Logo APMT
Logo APMT

Ashok e A.

16/05/2025

Ásia, maio 2025

DE 14 A 16 DE ABRIL O CAMBOJA CELEBROU SEU ANO NOVO, ASSIM COMO NA CHINA, O CAMBOJA USA O CALENDÁRIO LUNAR PARA MARCAR O ANO, FOI O FINAL DO ANO DO DRAGÃO E O INÍCIO DO ANO DA COBRA. ELE É CELEBRADO EM ABRIL, NO VERÃO, FINAL DA COLHEITA E ANTES DAS CHUVAS.

O ano novo Khmer é um dos maiores feriados no país, são 3 dias de festa com muita comida, brincadeiras e oferendas aos ancestrais.

NOSSO DIA A DIA - Dia 17 de Abril, completamos 7 meses de Camboja, estamos felizes, com saúde e estreitando cada vez mais os relacionamentos com o povo local. Seguimos no enorme desafio de aprender falar Khmer, não tem sido fácil, tentamos nos consolar com o fato de que se aprender o Inglês já é difícil, imagina o Khmer.

Seguimos conhecendo a culinária local, experimentamos o tradicional peixe (fish amok), foi muito bom.

NOSSA SAÚDE INTEGRAL

Louvamos a Deus pela consistência em nossa vida devocional, algo indispensável tanto na nossa vida cristã normal, como no campo missionário. Também por nossa saúde física e emocional, temos lido bons livros e fielmente nos exercitado duas ou três vezes por semana.

ESTAMOS NO VERÃO, DIAS DE 36 GRAUS E SENSAÇÃO DE 45. O CALOR CONTINUARÁ PORÉM AGORA COM MAIOR FREQÊNCIA DE CHUVAS.

VISITAMOS UMA FAMÍLIA DA NOSSA AGÊNCIA QUE VIVE NUM PAÍS VIZINHO AO NOSSO, QUE ALEGRIA VER BRASILEIROS SERVINDO, E O EVANGELHO SENDO PREGADO NOS CONFINS DA TERRA.

O BUDISMO THERAVADA É PRATICADO NO CAMBOJA, E OS EVANGÉLICOS NO PAÍS SÃO APENAS 1.5%

RECENTEMENTE EM UMA AULA SOBRE CULTURA KHMER, FICAMOS MUITO ADMIRADOS COM AS CRENÇAS POPULARES E O MEDO QUE A POPULAÇÃO TEM DOS FANTASMAS.

UMA VEZ POR ANO, DURANTE O P’CHUM BEN, OS ANCESTRAIS QUE ESTÃO NO INFERNO SÃO LIBERADOS PARA VIR COMER NA TERRA, AS FAMÍLIAS LEVAM MUITAS OFERENDAS AOS TEMPLOS ONDE SE ACREDITA QUE OS ESPÍRITOS EM SOFRIMENTO VIRÃO PARA UMA REFEIÇÃO.

NÃO É ACONSELHADO ELOGIAR EM VOZ ALTA A BELEZA DE UM BEBÊ OU CRIANÇA, AO CONTRÁRIO, DEVE SE DIZER QUE A CRIANÇA É FEIA, POIS ASSIM OS ESPÍRITOS AO REDOR NÃO FICARÃO COM INVEJA E NÃO FARÃO MAL A CRIANÇA.

DIAS 8 E 9 DE MARÇO TIVEMOS O ACAMPAMENTO DA NOSSA IGREJA KHMER – DORMIMOS EM BARRACAS NA BEIRA DA PRAIA, ERÁMOS QUASE 70 PESSOAS, ALÉM DE PREGARMOS A PALAVRA DE DEUS, FOI TAMBÉM UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE CONHECER OS IRMÃOS, A ALIMENTAÇÃO LOCAL E A CULTURA.

Visitei também uma escola internacional, cuja diretora era membro da nossa igreja nas Filipinas, ela nos pediu para ensinarmos no devocional aos professores estrangeiros, foi muito bom.

Seguimos estudando Khmer, essa é a Nita, nossa professora, uma jovem muito trabalhadora e dedicada, aos poucos vamos testemunhando sobre o amor de Deus e nossa necessidade de conhecê-lo.

Na Páscoa distribuímos um livreto sobre a morte e ressurreição de Jesus para várias pessoas do nosso círculo de contato, dentre eles a Nita, seguimos orando para que o Espírito de Deus use a mensagem para convencer seus corações.

Nosso entrosamento com a igreja local se fortalece a cada dia, ainda não entendemos quase nada do que é falado, porém usamos a linguagem do sorriso e amor. Além dos cultos no domingo temos estudo bíblico durante a semana e futebol.

Louve ao Senhor conosco

• Por nossos parceiros, igrejas, amigos e parentes e que fielmente nos apoiam.
• Por nossa saúde e pela boa adaptação e convivência com a igreja local.
• Pelo ótimo trabalho da CPA, Associação Presbiteriana do Camboja, é muito lindo ver tantos jovens recebendo o Senhor Jesus e crescendo na fé.
• Por nossa equipe de trabalho aqui.
• Por nossos filhos, Tamires e Jonatan.
• Pela igreja em Calcutá, pela vida do Rahul, Manorama e nossos demais jovens na igreja na Índia.

Ore conosco

• Pela aprendizagem da língua Khmer.
• Por sabedoria e direção no exercício das responsabilidades do Ashok como coordenador da área Ásia da APMT.
• Pelo nosso envolvimento e responsabilidades com a igreja local no Camboja. Nossa igreja iniciou uma coleta para guardarmos dinheiro para a compra de um terreno próprio para a igreja.
• Por saúde e disposição no trabalho.
• Pelas vidas dos nossos jovens líderes na Índia, e para que a igreja encontre um novo local para as reuniões.

Se quiser contribuir com nosso trabalho, nosso pix é: 15 997812407 – Nubank

Em Cristo Jesus, nossa alegria e glória.
Ashok e A.

Publicações recentes:

Rev. Luiz e Rachel

Cartas de Missionários

Jovens na missão

Artigos

Elinalda Santos

Cartas de Missionários

Kelly Pires

Cartas de Missionários