Rev. Ricardo e Vanessa
01/09/2026
Angola, setembro de 2026
“Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma.” (1 Pedro 2.11)
A nossa família está experimentando mudanças bem profundas. A nossa filha Victória precisou adaptar-se a novos ambientes, fazer novas amizades, aprender diferentes costumes e viver uma realidade completamente nova em relação àquela que vivia no Brasil. Nós também enfrentamos os nossos próprios desafios, enquanto procuramos construir uma nova rotina, visando atender ao chamado recebido do Senhor. Assim, o campo missionário não representa apenas uma mudança para o missionário, mas uma experiência compartilhada por toda a família.
Nesse contexto, as palavras do apóstolo Pedro assumem extraordinária relevância: “como peregrinos e forasteiros que sois” (1 Pe 2.11). Pedro não está simplesmente descrevendo uma situação geográfica. Ele está lembrando aos cristãos quem eles são diante deste mundo. O povo de Deus vive neste mundo, mas sua identidade definitiva não está fundamentada neste mundo. Somos peregrinos.
Essa verdade oferece um profundo consolo neste início de ministério transcultural. Esse início de caminhada no campo está nos proporcionando uma preciosa lição de fé: nossa verdadeira segurança nunca esteve em nosso endereço, em nossa cidade ou em nossa rotina no Brasil. A nossa estabilidade não está nas estruturas temporárias desta vida. Somos peregrinos caminhando para uma pátria melhor. Nossa segurança está no Senhor.
Educação Teológica na Igreja Presbiteriana de Angola
Iniciei as atividades como docente no Seminário Teológico Presbiteriano Rev. Neves Mussaqui (Luanda) e no Instituto Teológico João Calvino (Cunene). Também prestarei serviço de capelania escolar no Complexo Escolar Presbiteriano de Viana, e a Vanessa colaborará nas áreas pedagógicas desta mesma escola.
Temos algumas viagens programadas pelo país com o intuito de capacitar pastores e líderes nas províncias mais distantes da capital. Neste mês de setembro, o Seminário Neves Mussaqui está iniciando o Curso de Mestrado em Artes, em parceria com o Puritan Reformed Theological Seminary (EUA), com o intuito de capacitar os docentes para o ensino nos nossos seminários.
Igreja Presbiteriana Refúgio
Na minha primeira visita a Angola, tive a oportunidade de conhecer o bairro onde hoje residimos. Ficamos entusiasmados com a quantidade de prédios e com o número de habitantes da região e percebemos que não havia a presença de uma Igreja Presbiteriana nos arredores.
Após a nossa chegada, em junho deste ano, iniciamos, com um casal, as reuniões de pequenos grupos. O grupo está se consolidando e, no mês passado, alugamos o local que hoje abriga o templo da Igreja Presbiteriana Refúgio, na Centralidade do Kilamba, no Município de Belas, em Luanda.
A Igreja está em uma ótima localização, porém funciona em uma loja pequena, que não comporta mais de 50 pessoas. Precisamos avançar para um novo espaço e sonhar com a compra de um terreno para a construção de um templo.
Próximas etapas da Igreja Presbiteriana Refúgio
• Nos dias 9, 10 e 11 de setembro, será realizado um treinamento de evangelização de crianças, ministrado pela APEC Angola;
• Desenvolvimento de material para a classe de catecúmenos, adaptado à realidade de Angola;
• Treinamento e capacitação de homens e mulheres, visando a uma futura liderança;
• Formação musical para adolescentes, visando à consolidação do ministério de música da Igreja.
Motivos de oração
• Agradecimento pelas nossas vidas: Rev. Ricardo, Mis. Vanessa e Victória;
• Por novos intercessores e mantenedores;
• Pelo avanço do Evangelho no país por meio da Igreja Presbiteriana de Angola;
• Pelo crescimento da Igreja Presbiteriana Refúgio.
Rev. Ricardo, Vanessa & Victória
+55 21 98668-6906
revricardonarciso@gmail.com

Publicações recentes:

Rev. Lucas e Vanessa
Cartas de Missionários

Não há igreja sem Bíblia
Notícias

Rev. João Batista e Débora
Cartas de Missionários

L. A. e E.
Cartas de Missionários

