Logo APMT
Logo APMT

Tábata Mori

19/05/2025

Timor-Leste, maio 2025

Para o interior e às montanhas!!!

Recentemente, o pastor Cuca, do distrito de Baucau, me convidou para visitar a igreja dele levando literaturas e bíblias e eu disse que poderíamos agendar para o mês de junho. Ele me olhou desconfiado com o a lonjura do tempo e disse com bom humor “se não mana, temos que tirar ‘montanha’ do seu nome”. Ele se referia ao nome da Editora Mar e Montanha, em Tétun “Publika Tasi no Foho”.

A brincadeira do pastor Cuca tem aquele fundo de verdade, pois muito acontece na capital em Dili e nem tantos estão dispostos a visitar o “foho”, que pode ser montanha ou também trazer a ideia de interior.

A boa notícia é que “foho” não está só no nome, pois nossos livros estão “subindo” as montanhas: os 321 livros do Natal vendidos (e +-100 doados) chegaram a cinco distritos e os quase 400 livros de Páscoa vendidos (+ de 100 doados) chegaram a 10 distritos, 16 denominações e seis organizações cristãs. Inclusive, uma madre comprou um kit de 30 livros para usar com o grupo de mulheres dizendo “mana, fala de Jesus, porque se você falar de Jesus, a gente também pode usar”. Inesperado, mas fantástico!

Nosso plano para o próximo livro é que ele já possa chegar a todos os 13 distritos do Timor- Leste, à todas as denominações, a fim de que a pequena Igreja do Timor-Leste, com não mais de 30 mil pessoas (2,3% de 1,3 milhão) possa conhecer, viver e pregar o evangelho de Jesus!

Eu louvo a Deus por sua vida, por subir o monte conosco e abraçar esse ministério. Deus abençoe!

Biblioteca na Igreja

Parte essencial do Projeto Baruque é o incentivo à leitura e, para isso, sabemos que as pessoas precisam ter acesso aos livros. Nosso plano não é doar os livros para todos, pois um dia queremos ter uma editora sustentável, enquanto isso, buscamos por igrejas com portas abertas para montar sua própria sala de leitura ou biblioteca e, aí sim, doaremos a literatura que há disponível para a igreja.

Já escrevemos um rascunho da proposta para as igrejas e, agora em maio, também farei esse desafio para as organizações publicadoras do Timor para que possam doar o material.

#PartiuEscola

Estamos com uma ideia ousada, de doar também literatura cristã para as bibliotecas escolares. Já tivemos uma reunião com o departamento de Educação de Dili e a conversa será longa. Estamos pedindo licença para fazer uma pesquisa com as bibliotecas escolares e então fazer a proposta de doar material em Tétun, já que o país todo carece de material na língua que é oficial e majoritária. Podemos encontrar barreiras, pois são livros cristãos, por isso contamos com sua oração!

A Igreja vai bem, obrigada!

Estou muito feliz com a liderança da Congregação Presbiteriana de Taibessi, pois desde que voltei do Brasil, estamos focando em treiná-los e encorajá-los para liderar e até pregar nos cultos no lar, fazer a liturgia dos cultos de domingo, visitar os irmãos, orar com os enfermos e, para nossa alegria, tudo isso está acontecendo. Orem por firmeza na fé e conhecimento bíblico para nossos líederes e, por mais homens comprometidos com a palavra e a igreja.

EBD em casa!

No último domingo eu recebi 31 crianças e adolescentes, a comida quase que não deu e tinha gente sentada quase que embaixo da pia, mas deu tudo certo! O Armi, que tem liderado o grupo com os adolescentes está fazendo um ótimo trabalho, apesar do desafio de ensinar pessoas de “fora da igreja”, isso quer dizer, que não sabem exatamente o que a gente celebra no Natal e na Páscoa. Consegui um intercessor para cada criança e apareceram alguns nomes novos, se quiser interceder, fale comigo!

Andando e chorando (Sl 126)

As vitórias têm vindo com lutas e peço suas orações. Apesar das boas notícias, a vida no Timor tem sido um desafio. Eu ainda me sinto incapaz e insuficiente e, na verdade, não preciso que isso passe, só que Deus segure firme a minha mão para que eu possa cumprir a carreira que me está proposta. Conto com suas orações!

Além do livro de Páscoa, este ano também postei devocionais nas semanas que antecedem a Páscoa. E elas estão disponíveis no Facebook em Tétun e em Português!

Stand da Tasi no Foho e da UBTL na Conferência Hadomi Timor!

Tive a preciosa alegria de conhecer o missionário Thurston da SEE TL, que é a ABU no Timor! Já pensou eu publicando um Stott por aqui?

Ore

• por saúde espiritual, emocional e física;
• por proteção espiritual e física;
• por capacidade para a equipe da editora;
• pela Igreja no Timor-Leste;
• pelos que têm ouvido a Palavra;
• por portas abertas em igrejas e escolas.

Missionária Tábata Mori
(11) 95975-1053

Publicações recentes:

Rev. Luiz e Rachel

Cartas de Missionários

Jovens na missão

Artigos

Elinalda Santos

Cartas de Missionários

Kelly Pires

Cartas de Missionários