Skip to content

Rev. Josué Yupanqui e Yovana

Peru, abril, 2020

“Josafat tuvo miedo y se dispuso a buscar al Señor, y proclamó ayuno en todo Judá.” 2 Crónicas 20:3

No contexto do texto de Crónicas 20 podemos observar que o exército dos Moabitas e Amonitas foi atacar a Judá e foi isso que causo grande temor em Josafaf e a primeira coisa ao saber dessa invasão do inimigo Josafat foi buscar a Deus juntamente com todo o povo de Judá. Com essa situação do corona vírus o medo invadiu as pessoas em todo lugar do mundo. Nós que conhecemos a Palavra de Deus o temos que fazer nessa situação da pandemia é buscar ao Deus Soberano que está no controle de toda e qualquer situação. Busquemos ao Senhor juntamente com toda a família para que Deus derrame da sua Misericórdia em nossas vidas, nas demais pessoas e nas nações. Sabendo da necessidade de que hoje, mas que nunca precisamos buscar e nos humilhar diante de Deus gostaria de compartilhar com vocês as notícias do Projeto Quéchua:

Treinamento de Líderes:

Quanto ao treinamento de líderes no Seminário Evangélico de los Andes (SELA) as aulas iniciariam na segunda semana de março porem com o problema da pandemia do corona vírus as aulas foram adiadas até novo aviso. Tem coisas que não entendemos porem Deus sabe o melhor para nós e sua igreja. O novo diretor do SELA já tinha falado comigo para continuar apoiando no treinamento dos futuros pastores da Cordillera de los Andes.

No dia 14 de março participamos como preletor na capacitação de líderes que organizou o ministério de mulheres da Igreja Presbiteriana de Ayacucho, o tema que tratei foi “Como Lidar na Menopáusica com um Filho Adolescente Virtual”, estiveram presentes, mas de 50 mulheres de diferentes igrejas presbiterianas participando dessa capacitação.

Iglesia Presbiteriana “La Libertad”:

Meu trabalho nesse novo ano na Igreja Presbiteriana la Libertad só está focado com os jovens, trabalhar com os jovens requer de muita criatividade, habilidade e temos nos reunido todos os sábados as 10 horas para tratar temas atuais e relevantes de conformidade a Palavra de Deus. Nas últimas semanas de março conseguimos reunir e resgatar novos jovens.

Evangelismo e Discipulado:

No 14 de fevereiro pelo dia da amizade (dia do amor) foi realizado juntos com os jovens da Igreja Presbiteriana la Libertad uma programação evangelística. Essa programação evangelística foi realizada em uma casa tivemos a participação de novos jovens no total estivemos, mas de 30 jovens onde foi pregado a Palavra de Deus e ato seguido participamos todos um jantar.

Atividades Filantrópicas e Ação Social

Nesse momento da pandemia temos que levar esperança as pessoas de modo geral, conforme as estimativas dos estudiosos durante essa pandemia e post pandemia as pessoas estarão estressadas e com depressão. Então como promotores de esperança precisamos ajudar as pessoas na sua saúde emocional nesse tempo, como pastor e psicólogo estou à disposição das pessoas para os ajudar.

Plantação de Igrejas:

Nesse novo ano a gente vai ficar mais focado no Projeto de Plantação de Igrejas, por isso que deixamos os compromissos com a Igreja Presbiteriana la Libertad. Na Rodoviária da cidade temos dos grupos de estudo onde os dias quinta feira com o primeiro grupo é realizado estudo da Palavra de Deus e em todo esse tempo temos crescido no conhecimento da Bíblia. Já com o segundo grupo temos nos reunido aos domingos as 10:00 a.m para realizar um culto que tem sido edificante para todos que participamos. Durante a semana temos visitamos eles para os fortalecer e animar para estarem firmes no Senhor. Acreditamos que já é hora de nos mudar para um local adequado e poder formalizar os trabalhos dessa nova igreja nascente e justamente antes que o Peru entre em Estado de Emergência pelo corona vírus a gente tinha previsão de iniciar nossas atividades de culto no local alugado no final de março. No final do mês de fevereiro e início de março a gente buscou local para alugar e falamos com pessoas que conhecíamos para nos facilitar um local e tinha um local de um conhecido que queria nos ceder um local pequeno, acreditamos em Deus que quando se normalize e melhore a situação do corona vírus aqui a gente vai formalizar os trabalhos já no local alugado. No mês de fevereiro realizamos visitas a outras pessoas que não fazem parte do grupo de estudo com o propósito de que façam parte do projeto da igreja que estamos plantando. Nesse tempo de quarentena pela pandemia estamos realizando estudos e pregações pela internet via LIVE Facebook para acompanhar e alimentar com a Palavra aqueles que fazem parte dos grupos de estudo. Também temos visto que tem outras pessoas que não fazem parte do grupo e principalmente aqueles que nunca foram para nenhuma igreja estão interessados no Evangelho, pela experiência vivida do momento as pessoas estão mais sensíveis ao Evangelho e temos que aproveitar esse momento para pregar o Evangelho via internet.

Também estamos apoiando na plantação de outro grupo de estudo que fica no centro da cidade, as pessoas que fazem parte desse grupo são professionais e nós reunimos uma vez na semana para estudar a Palavra de Deus. Esse grupo tem crescido no conhecimento da Palavra de Deus. Nesse grupo trabalhamos com um líder que é estudante universitário que tem formação teológica.

Motivos de louvor:

– Agradecer a Deus pelo seu cuidado nesse momento da pandemia temos sentido de como Ele tem sido fiel para conosco;

– Dar louvores a Deus, pelas portas abertas que está nós dando para pregar o Evangelho, pois as pessoas em esse momento pela situação vivida estão mais sensíveis e receptivas ao Evangelho;

– Agradecer a Deus pela minha saúde estou bem melhor depois de ter visitado o médico no mês de janeiro.

Pedidos de oração

– Orem pelo nossa família e ministério aqui na Cordillera de los Andes, que nesse tempo de crises da pandemia sejamos instrumentos de Deus;

– Oremos pela minha nação Peru, pois essa situação está trazendo nas pessoas inquietação, preocupação e desespero. O nível da pobreza é forte no Peru e uma grande % da população vive do dia a dia e não tem trabalho seguro que os garanta de uma entrada mensal. Fora disso a nível de américa do Sul hoje em dia em quantidades de contagiados pela corona vírus o Peru ocupa o segundo lugar e conforme os estudiosos estamos entrando no nível 4 do corona vírus, isso humanamente é complicado porem acreditamos no cuidado de Deus. No reporte dos contágios aqui em Ayacucho onde trabalhos temos 21 contagiados pela corona vírus;

– Oremos por essa situação da pandemia a nível mundial, para que nosso Deus derramar da sua misericórdia nas nações.

No amor do Senhor das Missões

 

Pr. Josué Yupanqui, Yovana e Joshua Erick

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos