Skip to content

Rev. Gian e Adriana Costa

OM, Novembro de 2020

 

Aos amigos e parceiros do projeto Lúmen Kurden,

Graça e paz do nosso Senhor Jesus Cristo!

 

Gostaríamos de iniciar este relatos do campo com o Salmos 126:4, que diz : “Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres”!

 

É bem verdade que este ano de 2020 tem sido bem atípico. Ano muito difícil, com pandemia, insegurança, medos, quarentenas, distanciamento social e etc… Contudo, em meio a tudo isso, o Senhor tem estado ao nosso lado nos guardando e nos dado oportunidade de fazê-lo conhecido entre o povo curdo!

 

Família:

Nossos filhos seguem em SP. Gianlucas (Lucas) continua firme e determinado em seu curso de engenharia mecânica. Sarah Ruhama, nossa filha, passou no curso de psicologia e já está cursando seu primeiro período! Deus tem sido gracioso para com os nossos filhos, e mesmo que eles nasceram e cresceram no campo missionário transcultural, agora de volta ao Brasil, eles tem se adaptado muito bem. Eles também gozam de boa saúde mesmo neste tempo de pandemia. Louvamos ao Senhor Deus pelo Seu cuidado para com os nossos filhos.

O Gian, e eu, Adriana, também gozamos de boa saúde e até o presente momento em que eu escrevo este relatos do campo, não apresentamos qualquer problema de saúde, apenas aqueles que são corriqueiros para aquela turma dos 50s.

 

ONG E PROJETOS

 

No início do ano 2020, nós mudamos a sede do nosso centro de desenvolvimento social para um lugar mais amplo, e logo depois do início das atividades, e com muitos alunos frequentando, tivemos de fechar por causa da pandemia. Até agora estamos aguardando a autorização das autoridades da região para que possamos reiniciar as aulas e atividades em nosso centro de desenvolvimento.

Aqui no Curdistão- Iraque, tivemos quatro meses fechados em casa em quarentena, lockdown geral! literalmente, só podíamos sair para comprar comida, água e remédio nos mercadinhos perto de casa. Acredito que aí também no Brasil vocês viveram a mesma situação, e sabem muito bem o que é isso.

Não podíamos usar nem o carro e nem outro tipo de transporte. Foi um tempo bem complicado, mas ao mesmo tempo de muita comunhão e leitura da palavra. Gian, meu esposo, pôde avançar em seu curso mestrado em teologia. Eu posso dizer que cresci junto com ele, pois ele sempre está compartilhando suas aulas e matérias comigo, o que tem sido de grande edificação!

Logo após as autoridades aqui decretarem o fim da quarentena, ou seja, alguns setores do comérci voltaram as suas atividades normais. Nós nos envolvemos com a atividade de assistência a dois assentamentos, sendo um de árabes e outro de refugiados de curdos da Síria aqui em nossa cidade. Com a ajuda de nossos parceiros, temos conseguido ajudar a mais de 700 pessoas com alimentos e distribuição da Palavra de Deus para cada família assistida.

 

ÁGUA PARA OS SEDENTOS

 

Nos dois assentamentos, eles não tinham água e foi possível através da doação de uma igreja parceira, comprarmos dois tanques com a capacidade de 10 mil litros cada um. Hoje para glória de Deus, muitas famílias e muitas crianças tem podido beber água em um calor que chega a 50 graus. Muito triste a realidade dos refugiados aqui, mas pela graça de Deus e o apoio dos nossos parceiros, temos podido ajudar a amenizar a dor e o sofrimento dessa gente tão sofrida.

O nosso desafíio agora é conseguir parceiros que possam ofertar para que possamos periodicamente encher esses tanques de água. Precisamos de 2.000 reais mensais para mantermos os tanques cheios 4 vezes por mês, ou seja, precisamos encher os tanques uma vez por semana. Por favor ore para que Deus levante pessoas e igrejas que desejam participar doando água para os sedentos.

