Logo APMT
Logo APMT

Lucas e Juliana

02/11/2023

Queridos irmãos, este verão trouxe consigo desafios e trabalho árduo, mas também nos presenteou com ações notáveis do Espírito Santo e intervenções divinas. Lidamos com a separação das famílias nômades e enfrentamos estradas difíceis para alcançá-las. Durante uma viagem, passamos por um episódio notável: os rolamentos da roda dianteira quebraram, mas por uma intervenção divina, conseguimos chegar até a porta da tenda de uma das famílias. Agradecemos a Deus pela Sua provisão e pela noite segura que passamos com nossos irmãos. Também somos gratos a Ulaanaa, um nômade habilidoso em mecânica, que nos ajudou a identificar as peças que precisavam ser substituídas.

Em meados de agosto, celebramos um momento significativo ao realizar nossos primeiros dois batismos com o auxílio do jovem pastor Munkhbat. Duas jovens, incluindo a filha de Ulaana, e Amaraa, que viajou de longe para trabalhar durante o verão com a família nômade base do ministério, tiveram encontros transformadores com Jesus. A jornada espiritual de Amaraa, que culminou em seu batismo, é profundamente inspiradora.

Agosto também recebemos um grupo do 1° Rotary Clube de Ulaanbaatar o qual me tornei membro com o objetivo de compartilhar do Evangelho com importantes líderes da Mongólia. Foi especial nosso tempo com eles aqui, pois pela primeira vez, testemunhamos abertamente de Jesus com eles, e foi os mesmos a fazerem inúmeras perguntas sobre nossa fé e sobre nosso Senhor. Orem para que Deus os chame e faça brotar essa semente plantada.

Recebemos também 5 jovens da Jocum que nos auxiliou na pintura da pousada e no trabalho missionário em uma vila na fronteira com a China.

O ano letivo iniciou em Setembro e mobilizamos alguns irmãos e amigos para conseguirmos doar kits escolares com uma boa mochila e os materiais para 45 crianças em extrema necessidade. Oramos e compartilhamos de Jesus com as famílias. Louvado seja Deus!

Passamos por Ulaanbaatar, buscamos cuidados médicos antes de embarcar para uma conferência na Coreia sobre Plantio de Igrejas na Ásia. Nos primeiros dias com irmãos asiáticos e africanos, pudemos ser fortemente encorajados em nossa fé ouvindo inúmeros milagres da ação de Deus para que o evangelho se expanda na Ásia e África. Veja as fotos relacionadas ao mês de agosto no video abaixo.

Voltamos da Coreia encorajados e cheios de ideias, que já estamos aplicando no trabalho com os nômades aqui. Estivemos com pastores e plantadores de igrejas coreanos, de outros países asiáticos, da África e dos EUA. Ouvimos e discutimos sobre plantar igrejas que se multiplicam, igrejas auto-sustentáveis, que crescem dependendo de Deus para alcançar, discipular, treinar e enviar aqueles que creram em Jesus.

Desde junho, estamos usando vídeos e materiais visuais para o ensino bíblico, e neste mês de setembro, iniciamos também o treinamento para evangelismo e discipulado. Estamos encorajando os crentes nômades a orarem por missões, e a entenderem a necessidade de outros ouvirem, além de lugares em outros países que também abrigam etnias nômades na Ásia, Oriente Médio e Norte da África. Aqui na Mongólia, todos possuem um perfil no Facebook e usam diariamente o Messenger para se comunicar. Considerando as dificuldades de visitar frequentemente cada família e a distância entre elas no verão, criamos um grupo no Messenger que estamos utilizando para ensino, reflexões bíblicas, testemunhos e pedidos de oração. Durante as visitas presenciais, continuamos cultuando a Deus com as famílias, dedicando tempo à oração, louvor e comunhão. Orem pelo engajamento de todos e para que Deus os use para testemunhar com amor e paixão a outras famílias nômades com as ferramentas que estão aprendendo.

Viajamos até Munkhairkhan, uma vila à qual, antes da pandemia, apoiávamos uma igreja infantil liderada por duas senhoras cristãs. Lá, reencontramos Édia, um menino que havia sido acometido pela paralisia infantil, e naquela época, doamos uma cadeira de rodas com a ajuda de todos vocês. Mais uma vez, compartilhamos a mensagem de Jesus com a família, distribuímos bíblias na aldeia e cultuamos com as crianças, que agora, algumas já se tornaram adolescentes.

Recebemos novamente uma família de irmãos russos com oito filhos, que visita a Mongólia anualmente para compartilhar a mensagem de Jesus. Agora, estão planejando mudar-se para cá e, se Deus quiser, nos ajudar com o trabalho junto aos nômades.

Continuem orando por nossa adaptação aqui. Pelo meu trabalho voluntário na pousada, café e agência de turismo. Vamos abrir o café no dia 14 de novembro. No próximo ano, precisamos construir nossa casa e devemos começar a levantar recursos em breve junto com vocês, irmãos e igrejas. Confiamos mais uma vez na provisão e fidelidade de nosso Pai. Contamos com vocês. Atualmente, estamos morando em um apartamento de uma família da igreja na cidade de Khovd, mas no próximo ano precisamos devolvê-lo. O caminhão tem sido útil para viagens e visitas em que passamos muitos dias distantes. Deus continua fiel e você é uma grande parte de Sua fidelidade nesta jornada! Agradecemos por tê-lo conosco! Segue também as fotos de setembro e outubro.

Publicações recentes:

Rev. Antônio e Nete

Cartas de Missionários

Rev. Salomão e Luciana

Cartas de Missionários

Rev. Marco Antônio e Rossana

Cartas de Missionários

Rev. F. N. e E. M.

Cartas de Missionários