Oriente Médio, Janeiro de 2023
PROJETO MANARAH – 22 ANOS SERVINDO NO ORIENTE MÉDIO
PALAVRA SÁBIA…
Em uma reunião recente um amigo me alertou: “O. não se preocupe com as coisas negativas que acontecem com você, mas se preocupe sim, com as positivas”. Confesso que fiquei meio sem entender o que ele queria dizer, quando ele acrescentou: “As coisas negativas nos levam para mais perto de Deus, no entanto, as positivas nos levam ao altar do orgulho e da autossuficiência”. Palavra sábia e de importante reflexão, para não cairmos no perigo de nos tornarmos pequenos deuses, acreditando que as coisas acontecem por causa de nós. As coisas positivas acontecem no nosso ministério, por causa do grande Deus que nós temos e não em decorrência da nossa habilidade pessoal. Que Deus nos ajude a entendermos que tudo vem Dele e Ele sim é o único merecedor de toda a honra e glória.
FAMÍLIA…
Tempo muito precioso com o nosso filho T. que veio dos E. U. nos visitar.Passamos o natal e o ano novo juntos. O T. teve oportunidade de rever os amigos e nos ajudou muito nas programações do final de ano. Hoje (06/01) ele está no voo retornando para os E. U., para dar continuidade aos seus estudos. Que Deus preserve a fé e o amor dos nossos filhos.
CALENDÁRIO ISLÂMICO…
Os muçulmanos não celebram ano novo. O calendário islâmico marca o ano de 1444 e o ano novo vai acontecer no dia 19/07/2023 onde eles entrarão no ano de 1445. No entanto, esse calendário é usado apenas nas questões da religião, no dia a dia todos estão no ano de 2023.
NOVA GERAÇÃO…
Nessa semana participei de um culto onde a grande maioria dos irmãos eram refugiados. Um grupo de 70 pessoas, com 22 crianças. Observando aquelas crianças louvando a Deus e ouvindo a Palavra de Deus, fiquei pensando “estamos levantando uma nova geração de pessoas que amam o Senhor”. Creio que num futuro breve essas crianças estarão ocupando posições importantes na sociedade e transformando a realidade do Oriente Médio. Que valioso poder investir em uma nova geração!
ARTIGO…
Segue em anexo um artigo “Mais um Resgate”. Depois de ler, interceda por nós. Suas orações fazem toda a diferença!
CHAVEIRO EVANGELÍSTICO…
Segue em anexo foto do chaveiro que mandamos produzir com um link que leva para um site com a Bíblia em diversos idiomas. Queremos usar essa ferramenta para a evangelização nesse novo ano. Ore para que muitos possam ter acesso a Palavra, lembrando que 30% dos muçulmanos se convertem só com a leitura das Escrituras, sem contato com ninguém. Que Cristo seja glorificado em nós e através de nós.
BREVES NOTAS…
Continuem orando pela pequena R. que necessita de transplante e pela T. que segue no seu tratamento dos olhos;
Ore pela S. que é cega, mas que está lendo a Bíblia em braile. Ela lê também para suas 4 outras irmãs que também não enxergam bem. Além de ler as Escrituras ela está estudando inglês e tem ido muito bem. S.tem 14 anos;
Dobre seus joelhos em favor da P. . Essa jovem de 17 anos estuda na escola da minha filha D. . Ela perdeu seu pai quando ainda era bebê e agora há um mês atrás perdeu a mãe por câncer. Ela está no ultimo ano da escola e está com dificuldade para pagar a escola para se formar. Ela está trabalhando, mas não está conseguindo arcar com todas suas despesas mensais;
Interceda pelo nosso irmão que está vencendo o homossexualismo e pelo M. no deserto que segue lendo as Escrituras;
Agradeça a Deus pela nossa igreja no P. que cresce a cada dia. Ore pelo Pr Z. que tem servido ao Senhor com fidelidade;
Continue na brecha em favor da construção do nosso orfanato, assim como pelas crianças resgatadas;
“… Antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei”. (Isaías 65:24)
AFTA…
“AFTA – Arabs for the Arabs”. Esse é o nome de um projeto que nasceu aqui conosco em 2003, que visa treinar árabes para alcançar os árabes. Começamos esse ministério com 2 irmãos árabes e foi crescendo rapidamente. Os árabes que pertencem ao AFTA são treinados e enviados como missionários de tempo integral para outras nações. Nessa semana em uma reunião do AFTA recebemos um relatório maravilhoso. O AFTA conta hoje com 127 famílias de missionários nativos servindo de tempo integral em 16 países diferentes. Só esses missionários lideram cerca de 2 mil grupos pequenos da igreja secreta. Os missionários do AFTA não passam por choque cultural e não precisam aprender uma nova língua porque é o idioma deles, então os frutos deles aparecem muito rápido no campo. Louvado seja Deus pela vida desses irmãos!
INSTAGRAM…
Encontre em anexo o boletim do nosso Projeto Abraão. Fique a vontade para compartilhar. Nosso projeto Abraão está no instagram. Nos segue lá e divulgue nosso instagram @projeto.abraao
CURIOSIDADES ORIENTE MÉDIO…
O maior país islâmico do mundo não está no Oriente Médio e sim na Ásia, que é a Indonésia;
SEM INTERNET & SEM CELULAR…
Alguns anos atrás tive a oportunidade de pregar no interior do Estado do Espírito Santo, no meio da roça. Um local onde celular e internet não funcionam. Pessoas que vivem de forma primitiva e sem muito recursos… A gente nem imagina que ainda tem lugares como esses no Brasil. No entanto, confesso que fui muito abençoado. Longe da tecnologia da comunicação, pude gastar tempo com as pessoas. Jogar conversas fora, rir a volta da mesa, comer, orar, meditar, etc. Que tempo precioso… Tomamos leite tirado da vaca na hora, pescamos (ou melhor tentamos pescar), chupamos laranjas debaixo da árvore, etc. Coisas de roça… O cheiro do café moído na hora foi irresistível. A noite a roupa suja da roça foi substituída pela melhor roupa. De banho tomado e roupas limpas, fomos para a igreja realizar o culto. Hinos a capela, igreja cheia, corações sinceros. Gente sem malícia, simples, que valoriza o pastor. A oferta missionária foi levantada. Resultado: 299,50 reais, mais um cabrito, um saco de laranjas e outro de milho e um porquinho. Os alimentos seriam vendidos e o valor enviado para missões. Quanta generosidade… Nesses dias na roça, aprendi muito com aquele povo. Creio que a essência do evangelho está nisso, nas coisas simples que fazemos para o Senhor. Que Deus me ajude a ser assim… Como foi bom ficar sem celular e internet… (até esqueci deles). Como foi bom poder ter tempo de sentar ao redor da mesa e conversar, rir, chorar… sem precisar digitar, mas no tato a tato. Enquanto vemos nossa igreja cada dia mais sem união e comunhão, nossa esperança se renova em ainda ver que há esperança. Precisamos ir para a roça, longe de tudo e de todos e aprender com esses homens e mulheres de Deus, um dos princípios essenciais do Evangelho, a comunhão.
ORANDO PELOS POVOS NÃO-ALCANÇADOS…
POVO: Os Nando – Peru. POPULAÇÃO: 150 a 200 pessoas. MODO DE VIVER: Esta é uma pequena tribo, descoberta em 1992, que vive em condições muito primitivas. Já que o idioma desse grupo é similar ao do Machiguenga, uma igreja deste mesmo tipo aceitou o desafio de enviar-lhes missionários. OREMOS: Que Deus fortaleça as famílias missionárias que trabalham entre eles. Que a igreja seja fiel em apoiar.