Portugal, abril de 2023
Somos filhos da Luz
Desde a hora sexta até à hora nona, houve trevas sobre toda a terra. (Mateus 27:45) Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; (1 Pedro 2:9)
Esta passagem de Mateus é uma referência dum evento extraordinário ocorrido por ocasião da crucificação do nosso Senhor Jesus. Ali estava Ele crucificado. Fizera até então, três das suas últimas sete declarações, e, antes de falar declaração dirigida ao Pai sobre o Seu desamparo, toda a terra foi, repentinamente surpreendida pelas trevas, durante o período de três horas, da hora sexta até a hora nona, isto é, das 12 às 15 horas. No período em que o sol estaria no pico do seu maior fulgor, tudo fez-se trevas. Deus estava a sinalizar algo como tamanho espetáculo.

Em muitas ocasiões na Bíblia, as trevas estão associadas ao julgamento de Deus. Assim, dadas as circunstâncias e objetivo de Cristo na cruz: Salvar o Seu povo dos pecados deles; e este povo está espalhado por toda a terra, diz respeito a gente de toda raça, tribo e nação, sou inclinado a considerar que estas trevas são um comentário de Deus o Pai sobre o julgamento que ele lançava sobre seu filho, naquela cruz, a favor do Seu povo, resgatando-o assim, das trevas para a maravilhosa luz do Seu Filho que é a Luz do mundo. Imediatamente após a Sua morte, lemos acerca do soldado que reconheceu que Jesus era verdadeiramente o Filho de Deus. Raiou sobre aquele soldado a luz da justiça, em meio as suas trevas.
Louvamos ao Senhor, porque dia após dia ele reúne o Seu povo aqui em Portugal.
Ele tem chamado gente de perto e de longe. E aos poucos, dia-a-dia, entre os altos e baixos da nossa caminhada, podemos alegrar-nos com a Luz do Seu rosto sobre o Seu povo.
Motivos para louvar ao Senhor:
- Receção de visita missionária. Recebemos com muita alegria em nossa casa, a visita dos missionários Rev Alan, sua esposa Vanessa e sua filha Ester, vindos de Lisboa. Foi um bom tempo de convívio. Depois fomos para Póvoa onde esta família pôde ser conhecida e a igreja edificada pela pregação do Pr. Alan. Somos gratos ao Senhor por que Ele tem trazido famílias missionárias para este país. Que o Senhor continue a usar cada uma conforme lhe apraz.
- Faculdade Internacional de Teologia Reformada (FitRef). O curso de Hermenêutica que estive a ministrar terminou. Foram 50 alunos de diversos países e cidades. 3 foram reprovados. Todos os outros tiveram bom aproveitamento. É gratificante contribuir com a capacitação doutros irmãos, pois isto contribui para o avanço da Igreja e da Grande Comissão. Foi um período de atividade dobrada no foco da formação, já que houve necessidade de recuperar e depois revisar material que havia se perdido devido aos problemas que tive no computador. Não houve tempo para respirar, terminado este curso passei a recuperar e revisar o curso de Homilética. Enquanto escrevo esta carta, ele está em andamento com 22 alunos de vários países. Embora a concorrência do tempo, é gratificante perceber quão significativa a matéria tem sido para nossos irmãos. Peço ao Senhor graça, humildade e crescimento pessoal para melhor servir.
- Site do Projecto. Recebemos contacto duma igreja parceira do interior de São Paulo. Trata-se do irmão Márcio que, enquanto a igreja estava a orar por nosso projecto missionário, ele sentiu vontade de envolver-se e seu contacto foi para manifestar disposição de doar-nos um site. Somos imensamente gratos ao Senhor e ao Márcio por sua boa e livre disposição em colaborar com nosso comum projecto. Como é bom isto meus irmãos, como é bom: E lá está o site em construção no endereço: www.presbiterianosonline.com.br
- Igreja e missionários em Montalegre. Com muita alegria pudemos visitar a família missionária que trabalha na raia de Portugal com a Espanha (Galícia), na Aldeia de Montalegre. Estivemos por 2 dias em convívio e mútuo aconselhamento. Também visitamos e interagimos com alguns irmãos da Igreja. É sempre gratificante para todos nós estas horas juntos. Fortalece-nos a todos.
