Logo APMT
Logo APMT

Rev. Antônio e Nete

21/10/2024

Portugal, outubro 2024

Queridos irmãos e companheiros na Missão de Deus, graça e paz!

Servir a Deus é certamente um grande privilégio que nos foi confiado pela Sua graça. Temos plena consciência que contamos com Sua presença, capacitação e fortalecimento diante dos desafios. Portanto, se o Senhor está connosco, venceremos! Como diz o texto Bíblico: "Não foi isso que eu ordenei? Seja forte e corajoso! Não tenha medo, nem fique assustado, porque o Senhor, seu Deus, estará com você por onde quer que você andar." Josué 1.9 (NAA). Com esta certeza em mente que compartilho com vocês um pouco do que aconteceu no último trimestre.

Tradução da Bíblia – Como já foi relatado, a péssima qualidade da internet na Guiné-Bissau, tem dificultado muito nossa comunicação, então resolvemos trabalhar a partir da troca de documentos em word com comentários anexados. Essa ideia melhorou bastante a qualidade do trabalho. Temo-nos esforçado bastante na tradução do livro de Apocalipse; mas não finalizamos o rascunho.

Devido a promessa da chegada da minha autorização de residência estamos programando uma viagem para este trimestre. Pela graça de Deus conseguimos agendar a consultoria de Romanos para a segunda quinzena de Novembro.

Em relação a tradução bijagó, ficou decidido deixar todo trabalho sob a orientação do Pr. Abraão Indibe. Ele tem formação em linguística e é consultor em treinamento, portanto não farei menção da tradução para equipa bijagô nos próximos relatórios.

Na ICP-Barreiro – Completamos um ano em Portugal e estamos alegres pelos bons resultados alcançados até o momento, glória Deus! As actividades estão acontecendo dentro do programado. Recebemos mais algumas famílias de brasileiros e uma da Angola, as quais já apresentaram o desejo de serem recebidas como membros da nossa igreja.

Um momento muito especial para nossa igreja neste trimestre foi a realização da nossa EBF. Foi maravilhoso a quantidade de crianças e adolescentes participando.

Coordenadoria da Área Ibérica – Fui nomeado pela APMT para esta função. Neste período de transição, estamos sendo acompanhados e orientados pelo Rev. Marcos Azevedo e o Rev. Cácio Silva. Neste primeiro momento, participamos do Sínodo da IEPE em Sevilha, foi um tempo proveitoso de conversa com os missionários da APMT e pastores nacionais.

No mês de Agosto, o Rev. Dirceu (líder de equipa na Espanha) e eu estivemos moderando online as reuniões de oração que relaciona todos os missionários da APMT/Europa; tivemos várias reuniões de planeamento para Área Ibérica. Estamos animados com o privilégio de servir ao Senhor e a APMT no acompanhamento dos missionários e projectos da Área Ibérica. Podemos dizer que tudo está bem e a caminhar dentro do que foi planejado.

Atividades para o próximo trimestre:

• Cuidado e zelo pelo bem-estar da nossa família.
• Avançar com a preparação do primeiro rascunho do livro de Apocalipse. Submeter o texto de Romanos em soninkê, a consultoria. Possível viagem à Guiné-Bissau em Dezembro.
• Auxiliar o Rev. Manuel Luzia no processo de revitalização da ICP-Barreiro. Reunião de avaliação estratégica e administrativa com o concelho da ICP-Barreiro. Iniciar uma reunião mensal com os homens da igreja.
• Nete continuará actuando no ensino dos adolescentes na EBD e acompanhando às mulheres da igreja. Nete dará continuidade ao seu mestrado na FITref.
• Preparar uma agenda de visita aos missionários da Área Ibérica que estão no norte de Portugal. Manter o contacto intencional com os missionários da Área Ibérica.

Testemunho - Este trimestre celebramos 69 anos de existência da ICP-Barreiro, uma porta aberta para pregação do evangelho. O Rev. Manuel Luzia presenciou praticamente todos estes anos da igreja que, por muito tempo foi uma igreja com um número expressivo de membros, todavia com o passar do tempo, muitos partiram para o Senhor e na pandemia (Covid-19), a situação ficou mais crítica chegando a um número presencial nos cultos solenes de cinco pessoas. O pastor Manuel foi orientado a fechar às portas da igreja, mas ele perseverou! Por alguns anos ele passava um bom tempo a chorar e a clamar a Deus, o Senhor, pela revitalização deste trabalho. Depois de alguns anos perseverando em oração, Deus respondeu o seu servo trazendo brasileiros, africanos e portugueses para a comunhão, louvor e adoração a Deus! Louvamos a Deus pela Sua fidelidade e misericórdia que não rejeitou a oração dos seus servos, o Rev. Manuel e sua esposa, nem afastou deles o seu amor! A ICP-Barreiro vive um novo momento! Você pode ver isso na quantidade de crianças que participaram da EBF e hoje participam nos cultos solenes e nas reuniões de oração!

É bondade de Deus contar com vocês no cumprimento da Missão! De Deus somos cooperadores!

Em Cristo, nossa esperança!
Família Santos e Xavier

Publicações recentes:

Rev. Rubens e Cinthya

Cartas de Missionários

Rev. Samuel e Darlene

Cartas de Missionários

Noemia Clemente

Cartas de Missionários

Rev. Ronaldo e Fabiana

Cartas de Missionários