Rev. Raimundo e Veridiana
01/12/2024
Panamá, dezembro 2024
Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 1Co 3.6,7
O governo presbiteriano expressa muito bem o modelo bíblico de trabalho em equipe e colegiado que manifesta no ministério cristão a verdade bíblica de interdependência das partes, da organicidade do Corpo de Cristo - sob o supremo pastoreio do nosso Senhor Jesus - e da sabedoria ampliada manifesta pela contribuição de uma equipe.
Após tantas dificuldades experimentadas na década inicial do trabalho missionário da APMT no Panamá, que envolveu desde a debilidade na saúde do missionário pioneiro, Rev. Gilberto Botelho, até as dificuldades documentais e limites impostos pela pandemia experimentadas pelo Rev. Luís Otávio, desde 2022 Deus nos tem dado a alegria de colher frutos graciosos da semeadura que temos feito. Além da importante contribuição geral inicial do casal missionário Joaquim Ivanil e Elizabeth quando ainda estávamos na casa no bairro de San Francisco. O projeto deles, Artes para o Canal da Vida, segue se desenvolvendo com vistas a ampliar oportunidades de evangelização através das artes aqui no Panamá.
O Rev. Alexandre Oliveira, designado responsável pelo trabalho local agora no Parque Lefevre, Cidade do Panamá, tem se dedicado ao ministério da Palavra e à administração eclesiástica do mesmo, destacando-se na evangelização do povo local e discipulado pessoal de interessados, além do aconselhamento, ensino e pregação, que são divididos com outros pastores missionários da equipe. Frutos graciosos do serviço de toda a equipe de missionários que trabalhou em cooperação mútua nesses anos iniciais do ministério do Rev. Alexandre, no Panamá, tem sido possíveis graças a sua dedicação e humildade, ao receber apoio e dividir tarefas, o que potencializa os frutos do seu dinâmico e dedicado ministério missionário, exercido com sua esposa Cassiana.
O Rev. Paulo Oliveira, após a conclusão do primeiro termo missionário de 3 anos no Panamá, que foi marcado pela colaboração com o trabalho local já iniciado, especialmente na condução litúrgica, evangelização, assistência pastoral a interessados e auxílio no ensino e pregação, agora passa a se dedicar à plantação de uma 2ª Igreja Presbiteriana no Panamá. Sua atitude prestativa ao serviço e auxílio ministeriais, assim como sua sensibilidade e cuidado pastorais individuais são marcas distintivas do seu ministério eclesiástico e de sua esposa Quézia.
O Rev. Raimundo Montenegro e sua esposa Veridiana têm cumprido o seu projeto missionário de três anos no Panamá cooperando com a consolidação do trabalho iniciado pela APMT especialmente dedicando-se na edificação espiritual dos crentes através da pregação, ensino, treinamento, planejamento eclesiástico, coordenação litúrgica e aconselhamento bíblico e supervisão ministerial. Com sua coordenação, ensino e implantação de uma teologia e prática conciliares bíblico-reformadas, seu projeto se conclui no Panamá com a formação de líderes locais nacionais para a Igreja Presbiteriana do Panamá, antes que e sua família sigam para o próximo campo missionário designado pela APMT para eles, que é Portugal, com o regresso da família Montenegro ao velho continente.
Sendo assim, pedimos-lhes que se unam a nós nas seguintes orações:
- Rogue ao Senhor pelo desenvolvimento futuro Iglesia Presbiteriana en Panamá e seus líderes locais;
- Agradeça a Deus pela realização ministerial compartilhada da equipe nestes 3 anos (2022 a 2024);
- Peça ao Pai provisão graciosa para que consigamos cumprir bem o novo desafio proposto pela APMT. Nos laços fraternos frutos da obra do Cristo Redentor,
Raimundo, Veridiana, Ester, David, Arthur e Felipe Montenegro
rev.montenegro@gmail.com
Publicações recentes:
Rev. Marcos e Cristina
Cartas de Missionários
Rev. Roberto e Vanja
Cartas de Missionários
Luiz e Kelly
Cartas de Missionários
Lucas e Luana
Cartas de Missionários