Skip to content

Rev. Josué e Yovana Yupanqui

PROJETO QUECHUA

“E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram têm antes contribuído para o progresso do evangelho; de modo que se tem tornado manifesto a toda a guarda pretoriana e a todos os demais, que é por Cristo que estou em prisões.” Filipenses 1:12-13.

Nas cartas que o apostolo Paulo tem escrito nunca ouvimos ele se queixando ou falando mal daquilo que aconteceu na sua vida, pelo contrário vemos que ele nos ensina que todas as coisas que acontecem em nossas têm um proposito para a gloria de Deus. No contexto do texto Paulo escreve sua carta estando em prisão em Roma e seu proposito ao escrever essa carta é fortalecer aos cristãos, mostrando para eles que a alegria verdadeira vem de Deus. Paulo nos ensina que toda e qualquer situação deve ser oportunidade para apresentar o Evangelho de Cristo. Realmente temos que ser lembrados constantemente pela Palavra de Deus que o nosso maior proposito é glorificar a Deus e apresentar seu Evangelho a toda criatura. Creio que Deus está nos ensinando e nos dando a oportunidade nesse tempo da pandemia de levar seu Evangelho a esse mundo perdido.

Sabendo da responsabilidade que temos de compartir o Evangelho em toda e qualquer situação, gostaria de compartilhar com vocês as notícias do Projeto Quéchua:

Situação do Peru

No Peru continuamos no estado de emergência pela pandemia, embora o governo já mandou abrir o comercio e centros de trabalho tem outras coisas que não foi liberado como a fazer reuniões sociais e religiosos. Conforme o governo tem anunciado nessas últimas semanas tem a possibilidade que em novembro ou dezembro sejam abertas as igrejas para fazer os cultos presenciais conforme os protocolos recomendados pelo ministério da saúde e tudo indica que a capacidade de funcionamento será 30%. Já estamos sem fazer os cultos presenciais 7 meses. Os índices de óbito pelo corona vírus são as piores no Peru comparado com outros países, somos o segundo pais mas contaminados pelo covid 19 em américa do sul. Nas ultimas semana graças a Deus tem diminuído o número de contaminados e de óbitos pelo corona vírus.

Treinamento de Líderes:

Novos tempos com esses que estamos vivendo tem nos desafiado a readaptar-nos e continuar contribuindo nesse segundo semestre no treinamento de líderes no Seminário Evangélico de los Andes (SELA) as aulas são ministradas pelo Zoom. O SELA com essa nova realidade tem projetos para oferecer estudos de Educação a Distância.

Iglesia Presbiteriana La Libertad

No Peru ainda não foi liberado para fazer reuniões sociais e religiosos a causa do corona vírus, por essa situação continuamos fazendo os trabalhos ministeriais usando as plataformas tecnológicos como o Zoom. Continuamos apoiando com os trabalhos semanais na Igreja Presbiteriana la Libertad, a minha esposa assumiu a responsabilidade da apertura do trabalho com o ministério infantil pela plataforma do Zoom, pois os líderes da igreja tiveram dificuldades e a Yovana teve essa iniciativa e agora todos os domingos de manhã estão realizando o trabalho, ela vem capacitando aos professores da escola dominical. A minha esposa também está na direção do trabalho com os adolescentes todos os sábados. Pela iniciativa de Yovana se aberturou os cultos de oração todas as terças feiras, ela está dirigindo e aos poucos deixando que outras irmãs assumam esse trabalho importante. Também tenho ministrado a Palavra de Deus nos domingos de culto na Igreja Presbiteriana la Libertad.

Evangelismo e Discipulado

O trabalho com os jovens temos realizado duas vezes na semana, todas as quartas e quintas feiras temos nos reunido para estudar a Palavra de Deus, temos estudado com eles as doutrinas fundamentais e essenciais da Igreja Presbiteriana Reformada. E realmente tem sido tempos de aprendizagem e crescimento para todos que fazem parte da mocidade.

Atividades Filantrópicas e Ação Social

Com os recursos que temos recebido das igrejas da IPB nesse tempo de necessidade temos apoiado a algumas pessoas necessitadas com cestas de alimentos. Lembremos que nesse tempo da pandemia muita gente perdeu seu emprego.

No mês de setembro me contataram a um jovem de 20 anos que se encontrava em uma situação emocional difícil ao ponto de pensar em suicidar-se. Com as ferramentas que Deus tem nos dado estamos realizando um trabalho com ele e estou pregando a Palavra de Deus para ele, convidei ele para participar dos estudos bíblicos no grupo de trabalho do centro da cidade. Vejo que aos poucos com a graça de Deus este jovem está saindo desse quadro difícil.  Também outras pessoas em este tempo difícil da pandemia têm me procurado e temos ajudado eles levando esperança e consolo a eles.  Esses trabalhos têm sido realizados pelo Zoom e ligações.

Plantação de Igrejas

Os trabalhos com os grupos de estudo continuam sendo realizados via Zoom e ligações telefônicas. No grupo do centro da cidade os cultos online estão sendo realizado os domingos de noite, pela graça de Deus duas pessoas novas tem se somado para fazer parte do grupo. Em esse tempo difícil temos percebido o fome que tem pela Palavra de Deus e temos feitos estudo sequenciado no livro de Apocalipses. Já durante a semana o acompanhamento e pastoreio é feito com as ligações.

Com o grupo de estudo da Rodoviária o trabalho não tem sido fácil, devido a que a grande maioria pela situação do corona vírus foi se refugiar nos vilarejos do estado, fora disso nos vilarejos o acesso à internet é difícil o que impossibilita fazer os estudos pela plataforma Zoom, o que temos feitos com eles são as ligações durante a semana para os pastorear.

Motivos de louvor

– Agradecer a Deus pelo seu cuidado e livramento, a grande maioria dos meus familiares tem sido contaminados pelo corona vírus e graças a Deus todos venceram recuperando-se em casa;

– Agradecer a Deus pela sua fidelidade e bondade com minha família e ministério, pois apesar de nós Ele tem nos guardado e protegido e também tem nos usado como instrumentos nesse momento da história;

– Agradecer as igrejas parceiras da IPB, pois nesse momento da história temos experimentado o cuidado de Deus por intermédio de vocês;

Pedidos de oração

– Orem pela minha família e ministério, pois a nossa dinâmica de vida e trabalho tem mudado, e por estar muito tempo fechado em casa precisamos de muita sabedoria para dinamizar as coisas em casa, meu filho Joshua Erick tem sentido e já quer voltar a fazer as coisas como antes;

– Oremos pelo Peru, pois continuamos em estado de emergência pela pandemia; apesar de que muitas coisas foram abertas no comercio outros ainda não foram abertos e está proibido fazer reuniões sociais e religiosos, já são sete meses sim nos reunir nos cultos presenciais;

– Orem conosco pelos grupos de estudo do centro da cidade e da rodoviária, graças a Deus estamos avançando aos poucos para a concretização dos trabalhos.

No amor do Senhor das Missões,

Pr. Josué Yupanqui, Yovana e Joshua Erick

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos