Skip to content

Rev. Rubens Almeida e Cinthya

Brasil/Divulgador, novembro de 2021

 

Nem tudo o que planejamos, nós realizamos, nem tudo o que desejamos, nós conquistamos, mas tudo o que fizemos, nós fizemos: “Porque Dele, por meio Dele e para Ele, são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Rm 11.36).

O próprio apóstolo Paulo demonstra em seus escritos, planos frustrados, agendas transformadas pelas circunstâncias do momento. No trabalho missionário existem eventos que fogem ao controle do missionário, como a enfermidade de Paulo (Gl 4.13), que o faz pregar na Galácia, ou a ação do Espírito Santo que o direciona (At 16.6-7), por isso podemos concluir que mesmo diante de desejos, anseios, intenções ou pré organização, “Paulo não planejou suas viagens missionárias deliberadamente”(Roland Allen), ficando claro que o Senhor de todo o trabalho para a expansão do Reino de Deus, é o Rei dos Reis, que nos dirige por meio do Espírito Santo e nos faz servos do reino de Deus, servindo ao próximo com a pregação do evangelho da paz.

Neste momento de avaliação, sobre conquistas e realizações para o ano de 2021, devemos confessar que gostaríamos de ter ido às viagens missionárias do Centro de Formação Missiológica, tentamos em janeiro, mas a COVID não permitiu, e em Julho, mas um falso positivo de COVID, nos fez voltar da cidade de Corumbá. Quantas vezes planejamos plantar Igrejas em lugares onde a Igreja já morreu, em algum país Europeu, e o Senhor nos faz permanecer no Brasil, em Cuiabá, com Ensino, capacitação e mobilização teológica, o as portas se abrem, como a parceria com o IBAA, o departamento de Missões e a parceria com a AMTB no departamento de alianças estratégicas e no departamento de ensino missiológico. Podemos afirmar que Ensino, Capacitação e Mobilização Missionária, são chamados e afirmação de Deus em nossa vida, com enfase em missões de curto prazo, fortalecendo o trabalho do pantanal, mas principalmente servindo ao departamento de mobilização da APMT.

As portas abertas, também promovem afirmação e estabilidade, bem como as conquistas familiares, como a casa, a parceria construída para a escola das crianças, e a efetivação como missionários da APMT, bem como o contínuo trabalho de pastor dos missionários e consultor dos trabalhos que já fazíamos. As portas abertas também mostram os caminhos que devemos seguir, nos próximos anos, como o fortalecimento do trabalho de mobilização da APMT em sua parceria com o Departamento de Missões do IBAA, e o desenvolvimento do trabalho missionário nas comunidades pantaneiras, contribuindo para o despertamento missionário da Igreja por meio de ensino, capacitação e mobilização missionária através de cursos e viagens de curto prazo.

Em tudo isso, estamos dispostos diante de Deus para o Louvor da Glória de Deus, como ministros do senhor servindo ao Senhor.

 

APMT

Eu e a Cinthya, começamos o ano como missionários colaboradores e terminamos o ano como missionários efetivos. Uma família missionária da APMT, trabalhando no departamento de mobilização, com a estratégia de ensino, capacitação e mobilização em viagens de curto prazo.

IBAA

Como voluntário do ensino teológico do IBAA, criando o departamento de mobilização do IBAA, como diretor e organizador, construindo a grade curricular de missões, organizando eventos e cursos extracurriculares. Organizamos a semana missiológica e os cursos de ECMM (Ensino, Capacitação e Mobilização Missionárias.

Docência

Tenho trabalhado como voluntário do IBAA, para aulas na sede em Cuiabá e no interior, nos polos. Ministramos aula como professor convidado do Andrew Jumper no EAD de Missiologia, na matéria Estratégias missionárias, e licenciado para o curso da APMT: ECMM, como mobilizador. Na AMTB (Associação de Missões Transculturais Brasileira), participamos da consulta do DEMI (departamento de ensino missiológico) no grupo de currículos para ensino missiológico.

APEP e Pantanal

O povo pantaneiro é uma fronteira missionária e de plantação de Igreja, são pequenas comunidades, que não possuem oportunidade de ouvir a palavra de Deus. Existe  uma aliança para a evangelização, vinculado a AMTB, da qual sou idealizador e conselheiro. Temos ido ao pantanal regularmente, com o objetivo de viagens de curto prazo, para a conscientização missionária, investindo em lugares específicos para que surjam igrejas e para o discipulado de líderes locais.

Família

Iniciamos o ano de 2021 com COVID, toda a família foi acometida de COVID no final de 2020. O caso mais complicado foi o meu. Meu tratamento durou até 15 de março. Mesmo diante do desafio, começamos o ano construindo metas para a caminhada no departamento de mobilização da APMT, com parcerias estabelecidas com o IBAA, como diretor do departamento missionário, um novo departamento sendo implantado para a efetivação da filosofia de Missões da IPB (de 2002), considerando missões nacionais e transculturais.

A família encontrou alguns desafios, e muitas realizações, a Cinthya graduou-se em Terapias Integrativas e Complementares, o que permite que ela tenha uma profissão e a utilize como estratégia missionária durante as viagens de curto prazo e como complementação dos desafios financeiros para a missão. Igor, voltou para Porto Velho/RO, continua sua caminhada de preparo para trabalho com tradução de bíblia a povos de tradição oral. Milena terminou a primeira etapa de seu treinamento missionário e se prepara para o casamento. Vítor e Thais, continuam a vida cristã e estudantil.

Nós compramos (financiada) uma casa, e reformamos, trabalhamos na reforma como “faz tudo”, e a providência tem chegado generosamente pelo povo de Deus. Mudamos, mesmo sem terminar, e estamos felizes com a conquista.

Desafios de oração para a família:

  1. Amadurecimento da caminhada missionária do Igor;
  2. Casamento da Milena, e planos missionários com o Matheus, seu noivo;
  3. Por Vítor e Thaís e os desafios da adolescência;
  4. A idade está passando e as doenças avolumando, eu e Cinthya oramos por um plano de saúde, que supra este desafio.

 

Rubens Alexandre e Cinthya Almeida

Missionários da APMT

[email protected]

(65) 99906-5900 (PIX – para ofertas)

 

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos