas ouviram a mensagem do evangelho. Quero destacar uma mulher de Singapura que verdadeiramente se rendeu a Jesus após ouvir sobre a Bíblia estando com uma das famílias nômades da igreja, por meio de nossa guia Tsegii e de mim no caminho de volta para a cidade. Ela contou que seu irmão havia se convertido anos atrás, se tornou pastor, mas ela não entendia. Agora, em lágrimas, disse que finalmente começava a compreender. Não é maravilhoso? Além disso, nossos funcionários também têm ouvido falar de Jesus e estão sendo discipulados por nossa gerente, Chimee.

No trabalho com os nômades, este verão trouxe desafios e confesso que me senti um pouco desencorajado. Normalmente eles migram bastante nessa estação, mas este ano nossa família base (Shogii e Khishigee) perdeu a família que os ajudava no pastoreio dos animais e na produção de laticínios — sua principal fonte de renda. Essa mesma família, Ulanaa e Doca, com seus filhos, também eram membros queridos da igreja nômade e haviam sido batizados em abril. Eles compreendiam seu papel no avanço do evangelho, servindo com dedicação para que Shogii e Khishigee pudessem evangelizar e discipular. Mas, com duas filhas entrando na universidade, precisaram buscar salários maiores, venderam seus animais e mudaram-se para perto da capital. Soma-se a isso a seca mais severa dos últimos cem anos, que os obrigou a mudar-se com mais frequência e para lugares diferentes. O resultado foi que tivemos dificuldades em acompanhar todos como antes, alguns mais imaturos na fé se afastaram e um deles até recaiu no alcoolismo.

Por outro lado, também tivemos motivos para nos alegrar. Em nossa viagem ao povo Tuvan nas montanhas, foi uma grande bênção reencontrar nossa família base (Boró e Burma) firmes na fé e ver o irmão mais velho, Batsukh crescendo em Cristo.  Batsukh, que recebeu a Cristo em abril, foi liberto do alcoolismo e tem caminhado firme com o Senhor. Isso nos encheu de encorajamento.

Agora, essa semana, as famílias nômades retornaram para as regiões de inverno, quando a vida da igreja se torna mais estável e pudemos reunir quase todos para culto. Contamos com a presença do pastor Albert e sua esposa Arlene, pastor de nossa igreja enviadora em São Paulo e grandes amigos. Tivemos uma semana abençoada com eles, e no culto com os nomades nosso pequeno João de 11 anos confirmou sua fé publicamente e participou da ceia do Senhor pela primeira vez com muita alegria.

Peço oração:

• Pela irmã nômade Oyuka, idosa de 80 anos, com grave problema nos rins, mas que não pode ser operada por ser de alto risco.
• Por Chimguê nossa Gerente e muito amiga, o qual perdeu seu filho de 32 anos.
• Para que Deus nos dê uma estratégia que permita à nossa família base dedicar mais tempo à igreja.
• Por nós, que muitas vezes sentimos a solidão e a falta de amigos e familiares por perto.
• Pelo nosso negócio, para que o Senhor continue enviando clientes e funcionários de longo prazo, e que seja um espaço onde muitos conheçam a Deus.
• Pelo módulo de estudo teológico desta semana com líderes locais, em parceria com o pastor Sheika e missionários americanos.
• Por mim, Lucas: torci o joelho e há mais de 20 dias sinto dor e instabilidade. Vou fazer uma ressonância na capital.
• Pelo homeschooling, para que eu encontre forças e disciplina para cooperar mais com a Juliana, que tem sido a guia principal nesse processo e também precisa muito de nossas orações.
• Pelo Marvin e sua família, missionários que dirigem o negócio e são fundamentais para nossa permanência no país.
• Pelas 15 crianças que vêm diariamente ao parquinho que construímos em casa, muitas delas com histórias difíceis, para que possamos testemunhar de Jesus a elas e que creiam nele.

Deus tem sido fiel, e seguimos confiando n’Ele em cada passo dessa jornada.

Lucas e Juliana
[email protected]

Rev. Cácio e Elisângela

06/10/2025

Brasil, outubro 2025

Alegrem-se conosco pelas principais atividades do 3º trimestre de 2025:

1. O Senhor tem guardado nossa família e assim estamos todos bem.

2. Na APMT, seguimos na supervisão geral dos campos, missionários e candidatos. Recebemos com alegria 6 novos missionários para Nepal, Portugal e Timor-Leste, vimos 2 casais e 1 solteira seguindo para seus campos em Portugal, Senegal e Quilombolas, e recebemos 5 novos candidatos a futuros missionários. Através de um amplo levantamento dos campos as estatísticas foram atualizadas e servirão para consultoria estratégica. Por fim, fomos renovados com um animador encontro dos missionários que servem na região do Cone Sul e na Base Brasil.

3. Tivemos o privilégio de ministrar 7 módulos e palestras missiológicas nos seminários presbiterianos de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília; Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper; Centro de Formação Missiológica da APMT; Perspectivas Brasil; e numa iniciativa de envio de missionários para o país mais restritivo da atualidade.

4. Foi uma alegria ministrar em 8 conferências de médio e grande porte, com destaque para o Congresso Indígena do CONPLEI, com mais de 1.200 participantes, representando 87 etnias e 22 países, onde revimos amigos indígenas de velhas datas e saímos revigorados.

5. Concluímos o livro “Identidade Eclesiástica” e colaboramos com o “Perspectiva Bíblica do Cuidado Missionário”, ambos a serem lançados no Congresso Brasileiro de Missões.

6. E seguimos na gestão do Instituto Proclamar, apoiando atualmente 52 projetos, de 92 missionários em 24 países dos menos evangelizados do mundo, envolvendo 38 igrejas em plantio ou fortalecimento, capacitação e mentoreio de dezenas de obreiros locais e tradução da Palavra para 11 línguas. Seja Deus louvado por todas as coisas.

7. Pedimos oração pelos próximos meses:
(a) Participação no CBM – Congresso Brasileiro de Missões.
(b) Encontro de missionários que atuam entre indígenas e outros grupos minoritários do Brasil.
(c) Viagens a campos na Argentina, Camboja, Vietnã e Mongólia.

Nas pegadas do Cordeiro,
Cácio e Elisângela
(11) 91126-8910 | (11) 91202-5678

Assuntos da APMT: [email protected]
Demais assuntos: Cácio - [email protected]
Elisângela - [email protected]

Rev. Dirceu e Tirza

05/10/2025

Espanha, outubro 2025

"Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi. Eis que um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, (…) vinha lendo o profeta Isaías. Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus." Atos 8.26-28,35

Amados irmãos em Cristo.

O verão espanhol é conhecido pelo seu calor, pelas férias e, principalmente pela presença de milhões de turistas. O que poucos sabem, é que o cidadão comum com filhos pequenos enfrenta imensos problemas para compatibilizar as horas de trabalho e os quase três meses de férias de seus filhos, cuja realidade afeta a igreja e, em especial, o cuidado pastoral.

As familias se veem desgastadas e nosso desafio, nesse período, está em escutar a voz do Senhor sobre o cuidado que devemos ter com cada irmão, em sua necessidade. Nosso Deus nos chama a atendê-los com carinho e dedicação, inclusive a quem não é da igreja.

Mais um verão se foi e, agora, retomamos as atividades com a alegria de ver familias caminhando com ânimo no Senhor, depois de meses de lutas e, pela graça de Deus, de vitórias.

