Skip to content

Rev. Gerson Troquez e Marilia

Senegal, 7 de novembro de 2019

“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10.10).

Prezados irmãos, graça e paz. Esperamos em Deus que esta os encontre desfrutando das bênçãos do Senhor em suas vidas e famílias, bem como no ministério frente ao qual o Senhor os confiou. Esporadicamente enviamos informações pelo WhatsApp. Se alguém não recebe e gostaria de ser incluído na Lista de Transmissão, por favor entrem em contato conosco, nos passando seu número. Este relatório é com mais detalhes, para vocês que são parceiros nossos no trabalho aqui no Senegal. Continuamos firmes na jornada na qual o Senhor da obra nos colocou no Senegal. Muito obrigado!!! por estarem conosco, nos sustentando com suas orações e apoio financeiro. Somos imensamente gratos a Deus pelas suas vidas e pela disposição em serem instrumentos dEle para a provisão para a obra também no Senegal. Sendo possível, por favor transmitam nossas saudações e gratidão à Igreja. Abraço fraterno a todos.

Em Cristo, Rev. Gerson e Marilia – APMT no Senegal.

A seguir, alguns destaques que queremos compartilhar deste período:

1.1 Evangelização e Plantação de Igrejas nas Aldeias: Graças a Deus, os trabalhos no interior do Senegal continuam, com as programações regulares nas aldeias Thioffior e Sekhelá. Louvamos a Deus pelos obreiros nacionais residentes na região e a provisão de Deus para o andamento dos trabalhos. No dia 14 de julho, domingo, fizemos entrega dos presentes da chamada Campanha dos Presentes de Natal, do Ministério Franklin Graham, filho do saudoso Pr. Billy Graham. São caixas de sapato preparadas com presentes, enviadas por famílias dos Estados Unidos para vários países da África, e os que recebem têem a responsabilidade de entregar para as crianças em uma campanha de evangelização. Dentro da caixa, além dos presentinhos específicos para as idades (2-4, 5-9, 10-14), e se é para menino ou menina, vem também um livreto que conta a história da redenção com desenhos. Louvamos a Deus porque 300 crianças foram beneficiadas em 2 aldeias neste ano. Em uma delas, foi a primeira atividade evangelística realizada (ver fotos). O chefe da aldeia, que esteve presentes com outros anciãos líderes, disse: “Nós vos agradecemos o interesse pelo nosso povo, foi a primeira atividade desta forma feita na nossa aldeia”.

1.2. Adolescentes nas Igrejas de Thioffior e Sekhelá: Louvamos a Deus por ver os adolescentes crescendo espiritualmente e bem engajados nos trabalhos da igreja e de evangelização nas aldeias em redor, através dos clubes de crianças (ver foto). Em um dos domingos, o obreiro nacional residente os levou para participarem em uma igreja na cidade, onde apresentaram músicas especiais e uma adolescente contou seu testemunho de como perseverou em meio à perseguição por ser cristã. Foi um dia bastante edificante tanto para os adolescentes que foram das aldeias, quanto para a igreja que os recebeu.

1.3. Evangelização através do Rádio: Graças a Deus, os programas que temos na região norte do país continuam sendo transmitidos regularmente, alcançando muitas aldeias em uma extensão de cerca de 100km ao redor, entrando inclusive na Mauritânia, país também muito carente da graça de Deus. Este é o relato de um pastor nacional na região na qual temos um programa de rádio: “Este ministério é muito importante, a Palavra alcança vidas onde os nossos pés não podem chegar”.

1.4. Curso de Formação Teológica: Somos gratos a Deus porque mais dois módulos aconteceram neste trimestre. Louvamos a Deus pela equipe do Seminário e pelos 8 alunos que estão aprendendo mais da Palavra de Deus. Este é o relato de um deles: “Somos gratos a Deus por vocês, missionários que abrem as portas da casa para que a formação possa ser feita, e também agradecemos a todos os irmãos e irmãs no Brasil, e às igrejas que contribuem para que estes curso possa acontecer”.

1.5. Ministério nas prisões: Graças a Deus, as irmãs Jeannette e Marie-Claude, que trabalham nas prisões, e que são ligadas ao nosso trabalho, continuam ativas e firmes na evangelização em várias prisões. Temos visto novas equipes sendo estalecidas em prisões nas quais ainda não havia trabalhos. Uma vez um dos detentos nos surpreendeu com estas palavras de gratidão: “Há muitos dentre nós que nem das famílias recebem visitas, estão esquecidos aqui. No entanto, vocês deixam seus afazeres, e vêm nos visitar, trazendo a Palavra de Deus. Vocês se importam conosco, e isto nos toca muito. Somos muito agradecidos por isso”.

1.6. Adoções Escolares: Louvamos a Deus porque mais um ano foi completado (no sistema francês que é praticado no Senegal o ano termina em agosto), e podemos louvar a Deus pela aprovação dos alunos com os quais participamos no pagamento das mensalidades escolares. Os pais sempre demonstram muita gratidão a Deus pela provisão para os estudos dos filhos, porque eles, os pais, podem ficar descansados quanto a esta despesa, que é desafiadora e ao mesmo tempo tão importante.

1.7. Meninos nos Internatos: A partir deste ano escolar, 7 meninos de famílias das aldeias em redor de Thioffior estarão habitando em internatos na região de Thiès, uma cidade a cerca de 160km.. São trabalhos missionários dirigidos por irmãos missionários de outras missões, que se responsabilizam por levar os alunos para a escola a cada dia e trazê-los de volta e, na programação de cada dia, está incluída a evangelização e discipulado. A nossa parte é auxiliar os pais financeiramente para as despesas de viagem. Vemos como uma grande oportunidade para que estes meninos tenham os estudos regulares e, ao mesmo tempo, sejam alcançados pela Palavra de Deus.

1.8. Adolescentes no Centro de Ressocialização: Graças a Deus, continuamos com as atividades com os adolescentes – a Marilia faz atendimentos todas as terças-feiras pela manhã, e, quando necessário, entrega medicamentos, e às quintas-feiras um rapaz da equipe da Fraternidade de Prisões faz atividades esportivas com eles e procura aproveitar as oportunidades para lhes falar do amor de Deus.

1.9. Vinda ao Brasil – tratamento de saúde, trabalhos no Senegal continuam: Nós tínhamos um retorno de passagens que iríamos perder se não o usássemos, então, devido a outras questões também, decidimos passar o mês de agosto no Brasil. Foi uma bênção podermos visitar algumas igrejas, também compartilhando sobre Missões e sobre o andamento do trabalho no Senegal. Também pudemos participar em uma das congregações da Missão Evangélica Caiuá em Dourados – MS, ministrando a Palavra e a Santa Ceia, e visitamos e oramos com obreiros.

Dois dias antes do retorno programado para o Senegal, que seria no dia 13 de setembro, tive (Gerson) constatado um descolamento na retina do olho direito. Graças a Deus, o fato de estarmos no Brasil evitou o que aconteceu da outra vez com o olho esquerdo, termos de fazer a viagem para o Brasil antes da cirurgia, o que agravou o quadro. Deus tudo supriu também desta vez, e a cirurgia foi realizada. Foi necessário remarcarmos a viagem para o Senegal para dia 27 de outubro. Continuo em repouso e recuperação, mas a expectativa é boa que poderemos retornar ao campo nesta data. O que nos deixa muito gratos a Deus é que no Senegal os trabalhos continuam, tanto os módulos do Seminário, que acontecem em nossa casa, quanto os trabalhos nas prisões e nas aldeias, como os programas evangelísticos de rádio. Mesmo à distância, acompanhamos e coordenamos as atividades pela Internet.

2. MOTIVOS DE LOUVOR: – Por todos os trabalhos realizados neste trimestre, que só puderam acontecer porque Deus tudo proveu; – Por todos os irmãos e igrejas chamados por Deus para serem parceiros conosco nesta obra, que são bênçãos nas nossas vidas, nas vidas dos obreiros nacionais que conosco trabalham, e nas vidas das pessoas com as quais temos compartilhado a Palavra de salvação. – Pelos irmãos colegas da equipe da APMT no Senegal, que têem sido parceiros fiéis conosco, no mesmo propósito de sermos instrumentos de bênçãos para o povo senegalês; – Pela equipe de obreiros nacionais que trabalha conosco, tanto nas prisões quanto nas aldeias; – Pela continuação dos módulos do Seminário, pelos obreiros que estão sendo formados; – Pelos trabalhos evangelísticos nas aldeias e pela expansão para outras; – Pelos programas evangelísticos de rádio que têem ido ao ar semanalmente; Pela entrega de materiais didáticos para alunos nas escolas: Foi uma bênção compartilhar a Palavra e abençoar as crianças na Campanha Semeando para o Futuro 2019 ; – Pelos trabalhos que continuam no Senegal, mesmo que estamos aqui neste tempo de repouso e restauração da cirurgia;

(https://www.youtube.com/watch?v=VQeMLSDXo4U&feature=youtu.be) – Vídeo Semeando para o Futuro 2019 – Alegrece-se conosco.

3. MOTIVOS DE ORAÇÃO – Seminário: Que continuemos tendo a bênção da paz na equipe e do bom andamento dos módulos; – Prisões: Para que Deus dê sempre sabedoria e discernimento espiritual para todos os obreiros que trabalham nas prisões – Jeannette, Marie-Claude, Charles, Abdel, Viviane e outros. – Obreiros nacionais conosco nas aldeias: Que eles tenham a bênção da direção clara do Senhor em relação ao avanço da obra missionária na região – Simon, Jean Louis e Boni Fase. – Novos convertidos: Quando retornarmos no final do mês, pretendemos começar a preparação para as profissões de fé e batismos; – Equipe de saúde em janeiro: Por todos os preparativos; também pelo curso de prótese que está sendo programado para formar nacionais; – Bebê Aliu: Pelas decisões quanto a fazer ou não a cirurgia craniana, visto que é delicada; – Curso de Alfabetização: Que Deus nos conduza nas decisões quanto a um novo professor, visto que o anterior se mudou de cidade para fazer um curso; – – Meninos nos internatos: Que façam um bom curso na escola e também que possam conhecer a Palavra de Deus. – Salmo 32.8: Que se cumpra este texto em nossas vidas – “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir, e sob minhas vistas, te darei conselhos”. Oramos por discernimento da vontade dEle, em todas as decisões que precisamos tomar, nas várias áreas de atuação.

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos