Rev. Marcos Paulo e Cristina
16/07/2024
Uruguai, julho 2024
Estamos juntos nessa caminhada...
Iniciamos, é uma nova jornada em nossa história ministerial. Já são quase 25 anos como ministro presbiteriano ordenado, e nos sentimos privilegiados por darmos os primeiros passos no “Projeto Piedras Vivas”, que visa plantar uma Igreja Presbiteriana em Las Piedras, periferia da Grande Montevideo, capital do Uruguay. O Senhor é bom em todo tempo.
Ore conosco por:
Cidade de Las Piedras – Uma mescla de cidade de periferia com cidade do interior, e está localizada a 18 km do centro da capital. É parte do departamento de Canelones, região do entorno da capital, com uma população de 500 mil habitantes. Las Piedras é o centro de um núcleo do departamento, composto por outras três cidades, e com um total de 120 mil habitantes. As Igrejas Evangélicas são poucas, e pequenas. A população é típica da periferia, com uma renda mais baixa que o restante do país, e com um grande percentual de jovens e adolescentes, o que destoa da população mais envelhecida do Uruguay. Ore conosco para que a Palavra cresce e prevaleça poderosamente nesse lugar.
Nossa Adaptação – Com a Graça de Deus chegamos ao Uruguay em paz. Somos nós dois, mais duas adolescentes paraguaias, que não são nossas filhas biológicas, além de uma gata que nos acompanha há sete anos. Por ora, estamos vivendo todos improvisados na Igreja Presbiteriana de Montevideo, até que vençamos as burocracias iniciais, e que se nos permita alugar uma casa em Las Piedras. Agradeça a Deus porque conseguimos matricular as meninas em uma Escola Técnica em Las Piedras. Ambas se vão todos os dias de ônibus, o que nos surpreendeu, dada a desenvoltura, e adaptação delas a uma vida fora de seu país natal. Nosso processo de documentação se conclui no mês de julho, planejamos, se nos permita Deus, já estarmos em nossa casa no mês de agosto. Ore conosco por isso.
Igreja Presbiteriana no Uruguay – A Igreja Presbiteriana do Uruguay é uma comunidade reformada recente, marcando presença há apenas 16 anos no país. Os primeiros missionários foram o Rev. Maurício Rolim, plantador e pastor da Igreja Presbiteriana de Montevideo, e sua esposa Sandra. Hoje há uma segunda Igreja Presbiteriana na capital, fruto da missão da Igreja Presbiteriana Ortodoxa dos EUA, uma congregação em Mercedes, cidade do interior, e um projeto de plantação de Igrejas em Ciudad de La Costa. Somamos a eles com o nosso projeto em Las Piedras. Tive a oportunidade de pregar em todas essas Igrejas nesses dois meses de Uruguay. Estamos, também, auxiliando nas atividades da Igreja de Montevideo, especialmente com os adolescentes aos sábados. Ore conosco para que sejamos ousados, sábios e resilientes em um país tão avesso à mensagem da cruz.
Igreja Presbiteriana de Las Piedras – Iniciamos às sextas-feiras as reuniões do Núcleo Base, somos sete pessoas, nossa família, Maria, uma jovem professora, e um jovem casal sem filhos (Selva e Fabián). A proposta das reuniões com esse núcleo inicial é nos prepararmos em oração e estudo das Escrituras, para termos um sólido alicerce em uma tarefa tão importante. Assim que iniciamos as reuniões desse núcleo se agregou conosco uma professora, residente em uma cidade vizinha, que veio a nós destroçada por uma traição em seu matrimônio. Muito abalada, começou a se reunir comigo e Cristina em um dia específico da semana. Como era de se esperar já se nota uma surpreendente mudança no seu lar, e uma profunda restauração e paz em sua vida. Ore por ela, se chama Fabiana. Agora, Cristina começou a realizar, às terças-feiras, encontros de comunhão e oração com essas mulheres.
Nosso filho mais velho se casou em abril, a alegria encheu nosso coração. Ele permanece advogando em um escritório em Campinas/SP. Caio continua residindo em Resende/RJ, e trabalhando na gerência de um hotel no próximo ao Parque Nacional de Itatiaia. A Graça do senhor tem transbordado sobre nós.
Por fim, agradecemos a todos que se associaram conosco neste ministério: a nossa família, as Igrejas que permaneceram conosco, e as que se somaram ao nosso convite, e vieram conosco ao Uruguay. Ainda falta um pouco para completarmos nosso sustento, e vivermos em um país com um custo de vida tão alto, mas estamos confiantes em Deus. Nada nos faltou.
Rev. Rev. Marcos Paulo e Crstina
revmpv@bol.com.br
+598 96-604060
@presbiteriana_las.piedras
Publicações recentes:
Rev. Daniel e Débora Bovo
Cartas de Missionários
O Evangelho em meio à tragédia
Artigos
Formatura 18ª turma do CFM São Paulo 2024
Notícias
Klodi e Joshua
Cartas de Missionários