Ore conosco:

• Agradecemos a Deus pela compra do imóvel pequeno, que usamos para a Escola Dominical. Na quarta-feira, dia 01, de manhã, foi assinado o contrato e nosso grupo de oração, à noite, ofereceu culto de gratidão ao Senhor. Louvamos a Deus pelas pessoas que ofertaram. A Ele toda Glória!

• Oramos pela compra do imóvel maior, onde está o templo. Nas próximas semanas voltaremos a falar com o banco. Com a valorização imobiliaria, os proprietários cogitam subir o valor. Confiamos no Senhor!

• Seguimos orando sobre a desgastante indefinição sobre nossa moradia. Não encontramos apartamentos para alugar. A proprietária, apesar de sua necessidade, está sendo compreensiva. Louvamos ao Senhor, pois podemos dar-lhe testemunho da fé em Cristo. Oramos por ela.

• Oramos pela retomada das atividades normais da igreja, especialmente a evangelização, as aulas da escola dominical e a reunião evangelística de mulheres e homens.

• Nosso Sínodo nacional esteve reunido. Foi um tempo abençoado.  Louvamos ao Senhor.

• Estamos orando por duas familias queridas muito próximas a nós, que estão sofrendo pelo falecimento de seus entes queridos. Somente o Senhor para consolar aos que sofrem.

• Em especial oramos por nosso bairro. A cada dia ampliamos nossos relacionamentos e as oportunidades de falar de Cristo. Estamos clamando ao Senhor para que os corações se abram.

• Oramos por nossos filhos, nora, genro e netinha e também pelos pais da Tirza, que virão à Espanha no final de outubro. Será um tempo de bençãos do Senhor!

Deus abençoe a cada um de vocês!

Dirceu e Tirza
[email protected]
+34 665303977 (Dirceu) 
+34 691424929 (Tirza)
Pix – 02788893876

Rev. Marcos e Cristina

04/10/2025

Uruguai, outubro 2025

Estamos juntos nessa caminhada...

Em tudo vemos a boa mão de Deus no nosso segundo ano no Uruguai, o primeiro com as atividades dominicais independentes. São os primeiros passos do “Projeto Piedras Vivas”, que visa plantar uma Igreja Presbiteriana em Las Piedras, periferia da Grande Montevideo, capital do país.

Ore conosco por:

Identidade visual – Como parte dos primeiros passos para a plantação de uma Igreja Presbiteriana em Las Piedras, finalizamos uma etapa para a identificação visual de nossa Igreja com a colocação de uma placa no salão que alugamos, e uma pintura nova na fachada, ambas no azul celeste, cores pátrias do Uruguay. Agradeça a Deus conosco.

Dia de la amistad – Ainda com a intenção de marcar as datas importantes do país com programações evangelísticas intencionais, os adolescentes da Igreja realizaram um Chocolate Quente, merenda da tarde típica para os invernos do país. Abraham, um jovem imigrante cubano que está congregando conosco desde a páscoa, fez a abertura das atividades, e Noni e Milagros se encarregaram, junto com Cristina, da decoração. Que Deus nos dê sabedoria para orientar esses adolescentes através da palavra de Deus.

Encontro de Missionários do Cone Sul – Participamos no final de setembro do 1° Encontro dos Missionários da APMT do Cone Sul". Uma semana em Porto Feliz/SP de comunhão, refrigério e treinamento com os missionários do Uruguay, Paraguay, Argentina e Chile. A equipe do Uruguay esteve representada por todos os missionários. Agradeça a Deus pela profunda união dos missionários no país através da liderança do Rev. Maurício Rolim.

Igrejas associadas – Aproveitamos a nossa pequena viagem ao Brasil para pregarmos em duas Igrejas associadas ao nosso ministério, a 1 IPB de Belo Horizonte e a 1 IPB de Bauru, onde celebramos os 92 anos dessa comunidade. Agradecemos muito ao Senhor pelos que se associaram ao nosso ministério. Nada nos faltou, glorificado seja Deus.

Igreja Presbiteriana de Las Piedras – Interceda conosco por nossa comunidade de Fé. Seguimos firmes com o projeto de plantação da Iglesia Presbiteriana de Las Piedras: com os cultos e escola bíblica regulares aos domingos, além das reuniões nos lares às quintas-feiras, os encontros de oração com os homens às terças-feiras, e o encontro quinzenal de oração das mulheres. Também prezamos pela comunhão entre nós não nos esquecendo de celebrar datas importantes como o dia dos pais e o dia dos professores, além dos aniversários de todos. Entre a Escola Dominical e o Culto sempre realizamos também uma merenda com chá, café e mate, com o objetivo de fomentar mais ainda a união da nossa nascente comunidade.

Agradecemos a Deus, depois de mais de 1 ano e meio, conseguimos vencer uma importante etapa na burocracia para obtermos os documentos uruguayos das meninas. Recebemos uma nova sentença da justiça paraguaya, que nos concedeu a guarda de ambas, e a confirmação de que elas estão autorizadas a viverem no Uruguay. Agradeça a Deus conosco. Deus é Bom em todo tempo!

Rev. Marcos Paulo e Cristina
[email protected]
+598 96-604060
https://instagram.com/presbiteriana_las.piedras

Ana Karina

03/10/2025

Brasil, outubro 2025

AGOSTO: MOBILIZAÇÃO - 12 IGREJAS EM 17 DIAS

Durante o mês de agosto estive em Gov. Valadares/MG e região. Mobilizei igrejas e divulguei o trabalho entre os quilombolas através da Missão em Quilombo, no norte do Espírito Santo. Foi maravilhoso. Durante essa experiência, ressalto a oportunidade de ser ministrada por pastores de igrejas com as quais não tenho o costume de me relacionar, e que me receberam com orientações profundas da parte de Deus. Sou imensamente grata por suas vidas.

O CAMPO - ANGELIM 2 E LINHARINHO/CÓRREGO GRANDE

De volta ao campo, tive algumas visitas ao Angelim 2, onde dou continuidade ao evangelismo das crianças, junto com a Rafaela. Em Linharinho/Córrego Grande os trabalhos foram cancelados por causa da ausência dos missionários Pb. Zé Batista e Lucimar (aos quais acompanho), que estiveram fora em setembro para congressos e feiras de missões.

IPB CONCEIÇÃO DA BARRA - CHÁ DA AMIZADE - PRIMAVERA

No dia 27 de setembro compartilhei com a SAF da IPB Conceição da Barra sobre a Luz do Mundo, que é Jesus. E como devemos brilhar sua luz neste mundo em que estamos enquanto caminhamos para nossa morada eterna. No final da programação, participamos do amigo oculto das flores. Alegria e comunhão inspiradas pelo Pai Celeste.

PRÓXIMOS PASSOS - ENCONTRO APMT EM PORTO FELIZ/SP

De 20 a 24/10 haverá o Encontro de Missionários da APMT das áreas minoritárias (Ciganos, Indígenas, Imigrantes, Quilombolas). Sairei de Conceição da Barra em 16/10 pois agendei visitas a igrejas parceiras em SP e no interior do estado. Conto com as orações dos irmãos para que a viagem (ida e volta) e o tempo lá seja muito proveitoso, animador e edificante. Obrigada por participarem do trabalho aqui nesse campo pronto pra ceifa!

