Skip to content

Rev. Jânio Ciritelli e Lídia

Espanha, 7 de novembro de 2019

“Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde,

assim como é próspera a tua alma”.III João 1.2

Estimados irmãos,
Graça e paz.
Me senti desafiado a escrever-lhes esse e-mail com um conteúdo um pouco diferente dos informes habituais.
Nos mudamos a Barcelona para plantar uma igreja, esse sempre foi o projeto ministerial. E não houve mudanças. Entretanto, foi necessária uma grande pesquisa e sondagem da terra a fim de identificar a realidade antropológica da Catalunha, pois aqui, embora seja geopoliticamente Espanha, é uma outra realidade totalmente diferente das outras áreas do país.
A pesquisa foi exaustiva e profunda, apesar de minhas limitações.
Fez parte da pesquisa apresentar-me ao cenário evangélico catalão, ou seja, conhecer os pastores e igrejas várias que existem por aqui. Nesse sentido, estou apoiando duas igrejas, pregando esporadicamente a convite de seus respectivos pastores.
O cenário evangélico catalão é bem exótico. Há igrejas de todo tipo e de todas as vertentes. Conheci várias famílias crentes que admitem a fé reformada como uma expressão coerente (não perfeita) da Palavra de Deus. Essas famílias estão frequentando igrejas, mas estão orando desde muito tempo por uma igreja presbiteriana/reformada na região de Barcelona. Um casal brasileiro, inclusive, tem origem presbiteriana e estão há um ano e meio buscando uma igreja para serem membros, mas até o momento não acharam.

No próximo domingo, dia 10/11/2019, celebraremos o primeiro culto na residência de um casal, Moises e Maria, e esperamos que esse outro casal de brasileiros esteja conosco.
Será o próximo passo daquilo que almejamos ser a próxima Igreja Evangélica Presbiteriana na região de Barcelona, na cidade de Granollers.

Aqui em Vilafranca, continuo a dirigir os estudos biblicos ás sextas com outras tres familias que não estão frequentando nenhuma igreja. Essa atividade é peculiar, as familias não conhecem a fé reformada, são oriundas do mundo batista e não sabemos se eles estarão dispostos a iniciar uma igreja presbiteriana. Isso será definido, por Deus, obviamente, com o passar do tempo. Estamos trabalhando e esperando Nele: Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retenhas a tua mão; pois tu não sabes qual das duas prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão, igualmente boas (Eclesiastes 11.6).

Continuo exercendo a função de treinador de futebol a 5 kms de Vilafranca, treino duas equipes: uma de 18 jogadores de 12/13 anos e outra de 9 jogadores de 10/11 anos. São

Vilafranca del Penedés, 08/11/2019

muitas famílias contatadas e esperamos realizar um acampamento de inglês, o English Camp, com o apoio da Church Reformed of EUA no próximo mês de agosto. Nosso alvo é ter alguns desses jogadores como participantes de tal evento.

Agradeço a essa amada igreja por todo esse tempo de parceria. Agradeço também a compreensão de vocês referente ao tempo de espera e pesquisa, pois como sabem, é fundamental realizar uma pesquisa antes, o “sondar a terra”. Agora, me vejo pronto a aplicar minha pequena experiência em Espanha e iniciar uma ou duas igrejas presbiterianas nessa região tão carente do anuncio do evangelho verdadeiro. Isso, obviamente, com vosso precioso e abençoador apoio.

Assim, espero contar com seu valioso apoio através das orações e das ofertas.

Fraternalmente em Jesus Cristo,

Rev. Janio Ap. Ciritelli

APMT/IPB
IEPE

Dados para ofertas
Banco do Brasil
Agencia 0666-1 / Conta corrente 21535-X

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos
Não foi fornecido um URL válido.