Simone Alvarez
14/05/2025
Brasil, abril 2025
Queridos irmãos e parceiros na obra missionária!
"Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!" Efésios 3.20-21
Por mais tempo de vida Cristã que tenhamos, é impressionante como nos admiramos da ação de Deus em nós. Como o texto acima menciona, Ele é poderoso para fazer mais do que pensamos. Podemos ter uma ideia do que cada situação seria, mas não sabemos de fato o que será e como será conduzida.
Nos últimos meses, passando por cirurgia novamente, já sabendo como é a recuperação, dores, restrições de movimento, o pensamento foi, vamo lá, mais uma, todo o processo internação, cirurgia, pós operatório, repouso, curativo, acompanhamento familiar e médico. Um quadro habitual, porém, o além do que pensamos foi a ação de Deus em conduzir no tratamento completo que eu precisava:
O período de recuperação foi um intensivo pratico de uma reorganização do tempo no dia, quanto a tarefas, cuidados pessoais, demandas da casa e familia, questões burocráticas cotidianas, descanso e medicação, repouso mais direcionado, reflexão e meditação, distração, atividade física dentro da possibilidade, refeição no tempo certo e sadia, enfim, reorganização.
Foi um intensivo durante 4 meses, a prática de Deus, nessa reorganização que precisava, e até queria, mas não conseguia me desvencilhar para isso. Agradeço a Deus por esse tempo e trato, agradeço a minha irmã Eliane que tão excelente foi usada para isso se efetuar, agradeço aos irmãos na intercessão e parceria nos contatos e palavras de ânimo.
E o incrível, mas crível, é que ainda houve o tempo para o ministério (pausado) de forma adequada e ajustada nas atividades e no tempo para isso, com as demais acima mencionadas. Um desafio geral aos que vivem para o ministério de tempo integral, o que não significa atividade 24h por essa ação.
Pela dedicação, responsabilidade e amor a obra, esquecemos da humanidade (corpo, necessidades orgânicas (alimentação, atividade fisica, descanso, etc.) e que nós precisamos cuidar primeiramente dessa organização. Ter o tempo devido e necessário, sem excesso para o exercicio ministerial, juntamente com as demais areas dessa humanidade que somos. Lembro do texto de Genesis, que diz que Deus criou tudo no seu devido tempo e disse: É bom assim.
Infelizmente somos levados pela tirania da urgência, da correria, do excesso de informação, de resultados, etc, etc... o que causa o stress, exaustão, produção sim, mas não como deve ser, e vamos levando como se fosse comum. O fato é que não é... o periodo de repouso fez relembrar que nesse equilíbrio e retorno ao movimento e funcionamento do organismo (corpo Humano) que Deus formou, também, trouxe o pensamento correto sobre coisas e situações, decisões, novamente o equilíbrio. E por fim, trouxe a melhora de emoções, também, embora não extinção de dificuldades, mas o conviver e trata-las ajustadamente.
Então, Ele fez mais do que pensava e pedia para esse tempo (4 meses de recuperação), e assim: foi possível passar no intensivo de Deus e caminhar equilibradamente nas atividades ministeriais, com apoio da minha irmã na digitação, podendo contribuir:
• Organização do material da SO - Semana de Orientação da APMT (atividade voltada para os candidatos aos campos transculturais e candidatos a Mobilizadores Regionais para atendimento as igrejas.
• Acompanhar os agendamentos e realização dos cursos COMIL – Curso de Orientação Missionária para Igreja Local, Foram realizados em SP e outro em MG, e é disponível para qualquer igreja que queira organizar e investir no aperfeiçoamento de seus membros quanto a ação missionária de Deus no mundo e da IPB nesse processo.
• Acompanhar a Rede Mobilizadores Regionais, e sua liderança – na parte de candidatura de 2025, entrevistas e a integração desses com Liderança, com a Base e os candidatos na SO. Temos 30 Mobilizadores Regionais sendo acompanhados e em 2025 outros 6 candidatos a ingressando.
• Atendimento a igrejas que querem ampliar seu engajamento, com orientação de materiais e agendamento de conferencia missionária padrão que também está disponivel para qualquer igreja que queira realizar, e damos apoio na organização.
• Retorno em abril as atividades diárias dessa área de Ensino, Capacitação e Mobilização Missionária, podendo então voltar a presença na Base – Escritorio APMT, agora com um espaço para essa área, uma sala onde poderemos estar presente em mais dias na semana, e ainda, ter mais 1 pessoa somando força nas atividades operacionais, nossa querida Luana Couto, voluntária iniciando sua jornada nesse apoio.
• Acompanhamento do grupo de voluntários (03) no envio de materiais aos Mobilizadores para que possam dar continuidade a sua ação de atendimento as igrejas locais.
• Acompanhamento dos 30 Voluntários nas frentes do ECMM a favor das igrejas e vocacionados/ agencia e campos.
Pedidos de orações:
• Pela saúde física – recuperação da movimentação dos braços quanto a parte de força e avaliação periódica da cirurgia / continuidade do intensivo para manter a condição saudável fisica, emocional.
• Pelo trabalho de ensino, capacitação e mobilização que foca a aproximação das igrejas, agencia e campo numa relação e engajamento também assertivo.
• Pelos materiais em elaboração, para a continuidade da ação ministerial junto a esses âmbitos (igreja, agencia e campo).
• Pelo retorno de participação em Preleção, aplicação do COMIL e outras atividades nas igrejas da IPB pelo Brasil.
• Pelo retorno da participação presencial no DEMI – Departamento de Educação Missiologica Brasileira – AMTB – Coordenação, e atividades propostas com Escolas, Professores, Coordenadores (Consultas Missionárias / Lives / Materiais / Preparação da Equipe DEMI em suas tarefas para o CBM).
À Ele seja a Gloria, pelo que Ele é, pelo que nos favorece na caminhada Cristã. Sigo em oração em favor de cada irmão, para que Deus conceda o crescimento cristão com a visão da proclamação individual, congregacional, e até institucional (IPB), pelos parceiros de oração que nos fortalecem e auxiliam na jornada.
Abraço a todos!
Podem contatar por meio do e-mail simonealvarez.missõ[email protected] e telefone (11) 99843-6027
Miss. Simone Alvarez


Publicações recentes:

Rev. Luiz e Rachel
Cartas de Missionários

Jovens na missão
Artigos

Elinalda Santos
Cartas de Missionários

Kelly Pires
Cartas de Missionários