Skip to content

Rev. Paulo e Valéria Sicoli

França, Outubro de 2020.

 

 

“Então Manoá orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus, que enviaste, ainda venha para nós outra vez e nos ensine o que devemos fazer…”

Juízes 13:8

 

“Mundo em crise, cristãos de joelho.”

 

Vivemos uma crise mundial sem saber o que nos espera num futuro próximo. Aqui na França, nosso campo de trabalho, vivemos uma crise sem precedentes na história moderna onde a pandemia causada pelo vírus Covid-19 está sendo potencializada pela crise social, econômica e de segurança.

A segunda onda da pandemia, mais forte e rápida, forçou um segundo lock-down imposto pelas autoridades governamentais na tentativa de controlar a velocidade da propagação do vírus e assim tentar minimizar os efeitos devastadores na sociedade e na economia.

Somada a pandemia, novos ataques terroristas visando principalmente os cristãos e igrejas, tem gerado um grande pesar na população, pois parece se tratar de ataques orquestrados para desestabilizar o governo, implantar o medo na população e promover o Islã na França e na Europa.

Diante destes acontecimentos, a crise e o isolamento da quarentena começam a fazer novas vítimas da depressão, tristeza e desespero. Não é diferente para nós missionários que novamente temos de parar nossos projetos e repensar novas estratégias de alcance e de propagação do evangelho da paz.

Durante esta “segunda onda” notícias tristes tem chegado a nós diariamente. Nos grandes hospitais de nossa região, Nîmes e Alès, os leitos de emergência que estavam totalmente completos com os pacientes com corona vírus agora estão dando lugar a pacientes que sobreviveram à tentativa de suicídio. Sim, isso mesmo. O número de casos de suicídio disparou por aqui devido aos vários fatores resultantes de toda essa crise.

Diante desses dias difíceis que vivemos aqui na França e no mundo de modo geral, a Bíblia nos convida a aprender como enfrentar incertezas com os pais de Sansão.

A narrativa deste evento se encontra no livro de Juízes, capítulo 13. Israel vivia em pecado e Deus os havia entregue nas mãos dos filisteus que os oprimia dia e noite. Havia um homem chamado Manoá da tribo de Dã casado com uma mulher estéril. Um dia…

“…o anjo do Senhor apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho. Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda. Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus” (Juízes 13:3-5).

Assustada com a notícia e sem saber o que fazer, essa mulher corre para seu marido e conta tudo o que o anjo lhe havia falado. Também sem saber como agir, o que fazer e inseguro quanto ao que o futuro lhes reservara este homem fez a única coisa que sabia fazer: ele buscou ao Senhor.

“Então Manoá orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus, que enviaste, ainda venha para nós outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer.” (Juízes 13:8)

O texto diz que o Senhor ouviu a oração do casal e enviou novamente o anjo com novas instruções.
Creio que diante de toda essa situação em que vivemos em nossos dias, nossa oração deveria ser a mesma de Manoá:

Senhor nos ensine o que devemos fazer!

 

Aconteceu nesses últimos meses:

Nossa cidade Anduze, sofreu uma terrível inundação no início de outubro. Foi terrível. Várias casas, restaurantes e comércios foram gravemente atingidos pelas águas. Embora tenha sido uma tragédia foi também uma oportunidade de ajudar a defesa civil e a comunidade na limpeza, na distribuição de alimentos e no cuidado com as pessoas de mais idade que tiveram suas casas invadidas pelas águas.

Foi uma oportunidade única de compartilhar o amor de Deus com pessoas que de outra maneira eu jamais teria oportunidade de servi-las.

Tivemos na nossa igreja em La Grande Combe nosso primeiro treinamento de plantação e revitalização de igrejas no contexto francês. Foi muito interessante conhecer um pouco mais sobre o impacto cultural da história no cristianismo de nossa região.

As reuniões do GO! Internacional com jovens continua firme todas as sexta-feira as 20:00h aqui na Europa. Estamos repensando o projeto na direção de expandir mais nossos horizontes e a faixa etária dos participantes Orem para que Deus nos dê direção e sabedoria.

Apesar de toda crise que tem nos assolado aqui na França, temos tido o privilégio de poder servir ao Senhor de várias maneiras diferentes. Continuamos firmes servindo a Deus e a nossa comunidade em todas as oportunidades que aparecem. Deus tem abençoado nossa pequena igreja.

Com os vários atentados terroristas dos últimos meses, somos obrigados por ordem do governo a celebrar nossos cultos de portas fechadas. Visitantes só podem entrar ou participar se forem registrados ou identificados antes do início do culto. Após o término, temos que deixar o templo o mais rápido possível com a polícia fazendo segurança do lado de fora. Que Deus nos proteja.

 

Valéria segue ajudando na implantação do ministério Momento Ana aqui na Europa. Trata-se de um ministério onde as mães oram por seus filhos e filhas. As reuniões acontecem em dois horários diferentes nas terças feiras de noite, através do aplicativo Zoom.

Existem muitos motivos de oração, tanto de agradecimentos como de socorro, quando tratamos de filhos (as) de missionários no campo. São muitos os desafios que nossos queridos (as) enfrentam quando deixam igrejas e família para mudar de país. Deus seja louvado e nossos filhinhos (as) abençoados (as) pelas orações dessas mulheres.

No início de novembro fui submetido a uma cirurgia de prótese completa de joelho. A cirurgia foi excelente mas a recuperação tem sido difícil. Infelizmente não me adaptei aos medicamentos a base de morfina para amenizar as dores, . Tem sido dias difíceis e sem conseguir dormir. Orem para que Deus minimize a minha dor e que a recuperação seja rápida! Obrigado

 

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos