Panamá, dezembro de 2022
“Decía además: así es el Reino de Dios, como cuando un hombre echa semilla en la tierra; y duerme y se levanta, de noche y de día, y la semilla brota y crece sin que él sepa cómo. Marcos 4. 26,27 “
Caros parceiros,
O último trimestre foi recheado de bênçãos, Deus nos concedeu a possibilidade de conhecer o novo campo missionário, o que muito animou a toda família. No Panamá, vimos o desenvolvimento da igreja nas atividades de final de ano e celebramos o batismo de um panamenho. Adoramos e louvamos a Deus pelo seu amor e segurança quanto ao ministério que colocou em nosso coração.
Atuação e atividades desenvolvidas
Culto, Escola Dominical, Estudo bíblico e oração. Em outubro dedicamos o mês para celebrar a Reforma Protestante. Um dos pregadores do mês foi o Pr. Scott Dillon, missionário da MTW da PCA, agência missionária da Igreja Presbiteriana da América nos Estados Unidos. No último domingo houve um almoço para realizar uma simbólica inauguração da igreja após a instalação de sua placa de identidade visual. Na
Escola Dominical continuamos com duas classes: preparação ao batismo e de adultos (sob a coordenação dos missionários Joaquim e Elizabeth). Celebramos os domingos do Advento, tivemos batismo e pela primeira vez apresentação de Natal das crianças. Em dois domingos tivemos almoço e lanche depois do culto.
Outras atividades
Em novembro houve uma reunião de trabalho da liderança da CMP (Cooperação Missionária do Panamá) da qual participo, na igreja, para que pudessem conhecer o local. Em março de 2023 haverá uma consulta internacional promovida pelo COMIBAM
sobre etnias não alcançadas em todo o mundo, a se realizar no Panamá, e a CMP precisa organizar muita coisa até lá. Por ocasião dos jogos do Brasil na Copa do Mundo, vimos algumas partidas na igreja, graças à instalação da internet, feita em outubro, que permite novas atividades e programações.
Viagem à Espanha
Em outubro fomos à Espanha para um primeiro contato e visita por duas semanas. A reação dos meninos foi muito boa, o que nos deixou bem felizes e animados. Estivemos com quatro colegas da APMT que atuam na Espanha e França e fomos muito bem
recebidos. Eu preguei na Igreja Presbiteriana de Getafe e conheci vários membros. Visitamos locais históricos e a Igreja Presbiteriana de Don Benito. Foi uma ótima viagem para toda a família.
Atividades planejadas
Em janeiro iniciamos nova atividade aos sábados, a “Tarde con Palomitas”, para assistir e comentar a série The Chosen, disponível no Netflix. Para o primeiro episódio vieram dois casais não crentes. Planejamos realizar um encontro de casais (dia dos namorados) em fevereiro, um de mulheres, em março (dia internacional da mulher), e atividades especiais para acolher o casal que nos substituirá (chegam em março) e nossa despedida.

Avaliação ministerial e comentário
A instalação da placa visual da igreja, em outubro, já produziu efeitos: um casal vizinho à igreja passou a frequentar as atividades. Temos recebido visitantes constantemente e a cada domingo a igreja fica cheia no culto. Olhar o que Deus tem feito ao longo dos seis anos no Panamá nos enche de gratidão, pelo privilégio de ver sua boa mão na plantação da igreja.

Motivos de intercessão
O principal motivo de oração é de agradecimento. Percebemos a graça e a misericórdia de Deus mesmo diante do cansaço e dificuldades. Mas o Senhor nos cuida a cada dia, sua obra cresce e Ele chama mais pessoas a conhecê-lo e adorá-lo. Outro motivo é pela transição da Igreja e chegada dos missionários Pr. Alexandre, Cassiana e filhos. Também pedimos oração pelo novo Projeto e aprovação pela APMT para os devido trâmites e mudança para a Espanha, onde sonhamos plantar nova igreja.
A partir do final de março vamos ao Brasil para um tempo de visitas, entrevista com a APMT e exames médicos. Esperamos visitar cada parceiro, conforme a possibilidade. Somos muito gratos a vocês.
Ao Senhor toda glória. Abraços.
Pr. Luiz Otávio, Janete, João Otávio e Tiago
Projeto Canal da Vida – APMT/IPB