Skip to content

Rev. Jessé e Helen Fogaça (Timor Leste) – 22/05/2013

"As tuas Palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre". Sl 119. 160

Queridos irmãos,

Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco. Somos gratos a Deus pela vida de cada um dos irmãos que têm sido parceiros conosco neste ministério.

Este ano de 2013 é muito especial para nós. Depois de alguns anos aprofundando nosso conhecimento sobre linguística e o trabalho de tradução, iremos retornar ao Timor-Leste no segundo semestre deste ano. Estamos ansiosos para voltar ao campo, reencontrar diversos amigos e continuarmos a obra que o Senhor nos confiou.

Durante o tempo de estudos e trabalho aqui no Brasil, concluímos as análises linguísticas iniciais de duas das línguas mais faladas em números no Timor-Leste.  Jessé está trabalhando na análise gramatical da língua Makasae e Helem finalizou a descrição fonética e fonológica da língua Mambae. Ambas análises tem como foco criarmos uma proposta ortográfica, materiais de alfabetização e educação intercultural, dicionários entre outros materiais relevantes a estes povos. Estas e outras atividades são necessárias para que possamos iniciar o trabalho de tradução da Bíblia para estas línguas.

Fomos muito abençoados no primeiro trimestre deste ano. Nos mêses de janeiro e fevereiro concluímos a nossa participação no último módulo do treinamento de Tradutores Indígenas da Bíblia – TIB. O TIB foi realizado na Chapada dos Guimarães – MT e contou com o envolvimento de 12 etnias indígenas mais um grupo de ciganos. O TIB foi o primeiro treinamento realizado no Brasil com o propósito de formar tradutores da Bíblia para sua própria língua materna. Até aqui, esta experiência foi abençoada pelo Senhor, alcançando excelentes resultados. Esperamos que o TIB continue frutificando, capacitando novos tradutores da Bíblia e possibilitando um maior número de povos brasileiros com acesso às Escrituras Sagradas.

No mês de março estivemos em São Paulo para falarmos em algumas igrejas e em um café da manhã, com o objetivo de buscarmos mais parceiros para o projeto "Tradução da Bíblia – A Bíblia na Língua Materna Timorense". Fomos muito abençoado pelos irmãos que nos receberam.

Caso você ou sua igreja tenha o desejo de conhecer mais sobre o ministério de Tradução da Bíblia no Timor-Leste, sinta-se a vontade para entrar em contato. Nossos planos são de partirmos no mês de julho. Até lá, estamos à disposição para, com alegria, apresentarmos o ministério que o Senhor nos confiou.

Somos gratos a Deus pela vida dos irmãos que estiveram conosco nas orações, apoio financeiro, enfim, por fazerem parte do projeto Tradução da Bíblia – A Bíblia na Língua Materna Timorense durante todos estes anos.

 

A Deus seja toda glória!

Jessé, Helem e Rebeca Fogaça

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos