Skip to content

Rev. Jessé e Helem Fogaça (Timor Leste) – 23/02/2015

“Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!" Rm 11.33

Queridos irmãos,

Enfim conseguimos escrever e poder dizer, novamente, que o Senhor em tudo tem sido bondoso, mas isso, você que nos lê já sabe. Tivemos um final de 2014 e início de 2015 intenso. Queremos compartilhar um pouco dos últimos eventos e dos próximos passos que teremos pela frente. Já registramos nossa gratidão pelo seu interesse e apoio para com nossa família e ministério, sem o qual não estaríamos onde estamos.

Aos que acompanham nossas notícias, já sabem que tivemos um fim de ano nada tranquilo ou agradável. Helem teve uma emergência médica, no início de dezembro, e teve que ser evacuada para a Austrália. Foi um período tenso e intenso. Ela teve que passar por um tratamento durante 30 dias para evitar uma cirurgia bastante delicada. Mas o Senhor, o nosso provedor, não deixou de olhar por nós, atendendo nossas necessidades emocionais, físicas e financeiras. Helem se recuperou bem e, assim que liberada pelos médicos, retornamos ao Timor-Leste.

2015 começou bastante agitado. Como ficamos fora por um mês, muitas atividades e compromissos ficaram acumulados. Iniciamos o projeto de dublagem do filme do Evangelho de Lucas no dia 10 de janeiro. O filme apresenta, com fidelidade, todo o livro de Lucas, tendo mais de 4 horas de gravação. Muito trabalho foi requerido para que se alcançasse um resultado positivo. Foram 30 dias ininterruptos, parando apenas aos domingos para atender os compromissos com as igrejas, trabalhando 14 horas por dia para que todas as metas do projeto fossem alcançadas.

Durante esses 30 dias, muitos obstáculos surgiram, entre eles: dois roubos; uma tentativa de roubo; ataque contra americanos (sendo os 2 técnicos de gravação americanos), renúncia do governo de Timor-Leste gerando certa instabilidade no país; toque de recolher enviado pela Embaixada do Brasil; dois estúdios de gravação cancelaram nosso contrato de aluguel bem como dois principais personagens que gravaram a primeira semana desistiram de continuar por pressões e perseguições geradas por causa da fé que professamos; problemas técnicos, logísticos, de equipamento e muitos outras situações que não escreveríamos aqui foram verdadeiros motivos de alegria, visto que:

“nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência esperança. Ora, a esperança não confunde porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado”. Rm 5.3-5

O Filme do Evangelho de Lucas conta com mais de 4 horas de filmagens, divididos em 15 episódios, somando mais de 1200 clipes. Ao todo, o filme tem 72 personagens e narrador. As gravações das falas de Jesus e narrador somam dois terços do total de gravações, sendo estes os principais leitores do projeto. Tentamos envolver o máximo possível de timorenses, tendo, ao final, a participação de 55 leitores timorenses e eu. Nosso alvo era ter apenas a participação de leitores timorenses, contudo, até o último momento do último dia, todos se negaram a ler o personagem do homem endemoninhado que confronta Jesus tendo, portanto, eu que fazer a leitura desta partepara a conclusão das gravações.

Na semana seguinte à conclusão deste projeto, participamos de um treinamento de produção de materiais didáticos nas línguas maternas, realizado pelo ministério da educação do Timor-Leste. Esse é um projeto estratégico, no qual temos o privilégio de apoiar e participar. Os resultados desse projeto são fundamentais para o futuro das traduções da Bíblia que estamos envolvidos. É muito importante a formação de leitores, nas diversas línguas locais, para que haja uso e aceitação das traduções bíblicas que realizamos. A propósito, dia 21 de fevereiro foi o dia mundial da língua materna. O governo do Timor-Leste, junto com a UNESCO realizou um evento para celebrar a existência das muitas línguas que existem aqui nesta ilha. Fomos honrados com o convite para o evento, bem como solicitados para aprofundar nossa contribuição. Precisamos de sabedoria para remir o tempo e administrá-lo bem, sem perdermos o foco.

Caso o irmão possa orar por nós, lembre-se de pedir por:

a) segurança e proteção do Senhor: estamos no tempo de chuvas e para chegar nas vilas mais distantes ou nas montanhas não é possível ir de carro. Tenho viajado sozinho de moto para os vilarejos mais isolados;

b) sabedoria para administrarmos o tempo e discernimento para atendermos as principais necessidades que se fazem presente;

 c) temos acompanhado as dificuldades financeiras que o Brasil está enfrentando, bem como a alta do dólar (a moeda do Timor-Leste é o dólar americano). Isso tem afetado nossos recursos e limitado algumas possibilidades;

d) Ainda não encontramos uma propriedade que atenda nossa demanda. Procuramos uma casa ou terreno que possamos alugar e que supra nossa realidade. Recentemente tivemos duas enchentes e perdemos algumas caixas de bíblias traduzidas para a língua Tetun.

Nos sentimos honrados pelo chamado do Senhor para nossa família, nos permitindo trabalhar aqui no Timor-Leste. Este é um país que tem a maioria da sua população vivendo abaixo da linha da pobreza, índice de analfabetismo superior a 60% da população, tendo no seu dia-a-dia mazelas sociais, doenças tropicais e muitas outras situações que nos oferecem a oportunidade de servir. Aqui também há uma igreja crescente, com muitos sedentos pelo conhecimento do verdadeiro Deus e de Sua palavra. São muitos os pedidos de ajuda, estudos bíblicos, pregações, sendo estes mais do que podemos atender. Perseguições e obstáculos marcam presença diária, mas o Senhor não se cansa de renovar sua misericórdia, despender sua graça e nos lembrar que a obra é dele.

A Deus toda a glória.

Jessé, Helem e Rebeca Fogaça.

 

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos