Skip to content

Rev. Henrique e Giselle Machado

Moçambique, junho de 2020.

PANDEMIA, ISOLAMENTO E MISSÕES

Apesar do Estado de Emergência que está indo para seu quarto mês em Moçambique, o trabalho missionário não parou, mas teve que se adaptar. E nós também.

O isolamento social nos levou a mudar novamente de residência. Até agora já foram quatro aqui em Moçambique. Com o êxodo de estrangeiros devido a pandemia, surgiram opções melhores, onde poderíamos sair um pouco mais com as crianças. É a primeira vez que podemos realmente escolher uma residência desde que chegamos aqui.

Por se tratar da capital do país, em Maputo as medidas restritivas são bem mais rigorosas que em outros locais. Sobretudo se você for estrangeiro.

Em seu pronunciamento mais recente, o presidente de Moçambique disse que as instituições de ensino vão voltar a funcionar, mas não as igrejas. Se a falta de assistência pastoral e cultos comunitários continuam a ser um grave problema, ao menos as formações de pastores e líderes irão retornar.

VELHOS PROJETOS, NOVOS CAMINHOS

Pastores e professores do Seminário Unido de Ricatla.

Com a nossa mudança para Maputo, nossa missão de treinamento de liderança local abriu novos horizontes. Em Moçambique há um único seminário que forma pastores presbiterianos para todo país: o Seminário Unido de Ricatla.

O Ricatla, como é conhecido por aqui, é o mais antigo centro de formação pastoral do país, fundado por missionários suíços que consolidaram o presbiterianismo em Moçambique.

Pela providência de Deus, foram abertas para nós as portas para formarmos a liderança pastoral e política presbiteriana de todo país! Além de outras denominações como metodistas, congregacionais, luteranos e anglicanos.

INCLUSÃO DIGITAL

Projeto de Inclusão Digital.

Uma de nossas preocupações era a de auxiliar moçambicanos a encontrarem formas de melhorar sua condição de vida e de sua família. Ainda que possamos fornecer socorro em situações de emergência, doando alimento, remédios e roupas, apenas uma ação que promova o desenvolvimento econômico pode mudar o quadro à longo prazo. Como já disse Ronald Reagan: “O melhor programa social é o emprego”.

Estando em Maputo, temos agora condições de começar a trabalhar esse aspecto da missão, o de fornecer competências em informática para diminuir os índices altíssimos de exclusão digital.

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos