Logo APMT
Logo APMT

Rev Vinícius e Elizabeth

19/06/2024

África do Sul, junho 2024

Queridos irmãos como é bom relatar o que está acontecendo por aqui.

Este é o primeiro relatório que escrevemos desde que voltamos do Brasil há 75 dias, pois ficamos quatro meses para visitar familiares, amigos e igrejas parceiras, exames médicos, mexer com as documentações brasileiras da Sarah e um longo tempo de espera dos serviços consulares.

Em nossa reunião com a diretoria com a APMT foi aprovada a terceira etapa (2024 – 2026) do nosso ministério.

Nós demos o nome desta fase de – Take Root – Enraizar – que tem o objetivo de estabelecer lideranças, ampliar grupos de discipulados, avançar na evangelização, fortalecer o ajuntamento congregacional, aprofundar o ensino bíblico- teológico e, provavelmente, enviar os primeiros candidatos ao ministério sagrado para o seminário, na Cidade do Cabo.

O propósito é glorificar a Deus com a consolidação da sociedade bíblica missional na Universidade de Mpumalanga.

Chegamos na sexta-feira santa, em que os irmãos estavam em um acampamento com a morte e ressurreição de Jesus em estudos em 1 Coríntios 15.

No domingo de Páscoa, o Pr. Paul Schoenfeld oficializou o batismo da nossa pequena Sarah Emunah. Foi uma verdadeira celebração da promessa de Deus de perdão e purificação do pecado, e de Sua fidelidade ao Seu povo.

Depois outras quatro moças, cada uma delas compartilhou seu testemunho antes, fizeram a publica confissão de fé e foram batizadas.

Foi muito bom chegar de volta ao campo e ouvir suas histórias e como a graça de Cristo as trouxeram para os braços do Pai.

Crescendo na Fé: Encontros Semanais

Nossas reuniões de sexta-feira à noite continuam sendo um ponto alto. Neste último trimestre, uma média de 60 estudantes participou semanalmente, com um pico de 86 estudantes em uma das noites!

Para acomodar tantos estudantes, precisamos contratar táxis e fornecer alimentação, o que tem seu custo, mas vale a pena pelo impacto gerado.

Depoimentos de Estudantes:

Truelly: "Em toda Cidade de Nelspruit, incluindo o campus, é no Grow (culto de sexta-feira) que me sinto mais em casa. Aqui me sinto seguro, posso ser eu mesmo e fiz amizades verdadeiras."

Passamos o último trimestre abordando – “Como lidar com as lutas da vida, abraçando as verdades sobre os atributos de Deus.” Foi encorajador ver como os estudantes tem começaram a aplicar esses ensinamentos em suas vidas diárias, enfrentando medos, culpas, depressão e dúvidas.

Acampamentos de Matemática:

Realizamos dois acampamentos de matemática neste trimestre, nos finais de semana de 10-12 de maio e 7-9 de junho, nos dois encontros tive a oportunidade de pregar no culto pela manhã apontando para a graça de Cristo.

Seminários e Eventos

Toda terças-feiras, às 13h, no Edifício 5, do Campus, realizamos diversos seminários temáticos para ajudar os estudantes a prosperar no campus:
• 23/04 - Como Prosperar na UMP
• 30/04 - Técnicas de Estudo
• 07/05 - Gerenciamento de Finanças
• 14/05 - Por Que Confiar na Bíblia
• 21/06 - Cocaína Digital: O vicio das redes sociais

Caminhada e Jogos:

Em 4 de maio, realizamos uma caminhada na rota de 5 km no Friends Café em West Acres. Continuamos também com sessões de jogos (Uno, Xadrez, 30 Segundos, etc.) às quartas-feiras, das 12h às 14h, na cafeteria em frente ao Grande Salão. Qualquer estudante é bem-vindo para se juntar a nós. Há sempre muita risada e diversão!

Reuniões e Retiro com os nosso lideres

Realizamos uma reunião do comitê em 10 de abril e um retiro do comitê em 28 de maio, onde discutimos nossos objetivos e planos para o futuro. Com este mesmo grupo nos reunimos todas as quartas-feiras para estudar os livro de Colossenses, apresenta-o como superior, aplicando sobre as mentalidades religiosas africanas.

Discipulado

O discipulado é o meio pelo qual trabalhamos a consolidação da sociedade bíblica estudantil. O nosso processo é divido em quatro etapas, sendo o primeiro: Criação, queda e redenção.

Nesta jornada Deus me deu a alegria de iniciar um processo de discipulado com sete rapazes, que estão sendo edificados por meio de encontros intencionais, realizados duas vezes por semana, para aprender as verdades eternas e também para pastorear o coração.

Nesta semana, dos sete rapazes, seis confessaram voluntariamente a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas.

Veja o depoimento do Kabelo Bopape: O início era apenas um grupo de homens que não tinham ideia do que iam fazer, mas estavam planejando romper padrões relacionais com as normas deste mundo. Acreditamos que Deus nos enviou nosso vinicultor (Vinicius), que desenvolveu um plano para cada reunião, e posso atestar que "Em Cristo há paz". Aprender sobre a Bíblia, a Criação, a Queda, a Redenção, Jesus, o Arrependimento e a Salvação... tem sido a melhor lição desde que me tornei cristão. Nele, tenho justificação. Jesus nos ama. Agradecemos muito aos Bantim pelo seu amor, hospitalidade e por compartilharem seu tempo conosco.

Vocês podem ver que transformação está acontecendo, eles estão sedentos pela verdade e confessaram que querem abandonar práticas pecaminosas (pornografia, fornicação e promiscuidade), desejando se tornar mais parecidos com Jesus!

Estamos vivendo um tempo de festa nos céus.

Pedidos de oração

• Recurso financeiro para expandir o trabalho, Que Deus nos dê um lugar maior, transporte e refeições para atender os Alunos, pois chegamos ao nosso limite de atuação.
• Que Deus continue a acrescentar mais estudantes para Ele e que aqueles que afirmam conhecê-Lo caminhem em obediência à Sua Palavra e vivam com plena confiança em Cristo e em quem são Nele.
• Que Deus nos dê sabedoria para o Grow (cultos de sexta-feira) para que possamos alcançar mais alunos.
• Ampliar os relacionamentos de maneira intencional com novos estudantes.
• Evangelizar de maneira abundante e criativa.
• Treinar discipuladores missionais para atuar intencionalmente no campus.
• Que Deus abençoe a nova liderança, agora somos três casais (um casal de aposentados se juntou ao time) para servimos com nossos dons e talentos.
• Em virtude das férias escolares da Esther e também na universidade em que os alunos estarão de viagem para suas províncias, nós tiraremos duas semanas para visitar duas famílias missionárias da APMT no Zimbabwe, ore por nossa viagem, segurança, estadia, ajudas e retorno para o segundo semestre de trabalho.

Em Cristo,
Rev. Vinicius Bantim e Elizabeth Bantim
+27 78 299 1734
viniciusbantim@yahoo.com.br
Pix – 003.242.661-54 (CPF)

Publicações recentes:

O trabalho mais difícil do Planeta

Artigos

Rev. Edward Lane - O Missionário que adotou o Brasil

Biografias

Elinalda Santos

Cartas de Missionários

Gustavo e Sarah

Cartas de Missionários