Skip to content

Toni Xavier e Nete

Bissau, julho de 2021

Queridos parceiros da Grande Comissão, graça e paz!          

Começo este informativo com a triste notícia do falecimento do nosso amigo e companheiro de trabalho, B W*. Particularmente, sou grato a Deus por sua vida e por todo apoio que ele me deu quando cheguei em Guiné-Bissau em 2006. Ele foi meu professor na língua SNK e também o primeiro interessado em se juntar a nós no trabalho de tradução.

Trabalhou como professor na escola SNK por vários anos, depois dedicou sua vida como tradutor da Palavra de Deus para sua língua materna. Sempre viveu muito próximo dos missionários e foi um dos SNK que mais ouviu sobre Jesus. Nunca confessou a Cristo publicamente, mas sempre defendia nossas iniciativas evangelísticas. Certa vez, quando fomos realizar nossa primeira EBF com uma equipe de brasileiros voluntários, fomos pedir permissão ao chefe da aldeia sobre nossas atividades em público. O chefe perguntou se nós iríamos falar de Jesus e dizer que ele é filho de Deus. Quando eu ia explicar, Bassiro tomou à frente e disse que iríamos falar de Jesus e ainda explicou o por quê de nós acreditarmos em Jesus como filho de Deus. Eu fiquei muito admirado e feliz com o posicionamento dele diante de toda liderança.

Dificilmente, ele falava comigo sem demonstrar alegria e satisfação. Vamos sentir saudades de seu constante sorriso.

O trabalho em Guiné-Bissau segue avançando:

As igrejas – Estamos animados com o crescimento da Congregação de Pirada e preocupados com o esvaziamento da Congregação de Serração. Serração é um assentamento de trabalhadores da madeireira local, mas pelo fato da empresa está parada por vários anos, muitos estão deixando o local em busca de trabalho em outros lugares. Talvez a solução seja mudarmos o local de culto para a aldeia vizinha, porém estamos encontrando dificuldades com a liderança islâmica. Estamos orando por esta situação.

Em Bissau continuamos com o evangelismo em nossa rua. Toda às sextas-feiras a Nete tem juntado mais de 40 crianças. Tem sido uma benção e este trabalho tem crescido bastante.

Tradução da Bíblia – Louvamos a Deus pelo bom desempenho e resultados alcançados. Nossas equipes de tradutores têm trabalhado com dedicação. São duas equipes bem diferentes: os bidjagô e os SNK. Os bijago são todos crentes, enquanto os SNK não, mas pela graça de Deus todos estão fazendo um otimo trabalho. Com a língua SNK estamos cada dia mais perto de termos o Novo Testamento completo. Os últimos livros que faltam são complexos, representam um grande desafio para toda equipe. Em nosso programa trimestral, alcançamos: A carta de 2a Coríntios que ficou pronta para consultoria. Finalizamos as correções de Efésios e iniciamos a verificação de compreensão com o povo. Também finalizamos o rascunho de Colossenses e Romanos. O processo está um pouco mais lento porque estamos com um tradutor a menos. Com a língua bijagô conseguimos realizar dois períodos de consultoria. Na primeira, foi consultado 50% do livro de Gênesis e na segunda conseguimos concluir o livro de Neemias. Também foi possível a verificação do livro de Juízes. A equipe têm se esforçado bastante para colocar as atividades em dia.

Educação — A coordenação do projeto social tem sido realizada pela Nete. No final deste trimestre foi possível concluir o ano letivo. Este ano contamos com cerca de 350 alunos nas 3 escolas (Serração, SNK e Pirada). Tivemos mais ou menos 70% dos alunos aprovados. Agora teremos as férias escolares de julho a setembro. Neste período realizaremos as matrículas e organizaremos os materiais para o próximo ano letivo.

Saúde – Pela graça de Deus o país não tem sofrido tanto com a pandemia. Mesmo com o baixo número de infectados, as autoridades tem orientado a população em relação a vacinação, mas o povo tem mais medo da vacina do que do próprio vírus. Para muitos, o COVID-19 não existe. Agora em julho começa o período chuvoso. Como consequência temos muitos casos de malária. Isso nos preocupa muito.

Família – Enfrentamos algumas dificuldades neste trimestre relacionadas a nossa saúde física. Eu enfrentei um pouco de cansaço no mês de junho, por isso parei as atividades por uma semana e não aceitei nenhuma atividade não planejada.

Logo que me senti melhor, a Nete teve um descontrole de glicose, foi algo inédito, porém ela foi acompanhada por uma médica e já se encontra reestabelecida. Somos gratos a Deus por seu cuidado para conosco restaurando nossa saúde e nos dando a graça e condições para o tratamento.

O Alex está bem de saúde e concluiu o ano letivo com sucesso, ele tem sido um dos melhores alunos da turma.

Tínhamos planejado ir ao Brasil no mês de julho, aproveitando as férias escolares do Alex, mas devido a situação da pandemia e a impossibilidade de aproveitarmos o tempo para visitar as igrejas parceiras; decidimos deixar para o próximo ano. Estamos com muita saudade dos familiares, igrejas e amigos, mas temos que esperar mais um pouco.

Assim, resolvemos passar um mês no Senegal em família e com alguns amigos com o intuito de descansarmos.

Somos gratos a Deus por cada um dos irmãos que tem participado deste projeto com suas orações, apoio financeiro e nos encorajando a perseveramos no desafio de levar o evagelho de Cristo ao povo guineense. Que Deus, por sua graça, abençoe e fortaleça a vida dos irmãos.

Em Cristo, nossa esperança!

Toni, Nete e Álex.

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos