Skip to content

Rev. Josué Yupanqui (Peru) – 16/10/2014

FOTO: Treinamento de Líderes Quéchuas em Huayllapata e Accolla

RELATORIO DO PROJETO QUECHUA

"Me gusta tu Cristo… No me gustan tus Cristianos. Tus cristianos son tan diferentes a tu Cristo" Mahatma Gandhi

Vivemos em uma sociedade pós-moderna onde as pessoas perderam seus princípios e valores, cada qual faz e anda como quer. Lamentavelmente muitos cristãos em suas ações não refletem naquilo que acreditam e às vezes, a forma como vivem, é parecido com aqueles que não temem a Deus. A crítica que Gandhi fez aos Cristãos no passado continua a ecoar no presente. Por isso digo que na sociedade que temos que fazer diferença e vivenciar de verdade a nossa fé, as nossas ações falam daquilo que acreditamos. Por isso, sejamos sal e luz nessa sociedade corrompida.

Sabendo da nossa responsabilidade de ser sal e luz na sociedade, gostaria de compartilhar com vocês que são parceiros do Projeto Quéchua aquilo que Deus te feito na Cordillera de los Andes:

Treinamento de Líderes

No mês de Agosto fui convidado pelo presidente da Igreja Presbiteriana Reformada del Peru para lecionar no Instituto Presbiteriano de Huanta. Huanta é a segunda cidade principal do estado de Ayacucho e nessa cidade, o Instituto Presbiteriano funciona há mais de 30 anos em épocas de férias nos meses de fevereiro e agosto, onde os alunos recebem aulas intensas durante todo o dia. Lecione três matérias (Evangelhos, Epístolas Paulinas e Cartas Gerais e Panorama do Antigo Testamento). Os alunos que vêm ao Instituto são Quéchuas de diferentes denominações e de outros estados. As aulas são dadas no idioma Quéchua e algumas vezes em espanhol e dessa vez tivemos 50 alunos. Foi uma experiência única poder ensinar a estes alunos quéchuas.

No Seminário Evangélico los Andes iniciamos um novo semestre de ensino, dessa vez estou lecionando dando aulas de Hermenêutica e Missões. Lecionar essas matérias tem sido abençoador para mim e especificamente a matéria de Missões, pois quanto à visão missionaria nas igrejas de Ayacucho, há muito a ser feito, e pela graça de Deus os alunos estão satisfeitos com as aulas.

Em duas oportunidades no mês de setembro fui convidado para capacitar lideres quéchuas nos vilarejos de Ayacucho. Em cada reunião nas comunidades visitadas de Huayllapata e Accolla, esteve presente mais de 50 pessoas.

Iglesia Presbiteriana “La Libertad”

Quanto ao pastoreio da Igreja Presbiteriana la Libertad continuamos com os trabalhos para o avanço do Evangelho nessa cidade, pela graça de Deus a Igreja tem crescido espiritualmente e numericamente, os cultos no domingo ficam lotadas. E estamos preparando uma turma pare ser batizada.

As igrejas que damos assistência nos vilarejos de Santa Inês e Patasuyo estão indo bem, também crescendo em número e espiritualmente, se organizando quanto à realização de outras atividades. Constantemente realizamos visitas a essas comunidades.

Evangelismo e Discipulado

O trabalho do discipulado que é realizado nas sextas feiras tem dado seus frutos; os jovens e adolescentes têm crescido e amadurecido espiritualmente. Estamos planejando realizar em três níveis o discipulado na Igreja.

No dia 19 de setembro comemoramos o dia da Juventude com uma programação muito joia para os jovens da igreja. A programação foi realizada na Igreja Presbiteriana la Libertad. Aproximadamente estivemos 35 jovens presentes, participando das atividades e principalmente ouvindo a pregação da Palavra de Deus. E por conta dessas atividades, alguns jovens têm vindo aos cultos da Igreja.

Ação Social

Temos visitado e ajudado pessoas necessitadas com cestas básicas, pois a responsabilidade de cuidar dessas pessoas é da Igreja. Ainda tem irmãos na igreja que tem dificuldade em ajudar a outros que estão necessitados. Porém, acreditemos que será a Palavra de Deus mudará o pensamento dessas pessoas.

Novos Alvos

Nos últimos meses tenho tido contato e dialogo com alguns pastores da cidade de Ayacucho e estamos pensando na possibilidade de formar um novo presbítero na cidade. Pois, pelo que vejo o outro presbítero existente não tem nenhuma visão missionária nem evangelística, muito menos de plantação de novas igrejas. Então queremos abrir uma vaga para um novo presbitério com uma visão missionária, evangelística e de plantio de Igrejas.

Como falei anteriormente o projeto de plantação da Igreja na periferia da cidade de Ayacucho continua. Além de ter reuniões esporádicas nos lares das pessoas, também já estamos em contato com outro grupo de pessoas de outro bairro para poder abrir um novo trabalho. Além disso, estamos elaborando dois projetos para fazer parcerias com Igrejas da IPB, já que a Igreja Presbiteriana de Ayacucho ainda não tem condições de bancar integralmente esse projeto.

Motivos de louvor

– Agradecer a Deus por me dar a oportunidade de lecionar tanto no Instituto Presbiteriano de Huanta, quanto no SELA;

– Louvar ao Deus Todo Poderoso pelo crescimento da Igreja Presbiteriana la Libertad e também pelo trabalho realizado nas igrejas que ficam na periferia da cidade;

 Pedidos de oração

– Em todos os anos realizamos um trabalho de Evangelismo e Ação Social nas comunidades Quéchuas, onde levamos roupa, brinquedos, panetone e chocolate quente. E esse ano queremos chegar a outras comunidades de difícil acesso, que ficam a mais de 3.000 metros sobre o nível do mar. Que as igrejas e os irmãos em Cristo possam ser parceiros nesse projeto de Navidad Feliz.

– Pela formação de um novo presbitério na cidade de Ayacucho;

– Continuemos a orar pelo projeto de plantação de Igrejas na periferia da cidade de Ayacucho e pela parceria com Igrejas da IPB para a realização desse projeto.

 

No amor do Senhor das Missões, 

Pr. Josué Yupanqui

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos