15/08/2014
PROJETO NUR
1. INTRODUÇÃO
Em 2004, fomos despertados para servir na Síria. Duas questões nos chamaram a atenção nessa escolha. Primeiro, as necessidades do povo e segundo, a carência de missionários para trabalhar com o povo Sírio. Aqui estamos a mais de 2 anos atuando em cooperação com o Sínodo Nacional Evangélico da Síria e do Líbano (The National Evangelical Synod of Syria & Lebanon). Devido ao contexto de guerra Civil na Síria, trabalhamos como voluntários em uma Instituição (Casa para idosos) do Sínodo e aguardamos o momento oportuno para o nosso estabelecimento na Síria.
2. OBJETIVOS DO PROJETO
Apoiar o trabalho evangélico já existente; dar suporte técnico e espiritual a um Hospital (Asilo para idosos) e fazer incursões na Síria com vista à realização de um trabalho social/evangelístico com refugiados de guerra. Todas essas ações visam fomentar uma postura missionária na Igreja existente, na expectativa de expandir o trabalho missionário na região.
3. METODOLOGIA
Atuamos através do testemunho pessoal; do trabalho voluntário de qualidade; do apoio administrativo com a criação de formulários e outras ações administrativas; do compartilhamento; do relacionamento efetivo com o Sínodo (pastores e membros), Igrejas e Instituições; da doação de materiais, roupas, comida, remédio e outros itens para pessoas carentes. Através de visitação, aconselhamento e aproveitamento de oportunidades na comunidade local.
Criação e manutenção de página no Facebook; apoio na organização da cozinha. Realizamos atividades recreativas com os idosos e manicure toda quarta feira, e para isso, compramos materiais, brinquedos e lanches, de acordo com as nossas disponibilidades financeiras.
Oportunidades de testemunho: através de filmes e pedindo para que leiam a Bíblia em árabe e nos ajudem a entender a “língua”. Assim estão tendo contato com as Escrituras.
Atividades pessoais: Culto doméstico, reuniões, visitas ao Sínodo, aprendizado do árabe, leituras, prática de exercícios físicos, atividades devocionais, leitura e resposta a e-mails, etc. Acompanhe as atividades no Hospital através da fanpage do facebook e aproveite e curta/like a página.
4. RESULTADOS ALCANÇADOS
Família: Estamos firmes em nossa convicção missionária. Nossos filhos são os melhores de suas classes na Escola onde estudam e temos crescido a cada dia mais como família.
Hospital: Temos cumprido com a nossa responsabilidade voluntária e como resultado disso, gozamos da confiança da Administradora e da direção do Sínodo. Louvamos a Deus porque várias das nossas sugestões terem sido adotadas pela Instituição, como o processo de profissionalização dos empregados da Instituição. Com a implantação da atividade semanal de recreação temos visto a satisfação dos residentes e recebido inúmeros elogios por parte de todos. Com a criação de um mercadinho para atender as demandas dos residentes, empregados e visitantes, temos visto novas oportunidades de testemunhar, as quais tem sido aproveitadas. Gradativamente, começamos a visitar pessoas na comunidade local, o que nos tem possibilitado o testemunho pessoal.
Igreja em Beirute: Contamos com o carinho do pastor e família, bem como dos demais irmãos. Nessa Igreja devolvemos o nosso dízimo. Para gerar alguma influência é preciso tempo, paciência e sabedoria.
Síria: Mantemos contato com famílias, pastores e outras pessoas da Síria. Ninguém sabe quando a guerra terminará. A situação continua complicada e sem expectativas de melhoria. Mas nesse cenário, além de orar, estamos desenvolvendo relacionamento de amizade com Sírios que trabalham aqui no Hospital e moram lá. Já tivemos vários cafés e reuniões com eles. Entendemos que temos alcançado os resultados possíveis. Vamos semeando, pois é Deus quem sabe de todas as coisas!
Fizemos uma reunião com pastores e lideranças da Igreja da Síria e do Líbano para pensar os rumos da Igreja nesse contexto de guerra e instabilidade missionária. O país é Instável, os ataques terroristas continuam acontecendo mas Deus é o mesmo ontem, hoje e para todo o sempre. Por Ele estamos dispostos a viver ou a morrer.
5. Conclusões
Louvamos a Deus pela oportunidade de servi-lo aqui no Oriente Médio. Não sabemos quando a guerra civil na Síria acabará, ou se outras guerras aparecerão. Não tenho mais um cronograma… Deus sabe que estamos nas mãos Dele. Nesse intervalo, entendemos que o projeto missionário está acontecendo. Continuamos contando com a parceria da Igreja nessa missão e a Deus seja toda honra e toda glória! Louvado seja Deus por tudo.
Interceda por:
- Sabedoria para sermos relevantes em nossos relacionamentos;
- pelo fim da guerra na Síra, no Iraque, na Palestina;
- Pela Igreja daqui; pela APMT e por novos mantenedores.
Jorge e Jarci Neves