Logo APMT
Logo APMT

Rev. Ivam e Yet-Olívia

20/02/2024

Colômbia, fevereiro 2024

Graça e paz, irmãos,

Devido às múltiplas atividades de final de ano e uma viagem em janeiro para cumprir compromissos de divulgação da missão e descansar uns dias com os familiares, trago aos irmãos, com um pouco de atraso, o nosso Relatório do Campo Missionário em Medellin, Colômbia, de forma sintética.

Deus nos tem abençoado e nos tem surpreendido sobremaneira no trabalho missionário; a Ele toda hora e toda glória pelos resultados obtidos e vistos, conforme se segue:

PLANTAÇÃO DA IGLESIA EL FARO – Nossa atividade principal é com a plantação da Igreja no bairro Suramericana. Iniciamos as atividades em 19 de fevereiro de 2023 e hoje temos a participação média de 40 pessoas. Nosso espaço já está pequeno e necessita ser ampliaso. Na Iglesia El Faro desenvolvemos as atividades de pregação, aconselhamento, ministério de família, música e louvor, trabalho com crianças e sala de artesanato. Deus seja louvado!

EDUCAÇÃO TEOLÓGICA – somos professores voluntários no Seminário Bíblico de Colômbia, onde servimos na área de louvor nos cultos, aconselhamento e acompanhamento espiritual dos alunos solteiros e com casais, e Yet desenvolve aconselhamento psicológico e classes de artesanato semanal com as mulheres do Seminário. Ali ministramos aulas de Teologia Pastoral.

Junto ao CEBIPAM – Centro de Estudos Bíblicos dos Povos da Amazônia, temos ido duas vezes por ano, para ministrar classes modulares aos líderes indígenas que estão sendo preparados para o pastoreio das igrejas das várias etnias nas Três Fronteiras Brasil/Colômbia/Peru.

SALA DE ARTESANATO – todas as quartas-feiras, das 15 às 18 horas, Yet lidera um grupo de mulheres que aprendem atividades manuais na igreja. Tem sido um tempo de aprendizado e também de compartilhamento da vida e abrir do coração, que sempre termina com leitura bíblica e oração. Hoje temos 15 mulheres não crentes participando. Esta é uma grande porta para a evangelização.

CAPELANIA HOSPITALAR – como psicóloga Yet Olívia tem atuado voluntariamente na área de capelania hospitalar, junto às parturientes do Hospital Público Metrosalud. Esta é uma atividade desafiadora, dada à precariedade do sistema público de saúde colombiano, mas uma grande porta aberta ao exercício da obra social e também evangelização e testemunho da fé.

MINISTÉRIO COM CASAIS – trata-se de uma atividade extremamente importante que realizamos com casais nas dependências do Seminário Bíblico, na Iglesia El Faro e temos recebido convites para ministrar para casais em igrejas de outras denominações na Colômbia. Ano passado realizamos 7 encontros no Seminário, 3 na Igreja El Faro e dois em outras igrejas a convite. Deus nos tem usado para restauração de famílias. A Ele a glória!

MISIÓN 12 – apoiamos este ministério fundado por seminaristas aqui que trabalha com evangelismo e atendimento social a crianças e adolescentes vulneráveis e em situação de risco. Fizemos atividades também nas cidades de Zaragoza, San Marcos e Barranquilla.

COORDENAÇÃO DA ÁREA ANDINA – em 2023 recebi da APMT o encargo de coordenar o grupo de missionários da região andina, que abrange a Bolívia, Peru, Colômbia e Panamá.

OUTRAS ATIVIDADES – Fizemos duas mensagens na Madrugada de Oração da Nacional de SAF´s da IPB e mensagens online com a Sinodal de SAF´s do Leste de Minas, Federação do Vale do Manhuaçu, Federação do Vale do Rio Grande. Na ida ao Brasil para visitar a netinha enferma preguei em 8 igrejas nos 16 dias que lá estive e visitei o Seminário Presbiteriano em Belo Horizonte-MG. No final de novembro Yet ministrou palestras para as mulheres presbiterianas da região de Medellin. Em 2023 ela concluiu sua especialização em Teologia Bíblica e Sistemática pelo CPAJ e foi aprovada para o mestrado online em Aconselhamento Bíblico. Estamos gratos por estas bençãos.

ENFERMIDADE NA FAMÍLIA – O ano passado nos foi pesado pela tensão vivida em família com a grave enfermidade de nossa netinha Isabel, que foi diagnosticada com a rara síndrome hemofagocítica; Yet passou os meses de Junho e Julho em Belo Horizonte, apoiando nossa nora no cuidado dela no hospital durante os 69 dias em que ela esteve internada. Ela venceu a enfermidade em outubro, mas, infelizmente, a doença retornou semana passada, e ela novamente encontra-se hospitalizada em São Paulo e necessitará passar por quimioterapia e transplante de medula. Por favor, orem pela nossa pequena guerreira Isabel (Bebel).

PRÓXIMOS PASSOS – continuaremos com as atividades que já temos, mas definimos iniciar um novo grupo de estudos bíblicos em outro local da cidade, com vistas à plantação de uma nova igreja na cidade. Yet assumiu a liderança espiritual do Buen Samaritano, o grupo de mulheres que atuam na área da capelania hospitalar.

MOTIVOS DE ORAÇÃO – pedimos que os irmãos amados orem conosco por estes temas: (1) Por conversões; (2) Pelo crescimento da Iglesia El Faro; (3) Pela salvação da Colômbia; (4) Por unção na proclamação da Palavra salvadora; (5) Por sabedoria nas palavras e nos relacionamentos; (6) Por nossa saúde física e emocional; (7) Por proteção nessa grande cidade e neste país; (8) Por nossos filhos e netos no Brasil; (9) Gratidão pelos nossos parceiros em missão.

ALGUNS TESTEMUNHOS – abaixo relatamos 3 testemunhos muito preciosos do trabalho:

• No mês de setembro em nossa sala de artesanato, Yet foi abordada por uma senhora chamada Glória. Ela necessitava conversar sobre sua vida, pois fora impactada com a palavra bíblica na devocional da semana anterior. Contou que diante de tantas frustrações na vida ela havia tentado suicídio já por duas vezes, mas não conseguiu alcançar seu objetivo nestas tentativas e queria saber o que deveria fazer para ser “crente”. Yet compartilhou com ela o plano da salvação e a convidou a receber a Jesus, o que prontamente ela disse que queria; então orou com ela e a levou a também orar confiando sua vida a Cristo. Ela orou confessando a Deus os seus pecados e pedindo perdão por não ter valorizado a vida como presente de Deus e tentado suicídio e pedindo a Deus para fortalecê-la para ser uma cristã fiel a Jesus até o fim. Ela recebeu uma bíblia de presente e aceitou iniciar o discipulado estudando a Palavra de Deus em nossa igreja com Yet. Fantástico e emocionante!

• Em outubro fomos preletores por quatro dias no Congresso de Família da AIEC – Associação das Igrejas Evangélicas do Caribe, em San Marcos, no estado de Sucre. No sábado tivemos um momento especial só para casais à noite e um jantar dos casais. Ali pude ministrar sobre os compromissos para um casamento feliz e abençoado e finalizei conclamando cada casal a ter Jesus no centro de seu relacionamento e de sua casa e orei por eles. Quando a líder retomou a palavra para o jantar, um marido pediu para falar e foi um dos momentos mais emocionantes para todos os participantes. Ele chamou sua companheira à frente e confessou que a fizera sofrer por quase dez anos por um relacionamento extraconjugal, que estava arrependido e pediu-lhe perdão publicamente e a pediu em casamento para regularizar a situação conjugal deles, uma vez que ainda não estavam civilmente casados. Ela, então, tomou o microfone e disse que por quase dez anos ela vinha orando a Deus acreditando que chegaria o dia em que veria a benção de Deus transformando o seu companheiro e disse que o perdoava e aceitava com muita alegria o seu pedido para regularizar a situação conjugal. Então ele tirou os anéis (alianças) do bolso e disse que já os tinha comprado a algum tempo esperando o momento certo para esta iniciativa. Eles colocaram os anéis na mão direita e disseram que iriam marcar a data da cerimônia civil, mas que também gostariam de receber a benção na igreja e que todos estavam convidados, desde já. Não conseguíamos conter as lágrimas. Deus é tremendo!

• No mês de Novembro batizamos na Iglesia El Faro Mariluz Posadas, uma ex-freira que se rendeu ao amor salvador de Jesus. Durante todos os seus anos de convento ela teve vários questionamentos jamais respondidos com clareza bíblica por suas superioras, e algumas frustrações que a entristeceram muito. Resolveu deixar de seguir a vida religiosa, abandonar o convento e buscar respostas para seus questionamentos fora. Casou-se, teve duas filhas, mas as dúvidas continuavam. Foi então que resolveu visitar algumas igrejas evangélicas e, finalmente, chegou à Igreja Presbiteriana, onde percebeu que a mensagem era bíblica e não fugia das Sagradas Escrituras; ali decidiu permanecer e conversar com os pastores quanto às suas dúvidas que foram sanadas na Palavra e, em Novembro, ela decidiu receber o batismo e professar sua fé. Deus seja louvado!

Finalizamos agradecendo a Deus pela vida de todos as nossas igrejas e irmãos parceiros e rogando que o Senhor retribua a cada um de forma multiplicada. Nosso desejo é que cada um continue conosco em 2024 e nos anos seguintes, porque a obra não pode parar e há urgência na proclamação do Evangelho para todo o mundo.

Irmãos, jamais desistam de investir na obra missionária.

Pelos laços da cruz de Cristo,
Ivam Gomes Pereira e Yet Olívia

Contribuições:
Pix: 19982422776
(Yet-Olívia Tavares Pereira)

Publicações recentes:

Rev. Antônio e Nete

Cartas de Missionários

Rev. Salomão e Luciana

Cartas de Missionários

Rev. Marco Antônio e Rossana

Cartas de Missionários

Rev. F. N. e E. M.

Cartas de Missionários