Skip to content

Rev. Jose Roberto e Ivone

Portugal, julho de 2021

A Perseverar…

Actos 2.42 – E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

Este era um tempo, logo após a ascensão do nosso Senhor Jesus Cristo, de grande expansão da Igreja em meio às lutas, perseguições, mas também com alegria e singeleza de coração. Vivemos tempos diferentes, mas o Senhor continua a preservar a sua Igreja, perseverante, em comunhão, no partir do pão e orações.

Com alegria vemos o Senhor a acrescentar à Igreja os seus, e no seu tempo. Este fim de semana, foi tempo de muita alegria e gratidão ao Senhor da igreja. Pela manhã, pela 1a vez recebemos a “ceia do Senhor” onde nós, os irmãos, temos nos reunido para adoração na Póvoa de Varzim… momento sublime. À tarde, no espaço de reunião da Igreja em Braga, seis Irmãos foram recebidos por transferência, para somar com seus dons e talentos e servir naquele lugar.

E perseveramos… Deus seja louvado!

ALGUMAS ACTIVIDADES PLANEADAS:

1. Eu e a Ivone mantemos nossas reflexões e devocionais periódicas. Os temas de qualquer assunto que                     estamos a estudar são motivos das reflexões durante a semana. Mas, sempre achamos que ficamos aquém           do que deveria.

  1. No mês de Junho completamos 32 anos de casados. Uma das formas de comemorarmos foi investir tempo para ver nosso filme de casamento e rever inúmeras fotos da época. Isto fez muito bem a nós. Somos gratos ao Senhor, porque até aqui Ele nos tem ajudado e cremos que assim será até ao fim.
  2. Temos dedicado tempo e esforço para fortalecer o trabalho incipiente em Póvoa de Varzim com encontros semanais: Arranjamos um pequeno espaço. No dia 9 de maio tivemos o primeiro culto, a contar com visitantes da Igreja Católica Apostólica Romana, entre as quais estava a pessoa que faltou-nos com a Palavra (O Senhor dirige a História – continuamos a orar por esta vida).
  3. No trabalho de Formação de Liderança, destacamos alguns pontos:
  4. Fim da Tutela oficial do Candidato ao Sagrado Ministério e encaminhamento à Igreja Nacional. Fui também seu orientador na Monografia e “Tese” conforme requisitados pelo Presbitério. Este foi um processo de acompanhamento de mais de 3 anos. Os resultados são marcantes e encorajadores, que redundou em organização do Ponto de Pregação de Montalegre em Congregação Presbiterial e Nomeação de Conselho local.
  5. Formação para Oficiais Diáconos. Foram cerca de 9 semanas de estudos e reflexões via conferência-virtual, com o grupo em Póvoa de Varzim. Terminamos.
  6. O Curso de Homilética na plataforma da FITRef; além das aulas, acabei por revisar o curso acrescentando 9 aulas mais práticas. Participaram alunos do Brasil, Moçambique, Timor Leste (?) e Arábia Saudita. Tivemos 90% de aprovação. Louvamos ao Senhor, pois foi um período intenso e enriquecedor. Visita a nativos para desenvolver e fortalecer vínculos: São vários os contactos a viverem em cidades diferentes.
  7. Tivemos 2 ordens de dificuldades: a) Diminuição dos recursos financeiros a impossibilitar suprir as demandas; b) Imposição de restrições da Governação do País aliada aos receios que o povo tem relativamente a ter pessoas perto de si. Assim mesmo estivemos em Vila Real, onde fomos bem acolhidos por uma família nativa que temos visitado ocasionalmente, que pediu-nos para lá retornar, o que anelamos fazer o quanto antes.
  8. Preparo para Profissão de Fé e Baptismo. Esta semana terminamos o que fora planeado no discipulado de membro de uma família em Póvoa, o Fábio. Ele acompanhou bem e com segurança os 13 estudos. Teremos algumas conversas pastorais. Anelamos que ele continue firme no seu anseio.
  9. Apoio ao Conselho de Paços de Ferreira. Isto tem sido feito através das reuniões do conselho, no apoio mútuo, e por meio do trabalho da secretaria, a fazer, receber e despachar documentos para o ponto sede, e os Ponto de Pregação: Braga e Montalegre (Agora transformado em Congregação Presbiterial).
  10. Apoio à Congregação Presbiterial em Montalegre. Continuarei a dar apoio, agora como membro do conselho local.

ALGUMAS ACTIVIDADES NÃO PLANEADAS:

  1. Reuniões do Conselho de Paços de Ferreira. Surgiram reuniões que, consequentemente demandaram          confecções de actas e de diversos documentos que ficaram sob minha responsabilidade por decisão do       conselho.
  2. Formação em Braga. Este assunto foi definido, de modo que, para o próximo período devemos iniciar            formação para presbíteros e diáconos, com vistas à futura organização deste Ponto de Pregação em           Igreja.
  3. Associação Família Conservadora (AFC). Neste período pudemos colaborar com a realização do Primeiro Encontro das Famílias Conservadoras, realizado em Rates – Póvoa de Varzim, que contou com participantes do Norte e Centro do País, tendo sido realizadas palestras e painéis presenciais e por vídeo-conferência.
  4. Tivemos reunião com representantes do Exército, Marinha e Guarda Nacional Republicana (GNR), para planeamento de processos de colaboração dos Capelães Evangélicos.

MOTIVOS DE LOUVOR

– Por nosso constante ânimo no projecto.
– Pelo trabalho findo na Tutela do Candidato ao Pastorado e pelos frutos que disto surgiu, como a organização do Ponto de Pregação de Montalegre em Congregação Presbiterial, e organização do Conselho local.
– Pelo pequeno espaço que alugamos para a continuidade do trabalho incipiente em Póvoa de Varzim e,
– Pelas 5 famílias que estão firmes, animadas e comprometidas com este humilde começo.
– Pelos irmãos que trabalham na FITRef e alunos que terminaram o curso de Homilética. Anelamos que estas vidas tão preciosas sejam instrumentos de Deus para a propagação da Sua Palavra.
– Pela vida do irmão Michael e de sua Família, que socorreram-nos no conserto do carro que usamos.
– Pela vida do Fábio.

MOTIVOS DE ORAÇÃO:

– Pelas famílias de Póvoa de Varzim, que fiquem firmes, cresçam em confiança e amor ao Senhor. Que continuem a ter sustento e boa saúde.
– Que o Senhor dê-nos meios para manter o local alugado em Póvoa de Varzim e,
– Que o grupo goze de boa reputação na sociedade portuguesa.

– Pela formação de liderança em Braga com vistas a organizar o Ponto de Pregação em Igreja.
– Desejamos muito que assim que os trabalhos de Póvoa, Montalegre, Braga estejam mais fortalecido possamos, juntamente com Paços de Ferreira e Senhora da Hora organizar o Presbitério do Norte de Portugal. Este é um alvo antigo, pelo qual temos trabalhado.

Segue mais abaixo algumas fotos deste trimestre.

No amor do Cordeiro.
Missionários: Rev. José Roberto e Ivone.

 

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos