Logo APMT
Logo APMT

Rev. João Marcos e Andrea

28/10/2025

Brasil, outubro 2025

“...Venham Benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino... pois eu fui “refugiado” e vocês me acolheram”. Mateus 25.34-3

Juntamente com a nossa saudação fraterna em Cristo, compartilhamos com você as mais recentes notícias do Refúgio Maanaim em Una-BA.

Acolhimento, Integração e Missão

O Refúgio Maanaim já acolheu e direcionou para igrejas acolhedoras 21 grupos familiares, mas infelizmente, 17 destes escolheram arriscar e tentar a vida no exterior. Contudo, 04 grupos permanecem no Brasil (dois na Bahia e dois em São Paulo). E para glória de Deus 2 jovens se converteram e uma delas está fazendo o curso de formação missionária. Além do acolhimento, o Refúgio promove a integração e a evangelização de refugiados muçulmanos e da comunidade local através de aulas de Futebol e Treinos Funcionais.

Institucional, Infraestrutura e Voluntariado

O Refúgio tem investido na infraestrutura, finalizando a construção de uma lavanderia e banheiro comunitário para os refugiados, além da constantes trabalhos de manutenção. A entidade também está buscando cadastramento oficial junto ao governo federal, uma vez que novos refugiados afegãos só podem chegar ao Brasil por meio de uma entidade reconhecida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Além disso, temos treinado voluntários presencialmente e igrejas (online) que recebem famílias de refugiados afegãos.

Desafios da Missão

O maior desafio enfrentado hoje, sem dúvidas, é o peso emocional e logístico inerentes ao acolhimento, ao cuidado e a realocação dos refugiados, que exige dedicação e gera bastante desgaste. Contudo, apesar das dificuldades e do volume de trabalho, a visão central continua sendo: amar, acolher dignamente e proclamar o Evangelho de Cristo intencionalmente em palavras e atitudes. E o relacionamento com o governo na esfera municipal e federal, se por um lado gera credibilidade, por outro lado, a responsabilidade aumenta e o suporte financeiro para cobrir todos os gastos é ainda insuficiente. Por isso que seguimos contando com vocês, irmãos queridos! Por favor, continuem conosco na obra que Deus está fazendo ao enviar os campos brancos para o nosso encontro.

Agradecimentos:

• Pelos parceiros perseverantes;
• Pela Escolinha de Futebol e a formação de Treinadores;
• Pelos refugiados que estão começando a chegar;
• Pela família envolvida no projeto.

Petições:

• Para que a documentação do Instituto Seminare enviada ao Governo Brasileiro seja aprovada;
• Por mais Igrejas para Acolher as famílias afegãs que estão chegando ao Refúgio Maanaim;
• Por mais voluntários para aulas de português e trabalho com as crianças;
• Por Mais parceiros para suprir os gastos que são muitos;
• Por Doações em alimentos e vestimenta para os afegãos;
• Pela Deborah (filha), Will (genro) e Chloe (neta) que estão se preparando para servir como missionários na Índia.

E junto com o nosso agradecimento, convidamos você a continuar conosco nesse desafio de fazer Jesus conhecido através do acolhimento aos afegãos muçulmanos na Bahia. Beijos e Abraços!

João e Andrea, Juan e Raquel

Publicações recentes:

Rev. Tércio e Eliane

Cartas de Missionários

I. D. e L.

Cartas de Missionários

Rev. Paulo e Valéria

Cartas de Missionários

O. F. e T.

Cartas de Missionários