Skip to content

Rev. Gerson Troquez e Marilia

Senegal, janeiro de 2021

 

“Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir;

e, sob as minhas vistas, te darei conselho” (Salmo 32.8).

Prezados irmãos e irmãs, parceiros conosco na obra missionária no Senegal, graça e paz. Esperamos em Deus que esta lhes encontre desfrutando das mais ricas bênçãos do nosso Pai celestial, e firmes na Sua vontade. Nossa oração é que tenhamos discernimento das direções de Deus, conforme Ele promete nos dar no versículo acima.

Louvamos a Deus pela oportunidade de compartilhar sobre a nossa trajetória a serviço do Senhor Jesus aqui no Senegal. Muito obrigado!!! por estarem conosco nas aldeias, nas prisões, nos tratamentos de saúde, na formação de obreiros e nas outras áreas de atuação às quais Deus nos tem conduzido. Louvado seja o Senhor!!!

Período no Brasil: O quarto trimestre de 2020 foi bem diferente para nós. Devido aos problemas de saúde do pai da Marilia (Presb. Nilton, da IP de Brotas – SP), decidimos ir para o Brasil em regime de urgência para acompanhá-lo no tratamento, visto a Marilia ser a única filha com possibilidades para isso e, ainda mais, porque a sua formação em enfermagem auxilia em muito nesta situação. Graças a Deus, a substituição do marcapasso agora em janeiro do que tinha sido colocado em setembro foi tudo bem, agora é somente passar pelo tempo de recuperação, para depois ser feita a cirurgia de retirada de pedra na vesícula.

Também decidimos ir para o Brasil para que a Marilia realizasse a cirurgia de retirada de cistos no ovário. Graças a Deus foi tudo bem, ela está completamente recuperada. Devido a tudo isso, passamos todo o quarto trimestre no Brasil.

Eu, Gerson, cheguei no Senegal de retorno no dia 08 de janeiro, e já pude ministrar um módulo (Teologia Sistemática) no Seminário que acontece aqui na nossa casa. Foi uma semana muito produtiva e abençoadora, louvado seja Deus!

A Marilia está com a passagem para chegar aqui na próxima semana, dia 27 de janeiro. Ela precisou vir para poder renovar pessoalmente o seu visto de residência, pois não pude renovar por ela. Também será muito boa a vinda dela para auxiliar pessoalmente no próximo módulo do Seminário, na semana de 08 a 12 de fevereiro. Esperamos em Deus que o irmão Nilton continue melhorando, mas de qualquer forma cremos que Marilia deverá retornar ao Brasil para continuar a acompanhá-lo, em meados de fevereiro.

Louvamos a Deus pelo que foi possível participar na obra missionária também neste tempo no Brasil, no qual tivemos várias oportunidades para compartilhar sobre missões em igrejas, participações em lives, e de outras formas, e também visitarmos campos missionários, como a Missão Caiuá no Mato Grasso do Sul, e um quilombo em Ubatuba.

Também temos muito a louvar ao Senhor da seara, porque, mesmo ausentes do campo, estivemos em todo o tempo acompanhando os trabalhos no Senegal, conversando com os obreiros, orientando, fazendo os pagamentos necessários e tudo o mais.

Destacamos as seguintes ações realizadas no Senegal neste período:

  1. Módulos no Seminário – Tivemos dois módulos neste período, depois que decidimos retomar as aulas, visto que estivemos com as atividades suspensas devido à pandemia. Eles foram ministrados pelo colega de Missão, Pr. Basílio, uma semana em outubro e outra em novembro.
  2. Canal no Youtube – Marilia, mesmo no Brasil, continuou trabalhando diariamente postando no Canal as meditações produzidas por um irmão senegalês, e podemos compartilhar com muito louvor a Deus, que cerca de 3.000 pessoas têm acessado o conteúdo do Canal, que também é composto por outras meditações e estudos bíblicos, bem como louvores nas línguas senegalesas. Dentre estes milhares de acesso, há muitas pessoas em outros países, louvado seja Deus pela Palavra estar alcançando vidas em vários lugares.
  3. Assistência espiritual aos detentos nas prisões – Mesmo com a suspensão das visitas presencias, os irmãos que trabalham conosco nas prisões têm falado com os detentos pelo celular, ministrando a Palavra e fortalecendo-os na fé, naturalmente que tudo com a permissão da área de ação social das prisões. Testemunho: Há poucos dias atrás, mais um ex-detento foi recebido como membro de uma igreja aqui no Senegal, através do batismo, que foi ministrado por um dos colegas de equipe na Fraternidade de Prisões do Senegal, ministério no qual somos parceiros para alcançar vidas nos estabelecimentos penais. Louvado seja Deus! por mais esta vida que sai dos muros com a transformação realizada pelo Senhor Jesus.
  4. Evangelização nas aldeias – Mesmo em tempos de pandemia, e tomando os devidos cuidados, o irmão Jean Louis continuou as visitas nas casas e alcançando novas aldeias com a mensagem do Evangelho. No Senegal há inúmeras aldeias que não têm nada do Evangelho, e é sempre motivo de louvor a Deus quando podemos começar um novo trabalho em uma delas. Há alguns irmãos sendo preparados para serem recebidos por profissão de fé e batismo. Glórias a Deus!
  5. Programas evangelísticos de rádio: Graças a Deus, a Palavra continua a ser compartilhada no norte do país, na divisa com a Mauritânia;
  6. Adoções Escolares: Mesmo com a suspensão das aulas durante alguns meses devido à pandemia, e os estudos terem sido feito em casa, as famílias dos obreiros continuam recebendo as ofertas para as mensalidades, pelo que sempre manifestam gratidão a todos que participam neste investimento nas vidas deles e nos seus ministérios aqui no Senegal.