Até a próxima! Em Cristo, a Seu serviço,
Ana Karina
[email protected]
(33) 99944-8810

Rev. Jorge e Jarci

02/10/2025

Oriente Médio, outubro 2025

“.. Com os idosos está a sabedoria, e na longevidade, o entendimento.” Jó. 12.12

Queridos cooperadores de missão,

Deus nos tem dado a oportunidade de sermos a companhia presente na vida de muitos aqui nesse lugar. De tempos em tempos recebemos novos idosos residentes, os quais vão sendo acolhidos e inseridos. De vez em quando também, a morte faz a sua visita certeira e alguém nos deixa. Nesse contexto estamos semeando... Deus sabe quem são os Seus eleitos. Existem idosos de outras fés, que somente agora, porque estão internados aqui, estão tendo a oportunidade de ouvirem a respeito de Jesus!

Recentemente, uma senhora drusa, sempre presente nos cultos, me surpreendeu ao pedir para que cantássemos os hinos da Igreja. Deus está falando ao coração dela através dos hinos. Vimos ao longo da caminhada, muitos drusos que aos poucos vão se afeiçoando à fé cristã. Em tudo Deus seja louvado!

Nossa experiência ao longo desses 13 anos trabalhando com idosos nos mostra que pessoas que tiveram uma vida ativa na Igreja e na fé são pessoas também frutíferas na velhice. Pessoas que mesmo em tempos de confusão mental, ainda conseguem abençoar outras com testemunho, comportamento diferenciado, versículos da Bíblia, canções e orações de fé. Como Deus nos surpreende!

Dentre as bênçãos recebidas citamos o casamento dos nossos filhos e a preservação de nossas vidas e saúde. Convidamos você para redobrar os seus esforços financeiros e orações em prol dos não alcançados.

Motivos de Oração:

- Pela conversão a Cristo daqueles com os quais trabalhamos;
- Pelo Despertamento da Igreja para o trabalho missionário;
- Por todos os nossos mantenedores;
- Por nós e pelos demais colegas missionários e familiares nos diversos campos do mundo.

Abraços,
Rev. Jorge e Jarci
Pix: [email protected]
WhatsApp: +96181797073

Mauricio e Ana

01/10/2025

Zimbábue, outubro 2025

“O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos”. Provérbios 16:9

Queridos parceiros em Missão,

Com a graça de Deus estamos caminhando para a finalização do nosso tempo no Brasil. Nas visitas às igrejas em agosto pudemos compartilhar o que Deus fez nos últimos três anos no Zimbábue e apresentar o planejamento para os próximos três. Foi um tempo especial!

Planejávamos retornar ao Zimbábue por estes dias, mas Mauricio, após alguns exames incluindo ultrassom de abdome, descobriu duas hérnias: uma inguinal e outra umbilical. Após visitas aos médicos fomos informados que será necessário realizar cirurgia para a retirada.

Nessa semana ele fará os exames pré-operatórios e a cirurgia deve ser realizada até final deste mês. Após o período de recuperação, Com o Senhor dirigindo nossos passos, planejamos retornar ao campo que Deus nos chamou.

Outro assunto que também viemos tratar no Brasil foi a obtenção da carteira de habilitação. Graças a Deus o trabalho tem crescido e temos necessidade de muitos deslocamentos para áreas remotas. Esse processo está quase finalizado: pretendemos fazer o exame prático ainda neste mês. No Zimbábue poderemos fazer a equivalência da CNH, o que facilitará bastante estes deslocamentos.

Orem por nós

• Para que em breve possamos concluir o processo da carteira de habilitação com sucesso.
• Para que a cirurgia e o processo de recuperação possam transcorrer com tranquilidade.
• Para retornarmos ao Zimbábue assim que possível e dar continuidade ao trabalho com as crianças.

Obrigado por suas orações e parceria com o Projeto Casa de Pedra!

Missionários Maurício e Ana
[email protected]

Rev. Rubens e Cinthya

30/09/2025

Argentina, setembro 2025

Queridos irmãos e parceiros em Cristo,

É com corações cheios de gratidão que nos dirigimos a vocês para compartilhar o que o Senhor tem feito em nossa vida e ministério aqui em Buenos Aires. Cada dia, cada encontro e cada desafio tem nos lembrado da imensurável graça de Deus e da importância de caminharmos juntos como corpo de Cristo, mesmo à distância.

Nos últimos meses, temos vivido momentos de profunda alegria e satisfação. A igreja, ainda jovem, tem demonstrado sede pela Palavra de Deus. Os cultos dominicais são momentos de bênção: estudamos Lucas, Daniel e agora Ester, capítulo a capítulo, e temos testemunhado o crescimento espiritual e o entusiasmo de cada membro. A EBD tem sido instrumento de edificação, aprofundando a compreensão histórica e teológica da criação, da queda e da formação do povo de Deus. Cada reunião de oração, seja nos grupos de comunhão, na SAF ou na UPH online, tem sido fonte de encorajamento e força, lembrando-nos que não caminhamos sozinhos.

Celebramos também o engajamento da mesa administrativa da igreja. É uma alegria ver líderes locais exercendo zelo pastoral, participando ativamente de pregações, discipulados e do cuidado espiritual de todos. A harmonia e dedicação deles confirmam que Deus está levantando líderes fiéis para sustentar a igreja em Buenos Aires. O envolvimento de cada irmão é prova viva de que o amor de Cristo se manifesta em ação, mesmo diante de desafios.

Falando em desafios, enfrentamos momentos de provação pessoal e ministerial. A saúde da Cinthya é uma preocupação constante: o diagnóstico de Espondilite Anquilosante exige medicação complexa, de alto custo, que a faz viajar mensalmente ao Brasil para tratamento. Em meio a isso, sentimos a necessidade de equilíbrio entre ministério e família, especialmente com a Thais em seus estudos e amizades. Pedimos suas orações por sabedoria, saúde e provisão.

Ministrar em uma cidade culturalmente complexa, cheia de desafios espirituais e sociais, tem nos exigido dedicação e fé constantes. No entanto, cada visita pastoral, cada discipulado e cada trabalho evangelístico realizado nos lembra que servir nesta obra é privilégio. Somos gratos por cada oportunidade de ver vidas sendo tocadas, corações sendo abertos à Palavra e novos líderes surgindo.

Para o próximo trimestre, nossos objetivos permanecem firmes: consolidar cultos e EBD, investir no treinamento de liderança local e promover trabalhos evangelísticos, sempre com foco em glorificar a Deus. Confiamos que Ele continuará nos conduzindo e confirmando cada passo, mesmo diante das dificuldades.

A vocês, queridos parceiros, queremos expressar nosso profundo agradecimento. Cada oração, cada gesto de apoio e cada contribuição tem sido instrumento de bênção em nossa caminhada. Sentimo-nos encorajados a prosseguir, certos de que o Senhor tem usado vocês para fortalecer esta missão.

Com gratidão e alegria,
Rubens e Cinthya Almeida
[email protected]

Rev. Raimundo e Veridiana

29/09/2025

Panamá, setembro 2025

Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi[...] Tt 1.5

Estamos, quatro anos depois, em uma configuração totalmente diferente da que tínhamos e imaginávamos. Antes, “éramos seis”, no Brasil, no ministério de pastoreio local, orando e aguardando da Providência divina aprovação para servirmos em um campo mais compatível com a nossa experiência e aspirações. Hoje, estamos na expectativa para voltarmos ao Panamá em pouco tempo mais, cujas passagens já compramos, pela fé, para mim, Veridiana e Felipe, uma vez que deixaremos no Brasil os filhos adultos (Ester, David e Arthur), nora e netinha (Sofia e Alice).

