Logo APMT
Logo APMT

Tábata Mori

05/06/2024

Timor-Leste, maio 2024

Eu quero ler!

Ando, este jovem à minha esquerda, foi uma grata surpresa. Eu o conheci vendendo crédito de celular e cigarros na areia da praia, enquanto eu esperava meu sate (espetinho) de lula, na companhia da mana Fátima, uma timorense com quem estudava a Bíblia.

Eu contava para a Fátima que meu trabalho no Timor era produção de literatura cristã, um material que ajudasse as pessoas a entenderem melhor a Bíblia e algo na conversa chamou a atenção de Ando, que ficou por ali pescando um pouco do que dizíamos. De repente, Ando senta-se à mesa e diz: “se você publicar mesmo algum livro, eu quero ler!”

Fátima riu! Acho que como eu, ela achou que Ando estava a procura de se aproximar de uma malae (estrangeira) para puxar papo ou mesmo bajular, mas Ando estava falando sério! E me contou que queria saber mais de Deus, então eu passei meu contato para ele e disse que me encontrasse no dia seguinte para irmos juntos à igreja... Ele foi, mas eu tive dengue e não fui. Depois de algumas semanas, Ando fez contato novamente, eu estava bem, mas me preparava para viajar ao Brasil para cuidar da saúde. Então Ando e seu colega Nelson  (foto) foram à minha casa e eu expliquei o mais claro possível sobre o pecado e a salvação em Jesus. Oramos e eles foram embora.

Recentemente, Ando fez contato comigo novamente, ele sabe que ainda estou no Brasil e pediu que eu explicasse melhor, mesmo pelo WhatsApp, sobre a salvação em Jesus e como ele deveria celebrar a Páscoa corretamente.

Ainda  estamos trocando  mensagens, mas também pedi que ele pegasse uma cópia do livreto “Vamos celebrar a Páscoa!” (ao lado), que eu escrevi justamente para explicar sobre a Páscoa na perspectiva da obra redentora de Jesus.

Lembre-se de Ando em suas orações e que Deus use os recursos disponíveis para alcançá-lo!

Boletim médico!

Este mês fiz uma cirurgia de retirada do ovário e estava pronta para retirar um pólipo do útero, mas a suspeita se mostrou equivocada e, graças a Deus, não havia nada. Estou me recuperando bem e a biópsia do cisto deu negativa.

Os problemas gastrointestinais, aparentemente, foram  causados por uma não adaptação prolongada à ausência da vesícula e caminhamos para um tratamento com medicação sob demanda e dieta, ainda aguardo pela consulta final para saber detalhes deste tratamento.

#PartiuTimor!

Com a saúde caminhando bem, está na hora de fazer as malas e voltar para o campo. A recomendação médica é que eu aguarde 60 dias para viajar e esse prazo coincide com o Encontro da Área Ásia da APMT, que acontece na segunda semana de julho, na Tailândia.

Assim, eu sigo do Brasil para a Tailândia e de lá, direto para o Timor-Leste!

Editora Mar e Montanha

O nome e a logomarca da nossa editora cristã de publicação de literatura na Língua Tétun estão definidos!

Tasi = mar, litoral e Foho = montanha, interior.

A expressão “tasi no foho” também remete à toda extensão da ilha, como se nós falássemos “de norte a sul [do Brasil]”.

Assim, a logo traduz, principalmente, a expectativa de que o material produzido não fique apenas na capital, mas alcance os timorenses desde o mar às montanhas!

Tradução para o Tétun!

Amigos, comecei a tradução do Português para o Tétun de um material de “Introdução ao Novo Testamento”. Trata-se de uma apostila escrita pelo professor Luiz Ricardo, com palavra e versículo chaves, lições básicas e como Jesus é visto em cada um dos livros. É um material simples e bem informativo, que creio será abençoador para os timorenses.

LittWorld

Conheci um novo ministério que apoia pessoas como eu a publicar literatura cristã que sirva à Igreja e impacte a sociedade. Ele oferece treinamentos e um tipo de tutoria. Eu gostaria muito de participar do próximo encontro, que será em novembro, no México. Ore comigo sobre isso.

Ore

• Agradeça pela boa saúde e toda a provisão de Deus para minha recuperação!
• Agradeça pelas oportunidades de abençoar os timorenses mesmo à distância e ore sempre por todos que têm ouvido a Palavra, para que creiam e sejam salvos!
• Ore especialmente pelo Ando, que esta sede de Deus continue e Deus lhe abra o entendimento;
• Ore por capacidade e sabedoria na tradução do material de “Introdução ao NT”;
• Ore por tranquilidade, segurança e recursos para as viagens para a Tailândia e Timor-Leste;
• Ore pelo Encontro da Área Ásia da APMT;
• Ore por discernimento sobre minha participação no LittWorld.

Tábata Mori
Acesse o Projeto Baruque

Publicações recentes:

O trabalho mais difícil do Planeta

Artigos

Rev. Edward Lane - O Missionário que adotou o Brasil

Biografias

Elinalda Santos

Cartas de Missionários

Gustavo e Sarah

Cartas de Missionários