- O material para a formação de diáconos está bem desenvolvido. Temos a intenção de fazê-lo publicar no Brasil e em Portugal, está num período de revisão e adaptação linguística nos dois países a fim de o disponibilizarmos dum modo que seja popularizado no campo missionário. Estamos convencidos do papel fundamental dos diáconos tanto para o conforto da igreja quanto para a expansão missionária. Ainda não sabemos como haveremos de produzi-lo, mas estamos a orar por isto.
- Recentemente tivemos contacto de pessoa que vive no Distrito de Aveiro. Chamou-nos a atenção o modo. Aconteceu através duma vídeo-entrevista entre eu e uma irmã portuguesa da Póvoa de Varzim a falarmos sobre o que é a Igreja Presbiteriana. Lançamos o vídeo no canal do youtube. Para nossa surpresa uma jovem comentou-o. Assim que dei-lhe resposta, marcamos um visita na região de Aveiro, na cidade de São João da Madeira.

E, tendo em vista alguns outros contactos que já tínhamos no Distrito, acabamos por fazer um primeiro culto na casa da irmã. Juntamo-nos em 5 famílias para adorarmos, ouvirmos a Palavra de Deus, conhecer-nos e refletir intencionalmente sobre outros encontros na região. Ao escrever esta carta, o segundo encontro já foi realizado, desta vez a levar portugueses da Póvoa connosco, bem como outra família que vive no Centro de Aveiro. Foi um domingo intenso. Após o culto, tivemos um período de perguntas e respostas. Ficou notório o quanto estas vidas precisam conhecer mais do nosso Senhor. Voltamos à casa tomados pelo cansaço, sono e muito contentes. Estamos a orar e refletir, junto com as famílias, sobre novos encontros no Distrito, embora haja dificuldades de recursos.
Estamos sensíveis e atentos com esta nova porta que o Senhor abriu-nos.
Motivos de intercessão:
- Braga. Refiro-me a antiga Igreja que estava na ICPP e já não está. Tenho ocasionais contatos com os irmãos. Sem ter outra alternativa no país, ela filiou-se à Igreja Presbiteriana Continuada da Escócia. Algumas famílias saíram de lá desde o desfeche com a ICPP, uma delas está connosco na Póvoa há algumas semanas. Está a ser pastoreada. Oramos para que as feridas de seu coração sejam curadas.
- Problemas com o carro. Houve novidades este período. Viemos da Póvoa num Domingo. Na segunda-feira, cedo, ao sair para irmos ao mercado, notamos os dois pneus da frente vazios. Pensei que fosse alguma brincadeira de meninos na rua. Não foi! Aconteceu que dos 4 pneus colocados novos há 7 anos, 2 da frente tiveram que ser substituídos urgentemente. Os 2 de trás precisam ser trocados logo, sobretudo com as viagens aumentadas para os encontros em Aveiro. Os ruídos no cambio e direção persistem. Tenho monitorado isto. Continuamos a orar para que tenhamos meios para tomar atitude para com nossa mobilidade. Estamos a fazer o melhor que podemos com isto.
- Pela família enlutada: Falecimento de prima portuguesa e a irmã do meu pai (do pastor).
- Pelos contatos e encontros para adoração e aconselhamento no Distrito de Aveiro, região Norte de Portugal.
- Pelo encerramento do curso de Homilética para as próximas semanas.
- Pelo encaminhamento do assunto da produção do livro sobre diáconos.
- Pela possibilidade de viagem para a região dos Balcãs a visitar missionários; e viagem para o Brasil no segundo Semestre de 2023 com vistas a: Revisar projeto missionário; Cumprir responsabilidades com a APMT; Tirar férias pendentes e atuar para resolver questões de ordem familiar; Verificar questões de Exames Gerais e Odontológicos; Participar de reunião com o nosso Presbitério; Visitar parceiros e atuar para estabelecer novas parcerias.
No amor do Cordeiro,
Rev José Roberto da Silva e Ivone Rocha dos Santos Silva
Porto, Portugal