Skip to content

Rev. Josué Yupanqui e Yovana

Peru, 17 de julho de 2020

 

“Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem doSenhor, que fez os céus e a terra. ” Salmos 121:1-2

No contexto da pandemia na qual estamos vivendo temos sido invadidos por medos, incertezas e duvidas e o que tem acalmado nossas vidas é saber que temos um Deus Soberano que está no controle de todas as coisas. Creio que o salmista que escreveu essa porção da Bíblia conhecia e sabia de cuidado do Deus Todo-poderoso, e realmente o nosso socorro em todo tempo está no Senhor que nos fez e Ele jamais nos deixara desamparados. Então queridos irmãos da caminhada Deus é nosso socorro bem presente qualquer que seja a situação ao nosso redor, coloquemos nossa confiança e esperança no Deus Todo-poderoso. Sabendo do nosso socorro que vem do Senhor, gostaria de compartilhar com vocês as notícias do Projeto Quéchua:

Situação do Peru:

Humanamente falando não é fácil a situação do Peru, pois é o segundo pais em américa latina que tem, mas contaminados com o corona vírus, os óbitos também são alarmantes em números, a situação da saúde é precária assim como os outros países dessa região a pobreza é forte, o governo tem se esforçado apesar dessas dificuldades. Embora a situação não seja boa e que os números não têm baixado desde o 1 de julho o governo tem aberturado uma grande parte do comercio, pois, muitas pessoas perderam seus empregos e não tem um ingresso econômico mensal e estar muito tempo no isolamento social fez que a situação se torne complicado nos lares, então as pessoas precisam trabalhar para levar alimento a seus lares e para a economia se recuperar. Milhares de gente do interior que foi morar em Lima a capital nessas crises da pandemia voltou aos vilarejos do interior do pais e muitos deles foram aos vilarejos a pé, andando centenas e milhares de quilômetros. Apesar de ter aberturado uma grande parte do comercio ainda não foi dado sinal para abrir igrejas nem lugares onde tem muita congestão de pessoas. Em Ayacucho onde trabalhamos nas últimas semanas tem se aumentados os casos de contaminados com o corona vírus e também tem aumentado o número de óbitos. Tem notícias que estão circulando da probabilidade de em agosto o estado de Ayacucho de novo entre em quarentena.

Treinamento de Líderes:

Nesse tempo de pandemia o treinamento de líderes no Seminário Evangélico de los Andes (SELA) tens sido realizado online usando o Zoom e os lives no Facebook temos gravando e enviado os estudos para que os alunos assistam. Acredito que o SELA esta e vai aprender a focar e valorizar os estudos via Educação a Distância.

 

Iglesia Presbiteriana “La Libertad”:

Essa situação da Pandemia fez que a gente auxilie a Igreja Presbiteriana la Libertad com a tecnologia da internet, temos sido os mediadores com o Zoom e temos feito as programações dos cultos semanais. Todas as quintas feiras de noite estou dando estudo sobre a Segunda Vinda de Cristo.

Com os jovens da Igreja estamos tendo reuniões duas vezes por semana na quarta e sábado pelo Zoom e estamos estudando sobre a eclesiologia. Este tempo tem sido de muito crescimento e aprendizagem, novos jovens têm se agregado e participado dos estudos Bíblicos, o que também me alegra é que outros jovens que haviam deixado de vir a Igreja voltaram e estão participando dos estudos.

 

Evangelismo e Discipulado:

Todas as terças feiras e no domingo pela manhã estou fazendo LIVE pelo Facebook dando estudos Bíblicos sequenciado e com a graça de Deus tem dado seus resultados, pois pessoas que não conhecem a Deus tem assistido e mostrado interesse pelo Evangelho. Na segunda semana de julho duas pessoas que acompanham o estudo pelos LIVES me procuraram para entregarem sua vida a Cristo, ore com eles e estarei dando acompanhamento a eles.

Também temos dado discipulado pelo whatsapp a algumas pessoas que foram contaminadas pelo corona vírus e graças a Deus venceram esse mal.

 

Atividades Filantrópicas e Ação Social

Em tempos como esses em que estamos vivendo as pessoas precisam ser consolados e fortalecidos, temos levado esperança via virtual e pelo telefone as pessoas que precisam. Como Pastor e Psicólogo meu papel é poder ajudar as pessoas na sua saúde espiritual e emocional.

 

Plantação de Igrejas:

Nossa estratégia de trabalhar com os grupos de estudo nesse tempo de pandemia é fazer os cultos via Zoom e fazer ligações. Com o grupo do centro da cidade temos feitos os cultos online os domingos de noite, e temos percebido nesse tempo de deserto que eles estão com muito desejo de aprender a Palavra de Deus e durante a semana temos feito ligações para os fortalecer e animar na nossa em Cristo. Já com o grupo de estudo da Rodoviária uma grande % dos fazem parte foram se refugiar nos vilarejos do estado, então com eles temos dado a assistência com as ligações do celular, pois no lugar onde estão refugiados não tem internet.

Também estamos apoiando na plantação de outro grupo de estudo que fica no centro da cidade, as pessoas que fazem parte desse grupo são profissionais e nós reunimos uma vez na semana para estudar a Palavra de Deus. Esse grupo tem crescido no conhecimento da Palavra de Deus. Nesse grupo trabalhamos com um líder que é estudante universitário que tem formação teológica.

Motivos de louvor:

– Agradecer a Deus pelo seu cuidado e Misericórdia, pois nesse tempo temos visto a mão de Deus, mamãe e meu irmão se contaminaram pelo corona vírus e venceram esse mal graças a Deus;

– Dar louvores a Deus, pois tem usado os estudos virtuais que faço pelos LIVES e muitas pessoas que não tem compromisso com Deus tem mostrado interesse e desejo de aprender do Evangelho;

– Agradecer a Deus pela sua fidelidade com minha família, nesse tempo difícil temos experimentado o cuidado de Deus em todas as áreas das nossas vidas.

 

Pedidos de oração

– Orem pelo nossa família e ministério aqui em Ayacucho, pois acreditamos que podemos ser instrumentos de Deus nesse tempo difícil da pandemia;

– Continuem a orar pela minha nação Peru, pois essa situação trouxe crises na economia, muita gente perdeu seu trabalho e muita gente tem migrado aos vilarejos do interior do pais, pois nos vilarejos pelo menos terão comida. O problema como todo pais Latino é precária o nosso sistema de saúde e atualmente temos mais de 340,000 contaminados pelo corona vírus sendo a segunda nação, mas contaminada em América do Sul;

– Oremos por nossa cidade Ayacucho, pois os hospitais têm colapsado com pessoas que estão contaminados pelo corona vírus e tem aumentado os números dos falecidos. Em Ayacucho onde trabalhamos temos mais de 3500 contaminados pelo corona vírus.

No amor do Senhor das Missões,

 

Pr. Josué Yupanqui, Yovana e Joshua Erick

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos