Skip to content

Rev. Tiago Gomides e Mila

Tailândia, agosto, 2020

Queridos irmãos e irmãs,

Saudações de Lopburi, Tailândia!

 “Agora escutem, vocês que dizem:

‘Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro! Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, … O que vocês deveriam dizer é isto: “Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo.” Tiago 4:13-15

Que semestre! Estamos todos impactados pelos efeitos do Covid19. A Tailândia atualmente vive a fase pós-lockdown, quase zerando os casos de contagio interno. Mas estimam-se 6 milhões de desempregados somente no setor de turismo. O apóstolo Tiago nos ensina uma das maiores lições neste período: por mais que a humanidade tenha avançado em muitas áreas, que se sinta muito confiante em si, na realidade, temos, com muita humildade, reconhecer a nossa fragilidade e que a nossa segurança vem somente de Deus.

Ele é fiel! Na crise, nossa gratidão aumenta pela fidelidade do Senhor expressa pelas orações e encorajamento de vocês, pelas ofertas mensais e esporádicas (que tem ajudado na defasagem do câmbio). Agradecemos por poder participar de muitos reuniões online, que nos aproximaram de muitos no Brasil, e também as orações pela cura da minha mãe e irmã, infectadas por Covid. Graças a Deus, elas estão recuperadas!

A surpresa da quarentena

Por que será que Sophia e Tiago estão tão felizes enquanto Mila está deitada numa cama hospitalar? Sim, tem neném vindo por aqui! Louvado seja o Senhor! Estamos apenas com 2 meses de gestação e previsão de nascer em 3 de março de 2021. Estamos felizes demais, porém Mila está com muitos enjôos, vômitos e cansaço. Sophia está louca para ser irmã mais velha. Ore pela gestação: Mila tem 37 anos, e perdemos nosso último bebê. Logo, oremos para que esta gestação continue saudável.

Início da fase 2 do projeto missionário

Desde que Bangkok reabriu do lockdown, visitamos 3 igrejas e estamos orando e aguardando a orientação da nossa liderança nacional para os próximos passos. A previsão de nossa mudança é novembro. Estamos felizes porque um missionário que trabalha há 20 anos com liderança de igrejas locais na Tailândia, aceitou ser nosso mentor nesta nova fase de transição e discernimento, em relação a futura comunidade que iremos servir para a plantação de novas igrejas no país.

1 ano na Tailândia

Em junho celebramos 1 ano que chegamos. Em agosto, 1 ano de estudo do tailandês. Completamos 7 dos 9 módulos previstos para o primeiro ano. Finalmente, começamos os módulos bíblicos, e agora o desafio é aprender a linguagem da realeza, que é a usada na Bíblia. Quando chegamos, a língua parecia indecifrável. Agora já conseguimos ler, escrever, falar e entender, ainda com muitos limites, mas que grande avanço! Passamos por choques culturais e muita desconstrução, mas temos visto muito a graça de Deus.

Ore pelo ministério: por sabedoria, provisão e persistência neste campo tão difícil. Que Deus nos mostre o que Ele está fazendo na região metropolitana de Bangkok e nos direcione às pessoas  e lugares certos.

 

Socorro, meu marido quer me matar!

Há um mês, K*, uma irmã tailandesa muito querida nos procurou para pedir socorro: “meu marido quer me matar!”. Ele é viciado de drogas e jogo. Ela é orfã e sua família é a igreja local aqui. Nós a amparamos em casa, e uma família de missionários numa região sul a convidou para ir morar com eles. Ela já está lá com os filhos, sendo pastoreada. O marido procurou a nossa equipe missionária e pela 1a vez em 10 anos, e pediu ajuda. Quer conhecer a Jesus e ser transformado por Ele. No momento, P* está sendo evangelizado e discipulado. Louvamos ao Senhor, porque alguns irmãos no Brasil enviaram ofertas especiais para as necessidades dela e dos filhos. O amor e cuidado da Família Global de Deus, foi um dos motivos que constrangeu esse marido budista a rever suas escolhas de vida. Ore pela nossa irmã K*: Pela salvação do marido, e pela verdadeira restauração que somente Cristo pode fazer nesta família.

Tem muita coisa boa na igreja brasileira… E o mundo precisa saber

Junto ao Movimento de Lausanne, Mila tem trabalhado junto ao grupo editorial do periódico de artigos missiológicos. O alvo é divulgar o que Deus está fazendo no âmbito local de diferentes países, promovendo o aprendizado e influenciando a Igreja Global. Estamos rompendo uma barreira que impedia com que muitas vozes brasileiras compartilhassem o que tem acontecido em nosso país. O primeiro texto escrito em português, por um líder nacional, já está disponível para o restante do mundo: “Movimento Brasileiro Conecta a Juventude Brasileira com a Missão de Deus” Acesse o link: shorturl.at/tJKO6

 

Ninguém sabe como estaremos no futuro ou mesmo amanhã… Mas podemos viver cada novo dia, certos de uma coisa: com quem estaremos! Isso muda tudo e nos dá uma firme esperança para o próximo passo. Que nossas escolhas hoje, estejam seguras da presença gloriosa e graciosa de Deus.

 

Tiago, Mila e Sophia Gomides

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos