Logo APMT
Logo APMT

A grande demanda do campo missionário

13/04/2025

Geralmente quando pensamos no campo missionário logo vem à nossa mente a palavra necessidade.

Isso se dá em virtude das associações que são feitas ao campo missionário como um lugar de muitas carências.

De fato, o campo possui inúmeras e múltiplas necessidades de acordo com cada contexto específico. Há campos que carecem de recursos, outros de missionários, outros de bíblias, outros de estruturas físicas, etc.

No entanto, estou convencido de que a grande carência dos campos missionários em nossos dias é a de SERVOS.

Sim! É isso mesmo! Você não entendeu errado! SERVOS!

Dentre todas as carências do campo missionário, certamente esta é a que mais se faz necessária, uma vez que o evangelho proclamado precisa ser posto em prática e claramente visto pelo povo local.

As nações, povos e tribos da terra necessitam muito mais de pessoas que se disponham a servir a Deus e ao povo local do que de recursos, construções e outros. Numa época dominada pelo senso de relevância, notoriedade e protagonismo, os campos missionários são também expostos a este problema.

É preciso travar uma verdadeira batalha contra este "espírito" dos nossos dias. É preciso renunciar como crentes, como igreja e, sobretudo, como missionários a todo e qualquer protagonismo ou messianismo no campo.

É preciso enxergar o campo como um lugar de serviço, onde Deus deve ser honrado e Cristo reconhecido em tudo e por todos.

É preciso se doar e se entregar à missão por amor a Cristo. É preciso também amar o povo, a cultura, a língua, o lugar. É preciso descer e por vezes desaparecer a fim de que Cristo seja visto.

É preciso se alegrar com o que Deus faz através de outros instrumentos (tantas vezes diferentes de nós).

E, finalmente, é preciso testemunhar a alegria de estar no campo mesmo que não haja nada de expressivo ou extraordinário para contar, afinal, servir a Deus em qualquer parte do mundo é algo sobrenatural.

Que o Senhor nos livre da tentação e do desejo de ser reconhecido e louvado pelos homens. Que o Senhor nos livre do desejo pecaminoso de ter o nome na história, afinal, a história não é sobre nós.

Que o Senhor quebrante o nosso coração a fim de que a glória de Cristo seja o nosso maior anseio no campo e também na vida.

Que o Senhor levante e envie mais e mais pessoas dispostas a servir, afinal, esta é a grande demanda dos campos ao redor do mundo.

"Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus". 2 Coríntios 4.5

Rev. Edivaldo Junior

Publicações recentes:

Fátima e Agnaldo

Cartas de Missionários

Rev. Marcos e Cristina

Cartas de Missionários

Vocacionados

Artigos

Rev. Paulo e Valéria

Cartas de Missionários