OUTROS MOTIVOS DE LOUVOR A DEUS:

  1. Reafirmamos o motivo de louvor que nos dá tanta gratidão – Ele tem cuidado de nós – podemos constatar isto em todas as áreas das nossas vidas, também nestes tempos de pandemia de Coronavírus. Inclusive nesta época de variação do dólar, temos muito a louvá-lO pelos “milagres de provisão”, e a IPN conosco é um destes milagres, Louvado seja o Senhor provedor para a Sua obra!
  2. Pelos tratamentos de saúde da Marilia e de seu pai;
    3. Por todos os trabalhos realizados no Senegal, que Deus nos deu o privilégio de participarmos, dirigindo-nos na Sua vontade e suprindo o necessário;
  3. Por todos os obreiros nacionais e pelos colegas da APMT-IPB conosco no campo missionário;
  4. Por todas as igrejas e irmãos parceiros, os quais Deus colocou ao nosso lado neste objetivo de alcançar vidas com o Seu amor;
  5. Pelas ações de Deus na vida do ex-detento que foi abençoado pelos trabalhos na prisão, e agora é irmão membro de uma das igrejas aqui no Senegal;
  6. Pelo Canal do Youtube que está sendo instrumento de Deus para alcançar milhares de pessoas com a mensagem do Evangelho;
  7. Pela continuidade da formação no Seminário, pelos sete alunos que estão perseverando, e por toda a equipe que está se esforçando para que o curso continue;
  8. Pelas muitas vidas alcançadas pela Palavra nas aldeias, através do ministério do irmão Jean Louis, que é o evangelista residente na região.

OUTROS MOTIVOS DE ORAÇÃO:

  1. Por livramento em relação ao Coronavírus: Continuamos clamando a misericórdia dEle em nos livrar deste mal. Quanto ao Senegal, que é um país com aproximadamente 16 milhões de habitantes, tem cerca de 24.000 casos positivos, com 552 mortes, tendo 3.400 pessoas em tratamento. A apreensão existe, visto a população em geral não ter consciência da gravidade e não manifestar preocupação em praticar os cuidados básicos que são recomendados. Também é um agravante a forma comunitária de vida, que pode ocasionar transmissão com mais facilidade.
  2. Pelas novas famílias/casas, que estão tendo reuniões semanais nas aldeias – que Deus lhes toque pela Sua Palavra, e que o Jean Louis tenha a direção clara de como orientar especialmente os líderes das reuniões, e que, brevemente, tenhamos multiplicações de casas com reuniões semanais.
  3. Canal do Youtube: Para que muitos senegaleses e outras pessoas falantes das línguas wolof, serere, pulaar, dentre outras, do Senegal e de outros países da África e até do mundo, possam ser direcionadas pelo Espírito de Deus a se depararem na Internet com o Canal do Youtube Di Káddug Yàlla (A Palavra de Deus), e conhecerem o amor de Deus em Cristo Jesus.
  4. Casamento do obreiro Jean Louis: Pelos preparativos para o casamento dele com a Mauricete, que está sendo programado para abril. Ore conosco por este passo tão importante na vida deste irmão evangelista, que é obreiro conosco em tempo integral no alcance de mais e mais aldeias com a mensagem maravilhosa de salvação em Cristo. Graças a Deus a Mauricete também é evangélica, e muito disposta na obra do Senhor, é professora em uma outra Missão. Orem conosco também para que este casal que se forma seja também uma bênção na família dela, que é muito envolvida com o animismo.
  5. A ida da jovem Fatou para a formação bíblica: Ela era uma menina de 7 anos quando chegamos no Senegal, e participava da igreja na aldeia. Ela sempre teve um problema na perna, e os pais queriam levá-la ao feitiçeiro da tribo, mas ela resistiu todo o tempo dizendo: Eu creio em Jesus, Ele vai me curar, não quero ir ao curandeiro. Sempre esteve firme na fé, e há alguns dias nos procurou dizendo que entende a direção de Deus para se preparar para melhor servi-lO. Nós a estamos encaminhando para fazer uma formação em tempo integral de 5 meses, em uma Missão aqui no Senegal. Obrigado por orar por ela, que Deus a dirija em tudo, para a Sua glória. O curso está previsto para começar no dia 02 de fevereiro.

Esta foto mostra a reunião da liderança da Igreja com a Fatou, que decidiu por unanimidade apoiá-la no envio à formação bíblica:

  1. Pelos novos irmãos que serão recebidos por Profissão de Fé e Batismo: Que Deus os abençoe neste passo tão importante de professar a fé em Cristo em um país com absoluta maioria islâmica/animista.
  2. Envio dos irmãos Pierre e Dog para formação bíblica: Estes irmãos moram em outras aldeias na região de Thioffior. São novos convertidos e têm o desejo de aprender mais de Deus para falar do Seu amor aos outros. Nós os estamos enviando para um curso de 6 módulos, em 2 anos. Obrigado por orarem por eles, que Deus lhes dirija em tudo, para a Sua glória. A primeira semana está marcada para os dias 08 a 12 de fevereiro.
  3. Direções de Deus quanto à nossa assistência ao pai da Marilia: Obrigado por orarem conosco pela continuidade da boa recuperação do Presb. Nilton, e que Deus nos dirija claramente quanto a esta questão.
  4. Discernimento – que possamos discernir sempre as direções de Deus para nós, e que sejamos encontrados fiéis.
  5. Keba está se recuperando bem da tuberculose óssea, graças a Deus. Aqui estou junto com ele e seu avô, em frente à casa na aldeia.

 

Muito obrigado por estarem conosco no Senegal!
A Deus toda a gratidão, glória e louvor!

 

 

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos