Logo APMT
Logo APMT

Rev Paulo e Valéria Sícoli

07/05/2024

França, abril 2024

Mas, a quem assemelharei esta geração? É semelhante aos meninos que se assentam nas praças, e clamam aos seus companheiros, E dizem: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamo-vos lamentações, e não chorastes. Mateus 11:16 - 17

Há exatamente 20 anos...

Nossa família chegava ao nosso primeiro campo missionário europeu, a Islândia. Ansiosos por aprender uma nova e complicada língua, mergulhamos de corpo e alma na cultura islandesa servindo a igreja local e trabalhando para sustentar a família. Com os anos, nós nos integramos muito bem na cultura, no trabalho pastoral e secular. Nós nos adaptamos muito bem ao clima polar severo com suas noites longas e ventos fortes e gelados.

Nosso ministério pastoral ganhou uma nova dimensão no ensino apologético e na área de aconselhamento pastoral, principalmente entre os jovens que vinham de outros países visitar e conhecer nossa pequena igreja islandesa.

Depois de mais de uma década de trabalho missionário que incluiu também a plantação de escolas e igrejas na África, fomos redirecionados para ministrar na França.

Em 2016 mudamos para uma região protestante e Huguenote no interior da França para trabalharmos com revitalização de igrejas. Desde então nosso compromisso com a igreja reformada francesa local vinha crescendo a cada ano até que finalmente sossegamos e passamos a concentrar nossos esforços em apenas uma igreja e alguns novos projetos de plantação na nossa atual região.

No início de nosso ministério éramos desafiados na area apologética da fé. Existia uma forte influência filosófica de uma nova geração de cientista ateus que desafiaram a fé cristã com seus escritos pseudo-científicos, palestras em universidades e forte presença nas mídias sociais.

Nós nos sentimos desafiados e passamos a investir muito tempo estudando e nos especializando nesta área da defesa de nossa fé. Graças a Deus, como tudo na vida passa, essa tendência também passou mas, o que a substituiu, na minha opinião foi ainda pior. O momento pós-moderno em que vivemos aqui na França foi tomado por um sentimento de indiferença em relação a assuntos fundamentais da existência humana como a fé, moral e busca pela transcendência.

Essa passagem destacada acima de quando Jesus fala de João Batista e de seu próprio ministério nunca me pareceu tão atual como nos dias que vivemos aqui no campo missionário. Não importa o quanto nos esforçamos para atrair as pessoas a Cristo ou iniciarmos uma conversa sobre nossa fé, os ouvidos estão tapados e não existe o menor interesse em escutar o outro quando o assunto é evangelho ou espiritualidade.

Quando João Batista estava pregando, milhares de pessoas vinham ouvir sua mensagem. Embora ele tenha atraído multidões e muitos estivessem dispostos a desfrutar da sua luz por um tempo (João 5:35), ainda assim o povo como um todo rejeitou sua mensagem. Quando o Senhor Jesus pregou, grandes multidões vieram ouvir seus ensinamentos, mas apenas uma pequena fração delas se tornaram verdadeiros discípulos. Apenas alguns aceitaram a Sua salvação.

Hoje como nos dias de Jesus, somos desafiados a perseverar na pregação do evangelho a despeito do grande desinteresse das pessoas. A obra de convencer o homem do pecado não é nossa, mas do Espírito (Jo 16:8). Precisamos estar preparados a explicar a razão da nossa fé com gentileza, clareza, amor e temor (1 Pe 3:15). As oportunidades podem parecer raras então, não podemos desperdiçá-las.

Que o Senhor Jesus aumente as oportunidades de compartilhar o Seu amor com as pessoas que cruzam nossos caminhos e nos mantenham firmes no propósito da expansão de Seu reino entre nós. Amém!

Motivos de Agradecimento:

• Deus tem nos abençoado a cada domingo com a pregação e exposição de Sua Palavra. Peçam ao Senhor que me unja e me mantenha fiel à exposição de Sua santa Palavra.
• Fizemos um evento evangelístico com um grupo de teatro com jovens franceses chamado Ágape. O evento durou todo final de semana e mesmo com muita chuva, muitas pessoas vieram participar do evento e assistir a exibição da peça que nos trouxe uma reflexão sobre o amor de Deus a cada um de nós.
• Domingo passado Deus enviou um número grande de pessoas para nosso culto de domingo. Tivemos a apresentação e consagração de uma criança e no próximo domingo o seu papai será batizado. Deus é bom!
• Após o culto fizemos uma almoço fraternal com muitos visitantes. Deus tem usado nossa pequena igreja para pregar as Boas Novas de Jesus para muitas pessoas. Orem para que as sementes lançadas caiam em boa terra e germinem.
• Nosso grupo de estudo bíblico de quarta feria continua firme e cada vez mais pessoas tem se chegado ao grupo.
• Estamos orando para começarmos dois outros grupos em outras cidades próximas. Orem para que o Senhor nos abra as portas.
• A série The Chosen tem sido uma boa ferramente de evangelização. Toda primeira sexta feira do mês temos convidado vizinhos e amigos para assistirem dois capítulos conosco e depois temos um momento de confraternização onde discutimos um pouco sobre os vídeos apresentados.
• Algumas pessoas entram pela primeira vez na igreja e outras vem até mesmo da igreja católica para assistirem ao filme.

Rev Paulo e Valéria Sícoli

Publicações recentes:

Rev. Antônio e Nete

Cartas de Missionários

Rev. Salomão e Luciana

Cartas de Missionários

Rev. Marco Antônio e Rossana

Cartas de Missionários

Rev. F. N. e E. M.

Cartas de Missionários