Logo APMT
Logo APMT

Cartas de Missionários

Rev. Amós e Mariana

05/11/2025

Chile, novembro 2025

Evangelização & Cultura

Realizamos em outubro o nosso terceiro Living Abierto do ano - um evento cultural voltado para evangelizar a cultura secular. Nesta edição, a igreja ficou lotada para a apresentação do rapper cristão @Elemento.

Acampamento

Em setembro realizamos u m lindo acampamento congregacional, com a participação de mais de 50 pessoas entre crianças e adultos. Foi um tempo precioso de descanso, comunhão e fortalecimento da unidade da igreja. Momentos como esse são fundamentais para integrar novas famílias e consolidar o compromisso dos irmãos com a vida comunitária.

Crianças

No dia 31/10, nossa congregação promoveu uma linda tarde evangelistica para as crianças d a sede, das congregações e da vizinhança. Como aqui no Chile é comum a s crianças celebrarem o Halloween, realizamos uma "Tarde da Luz", com o propósito de anunciar o evangelho aos pequenos e oferecer uma alternativa cristã cheia de alegria e esperança.

Ore Por

Alguns motivos de oração nesse período:

1. Pelos 9 novos membros que serão recebidos em dezembro;
2. Pela nossa saúde e pela saúde de diversos irmãos da igreja.
3. Pela nossa congregação Piedras Vivas, para que continue crescendo.
4. Pelo acampamento presbiterial feminino, que reunirá mais de 100 mulheres em novembro.

Rev. Amós e Mari
@iglesia.prodigo
[email protected]

Projeto Saúde Alegre para os Balcãs

04/11/2025

Albânia, novembro 2025

O PROJETO SAÚDE ALEGRE PARA OS BALCÃS, tem como objetivo principal, Glorificar a Cristo pela anunciação prática da Mensagem nos Bálcãs, utilizando programas de assistência social nas áreas de odontologia, medicina, psicoterapia e educação, para levar a fé e a esperança cristã, além de oportunizar integração social e plantação de novas igrejas, além de proporcionar uma experiência inesquecível na Missão Integral, por meio das atividades profissionais e do testemunho cristão dos colaboradores advindos do Brasil e na Comunhão cristã, pela convivência e interação com famílias missionárias atuantes na região balcânica com os nossos  colaboradores e parceiros.

P. H. e S. O.

03/11/2025

Brasil, novembro 2025

Já estamos entrando na reta final desse ano, e grandes coisas fez o Senhor por nós até aqui! Acompanhe conosco as notícias do último trimestre!

DIVULGAÇÃO

Entre os meses de agosto e outubro continuamos visitando as !gr3jas para divulgação do projeto! Estivemos no Rio de Janeiro, São Paulo, Mogi das Cruzes, Santos e Itajaí! Também estivemos em Recife participando de um treinamento com a P!0n3ir0s Brasil, organização que estamos firmando parceria para ir para o campo. Foi um tempo maravilhoso de aprendizado e agora estamos nos sentindo mais preparados para essa nova fase. Depois desse tempo de treinamento tiramos alguns dias de descanso antes de voltar para as atividades por aqui!

IDIOMA GE0RG!ANO

Gamarjoba! Foi a primeira palavra que aprendemos em Ge0rg!ano, que significa olá! E não para por aí! Além de ser uma palavra bem longa, no alfabeto Ge0rg!ano seria: გამარჯობა! Tem sido um desafio, mas também bem divertido aprender esse idioma tão peculiar! Seguimos agora estudando duas vezes por semana e se o Pai assim permitir até a nossa ida para a Ge0rg!a!

MENINOS

Como de costume, tem sido uma aventura com os meninos! Tivemos muitos altos e baixos em relação a saúde, mas em tudo o S3nh0r tem cuidado deles, tanto na área da saúde como emocionalmente em meio a tantas mudanças e viagens. Louvamos ao Pai pois eles têm se mostrado verdadeiros companheiros! Tivemos também no mês de outubro os aniversários do P.hzinho, no dia 8 e conseguimos comemorar em família e do P.H no dia 17, quando estávamos viajando com a divulgação em Santa Catarina. Os irmãos da igreja que estávamos nos surpreenderam com um bolo, louvamos a D3us pelo cuidado dEle para conosco em todos os momentos!

RUMO A G3ÓRG!A!

É com grande alegria que comunicamos que estamos prestes a comprar as nossas passagens para G3órg!a! O nosso planejamento era ir até o final de novembro, mas confessamos que não estávamos acreditando muito que isso seria possível, pois ainda estávamos distantes da meta financeira necessária para nos manter lá. O S3nhr0r fez vários milagres nessas últimas semanas e conseguimos atingir o valor mensal mínimo para podermos comprar as passagens e ir! Ainda esperamos alcançar o valor mensal recomendado, para ter um pouco mais de tranquilidade, mas reconhecemos que o S3nhr0r tem inclinado os corações dos irmãos e líderes das !gr3jas para irmos juntos para lá! Essas próximas semanas serão de correr atrás de documentos e melhores condições das passagens, se desejar enviar uma oferta única para isso, agradecemos muito, pois os gastos das próximas semanas serão mais altos!

Como gostaríamos de alcançar o valor recomendado, você ainda pode nos ajudar a divulgar o nosso projeto para mais pessoas. Para facilitar, nós criamos uma página onde todas as informações necessárias estão em um único lugar, inclusive nela você encontrará um vídeo de 3 minutos que resume essa nova fase. Fique à vontade para usar essa página para nos ajudar a divulgar, assim como compartilhar o vídeo! Para acessar a página basta clicar no link a seguir: https://linktr.ee/projetoterrasdomar

LOUVOR

- Por esse tempo de divulgação intensa, pelos milagres que o S3nh0r até aqui;
- Pela vida dos meninos e pelos companheiros que eles têm se mostrado nas viagens;
- Pelo aprendizado do idioma Ge0rg!an0.

PEDIDOS

- Pela saúde dos meninos que tem oscilado bastante nos últimos tempos;
- Pelas aulas de Ge0rg!ano, que o S3nh0r abra a nossa mente para aprender esse idioma;
- Pela compra das passagens, que o S3nh0r nos dê sabedoria para escolher a melhor data e trajeto.

Obrigada por nos acompanhar até aqui! Esperamos que na próxima carta possamos dar notícias diretamente do campo!

Grande abraço!

P.H, S.O, P.Hzinho e J.P!
https://chat.whatsapp.com/I3riqQKDoRBHQlLKVxwhtr

Jonathan e Josiane

02/11/2025

Brasil, novembro 2025

Queridos irmãos,

Segue abaixo um pouco do que foi o nosso terceiro bimestre de 2025. Louve ao Senhor conosco pelos feitos dele e continuem lembrando-se de nós em suas orações, por quais temos muito apreço.

Módulo de Educação Intercultural

O ano era 2015. Tinha ouvido falar pela primeira vez sobre o trabalho de tradução e sobre a realidade de povos, principalmente minoritários de tradição oral, que não têm a bíblia em sua própria língua. Soube também da necessidade do trabalho de educação intercultural para que as pessoas não só tenham acesso à Palavra de Deus, como também sejam capazes de lê-la e entendê-la. Desde então, havia um desejo em meu coração de me capacitar para servir nessa área.

Contudo, quando finalmente chegou a minha hora de fazer o Curso de Linguística e Missiologia, o módulo de Educação Intercultural não pode ser ofertado e acabei me adentrando mais no universo da tradução, o que considero grande providência divina, já que me encontrei nele. Agora, nos 45' do segundo tempo, aprouve ao Senhor me permitir fazer esse tão sonhado módulo e ter, assim, mais uma ferramenta para servi-lo.

Foi um tempo muito proveitoso. Junto com minha turma, produzimos alguns materiais paradidáticos e de estudo bíblico para o povo Bakairi, aprendemos métodos de alfabetização, estudamos como diferentes culturas no mundo aprendem e ensinam. Tive também a oportunidade de simular um programa de alfabetização para um povo do Timor-Leste, o que foi muito especial, mesmo sendo um trabalho hipotético. Louvo ao Senhor por ter me permitido viver isso e oro para que Ele me capacite para toda boa obra. Oramos assim por vocês também!

Divulgando o Projeto Filipe

Graças a Deus, por meio de amigos e parceiros, tivemos a oportunidade de estar em várias igrejas compartilhando sobre o Projeto Filipe. Só nesse bimestre passamos por dez igrejas - duas no interior de Minas Gerais, duas em São Paulo e o restante no Distrito Federal. Louvamos a Deus por cada porta aberta e oramos para que mais igrejas se associem a nós nessa tarefa que o Senhor nos confiou.

Gravação de músicas em Arara (língua indígena)

No mês de outubro, o Jonathan teve a oportunidade de servir a um casal missionário que trabalha entre um povo indígena no Pará com a gravação de músicas cristãs na língua. Ele fez a parte instrumental e ajudou na edição das músicas. Cremos que essas gravações irão abençoar muito a igreja indígena Arara.

Participação no livro "Gestão de Missões na Igreja Local"

Outra novidade que gostaríamos de compartilhar com vocês é o lançamento do livro "Gestão de Missões na Igreja Local", organizado pela missionária Seir Vasconcelos, no Congresso Brasileiro de Missões. O Jonathan teve o privilégio de escrever, junto com o Rev. Rosther Lopes, o primeiro capítulo, que fala sobre o papel da igreja no envio missionário.

Se você é líder de missões na sua igreja local, ou tem interesse pelo assunto, não deixe de adquirir o seu exemplar.

Próximos passos:

• Continuamos no processo de levantar recursos para ida ao Timor-Leste. No momento, temos 26,4% do valor necessário.
• Até o fim deste semestre, o Jonathan concluirá o curso de Pós Graduação em Teologia.

MOTIVOS DE ORAÇÃO

Agradecemos ao Senhor:
• Por mais um ano de vida (no dia 16/10 a Josi fez aniversário).
• Por cada igreja que tem aberto suas portas para conhecer o Projeto Filipe (17 igrejas ao todo neste ano de 2025).

Pedimos suas orações por:
• Divulgação: para que Deus continue abrindo portas e nos dê oportunidades de apresentarmos o projeto e sermos instrumentos de despertamento missionário.
• Sustento Financeiro: pelo sustento que precisamos para ir para o campo. A moeda do país é o dólar americano e as passagens aéreas têm um valor alto. Precisamos de mais igrejas e irmãos como parceiros do Projeto Filipe.

Jonathan Philip e Josiane da Silva

"Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos. Alegrem-se e regozijem-se as nações, pois julgarás os povos com equidade, e governarás as nações sobre a terra" Salmos 67:3-4

Rev. Luiz Otavio e Janete

31/10/2025

Itália, outubro 2025

“o Senhor ouviu a minha súplica; o Senhor acolhe a minha oração”. Salmo 6.9 (RA)

Nos meses de julho e agosto fomos ao Brasil para evitar a irregularidade do Luiz Otávio devido à demora na emissão do documento italiano da Janete, conforme relatamos na carta anterior.

Visitamos igrejas parceiras e participamos de atividades de divulgação, tanto nos cultos quanto em eventos missionários em São Paulo, São José dos Campos, Brasília, Luziânia e Rio de Janeiro. Compareci a reuniões do Presbitério, com os executivos da APMT e da Junta Missionária de Pinheiros e participei dos programas “Bussola Teológica” da APECOM e “Você é um missionário” da IPPTV.

Em setembro retornamos à Itália e prosseguimos com as reuniões de estudo bíblico em nossa casa, agora com uma nova família italiana (já somos seis). Participamos de um treinamento para o ministério infantil com uma missionária presbiteriana norte americana, numa cidade próxima a Milão. Também estivemos na reunião de toda a Equipe Itália da APMT em Asti.

Com o retorno do ano letivo, além dos meninos, eu e Janete voltamos a estudar. Nós entramos na escola destinada a adultos e estrangeiros, bem próxima de nossa casa. Cursamos a terza media, correspondente ao último ano do ensino fundamental 2 no Brasil. Somos 23 alunos, a grande maioria de arábes e africanos, muitos muçulmanos. Além de aprender a língua, tem sido uma ótima experiência para conhecer pessoas e evangelizar.

Após mais de um ano de espera, Deus concedeu o documento final de reconhecimento da cidadania italiana para a Janete, João Otávio e Tiago. Com a transcrição da sentença judicial, agora podemos ter residência italiana, identidade e a tessera sanitária, que permite o atendimento médico público. Com a residência poderemos dar entrada no permesso de soggiorno por reagrupamento familiar para o Luiz Otávio.

Foi um longo tempo de espera, ansiedade e expectativa. Muitos de vocês estiveram unidos conosco em oração. Louvado seja Deus que sempre tem o tempo certo em tudo. Agradecemos os contatos de carinho de todos que nos acompanham. Vocês são usados por Deus para nos cuidar e abençoar.

Um grande abraço, Deus abençoe cada um.

Pr. Luiz Otávio, Janete, João Otávio e Tiago

Contato

[email protected]
[email protected]
Instagram: @janete_mortoni
WhatsApp: +55 11 96610-9729 (Luiz Otávio) / +55 11 94577-4257 (Janete)

Rev. Marcos e Priscila

30/10/2025

França, outubro 2025

VOLTA AO BRASIL!

1 – Após praticamente dez anos na França, tendo recebido graça de Deus no trabalho de revitalização da igreja de Allauch, sul da França, e à frente da coordenação da então Base Europa e, agora, desmembrada em três Áreas: Ibérica, Central e Leste Europeu, entendemos da parte do Senhor que é tempo de retornar ao Brasil. Continuaremos como missionários de nossa querida Agência Presbiteriana de Missões Transculturais - APMT, trabalhando na retaguarda, no despertamento de vocações, através da difusão da obra missionária e formação de novos obreiros, no estado do Espírito Santo e proximidades;

2 – A igreja de Allauch alcançou uma boa maturidade, com liderança estabelecida, através do seu conselho, com visão missionária e com 45 membros. Deixamos a igreja com um novo casal de missionários, que seguirá o mesmo projeto de revitalização estabelecido pelo conselho, para que não haja solução de continuidade do trabalho iniciado. A presença deles tem sido motivo de louvor e gratidão a Deus;

3 – Jovens começam a frequentar a igreja e, cremos, o novo casal pastoral tem feito e fará um excelente trabalho, para a glória de Deus. Ele é bom e fiel!

4 – O trabalho entre as três igrejas da região tem dado bons frutos, com reuniões de oração, encontros de adolescentes e jovens e um retiro marcado para novembro. Louve ao Senhor por isso;

5 – O Marcos tem gozado de boa saúde dos ouvidos e o controle de seu câncer não tem apresentado absolutamente nenhuma suspeita de recidiva. Louve ao Senhor conosco;

6 – Somos gratos a Deus pela vida de cada igreja parceira e cada irmão(a) parceiro(a) por sua fidelidade, pois ao longo desses anos nada tem nos faltado. Contamos com sua parceria para os próximos anos. Obrigado por suas orações e generosidade.

COORDENAÇÃO EUROPA:

1 – Eu e Priscila temos revisitado todos os campos missionários, de Portugal à Romênia. Um privilégio enorme constatar o que Deus tem feito: a obra tem avançado, muitos obreiros têm chegado e as perspectivas são extremamente positivas, ainda que haja lutas, provações e muitos desafios. Mas como a missão é de Deus, nada e ninguém a impedirá;

2 - Segundo o plano estratégico da APMT para os países da Europa, necessitamos de muitos obreiros para os campos e, para tal, muito investimento, em oração e recursos financeiros;

3 - Este ano foram mais de 25 mil quilômetros rodados em visita aos campos, com reuniões, avaliação in loco, encorajamento e alinhamento de equipes e resolução de conflitos.

MOTIVOS DE ORAÇÃO:

1 - Pela gestação de nossa terceira neta, Ana, filha do João Marcos e da Amanda. Pela graça de Deus, em dezembro, teremos a alegria de tê-la nos braços.
2 - Pelo nosso retorno ao Brasil no final do ano, reentrada no país, visita às igrejas, reuniões e encontros;
3 - Pelo futuro Projeto Pontes, como pré-projeto, já aprovado pela APMT, que será submetido em definitivo em fevereiro de 2026;
4 - Pela igreja de Allauch na França e o novo casal de missionários ali deixado, Rev. Renato e Juliana Prates.

Obrigado por suas orações e investimento no Projeto França. (CPF).

Caso queira ofertar, segue nosso PIX: 809 385 157 72

Pelos laços da Cruz,
Rev. Marcos & Priscila Azevedo

Contato:

[email protected]
|[email protected]
WhatsApp: +33 6 30 39 34 22 | +33 7 66 53 74 22

Ivanda Borges

29/10/2025

Brasil, outubro 2025

"Engrandecei ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o Seu Salmo 34.3

GRAÇA E PAZ QUERIDOS IRMÃOS.

ATIVIDADES DE SETEMBRO:

Auxiliei na IPB e fiz duas liturgias aos domingos. Continuamos com as atividades na igreja nas quartas e sextas-feiras com os indígenas Kulinas Madirrá. Onde nós cantamos com eles, contamos histórias Bíblicas na língua Madirrá. As crianças fazem os trabalhinhos e terminamos com lanche para todos.

Fizemos visitas ao acampamento indígena do outro lado do Rio Envira onde o missionário Bira contou história na língua Madirrá, eu fiz orientações de saúde e levamos alimentos para eles.

No dia 23 fizemos uma limpeza no acampamento, eu fiz orientações de higiêne, contei como Deus ensinou o seu povo no deserto.Foi muito bom eles entenderam e começaram a ajudar na limpeza. Nosso Deus é maravilhoso.

Motivos de Oração:

- Por nossos trabalhos no acampamento indígena.
- Por minha viagem para os congressos.

Contato: (92) 982892490 / [email protected]

Rev. João Marcos e Andrea

28/10/2025

Brasil, outubro 2025

“...Venham Benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino... pois eu fui “refugiado” e vocês me acolheram”. Mateus 25.34-3

Juntamente com a nossa saudação fraterna em Cristo, compartilhamos com você as mais recentes notícias do Refúgio Maanaim em Una-BA.

Acolhimento, Integração e Missão

O Refúgio Maanaim já acolheu e direcionou para igrejas acolhedoras 21 grupos familiares, mas infelizmente, 17 destes escolheram arriscar e tentar a vida no exterior. Contudo, 04 grupos permanecem no Brasil (dois na Bahia e dois em São Paulo). E para glória de Deus 2 jovens se converteram e uma delas está fazendo o curso de formação missionária. Além do acolhimento, o Refúgio promove a integração e a evangelização de refugiados muçulmanos e da comunidade local através de aulas de Futebol e Treinos Funcionais.

Institucional, Infraestrutura e Voluntariado

O Refúgio tem investido na infraestrutura, finalizando a construção de uma lavanderia e banheiro comunitário para os refugiados, além da constantes trabalhos de manutenção. A entidade também está buscando cadastramento oficial junto ao governo federal, uma vez que novos refugiados afegãos só podem chegar ao Brasil por meio de uma entidade reconhecida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Além disso, temos treinado voluntários presencialmente e igrejas (online) que recebem famílias de refugiados afegãos.

Desafios da Missão

O maior desafio enfrentado hoje, sem dúvidas, é o peso emocional e logístico inerentes ao acolhimento, ao cuidado e a realocação dos refugiados, que exige dedicação e gera bastante desgaste. Contudo, apesar das dificuldades e do volume de trabalho, a visão central continua sendo: amar, acolher dignamente e proclamar o Evangelho de Cristo intencionalmente em palavras e atitudes. E o relacionamento com o governo na esfera municipal e federal, se por um lado gera credibilidade, por outro lado, a responsabilidade aumenta e o suporte financeiro para cobrir todos os gastos é ainda insuficiente. Por isso que seguimos contando com vocês, irmãos queridos! Por favor, continuem conosco na obra que Deus está fazendo ao enviar os campos brancos para o nosso encontro.

Agradecimentos:

• Pelos parceiros perseverantes;
• Pela Escolinha de Futebol e a formação de Treinadores;
• Pelos refugiados que estão começando a chegar;
• Pela família envolvida no projeto.

Petições:

• Para que a documentação do Instituto Seminare enviada ao Governo Brasileiro seja aprovada;
• Por mais Igrejas para Acolher as famílias afegãs que estão chegando ao Refúgio Maanaim;
• Por mais voluntários para aulas de português e trabalho com as crianças;
• Por Mais parceiros para suprir os gastos que são muitos;
• Por Doações em alimentos e vestimenta para os afegãos;
• Pela Deborah (filha), Will (genro) e Chloe (neta) que estão se preparando para servir como missionários na Índia.

E junto com o nosso agradecimento, convidamos você a continuar conosco nesse desafio de fazer Jesus conhecido através do acolhimento aos afegãos muçulmanos na Bahia. Beijos e Abraços!

João e Andrea, Juan e Raquel

Rev. Samuel e Darlene

27/10/2025

Zimbábue, outubro 2025

“Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.” Salmo 126:3

Amados irmãos e parceiros em oração e sustento,

Graça e paz em Cristo Jesus!

Com o coração cheio de gratidão, queremos compartilhar um pouco do que o Senhor tem feito nesses últimos três meses aqui no Zimbábue. Temos visto a fidelidade de Deus sustentando nossa família e abrindo caminhos para que o Evangelho continue alcançando vidas.

Família

O Senhor respondeu nossas orações quanto a casa que estávamos procurando para alugar. No dia 15 de setembro nos mudamos. Agradecemos a Deus por providenciar um novo lar, em um bairro seguro, arborizado e bem localizado aqui em Bulawayo. Alguns irmãos da Whitestone Chapel se mobilizaram providenciando transporte, lanche, mão de obra e até utencilios que estava faltando na casa. Em todo tempo, sentimos o cuidado do Senhor em cada detalhe e louvamos a Ele que levantou irmãos daqui e também irmãos parceiros do Brasil que nos enviaram ofertas específicas para fazer o depósito três meses adiantado do aluguel. Em relação à nossa filha Darlla, seguimos orando e buscando orientação para os próximos passos nos estudos e vocação. Ela tem o desejo de estudar Odontologia aqui no continente. Que Deus direcione a sua vida.

Atividades

Durante este período, seguimos apoiando o trabalho da Whitestone Chapel, onde temos tido a alegria de congregar com irmãos preciosos, acolhedores e sedentos de aprender sobre a fé reformada. Temos tido a oportunidade de ministrar a Santa Ceia, participar da equipe de louvor e ministrar estudos bíblico nos lares. Continuamos dedicados no estudo o inglês, investindo nos relacionamentos, buscando compreender as culturas para melhor comunicar o evangelho, e também a disposição do presbitério aqui. Em julho, participamos da reunião ordinária do Presbitério de Bulawayo, realizado na City Presbyterian Church. No inicio do mês de setembro tivemos a primeira reunião com representantes do presbitério para iniciarmos o processo de plantação de uma nova igreja no bairro de Thorngrove, na zona rural. Essa reunião aconteceu nas dependências do Bulawayo Shelter e foi um precioso tempo onde podemos orar suplicando ao Senhor sabedoria e condições para essa nova etapa que certamente será uma benção para essa nação. Orem por isso! Em agosto, mês de missões, participamos de Lives com algumas Federações de SAF's e igrejas que carinhosamente nos convidaram. Compartilhamos a Palavra de Deus, encorajando-os a manterem seus corações aquecidos com a visão missionária. Também nesse período recebemos em nossa casa a família Bantim, missionários da APMT, amigos preciosos que servem na África do Sul, bem como a visita da irmã Gina Rajar, membro da Igreja Presbiteriana de Brotas - BA. Ficamos imensamente gratos a Deus em nos abençoar com esses brasileiros. Isso nos levou a pensar e viver o que o salmista expressa no Salmo 133, pois a unidade gera bênçãos de Deus, a vida eterna e a santificação. Louvado seja Deus!

Agradecemos de coração a cada igreja e a cada irmão que tem caminhado conosco nessa missão. Realmente, é gratificante ver e sentir como o amor, as orações e a generosidade de vocês têm nos sustentado e permitido que a luz de Cristo continue brilhando aqui em Bulawayo. Que o Senhor os abençoe e recompense com toda a Sua graça, como só Ele pode fazer!

Ore conosco:

• Por nossa saúde física e espiritual;
• Por sabedoria e sustento para continuarmos servindo com alegria neste novo lar.
• Pelo processo da renovação dos nossos vistos que ainda não foi aprovado;
• Pelo aprendizado do Inglês e pelos estudos de Darlla;
• Pela aquisição de um caixa d'água;
• Por novos parceiros.

Em Cristo Jesus, Senhor das nações,
Pr.Samuel, Darlene e Darlla

Rev. Lucas e Vanessa

26/10/2025

Senegal, outubro 2025

Olá meus amados. Dois meses já se passaram desde que colocamos nossos pés neste País. Muitas coisas aconteceram e abaixo você terá um resumo daquilo que Deus tem nos feito experimentar:

Aulas de francês: Em Setembro e Outubro nossas aulas de Francês se intensificaram. Agora estamos tendo aulas com uma professora Senegalesa quatro vezes por semana, aulas com um professor Brasileiro uma vez por semana e tutorias com um irmão da igreja três vezes por semana. Já conseguimos nos comunicar um pouco melhor e a língua já não soa tão estranha aos nossos ouvidos.

Conhecendo os trabalhos: Nestes dois últimos meses Deus nos deu a graça de conhecermos alguns dos trabalhos desenvolvidos por nossos amigos missionários. Conhecemos o trabalho de plantio de igreja na Cidade de Saly e o trabalho com os meninos talibês na mesma cidade desenvolvido pelo Rev. João Batista e seus obreiros.

Conhecemos também o trabalho de plantio de igreja na pequena cidade de Ndiaffate. Este plantio faz parte do projeto do Rev. Gerson Troquez e está sendo executado por um obreiro nativo chamado Jean Louis. Tivemos o privilégio de participar de um culto onde três jovens foram batizados.

Conhecemos também o trabalho de plantio de igreja na capital do país (Dakar). Participamos de uma grande festa em um domingo onde quatorze pessoas foram recebidas através de batismo e profissão de fé. O trabalho de plantação é feito pelo Rev. Demba e sua equipe.

Além destes trabalhos participamos também de encontros com missionários de outras denominações e de outras agências missionárias. Estes encontros são organizados pelo Rev. João Batista e Rev. Anderson e nos permitem conhecer os diferentes trabalhos realizados no país. No último encontro tive o privilégio de ministrar a palavra de Deus utilizando o texto de João 2. 1 - 11 (As bodas de Canaã).

Documentações: o processo para a retirada do “visto de longo prazo” no país demanda, além de várias documentações, muita paciência. Durante este processo precisamos nos deslocar três vezes para Thies para ajustar todas as documentações além de nos deslocarmos uma vez para Dakar para buscar os documentos traduzidos. Em nosso último retorno à Thies um automóvel colidiu com nosso veículo na volta. Deus nos guardou e nada aconteceu conosco, mas, o carro em que estávamos (que é emprestado) sofreu algumas avarias. Na próxima semana iremos mais uma vez a Thies para retirar os documentos.

Começando de novo: Quando nos mudarmos para um novo país começamos “tudo de novo”. Isso inclui garfos e facas, panelas, colchão, mesa e cadeiras, cama, casa, carro etc… Todas estas bençãos, que na maioria dos dias nos servem de maneira invisível, precisam ser encontradas novamente. Deus já nos deu a graça de comprarmos muitas destas coisas, mas, ainda estamos à procura de uma casa para alugar, um carro para comprar e outros itens da “grande lista”. Nos últimos dois meses muito de nosso tempo foi gasto nesta procura. A obrigação de procurar e negociar cada um destes itens de certa forma nos obriga a nos expormos e usarmos nosso “frances de bebê” para, pouco a pouco, começarmos nossa nova vida.

Segundas impressões: Tenho perguntado a vários missionários e cristãos locais o que eles pensam sobre o grau de influência do animismo dentro do islamismo Senegales. Todos são unânimes em declarar que a influência é inegável e muito forte. O Marabu (uma das figuras centrais para cultura senegalesa) até onde posso perceber cumpre muito mais a função do Shaman dentro da cultura animista do que o papel do Imãn dentro da religião Islâmica. É difícil avaliar até que ponto a cosmovisão animista distorce a cosmovisão Teista Islâmica no Senegal. O obstáculo da língua ainda não me permite conversar sobre estas questões profundas, mas, creio que elas sejam importantes para que possamos apresentar Cristo de maneira fiel e relevante para este povo.

Pedidos de oração:

- Ore para que nossa família consiga manter uma devocionalidade saudável principalmente nestes primeiros meses.
- Ore para que Deus nos dê sabedoria para aprendermos a língua e a cultura.
- Ore para que possamos encontrar uma boa casa para morar por um valor acessível e para que Deus nos dê os recursos para comprar um veículo.
- Ore pelos três jovens que foram batizados em Ndiaffate e pelas quatorze pessoas que foram recebidas por profissão de fé e batismo no trabalho em Dakar.
- Ore pelas iniciativas de plantação de igreja no país. Que Deus envie homens e mulheres para trabalhar nestes campos.
- Ore por nossa igreja, família e amigos que deixamos no Brasil. Que Deus os sustente.

Motivos de Agradecimento:

- Agradecemos a Deus por seu sustento e por todas as pessoas que se sacrificam junto conosco para que este projeto aconteça.
- Agradecemos a Deus por todos os trabalhos que tivemos o privilégio de conhecer nestes primeiros dois meses.
- Agradecemos a Deus pela casa em que estamos, pela documentação que está quase resolvida e por todos os itens de nossa casa que já conseguimos adquirir.

Rev. Lucas e Vanessa
+55 43 98477-9447
@projeto_caminho
PIX: 43984779447

Simone Rosa

25/10/2025

Romênia, outubro 2025

MINHA VIDA

A cada dia sigo alegremente convicta de que estou na nação certa, no tempo determinado, no meio deste povo específico realizando a obra Dele. A paz do Senhor excede todo o meu entendimento quando percebo a vontade Dele em minha vida. Os dias nem sempre são fáceis, mas a certeza de que todas as coisas cooperam para o meu bem e para a glória Dele em minha vida e através da minha vida faz com que os dias difíceis sejam vencidos na paz e alegria do Senhor Jesus.

SAÚDE

Devido a uma úlcera duodenal passei por um perido delicado da minha saude e fui internada duas vezes no hospital em Constanta, uma cidade próxima onde moro. Sou grata a Deus pela equipe missionária onde ele me colocou. Durante os dias de internação recebi toda atenção e cuidado por parte deles. Ireni e Pr. Tercio, frequentemente, iam ao hospital para estar comigo, providenciando tudo que precisasse. Isso foi um testemunho para minhas colegas de quarto, pois viram meus irmãos cuidando de mim. Em nenhum momento estive sozinha, tenho recebido toda atenção e compreensão da equipe no tratamento e recuperação da minha saúde.

A Monica, discipula da Ireni, se tornou minha amiga. Ela também esteve comigo, dando toda assistência necessária para que eu não estivesse sozinha e não sentisse falta de nada.

Os irmãos da igreja enviavam mensagens, demonstrando amor, em todo tempo.

A família que Deus tem me dado aqui na Romênia é surpreendente. Glórias ao Senhor desta Igreja, em todas as nações!

MESMO QUANDO ESTAMOS FRACOS

No primeiro sábado da minha internação, estava ansiosa e triste por estar ali no hospital. No entanto, Deus me mostrou o motivo de estar ali. Cai nas graças de uma das mulheres que fazia a limpeza do quarto, para preservar sua identidade vamos chama-la de Repleta. Mais tarde quando ela retornou ao quarto, a Monica, uma amiga romena estava me visitando. A Repleta estava encantada comigo, não sei o porquê, talvez por ser brasileira. Começou a falar sobre os sofrimentos do seu coração. Foi minha oportunidade de falar do tão grande amor de Deus por ela. Pedi para abraça-la e comecei a orar por ela. Em lágrimas, disse que nunca tinha recebido tanto amor ali no hospital. Ficamos amigas e nos comunicamos toda semana por whatsapp.

Uma colega de quarto, foi diagnosticada com câncer. Antes de dormir, ela me pedia para orar por ela, pois dizia que quando eu orava as dores diminuíam e podia dormir melhor. Continuo enviando mensagens com textos bíblicos para ela, por whatsapp.

Um dia antes de receber alta, uma das enfermeiras, que cuidava de mim com muito carinho, pediu que eu orasse por ela, porque ouviu dizer que eu era uma mulher de oração.

Vi a boa mão de Deus me usando num momento tão doloroso e de muita debilidade física, enquanto estava ali naquele hospital. Meu romeno foi aperfeiçoado. Meu coração se firmou ainda mais na certeza de que estou no país certo, trabalhando com o povo certo, no tempo oportuno de Deus para minha vida. Maturidade, certezas, gratidão, alegria e paz são os sentimentos que firmam minha vida aqui, na Romênia.

Outro motivo de gratidão é o tanto de ofertas que foram enviadas por irmãos do Brasil quando ficaram sabendo do meu problema de saúde. Desses irmãos não apenas recebi oferta, mas orações e muitas mensagens de carinho. Mais uma vez, Deus fazendo infinitamente mais! Sigo repleta de gratidão por cada irmão do Brasil e pelos irmãos da base Europa que também estiveram presentes e atenciosos neste período. A tão extensa família de Deus refletindo sua multiforme graça!

GRATIDÃO

Por cada irmão que fielmente ora por mim, investe finaceiramente neste projeto e está presente em minha vida por meio de mensagens. Louvo a Deus porque está parceria glorifica ao Rei e Senhor de todas as nações. A quem eu amo e estou aqui para servir fielmente. Quando vi essas duas bandeiras juntas na praia meu coração se encheu de alegria porque sei que meus irmãos brasileiros estão aqui comigo na Romênia, segurando firmimente as cordas para que eu esteja aqui.

ACAMPAMENTO

Mais um acampamento cheio de trabalho, barulho, diversão e alegria. Um momento único de muita comunhão com as crianças e adolescentes de Limanu e Mangália. Lugar onde a Palavra de Deus é pregada, quando oramos e louvamos ao Senhor juntos. Fazemos muitas atividades de pintura, jogos e bringadeiras diversas. Noites mal dormidas tentando aquietar a turma cheia de energia. São dias intensos de muita aprendizagem para todos que participam.

LIMANU

Nossos sábados pela manhã em Limanu continuam. Nesses meses de verão tivemos duas equipes nos ajudando. Uma da Inglaterra e outra de jovens brasileiros. Foi um tempo de atividades diferentes e edificantes para nossas crianças e adolescentes, além do evangelismo em escola e praça pública.

CULTOS NOS LARES

Em Mangália, há quase um mês demos início aos cultos nos lares, toda quarta. Um momento de estudo bíblico realizado pelos irmãos romenos, comunhão e alegria. No dia que foi em minha casa Deus me concedeu o privilégio de ter a presença das minhas vizinhas, pelas quais tenho orado e semeado na vida delas. Foi uma alegria para todos.

PRINCESAS

emos início a um trabalho de discipulado apenas de meninas da igreja de Mangália. Trabalho de discipulado com um grupo de meninas da igreja de Mangalia. O foco deste trabalho é conscientizá-las sobre quem elas são em Cristo Jesus e a que reino elas pertencem. Por isso o nome de princesas. As reuniões serão em minha casa, aos sábados pela manhã, quando tomaremos o café juntas. Ainda falta mais uma menina que foi para o acampamento e ali foi impactada por Deus. Orem por este trabalho e pela vida dessas princesas.

MOTIVOS DE ORAÇÃO

• Pela saúde de cada membro da nossa equipe de missionários da APMT
• Pela igreja de Mangália: despertamento e formação de líderes
• Pelas crianças, adolescentes e famílias de Limanu
• Por mais parceiros financeiros
• Pelas minhas vizinhas, conversão.

Simone Rosa
[email protected]

Rev. Jairo e Kênia

24/10/2025

Brasil, outubro 2025

SAUDAÇÕES A TODOS PARCEIROS E COMPANHEIROS DE ORAÇÃO

O apelo de Paulo em 1 Tessalonicenses 5:25 — “Irmãos, orai por nós” — revela que a missão de Deus é uma tarefa compartilhada entre a igreja, o missionário e a agência. Ao pedir oração, o apóstolo reconhece que a obra missionária não depende apenas do mensageiro, mas também da intercessão e do apoio da igreja. John Piper resume: “Você tem três opções na missão: ir, enviar ou desobedecer.” A oração torna-se, portanto, o elo vital entre o campo e o envio, unindo missionários e parceiros na mesma causa do evangelho. Cada crente é convidado a participar ativamente obedecendo, orando, contribuindo e sustentando espiritualmente e financeiramente àqueles que vão. Assim, missões não é responsabilidade de poucos, mas é privilégio de todos. A parceria na intercessão fortalece tanto os obreiros como os intercessores, seja no espiritual o no material, abre portas e glorifica a Deus, mostrando que a expansão do Reino é fruto de um corpo unido em propósito e amor, e em expandir o Reino de Deus.

1. Nossa família: Estamos bem! Entretanto Kênia vai internar no dia 13/10 e a cirurgia na lombar, será no dia 15, e ficará no hospital o tempo necessária para sua recuperação.

2. “Projeto Juntos” – Igreja Presb. Hispana – Graças a Deus estamos avançando. E uma das áreas que tem crescido é a área de música. Abaixo são algumas fotos dos 4 grupos que vão crescendo: o de Louvor, Música folclórica, Coral e crianças. Deus tem unido fortalecido e usado para edificar a igreja.

A música é uma área muito importante e poderosa na igreja, não é fácil de lidar porque necessita de pessoas preparadas para servir e formar outras. Pela graça de Deus, estamos formando uma equipe que está crescendo como podem ver nas fotos. Estamos trabalhando para que eles saiam às ruas para a evangelização. Ser realmente uma igreja fora dos portões a fim de alcançar as multidões para Cristo. Esse é o propósito de todo esse trabalho.

Agradeçam conosco:

1. Pelo cuidado de Deus em nossas vidas, família e ministério. Pela porta que já se abriu para a cirurgia de Kênia em outubro. Recursos para a manutenção do carro. E para os imprevistos.

2. Pelo engajamento na obra, de vários irmãos da igreja, nas diferentes áreas como na música.

3. Por todas as vitorias já alcançadas, crescimento da EBD.

4. Pelos trabalhos em andamento: Cursos de computação, eletricista, português, 4 grupos musicais, evangelização com as crianças.

Ore

1. Ore para que Deus continue guardando e protegendo a nossa família: Junior, Kaleb&Daniela, Thalyta, Thatyane. Ore pela cirurgia de Kênia será internada no dia 13 e a cirurgia será no dia 15 de outubro. Oremos para que Deus a cure por completo. Pelo Pastor Jairo, tratamento do tumor no pâncreas, cálculos nos rins e diabetes, para que todos possamos estar curados.

2. Ore por provisão para a família, novas parcerias financeiras para os anos. Temos apenas 45% do sustento ideal e tem sido um desafio cada mês terminar com as contas em dia.

3. Orem pelo “PROJETO JUNTOS” e Ig. Presb. Hispana p/ seguir crescendo e plantando novas igrejas.

4. Suas orações pelo senhor Victor, casado com Karen e pai de 2 filhos que estamos apoiando há mais de 12 meses. Ele já está muito melhor, andando, sem sonda e se alimentando via oral. Gloria a Deus!

5. Suas orações por recursos para a manutenção de nosso carro. Ainda precisa de certas reparações. A última manutenção foi em setembro R$ 4500 já conseguimos 3 mil. Muito obrigado.

6. Orem e nos ajudem com o maior desafio que temos nesse ano 2025, “O METRO MISSIONÀRIO” para comprar um local. O valor completo, com os documentos, deve ficar em 1 milhão de Reais. Também pode enviar o vídeo para outros irmãos que podem participar. Dê uma olhada no vídeo da promoção desse desafio. Copie o Link abaixo em um navegador - https://apmt.org.br/blog/10751-igreja-presbiteriana-hispana-compra-do-local pix - [email protected] – Dúvidas e perguntas por favor nos escreva estamos a disposição.

7. Ore para que os cultos de domingos presenciais 18:00 H. Quartas-feiras on-line via ZOOM, e a EBD aos domingos 9:30 da manhã. E pela reunião de jovens e adolescentes e demais atividades.

8. Ore pelo trabalho com as crianças com a música, EBD E EBF, “vai e conte” onde as crianças aprendem a evangelizar usando o livro sem palavras e logo saem as ruas para evangelizar, tem sido uma benção.

9. Precisamos de professores voluntários para todos os cursos, principalmente computação, eletricista e música p/ 2025. Oremos pelos profs. que já estão apoiando. Lucas, Renan, Pedro e Carol, Yarian, Rodrigo, Kênia (minha esposa) e Kenia (cubana) . Para que Deus os siga usando grandemente.

10. Oremos pela diretoria da APMT e pelos missionários de base e os que estão em diferentes campos.

11. Oremos pelo Brasil para que os líderes se convertam ao Senhor e andem no temor do Senhor.

12. Ore pelas igrejas que nos apoiam com cestas básicas: IP V. Mariana, Penha, Bom Pastor, Colégio Elim. E pelas igrejas e irmãos que são parceiros na parte financeira.

Contato:

[email protected]
11-955581969
11-995801810
@projetojuntosiph

Que Deus abençoe,
Rev. Jairo y Kênia

A. O. e G.

23/10/2025

Brasil, outubro 2025

Capacitação

Daqui há aproximadamente 3 meses estamos partindo do Brasil iniciando nossa jornada missionário rumo ao Paquistão. Vocês sabem que mesmo não estando em nosso campo de trabalho nessa fase de captação de parcerias, nós participamos da vida do campo: Investindo em nossa igrejinha, nas crianças do projeto de educação/evangelização da fábrica de tijolos e em nossa equipe de obreiros locais em uma das regiões mais extremas do Paquistão. Estamos fazendo isso junto com você, querido parceiro.

Continuaremos com esses investimentos e agora, antes de chegar presencialmente no campo, faremos um investimento de capacitação em nós. Nosso primeiro destino após sair do Brasil em janeiro será o Reino Unido. Gyselle e eu faremos uma imersão na língua inglesa por 6 meses. Com a bênção do Senhor, avançaremos no conhecimento dessa língua que será ponte para aprendermos a língua-mãe do Paquistão, o urdu. Investir no aperfeiçoamento do inglês agora é garantir uma vida ministerial no campo transcultural muito mais profícua, além de colaborar com nossa segurança pessoal nesse campo de perseguição extrema.

Estamos matriculados em uma escola e muito animados com essa oportunidade de capacitação para servir melhor no campo transcultural. Os custos envolvidos nessa etapa são altos, mas ainda maior é nossa fé no Senhor que nos comissionou e tem nos feito avançar para honra e glória dEle.

Você, querido parceiro, é instrumento do Senhor em nossas vidas e ministério. Juntos, Deus continuará a usar nossas vidas para avançar com o evangelho e multiplicar adoradores no sul da Ásia.

Ore para que possamos honra a Deus com a excelência dos nossos estudos.

Escolinha na fábrica de tijolos

Finalmente as salas onde nossas crianças recebem as aulas foram reconstruídas. Muito mais espaçosas, de alvenaria e com muito mais segurança. Louvado seja o nosso Deus por isso! Muito obrigado por realizar isso conosco. Alegre-se no Senhor! O evangelho avança poderosamente em palavras e testemunho diante dos povos.

Ore para que essas crianças entendam o evangelho pregado.

Equipe de evangelistas

Na carta aos romanos, capítulo 15, versículo 21, Paulo diz “Hão de vê-lo aqueles que não tiveram notícia dele, e compreendê-lo os que nada tinham ouvido a seu respeito”, é isso que estamos fazendo nesta missão juntamente com obreiros locais em quem temos investido financeiramente. Em breve, quando estivermos lá presencialmente, também investiremos intelectualmente capacitado-os teologicamente, formando líderes locais capazes de fazer discípulos do seu próprio povo ainda não alcançado.

Ore pelos obreiros, que sejam guardados do mal e capacitados pelo Espírito Santo com coragem e ousadia.

Tratamento Elias

Vocês se lembram do nosso jovem irmão iraniano, Elias? Nós mencionamos no diário anterior que estamos ajudando ele financeiramente a fazer seu tratamento na coluna, conforme as fotos a seguir. Graças a Deus, as sessões já começaram e nosso irmão está tendo um pouco de alívio nas dores decorrentes de uma escoliose severa que ele tem.

Ore para que esse tratamento tenho máximo efeito para o Elias.

Muito obrigado pelo seu tempo e por seu comprometimento com a missão do Senhor rumo aos povos não alcançados. Juntos, vamos cumprir com a ordem!

Ao Todo Poderoso, Rei e Senhor Deus, sejam a honra, a glória, a majestade e o domínio, para sempre. Amém!

Rev. Cláudio e Cássia

22/10/2025

Nova Zelândia, outubro 2025

Queridos irmãos e irmãs, louvado seja Deus pelo terceiro trimestre de 2025.

Em julho retornei a Ásia para continuidade do treinamento de liderança de dois grupos e está planejado para o mês de outubro iniciarmos um novo grupo em outro pais com alto índice de perseguição. Deus têm sido proclamado e o que nos encoraja é ver a alegria e sede por conhecimento dos nossos irmãos, mesmo em meio a todo esse contexto árido.

Continuamos nos adaptamos as muitas mudanças acontecendo na Wakatipu Church, inclusive no mês de agosto a congregação na cidade de Arrowtown foi organizada como igreja.

Agradecemos a Deus pela vida de cada parceiro que têm sustentado essa obra missionária. A Ele toda a glória!

“Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” Josué 1.9

Kingston e Garston - Plantação de Igreja

Os trabalhos na igreja agora tem acontecido quinzenalmente e nos demais domingos os irmãos tem participado do culto na sede. Mudanças necessárias por conta do nosso deslocamento para ajudar a igreja sede.

Continuamos acompanhando e visitando os nossos irmãos, inclusive uma delas se mudou para um vila de idosos para ter melhor assistência médica e nas tarefas domésticas.

Queenstown - Revitalização de Igrejas

A Global iniciou a reunião dos grupos familiares em casa e estamos liderando um desses grupos. Nossas reuniões têm acontecido quinzenalmente.

Nos dias 18 e 25/07 e 1 e 8/08 aconteceu o nosso tradicional Pasta Café, evento que serve macarronada e sobremesas para a nossa comu- nidade. Durante o evento alguns irmãos deram o seu testemunho e a mensagem do Senhor foi entregue.

A reunião semanal dos adolescentes tem acontecido toda quarta-feira e tem sido muito edificante tanto pra eles quanto para Cassia e os demais professores.

Dia dos Pais na Nova Zelândia é comemorado no primeiro domingo de setembro. Irmãos e seus filhos!

Nepal e Índia - Treinamento de Liderança

No mês de julho retornamos para mais uma série de treinamentos na região leste do Nepal, ao sul da Índia e um outro pais da Ásia que por questão de segurança manteremos o nome em sigilo.

Estes cursos acontecem em parceria com o Planters e Instituto Ethnos. A igreja do Senhor fazendo a diferença através do evangelho de Jesus Cristo.

Retornaremos na Índia no mês de outubro e iniciaremos uma nova turma em outro pais da Asia. Louvado seja Deus por essa oportunidade de capacitar os plantadores locais para pregarem e ensinarem em suas igrejas.

Pedimos que orem pela segurança tanto da nossa equipe quanto de cada líder local.

Nossa EBF - Atividade com as crianças

Dos dias 22 a 24 de setembro aconteceu a segunda edição do Holiday Programme (Programa de Férias) para as crianças de 7 a 11 anos. Houve distribuição de bíblias e as crianças foram incentivadas a terem uma vida devocional à Deus independente de seus pais, visto que muitas delas não são cristãos.

Oceania - Coordenação de Área

Dos dias 19 a 21 de setembro tivemos o 4° Encontro dos Missionários da APMT na Oceania (Nova Zelândia e Austrália) na cidade de Auckland. O tema foi “Juntos e Fortalecidos – Encorajamento na Missão”. Apenas o Rev. Júlio e a Celeste não puderam vir, pois estavam de viagem marcada para o Brasil. Foram 3 dias muito especiais, pois pudemos ser edificados na Palavra, identificar e avaliar os aspectos na cultura que tem sido desafiador em cada contexto, além de momentos maravilhosos de comunhão entre nós. Orem pelos missionários na Oceania e suas respectivas famílias.

Dos dias 22 a 25 de setembro aconteceu a Assembleia Geral anual da Grace Presbyterian Church. Eu participei como representante da APMT e pude compartilhar o que Deus tem feito através de cada projeto da APMT neste país. Os irmãos kiwis ficaram muito alegres e gratos ao Senhor pelo avanço de cada um deles.

Motivos de Oração

• Pela nossa família, casamento e filhos (20 e 17 anos).
• Pela plantação da Igreja Presbiteriana de Kingston;
• Pela revitalização das igrejas da Nova Zelândia;
• Pelo processo de reestruturação da Wakatipu Church
• Pela Coordenação da Área Oceania e Liderança da Equipe Nova Zelândia.
• Pelo treinamento de líderes no Nepal que acontece no mês de outubro e pelo treinamento de líderes na Índia.

Rev. Cláudio e Cassia Gonçalves
[email protected]
https://linktr.ee/revclaudiogoncalves

Gladston e Sirlene

21/10/2025

Brasil, outubro 2025

Graça e paz vos sejam multiplicadas, irmãos e amigos na missão!

“Mestre, come! Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis” (João 4.31,32).

Essa resposta desconcerta os discípulos, mas revela algo central sobre o coração de Cristo: a verdadeira satisfação de Jesus estava em cumprir a missão para a qual fora enviado.

“A missão é o oxigênio da igreja” (John Stott)

Louvamos a Deus por mais um trimestre qua passou. Graças a Ele, estamos com saúde e felizes por participar de Seus feitos entre o povo cigano e, também, na mobilização e conscientização das igrejas locais.

Com alegria, agradecemos a todos vocês que tem caminhado conosco nessa empreitada missionária, nos mantendo em suas orações diárias e contribuindo financeiramente para que possamos prosseguir nesta jornada. Nossa oração e súplicas a Deus, é para que Ele possa recompensá-los, respondendo suas petições.

Graças a Deus estamos sendo fortalecidos no Senhor e na força de Seu poder diariamente. Estamos superando os desafios familiares, com a graça de Deus, e também exercendo o discipulado familiar. Tive um susto na saúde, com o surgimento de um deslocamento de uma hérnia de disco cervical, que provocou muitas dores e enfraquecimento do braço direito. Graças a Deus, após consulta e exame de tomografia, pude dar início as fisioterapias, que vem trazendo alívio as dores e restabelecendo a força do braço novamente. As datas de aniversários passaram com celebrações a Deus pela vida e momentos de comunhão. Nos próximos messes será a vez das netas Lavinnya e Isabelly, fechando as festividades de aniversários.

As visitas às igrejas foram intensas nesse trimestre, por ocasião do mês de missões da nossa igreja, graças a mobilização da RAM, praticamente todos os finais de semanas estivemos falando em uma IPB, de julho à setembro. Foram 14 participações nas IPB, sendo manhã e noite, ministrando conferência e o curso COMIL, 1 vez na igreja Quadrangular e 1 vez na igreja Betânia. Tivemos a oportunidade de pregar a palavra e apresentar o projeto, desafiando as igrejas para a urgência da missão. Foram tempos preciosíssimos. Além das igrejas, participamos do acampamento do 12° aniversário da Federação de SAFs do PCLM – Presbitério Centenário do Leste de Minas.

Neste trimestre, as visitas aos acampamentos foram menos pontuais que o normal. Tivemos momentos de celebração e alegria, por exemplo: o envio do irmão Bruno para o retiro espiritual, sendo ele o primeiro ‘cigano’ na história do retiro “Vida Extraordinária”, evento realizado pela IP Cariru, de Ipatinga, que promoveu um grande impacto na vida de nosso irmão, bem como trouxe quebrantamento na igreja local, levando à, ao olhar de compaixão e misericórdia pelo povo cigano. Com isto, o casal recém casado, Rafael e Andiara, iniciaram-se as visitas em nossos encontros. Glória a Deus! O encontro de mulheres em Timóteo, ainda não foi possível ser realizado. Mas o coração delas já estão aquecidos. Ore por uma ação de Deus no coração dos homens, para que a liberação aconteça.

Em contrapartida, aconteceram 2 óbtos, que trouxeram bastante tristeza e dificuldades em um dos grupos que atuamos. Um dos óbtos foi do Sr. Alaerte, cigano que nos recebeu pela primeira vez em outubro de 2018, servindo de aceso aos demais acampamentos. Choramos sua partida. Estivemos presentes no acampamento, nestes momentos de dor e tristeza.

As visitas evangelísticas e estratégicas aos acampamentos, acontecem semanalmente, dentro das possibilidades, para que todos possam ser assistidos. Nesse período foram realizadas 41 visitas evangelísticas, 16 encontros pessoais para discipulado e 9 virtuais, devido a urgência que surgiu. Os desafios para o compartilhamento das informações que eles estão recebendo, com aqueles que ainda não frequentam os cultos, prosseguem firmes. Sabemos que somente Deus pode despertar os corações.

A equipe de João Monlevade, a família do Pb. Paulo, Maressa, Miriã e Júlia, graças a Deus, prosseguem trazendo alegria mediante ao crescimento no relacionamento com Deus, com as famílias ciganas e com a mobilização da igreja local. No dia 26/07, aconteceu um casamento de ciganos do acampamento de Timóteo, envolvendo a irmã do Iago, um dos ciganos que participa do discipulado realizado pelo Pb. Paulo. Neste evento, foi consolidada a aceitação do nosso irmão Paulinho entre o povo. Porque, o Iago exigiu que ele pregasse a Palavra no casamento. Deus abriu as portas para que vários outros ciganos de João Monlevade pudessem ouvir a mensagem, e conhecer o Pb. Paulo. Louvamos a Deus por esse episódio que marcou nossas vidas.

Os relacionamentos e despertamentos das igrejas, foram bastante positivos. Chegaram novos vocacionados na equipe e já estão atuando desde agosto: Rodrigo e Cassia, membros da IPB Cariru, da cidade de Ipatinga. Rodrigo é policial e Cassia é médica, ambos atuam com música, e estão servindo com alegria. Rodrigo é vocacionado ao ministério da Palavra. Eles foram muito bem aceitos nos acampamentos do Ipaba e em Timóteo. Eles estão atuando e apoiando às terças-feiras nos cultos do acampamento do Tumate no Vale Verde do Ipaba. Bênçãos de Deus! A chegada desses irmãos nos trouxe alegria e gás novo para os cultos. Ficamos conhecendo a família do Diácono Edilson, membros da IPB de Árvore Grande, em Pouso Alegre, que nos hospedou, no momento em que estávamos ministrando uma Conferência Missionária no mês de agosto, visitamos um dos acampamentos de ciganos na cidade e, desafiamos, treinamos e inserimos eles na Equipe, levando-os ao acampamento, que é a parte prática do treinamento. Graças a Deus, já estão realizando as visitas sozinhos!

Juntamente com o trabalho de campo, o Diac. Edilson e família, estão trabalhando a conscientização da igreja local e desafiando os vocacionados para o engajamento. Deus está respondendo nossas orações, pois, à partir da família do Diac. Edilson, já recebemos a f amília do (irmão João), membro da IP Árvore Grande, para trabalhar juntamente com o Edilson nas visitas ao acampamento. Ore por eles: Edilson, Natalia, Maria Vitória, Manuele e Catarine que está chegando, João, esposa e duas filhas.

A cada trimestre estamos percebendo como Deus tem sido gracioso para conosco. Ele tem nos surpreendido com Suas ações continuamente. Somente Ele deve ser exaltado em meio a todos os resultados. A APMT, através de sua diretoria, aprovou a liberação de uma verba (Ata 107 - Doc.10 - 13/08/2025 - Projeto No Rastro da Carroça), no valor de 35 mil reais, para quitação do restante do lote, que o projeto recebeu para dar sequência na plantação da 1° igreja de ciganos da região. Glória a Deus por essa intervenção. Agora estamos nos organizando para os próximos passos, que será a preparação e estruturação do terreno para levantarmos a 1° Igreja/Tenda Transcultural no Vale do Aço. Ore conosco por essa causa.

Os números não param de crescer. Louvado seja Deus! Hoje estamos relacionando diretamente com 175 pessoas (ainda não contabilizado o número de pessoas do acampamento de Pouso Alegre – são em torno de 12 famílias). Total de acampamentos visitados 10, destes , 6 estão no Vale Verde do Ipaba.

Tivemos o privilégio de participar do 10° CBM – Congresso Brasileiro de Missões, que aconteceu nos dias 6-10/10, que foi um presente de Deus para todos nós. Rever amigos e colegas da missão e conhecer tantos outros. Isto é muito bom. Pois trás renovo para os nossos corações. Gratidão a Deus por todos que puderam participar nos enviando. Deus abençoe.

Em agosto iniciei como professor no Instituto Bíblico Presbiteriano Rhêmata, na cidade de Ipatinga, com a pasta: Missões Urbanas e Evangelismo. As aulas acontecem às quintas- feiras, das 20:30h às 22h. Isto é bênção de Deus para o ministério pessoal e para o crescimento do Reino.

Pedidos de orações:

• Gratidão a Deus pela quitação do lote no Vale Verde do Ipaba
• Gratidão a Deus pelo crescimento espiritual e numérico da equipe No Rastro da Carroça
• Gratidão a Deus pelas SAFs que tem nos adotado em orações
• Pela nossa saúde espiritual, emocional e física
• Por parceiros de oração e financeiros
• Pelas viagens que realizaremos neste Trimestre
• Pelo encontro dos missionários da Área Minoritários (APMT) onde fazemos parte, nos dias 20-24/10/25 em SP

Em Cristo, o Senhor da seara, seus conservos:
Gladston Xeique e Sirlene Xeique.

Fale conosco: [email protected] e [email protected]
(31)98515-2220; (31)98715-9335
@norastrodacarroca.ofc

Rev. F. N. e E. M.

20/10/2025

Ásia, outubro 2025

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1.8 – ARA)

Queridos irmãos e irmãs,

Neste mês, queremos compartilhar com vocês o testemunho marcante da nossa amada irmã Elizabeth, uma vida que tem sido instrumento de Deus aqui na Ásia, mesmo em meio a muitas lutas e desafios.

Elizabeth nasceu em 1988, em uma família que até pouco antes do seu nascimento seguia o budismo devotamente, adorando ídolos e praticando rituais diariamente. Porém, pouco antes de ela vir ao mundo, um incêndio inesperado destruiu toda a casa e os bens da família. Nesse momento de desespero, um evangelista chegou até eles com a mensagem do evangelho. Seus pais receberam a Cristo de todo o coração, abandonaram os ídolos e passaram a servir ao Deus verdadeiro com zelo — sua mãe tornou-se evangelista e seu pai, presbítero de uma igreja doméstica.

Com apenas dez meses de vida, Elizabeth foi entregue a outra família cristã (mas supersticiosa), por causa da pressão cultural de não haver filhos homens. Foi criada num ambiente em que práticas como consulta a adivinhos e geomancia eram vistas como normais, até mesmo entre cristãos. Aos 12 anos, descobriu através de um adivinho que era adotada, e isso gerou conflitos profundos dentro de casa, especialmente com a mãe adotiva, com quem tinha constantes desentendimentos.

Aos 14 anos, sua mãe adotiva ficou gravemente enferma e veio a falecer. A perda foi dolorosa, e, em meio às dificuldades financeiras, Elizabeth foi enviada para uma escola bíblica. Contudo, durante aquele tempo, ela enfrentou severas barreiras espirituais e cognitivas: não conseguia fixar a Palavra em seu coração, esquecia tudo que ouvia e lia, e sentia-se como se houvesse um bloqueio. Foi um tempo de sofrimento silencioso, mas também de profunda dependência de Deus.

Mais tarde, o Senhor começou a abrir novos caminhos: Elizabeth estudou em diferentes escolas bíblicas, trabalhou para se sustentar, e foi conduzida soberanamente por Deus até a cidade que moramos Ásia), onde finalmente, após anos de lutas internas, seus “ouvidos e coração foram abertos”. A Palavra de Deus começou a penetrar profundamente em sua vida, e ela foi grandemente impactada pelo ministério de uma missionária idosa inglesa, que a discipulou em fé e humildade.

Desde 2008, Elizabeth tem servido entre grupos minoritários não alcançados, ajudando a traduzir e gravar histórias bíblicas em idiomas locais sem escrita, treinando obreiros nacionais e enfrentando intensas batalhas espirituais. Seu ministério tem sido vital para que povos sem acesso às Escrituras possam ouvir o evangelho em sua própria língua.

Como família missionária, temos acompanhado de perto a vida da Elizabeth, oferecendo apoio espiritual e prático ao longo dessa caminhada. Seu testemunho nos desafia e encoraja a perseverar com fé, confiando na graça soberana de Deus que transforma vidas e sustenta seus servos em meio às provações.

Queremos expressar nossa profunda gratidão pelas ofertas generosas e orações constantes dos irmãos, que tornam possível apoiar vidas como a da Elizabeth e tantos outros que têm sido instrumentos do Senhor nesta região.

Pedimos que continuem intercedendo por Elizabeth — por força espiritual, sustento, proteção em meio às lutas familiares e ousadia para seguir servindo entre os povos não alcançados.

Com gratidão em Cristo,
Rev. F.N.F & E.M.M.F
Chave PIX: CPF – 034.819.954-66

Rev. Gerson e Vivian

19/10/2025

Senegal, outubro 2025

Olá, querido irmão e irmã conosco na obra missionária, paz. Esperamos em Deus que esta te encontre desfrutando das mais ricas bênçãos do nosso amado Deus e com satisfação nEle em tudo.