No nosso primeiro termo no Panamá, 2022 a 2025, cumprimos o proposto de cooperar com o estabelecimento de uma Igreja Presbiteriana lá. Ao fim de três anos, pela graça divina, foi organizada no Panamá uma igreja edificada sobre as doutrinas bíblicas expressas em nossos símbolos de fé (padrões de Westminster). O crescimento do grupo se deu pela evangelização orgânica e natural decorrente também da vida regular da Igreja, seus cultos dominicais com uma liturgia saudável, centrada na exposição sistemática das Escrituras e fiel ministração dos sacramentos, assim como visitas, aconselhamentos e discipulado pessoais, trabalho de toda a equipe da APMT Panamá.

Considere diante de Deus, em oração: apoiar-nos como mantenedores na realização do novo termo pela APMT no Panamá (2025 a 2028), levando ao Conselho da sua Igreja uma cópia do nosso novo projeto, Panamá Ancón, e buscar ampliar o apoio a nós a partir de agora, pois o próximo desafio é ainda maior: mercê divina, junto com a IPP (pastoreada pelo Rev. Alexandre), haveremos de treinar novos obreiros nacionais (diáconos, presbíteros e nacionais vocacionados ao ministério) para, juntamente com estes, atuar em novos pontos de pregação a serem abertos, visando futuras congregações e, a longo prazo, novas igrejas e pastores nacionais, rumo a um presbitério, o núcleo de uma denominação presbiteriana que sirva de base da APMT para a região da América Central e Caribe.

O embrião disso já é uma realidade no Panamá, a nos aguardar o retorno em 01/01/26. Enquanto isso, vamos estabelecendo os filhos que ficam no Brasil e que ainda contam com algum apoio nosso, especialmente Ester e Arthur, que iniciarão em breve, oxalá, o ensino superior. Também seguimos fazendo exames médicos restantes e visitando igrejas e pessoas pelo Brasil rumo à formação de novas parcerias ou ampliação de algumas anteriores para cumprir o proposto acima, conforme aprovado pela APMT para nós, o que se realiza com nosso trabalho, a oração e o apoio de interessados. Se você ainda não conhece o novo projeto aprovado pela APMT para nós, basta responder a esta mensagem e nós lhe enviaremos uma cópia resumida, assim como outros dados que você queira saber. Estamos à disposição. Deus abençoe sua vida! Agradecemos o seu apoio, oração, interesse e disposição.

Por gentileza, una-se a nós nas seguintes orações relativas ao nosso atual momento:

- Rogue a Deus por confirmações e complementações de parcerias missionárias para o projeto Panamá Ancón;
- Agradeça ao Senhor pelos encaminhamentos dos nossos filhos Ester, David e Arthur no Brasil;
- Peça ao nosso Pai celestial por um novo tempo frutífero nosso a partir do regresso às missões no Panamá.

Nos laços fraternos frutos da obra do Cristo Redentor,
Raimundo, Veridiana e Felipe Montenegro (Ester, David e Arthur estão no Brasil)
[email protected]

A. O. e G.

28/09/2025

Brasil, setembro 2025

Ao nosso Senhor e Deus, seja a honra, a glória, a majestade e o domínio para sempre. Amém! Estamos na reta final para partir do Brasil em definitivo. O Senhor tem nos dado muitas oportunidades com Sua Igreja e assim nos feito encontrar com os queridos parceiros do Projeto Atos. Rogamos a Deus que abençoe grandemente todos vocês que se engajam com esta missão rumo aos povos não alcançados do sul da Ásia.

O Senhor também tem nos concedido o tremendo privilégio de participar e investir em nosso campo missionário, avançando com o evangelho e multiplicando adoradores. No vídeo abaixo, compartilhamos com vocês três importantes atualizações do que Deus tem nos permitido fazer para Sua glória.

O vídeo acima traz a visão completa das notícias que compartilhamos, mas se você deseja apenas conhecer de forma objetiva as notícias deste relatório, sem as imagens e vídeos, preparamos abaixo o resumo do que falamos em detalhe no vídeo.

1. Reconstrução das salas de aula/evangelização

Pela graça de Deus, reconstruímos as salas das crianças no projeto de evangelização da qual participamos na fábrica de tijolos. A estrutura agora é de alvenaria, com mais espaço para as crianças e nossos obreiros. Continuamos fornecendo alimentos, roupas e auxílio com as necessidades locais.

2. Avanço missionário

Continuamos investindo em nossa equipe de obreiros na região sul do nosso campo missionário, local bastante isolado e perigoso. A evangelização continua acontecendo naquelas tribos, bem como o testemunho do amor de Deus. Temos levado comida e, recentemente, uma cadeira de rodas para uma jovem com necessidades especiais.

3. Família cristã perseguida

Estamos auxiliando uma família de irmãos que estão sofrendo perseguição e enfrentando problemas de saúde e financeiro. Vamos ajudá-los em suas necessidades, tanto na questão da perseguição, saúde e de finanças. Contamos com sua parceira para abençoar essa família de irmãos em Cristo.

Ao único e verdadeiro Deus, seja toda honra e glória, para todos sempre. Amém!

Rev. José Roberto e Ivone

27/09/2025

Portugal, setembro 2025

"... no Senhor, o vosso trabalho não é vão" – 1 Coríntios 15:58

Queridos irmãos e parceiros na missão, com gratidão escrevemos-vos mais uma vez desde Portugal. A jornada do terceiro trimestre de 2025 foi marcada por muitos encontros, algumas despedidas, pequenas vitórias e grandes desafios. Mas em tudo, temos sido fortalecidos por aquele que prometeu estar connosco até à consumação dos séculos.

O Fruto da Perseverança

A missão exige mais do que estratégias e estruturas. Ela exige perseverança. Temos meditado no sexto mandamento, e ele tem nos lembrado que a vida, em todas as suas formas, é dom do Criador. Numa cultura onde a vida é tantas vezes banalizada, somos chamados a anunciar que cada ser humano carrega a imagem de Deus. Isso dá sentido à nossa entrega, reforça nossa vocação pastoral e renova a esperança de que a Palavra plantada frutificará no tempo certo. Perseverar entre os nativos portugueses, onde o solo espiritual é duro e o fruto é lento, tem-nos feito depender da Palavra. Ela nos confronta, consola e nos sustém. Sim, o nosso Pai trabalha, mesmo quando não vemos; e é nesse labor oculto e constante que temos posto nossa confiança.

Motivos de Gratidão

1. Pela continuidade dos trabalhos nas igrejas da Póvoa e do Porto, ambas caminhando com firmeza e sedentas da Palavra.
2. Pelos relacionamentos constantes com nativos, especialmente no grupo do Orfeão, onde temos sido recebidos com estima e confiança crescente.
3. Pela fidelidade de irmãos na liderança local, como Elton, Flávia e Diego, que têm servido com zelo e disposição.
4. Pelo discipulado de dois casais no Porto, em preparação para profissão de fé e baptismo.
5. Pela iniciativa de portugueses na Póvoa para criação de uma Escola Cristã Reformada, um sinal visível de que a semente está a germinar.

Motivos de Intercessão

1. Pela nossa saúde física, emocional e espiritual, especialmente da Ivone, que segue em tratamento, e por força renovada em meio às muitas frentes de trabalho.
2. Pelo pré-projecto a ser escrito para plantação da Escola Cristã Reformada, um projeto que poderá impactar gerações. Será entregue a um possível patrocinador.
3. Pela aquisição de um novo espaço para a igreja do Porto, que enfrenta limitações significativas no Hotel Douro.
4. Pela vida do irmão Lucas, cuja vocação pastoral é evidente, mas encontra obstáculos familiares e financeiros.
5. Para que 2 pastores e famílias sejam despertadas para virem trabalhar connosco na Póvoa e no Porto.
6. Para que O Senhor nos envie músicos e musicistas bem preparados para servirem connosco.
7. Pela conversão dos portugueses com quem temos convivido, partilhado, chorado e servido com amor pastoral.

Desafios aos Amados Parceiros

1. Ore com fervor e constância por novos missionários-pastores: Hoje, sentimos a necessidade urgente de pelo menos dois obreiros que se juntem a nós, especialmente para servir connosco na Póvoa de Varzim e no Porto. Ore e, se possível, indique nomes.
2. Contribua para o projeto da Escola Cristã Reformada: Estamos a preparar um pré-projeto a ser apresentado a possíveis patrocinadores. Se desejas conhecer, apoiar ou divulgar, entra em contacto connosco. A formação cristã das novas gerações começa agora.
3. Apoie a aquisição de um espaço fixo para a igreja no Porto: O local atual, embora provisoriamente útil, é insuficiente e instável. Uma contribuição, uma rede de contatos, apoiadores ou mesmo a indicação de um imóvel pode ser decisiva. Precisamos da vossa ajuda! Buscamos formar um grupo de financiadores para o aluguel ou eventual compra de um espaço. Ore, disponha-se e invista no Reino aqui em Portugal!

Sabemos que estamos longe fisicamente, mas sentimo-nos abraçados pelas vossas orações, apoio e companheirismo constante. Portugal é um campo difícil, sim. Mas é também um campo precioso, e não deixaremos de semear. Do nosso coração para o vosso, deixamos nossa gratidão e encorajamento: permanecei firmes, abundantes na obra do Senhor, certos de que no Senhor o vosso trabalho não é vão.

No amor do Cordeiro,
Roberto & Ivone Silva

Contato: +351 968 992 466
Pix (CPF): 067.896.468-84
[email protected]
https://instagram.com/igrejapresbiterianadoporto
https://instagram.com/ippovoa
https://facebook.com/profile.php?id=100077075303120
https://facebook.com/profile.php?id=61568715130506

Rev. Gessé e Iolanda

26/09/2025

Brasil, setembro 2025

"Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!" (Rm. 11:33)

Caros irmãos, parceiros na Missão de Deus, a qual nos foi confiada,

Graça, paz e alegria em Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador!

Recentemente tivemos a oportunidade de, juntamente com uma equipe da APMT, participar do Congresso APECON em Águas de Lindóia (SP), um marco no trabalho de fomento da evangelização do nosso país e do mundo.

Após três semanas de recesso retomamos nossos encontros semanais online com os colegas da Área Austral do continente africano.

Louvamos a Deus pelos avanços obtidos nos projetos em andamento na África do Sul, Angola (com duas famílias em fase final de levantamento de sustento para o trabalho naquele país), Moçambique, Zimbábue e Ruanda, que embora esteja geograficamente fora da região Austral, participa conosco dos esforços para o alcance da referida região. Louvamos a Deus porque todos seguem desfrutando de boa saúde e encorajados nos ministérios que Deus lhes tem confiado.

A Coordenação de Cuidado Missionário também teve o seu recesso de reuniões ao longo do mês de julho, retomamadas no dia 05/08. As atividades, no entanto, não pararam. Mantivemos contatos com vários contatos com os nossos colegas em diferentes campos, participando com eles de muitas de suas demandas e necessiadades. A Assessoria de Saúde, na pessoa de nossa irmã Carol Carone, realizou diversos acompanhamentos e encaminhamentos. Do mesmo modo a Assessoria Pastoral, nas pessoas dos nossos irmãos Pr. Beto e Vanja, atuando no acompanhamento de candidatos e colegas nos campos, necessitados de alguma orientação bíblico-pastoral. A Assessoria Terapêutica tem agora a nossa irmã Elisâgela Silva, terapeuta familiar, assumindo essa função. A Assessoria de Família, sob a responsabiliadade do Pr. Patrick e Elaine, segue buscando oferecer mentoria para desafios diversos no âmbito familiar e solteiros. Através da Assessoria de Segurança, sob orientação do Pr. Jr e Raquel, tivemos um momento mais delicado por ocasião dos ataques mútuos entre Israel e Irã. Graças a Deus, a situação no momento está mais calma na região do Oriente Médio onde atuam alguns dos nossos colegas, com os seus familiares.

No próximo dia 18 de setembro completarei 64 anos, dos quais, 36 dedicados ao ministério pastoral, sendo 30 anos diretamente envolvido com o trabalho missionário transcultural da nossa querida IPB. Em janeiro de 1995 deixávamos o pastorado da Igreja Presbiteriana Lírio do Vales, Senhor do Bonfim-BA, em nosso querido sertão baiano. O trabalho ali, marcado pela ênfase natural no envolvimento da Igreja na missão de Deus ao mundo, teve como alvo, também, a plantação de uma escola cristã confessional na cidade, que hoje conta com aproximadamente 78 mil habitantes. Assim, nasceu o Instituto Presbiteriano de Educação (IPE) Lírio dos Vales. Como uma forma de reconhecimento e apoio a esse importante trabalho, em meu aniversário escolhi o IPE Lírio dos Vales para receber o presente. Portanto, se pretende me enviar algum presente nesse dia, sugiro que o faça na forma de uma contribuição financeira de qualquer valor para o IPE, para que mais crianças (e seus familiares) sejam alcançadas por uma educação cristocêntrica. Basta enviar um Pix para (CNPJ): 02249975000183.

1. Motivos de Agradecimento

• Melhora na saúde;
• Participação no Congresso APECOM;
• Pelas oportunidades para falar sobre a necessidade de um melhor cuidar dos nossos missionários;
• Pela existência e trabalho do IPE Lírio dos Vales;
• Pelo crescimento vertiginoso da APMT nesses 25 anos de trabalho (graça de Deus).

2. Motivos Intercessão

• Pelo trabalho das Assessorias do Cuidado Missionário;
• Sustento financeiro;
• Pelas colegas atuando em situação de conflitos armados;
• Pelos próximos encontros missionários, como os das Áreas do Cone Sul, Base, indígenas e Grupos Minoritários.

Nossos sinceros agradecimentos por sua parceria em nosso trabalho!

Pr. Gessé e Iolanda Rios
[email protected]
[email protected]
https://apmt.org.br/ccm/

Fábio e Elisa

25/09/2025

Brasil, setembro 2025

PROSSEGUIMOS FIRMES

Seguimos nessa jornada com alegria e propósito, certos de que o Senhor está à frente, guiando cada passo e sustentando esse trabalho com Sua graça, pois Ele é a nossa força, nossa direção e nossa motivação, enquanto semeamos o Evangelho com fé, amor e esperança entre o povo W.

As viagens às aldeias têm sido diárias, e com alegria temos intensificado nossos relacionamentos, buscando compreender com mais profundidade o modo de viver e pensar desse povo precioso. Isso tem gerado relacionamentos cada vez mais profundos e significativos, que se tornam base sólida para o nosso ministério e testemunho entre eles.

VOLUNTÁRIOS QUE BRILHARAM EM AMOR E SERVIÇO

Julho foi um tempo especial de cuidado e bênção! Tivemos a alegria de receber nossos queridos irmãos da 1º IPB de Guarulhos. Com muito amor, dedicação e disposição, vieram até nossa base para atender diversas crianças do povo, levando alívio e esperança através do cuidado com atendimento odontológico e de enfermagem.

Foram dias marcados por serviço, generosidade e amor prático. Louvamos ao Senhor por essas vidas que se colocaram à disposição, servindo com alegria e deixando sementes de amor plantadas em cada atendimento.

NOSSO TEMPO NOS PRÓXIMOS MESES

No dia 15 de outubro, estaremos em São Paulo para renovar oficialmente nosso projeto missionário com a APMT (Agência Presbiteriana de Missões Transculturais). Será um tempo importante de diálogo com a liderança, onde apresentaremos a continuidade do trabalho entre o povo, reafirmando nosso compromisso com o avanço do Reino de Deus entre aquele povo.

Dos dias 20 a 24 de outubro, participaremos do Encontro de Missionários entre Povos Minoritários da APMT, que acontecerá em Campinas/SP. A partir de novembro teremos momentos de divulgação de nosso projeto missionário em igrejas parceiras, fortalecendo laços de cooperação e intercessão.

No final de dezembro, nossa pequena Lara Rebeca chegará ao mundo, em Serra Negra/SP. Após esse tempo tão especial e um período de estabilização para a Elisa, planejamos retornar ao Amapá, retomando nossa missão com renovado vigor e gratidão ao Senhor.

Nossa gratidão por sua parceria de amor para conosco nesse ministério.

Fábio e Elisa Tavares

Rev. Benilton e Nancy

23/09/2025

Albânia, setembro 2025

E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. (Colossenses 3:17)

GRATIDÃO:

Iniciamos esta carta expressando nossa gratidão a Deus por tudo o que Ele tem realizado em nós e através de nós durante este último período. Agradecemos, primeiramente, porque as eleições de maio para o cargo de primeiro-ministro transcorrem de maneira tranquila e ordeira. Somos gratos, também, porque, apesar dos consideráveis aumentos de preços que a Albânia tem enfrentado nos últimos tempos, o Senhor tem nos sustentado de maneira fiel e providente.

Agradecemos pela maneira como o Senhor tem conduzido Sua Igreja e por tudo o que tem feito em nosso meio. Também louvamos a Deus pela bênção que tivemos no mês de julho, quando pudemos levar uma grande parte da igreja para participar do Acampamento de Verão, organizado pela Federação das Igrejas Reformadas. Este foi um tempo de muita alegria, koinonia (comunhão), lazer e crescimento espiritual. Para muitos, foi a primeira vez participando de uma experiência como essa, e todos se sentiram profundamente gratos, surpreendidos e abençoados por essa oportunidade.

Com gratidão ainda, celebramos a Deus pelos batismos realizados nos meses de maio e agosto, que foram momentos de alegria na vida da igreja, por testemunhar a manifestação da graça de Deus.

TESTEMUNHOS:

Louvores a Deus pela vida de Blerta, uma das jovens batizadas em agosto. É maravilhoso ver como ela busca crescer e agradar a Deus com um coração humilde e ensinável. Ela cantava em bares, fazia algumas atuações na televisão e era influencer nas redes sociais. À medida que foi aprendendo da Palavra e se aprofundando no conhecimento de Deus, se distanciou das coisas deste mundo que não agradam ao Senhor. No domingo seguinte ao seu batismo, ela compartilhou com entusiasmo seu desejo de buscar ainda mais a Deus e servir-Lhe, utilizando seus dons. E manifestou sua inquietação sobre o que poderia fazer para agradar ao Senhor e cumprir Sua vontade.

ESCOLA DOMINICAL:

Durante vários anos, temos acompanhado, entre outros alunos de Nancy, quatro irmãozinhos de uma família pobre, de origem cigana, com pais separados e uma situação familiar difícil. Grande parte do dia, eles ficam sozinhos, pois sua mãe, com quem moram, trabalha, e somente em alguns períodos  do  ano  ficam sob os cuidados da avó. Temos sido testemunhas de situações em que ficaram dias sem ir à escola, andando sem rumo pelas ruas do bairro. Em contraste a isto, é muito gratificante vê-los a cada domingo, alegres em nossa Escola Bíblica, e testemunhar a mudança de comportamento desde quando chegaram até agora.

MOTIVOS DE ORAÇÃO:

VAQARR: Há mais de um ano, estamos pensando em nos mudar do local onde realizamos as reuniões e cursos, devido a vários fatores. Um dos principais motivos é a falta de banheiros exclusivos para nós. Inesperadamente, fomos obrigados a compartilhar os banheiros com um grupo de homens que, há alguns meses, alugou uma parte do espaço. Além disso, para usá-los, precisamos passar pelo meio da sala/cozinha que eles utilizam.

Por outro lado, descobrimos que muitas pessoas do bairro, que antes frequentavam as atividades, deixaram de participar devido a problemas com o dono do local, que também está presente nas nossas reuniões. Pedimos oração, pois estamos enfrentando grandes dificuldades para encontrar um lugar adequado nesse bairro.

Também pedimos que continuem orando pelo Adi, o missionário holandês que colabora conosco em Vaqarr. Graças a Deus, ele foi operado de câncer e o prognóstico é muito positivo. No entanto, ele não tem se sentido muito bem em sua recuperação.

PROJETO DE SAÚDE: Como mencionamos em nossa carta anterior, no dia 29 de setembro daremos início ao Projeto Saúde. Pedimos que orem por todos os preparativos, para que o Senhor nos guie e proteja a todos os envolvidos, que Seu nome seja exaltado e que muitos não só sejam tratados e abençoados das intervenções medicas/odontológicas, mas que, principalmente, possam conhecer o Senhor de suas vidas através deste ato de amor. Ore também pelas finanças, pois ainda falta recursos para cobrir os custos necessários deste trabalho.

SEMINÁRIO TEOLÓGICO REFORMADO: No dia 8 de setembro, começaram as aulas do seminário, que ocorre anualmente em nossa igreja. Oremos por todos os estudantes que estão participando, vindos de diferentes igrejas.

FAMÍLIA DOS SANTOS: Ore para que o Senhor nos direcione em todos os passos que precisamos dar, que nos sustente em todas as atividades e nos dê sabedoria. Pedimos também pelas diferentes atividades que Benilton tem sob a sua reponsabilidade, pelos estudos de Karin e por sua saúde, e pela saúde de Nancy, que, nos últimos tempos, descobriu vários problemas na parte óssea.

LÍDIA (MÃE DE NANCY: Ore por D. Lídia, que já está com 90 anos e, além dos sintomas de Alzheimer, vê sua saúde se debilitar a cada dia. Também pelas pessoas responsáveis pelos seus cuidados, para que o Senhor lhes conceda paciência, amor e forças nesta diJcil tarefa.

Queridos irmãos, apesar da distância, lembramos de vocês com muito carinho e oramos para que cada um permaneça firme nos caminhos e propósitos dAquele que tem o melhor para nossas vidas e que tudo sabe. Agradecemos mais uma vez por suas orações e por continuarem sendo parte do que Deus está fazendo aqui na Albânia!

Nos despedimos no amor de Cristo.

ZoG ju bekoJë! (Deus os abençoe)
Família Dos Santos

[email protected]
PIX: 490.985.195-04

Rev. Eulógio e Maristela

22/09/2025

Paraguai, setembro 2025

Aos amados em Cristo.

“Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso, estamos alegres. ’’ Sl 126.3

Venho por este meio, mais uma vez saudá-los respeitosamente em nome daquele que nos amou primeiro, e por ao conhecimento dos amados a respeito da minha cirurgia. Estarei sendo internado no Hospital das Clínicas, da cidade de San Lorenzo (Paraguay), amanhã, sábado 20 de Setembro e provavelmente a realização da cirurgia da coluna lombar será no dia domingo 21 Setembro.

