Ana Karina
20/09/2024
Brasil, setembro 2024
POR DECRETO OU ORIGINÁRIO?
Uma tarefa importante que faço no campo é levantar informações sobre as comunidades quilombolas da região de Piatã e arredores (mapeamento). Percebi que esses povoados surgiram aqui a partir das décadas de 1940 e 1950, porque seus moradores chegaram de outras partes do estado da Bahia e compraram a de terra onde hoje estão. Tornaram-se quilombos a partir do ano de 2004. Curiosamente, em outra parte da Chapada Diamantina, visitei um povoado que mantém sua história, cultura, e religião. Além disso, diferentemente dos demais que visitei por aqui, ainda não possui presença de nenhuma igreja e nem ONG. Ainda resta uma esperança!
O QUE ANDOU ACONTECENDO
Devido a presença de igrejas nos povoados quilombolas aqui de Piatã, tenho mantido o acompanhamento dos trabalhos com o pastor Ronaldo e missionária Lídia na comunidade da Várzea e no Tangará. São evangelismos, discipulados, cultos e atividades que variam conforme a agenda e calendário. Fizemos comemoração do Dia dos Pais e Missões.
Além disso, continuo usufruindo da liderança desse casal experiente e dedicado à obra de Deus. Como líderes na Sinodal SAF Chapada Diamantina, posso também participar de eventos dessa Socidade da IPB. Enriquecedor!
Para o Dia dos Pais, fizemos uma caminhada na Várzea, convidando todos os pais da comunidade. Levamos o convite com um presentinho, e uma mini-bíblia. Apenas um pai se fez presente na comemoração realizada no dia seguinte. Orem pela conversão de homens!
MISSÕES - Em agosto e o ano todo
Na Igreja Presbiteriana separamos o mês de agosto para enfatizar o trabalho missionário e mobilizar as igrejas para engajar mais e melhor nessa tarefa que é de todo cristão.
Como mobilizadora da APMT, pude disponibilizar alguns dias para cumprir essa tarefa de divulgar o trabalho da Agência Presbiteriana de Missões Transculturais. Visitei a Igreja Presbiteriana de Wagner, participei do culto de missões da Congregação Presbiteriana da Vereda das Tábuas, mobilizei na EBD da Igreja Presbiteria da Piatã, e evangelizamos num intercâmbio com a Saf da IP de Barra da Estiva! Maravilhoso mês!
Creiam em Jesus Cristo a quem Deus enviou.
Comunhão dos Santos
Você sabia que a comunhão entre os irmãos é um meio que o Senhor designa para o nosso crescimento espiritual e confirmação da nossa fé?
Além de ser diretriz bíblica que não deixemos de congregar - pois deixar de fazê-lo incorre em arriscar a cair da fé - mas também conviver com irmãos tem o fim de fazer-lhes bem e incentivá-los a caminhar rumo à Jerusalém celestial aproveitando toda oportunidade possível para benefício do próximo.
Obrigada por acompanhar este trabalho. Jesus lhe agracie! Até a próxima!
Ana Karina
emuitourgente@gmail.com
(33) 99944-8810
Publicações recentes:
Missões: ainda há urgência nessa tarefa
Artigos
Rev. Gilberto e Sônia
Cartas de Missionários
Rogério e Fabiana
Cartas de Missionários
Rev. Celso e Leiliane
Cartas de Missionários