Este texto me falou muito ao coração: "Tudo isso é para o bem de vocês. E, à medida que a graça alcançar mais pessoas, haverá mais ações de graças, e Deus receberá cada vez mais glória” (2Co 4.15)

Que bom sabermos que Deus tem lhe dado a visão e disposição para estar conosco no trabalho missionário no Senegal, este país tão carente da graça dEle, onde mais de 90% são islâmicos animistas. Juntos, você e nós, levamos outras pessoas a darem graças e louvor a Deus. Você é bênção dEle nas nossas vidas e nas de tantas outras pessoas alcançadas através de nós, juntos nesta causa.

Muito obrigado!!! Louvado seja Deus!!!

Nasceu a nossa princesinha

Naturalmente que a grande notícia é o que aconteceu no dia 28 de agosto, nasceu nosso segundo presente lindo dado por Deus, depois do Pierrinho. Bênção!!!

Estamos no Brasil há vários meses, devido ao período pré-parto, e depois de aplicadas as vacinas fundamentais, pretendemos retornar ao Senegal, com a graça de Deus.

Neste tempo no Brasil, temos acompanhado e participado dos trabalhos à distância. Graças a Deus os obreiros nacionais estão bem e firmes, e as ações missionárias estão em andamento.

Quais outras ações de Deus podemos destacar neste trimestre no Senegal?

1. Profissões de Fé e Batismos: Tivemos a bênção de receber três novos irmãos como membros da Igreja em Ndiaffate – duas moças e um rapaz. O Ahmadou é de família muçulmana, a Naba de família animista e a Anna de família católica animista. Louvado seja Deus pelo alcance destas vidas com o Evangelho.

2. Formação de obreiros:

- Seminário: Graças a Deus pudemos enviar mais uma vez os seminaristas para o módulo que foi oferecido sobre a Teologia das Alianças, em Dakar.
- Atividade evangelística: Deus nos deu a bênção de enviarmos um grupo de obreiros para fazerem uma formação sobre evangelização de crianças através de acampamento. No retorno, alguns obreiros se uniram e fizeram um na nossa região, onde várias crianças e adolescentes de famílias muçulmanas tiveram oportunidade de conhecer o Evangelho.

3. Clube de crianças na aldeia: Louvamos a Deus por mais crianças estarem sendo alcançadas pelo Evangelho nas segundas-feiras à tarde, através da irmã Fatou.

4. Meninos Talibês: Graças a Deus os trabalhos continuam diariamente no projeto, onde recebemos cerca de 40 meninos para o café da manhã, Palavra e oração e momentos de lazer e cuidados da saúde. Nas quintas-feiras o número aumenta para cerca de 120 ou mais, pois é o dia quando servimos o almoço.

5. Adoções Escolares: O ano escolar está recomeçando no Senegal, e agora vem as inscrições e compras de materiais. São desafios financeiros para as famílias, nos quais Deus nos tem permitido participar.

6. Líder de Equipe e Coordenador de Área na África Ocidental: Tenho acompanhado, mesmo à distância, os missionários e os trabalhos da APMT-IPB no Senegal e em Guiné-Bissau.

NOTÍCIAS DA FAMÍLIA:

Graças a Deus estamos bem. Neste tempo aqui no Brasil, estamos hospedados na casa dos pais da Vivian, em Votuporanga. Tem sido um bom tempo em família.

O Pierrinho está crescendo saudável e conhecendo a Palavra.

A Vivian já foi liberada pelo médico do período de repouso depois do parto. A Rebequinha está com um mês e meio, temos sido ricamente abençoados com mais este presente que Deus nos deu.

MOTIVOS DE GRATIDÃO:

1. Pelo parto da Vivian e o nascimento da Rebequinha, que foi tudo bem;
2. Pela provisão de Deus para as ações missionárias no Senegal, o desafio é realmente muito grande;
3. Pelos obreiros nacionais que trabalham conosco, que se empenham em fazer o Evangelho conhecido;
4. Pelo andamento dos trabalhos de plantação de igrejas, evangelização nas prisões e outras frentes evangelísticas;
5. Pelo Curso Al Massira, para evangelização de islâmicos, que tive a oportunidade de fazer, e pelo de Capelania Prisional, que estou fazendo;
6. Pelo menino talibê que pôde ter o seu tratamento dentário, no valor de R$ 1.400,00 através da oferta de dois irmãos que contactei. Muito obrigado a estes dois queridos e a todos que estão em oração pelas necessidades diárias com as quais nos defrontamos e temos que tomar decisões.

MOTIVOS DE INTERCESSÃO:

1 – Pela continuidade do nosso tempo no Brasil, e tudo o que isto implica;
2 – Pelos obreiros e os trabalhos que continuam no Senegal;
3 – Pela Daba, que é a esposa do irmão Mame Gor. Ela está com um tumor próximo da cicatriz da cesárea, quando teve o parto dos gêmeos. O valor necessário para a cirurgia para retirada e biópsia é R$ 5.000,00. Darei mais detalhes em uma comunicação à parte.

Contato
[email protected]
+221771166448
Pix: 447.360.881-68

Nossa gratidão a você, que está conosco. Receba o nosso abraço.

Em Cristo,
Gerson, Vivian, Pierrinho e Rebequi

Alessandro e Joice

18/10/2025

Brasil, outubro 2025

“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” 1 Ts 5:18

Graças e paz amados irmãos! Nossas orações é para que Deus abençoe suas vidas. Desde já, agradecemos a parceria e todo carinho dispensado a nós!

Graças a Deus os Arara da aldeia Arumbi constantemente tem louvado ao Senhor também nos cultos;

O Senhor nos guardou em todas as viagens, tanto pela estrada quanto pelo rio;

Aplicamos avaliações do aprendizado aos alunos do do discipulado. Todos foram bem, apesar de alguns precisarem de reforço na leitura e interpretação de texto;

O 9° Aniversário da Igreja Presbiteriana Ugoro’gmo na aldeia Laranjal foi uma benção! O Pr. Vanderlei da IPB Central de Altamira levou a Palavra nos 3 cultos e alguns irmãos da mesma igreja ajudaram noutras atividades;

O 1° aniversário da Igreja na aldeia Arumbi foi muito bom. O Pr. Clóvis, o evangelista e músico Denis Veloso e o irmão Olímpio, todos da IPB de Três Marias-MG abençoaram os nossos irmãos Arara com a Palavra de Deus, músicas, testemunho e brincadeiras. Pr. Clóvis também deu uma Palavra direcionada para a liderança que está se formando nessa igreja e ainda nos proporcionou uma palestra para os Casais;

Estudos Bíblicos com jovens Araras: Alguns deles se preparam para o batismo.

Ministramos Discipulado VIDA nas aldeias Laranjal e Arumbi;

Tive o privilégio de ministrar a Ceia do Senhor nas três aldeias. Louvado seja o Senhor pelas vidas dos irmãos Araras;

Continuamos com o trabalho social aos Araras, para isso, contamos também com o apoio das IPB’s de Altamira em doações de roupas, etc;

Testemunhos:

• Um jovem Arara casou-se e foi para a aldeia Magarapi, e uma jovem Arara também casou e foi para essa mesma aldeia. Ambos eram ativos na Igreja da aldeia Arumbi, mas aprouve a Deus, transferilos para essa aldeia. Lá eles apoiam o trabalho de evangelização uma vez que há poucos crentes. É nessa aldeia que iremos, se Deus assim permitir, construir um templo a pedido deles!

• Estamos quase com o orçamento completo para a construção do templo na aldeia Magarapi, temos mais da metade do recurso;

• A Joice conseguiu a ajuda de dois presbíteros com suas espoas da IPB Central de Altamira junto com suas esposas, para o desafio de fazer discipulado com uma jovem senhora Arara e outra da etnia Parakanã. Ela já estava fazendo os estudos com elas, porém fomos para aldeia e para não ficarem sem as aulas na cidade, pedimos para eles nos substituírem. Os presbíteros disseram que tem sido transformador para suas vidas passar pela experiência do discipulado transcultural;

• Em um de nossos estudos um jovem Arara me confessou algo maravilhoso. No final do estudo, eu o elogiei e disse que se um dia Deus o chamasse para ser um pastor, isso seria uma benção. Então ele respondeu assim: “é o meu sonho, eu oro por isso todas as noites, só não contei para ninguém”. Depois ele disse: “toda vez que estudo a Bíblia, sinto que estou estudando para isso.”;

• Um dos pais dos alunos do discipulado disse que foi a primeira vez em sua ida para cidade que não bebeu (bebida alcoólica), ele disse que o vigia da Casa do Índio falou que ele estava mudado, outro conhecido disse que isso é um milagre e os amigos de outra etnia falaram que ele não era mais amigo deles porque não queria beber com eles. Outro fato que nos surpreendeu foi um pedido que fizemos a ele para comprar um frango e quando ele chegasse na aldeia, acertaríamos o valor com ele. Quando ele chegou, nem quis cobrar, nos deu o frango de presente;

Melina, nossa filha de 7 anos, pregou o evangelho para suas amigas na aldeia, através do desenho “O Rei dos Reis ”. Antes, ela havia pedido para participar dos estudos bíblicos (Discipulado). Louvado seja Deus!

Outras Atividades

Iniciamos o treinamento do Discipulado Missional LifeOnLife com o Pastor Rogério Tavares, temos aprendido muito para depois ministrarmos para alguns líderes da Igreja Presbiteriana Ugoro’gmo;

Tem sido uma benção ver o crescimento espiritual e o engajamento dos Arara no ministério, através desses discipulados e treinamentos. Nessa foto, Joice estuda com uma irmã Parakanã e outra Arara;

O Diácono Osiel nos abençoou com aula de mecânica de motores náuticos na aldeia Arumbi e na instalação de uma caixa d’água de 3 mil litros na aldeia Laranjal. Agora teremos bastante água quando estivermos lá com estagiários, professores do Instituto Ethnos etc. Louvado seja Deus por este nosso irmão;

Foi muito bom estar em contato com os irmãos da IPB do Guamá em Belém, onde tivemos o privilégio de pregar sobre missões e mostrar um pouco do trabalho aqui no campo;

Primeiro curso de Teologia Sistemática ministrado pelo Instituto Ethnos foi uma benção! É a continuação do Treinamento Bíblico para os líderes das 3 aldeias Arara;

Aconselhamos a liderança eclesiástica na aldeia Laranjal o que sempre acontece após os cultos;

Levamos os Arara às Igrejas Presbiterianas em Altamira;

Fomos à CASAI (Casa de Saúde Indígena) para realizar visitas e distribuir doações;

Motivos de Oração:

• Pelo projeto da construção de um templo nesta nova aldeia (Magarapi). Por enquanto temos ministrado a Ceia do Senhor mensalmente, embaixo de uma tenda;
• Pedimos orações pelas lideranças da Igreja Presbiteriana Ugoro’gmo das aldeias: Laranjal, Arumbi e Magarapi, para que Deus os fortaleça e lhes dê sabedoria; e pelas 3 aldeias ainda não alcançadas: Iury, Tagagem e Arado.
• Também para que Deus desperte vocacionados nas aldeias Arumbi e Magarapi;
• Por nossa filha Pietra que rompeu o ligamento do joelho e precisará de cirurgia;
• Pelos nossos irmãos e colegas da equipe missionária: Isaac, Shirley e suas filhas Micla e Leisa, juntamente com seu esposo.

Obrigado meus irmãos e que Deus os abençoe!
Alessandro, Joice, Pietra e Melina

Josué e Karen

17/10/2025

Brasil, outubro 2025

Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. Mateus 5:16

Segue atualização ministerial do último trimestre. Por favor, se alegrem conosco por aquilo que o Senhor tem feito e tenha a certeza de que você faz parte deste ministério!

Congregação de Itobi

Como havíamos informado no último informativo, no final de setembro encerramos nosso compromisso com a Congregação na cidade vizinha. Foi um tempo precioso onde pudemos servir aqueles irmãos e aprender com eles também. Por favor, ore para que nosso Senhor continue abençoando aquela comunidade.

Visitas à igrejas

Nos meses de agosto e setembro pudemos visitar algumas igrejas falando sobre missão e também divulgando o ministério de viagens missionárias de curto prazo.

Encontro de missionários da APMT (Cone Sul e Base)

No final de setembro participamos do encontro de missionários da nossa agência que atuam no Cone Sul (Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile) e também os missionários de Base. Fomos edificados, encorajados e também pudemos estreitar os laços com outros colegas da agência. Nossos filhos tiveram contato com outros filhos de missionários também e tiveram um tempo especial para eles. Também pudemos prospectar novas possibilidades de viagens na região.

