Rev. Daniel e Márcia
30/07/2024
Japão, julho 2024
“para que sejam conhecidos na terra os teus caminhos, ó Deus, a tua salvação entre todas as nações. Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te todos os povos.” Salmos 67.2-3
Queridos irmãos,
Mais um trimestre se passou. Somos gratos a Deus porque, através de vocês, somos encorajados, fortalecidos e supridos em nossas necessidades. O trabalho no Japão não seria possível sem a ajuda em orações, em mensagens de carinho e conforto e sem o suporte financeiro que vocês nos providenciam. Muito obrigado porque podemos contar com inúmeros irmãos que se importam e, de várias maneiras, estão aqui conosco no campo. A igreja de Deus no Japão, da qual você também faz parte, continua firme no propósito de glorificar a Deus, com o desafio de plantação de uma igreja reformada, saudável e missionária na cidade de Tahara, AICHI.
Estamos aos poucos inserindo músicas japonesas em nossa liturgia, já que temos recebido nacionais em nossos cultos, e as crianças de nossa igreja, que frequentam a escola japonesa, estão mais familiarizadas com o idioma diário escolar.
Orem pela Luna, uma professora de ensino fundamental, japonesa, que tem nos visitado frequentemente, já ama ao Senhor e agora vem aprendendo os primeiros passos de um compromisso verdadeiro com o Senhor.
Orem pela Ludmila, uma jovem professora de matemática, brasileira, que chegou ao Japão no início do ano e já nos visitou muitas vezes nesse período.
Recebemos a visita de um senhor peruano, um casal brasileiro, junto com seu filhinho, que nasceu com apenas 26 semanas de gestação e agora cresce se fortalecendo mais e mais. São pessoas às quais temos tido oportunidade de falar do evangelho, plantando a semente da Palavra de Deus.
No mês de abril estivemos no Nepal mais uma vez. Márcia e eu fizemos parte de uma grande equipe, que ministrou cursos de Teologia ao grupo de obreiros nepaleses, plantadores de igrejas, os quais vem de lugares remotos das montanhas do Nepal para aprender mais sobre o pastoreio, além de uma semana de treinamento para mais de 70 professores de crianças. Nós estivemos, dessa vez, envolvidos com esse segundo grupo. Foi um tempo muito abençoado. Eu ensinei a contar a história bíblica aplicando a Teologia para as crianças e Márcia falou sobre o desenvolvimento neurológio e psicológico do aprendizado infantil. Esse trabalho é realizado em parceria com o Rev. João Petreceli e sua esposa Tânia. Já agendamos nosso retorno no próximo ano, agora para também visitar as vilas onde moram nossos irmãos de lá. Abaixo seguem algumas fotos com colegas de obra e alunos do Nepal.
Tenho a imensa alegria de anunciar que, em breve, a Editora Monergismo lançará um livro de minha autoria, sobre o Gênesis, objeto de estudo meu por mais de 20 anos. O Embrião da Humanidade deve ser lançado em agosto. Quanto aos trabalhos fixos da igreja, a cada domingo continuamos às 9:00 com a Escola Dominical e às 10:30 temos o culto público presencial. Eu ministrei aula para todos da igreja nesse trimestre que passou, pois estamos fazendo alinhamento no estudo de nossas Confissão de fé, Catecismos e Manual Presbiteriano, visando a organização da igreja. A sala das crianças por enquanto não está funcionando por falta de recursos humanos.
Caso seja a primeira vez que você está lendo nosso informativo, além do pastoreio da igreja, aconselhamento pastoral, acolhimento de pessoas em necessidade ou em estado de risco, e de escrever diariamente um estudo devocional de um capítulo por dia das Escrituras e enviar para mais de 1000 pessoas (se você deseja receber também me avise por um de nossos canais de comunicação), eu mantenho o trabalho de professor de Teologia nas áreas de Antigo Testamento e línguas na Faculdade Internacional de Teologia reformada, onde também desempenho a função de Coordenador do Departamento de Mestrado em Apologética e Missiologia. Márcia é professora na Escola Internacional Alegria de Saber, onde dá aulas de Geografia, História, Sociologia e Filosofia para alunos brasileiros dos Anos Finais e Ensino Médio. Ruth trabalha como professora na mesma escola onde Márcia trabalha. Está agora adentrando o 4º bimestre do curso de Pedagogia, metade do curso!
Estamos bem, alegres, animados com novas perspectivas que tem surgido. Esse último mês foi bem atarefado, muitas coisas para colocar em dia nos trabalhos extras. Temos conversado sobre a possibilidade de abertura de um Instituto de Missiologia no Japão. Deus tem levantado pessoas dispostas ao trabalho conosco. No próximo relatório esperamos ter mais novidades a esse respeito. Até aqui o Senhor tem nos fortalecido e abençoado.
Ruth está bem avançada no processo de aulas de direção e testes para aquisição de sua habilitação. Esse passo será de grande ajuda em nossa família.
Essa semana os missionários da Ásia estão reunidos no encontro da Base Ásia. Além dos obreiros no campo, alguns membros da diretoria da APMT farão momentos devocionais e aconselhamento com aqueles que necessitarem. São poucas as oportunidades para esse tempo de refrigério no campo. Infelizmente, por motivos financeiros e de trabalho, Marcia e Ruth não puderam participar. Espero voltar desse encontro com forcas renovadas para que caminhemos por mais esse trimestre. Contamos com os irmãos nesse ministério de levar o Evangelho ao máximo de pessoas possíveis, conforme o Senhor nos dá oportunidades.
Para contribuir com o trabalho no Japão, visite o site da APMT ou fique à vontade para usar nossa conta pessoal:
Conta corrente no Banco do Brasil
Márcia Maria Lelis de Freitas Gomes
CPF 794.789.051-04 (Pix)
Agência 3568-8
CC. 121253-2
Contatos
[email protected]
+81 80 4919 2630
[email protected]
+81 80 3672 2200
http://familiagomesjapao.blogspot.com
Que o Senhor seja nossa testemunha a cada dia. Nos alegramos em compartilhar essas coisas com vocês, certos de sua oração e carinho sempre.
A Deus toda a glória,
Daniel, Márcia e Ruth

Publicações recentes:

O Ministério como privilégio
Artigos

Rev. Dirceu e Tirza
Cartas de Missionários

Rev. Antônio e Nete
Cartas de Missionários

Rev. Benilton e Nancy
Cartas de Missionários