Louvo a Deus pelas tantas respostas que o senhor já nos tem concedido até aqui neste processo do cuidado da minha saúde e da nossa família, usando médicos e pessoas que nós nem conhecíamos. Podemos mais uma vez dizer Ebenezer!

Contando com vossas orações por esta fase, pela nossa família e igreja.

Em Cristo!

Rev. Eulogio e Maristela

Rev. José Roberto e Ivone

21/09/2025

Portugal, setembro 2025

"... no Senhor, o vosso trabalho não é vão" – 1 Coríntios 15:58

Queridos irmãos e parceiros na missão, com gratidão escrevemos-vos mais uma vez desde Portugal. A jornada do terceiro trimestre de 2025 foi marcada por muitos encontros, algumas despedidas, pequenas vitórias e grandes desafios. Mas em tudo, temos sido fortalecidos por aquele que prometeu estar connosco até à consumação dos séculos.

O Fruto da Perseverança

A missão exige mais do que estratégias e estruturas. Ela exige perseverança. Temos meditado no sexto mandamento, e ele tem nos lembrado que a vida, em todas as suas formas, é dom do Criador. Numa cultura onde a vida é tantas vezes banalizada, somos chamados a anunciar que cada ser humano carrega a imagem de Deus. Isso dá sentido à nossa entrega, reforça nossa vocação pastoral e renova a esperança de que a Palavra plantada frutificará no tempo certo. Perseverar entre os nativos portugueses, onde o solo espiritual é duro e o fruto é lento, tem-nos feito depender da Palavra. Ela nos confronta, consola e nos sustém. Sim, o nosso Pai trabalha, mesmo quando não vemos; e é nesse labor oculto e constante que temos posto nossa confiança.

Ore connosco:

Motivos de Gratidão

1. Pela continuidade dos trabalhos nas igrejas da Póvoa e do Porto, ambas caminhando com firmeza e sedentas da Palavra.
2. Pelos relacionamentos constantes com nativos, especialmente no grupo do Orfeão, onde temos sido recebidos com estima e confiança crescente.
3. Pela fidelidade de irmãos na liderança local, como Elton, Flávia e Diego, que têm servido com zelo e disposição.
4. Pelo discipulado de dois casais no Porto, em preparação para profissão de fé e baptismo.
5. Pela iniciativa de portugueses na Póvoa para criação de uma Escola Cristã Reformada, um sinal visível de que a semente está a germinar.

Motivos de Intercessão

1. Pela nossa saúde física, emocional e espiritual, especialmente da Ivone, que segue em tratamento, e por força renovada em meio às muitas frentes de trabalho.
2. Pelo pré-projecto a ser escrito para plantação da Escola Cristã Reformada, um projeto que poderá impactar gerações. Será entregue a um possível patrocinador.
3. Pela aquisição de um novo espaço para a igreja do Porto, que enfrenta limitações significativas no Hotel Douro.
4. Pela vida do irmão Lucas, cuja vocação pastoral é evidente, mas encontra obstáculos familiares e financeiros.
5. Para que 2 pastores e famílias sejam despertadas para virem trabalhar connosco na Póvoa e no Porto.
6. Para que O Senhor nos envie músicos e musicistas bem preparados para servirem connosco.
7. Pela conversão dos portugueses com quem temos convivido, partilhado, chorado e servido com amor pastoral.

Desafios aos Amados Parceiros

1. Ore com fervor e constância por novos missionários-pastores: Hoje, sentimos a necessidade urgente de pelo menos dois obreiros que se juntem a nós, especialmente para servir connosco na Póvoa de Varzim e no Porto. Ore e, se possível, indique nomes.
2. Contribua para o projeto da Escola Cristã Reformada: Estamos a preparar um pré-projeto a ser apresentado a possíveis patrocinadores. Se desejas conhecer, apoiar ou divulgar, entra em contacto connosco. A formação cristã das novas gerações começa agora.
3. Apoie a aquisição de um espaço fixo para a igreja no Porto: O local atual, embora provisoriamente útil, é insuficiente e instável. Uma contribuição, uma rede de contatos, apoiadores ou mesmo a indicação de um imóvel pode ser decisiva. Precisamos da vossa ajuda! Buscamos formar um grupo de financiadores para o aluguel ou eventual compra de um espaço. Ore, disponha-se e invista no Reino aqui em Portugal!

Sabemos que estamos longe fisicamente, mas sentimo-nos abraçados pelas vossas orações, apoio e companheirismo constante. Portugal é um campo difícil, sim. Mas é também um campo precioso, e não deixaremos de semear. Do nosso coração para o vosso, deixamos nossa gratidão e encorajamento: permanecei firmes, abundantes na obra do Senhor, certos de que no Senhor o vosso trabalho não é vão.

No amor do Cordeiro,
Roberto & Ivone Silva

+351 968 992 466
PIX - (CPF): 067.896.468-84
[email protected]
Instagram: https://instagram.com/igrejapresbiterianadoporto
https://www.instagram.com/ippovoa
https://www.facebook.com/profile.php?id=100077075303120
https://www.facebook.com/profile.php?id=61568715130506

Rev. Everton e Nayra

20/09/2025

Espanha, setembro 2025

Queridos irmãos, graça e paz!

Antes de nada queremos pedir desculpas pela demora no envio das informações referentes ao nosso período passado no Brasil. Desde que chegamos já havia um casamento marcado de um casal jovem da nossa igreja e isso nos tomou bastante tempo na preparação do mesmo, pois o pastor Alejandro e eu fizemos tanto o casamente civil como o religioso. A Nayra, Ruth e uma outra jovem da igreja fizeram a ornamentação, sem falar nos demais preparativos que todos sabemos que requer cuidado e tempo.

O período da nossa estadia no Brasil foi marcado por muita alegria, reencontros, ministração da Palavra de Deus, apresentação com fotos do crescimento da Igreja de Sevilha e uma explicação detalhada das Leis Espanholas que nos autorizam a ensinar religião evangélica, ensino de Bíblia nas escolas públicas da rede de ensino de Sevilha. Por outro lado, esse período foi bastante emotivo em virtude dos reencontros com familiares, amigos e igrejas mantenedoras.

Considerando o pouco tempo que dispúnhamos, tivemos que manter uma certa disciplina em todo momento, situação em que nos sentimos obrigados a não aceitar alguns convites de algumas igrejas e até mesmo presbitério. Sentimos muito o referido fato e esperamos ir a cada dois anos ao Brasil para poder dar uma maior assistência aos amados irmãos.

A todos que nos receberam em suas casas, igrejas, “restaurantes” e demais lugares, o nosso muito obrigado e esperamos em Deus que a nossa palavra tenha sido edificante para a gloria do Senhor.

Passamos a dar, com fotos, uma visão geral de uma pequena parte do trabalho que foi realizado, dos maravilhosos e inesquecíveis reencontros com pessoas muito amadas de coração. Ressaltamos que a nossa filha Ruth, junto ao seu esposo, pastor Alejandro e os seus dois filhos, nos acompanhou na viagem e estiveram visitando parte dos seus mantenedores inclusive em conferência missionária.

A Igreja Presbiteriana da Boa Vista, em Recife, parceira nossa ao longo dos últimos 30 anos foi, como sempre, a porta de entrada perfeita para uma série de pregações. Aos amados, o nosso muito obrigado pela oportunidade de revê-los e de compartilhar a Palavra de Deus.

Na Igreja Presbiteriana Vida, o pastor Alejandro ministrou a Palavra de Deus com a tradução simultânea da Ruth e eu pude falar da Igreja de Sevilha, seus desafios, bênçãos e do crescimento dado por Deus. Com o PowerPoint, falamos do trabalho evangelístico realizado nas escolas e depois foi aberto um tempo de perguntas. Obrigado ao pastor Samuel Tito e à amada igreja pelo carinho recebido.

Em São José do Rio Preto, SP, a igreja nos recebeu como sempre e nos tratou com um amor inigualável. A todos sem exceção, o nosso forte e carinho abraço. Amamos vocês e muito obrigado por ser nossos mantenedores ao longo de tantos anos.

A recepção da Igreja Presbiteriana de Vila Prudente foi encantadora. Prepararam uma deliciosa merenda no sábado à tarde e então pudemos expor o trabalho, seguido de perguntas por parte dos assistentes.

Tivemos a grata e a emocionante satisfação de rever o pastor Mário Alves, querido irmão e amigo ao longo dos últimos 41 anos.

A Igreja de Vila Nilo, em São Paulo, nos recebeu de uma maneira maravilhosa. Tivemos a oportunidade de compartilhar a palavra de Deus e falar do trabalho. Sempre foi um enorme prazer estar com os irmãos, abraçá-los e disfrutar da sua presença.

Enquanto Nayra e eu estávamos em São Paulo, o pastor Alejandro, Ruth e a família estiveram em Campo Grande, ministrando a Palavra do Senhor na conferência missionária que fazem anualmente. A igreja é parceira do casal a muitos anos, graças a Deus. Ruth esteve traduzindo a mensagem.

O Presbítero Gilberto e igreja estiveram também orando por nós e somos agradecidos pelo amor que essa igreja tem pela obra missionária.

Gostaríamos de destacar o carinho e a atenção prestada pela direção do SPN que de uma forma muito carinhosa nos hospedou por alguns dias em uma das suas casas no recinto do seminário. Ao Pastor José Roberto e aos seus colaboradores da limpeza, vigilância, etc., o nosso muito obrigado.

Queremos destacar o carinho recebido do Dr. Sérgio, sua esposa, Enilza, e da família. Que alegria haver estado com eles algumas vezes. Que Deus os abençoe ricamente e sempre. Amamos vocês!

Quando retornamos a Sevilha tivemos um “Bate Papo” formidável com as irmãs da Federação da SAF de Recife. Um enorme privilégio!

Depois de 5 meses, Nayra e eu tivemos o privilégio de conhecer o nosso netinho, Tiago. Realmente foi um verdadeiro milagre de Deus o que passou com ele e agradecemos a todos as suas orações. O Tiago está com 7 quilos e gozando de muita saúde, graças a Deus. Deus é maravilhoso sempre!

As mulheres da igreja fizeram a esplêndida despedida de solteiro para Isabel, jovem que chegou em nosso meio quando tinha apenas 6 anos de idade e agora, no dia 07 de setembro se casou. O pastor Alejandro e eu fizemos tanto a cerimônia civil como a religiosa celebrada no templo da igreja.

PEDIDOS DE ORAÇAO

• Por Olga, uma querida irmã que está com câncer terminal de fígado.
• Pela programação da igreja para o trimestre.
• Pelo reinicio do ano letivo e a programação didática anual dos colégios.
• Pelo reinicio do discipulado e a preparação do batismo de alguns irmãos.
• Pela reunião do Sínodo Nacional da Igreja Evangélica Presbiteriana da Espanha que acontecerá nos próximos dias 25, 26 e 27, na cidade de Granada.

Infelizmente não deu para visitar a todos os mantenedores e pedimos mil desculpas por isso. Recebam o nosso forte e carinhoso abraço e muito obrigado por todos vocês em nossas vidas.

Em Cristo,
Pr. Everton e Nayra.
[email protected]

Jonathan e Josiane

19/09/2025

Brasil, setembro 2025

Queridos irmãos,

Como vocês estão? Esperamos que estejam todos bem. Oramos para que o nosso bondoso Deus vos abençoe e supra todas as necessidades de vocês, que são os amigos que Ele nos deu nessa jornada missionária. Somos imensamente gratos ao Senhor pela vida de cada um de vocês. Segue abaixo um pouco do que foi o nosso quarto bimestre de 2025:

Aulas no Curso de Linguística e missiologia da ALEM

Eu (Jonathan) tive a oportunidade de servir como professor auxiliar de Exegese Bíblica no curso que forma tradutores da bíblia. Foram duas semanas de muito aprendizado com o professor Todd Scacewater e de poder auxiliar os estudantes em suas atividades de descoberta do significado do texto bíblico.

Participamos do TeenStreet 2025

Tivemos a oportunidade de estar em um acampamento que reuniu centenas de adolescentes e poder compartilhar com eles a necessidade de tradução da bíblia. Para a glória de Deus, foram quatro dias em que adolescentes clamaram por mais obreiros para a seara, foram sensibilizados quanto ao privilégio de ouvir Deus falando em sua língua e alguns até estão sondando seus corações sobre o chamado de Deus para a vida deles. Louvem ao Senhor por isso e lembrem-se dessa nova geração em suas orações!

Tempo de descanso

Depois de ter pulado as férias de 2024, finalmente tiramos um tempo para estar com parte da família em Minas e descansar. Não somos onipotentes, nem onipresentes, muito menos oniscientes. Deus nos fez com limitações e assim o fez para a sua glória. Descansar quando é tempo de descansar é uma forma de glorificar a Deus, de afirmar que estamos satisfeitos com a obra dEle em nós. E vocês, têm descansado?

Reunião com a Diretoria da APMT

Tivemos um tempo de reunião com a liderança da APMT no dia 15 de agosto e fomos oficialmente recebidos como missionários. Assim, se finda as etapas do nosso preparo. Claro, sabemos que a vida missionária é uma vida de muito labor e de contínuos estudos. Agora, porém, poderemos fazer isso no nosso campo-alvo: o Timor Leste.

Festa das Nações

Agosto foi o mês de dar ênfase ao tema missões na IPB. Tivemos a honra de estar com os irmãos da Igreja Presbiteriana de Ubiratã (Paraná). Foi realmente um tempo de festa. Uma festa que reuniu igrejas de diferentes denominações como um lembrete do que será quando missões acabar: pessoas de toda tribo, língua e nação, compradas pelo sangue do Cordeiro, adorando-O. Simplesmente a noiva de Cristo.

MOTIVOS DE ORAÇÃO

Agradecemos ao Senhor:
• Pela conclusão do curso de teologia da Josi.
• Por mais uma etapa concluída junto à APMT.
• Pelos amigos queridos que têm sido portas abertas em nossas vidas.

Pedimos suas orações por:
• Divulgação: para que Deus abra portas e nos dê oportunidades de apresentarmos o projeto e sermos instrumentos de despertamento missionário.
• Sustento Financeiro: pelo sustento que precisamos para ir para o campo. A moeda do país é o dólar americano e as passagens aéreas têm um valor alto. Precisamos de mais igrejas e irmãos como parceiros do Projeto Filipe.
• Saúde: As várias viagens que temos feito junto com o nosso trabalho têm deixado brechas para as viroses. Por favor, orem para que o Senhor nos renove.

"Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!" Salmo 136:1

Jonathan e Josiane da Silva
[email protected]