Logo APMT
Logo APMT

Rev Salomão e Luciana

Uruguai, abril 2024

Por isso, digo a vocês: não se preocupem com a sua vida, quanto ao que irão comer ou beber; nem com o corpo, quanto ao que irão vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e não é o corpo mais do que as roupas? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de todas elas. Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas. Mateus 5.25,32,33

Esse texto ensina que a gente não tem que ficar preocupado com nada, porque Deus é quem nos dá tudo o que precisamos. Não temos que nos preocupar nem mesmo com o que vamos vestir ou comer, porque Ele é quem cuida de nós. O que precisamos fazer é buscar a Deus e seu reino. Isso significa fazer sua vontade, e não a nossa, E Ele nos dará tudo o que é necessário.

Janeiro

Com muita alegria recebemos em nossa casa os missionários Cleber, Kath, Ian e Levi. Esses amados amigos trabalham na equipe de base da APMT, têm um projeto chamado Farol 942, e auxiliam os missionários da nossa agência a divulgarem seus projetos. Eles gravaram um vídeo do trabalho aqui em La Costa, que você pode acessar pelo YouTube pelo título: Uma igreja está nascendo em Ciudad de la Costa no Uruguay ou acessando o link: https://youtube.com/watch?v=hDUH8_li9ns&t=40s

Férias em família e mais um desafio

Em janeiro tivemos nosso período de férias, onde pudemos descansar, conhecer um pouco mais do Uruguai e nos prepararmos para os desafios de 2024. Utilizamos também esse período para tentar legalizar a permanência de nosso veículo aqui.

Viajei para Santana do Livramento (RS) / Rivera (UY) para completar e organizar a documentação necessária, mas Deus nos conduziu a outros planos.

No retorno para La Costa me envolvi em um acidente de trânsito na cidade de Rivera. Pela graça de nosso Deus, nem eu, nem os ocupantes do outro veículo nos machucamos, embora ambos os carros tenham sofrido perda total. Certamente a providência de Deus nos preservou! Em Rivera, tive mais uma prova do cuidado de Deus comigo: o Pr Gustavo Mello, da Primera Iglesia Presbiteriana del Uruguay - Rivera me acolheu e auxiliou em todo o período que fiquei na cidade, sendo apoio em todos os sentidos. Também o Pr Francisco Jr cedeu graciosamente seu apartamento para minha acomodação, até que eu terminasse todos os trâmites.

Estamos nos adaptando à realidade de não termos um veículo. Temos aprendido a descansar na vontade soberana do Senhor, sabendo que Ele há de suprir cada uma de nossas necessidades

Fevereiro

Com o início das aulas das meninas, tive a oportunidade de ministrar uma aula experimental para os alunos do 3º ao 6º ano. Trabalhei com essas turmas um experimento sobre a necessidade de combatermos a poluição do ar. Nosso objetivo fundamental é aproveitar tais aberturas para ampliarmos nossos relacionamentos, com a intenção de comunicarmos o evangelho de Cristo Jesus.

App sobre missões

Temos recebido auxílio de vários irmãos que, com seus diversos dons e talentos, têm servido à missão do Senhor Jesus. Os queridos Ruither, Joyce, Mia, Otto têm nos auxiliado a desenvolver um app sobre missões, para facilitar a veiculação de projetos, notícias e motivos de oração dos missionários. Logo teremos excelentes novidades para compartilhar.

Março

Iniciamos esse mês com um grande desafio: iniciar os trabalhos aos domingos em La Costa. Após acertarmos os detalhes com o conselho da Iglesia Presbiteriana del Uruguay, além das reuniões de 5ª feira, começamos a nos reunir também aos domingos, com escola bíblica dominical e culto. Que grande alegria!

Nossa família e a igreja

Todos estão muito animados e comprometidos com a Iglesia Presbiteriana del Uruguay en Ciudad de la Costa. Lídia tem trabalhado com a arte digital dos convites e, junto com Leandra, auxiliam na preparação dos cânticos e do material infantil. Lu tem ministrado aulas para as crianças tanto na 5ª feira como na EBD. Estou trabalhando na sala de adultos o livro O drama das Escrituras, abordando os princípios de criação – queda – redenção – glorificação que permeiam toda a Palavra de Deus.

Também saímos pelas ruas próximas à nossa casa e igreja para convidar, distribuir folhetos evangelísticos e para conversar com nossos vizinhos.

Recebemos os irmãos da IPUY de Montevideo e de Mercedes para o culto inaugural da igreja de la Costa. Foi um tempo de grande alegria, adoração e comunhão.

Temos desfrutado da vida comum da Igreja por meio do ensino das Escrituras, da comunhão e do partir do pão. O grupo base tem se fortalecido dia após dia, e temos experimentado excelentes momentos juntos. A lluvia (como é conhecido o junta- panelas) tem se mostrado deliciosamente eficaz.

Aniversário da Leandra

Pela graça do nosso Deus, nossa caçulinha completou 6 anos. Como estamos felizes por comemorar esse dia tão especial. Essa menininha é sensível e intensa em tudo o que faz, e ama cuidar de cada um de nós. Nossa oração é para que ela continue a amar a Jesus todos os dias de sua vida, mais e mais.

Domingo de Páscoa

No último domingo de março comemoramos a Ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo com a celebração da Santa Ceia. Foi um momento muito especial para nossa igreja, pois testificamos que o nosso Redentor está vivo!

Desafios e informações sobre o campo

Pela graça do nosso Deus começamos o mês de março com as reuniões de oração e estudo bíblico às 5ª feiras, e escola bíblica e culto aos domingos. Ore conosco pelo discipulado feito com os irmãos do grupo base, para que a cada dia eles estejam mais motivados e preparados para a obra do Senhor em nossa região.

Devido ao acidente de trânsito em fevereiro, estamos sem carro desde então. Em nossa realidade, um carro é fundamental para o desenvolvimento do trabalho. A disposição geográfica de nossa cidade é bem peculiar, se estendendo por 32km no sentido leste-oeste, e 8km no sentido norte-sul. Temos feito os trajetos do dia-a-dia quase sempre de bicicleta. Isso para economizar recursos e tempo, uma vez que as passagens de ônibus são caras e pouco viáveis, já que transitam em apenas uma avenida da cidade. Agora, com a chegada do frio (outono/inverno) a opção bicicleta se torna inviável.

O seguro pagou o valor venal total de nosso veículo. Entretanto, aqui no Uruguai, esse valor é apenas 1/3 do necessário para comprar um outro carro, ainda que bem mais antigo e básico que o que tínhamos. Se tentarmos comprar um auto no Brasil, estaremos sujeitos à mesma situação em relação aos documentos, já que eles não podem ser regularizados aqui, nos forçando a fazer a mesma viagem à fronteira (1200km ida e volta) a cada 3 meses.

Ore conosco por sabedoria para resolver a questão do nosso deslocamento aqui em la Costa, e para que tenhamos os recursos necessários para isso. Caso você queira contribuir especificamente para essa finalidade, basta entrar em contato conosco (whatsapp /email).

Motivos de oração

• Gratidão pelo início da IP em Ciudad de la Costa;
• Fortalecimento do grupo base de plantação;
• Saúde para esse período em que o clima apresenta baixas temperaturas;
• Questão do nosso meio de transporte;
• Para que sejamos ferramentas úteis nas mãos do nosso Senhor, trabalhando com fidelidade ao seu propósito;

Contato

Rev. Salomão de Sousa Tavares Jr.
Telefone: +55 (62) 99214-6821 (Brasil) | +598 099 017 367 (Uruguay)
E-mail: uruguayreformado@gmail.com

Luciana Flávia de Souza Reis Tavares
Telefone: +598 091 494 251 (Uruguay)
E-mail: luartreis@gmail.com

Contribuir

Nubank Agência: 0001
Conta corrente: 63244447-5
Nome da conta: Salomão de Sousa T. Jr.
Chave PIX: 891.423.731-15

Publicações recentes:

João Marcos e Andrea

Cartas de Missionários

APMT marca presença no Congresso da APECOM 2024

Notícias

Rev Vinícius e Elizabeth

Cartas de Missionários

Ana Karina

Cartas de Missionários