 

A PEQUENA IGREJA CURDA

 

Em relaçãoa a igreja curda, na quarentena paramos com os cultos presenciais e fizemos cultos on- line, o que prejudicou tremendamente o trabalho. Houve muito pouca participação nos cultos online.

Alguns, por dificuldade de internet, outros por esfriamento . Mas nós seguimos em oração e em jejum pelos irmãos curdos, confiando que o Senhor mesmo é quem edificaria a Sua igreja.

Com o fim da quarentena, devagar fomos retornando aos cultos. No início éramos poucos, pois muitos estavam com medo do coronavirus. Graças a Deus, hoje a igreja está mais animada e os irmãos voltando a congregar e a cultuar ao Senhor com alegria e singileza de coração.

No mês de setembro, uma família de 5 pessoas e mais uma jovem psicóloga confessaram a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Aleluia! Em meio a dor e pandemia, Deus está acrescentando dia a dia os que estão sendo salvos! Cada culto temos visto uma igreja vibrante e se animando no Senhor nosso Deus,…

Eu, Adriana retornei o trabalhos de mulheres todas as quartas-feiras. Nós estamos estudando sobre várias mulheres da Bíblia. Como elas são novas na fé, senti o desejo de mostrar para elas um pouco sobre as mulheres mencionadas na Palavra de Deus e aprenderem com elas. Isso tem sido muito interessante e edificante para as mulheres curdas que agora servem a Deus.

Gian segue com os estudos bíblicos com um bom grupo de irmãos. Ele está trabalhando o catecismo maior, o que tem sido muito edificante e gerado crescimento na graça e no conhecimento do nosso Senhor Jesus e de Sua Palavra. Sempre há uma participação bem legal por parte dos irmão que gostam de expor seus entendimentos. Louvo ao Senhor, pois estes estudos têm sido ministrato totalmente na língua curda. Tudo é a graça de Deus!!!

O Gian também está trabalhando com a formação de um estatuto para esta igreja Curda. É muita benção, poder ver a primeira igreja “reformada”do Curdistão sendo formada.

 

Amados nos ajude em oração.

Orem por nós – nossos filhos que estão longe (Brasil) – pelos nossos projetos sociais – os estudos do Gian – bem como pela igreja curda.

 

Programa para 2021

 

  • Assim que seja autorizado pelas autoridades do Curdistão, retomar todas as atividades de nosso centro de desenvolvimento social (aulas de inglês – curso de inclusão digital – cursos de corte e costura – curso de salão e beleza feminino).
  • Seguir assistindo aos refugiados e necessitados com cestas básicas de alimento junto com a Palavra de Deus.
  • Seguir com os evangelismos e distribuição da Palavra de Deus para os curdos muçulmanos.
  • Seguir com o discipulado com os novos convertidos, ajudandoos no crescimento e entendimento da Palavra de
  • Seguir trabalhando para o crescimento e organização da pequena igreja reformada (trabalho com casais)
  • Seguir trabalhando na tradução de material reformado para a língua
  • Trabalhar na formação de um estatuto para a igreja
  • Iniciar um pequeno instituto bíblico reformado para ajudar na formação de obreiros

 

De seus irmãos: Gian & Adriana

“Se desejar contribuir com o nosso ministério aqui no Curdistão – Norte do Iraque, poderá fazê-lo da seguinte maneira”:

 Conta APMT : Banco do Brasil: AG 5853-x (Cambuci) CC 7500-0

 

CNJP 04.138.895/0001-86 ** Lembrando que, se depositar na conta da APMT, é necessário colocar o código 0,64 em centavos (exemplo: R$ 50,64) para que a oferta chegue até nós.

 

Conta Pessoal:

 Banco do Brasil: AG 0635-1(Cambuci) CC17509-9

  • Banco Bradesco: AG 1591-1 (Lgo Riachuelo) CC 30564-2

CPF 016558367-30

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos