Logo APMT

Casal de missionários recebe homenagem, após o Culto de 95 anos da Missão Evangélica Caiuá

01/09/2023

Depois de 38 anos de serviço na direção da MEC - Missão Evangélica Caiuá, em Dourados, MS, o Rev. Beijamim Benedito Bernardes e sua esposa Margarida, missionários da APMT, passam a direção para o sucessor, Rev. Simei Mariano. O Presb. Enoque Bernardes também recebeu uma placa de reconhecimento pelos serviços prestados, nos últimos 30 anos, como construtor de várias igrejas nas aldeias e construções na Sede.

O evento de comemoração dos 95 anos de existência da Missão e 15 anos de organização da IIPB – Igreja Indígena Presbiteriana do Brasil, aconteceu na Sede da MEC, em Dourados, MS e reuniu mais de 700 pessoas, vindas de diferentes aldeias: da RID - Reserva Indígena de Dourados, Amambai, Sassoró, Taquapiry, Caarapó, Porto Lindo, Guassuty, Campestre como também caravanas de Dourados, Amambai, Campo Grande, Rio de Janeiro e São Paulo.

A liturgia do culto foi dirigida pelo presidente da MEC, Rev. Geraldo Silveira com a participação do Presidente da IIPG, o Presb. Ezaú Mamede Terena. O Rev. João Luiz Furtado ministrou a mensagem no culto da manhã e o atual Diretor Executivo da MEC, Rev. Simei Mariano de tarde.

Após o culto, da manhã, casal foi homenageado pelos membros da Assembleia da Instituição, com uma placa de reconhecimento pelos serviços prestados. Foi também comunicada a decisão da Assembleia de que o novo prédio administrativo receberá o nome de Beijamim Benedito Bernardes, edifício este que será inaugurado em breve. O casal Bernardes, também, foi homenageado por Vera Villon e Jorge Villon, representando o “Trabalho da Missão Caiuá no Rio de Janeiro”. Uma família Kaiwá, homenageou em nome de várias gerações indígenas. A APMT foi representada pelo Miss. da APMT, Rev. Marcos Mota, quem na época do Covid 19 dedicou sua vida servindo como enfermeiro no Hospital Porta da Esperança.

O Coral infanto juvenil Mitã Rory da Escola da Missão em Amambai, apresentou vários hinos de louvor a Deus e uma canção composta pelo Presb. Jânio Sanches, inspirada na vida e ministério do casal homenageado. Uma das crianças entregou uma placa com a letra.

No culto da tarde, todas as congregações presentes, tiveram participação entoando louvores do hinário “Japorahei joa”. Quatro jovens e duas crianças receberam o batismo, ministrado por pastores indígenas.

O Rev. Beijamim contou que durante o evento, veio à mente sua trajetória ministerial, e comentou: “Fiquei pensando no começo do meu ministério, quando estava no último anos do Seminário e tínhamos que decidir onde iriamos servir. Fui para Araxá, MG, onde fiquei dois anos, depois fui para Oiapoque, no Amapá, por dois anos, depois já casado fomos para Coromandel, MG, onde ficamos 5 anos e cooperamos na formação de 12 pastores. Foi então quando entendemos que Deus nos conduziu para a MEC. Aqui formamos nossa “Grande Família” com a comunidade indígena, tivemos as nossas duas filhas, que hoje estão casadas e nos deram 5 lindos netos. Em várias ocasiões cruciais vimos a intervenção de Deus.” Tivemos muitas alegrias e as tristezas Deus transformou em riso.

Ele também compartilhou um dos momentos que o emocionou durante o evento, e disse: “Fiquei muito emocionado quando uma das crianças saiu da fila e me abraçou dizendo: ‘Deus guie a sua vida’, pois estamos começando uma nova etapa, mas sempre contando com a direção e a graça de Deus”, concluiu emocionado.

Antes do almoço, o Rev. Beijamim foi homenageado pelos indígenas com uma dança cultural e no final, foi levantado no meio da roda, ao brado de: “Honoyo”, o que em terena, quer dizer Vitória.

Foi servido um delicioso e farto churrasco, acompanhado de arroz, puchero e salada, preparado por um grupo de missionários voluntários. A programação concluiu de tarde, com um vídeo do Hino da Missão Caiuá, de música e letra do Rev. Cornélio Castro, com a participação de um grupo coral de São Paulo e a Oração final e a Bênção impetrado pelo Rev. Beijamim.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO CULTO https://youtu.be/ENn4-P8nyms

Publicações recentes:

Rev. Paulo e Valéria Sicoli

Cartas de Missionários

Tábata Mori

Cartas de Missionários

Rev. Marcos e Priscila Azevedo

Cartas de Missionários

Rev. Alan e Vanessa

Cartas de Missionários