CBM

Na última semana participamos do Congresso Brasileiro de Missões. Que maravilhoso ver cerca de 2400 participantes com o mesmo objetivo de ver o nome do Senhor Jesus glorificado até os confins da Terra. O Brasil hoje é o segundo país que mais envia missionários para o mundo. O desafio ainda é grande, os trabalhadores ainda são poucos, mas saímos de lá animados com o que o Senhor tem feito através de Sua igreja no Brasil.

Tivemos a oportunidade de reencontrar muitos irmãos queridos nessa caminhada missionária. Irmãos da época do CEM, em Viçosa, irmãos da época do Timor-Leste, Indonésia, irmãos que conhecemos há muitos anos, mas nunca tivemos a oportunidade de encontrar pessoalmente. Tivemos até a alegria de encontrar com uma irmã indonésia, e poder conversar um pouco novamente em indonésio. Conhecer um jovem casal muito querido que estão se preparando para ir ao Sudeste Asiático! Louvamos a Deus por ter tido este privilégio.

Pudemos conhecer organizações que estão levando a mensagem do Evangelho com diferentes estratégias e métodos. Família Queiroz, certamente o seu dom e suas capacidades são úteis de alguma forma no Reino!

Poderíamos escrever um informativo só sobre o que vivenciamos no CBM.

Se tiver oportunidade, ouçam as plenárias. A maioria está disponível no canal do Youtube da AMTP neste link.

Viagem Missionária para Buenos Aires

Fechamos a equipe de voluntários que irá servir o campo da APMT em Buenos Aires em janeiro de 2026. Além da nossa família, está participando mais 12 irmãos com um coração disposto a servir. Louvamos a Deus pela disposição e desprendimento destes voluntários que dedicarão 10 dias de suas vidas servindo em um campo transcultural. Nos próximos meses, vamos ter encontros on-line para alinhar os detalhes da viagem e organizar as atividades que serão realizadas. Por favor, orem pela equipe, pelos recursos e capacitação de cada um deles e também por aqueles que ouvirão a mensagem.

Viagem Missionária para Romênia

Já estamos conversando com a equipe de missionários da APMT na Romênia para organizar a viagem naquele campo no mês de Julho de 2026. Ainda não temos detalhes, mas caso tenha interesse cadastre-se neste link.

Viagens no Brasil

Caso sua igreja tenha o desejo de realizar uma viagem missionária para algum campo da APMT no Brasil, entre em contato conosco. Temos a disponibilidade de organizar uma viagem entre janeiro e julho de 2026.

Oficina do LAR

A Oficina do LAR é um projeto que desenvolvemos dentro da ONG Sociedade Lar da Infância. Além das oficinas, lá também funciona uma creche e é onde realizamos outras atividades evangelísticas como a Escola Bíblica de Férias (EBF).

Na última assembleia, Josué foi eleito presidente da organização, assumindo mais responsabilidades dentro da instituição. Louvamos a Deus pela nova diretoria formada que terá o trabalho de manter a visão, valores e propósitos desta organização que completará 60 anos de fundação no próximo ano. Os avós paternos do Josué participaram da fundação da organização.

O Lar da Infância, por muitos anos, contou com doações de irmãos da Holanda para a realização das atividades por mais de 40 anos, mas infelizmente esta parceria cessou no ano passado. Estamos buscando meios de manter a instituição financeiramente sustentável pelos próximos anos.

Temos muitas ideias e projetos para desenvolver neste local, mas sabemos nossas limitações e temos orado para o Senhor trazer mais trabalhadores para esta obra.

Por favor, orem por mais trabalhadores, pelos recursos financeiros, por oportunidades de compartilhar o Evangelho de Cristo com as pessoas atendidas nos projetos e sua famílias.

Realizamos no mês de julho uma EBF de três dias. Contamos com uma média de 40 crianças.

As oficinas de leitura, futebol, artes, programação e robótica continuam. Em todas oficinas temos um momento devocional com as crianças e oramos com elas. Por favor, orem pela conversão destas crianças.

Continuem orando por D. (que compartilhamos no último informativo). Ele não quis continuar o curso de alfabetização, mas tem participado da oficina de futebol. Ele e tantas outras crianças da oficinas e da creche vêm de um contexto familiar complicado. Por favor, orem por transformação desses alunos e suas famílias.

Agradecemos por ter lido o informativo até aqui!

Que o Senhor abençoe ricamente sua vida!

Em Cristo
Família Queiroz
[email protected]

Eurico e Jaciane

16/10/2025

Romênia, outubro 2025

De 27 de Março a 27 de Setembro foram-se 6 meses neste processo de chegada, variadas mudanças, adaptação, choque cultural, relacionamento com a equipe missionária, aquisição linguística, entre erros e acertos, tudo muito novo, recente e diferente.

No final de Agosto estávamos pesquisando uma casa apropriada e definitiva, bem como para passar o rigoroso inverno (Dezembro a Fevereiro),  então visitamos apartamentos e casas. Em meio a tudo isso enfrentamos preconceitos e fomos fortemente rechaçados por sermos 'pocaiți' (cristãos evangélicos - o termo significa literalmente Arrependidos), igualmente por sermos estrangeiros. Mas seguimos orando e o Senhor pôs em nosso caminho o Sami, que é um 'pocaiți' daqui da cidade e conseguimos fechar negócio (aluguel) por um preço bom. Graças a Deus conseguimos nos mudar dia 16/09, pois o outono já chegou e as temperaturas começaram a despencar.

A CRIANÇADA

Pela graça  de Deus, estamos conseguindo expor, pouco a pouco, o que temos aprendido. As crianças e adolescentes romenas, turcas e ciganas estão em nosso radar de oração, atenção e ação, e assim permanecemos sonhando alto neste novo momento. Estamos conhecendo as pessoas e suas famílias. Um processo lento, meticuloso, mas promissor.

Nossos filhotes estão a todo vapor, cheios de energia, distribuindo simpatia e facilitando contatos com pessoas em praças, mercados, lojas, etc. Certamente o Senhor está os usando para grandes propósitos.

CHAMADO PARA UMA PODEROSA SALVAÇÃO: Este tema é o significado do nome de KALÉO SÓSTENES, onde aproveitamos a ocasião da celebração de 1 ano (07/08)  para contar a história do chamado de Davi, em conexão com o Rei dos Reis.

Crianças e adolescentes tiveram a graça em participar ouvindo parte da história da salvação, bem como cantar, louvando a Cristo e interagir nas dinâmicas concernente à história bíblica exposta.

OS RELACIONAMENTOS COM NATIVOS

Nesta imagem acima temos diferentes categorias de relacionamentos consolidados: Uma família cristã da Inglaterra; a equipe missionária da APMT na Romênia;Um Presbítero e sua esposa que são romenos e membros antigos da nossa igreja; Um grupo de jovens e adultos do futebol, todos são descrentes, e com eles jogo toda quarta no estádio da cidade. Criança amiguinha mais próxima de Karen, membro da igreja.

EQUIPES DA INGLATERRA E BRASIL

Recebemos no mês de Julho e Agosto equipes estrangeiras, onde uma grande diversidade de trabalhos foram realizadas: esportes, jogos, coreografia, teatro, contação de histórias, desenhos, pinturas, etc. Foi tudo muito excelente ver Deus sendo glorificado em cada talento que se dispôs para abençoar nossos romenos.

O vídeo abaixo resume um outro momento em que nossa equipe que atua no território romeno se juntou e realizou um acampamento para a moçada. Edificante e divertido, graças à boa mão do Senhor. Certamente o tempo de colher os frutos chegará.

TRANSILVÂNIA

Fomos às montanhas visitar uma colega de ministério, Ana Lídia, de outra organização missionária na região famosa da transilvânia, especialmente em Brașov, e lá conhecemos irmãos de outras igrejas e lideranças da região. Foi um tempo excelente, onde tivemos a oportunidade de compartilhar a palavra e testemunhos, bem como fazer novos amigos. Aproveitamos o tempo desfrutando das paisagens montanhosas, que o Senhor fez. Essa ida ampliou os nossos horizontes, e assim temos pedido ao Senhor que nos dê graça no executar da Sua boa e perfeita vontade.

Agradecemos as orações, contribuição financeira, mensagens de carinho e fortalecimento!

Continuem orando neste primeiro momento em solo balcânico!

Eurico e Jaciane
https://euricoejaciane.blogspot.com/

Danilo e Joelma

15/10/2025

Guiné-Bissau, outubro 2025

"Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas." João 10:11

Como missionários em Guiné-Bissau, temos aprendido a cada dia o significado profundo dessa passagem. Em nosso trabalho diário, somos chamados a dar nossas vidas por aqueles a quem servimos. Cada desafio, cada dificuldade, tem sido uma oportunidade para entender melhor o coração de Jesus, que não apenas nos guia, mas também se entrega por nós. Ao olhar para o que realizamos neste trimestre, vemos como Ele tem nos sustentado e guiado, como o bom pastor, em cada passo de nossa jornada missionária.

Realizamos diversas atividades planejadas, sempre com a intenção de fortalecer a igreja local e apoiar a comunidade:

• Ensinos doutrinários estruturados: Continuamos a pregar e a ensinar a Palavra, com ênfase no crescimento espiritual e no amadurecimento da fé da nossa igreja.

• Apoio social à comunidade e visitas evangelísticas: Nossa missão vai além do ensino; procuramos oferecer apoio social, especialmente em tempos de dificuldades financeiras devido ao período chuvoso.

• Curso de música para os jovens: Estamos capacitando alguns jovens da igreja na área da música. Este jovem tem aprendido alguns instrumentos musicais para fortalecer nossa pequena equipe de louvor. Outro desafio que enfrentamos é a falta de recursos para a compra dos instrumentos musicais necessários para a Congregação, bem como a documentação do terreno, que ainda continua parado nas esferas governamentais. Apesar dos desafios, temos visto as mãos de Deus em nossa caminhada: No final de agosto retornamos ao Brasil e tivemos o Projeto Esperança renovado por mais um ciclo de três anos e nos próximos meses estaremos visitando algumas igrejas para falamos das bênçãos colhidas.

Para o próximo trimestre temos alguns desafios:

• Continuar a Manutenção dos seminaristas e suas famílias: Continuaremos a apoiar nossos seminaristas e suas famílias, para que possam se dedicar ao estudo e à missão. Temos a necessidade de comprarmos dois Notebook para eles poderem continuar a caminhada rumo ao pastorado.

• Curso de música e escola secular para os jovens: A educação é uma prioridade para nós, e faremos o possível para garantir que nossos jovens continuem seu aprendizado.

• Aquisição de instrumentos musicais: Esperamos poder adquirir os instrumentos restantes para a Congregação e fortalecer ainda mais o ministério de música.

• Acompanhamento da documentação da Congregação: Seguiremos acompanhando o processo de regularização do terreno e a documentação junto ao governo.

Jesus, o bom pastor, tem guiado cada um de nossos passos nesta jornada missionária. Mesmo quando enfrentamos desafios, confiamos que Ele está conosco, sustentando-nos com Sua graça e amor. Agradecemos profundamente por suas orações e apoio contínuos.

Que Deus continue nos guiando e fortalecendo nossa missão.

Com carinho,
Danilo, MaJoelma, Mª Elisa e Isaac Danilo
[email protected]

Família Di Castro

14/10/2025

Oriente Médio, outubro de 2025

Queridos irmãos e irmãs:

Vejam que grande amor o Pai nos tem concedido, a ponto de sermos chamados filhos de D*eus; e, de fato, somos filhos de D*eus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. 1 João 3:1

Que alegria é podermos viver a identidade de sermos filhos de D*eus! Por causa da providência de amor do Pai, da obra do Filho e o auxílio indispensável do E*spírito Santo, somos inseridos na família de D*eus, e podemos participar da plenitude do Seu amor.

Essa mesma identidade nos faz sermos cuidados, vendo a mão do Pai nos conduzindo em vários processos e etapas importantes. Experimentamos isso de forma maravilhosa nos últimos meses, quando saímos um pouco da nossa região, em meio a conflitos dos países vizinhos, e o Senhor nos conduziu para esse tempo de renovo e refrigério, ao lado de irmãos que tem atuado em ministérios de cuidado de trabalhadores como nós. Agradeça conosco por esse tempo!

Retornamos para nossa cidade em agosto, com significativas mudanças na nossa rotina. Depois de um ano de ensino domiciliar, que foi um tempo muito importante para a nossa família, agora nossas crianças participam de uma cooperativa.  Todas as crianças que estudam lá são FTC`s (Filho de Terceira Cultura), e tem sido uma alegria poder servi-los, apoia-los e ver nossos filhos crescendo com outras crianças como eles. Você pode ler um pouco mais sobre isso nesse link.  Eles vão nos cinco dias da semana, e também eu, P., tenho dado aulas de música dois dias, como faço nos projetos sociais (por ser uma cooperativa, os pais participam ativamente na educação das crianças, e poucos professores são contratados). Ore por nossos filhos D., A., e J., pela fé e desenvolvimento de cada um.

As nossas atividades ministeriais recomeçaram a todo vapor. As aulas de música agora estão recebendo mais de 20 alunos. Alguns novos e irmãos de outros que já participavam. Muita alegria em ter essa turma aprendendo percussão, ritmo e valores que podem abrir portas para anunciarmos o Senhor individualmente. O bairro onde acontece as aulas é na periferia da cidade, onde foi uma invasão, e se concentra grupos de diferentes etnias, como árabes, curdos e yazidis. Ore por esse trabalho, e o alcance de famílias ali.

Também na Vila que servimos, 1h30 de nossa casa, M. retornou as aulas de artes com as meninas, cerca de 30. Um projeto com mulheres, oferecendo palestras temáticas e cuidados da saúde tem sido iniciado. P. voltou com as turmas de futebol, cerca de 42 meninos participam. A família de paz de lá sempre nos recebe em sua casa, tendo novamente boas oportunidades para comermos e conversamos. Orem pela co*nversão do casal, P e Pk e suas 4 crianças, uma delas perto de nascer.

Depois de muitos problemas burocráticos, a ONG que servimos está com escritório novo, e pudemos ajudar nesse processo, bem como em outras frentes. Temos reunião quinzenalmente para o*rarmos e compartilhar da Palavra. Nossa cidade viveu alguns episódios isolados de violência, e teremos eleições gerais em novembro. Ore por paz em nossa região, e líderes que se rendam ao Senhor.

Muito obrigado por todo o carinho conosco, o*rações, ofertas e todo o cuidado que faz a diferença na nossa caminhada.

No amor do Senhor,
Família Di Castro

Chave PIX para ofertas: [email protected]

Rev. Jean e Ruanny

13/10/2025

Brasil, outubro 2025

RESPOSTAS DE ORAÇÃO

Em relação aos pedidos de oração do nosso último informativo, queremos compartilhar com você sobre o que o Senhor realizou e agradecer pelas suas orações em favor de nós.

A saúde da família caminha bem, melhorando a cada dia. Tivemos um susto recentemente com uma pneumonia que acometeu a Catarina, mas Deus cuidou de tudo e ela já está bem melhor. A despeito das muitas visitas, viagens e acampamentos no último trimestre, vimos a mão do Senhor nos fortalecendo em cada momento.

Os dois acampamentos que realizamos na Igreja Coreana foram momentos de muito aprendizado e crescimento mútuo. O nosso acampamento de adolescentes teve o propósito de ensina-los a como ler a Bíblia e ter seu momento com Deus;

Já o acampamento do ministério português foi com a temática da União com Cristo, um momento singular para que crianças, adolescentes, jovens e adultos se reunissem para ter uma comunhão mais profunda.

Nosso coração se alegra muito com a chegada de mais pessoas e o crescimento deste ministério, pois quando chegamos aqui tínhamos uma média de no máximo 30 pessoas no culto, e recentemente tivemos 60 pessoas no culto em português. Esse número para uma igreja voltada para os imigrantes coreanos é uma grande surpresa, pois a igreja sempre se colocou como uma igreja étnica, e atualmente tem cada vez mais quebrado esse paradigma e aberto as portas para brasileiros não cristãos que estão chegando por meio da evangelização.

O TERCEIRO TRIMESTRE DE 2025

Em julho tivemos o acampamento com os adolescentes sobre o tema “Entendendo a Bíblia” . Fizemos a temática voltada para ensiná-los na prática a como fazer um devocional diário e estar em relacionamento com o Senhor. De fato foi muito proveitoso vê-los crescendo no aprendizado da palavra e os testemunhos que cada um contou após o acampamento.

Agosto é o mês de missões da Igreja Presbiteriana do Brasil, portanto, o mês mais movimentado para o missionário, e o deste ano não foi diferente. Logo no primeiro final de semana fomos a Jundiaí e visitamos duas igrejas, a Igreja Presbiteriana do Jardim Planalto e a 2ª Igreja Presbiteriana de Jundiaí, duas igrejas abençoadas e preocupadas com missões. Fomos muito bem recebidos em ambas as igrejas por irmãos preciosos, inclusive na nossa estadia na casa do irmão Felipe Militão e sua família, que nos recebeu carinhosamente durante o final de semana.

Visitei (nesta viagem as meninas ficaram em SP) a Igreja Presbiteriana Cristiano de Carvalho, em Barretos, uma igreja que tem crescido e se preocupado com a obra missionária. Fui muito bem recebido pelos irmãos e por meu amigo Rev. Bruno Barbosa e sua família, que me hospedaram durante o final de semana.

No final do mês estivemos na Igreja Presbiteriana Arthur Nogueira, com a família inteira. Também fomos muito bem recebidos pelo meu amigo Rev. Rafael Felício e família, e também pelo Pb. Márcio e família, local que ficamos em Limeira. Um final de semana especial com irmãos preciosos e outra igreja que tem crescido no interior de São Paulo e com a preocupação em envolver-se com a missão do Senhor ao redor do mundo.

Em agosto também tivemos o acampamento do ministério português, que compartilhei nas respostas de oração. A despeito de um mês repleto de visitas, o Senhor nos preservou e fortaleceu.

Em setembro estivemos em uma outra igreja da comunidade coreana, a Igreja Batista Jusarang, em um culto semanal aberto para irmãos de várias denominações. Foi um privilégio poder servir a estes irmãos com a exposição da palavra.

Ainda em setembro, participamos do aniversário de 15 anos da IP Memorial, na Zona Leste de São Paulo. Foi um prazer expor a palavra e compartilhar com os irmãos o intento do projeto missionário, principalmente na presença do amigo Rev. Argemiro.

Agora em outubro viajarei (as meninas ficarão em SP) a Joinville para divulgação, possivelmente visitando seis igrejas em um período de dez dias. Será uma das últimas agendas de divulgação do Projeto Libertà, então estará nos nossos pedidos de oração para o próximo trimestre.

ELE NOS OUVE QUANTO AO QUE LHE PEDIMOS

Desde o nosso último informativo, muitas coisas começaram a acontecer muito mais rápido que os quase dois anos que estamos divulgando o projeto. O Senhor confirmou em nosso coração que era o momento de dar este passo, e Ele tem respondido a tudo que pedimos segundo a sua vontade. Falamos que havia uma possibilidade de partirmos final de novembro, mas isso não foi possível por causa do visto religioso, que está nos trâmites documentais atualmente. Então temos uma previsão mais certa agora de partirmos início de 2026, pois a carta que precisamos da Itália só chegará em janeiro.

Ao mesmo tempo, o Senhor providenciou grandes coisas neste período e continua fazendo. Compartilhamos que tínhamos conseguido 50% do valor estimado das passagens, e no último trimestre, graças a contribuição os irmãos, fechamos 100% do valor das passagens. Além disso, também já alcançamos o valor dos vistos e boa parte dos valores do adiantamento de aluguel necessário para a chegada na Itália.

Para os irmãos terem noção, são valores elevados, pois a Itália vive uma crise de aluguel e dificulta muito a locação de casa para estrangeiros, cobrando adiantamento de até 6 meses de aluguel, isso somado ao euro, torna-se um valor exorbitante para custos que seriam “básicos”. Mas nisso tudo enxergamos a mão do Senhor em sempre nos responder no tempo dEle e o porquê de esperarmos este tempo.

No nosso último relatório, há três meses, estávamos com 55% do orçamento mensal e 20% do orçamento pontual (passagens, vistos, aluguéis, carro). Hoje estamos com 65% do orçamento mensal e 50% do orçamento pontual, um milagre do Senhor. Cremos que até partirmos, este número se fechará para honra e glória de Cristo, pois estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.

PEDIDOS DE ORAÇÃO

1. Ore pelos nossos últimos compromissos de divulgação, a viagem para Joinville, as meninas que ficarão em São Paulo, e pela nossa saúde.
2. Em novembro iremos ao casamento da minha irmã no Rio Grande do Sul, e também conheceremos a minha sobrinha que acabou de nascer, a Laura. Ore também por essa viagem, pois é logo após a minha viagem a Joinville.
3. Ore pelos nossos últimos passos nesta reta final, os documentos do visto, aniversário da igreja coreana em novembro, nossos últimos compromissos (tanto do projeto quanto na igreja), e o orçamento que está perto de ser fechado.

CONTATO

(21) 97990-6396
@projetoliberta836
[email protected]
Pix: 09177803965

Eliane Machado

12/10/2025

Guiné Bissau, outubro 2025

Graça e paz irmãos(ãs)!!

“Na bardadi, SIÑOR fasi garandi kusas pa nos; e ku manda no kontenti”.(Sl 126.3)

O contexto desse texto era o retorno do povo do cativeiro, reconheceram a mão de Deus e com profunda gratidão deram glórias ao Senhor por tão grande livramento. Em meio aos grandes desafios no campo, eu também agradeço a Deus por tanta misericórdia. A Ele a Glória!

Continuo os trabalhos na Igreja Evangelica Shalom de Bissaquele (na tabanka), estou dando formação teológica para líderes e professores de Escola Dominical. O líder dessa igreja estuda no nosso Seminário Presbiteriano, e pediu esse apoio, principalmente para implantação de uma EBD sistemática na Igreja, tem sido um tempo abençoado com esses irmãos, também, reformados. Além disso, fui convidada para dar uma palestra numa Conferência na Igreja sobre Apocalipse.

Em julho, dei uma palestra sobre “liderança” para cerca de 160 estudantes na Universidade: Escola Nacional de Administração, a convite do diretor. Foi um momento muito importante, pois além do assunto, também tive a oportunidade de falar sobre meu chamado. Após isso, o diretor convidou-me para continuar dando apoio em aulas na Universidade. E, também dar palestras a funcionários públicos da Administração Pública em Guiné-Bissau.

Após o encontro de Escolas Teológicas em Angola, agora sou oficialmente representante da  ACTEA (Associação para Educação Teológica Cristã na África) em Guiné-Bissau, e, inicialmente tenho a responsabilidade de fazer um levantamento sobre todos os Seminários Teológicos no país.

Em agosto, com o apoio da Dra Patrícia (dentista e missionária) e Emily (estudante de Odontologia), organizamos um evento sobre “Saúde bucal” para crianças na Tabanka, foi benção demais!

Nesse mês também fui convidada, pelo professor de Criolo da Diocese, onde estudei, para dar testemunho a nova turma de missionários sobre como foi o curso anteriormente.

Em setembro, eu e alguns missionários (outras denominações), tivemos uma reunião com o Embaixador do Brasil em Guiné-Bissau, e foi-nos solicitado a organização do dia “7 de setembro” aqui no Centro Cultural Brasileiro. Fui escolhida para ser responsável pela organização e mediação no evento; tivemos um culto e também a parte cívica.

Sobre as línguas, continuo crescendo na fluência da língua Crioulo, e também no Francês. Fiz uma rápida viagem ao Senegal, também para fazer exame médico, e fiquei feliz ao fazer tradução, e comunicar um pouco na língua francesa.

Ao retornar para Bissau, tivemos a abertura das aulas no Seminário Teológico Presbiteriano de Bissau (STPB), ministrei na semana passada o 1º módulo na disciplina Introdução e Análise do Antigo Testamento.

Continuo servindo ao Senhor também na IP Plak2, dando aulas na Escola Dominical bem como a convite do Conselho, assumi a função de conselheira da juventude da igreja, estamos nos organizando para as atividades com os jovens, de forma que cresçam no conhecimento da Palavra. Nesse período também fui convidada para estar com eles num evento de música.

Conforme relatei anteriormente, a convite do coordenador, também começarei a dar oficinas no Centro Cultural do Brasil, aqui na Embaixada Brasileira.

Enfim, continuo pedindo vossas orações pelos trabalhos:

1) Capacitação nas aulas que serão ministradas;
2) Crescimento nas línguas;
3) Pela minha família que está no Brasil;
4) Minha saúde;
5) Evangelização;
6) Renovo e fortalecimento;
7) sustento.

Deus seja louvado por tudo! Gostaria de agradecer mais uma vez, todas às Igrejas, Conselhos, irmãos e irmãs em parcerias nesse projeto. Gratidão!

Que Deus abençoe ricamente! 

Missionária Eliane Gonçalves Machado
[email protected]