Skip to content

Rev. Ronaldo e Rossana Lidório (Povos indígenas) 27/10/2014

Queridos irmãos, Nosso desejo e oração é que o Senhor em tudo os anime e guie.

Com alegria partilhamos da bondade de Deus em nossas vidas e trabalho nos últimos meses:

Treinamento missionário

No início de agosto tivemos o Capacitar 2014 no Pará, treinamento missionário com participação de 103 pessoas, 16 organizações missionárias e 29 igrejas. Um tempo muitíssimo proveitoso para a comunhão, treinamento e, especialmente, pastoreio e encorajamento dos missionários.

Concluímos o projeto pedagógico, abrimos as inscrições e iniciamos o preparo logístico para a Pós Graduação em Antropologia Intercultural a ser oferecida em 2015 em Manaus.

Tivemos um proveitoso treinamento para consultores de pesquisa de campo nos últimos dias. Cooperamos com o desenvolvimento do material para treinamento indígena da Capacitação Bíblica Missionária Indígena (CBMI) sob coordenação de Iraquitan e Silvéria Carvalho. Cooperamos com o desenvolvimento do projeto pedagógico de um novo curso promovido pelo Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas (CONPLEI), em nível mais avançado para a liderança indígena: Teologia, Cultura e Direitos Humanos.

Pesquisa missionária

Coordenamos três encontros do Projeto Fronteiras que segue pesquisando as comunidades tradicionais (ribeirinhas e indígenas) no Norte do Brasil. Acompanhamos a pesquisa realizada pelo Fronteiras nos derredores de Manaus e outras pesquisas nos rios Solimões e Madeira.

Participamos de um grupo de trabalho que desenvolveu uma metodologia a ser utilizada por aqueles que desejam realizar pesquisas missionárias em segmentos socioculturais. Em breve estará disponível no site da Associação de Missões transculturais Brasileiras (AMTB).

Assumimos a coordenação do Departamento de Pesquisa da AMTB juntamente com Luis Bruneto (Sepal). Nosso objetivo é servir aos movimentos de pesquisa missionária que visam identificar e dimensionar o desafio em determinados grupos ou regiões.

Indígenas do Brasil

Participamos de encontros com a equipe do CONPLEI para reflexão sobre a Teologia bíblica aplicada em contexto indígena.

Prestamos assistência ao Projeto Amanajé no programa de acompanhamento ministerial dos missionários de campo.  Cooperamos também no acompanhamento de projetos de plantio de igrejas e auxílio à liderança, Cácio e Elisângela Silva.

Cooperamos com missionários da Agência Presbiteriana de Missões Transculturais (APMT) envolvidos com o trabalho indígena – Base Indígena da APMT. Estamos iniciando os preparativos para um novo encontro missionário em 2015.

Participamos de encontros e trabalho junto ao Departamento de Assuntos Indígenas (DAI) da AMTB.

Mobilização e Publicações

Participamos do desenvolvimento do site destinado à orientação dos vocacionados:  www.vocacionados.org.br, que em breve estará disponível.

Produzimos artigos e informações sobre os 7 segmentos menos evangelizados do Brasil e lançamos os livros Comunicação e Cultura (Edições Vida Nova), Sal & Luz (Editora Betânia) e o livreto Vocacionados (Editora Betânia). Estamos revisando o livro Plantando Igrejas que em breve deverá ser relançado pela Editora Cultura Cristã.

Plantio de igrejas

Prestamos consultoria na área de plantio de igrejas para 17 equipes em 8 países, seja presencial ou a distância. Nos últimos três anos temos servido (com consultorias e treinamento) a 52 equipes de plantadores de igrejas em 21 países. Este é um ministério com crescente demanda e que tem enchido nosso coração. Trata-se de regiões do mundo que chamamos de “áridas”, onde o Evangelho não chegou ou, mesmo tendo chegado, uma igreja não nasceu. Nossa participação com as equipes, sejam estrangeiras ou nativas, em tais regiões é de encorajamento, treinamento e consultoria sobre estratégias para evangelização e plantio de igrejas. Pedimos que nos acompanhem nesta caminhada.

 

Participamos do encontro do Centro de Treinamento de Plantadores de Igrejas (CTPI) em Campinas. Participamos de um encontro na Holanda (WEC e outras agências missionárias) para o desenvolvimento de estratégias missionárias em ações de evangelização e plantio de igrejas em países com pouca presença evangélica.

Pedimos que sigam conosco em oração por boa saúde, portas abertas para estas ações missionárias e também por sabedoria para priorizarmos aquilo que é a direção de Deus.

 

Em Cristo Jesus,

Ronaldo e Rossana Lidorio

 

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos