Logo APMT
Logo APMT

Rev. Everton e Nayra Pita

15/11/2023 03:00:00

Espanha, novembro 2023

Queridos irmãos,

O repouso que sentimos na presença do Senhor é algo que vai muito mais além do que podemos imaginar e é proveniente da sua graça, produzindo gozo em nosso interior e não é uma simples sensação de alegria em virtude de um estado circunstancial. Quando entramos na presença do Senhor em oração, o nosso coração se enche de uma paz que nos leva a ver os momentos que passamos de uma maneira diferente e segundo a ótica de Deus. Reconhecemos o quanto Ele nos ama e o valor da Sua misericórdia para conosco. Com a Sua presença sentimos alívio em meio às provas, as nossas forças são renovadas para que sigamos adiante sem esmorecer, e o nosso coração se enche de confiança em Suas preciosas promessas. Pedimos, diariamente ao Senhor, que nunca permita que o inimigo traga medo e inquietude ao nosso coração, mas sim que a cada dia sigamos firmes em Seus propósitos. Que nunca deixemos de reconhecer que a obra que realizamos não é nossa e sim daquele que “nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” e que só Ele pode mudar o coração das pessoas. Que Deus seja louvado!

A FAMÍLIA

Estamos tendo o privilégio de ver os nossos filhos e netos crescendo nos caminhos de Deus. Somos tão ricos da sua graça que não temos palavras para expressar a gratidão do nosso coração.

O Samuel, com 2 anos e 9 meses, já está estudando e aprendendo dos seus pais o quanto Deus o ama e que Ele tem um plano especial para a sua vida.

O Daniel, completou no último 25 de outubro, 6 anos. A Nayra e a Ruth prepararam uma linda festa que assistiu os coleguinhas da escola e a família. Foi um momento muito significativo para todos nós. O Daniel está estudando piano com a esposa do pastor da Igreja Batista e já está cantando nos cultos em programações especiais.

A Ruth e o pastor Alejandro, seguem dando-nos um apoio fundamental no trabalho da igreja. Atuam com os jovens, mulheres, louvor congregacional, visitas pastorais, pregação, discipulado, e demais atividades que correspondem à função pastoral. Somos muito agradecidos aos seus mantenedores do Brasil, sem os quais eles não estariam disponíveis para o ministério.

O nosso filho Leandro e a sua esposa Elisabeth, estão bem e felizes e continuam em Basiléia, Suíça, onde trabalham. O casal segue servindo a Deus em uma igreja que já assistem a mais de um ano e, se Deus permitir, estarão conosco nas festas de fim de ano.

Nayra e eu estamos nos organizando para irmos ao Brasil no próximo ano. Ainda não temos a data, porém a previsão será final de julho até final de agosto. Não podemos passar muito tempo em virtude das reponsabilidades com a igreja e com as aulas de Bíblia nos colégios. A nossa preocupação está com a mãe de Nayra, agora com 85 anos. Não sabemos que iremos fazer com ela, já que levá-la é bem complicado por sua idade avançada. Pedimos que nos ajude em oração.

Pretendemos no Brasil: visitar as igrejas mantenedoras e ao Presbitério do Recife (PRRE), apresentarmos à APMT para a avaliação do nosso projeto Espanha com vistas à sua renovação. Além desses assuntos de trabalho, necessitamos solucionar os assuntos pessoais, como por exemplo: a minha aposentadoria, atualização de conta corrente junto ao Banco do Brasil, etc. Não sabemos como iremos dar conta de tanta coisa em um período tão pequeno de tempo, além disso, necessitamos dar tempo também à nossa família que não vemos a 6 anos longos anos. Por favor nos ajudem em oração, pois necessitaremos receber de Deus sabedoria para nos organizarmos.

Como compartilhamos com os queridos em nossa última carta e também por WhatsApp, tenho (Everton) estado com muitas dores de coluna em virtude de uma artrose cervical, dois hernias lombares e, por último, um edema ósseo na zona lombar. Tem sido muito complicado e me limitado especialmente na hora de conduzir e de estar muito tempo de pé ou sentado. Sinto-me muito melhor, graças a Deus e tenho me cuidado e feito fisioterapia. O neurocirurgião diz que uma operação pode ser inevitável, porém lhe pedi que esperasse um pouco enquanto sigo com a fisioterapia e com os exercícios de Pilates. Deus é GRANDE, porque em meio a tudo isso, seguimos na evangelização nos colégios e no trabalho pastoral, incluindo as visitas nos lares, aconselhamento, etc. Vemos a mão de Deus movendo a situação e dando forças tanto a mim com a Nayra, ajudadora idónea. Só Ele mesmo que nos mantém de pé e firmes em Seus propósitos. Temos aprendido a cada dia a depender D’ele em todos os aspectos, pois é misericordioso e paciente sempre. Louvado seja o Senhor!

IGREJA

A Igreja continua com um grande desafio de dar testemunho de Cristo. Para isso temos tentado seguir com os objetivos do projeto. As atividades desenvolvidas têm sido realizadas dentro do previsto e são bem recebidas pelos irmãos, de forma que nos sentimos muito felizes pelos resultados.

Seguimos com as atividades normais da Igreja: reunião de oração, estudo bíblico, reunião com as mulheres, reunião com os jovens e adolescentes, visitas pastorais, aconselhamento, discipulado, culto dominical e a escola dominical com as crianças e pré-adolescentes. Os jovens, adolescentes e adultos, permanecem no culto na hora da mensagem. Em virtude da mudança do professor dos adolescentes para os Estados Unidos, onde está ensinando em um colégio evangélico do Texas, e até que consigamos um outro substituto para ele na classe dos adolescentes na ED, os mesmos estão ouvindo a mensagem no culto.

ALÉM DAS ATIVIDADES MENCIONADAS ANTERIORMENTE, VEJAM:

Tarde de sábado e de comunhão na casa do pastor Alejandro e de Ruth.

Tarde de cine na igreja com a exibição do filme “Sonido de libertad” (Sound of Freedon)”. Não foram muitos irmãos nesse dia, porém estivemos atentos à mensagem do filme e depois estivemos comentando e orando pela dura realidade que nos mostrou.

Voltamos a fazer os almoços comunitários uma vez ao mês. Comemos juntos e depois sempre temos umas brincadeiras e um precioso tempo de comunhão.

Os irmãos, Miguel e Maira, trouxeram por primeira vez a pequena Daniela, nascida recentemente. O pastor Alejandro marcou esse momento com uma oração de gratidão a Deus pela vida da pequena. Essa família é uma das que em breve será recebida como membro da igreja. Alguns passos estão sendo dados e, se Deus quiser, em breve enviaremos fotos do batismo tanto do casal como da Daniela. É uma família que já está conosco a dois anos e tem sido uma bênção em nosso meio.

Em setembro foi realizada na Igreja de Huelva, a reunião do Sínodo da IEPE- Iglesia Evangélica Presbiteriana de España. Em virtude de uma das minhas (Everton) crises agudas de coluna, não pude participar presencialmente no primeiro dia, porém estive via telemática vendo emocionado à primeira visita do Adrián ao Sínodo. O Adrian é membro bastante ativo, trabalha em muitas áreas da igreja e tem sido um exemplo de vida para todos nós. Ele está se preparando para ir ao Seminário em Barcelona em setembro de 2024, como já havíamos comentado em cartas anteriores. Se Deus quiser, em janeiro na próxima reunião do Sínodo, Igreja de Sevilha lhe apresentará oficialmente como candidato ao sagrado ministério. O mais maravilhoso de tudo isso é que o Adrian recebeu uma BOLSA COMPLETA da Igreja Reformada da Holanda, para estudar, gratuitamente, no Seminário durante os seus quatro anos. Foi uma enorme bênção de Deus, pois já estávamos buscando mantenedores para lhe ajudar economicamente em seus estudos. A foto mostra o momento em que o pastor Gabriel, atual presidente do Sínodo, ora pelo Adrian e agradece por sua vida e chamado ao ministério. Com ele, são dois pastores saídos da Igreja de Sevilha, motivo para dar graças a Deus por Sua imensa bondade e misericórdia. Louvado seja o Seu nome!

COLÉGIOS

Com a graça de Deus, este ano temos muitos alunos matriculados em “Religião Evangélica”, matéria que Nayra, pastor Alejandro e eu damos nos colégios públicos. Chama-se assim, porém o que damos é aula de Bíblia. É um privilégio muito grande que Deus nos tem dado, pois muitos dos nossos alunos têm vindo à igreja, aqueles que ainda não assistem a nenhuma, e outros têm se reconciliado com Deus e com a Sua Palavra. Este ano a Nayra tem 53 alunos (em 3 colégios), o Alejandro tem 31 (em 5 colégios) e eu tenho 30 (em 4 colégios). A cada ano varia o número de alunos por série, correspondendo no Brasil a alunos tanto do ensino fundamental como do ensino médio. Não posso publicar porque está proibido enviar qualquer tido de foto dos alunos e dos colégios. Nayra tem duas alunas que são católicas e que entraram em acordo com suas famílias para estudar a Bíblia e se matricularam. É uma oportunidade única porque, de essa maneira, elas levam a Palavra de Deus para os seus lares. É uma bênção de Deus!

PEDIDOS DE ORAÇAO

1. Saúde de Everton – situação com a coluna.
2. Viagem ao Brasil no próximo ano.
3. Almoço natalino e culto de natal da igreja.
4. Vida e crescimento espiritual da igreja.
5. Recebimento de novos membros comungantes.
6. Visita da igreja ao centro de idosos por ocasião do natal.
7. Visita da igreja a um centro de refugiados onde vivem pessoas de várias nacionalidades. Duas famílias estão começando a frequentar aos nossos cultos dominicais. Iremos realizar um culto natalino com entrega de presentes às crianças e uma preciosa comida.
8. Campanha “Operation Christmas Child – Samaritans Purse” (Projeto das caixas de natal) a ser realizada em dois dos colégios em que Nayra ensina.

Rogamos a Deus pela vida de cada um de vocês e agradecemos pelo apoio e carinho que nos têm tratado. Que Deus os abençoe ricamente.

Um forte abraço.

Em Cristo.
Pr. Everton e Nayra

Publicações recentes:

Rev. Luiz Augusto e Rachel Bueno

Cartas de Missionários

Rev Edivaldo e Valéria

Cartas de Missionários

Rev Humberto e Brandali

Cartas de Missionários

Ibijara e Patricia Culina

Cartas de Missionários