Logo APMT
Logo APMT

Rev. Dirceu e Tirza

02/05/2025

Espanha, abril 2025

“Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.” Efésios 6:18-20

Queridos embaixadores em Cristo.

Que privilégio poder pedir intrepidez a nosso Deus para fazer conhecido o mistério do Evangelho em Cristo, como o fez Paulo. As multidões estão distantes de Deus e nós temos a responsabilidade e a oportunidade de anunciar a reconciliação em Cristo.

A semana santa espanhola é considerada a maior festa religiosa nacional. Segundo alguns historiadores, algumas características de celebração imitam os “autos de fe”, quando muitos protestantes foram condenados e mortos pela inquisição. Uma parte importante da indumentária atual copia o “sambenito”, que era a roupa que o condenado levava, especialmente o “capirote”. (Fotos - https://abibliotecanoturna.wordpress.com/2022/04/15/fe-penitencia-e-tradicao-como-o-capirote-se-tornou-parte-da-semana-santa-espanhola/)

Nossa cidade, de aproximadamente 143 mil habitantes, está tomada por procissões que estão sendo celebradas ao longo de 10 dias, organizadas por 24 associações religiosas conhecidas como “hermandades” (irmandades ou confrarias). Algumas dessas procissões duram quase 8 horas, alternando os participantes. Segundo duas pequenas revistas denominadas guias da semana santa de Huelva, distribuídas pelos comércios da cidade, cada “hermandade” pode variar deste os 50 até os 950 componentes, entre músicos e figurantes.

As bandas, formadas majoritariamente por cornetas e trompetes, com o apoio de outros instrumentos de sopro e percussão, ensaiam grande parte do ano. Os “costaleros” (entre 20 e 250), sendo os responsáveis de levar os grandes andores com as imagens sagradas, ou estruturas conhecidas como ¨pasos, que podem pesar entre mil e cinco mil quilos, se preparam grande parte do ano para oferecer seu sacrifício físico nessa semana.

Em virtude de nosso ministério de música, acabamos conhecendo, ao longo dos anos, muitos músicos que tocam nessas bandas. Um deles nos contou que tocou por 30 anos em várias procissões durante cada ano. Muitos começam ainda muito pequenos e, se fizerem o compromisso de participar das atividades religiosas do calendário da associação, terão o privilegio de levar o instrumento para casa.

Cada procissão escenifica um momento da "via crucis", segundo a tradição católica, com uma indumentária muito rica em detalhes. Para todos os participantes se trata de uma importante celebração cultural e, para muitos outros, um especial momento em sua religiosidade.

Infelizmente, as multidões se concentram para recordar ensinos bíblicos misturados com tradições seculares que aprendem desde pequenos nas catequeses obrigatórias, no entanto, sem receber verdadeiramente a Cristo em seus corações (“estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia”. Hebreus 6:6). Declaram sua devoção, mas negam seu valor real (¨tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder...¨ 2 Timóteo 3:5), pois não se submetem verdadeiramente à Palavra de Deus e ainda incluem tradições religiosas antibíblicas.

Relembrando a afirmação de Paulo em 1 Coríntios 10: 19 e 20, ¨Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor? Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus…¨, podemos afirmar que o desafio da evangelização é uma clara confrontação à intensa opressão espiritual que domina a sociedade em geral, cuja opressão escraviza as pessoas para que se afastem totalmente de Deus, dando via libre ao inimigo.

Oramos e evangelizamos para a Espanha experimentar a libertação espiritual que Tessalônica provou em Cristo: ¨…no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura. ¨ 1 Tesalonicenses 1.9-10.

Agradecimento e Intercessão:

- Deus tem dado preciosos momentos de testemunho e evangelização entre nossos vizinhos;
- As irmãs da igreja continuam celebrando sua reunião evangelística mensal;
- Seguimos preparando nossos irmãos Jonás e Jorge para assumir o presbiterato. Jonás prega regularmente e Jorge dirige a liturgia de todos os cultos, inclusive ministrando devocionais;
- Semanalmente nos reunimos com vários adolescentes para nosso discipulado para a profissão de fé. Estamos orando para iniciar o discipulado com outros três adolescentes;
- Pela capacitação e dedicação de nossa igreja na evangelização;
- Pelas pessoas que estão sendo evangelizadas e por aqueles que estão se aproximando da nossa igreja;
- Pelas familias que tem participado da igreja por influência de seus filhos e netos e pelos familiares de algumas crianças de nossa escola dominical que, apesar de trazê-las, ainda não assistem aos culto. Que o Senhor toque a seus corações;
- Pelos milhões de pessoas que ainda não conhecem a Cristo na Espanha (Aproximadamente 1.9% da população espanhola é evangélica, sendo a maioria constituida por imigrantes).
- Pelo projeto ECO (Evangelização em Contexto de Oposição): que o Senhor capacite a nossa igreja na evangelização a pessoas opositoras ao Evangelho, especialmente aos de suas próprias famílias, tanto em Huelva como na Serra Minera de nossa província, onde existe uma capela Presbiteriana que é herança Britânica, utilizada na atualidade somente como atração turística (ver foto acima);
- Pela compra do imóvel de nossa igreja. A família necessita vendê-lo e nossos recursos continuam escassos.  Confiamos no Senhor.
- Louvamos a Deus por nossa família. Nossos filhos, nora e genro estão bem, graças a Deus. De forma especial, agradecemos ao Senhor pelo desenvolvimento de nossa netinha Dara.

Queridos, vocês são benção de nosso amado Deus em nossas vidas.

Que nosso Senhor abençoe a cada um de vocês.

Em Cristo.
Dirceu e Tirza de Mendonça
E-mail: [email protected]
WhatsApp: +34 665303977 (Dirceu) +34 691424929 (Tirza)
Pix – 02788893876

 

Publicações recentes:

Rev. Luiz e Rachel

Cartas de Missionários

Jovens na missão

Artigos

Elinalda Santos

Cartas de Missionários

Kelly Pires

Cartas de Missionários