Skip to content

Rev. Tiago Gomides e Mila

Tailândia, abril de 2021

“Venham, proclamemos a grandeza do Senhor; juntos,
exaltemos o seu nome. Busquei o Senhor, e ele me respondeu;

livrou-me de todos os meus temores. Salmo 34:1-4

Você deve imaginar como foram os primeiros meses de 2021 pra nós, certo? Estamos nos ajustando como família à nova realidade de 2 crianças pequenas em casa. Perdão pela demora em nossa comunicação. Estamos encontrando um novo ritmo de vida e ministério sustentável no meio de tantas mudanças e adaptaçõeses. Como o salmo 34 nos convoca a fazer, queremos exaltar e testemunhar a fidelidade de Deus, especialmente em momentos tão desafiadores como os que estamos vivemos no mundo hoje. Buscamos o Senhor, e ele nos respondeu. Veja abaixo!

No final do ano passado vocês oraram para que encontrássemos uma casa boa, dentro do nosso orçamento, e principalmente que tivesse uma vizinhança acolhedora e amigável, para serem alvos do amor de Cristo por meio de nós. Pois bem, depois de 2 meses

procurando “como agulha no palheiro” em Bangkok, encontramos a casa ideal. Além do espaço para receber pessoas, o proprietário Sit, diminuiu mais de 1.000 reais do aluguel pra gente, uma benção em época de dólar alto. Nesses 3 meses

morando aqui, nossa casa já se tornou ponto de encontro dos vizinhos, principalmente os que tem crianças. Temos nos relacionado com cerca de 6 famílias da nossa Vila, e de maneira mais próxima das que ficam em nossa rua. Orem por eles: Nung e Phui + Prince e Tengmo. O cuidado de Deus é surpreendente, assim como a precisão com que Ele age!

Assinamos o contrato de aluguel exatamente quando a Mila recebeu o diagnóstico de útero com colo curto, apresentando o risco da Victoria nascer prematura. Assim, Mila precisou ficar de repouso os 3 últimos meses da gestação. Porém, tínhamos de fazer toda a mudança, mobiliar a casa, instalar muita coisa e até reformar alguns móveis usados que compramos. Enquanto Mila cuidava de Sophia e da sua saúde, Tiago se dividiu entre as aulas de idioma, o processo de obtenção da carteira de motorista tailandesa, integração na igreja Sueb e toda a preparação da casa. Em 8 semanas, depois de muito esforço, tudo estava no lugar. Conseguimos até fazer uma festinha de 4 anos da Sophia, com a presença dos vizinhos. Na Tailândia não se comemora aniversários, por isso eles puderam ver como celebramos a vida: com muita comida, alegria e gratidão ao Criador e Sustentador!

Ficamos impressionados com o tempo de Deus, porque exatamente quando estávamos prontos, Victoria chegou, com 39 semanas, 3,5kg e 49 cm de um parto natural. Deus fez um milagre e ela não veio prematura, na verdade, ela é um bebezão saudável e tranquila.

Perceber isso nos ensinou a confiar mais e descansar em suas cuidadosas mãos. Sophia (4 anos) ama a irmãzinha, mas começou a insistir para estudar numa escola. E assim, a matriculamos. Além de desenvolver suas habilidades educacionais, ela aprende o idioma tailandês. O budismo é muito forte na educação e tem sido alvo de nossa constante vigilância. Pedimos oração pela proteção de nossa filha. Atualmente as aulas estão suspensas. Temos orado pela diretora, Jan, uma vez que na sua escola temos feito muitas conexões com outras famílias. Temos percebido como nossas filhas estão sendo usadas por Deus no avanço da missão.

A terceira onda de Covid chegou avassaladora na Tailândia, com 2000 novas infecções diárias. Entramos num novo lockdown, justamente quando o servir na igreja estava começando a engatilhar. Nosso último domingo juntos foi na Páscoa. Agora todas as igrejas na Tailândia estão com atividades presenciais suspensas. O nosso grupo pequeno continua online, e Tun, integrante, se ofereceu para ensinar tailandês para o Tiago. Deus, contudo, tem aberto muitas oportunidades de testemunho em nossa vizinhança.

Apesar das circunstâncias parecerem contrárias e muito difíceis para todos nós, o Senhor nos garante que sua Presença nos dá a segurança de que precisamos, para caminharmos um passo de cada vez. À medida que agimos em fé, vamos experimentando sua Fidelidade, sua mão agindo no Seu tempo. Nossa filha Victoria é prova disso, foi gerada no meio da pandemia, com risco de nascer prematura, longe de tudo que poderia nos dar conforto e confiança: parentes, amigos, idioma, cultura… O Salmo 34 no faz esse convite: “Provem e vejam que o SENHOR é bom!” (Sl 34:8) Ele nos responde, quando O buscamos!

Queremos agradecer por vocês serem resposta de Deus às nossas orações, e nos permitir serví- Lo aqui na Tailândia. Louvemos ao Senhor, proclamemos Sua grandeza, exaltemos o Seu nome em toda a terra em qualquer circunstância! Obrigado por compartilharem a vida de Jesus com a gente aqui do outro lado do mundo.

Para ORAR

Alvos Ministeriais para 2021:

  • Finalizar metade do Nível 2 do programa de língua e cultura do Tailandês oferecido pela OMF (9 módulos) e concluir a leitura do Novo Testamento em Tailandês;
  • Integrar à vida comunitária e o serviço junto aos irmãos e irmãs da igreja Sueb Sampantawong em Bangkok e aprender como o Corpo de Cristo age e avança, sendo minoria entre budistas; > Desenvolver relacionamentos com pastores e líderes do movimento de plantação e revitalização de igrejas na Tailândia, por meio dos vínculos da OMF Tailândia e City to City Ásia Pacifico;
  • Conectar com jovens cristãos profissionais e famílias jovens, e buscar meios para discipular os mesmos, com o objetivo de formação de um grupo base para a plantação de uma nova igreja;
    Influenciar e Evangelizar jovens profissionais e famílias jovens do nosso convívio, com o objetivo de serem alcançados pela graça de Cristo e virem a tornar-se parte do seu Corpo na Tailândia;
  • Apoiar o “Projeto Planters” [plantersmovement.com] na Tailândia liderado pelo Ronaldo Lidório (APMT/WEC), e Facilitar a formação da Equipe SEPAL Ásia (atualmente 6 famílias pela Tailândia, Camboja e Ch*na).

Juntos pela causa de Cristo,

 

Família Gomides

 

 

 

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos