Logo APMT
Logo APMT

Rev. Antonio e Nete Xavier

19/12/2023

Guiné-Bissau / Portugal, dezembro 2023

“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” Lm.3:21

Este é o momento do ano que traz muita alegria pela comemoração do nascimento do Senhor Jesus, a nossa verdadeira esperança. É nele que devemos colocar o nosso coração durante todo ano. Também é neste momento que podemos analisar o que foi feito e o que ficou por fazer. Acima de tudo devemos manter a nossa mente em Cristo, a nossa esperança.

Este foi um ano bem atípico e de grandes mudanças que acrescentaram desafios a nossa vida ministerial, principalmente pelo fato de termos a nossa moradia direcionada para Portugal. No início, ficamos meio atordoados em “tirar um pé” de Guiné-Bissau, mas entendemos claramente como propósito da providência divina, como apresentada na Confissão de fé de Westminster 5.1. É bom ser governado pelo Senhor!

Como o nosso objetivo é: "Glorificar a Deus com a tradução da Bíblia para as línguas soninkê e bijagô da Guiné-Bissau e apoiar o avanço da Igreja”, que antes era na Guiné-Bissau, mas agora nosso foco é em Portugal.

Trabalhamos dentro das nossas prioridades e conseguimos alcançar os alvos estabelecidos para este ano:

1 – O nosso grande desafio deste ano era concluir a tradução desafiadora de Romanos. De fato, gastamos mais tempo do que esperávamos, totalmente compreensivo, dada a complexidade da carta. Foram muitas discussões, análises e correções até chegarmos ao texto em SNK que correspondesse ao que temos na língua original. Somos gratos a Deus pela graça e sabedoria que ele tem dado a toda equipe de tradução.

2 – A tradução do Antigo Testamento para língua bijagó tem fluido bastante. Estamos com vários livros traduzidos, especialmente este ano foram concluídos 1 e 2 Samuel e Miquéias. O nosso desafio é a consultoria do grande volume de trabalho e por diversos motivos não foi possível a realização este ano. Contudo, os tradutores estão animados e produzindo. Que o Senhor os fortaleça diante dos desafios.

3 – Na Igreja Cristã Presbiteriana do Barreiro em Portugal – Temos visto a boa mão do Senhor agregando pessoas, fortalecendo os irmãos e conduzindo cada atividade.

Um ponto de destaque foi o retorno da Escola Bíblica Dominical depois de 07 anos. Estou animado em ver o interesse e a participação dos irmãos. Tenho trabalhado com os adultos a Confissão de fé de Westminster e Nete com os adolescentes nos estudos das doutrinas essenciais da fé cristã.

Também temos trabalhado mensagens bíblicas expositivas em nossa igreja e em outras da nossa denominação. A Nete tem iniciado no primeiro sábado de cada mês um trabalho com as mulheres da nossa igreja.

4 – A família – Pela graça de Deus nossa adaptação a cultura portuguesa tem acontecido com sucesso, estamos aprendendo muito com o Rev. Manuel Luzia e esposa, bem como, com os irmão brasileiros que já estão aqui há um bom tempo. O Alex está indo muito bem na escola e já está fazendo novos amigos amenizando a sua saudade da Guiné-Bissau.

5 Desafios – Temos pela frente o frio, que a partir de Janeiro se intensificará, mas já fomos supridos por alguns irmãos com algumas doações de roupas quentinhas.

• Língua SNK: Estamos trabalhando na carta aos Hebreus, o nosso objetivo é finalizar todo texto no próximo semestre.
• Pretendo, em breve ir até a Guiné-Bissau para realizar a consultoria de Romanos.
• Língua bijagó: Acompanhar no que for necessário, os tradutores do Antigo Testamento.
• Auxiliar no processo de revitalização da Igreja Cristã Presbiteriana do Barreiro.
• Conseguir regularizar a nossa documentação de residência o mais rápido possível. Sem esta documentação não poderei dar início às viagens para Guiné-Bissau.
• Buscar em Deus a preservação do bem-estar físico, emocional e espiritual da família, cultivando diariamente nosso culto doméstico.

Gratidão – Queremos expressar a Deus nossa profunda gratidão pela vida de cada irmão que incansavelmente nos tem acompanhado no cumprimento da Grande Comissão. Desejamos a todos vocês um Natal repleto da presença do Senhor Jesus, nossa esperança. Que o novo ano que se aproxima, você tenha sempre em sua memória aquilo que te dá esperança; as misericórdias, a fidelidade e bondade do nosso Deus.

Rev. Antonio Xavier e família.

Publicações recentes:

Hidi

Cartas de Missionários

Rev. Ivam e Yet-Olívia

Cartas de Missionários

Não julgue um missionário pelo que ele tem

Artigos

Rev. Jairo e Kênia

Cartas de Missionários