Skip to content

Rev. Humberto e Brandali de Oliveira (Itália) – 15/07/14

"E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos”.  Atos 16:9

A Europa e o Cristianismo

Geralmente, quando pensamos no continente europeu, as hipóteses mais espontâneas são: qualidade de vida elevado, riqueza, orgulho etc.

O velho continente – berço da civilização ocidental com os gregos inicialmente e com os romanos depois, povos que sabiam dominar o mundo – sem dúvida, deixaram marcas profundas na arte a cultura, na indústria e política, no esporte e até mesmo na religião. Os descendentes foram capazes de descobrir novos continentes e de realizar empreendimentos nunca antes tentados.

Certamente no campo religioso a Europa foi uma benção para todo o mundo. Basta pensarmos na reforma protestante de 1500 e a expansão no novo mundo, as intensas campanhas missionarias e evangelísticas levaram adiante igrejas na Europa e nos vários continentes. Tudo isso serviu para que a Igreja, através da soberana vontade de Deus, assumisse uma dimensão planetária.

Infelizmente, de um quadro continental prospero e em crescimento, vemos hoje uma dramática crise econômica. Por milênios, a Igreja de Roma exerceu influência no continente e também  nas igrejas reformadas no mundo eslavo e anglo saxão. Hoje, a Europa não necessita de um trabalho de evangelização, isso pode ser feito com povos não alcançados na África e Ásia. Nós que vivemos um cristianismo reformado em terras europeias somos convencidos que a Europa, depois de séculos, não necessita ser evangelizada, mas sim Re-evangelizada. A Europa de hoje vive um quadro dramático religiosamente falando.

Infelizmente, a prosperidade, o secularismo e as novas gerações conduziram a Igreja a um declínio lento e fatal. Muitas Igrejas históricas abraçaram o liberalismo teológico e com poucas exceções, o evangelho genuíno não é mais pregado. Encontrar jovens chamados para ser ministros do evangelho é raríssimo (uma espécie em extinção); encontrar um seminário bíblico digno de nome e que consiga dar uma formação teológica respeitoso das escrituras é muito difícil. Certamente,  se andarmos em terras italianas encontraremos a breves distâncias, vários locais de culto, mas são  formas externas de piedade e não uma expressão do cristianismo.

A Europa necessita retornar aos caminhos antigos (Jeremias 6:16), necessitamos urgentemente de novos missionários para trabalharem na vinha do Senhor. Às vezes, na nossa solidão, espontaneamente pensamos de estar solitários como o profeta Elias contra os profetas de baal (I Re 18-22), mas sabemos que tantos outros profetas não se curvaram diante dos ídolos da mundanidade e do liberalismo teológico.

Convidamos os irmãos a orarem para que Deus use de misericórdia na Europa como foi feito no reavivamento do século XVI. E que o velho continente volte a resplandecer em um mundo profundamente carente.

 Este artigo foi escrito por Francesco Pinelli, que é membro da nossa Igreja juntamente com toda a família. Siciliano de origem, transferiu-se para o norte da Itália em busca de oportunidades, crente maduro e excelente líder. Neste ano de 2014 estaremos trabalhando para que ele seja ordenado Presbítero e pedimos que orem pela vida dele.

OREM CONOSCO

1. Por uma eventual mudança de local de culto, pois com a crise econômica e dificuldades que temos enfrentado, nos vemos em uma situação difícil, nosso desejo é encontrar um local que permita uma redução nos gastos.

2. Pela situação econômica que não tem dado trégua, do mesmo modo vemos crises espirituais na vida das pessoas.

3. Pela comemoração de um ano de curso de artesanato que será em novembro com a presença de uma irmã artesa que virá do Brasil para ajundar a Brandali, dando cursos de scrapbook. Que o Senhor possa abençoar.   

4. Pela vida da Samira, uma Marroquina (Marrocos). Ela tem participado do curso de artesanato e inclusive veio na igreja no culto de Páscoa com seu filho. Ela não é muçulmana e isso a coloca em situação de completo isolamento para com a comunidade marroquina, que Deus a chame e que sua família seja abençoada com a presença de Cristo.

5. Pela a necessidade de obreiros que é grande, de norte a sul do pais, são poucas cidades com testemunho evangélico, mas que sejam pessoas que tenham resistência espiritual, maturidade emocional, adaptabilidade cultural e fé dada por Deus.

6. Para que o nosso pequeno grupo cresça em maturidade e assuma o custo do discipulado, que a preocupação com finanças assuma uma condição secundaria e que Deus seja o centro de suas vidas.

7. Por nossos filhos, que sejam guardados e guiados pelo Senhor na escola e universidade dia a dia e que tenham saúde e motivação na obra do Senhor.

8. Pelas reuniões de oração realizadas entre as mulheres com algumas novas convertidas; que elas possam perseverar.

9. Pelas pessoas que tem se aproximado da igreja e muitos não tinham onde congregar. Que essas pessoas tenham um encontro verdadeiro com Cristo através do novo nascimento.

Rev. Humberto, Brandali, Miqueias e Lucas

www.chiesapresbiteriana.com

Se desejar contribuir entre em contato conosco.

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos