Skip to content

Rev. Ricardo Gitirrérrez (Senegal) – 20/07/2011

Hoje, depois do almoço, vou fazer uma cirurgia muito delicada e decisiva para abrir a boca de um rapaz absurdamente magro, chamado Modou. Ele tem 25 anos , pesa 28kg, tem 1.60m de altura(veja as fotos). Sua mãe, a primeira das 3 esposas de seu pai, logo que o desmamou, o  entregou para os Marabus (lideres muçulmanos). Ele cresceu nas Madras, escola  islâmicas que os meninos são obrigados a decorar o Alcorão. Os Marabus  exige que as crianças fiquem nas ruas pedindo esmolas , se não conseguir dinheiro, apanham muito com vara, não come, nem dorme na casa ate trazer as esmolas arrecadas. Ele não e o único com esta história horrível, há mais de 400.000 crianças perambulando só nas ruas de Dakar, dormindo ao relento.

O Modou dormia nas ruas e passou muita fome, dor e abuso sexual dos meninos mais velhos. Meu Deus quanto sofrimento!!!! Fico imaginando se o mesmo acontecesse com meus filhos!

Hoje vou fazer uma cirurgia para liberar a ATM (articulação tempro-mandibular) pois ele não abre a boca está com anquilose de ATM , esta com dor de dente mas e impossível fazer a exodontia, em breve ele  terá Angina de Ludvick que provocara choque séptico e conseqüentemente óbito. Já fiz esta cirurgia no Josef em 2008 em Thies-Senegal, no Valente (timorense), no Jonas (criança com 7 anos com 15 kg) e outros, todos com anestesia geral em hospital, mas o Modou vou operá-lo com sedativo hipnótico, sem anestesia geral daqui 6 hs. Ore agora para que ele venha suportar o trans e pós operatório, que Deus me use para aliviar um pouco o sofrimento deste pobre e sofrido rapaz.

A Igreja Presbiteriana do Brasil sustenta 3 casa  de socorro e abrigo ,que alimenta estas crianças, em Dakar, e esta construindo um  grande orfanato para mais de 500 crianças, tem dentistas e vários enfermeiros e médicos brasileiros se doando para aliviar esta angustia. Trouxe  uma doação modesta de nossa igreja, para esta obra abençoada, e recomendo que meus amigos pudessem fazer o mesmo. Mas o que eles mais precisam e de orações, por proteção das ameaças e renovação das forcas .

Que Deus os abençoe.

De seu irmão em Cristo

Pr.Dr.Ricardo Guttierrez

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos