Logo APMT
Logo APMT

Um Templo para Angola

14/06/2024

A APMT é parceira de longa data da IPA – Igreja Presbiteriana de Angola. Essa denominação irmã foi fundada logo após a vinda ao Brasil do Rev. Antonio Mussaqui (o pai), no início da década de 1980. A configuração da IPB inspirou esse irmão de tal maneira que, assim que retornou ao seu país, seguiu o mesmo arcabouço da IPB e fundou a IPA. Desde então temos realizado várias ações em conjunto, a fim de que o povo angolano tenha acesso à teologia e doutrina nas quais temos nos pautado. Nosso sonho, apresentado diante do Senhor, é que a IPA se fortaleça cada vez mais e se consolide, como denominação presbiteriana reformada, em seu país.

Enquanto IPB, temos investido em áreas fundamentais: plantação de igrejas, educação teológica, formação de liderança eclesial nacional, formação acadêmica de angolanos, com mestrados e doutorados, registro oficial da denominação diante do governo federal, dentre outras áreas. Por ser uma denominação considerada “filha da IPB”, não temos medido esforços para contribuir com o crescimento e desenvolvimento dessa nova denominação, que hoje conta com mais de 20 mil membros.

Em seu franco crescimento, têm sido constatadas fragilidades em algumas áreas, e temos nos esforçado para atender tais demandas. Estruturalmente falando, há alguns anos, com o apoio da UPH “Mão na Massa”, foi construído o prédio do Seminário Presbiteriano de Angola, na capital, Luanda.

A IPA está em várias cidades e províncias e, na sua grande maioria, os templos são pequenos, estão estabelecidos em bairros de periferia, com pouca visibilidade, o que dificulta o alcance de outras camadas da sociedade.

Em face a esses desafios, organizamos a Campanha “Um Templo para Angola”, que tem por finalidade captar recursos para aquisição de terreno e construção de um templo, na capital do país, em um bairro central, o que certamente mudará os rumos da denominação.

Em nossa última viagem a Angola, em 2023, juntamente com o presidente do SC-IPB, Rev. Roberto Brasileiro da Silva, constatou-se que precisaríamos, enquanto Igreja Presbiteriana do Brasil, efetuar uma ação proativa, a fim de viabilizar a criação dessas estruturas.

Com o esforço da IPB, deixaremos um legado significativo, e sem precedentes, em um país que ainda necessita muito do Evangelho. Cremos piamente que a IPA pode ser um robusto instrumento de Deus para a disseminação do Evangelho de Cristo não somente em Angola, mas em vários outros países africanos.

Os eleitos que têm sido assediados por seitas neopentecostais, e também pelo Islã, certamente ouvirão a sã doutrina, por parte de líderes nacionais e, com isso, a IPA será uma denominação forte que, com liderança nacional poderá, em um curto espaço de tempo, alcançar todo o país com o Evangelho de Cristo.

Eu já entreguei a minha oferta, porque acredito nessa causa. Quer enviar a sua também?

Diante deste grande desafio, quero convidar você e sua igreja a participarem da campanha “Um templo para Angola”, que também será a sede administrativa nacional. Sua oferta fará com que deixemos um legado imensurável para a História da Igreja no Continente Africano. Assim como a IPB nasceu e se consolidou com o investimento financeiro e visão de irmãos estrangeiros, com a Graça de Deus podemos fazer o mesmo pela IPA.

Clique no link para contribuir online: apmt.org.br/contribuir
Pix: campanhas@apmt.org.br

Juntos, pelo Evangelho,
Rev. Marcos Agripino

Publicações recentes:

O trabalho mais difícil do Planeta

Artigos

Rev. Edward Lane - O Missionário que adotou o Brasil

Biografias

Elinalda Santos

Cartas de Missionários

Gustavo e Sarah

Cartas de Missionários