Skip to content

Uma herança reformada, uma herança missionária

Foi no ano de 1618, quando as igrejas reformadas dos países baixos estavam em meio a uma grande controvérsia em torno do calvinismo clássico, que foram publicados os Cânones de Dort, um documento que refutava biblicamente as críticas levantadas à fé reformada. Foi esse importante documento que originou aquilo que posteriormente ficaria conhecido como as “doutrinas da graça” ou os cinco pontos do calvinismo. Dessa maneira, no primeiro semestre de 2019 comemoram-se os 400 anos desse importante elemento da nossa herança reformada.

Os Cânones de Dort vêm sendo valorizados de distintas maneiras ao longo da história da igreja, no entanto poucos percebem o seu valor missiológico. Gostaria, mesmo que brevemente, de ressaltar alguns pontos da rica contribuição dos Cânones de Dort para nossa reflexão e prática missionária, com o objetivo de evidenciar que se de fato somos uma igreja “reformada”, nossa confessionalidade também tem implicações diretas na maneira como investimos e fazemos missões. 

No quinto parágrafo do segundo capítulo, encontramos as seguintes palavras:

“A promessa do Evangelho é que todo aquele que crer no Cristo crucificado não pereça, mas tenha vida eterna. Esta promessa deve ser anunciada e proclamada sem discriminação a todos os povos e a todos os homens, aos quais Deus em seu bom propósito envia o Evangelho, com a ordem de se arrepender e crer.”

Através dessas palavras, os teólogos de Dort relembram à igreja que é somente por meio do Evangelho que o pecador pode ter a vida eterna, e que sendo assim é um imperativo que tal evangelho seja anunciado e proclamado “sem discriminação” a todos os povos e a todos os homens. A fé reformada, quando compreendida corretamente, impulsiona a igreja à missão, pelo fato de que defende a verdade bíblica de que é somente por meio da fé em Cristo que os pecadores eleitos poderão gozar da vida eterna junto ao seu Senhor. Como bem afirmaram os teólogos de Dort, o evangelho precisa ser pregado em todo mundo, para o arrependimento e fé daqueles que o próprio Pai amou e escolheu para si.

Mas como as pessoas iriam ouvir as boas novas do evangelho se missionários não fossem enviados? A resposta dada pelos teólogos do sínodo de Dort foi a seguinte:

“Para que os homens sejam conduzidos à fé, Deus envia, em sua misericórdia, mensageiros desta mensagem muito alegre a quem e quando Ele quer. Pelo ministério deles, os homens são chamados ao arrependimento e à fé no Cristo crucificado. Porque “…como crerão naquele de quem nada ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados?…” (Rm 10.14, 15).” (Capítulo 1, parágrafo 3)

Ao comemorar os 400 anos desse importante documento de nossa herança, devemos restaurar em nossas igrejas o mesmo vigor missionário presente nos Cânones de Dort. Ser uma igreja reformada implica necessariamente em ser uma igreja missionária. Somos fruto de uma bela e rica tradição que percebeu e defendeu o imperativo divino de proclamar o evangelho a todas as nações. 

Portanto, quatro séculos depois, nós, Igreja Presbiteriana do Brasil, herdeiros da Reforma em solo brasileiro, devemos continuar trabalhando na expansão do evangelho a todos os povos, uma vez que se assim procedemos é porque verdadeiramente cremos que o Pai, por meio da pregação de Sua palavra, continua “realizando seu bom propósito nos eleitos e operando neles a verdadeira conversão da seguinte maneira: Ele faz com que ouçam o Evangelho mediante a pregação e, poderosamente, ilumina suas mentes pelo Espírito Santo de tal modo que possam entender corretamente e discernir as coisas do Espírito de Deus. Mas pela operação eficaz do mesmo Espírito regenerador, Deus também penetra até os recantos mais íntimos do homem. Ele abre o coração fechado e amolece o que está duro, circuncida o que está incircunciso e introduz novas qualidades na vontade. Esta vontade estava morta, mas Ele a faz reviver; era má, mas Ele a torna boa; estava indisposta, mas Ele a torna disposta; era rebelde, mas Ele a faz obediente (I Co 2.14). (Capítulo 3/4, artigo 11).

GABRIEL NEUBARTH

Compartilhe esta postagem

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on print

Últimas postagens

Arquivo

Arquivos

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativo